Ensino - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ensino

‘Aprendizagem Humana e Diversidade Cultural’ abre XV Enaced

Evento, que teve abertura oficial na noite desta segunda-feira, segue até sexta-feira, no Campus Santa Rosa


Leia mais...

Unijuí realiza III Encontro de Estudantes de Administração

Evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico da Administração do Campus Santa Rosa


Leia mais...

Curso de Pós-Graduação tem início em Panambi

 

Teve início na última segunda-feira o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial, em Panambi.


Leia mais...

Universitários são provocados a participar do Desafio Sebrae

Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio e podem participar equipes de todos os cursos de graduação


Leia mais...

X JOESFI acontece na UNIJUÍ

Está em andamento a 10ª edição da Jornada de Estudos em Fisioterapia (X JOESFI), que prossegue até quarta-feira, 25 de abril


Leia mais...

Mestrado da UNIJUÍ tem trabalho aprovado na Bélgica

 
Claudia Huber (ao centro), com professores organizadores do evento, na Bélgica

Um trabalho produzido por duas alunas do Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ foi aprovado em um evento científico em Bruxelas, na Bélgica. O resumo ‘Focus of Internal Human Resources Management Consulting Model: Analysis of the Case of a Medical Services Cooperative’, foi aprovado no 27TH Workshop On Strategic Human Resource Management, que ocorreu neste mês no país europeu.

O artigo é de autoria das mestrandas Claudia Huber e Márcia Regina C. de Almeida, orientadas pelo Professor Jorge Oneide Sausen. O estudo tem como objetivo propor um sistema de Consultoria Interna de Recursos Humanos para uma Cooperativa de Serviços Médicos, tendo os gerentes de linha como gestores de pessoas e a área de Recursos Humanos como parceira estratégica na missão destes gestores e alinhada ao negócio da Cooperativa. O trabalho foi apresentado na Bélgica pela aluna Claudia Huber.

 


UNIJUÍ seleciona primeira estudante para o Programa Ciência Sem Fronteira

Rafaela Heming estudará um ano na Universidade de Leipzig, Alemanha, a partir de setembro de 2012


Leia mais...

Pedagogia realiza Trote Solidário

Na última sexta-feira, foi realizado o trote solidário do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, com a entrega de alimentos não perecíveis e material de higiene na Casa Criança Feliz, no bairro Luís Fogliatto, em Ijuí. A Casa Criança Feliz é um projeto social da missão IDE de Bozano, que atende cerca de 80 crianças e conta com o apoio da comunidade.

EFA e UNIJUÍ: uma parceria de sucesso



O Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, desde o início do ano letivo proporcionou aos alunos grandes novidades no projeto pedagógico da Escola. Uma das novidades foi o projeto Aula no Campus, aulas pré-agendadas, com enfoque nos projetos escolares de cada turma, que são ministradas nos diversos ambientes da Universidade, enriquecendo as aprendizagens dos alunos que terão mais contato com a infraestrutura, professores e estagiários dos 38 cursos de graduação que a UNIJUÍ oferece. O projeto Aula no Campus foi proposto para qualificar ainda mais o projeto pedagógico da EFA, enriquecendo o cotidiano escolar.

No dia 10 de abril os alunos da turma 171, acompanhados pela professora Maria Bernardete Bazzan Dessuy, realizaram uma aula de Matemática no Laboratório do Curso de Farmácia da UNIJUÍ, fazendo parte do projeto Aula no Campus. Esta aula foi ministrada pela professora Angélica Cristiane Moreira, coordenadora do Curso de Farmácia e os alunos puderam acompanhar como é feita a medida de substâncias em pequenas quantidades e com que instrumentos e quais as unidades de medida mais usuais.

A professora Angélica explicou como é elaborado um comprimido, como é feito o teste Piloto, no que consiste o Teste com Princípio Ativo e Placebo. Falou sobre a composição do Comprimido de AAS 500 mg, como é feita a relação para quantidades maiores, usando assim a Regra de Três e Porcentagem. Mostrou ainda como são elaboradas as cápsulas, neste momento fez uso de princípio ativo colorido para que os alunos observassem a quantidade do mesmo e os outros componentes, chamou atenção para a relação entre as medidas de volume total preparado e de cada uma delas. A professora ressaltou a importância da precisão das dosagens/medidas e os cuidados no momento da manipulação. Fez também Creme Lanette, onde os alunos viram a composição e a textura do creme e ainda, o acréscimo da Uréia no mesmo, sempre observando o percentual de cada substância. Por ultimo foi feita a composição de Álcool 70º.

Estas fórmulas realizadas possibilitaram aos alunos um melhor entendimento sobre o estudo de volume. Durante as aulas regulares de Matemática os alunos trouxeram questionamentos sobre os medicamentos medidos em ml, mg e cm³. Assim, a professora planejou uma aula na qual eles pudessem entender melhor os processos de medida e de composição. Durante o desenvolvimento das atividades práticas, os alunos manifestaram muito interesse, afirmando que aquilo que é estudado de forma contextualizada tem mais sentido e significado.

O projeto Aula no Campus da EFA, em parceria com a UNIJUÍ, abrange todos componentes curriculares e todas as turmas. É uma proposta que veio para fortalecer os conhecimentos teóricos, com atividades e práticas que vão além da sala de aula, levando mais conhecimento e significado as aprendizagens dos alunos.



Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.