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Unijuí tem propostas aprovadas em resultado preliminar do programa Professor do Amanhã

A Unijuí teve as suas duas propostas para a implantação do programa Professor do Amanhã aprovadas pelo Governo do Rio Grande do Sul. O resultado preliminar foi divulgado na última sexta-feira, 9 de fevereiro, em edição extra do Diário Oficial do Estado. A Universidade busca implantar o programa nos cursos de Matemática e de Letras: Português e Inglês. Os resultados finais, conforme o edital, estão previstos para serem divulgados até o dia 27 de fevereiro.

A proposta do programa Professor do Amanhã é inédita no País e concederá bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos estudantes, além de outros R$ 800 para a instituição comunitária de Ensino Superior como forma de custeio da vaga, durante quatro anos. 

Neste primeiro edital, serão ofertadas até 1 mil bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias. O objetivo é formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Estado. 

Após a divulgação dos resultados finais, haverá o processo seletivo para as vagas. Para ter direito à bolsa, o aluno deve atender a alguns critérios, como ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação; e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, obtendo média mínima de 400 pontos.

Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual.

Interessados devem ficar atentos às redes sociais da Unijuí, onde serão divulgadas todas as informações e passos para ingresso e processo de seleção para as bolsas ofertadas. 


Abertas inscrições para programa que oferta bolsas de estudo em universidades do Canadá

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos “Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP)”. As bolsas são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação que têm interesse em estudar em universidades do Canadá. O programa é promovido pelo governo canadense, em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que inclui a Unijuí, e o Canadá and Latin America Research and Exchange Opportunities (Caraleo). 

Pelo programa ELAP, o aluno selecionado pode desenvolver pesquisas, participar de projetos da instituição de destino, realizar atividades práticas e ter uma experiência intercultural. Para se inscrever, os estudantes interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição. As inscrições podem ser feitas somente até o dia 19 de fevereiro. 

A segunda etapa do processo seletivo consiste no envio de e-mail para comung@comung.org.br, com o assunto “Candidatura ELAP, mais nome completo do aluno, sigla da instituição onde estuda e o nome da instituição canadense de interesse”. No email deve constar um único arquivo em PDF com Carta de Motivação em inglês (máximo de uma página); cópia do passaporte válido, com validade de seis meses após o retorno ao Brasil; cópia da Carteira de Identidade; Privacy Notice Statement assinado; comprovação de Proficiência em Língua Inglesa; carta convite de supervisor canadense (apenas para candidatos de Mestrado ou Doutorado).

A etapa inicial de seleção ocorrerá por meio de comissão de representantes das Instituições associadas ao Comung, que avaliará todas as candidaturas recebidas. A seleção final ocorre no Canadá e os critérios de seleção ficam a cargo da universidade e do governo canadense. O resultado final pode demorar entre 60 e 90 dias para ser divulgado. O retorno de aprovação é dado por e-mail diretamente ao candidato.

Mais informações sobre as vagas, edital e universidades com oferta de bolsas podem ser buscadas por meio do site do Comung. Dúvidas podem ser tiradas com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.


Unijuí oferta qualificação profissional de Diretor de Ensino voltada à gestão pedagógica de CFCs

Estão abertas as inscrições para a qualificação profissional de Diretor de Ensino. O curso ofertado pela Unijuí tem como objetivo qualificar profissionais para trabalhar na área de gestão pedagógica de Centros de Formação de Condutores (CFC). As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de fevereiro, neste link.

As aulas serão realizadas no formato online, síncronas via Google Meet, entre os dias 26 de fevereiro e 18 de março. Entre as competências e habilidades que serão trabalhadas no curso estão o planejamento e avaliação de atividades educacionais realizadas no CFC; coordenação de atividades pedagógicas; planejamento estratégico e coordenação de instrutores. 

Podem participar do curso pessoas maiores de 21 anos, com Ensino Superior completo e que possuam certificado de conclusão do curso específico de capacitação para Instrutor de Trânsito.  

Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.  


Técnicos da Fidene são recepcionados em evento de Volta às Aulas

A Fidene promoveu na tarde desta quarta-feira, 7 de fevereiro, uma recepção especial para os professores e técnicos de suas quatro mantidas: Unijuí,  Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e Unijuí FM. A atividade aconteceu no Salão de Atos da Unijuí e ocorreu após a entrega dos cadernos institucionais de 2024. 

A recepção foi iniciada com a apresentação do técnico Oséias de Souza Machado, e seguiu com o acolhimento a todos os colaboradores presentes. A apresentação foi feita pelo reitor da Unijuí e presidente da Fidene, professor Dieter Rugard Siedenberg. 

Em sua fala, ele valorizou os profissionais que atuam na Instituição e incentivou a atuação de todos neste ano para que os objetivos sejam alcançados. “Enquanto equipe, estamos iniciando o trabalho. Temos três colegas novos na reitoria e isso representa um desafio muito grande, não só a nós, mas para toda a Instituição. Cada um de vocês é único e tem potencial no espaço onde está. O ano de  2024,  e o de 2025 , serão difíceis, sim, mas quando temos um corpo técnico qualificado como temos, conseguiremos avançar”, destacou o reitor. 

O professor Dieter Rugard Siedenberg também argumentou que é preciso qualificar os processos e que um dos desafios para este ano, enquanto reitoria, é instigar os profissionais a desenvolver o seu trabalho com inovação e qualidade. “Este é um dos nossos desafios. Vamos fazer proposições do que queremos implementar e também vamos ouvir todos sobre o que é possível mudar. Precisamos desenvolver novos serviços, produtos e novas maneiras de atingir aqueles que para nós são essenciais, que são nossos estudantes”, comentou. 

Além do professor Dieter, estiveram presentes participando da abertura os demais membros da reitoria: a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio; e o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin. 

A recepção aos técnicos teve sequência com a palestra “Construindo um 2024 excelente: Eu faço parte desta história!”, a qual foi ministrada pela professora doutora Adriane Fabricio, que é pesquisadora, facilitadora, idealizadora de cursos e treinamentos e de palestras sobre temas ligados à Felicidade e Bem Viver. 

“Sabemos que este é um momento único no ano. Pensamos que estamos cansados de ouvir dados difíceis e complexos, por isso resolvemos priorizar uma coisa que colocamos na campanha e que para nós é sério, que é o bem-estar e a felicidade de todos os nossos técnicos”, finalizou o reitor Dieter Rugard Siedenberg. 




South Summit Brazil: inscrições podem ser realizadas com 30% de desconto

Ponto de encontro global entre investidores, empresas e startups, a South Summit Brazil chega à sua terceira edição em Porto Alegre, nos dias 20, 21 e 22 de março, com a expectativa de ser um evento ainda maior e melhor: são esperados 138 fundos de investimentos, 30 dos quais internacionais; mais de 1 mil investidores; 20 Unicorn Founders; 3 mil startups de mais de 100 países; mais de 7 mil empresas; 125 speakers internacionais e 10 tracks de conteúdo. A estrutura do evento prevê a utilização de quatro armazéns do Cais Mauá, em uma área útil total de 38.000 m² para receber o público estimado de 24 mil pessoas.

O evento, que conta com apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, promoverá um ambiente rico em networking, com investidores internacionais de destaque ansiosos para criar conexões e empresas líderes à procura de oportunidades de negócio. Na última edição, por exemplo, houve US$ 19 bilhões em investimento disponível para LATAM e US$ 123 bilhões de fundos sob gestão.

Um importante pilar da  South Summit Brazil, que acontece em paralelo ao evento, é a Startup Competition, que na sua última edição teve mais de 2 mil participantes de 86 países, e que novamente será uma qualificada oportunidade de visibilidade para quem busca crescimento dos seus negócios. 

Interessados em participar têm até o dia 20 de fevereiro para se inscrever com 30% OFF, utilizando o código de desconto CRIATEC_30OFF_ATT. As inscrições devem ser realizadas neste link. Os ingressos para a edição de 2024 estão à venda nas seguintes categorias: Attendee, Business e Executive. Também é possível adquirir lotes corporativos com descontos.


Fase II do Programa Startup Lab é apresentado à coordenação do Programa Inova RS

Os diferenciais e metas da Fase II do Programa Startup Lab foram apresentados em reunião, na última semana, à coordenação e gestão do Programa Inova RS. No encontro, também foi debatida a construção de estratégias conjuntas em prol do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento da região Noroeste e Missões.

Realizada na Criatec, a reunião contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Daniel Knebel Baggio; da coordenadora do Programa Startup Lab, Maria Odete Palharini; do coordenador do Comitê Estratégico do Programa Inova RS - região Noroeste e Missões, Cristiano Goi Palharini; e dos gestores de Inovação e Tecnologia dos respectivos programas, Juliana da Capssa Sausen, Cleber Eduardo Graef, Jerry Joel Joris e Vinícius Martini Bairros.

Segundo o coordenador do Comitê Estratégico do Programa Inova RS da região Noroeste e Missões, Cristiano Goi Palharini, "é de extrema relevância o Startup Lab e o Inova RS estarem trabalhando de forma conjunta, porque nascem da mesma Secretaria de Inovação do Estado e estão em plena sinergia”. Como explica, o Startup Lab é mais focado em trabalhar com startups e empresas âncoras para efetivamente firmar negócios, enquanto que o Inova RS tem esse olhar mais abrangente para o território. “Mas ambos atuam no mesmo sentido, fomentando os atores, o ecossistema, o território, colaborando, trocando contatos, estabelecendo conexões e contribuindo para a nossa região se desenvolver".




Reitoria da Unijuí promove Imersão dos Coordenadores de Cursos de Graduação

Nesta segunda e terça-feira, dias 5 e 6 de fevereiro, aconteceu no campus da Unijuí a Imersão dos Coordenadores dos Cursos de Graduação, com o tema “A gestão do curso, a relação com os docentes e discentes”. A formação aconteceu nos turnos da manhã e tarde, a partir da organização da Vice-Reitoria de Graduação e da Vice-Reitoria de Administração.

“Esse foi um momento extremamente importante, planejado pela Reitoria, e que visa a relação dos coordenadores de cursos com os docentes e discentes, bem como com o planejamento do curso e da Universidade”, destacou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi. 

Na segunda-feira, a partir da temática “Referenciais básicos para a Coordenação de Cursos de Graduação”, foram trabalhadas questões relacionadas às Vice-Reitorias, pensando nos elementos de organização didático-pedagógicos e também nos elementos orçamentários dos cursos. Na terça-feira, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) conduziu a formação sobre o “Planejamento do semestre: integração e a melhoria contínua”.

“A imersão foi muito significativa e possibilitou que eu, o reitor Dieter Rugard Siedenberg e os vice-reitores de Administração, professor Edson Padoin, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, pudéssemos dar as boas-vindas aos coordenadores e preparar, com muita atenção e carinho, o retorno às aulas aos nossos técnicos, professores e estudantes”, finalizou a vice-reitora, Bruna Comparsi. 


Reitoria da Unijuí recebe moção de aplauso do Poder Legislativo

Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, recebeu uma moção de aplauso em nome da atual Reitoria da Universidade. A homenagem foi entregue pelo autor da proposta, vereador Bíra Erthal, e assinada pelos demais vereadores do Poder Legislativo de Ijuí. 

De acordo com o vereador, a moção tem o intuito de parabenizar e desejar uma boa trajetória aos quatro professores que integram a nova gestão: Dieter Rugard Siedenberg, reitor; Bruna Comparsi, vice-reitora de Graduação; Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; e Edson Luiz Padoin, vice-reitor de Administração.

O reitor, por sua vez, agradeceu o reconhecimento e destacou o quão positivo é contar com o apoio do Poder Legislativo. “É muito bom para o município termos a Universidade, a Câmara e a Prefeitura Municipal trabalhando em conjunto. Isso só traz benefícios à comunidade”, destacou. 





Museu Antropológico Diretor Pestana retoma pesquisas e recebe biólogo

Gabriel Brutti, técnico em Meio Ambiente e graduado em Ciências Biológicas, foi o primeiro pesquisador do ano a visitar o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) para desenvolver, localmente, seus estudos.

Em sua pesquisa, Gabriel está realizando um resgate da fauna da região Noroeste do Estado, consultando registros, relatos e práticas que ocorreram no passado e que hoje não mais ocorrem. A proposta é compilar um acervo por meio de fotografias, reunindo material que comprove a existência de uma fauna local. Os materiais que estão auxiliando nas análises do pesquisador são provenientes do acervo documental preservado no Museu.

Gabriel, que descobriu o Museu por meio de referências, destaca que a instituição o auxiliou na busca de registros históricos relacionados aos estudos propostos. Ressalta, ainda, que a pesquisa permite encontrar novas respostas, instigando não apenas o pesquisador, mas também sensibilizando as pessoas que observam tais resultados.


Livros que você encontra na Bumom para aproveitar os últimos dias de férias

A leitura é uma boa opção para aproveitar as férias, seja à beira da praia ou no aconchego do lar. Pensando nisso, as bibliotecárias da  Biblioteca Mário Osório Marques (Bumon) preparam uma seleção de dicas de livros para que você possa curtir os últimos dias de descanso das férias. Confira: 

- Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez

A obra narra a história de Macondo, uma cidade (aldeia) fictícia cujo fundador era José Arcadio Buendia. Tudo começa quando as coisas não tinham nome, indo até a chegada do telefone. Utilizando recursos como o realismo mágico, o autor trabalha temas complexos, tais quais, revoluções, incesto, corrupção e até loucura. Cheia de elementos que fisgam a atenção do leitor, a história é contada de uma maneira impressionante, descrevendo fatos como um comboio carregado de cadáveres, uma população que perdeu a memória, mulheres trancadas por décadas em um local escuro, uma caminhada de vinte e seis meses e a fundação de uma aldeia chamada Macondo.

- O lago, de Paola Kaufmann

É um suspense que envolve ciência e investigação. Desde 1922, quando uma expedição científica levantou a hipótese da existência de um animal pré-histórico que habitaria as águas de um dos lagos da Patagônia, várias gerações de naturalistas têm partido em busca das provas pelo sul da Argentina. Os primeiros aventureiros foram o engenheiro Frey e o naturalista Viktor Mullin - este, apesar dos seguidos fracassos da empreitada, insiste em tentar localizar o monstro e demonstrar para o mundo que ele realmente existe. Ana Mullin, filha de Viktor, também é naturalista e termina perseguindo a mesma quimera de seu pai, com quem tem diferenças importantes e um vínculo perturbador. O enigma começa a ganhar outras proporções e o lago pode guardar muito mais que um animal pré-histórico.

- Churchill e a ciência por trás dos discursos: como palavras se transformam em armas, de Ricardo Sondermann

A obra apresenta o contexto da Segunda Guerra Mundial e analisa tecnicamente a retórica e a persuasão de 12 discursos do estadista britânico. O livro é uma tentativa de traduzir uma questão sempre moderna e atual, que transcende as diferentes épocas e segue como essencial: a luta pela liberdade, pela existência de um ambiente onde as oportunidades sejam criadas para pessoas que são, fundamentalmente, diferentes. Churchill viu a aproximação da tempestade nazista e se manteve fiel aos seus temores. Quando a guerra chegou e pouco havia para ser feito, foi ele quem assumiu a responsabilidade de lutar obstinadamente pela liberdade e nunca, nunca ceder.

- O rancho, de Danielle Steel

Mary, Tanya e Zoe eram amigas inseparáveis na faculdade. A vida, porém, cuidou de afastá-las. Mary casou-se com um rico advogado novaiorquino e não consegue superar a morte precoce do filho. Tanya tornou-se uma cantora famosa, mas cheia de frustrações. Zoe, a mais liberal de todas, abraçou a medicina como um sacerdócio. Após duas décadas separadas, Tanya convida as amigas para três semanas longe de suas rotinas, em um rancho no Wyoming. Aos pés das montanhas Teton, as três mulheres vão relembrar o passado, curando feridas e revelando segredos que tornarão mais real o verdadeiro significado da palavra amizade.


- O melhor de mim, de Nicholas Sparks

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. 


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