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Unijuí recebe visita de gerentes da Fockink e discute potencialidades para parcerias

A Unijuí recebeu na última semana, no dia 7 de dezembro, a visita de integrantes da empresa Fockink. O encontro teve como objetivo alinhar possíveis parcerias a partir do conhecimento gerado na Unijuí e das demandas da empresa nas múltiplas áreas em que atua. Neste sentido, foram recepcionados o novo gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fockink, Alejandro Meyer, e o atual gerente Edomir Schmidt e do analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Matheus Meotti, mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí.

Com programação intensa, a visita iniciou na reitoria, onde os profissionais foram recepcionados pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que apresentou a estrutura da Universidade bem como o seu ecossistema de inovação. Além disso, foram apresentados projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com a Fockink e financiados pela Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do RS; e uma proposta de pesquisa a ser executada através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

O encontro contou ainda com a participação dos professores Daniel Baggio, Gerusa Conceição, Ivan Ricardo Carvalho, José Antonio González, Fernanda Sanes, da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência, Fabiana Simon e da estudante Juliana Aozani da Rosa.

O grupo também esteve na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), onde a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, apresentou empresas incubadas e evidenciou as possibilidades de interação a partir da incubadora e das startups que a compõem. No Espaço Mais Inovação, o bate-papo foi com a equipe do Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí. Os professores Paulo Sausen e Maurício de Campos apresentaram os laboratórios e as pesquisas em desenvolvimento, a partir das quais já foi possível identificar pelo menos três frentes de investigação.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a visita foi extremamente positiva e com potencial para novas parcerias. “O objetivo central da nossa reunião foi apresentar ao Alejandro Meyer, o novo gerente de Inovação da empresa, os projetos que estamos desenvolvendo em colaboração com eles. Também discutimos as potencialidades da nossa Universidade para estabelecer novas parcerias. Como resultado dessa interação produtiva, alinhamos três novas iniciativas de trabalho, que começaremos a discutir a partir de fevereiro do próximo ano. Essa reunião reforçou minha convicção no potencial de colaborações futuras entre nossa instituição e a Fockink”, pontuou o professor.


Editora Unijuí realiza o lançamento da obra “Travessias: Gentes, Espaços e Tempos”

A Editora Unijuí realizou o lançamento do livro “Travessias: Gentes, Espaços e Tempos’’ no sábado, dia 9 de dezembro, às 15h, na cafeteria Terminale, em Ijuí. A autoria é de mãe e filho, Jací Kieslich e Alexandre Kieslich da Silva.

A obra traz à tona experiências do passado da família de imigrantes alemães que viveram no interior do Rio Grande do Sul e provoca os leitores a refletirem sobre sua própria descendência.

No evento, marcaram presença o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e editor-chefe da Editora Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González; a professora, escritora e integrante do Círculo de Escritores de Ijuí Letra Fora da Gaveta, Vera Raddatz; a coordenadora administrativa da Editora Unijuí, professora doutora Márcia Almeida; a representante da União das Etnias de Ijuí (Ueti), Dolair Augusta Callai; e a orientadora educacional do CEAP, professora Enedina Casalini.

Na ocasião, a autora Jací salientou que em seu livro mapeia pessoas que a habitam e que deixaram uma grande saudade. “Saudade das conversas, dos olhares, dos sorrisos que ficaram e ficam marcados nas mais lindas páginas que o destino escreve em minha vida. Lembranças são formas de encontro que nos iluminam, pois são o elo, a ligação com nossos antepassados e com pessoas que nos acompanham nas trilhas e caminhos percorridos e por percorrer”.

A obra está disponível para compra no site e na loja da Editora Unijuí, localizada no campus Ijuí, da Unijuí, no prédio 60 da Biblioteca Mario Osorio Marques. 

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias



Inscrições abertas para 17ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas

A Unijuí vai sediar, entre os dias 23 e 25 de abril de 2024, a 17ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas. O evento, que será realizado pela primeira vez na Universidade, ocorre anualmente em parceria com uma Instituição de Ensino Superior e é uma promoção da EMATER/ RS - Ascar e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento, em 2024, também contará com apoio da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), do Município de Ijuí e do Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente de Ijuí (Consema). 

Nesta segunda-feira, 11 de dezembro, foi promovida a última reunião de 2023, com a presença de representantes das entidades promotoras do evento. No encontro foram definidos os últimos detalhes da programação do evento. “A nossa programação já está fechada, com todos os palestrantes confirmados. O valor das inscrições também está definido e será de R$ 30”, destacou a coordenadora do projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic e representante da Unijuí na organização geral do evento, professora Christiane Colet.  

Além dos últimos detalhes sobre a programação, no encontro também foram definidas as normas para a submissão de trabalhos, que poderão ser enviados por qualquer pessoa inscrita no evento. Alunos da Unijuí também poderão encaminhar resumos que serão apresentados na forma de pôster durante a programação. As inscrições podem ser feitas no site do evento

A Reunião Estadual é voltada a estudantes, egressos, profissionais e extensionistas da Emater que atuam na área ou que têm interesse em ampliar o conhecimento sobre o tema. Extensionistas da Emater não terão custo ao se inscrever. “Agora é o momento de divulgarmos aos alunos esta grande atividade, tanto para aqueles que querem se inscrever como participantes, quanto para aqueles que querem participar da comissão organizadora”, ressaltou Christiane. 

Com o tema “Do uso sustentável ao uso racional”, a 17ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas tem o objetivo de promover o debate e oferecer oportunidades para qualificação sobre as plantas bioativas, as quais estão presentes no cotidiano dos brasileiros e englobam as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, tóxicas, bactericidas, fungicidas e até mesmo aquelas de cunho místico ou religioso.

A abertura oficial do evento será no dia 23 de abril, às 19h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus da Unijuí. A palestra de abertura será sobre “Plantas Medicinais e suas diversas dimensões de uso, produção, pesquisa e comercialização”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Lin Chau Ming. A programação completa pode ser acessada no site do evento.




Três empresas finalizam período de incubação e são graduadas pela Criatec da Unijuí

Três empresas chegaram à fase final de incubação e foram graduadas na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí nesta sexta-feira, 8 de dezembro: a Agricon Business, a Agroinstrumentos e a Produtora Mastella. Durante três anos, essas empresas tiveram acesso a toda a estrutura física e tecnológica da Criatec, além de receberem todo o suporte necessário para o desenvolvimento dos seus negócios, chegando à graduação com todos os indicadores de desempenho atingidos. 

Conforme explica a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, os empreendedores saem da pré-incubação com uma ideia, um problema, uma solução e um modelo de negócios, todos validados. Deste ponto, elas seguem para o Programa de Incubação, onde ocorre, de fato, o processo para implementação dos negócios. “A gente oferece toda a parte de assessoria e consultoria, em cinco eixos, para que os empreendedores possam desenvolver o seu negócio. Também fizemos muitas conexões para que eles consigam acelerar esse processo de entrada no mercado. O grande suporte que a Criatec dá está muito focado em conectar as empresas com as oportunidades existentes, tanto do ponto de vista de acesso a investimentos e a mercados, quanto à participação em eventos e à própria elaboração de projetos para a captação de recursos. Todas essas são ferramentas que ajudam a acelerar o processo”, destacou a coordenadora.

Segundo Maria Odete, as empresas graduadas saem da Criatec com uma equipe e com um faturamento suficiente para que consigam sustentar seus próprios negócios. “Muitas startups saem com projetos de inovação já executados. Elas já participaram de um edital, já receberam recursos e já executaram seu projeto. Elas saem da Criatec com sua inovação desenvolvida e, acima de tudo, com o reconhecimento por terem passado por todo esse processo de incubação, que exige muito”, reforçou Maria Odete, lembrando que as qualificações e mentorias geralmente são realizadas por pessoas que estão no mercado e que têm um olhar de execução, entendendo como o processo funciona. 

Conforme observou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a graduação de três novas empresas na Criatec também representa um marco para a Universidade e para o ecossistema de inovação local. “A Universidade, ao abraçar a sua quarta missão, não apenas dissemina conhecimento através da educação, pesquisa e extensão, mas também atua ativamente no desenvolvimento econômico e social. Neste contexto, a Criatec emerge como um elemento vital. O apoio aos empreendedores, fornecido pela Criatec, é fundamental para que eles não apenas ingressem, mas também se mantenham competitivos no mercado. Este tipo de iniciativa é um reflexo da crescente importância da inovação, que se origina nas pesquisas e no desenvolvimento de novos conceitos e tipologias. Através de ambientes como a Criatec, a Universidade se posiciona como um agente transformador, estimulando a inovação como vetor de desenvolvimento econômico”, destacou.

O vice-reitor complementa que a importância da Criatec não se limita apenas ao suporte imediato aos empreendedores. Ela representa uma parte crucial do compromisso da Universidade com o desenvolvimento contínuo da região. “Ao fomentar ecossistemas de inovação, estamos não só preparando o terreno para o surgimento de novas ideias e empresas, mas também reforçando o papel da Universidade como uma instituição central para o progresso econômico e social. É um orgulho para a Universidade fazer parte deste processo vital e transformador”, disse.

A fala do professor é complementada pelo coordenador do Núcleo de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) e representante da Prefeitura Municipal no ecossistema de inovação, o Impulsa Ijuí, Cristiano Palharini. Ele ressalta o quão positivo é para o município poder contar com uma Incubadora que incentiva a inovação há tantos anos. “Temos o privilégio de ter uma Incubadora que atua com conhecimento para o nascimento de novos negócios. Ela incuba boas ideias e as transforma em negócios que geram nota fiscal, trabalho, renda e desenvolvimento para o município”, comentou. 

As startups graduadas passam a fazer parte deste novo movimento em Ijuí, que é o Impulsa, fruto de um esforço da Criatec que, por muitos anos, incentivou a temática da inovação. “Todo esforço da Criatec e da Unijuí está se transformando num movimento que, hoje, se chama Impulsa Ijuí, que vem agregando a energia de vários atores que, antes, estavam trabalhando de forma isolada. Estando todos na mesma linha, caminhando para um mesmo destino, teremos a geração mais efetiva de desenvolvimento para a cidade”, completou.

Para as graduadas, suporte da Criatec foi essencial

Do audiovisual ao agronegócio: são totalmente distintas as áreas de atuação das empresas graduadas na Criatec. Para todas, no entanto, foi fundamental o suporte recebido pela Incubadora. 

A Agricon Business, por exemplo, é uma AgTech que conecta produtores rurais a compradores globais a partir de uma plataforma blockchain. A tecnologia une o trading, o tracking e o traceability em uma única plataforma. “Quando entramos na Criatec, estávamos no início da modelagem da nossa tecnologia e a Incubadora nos ajudou em todo o desenvolvimento tecnológico, mercadológico, administrativo, financeiro e marketing. Fomos auxiliados por diferentes mentores, altamente qualificados, que nos direcionaram para o caminho correto a seguir, para que hoje fôssemos uma startup robusta”, comentou a CEO Eduarda Olivia Schneider, que agradece à Criatec e à Universidade pela oportunidade. Ela afirma que quer se manter presente, proporcionando vagas de emprego e retribuindo tudo o que foi proporcionado. 

A Agroinstrumentos, por sua vez, é uma micro indústria que fabrica medidores de umidade de grãos e outros equipamentos voltados para o agronegócio. Ela surgiu em 2019, a partir de uma parceria entre João Weber e Rodrigo Feigel, que já eram parceiros em outros negócios. Em 2019, eles foram contemplados com o programa de aceleração Centelha - RS e, com auxílio da Criatec, conseguiram arrecadar fundos para iniciar o desenvolvimento do produto. “A Criatec, além de fomentar e auxiliar nestes editais de aceleração, também possui um laboratório com máquinas e equipamentos adequados para o desenvolvimento de novas tecnologias, e que a Agroinstrumentos faz o uso”, explicou João.

Já a Produtora Mastella é uma empresa especializada em vídeos cinematográficos. Desde o início, seu objetivo era trazer uma nova perspectiva e dinamismo ao mercado audiovisual. “Nossa expansão para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina não foi apenas um marco importante, mas também um reflexo da paixão e qualidade que imprimimos em cada projeto. A filosofia da empresa sempre foi comunicar com clareza e engajamento, acreditando que cada vídeo é uma oportunidade única de conectar-se com o público. E a colaboração da Criatec foi essencial. Participar de workshops e formar parcerias enriqueceu nossa criatividade e expandiu nossas habilidades, impulsionando ainda mais o crescimento da empresa”, destacou Thiago Mastella, reforçando que a infraestrutura e as consultorias oferecidas pela Incubadora também foram fundamentais. “Elas nos proporcionaram os recursos e o suporte necessários para nos destacarmos no competitivo segmento de vídeos cinematográficos”, finalizou.


Unijuí abre inscrições para Vestibular Contínuo com vagas em diferentes cursos de graduação

Se você perdeu o prazo para se inscrever no Vestibular de Verão da Unijuí, fique tranquilo. Ainda dá tempo de você ocupar o seu espaço de transformação em 2024. Estão abertas as inscrições para o Vestibular Contínuo da Unijuí com vagas remanescentes em diversos cursos de Graduação presenciais nos quatro campi da Instituição. As inscrições iniciaram na sexta-feira, dia 8 de dezembro, e podem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro, no site unijui.edu.br/vestibular.

Conforme o edital, no campus Ijuí são ofertadas vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design Digital, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. 

No campus Santa Rosa, os vestibulandos podem se inscrever para Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Psicologia. Já no campus Panambi, as vagas são para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica, e no campus Três Passos para o curso de Direito. 

O candidato poderá optar entre as três formas de seleção disponíveis, sendo elas: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre 2010 e 2023; aproveitamento da nota de redação de outros Vestibulares da Unijuí realizados a partir de 2010 e a prova de Vestibular, que consiste em uma redação online, que pode ser realizada acessando o site do Vestibular a partir da inscrição do candidato. 

O edital, bem como as demais informações sobre o processo seletivo podem ser conferidas em unijui.edu.br/vestibular.


Descubra o que torna a Unijuí conceito máximo para o MEC

Recentemente a Unijuí recebeu a nota 5, considerada a mais alta, junto ao Ministério de Educação (MEC), no seu processo de recredenciamento. Mas o que torna a Unijuí uma Universidade conceito máximo no MEC e o que isso implica? A avaliação leva em consideração, de forma resumida, cinco eixos, que são avaliados com notas de um a cinco: Desenvolvimento institucional; Planejamento e avaliação institucional; Políticas de gestão; Políticas acadêmicas; e Infraestrutura física.

A reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, avalia o que fez com que a Instituição recebesse este reconhecimento. “A Unijuí, alcançou a partir daquilo que planejou, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o que explicitou a partir de evidências documentais e, principalmente, durante a visita in loco, envolvendo diferentes sujeitos que fazem o dia a dia da nossa Universidade. Ou seja, professores, técnicos administrativos e nossos estudantes e egressos, que são nossa razão de existir. Entendo que foi o posicionamento dessas pessoas, que, de fato, possibilitou alcançarmos a nota 5”, refletiu.

Entre os diferenciais da Unijuí, a reitora destaca, principalmente, a visão e princípios que precisam ser materializados com competência e compromisso ético e político, para construção de um mundo melhor, a partir das diferentes profissões. “Isso se concretiza, pelas inúmeras vivências que um estudante pode ter em nossa Instituição, para além da sala de aula e sua matriz curricular. Vivências que podem envolver participação em projetos de pesquisa e de extensão, intercâmbio, grupos culturais e, durante o processo formativo, já ter contato e estabelecer relações com o mercado de trabalho. Para além de tudo isso, temos que valorizar nossa infraestrutura e principalmente nosso quadro de professores, mestres e doutores, reconhecidos pela excelência acadêmica”, pontuou.

Além disso, a Unijuí se caracteriza como uma Instituição que se preocupa com o desenvolvimento das regiões onde está inserida. “Este ponto é um diferencial de uma Universidade Comunitária e Regional. Estamos em diferentes cidades, envolvendo uma vasta região, por isso, trazemos para o espaço de sala de aula, os problemas e demandas regionais, e por meio do conhecimento e da ciência, nos debruçamos sobre o local, considerando o global. Há mais de sessenta e cinco anos, a comunidade fez uma escolha de construir uma Instituição de Ensino Superior no Noroeste gaúcho, possibilitando que seus filhos pudessem estudar e permanecer na região. Hoje somos uma Universidade com conceito 5, que está no rol das melhores Universidades, desenvolvendo ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização com excelência comprovada”, finalizou.

Você também pode estudar em uma Universidade conceituada com excelência pelo MEC. Atualmente, a Unijuí conta com mais de 30 cursos de Graduação na modalidade presencial, mais de 15 na modalidade de Ensino a Distância (EaD), além dos cursos de qualificação profissional e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Saiba mais em unijui.edu.br.


Dia do Estudante Internacional é celebrado em cerimônia na Unijuí

Na noite desta quinta-feira, 7 de dezembro, foi celebrado o Dia do Estudante Internacional no hall da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. O momento foi promovido pela Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI), além de contar com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Dia do Estudante Internacional tem o intuito de valorizar a comunidade de estudantes estrangeiros nas Instituições de Ensino Superior e também motivar outros acadêmicos a buscarem experiências além de suas fronteiras. Hoje, a Unijuí conta com mais de 20 estudantes internacionais em seus cursos de graduação e pós-graduação, sendo que 12 estão presencialmente no campus da Unijuí. 

Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, falou da importância da internacionalização para a Universidade. “Vocês, estudantes estrangeiros, nos transformam. Não são apenas vocês que são impactados com uma cultura diferente. Nós, da Universidade, também somos beneficiados com a troca de experiências, com o contato com culturas tão distintas, compartilhadas por vocês. E é enriquecedor saber que estamos fortalecendo esse processo na Instituição. Tanto que, no último edital para estudantes estrangeiros, tivemos mais de 20 candidatos interessados em nossos cursos stricto sensu. Isso gera uma riqueza muito grande para a Universidade e inspira nossos estudantes a também desejarem o intercâmbio acadêmico”, destacou. 

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional na Unijuí, Arturo Dina, do México, falou em nome dos demais estudantes e contou sobre sua experiência na Instituição. “Desde o primeiro dia, sinto um ambiente muito acolhedor, que permitiu uma adaptação rápida e positiva. Além disso, a qualidade acadêmica que encontrei na Unijuí superou as minhas expectativas. Aqui, encontrei o cenário ideal para o desenvolvimento do tema que estou investigando, com novas tecnologias, ainda pouco exploradas no México. Agora, vou conseguir levar essa experiência, essa tecnologia e inovação para a minha cidade”, disse. 

As bandeiras dos países de origem dos estudantes intercambistas foram apresentadas ao público presente. Ao final da cerimônia, um coffee break foi servido aos participantes. 

O evento também marcou a inauguração da Praça das Bandeiras no campus de Ijuí, espaço que tem como objetivo valorizar a presença dos estudantes internacionais na Universidade. A aquisição de bandeiras foi viabilizado com recursos da Capes, via PROAP. O investimento da Universidade na preparação da praça para acolher as bandeiras internacionais simboliza o compromisso da Unijuí com a inclusão e o reconhecimento da crescente comunidade acadêmica global.


Criatec recebe até segunda-feira inscrições para o Programa de Incubação

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí recebe até a próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, inscrições para o Programa de Incubação de empreendimentos orientados à inovação tecnológica. O processo seletivo ocorrerá no dia 15 de dezembro, quando o Conselho Deliberativo se reunirá para conhecer e validar os empreendimentos que serão apoiados a partir de janeiro de 2024.

A incubação compreende o conjunto de atividades que objetiva o fortalecimento de empresas nascentes, com ênfase na formação do empreendedor e na estruturação do seu negócio. “Podem se inscrever no processo seletivo empreendedores que têm um modelo de negócio validado e que precisam de infraestrutura física e tecnológica, mais um pacote de serviços para alavancar o seu empreendimento”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, lembrando que há duas vagas para a modalidade residente e duas vagas para a modalidade não residente na Incubadora de Ijuí. 

Conforme consta no edital, disponível neste link, o instrumento utilizado para análise da viabilidade é o Pitch de Negócios, sendo que os parâmetros utilizados para seleção estão nos Eixos Empreendedor, Tecnologia, Mercado, Capital e Gestão, além de também serem avaliados o grau de inovação e impacto. “A avaliação consiste, basicamente, na avaliação da equipe, potencial para avaliação, viabilidade econômica e técnica do empreendimento”, destacou Maria Odete. 

Interessados podem se inscrever preenchendo o formulário neste link


Espaço + Inovação Unijuí realiza sonho do jovem Jean, que reside no HCI

O Espaço + Inovação Unijuí proporcionou a realização de um sonho nesta semana. O jovem Jean Carlos Kittlaus, de 18 anos, que reside desde o seu nascimento no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), foi surpreendido com uma visita especial do robô NAO, que é utilizado no Espaço + Inovação Unijuí, nesta quarta-feira, 6 de dezembro.

Como não pode sair do Hospital, por ter miopatia congênita, um problema raro de saúde que exige cuidados constantes,  Jean tem a vontade de vivenciar diversas coisas do dia a dia e um dos seus sonhos era conhecer um robô do Espaço + Inovação Unijuí. A partir disso, o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi, que também coordena o Projeto de Extensão Feiras de Matemática, organizou a visita ao HCI.

De acordo com o professor, no ano passado o estudante participou da Feira de Matemática promovida pela Unijuí. “Na ocasião, fizemos uma atividade especial e entregamos pessoalmente a ele um certificado e a medalha. Também proporcionamos uma visita virtual à Feira de Matemática, por meio do óculos de realidade virtual. Jean nos relatou que também tinha o desejo de ver um robô e é isso que proporcionamos a ele na nossa visita desta semana”, comentou o professor Peterson que, juntamente com o bolsista do Espaço + Inovação Unijuí, Andrei Albrecht, levou o NAO até o HCI.

Durante a visita, o robô interagiu com o jovem com músicas e conversou assuntos dos quais ele gosta. Jean ficou emocionado e feliz com a surpresa, a ponto de dançar as músicas apresentadas pelo NAO. “É importante para nós proporcionarmos esses momentos para o Jean, pois ele pode conhecer e interagir com objetos e pessoas diferentes”, destacou o professor. 

Para a mãe de Jean, a técnica em Enfermagem Eliane Zilke, é importante para ele receber visitas como essa, além de ser gratificante poder contar com o apoio da comunidade. “Ficamos muito felizes, pois para o Jean é um momento único e que marcará para sempre a vida dele”, ressalta. 

Além disso, Jean recebeu um kit do Espaço + Inovação. Também esteve presente na visita a professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão), Nadir Colling, que dá aulas para Jean semanalmente e auxilia no aprendizado do jovem desde 2021, quando ele ingressou no Ensino Médio, além da equipe médica da UTI adulta do HCI, que convive e cuida diariamente dele. 


Programa de Formação Docente da Unijuí finaliza o ano com resultados positivos

Formação realizada no início deste ano com os professores

O Programa de Formação Docente da Unijuí encerra o ano de 2023 com resultados significativos. Foram 1.777 participações de professores em diferentes momentos formativos que buscam auxiliar o processo de ensino. Além disso, no Recredenciamento Institucional, em que a universidade conquistou a nota máxima, nota 5 junto ao MEC, um dos itens avaliados foi o Programa de Formação Docente e a nota obtida neste indicador também foi 5, indicando que as estratégias adotadas estão alinhadas com as mais altas diretrizes educacionais. 

Todos estes êxitos são resultados de muito trabalho do Setor de Apoio Pedagógico/NIP, a partir de momentos de diálogo com os coordenadores de curso, avaliações internas e também de uma aproximação maior com a Comissão Própria de Avaliação - CPA, que promoveu diferentes avaliações com professores e estudantes. Segundo Mariane Martins, coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica - NIP, “esta aproximação com a CPA, a partir das avaliações, nos permitiu identificar e analisar quais eram os principais desafios a serem superados”.

Ao revisar a Avaliação do Programa de Formação Docente de 2022 e os desafios colocados naquele momento, foi possível perceber, ao final de 2023, que o trabalho de fato foi direcionado e exitoso. Exemplo disso está na avaliação feita em 2022, de que a Modalidade EaD precisava de mais atenção em 2023. O resultado foi de 214 participações em 11 momentos de formações diferentes, somente para os professores que trabalham na modalidade, além de sete formações para os tutores.

“Ainda em 2022, tínhamos avaliado a necessidade de organizar encontros mais específicos a partir dos desafios das diferentes áreas, e isso pôde ser percebido pelo número de formações realizadas durante este ano, que totalizou 18, que abordaram os temas do processo de ensino e aprendizagem. Ao todo foram 688 participações, superando, e muito, o número do ano passado, quando fizemos menos atividades envolvendo, sempre, mais de uma área ou curso”, completou Mariane.

Um dos destaques feitos pelo NIP foi a formação realizada ainda no primeiro semestre de 2023, com cada Núcleo Docente Estruturante (NDE), a partir do eixo “Processo de Ensino e Aprendizagem”. Nesta atividade, foi apresentado um diagnóstico a partir de um processo formativo e a análise dos Planos de Ensino, por área de conhecimento, que permitiu identificar os desafios da sala de aula. Este processo visou impactar o planejamento da  disciplina feito pelo professor.

As atividades da Formação Geral abordaram temas como a  Guerra na Ucrânia e o Chat GPT. Estas somaram-se às formações que ocorreram nos eixos “Metodologia e Estratégias de Aprendizagem Ativa”, “Ingressantes” e "Professores de Medicina”, totalizando  o expressivo número de 1.777 participações durante todo o ano.

Segundo a professora Fabiana Fachinetto, vice-reitora de Graduação, “é muito importante perceber que os professores estão se mobilizando para inovar na sala de aula, e as diferentes análises feitas nos planos de ensino nos permitem afirmar isso.” Ela fundamenta sua posição considerando as demandas do mundo contemporâneo. Para a professora, o uso de tecnologia; a relação teoria-prática perpassando as metodologias utilizadas pelo professor; a realização da avaliação do processo de ensino-aprendizagem que realmente permita o desenvolvimento das competências por parte do estudante; e um feedback qualificado permitindo que o estudante perceba em que aspectos precisa melhorar, são elementos fundamentais no processo de ensino atual. 

A professora Fabiana conclui afirmando que “perceber que os planos de ensino estão gradativamente trazendo esses elementos e que os mesmos são desenvolvidos na sala de aula,  demonstra que o Programa de Formação Docente tem cumprido um papel fundamental no processo de ensino na Instituição, demonstrando o diferencial da Unijuí em termos de qualidade no ensino e inovação no processo pedagógico”.


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