A Unijuí estará presente na edição deste ano da ExpoFest Ijuí. A partir desta quinta-feira, 9 de outubro, a casa da Universidade no Parque de Exposições Wanderley Burmann contará com uma vasta programação, que seguirá até o dia 19, destinada ao público visitante. As atividades acontecem tanto na Casa quanto em outros espaços da Feira.
No primeiro dia de ExpoFest, as ações iniciam a partir das 14h, na casa da Universidade. Também haverá atividades sendo promovidas no InovaFest e no Campo Rural. Já no segundo dia, 10 de outubro, a programação inclui, às 14h, uma ação do curso de Engenharia Química chamada de “Experimentando com a Engenharia Química”, e atividades com os cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo. Já no InovaFest, as atividades se concentram com a proposta de Criatividade e Inovação.
No dia 11 de outubro, haverá distribuição do livro gratuito “De Tweet em Tweet se faz um livro” e intervenções artísticas da Cia Cadagy. No dia 12, a Cia Cadagy também estará presente e haverá a atividade “Você se conecta com a nossa história – Jogos Educativos e Realidade Virtual", promovido pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp).
Na segunda-feira, 13 de outubro, à tarde, o curso de Estética e Cosmética estará realizando ações com os visitantes da Feira. Além disso, no período da noite, o Coral Unijuí fará uma apresentação no Palco Mundo. No dia 14, a partir das 14h, o curso de Engenharia Civil fará a atividade “Conhecendo as estrutura”. No mesmo horário, o curso de Fisioterapia estará fazendo a ação “Terapia de Liberação Miofascial e orientações posturais". A partir das 15h, o curso de Enfermagem estará realizando a verificação de pressão arterial e HGT, demonstração de massagem cardíaca e manobra de desengasgo.
No dia 15, a programação segue com o curso de Farmácia, com a atividade “Auriculoterapia e serviços farmacêuticos”. Também será feito uma série de comemorações especial em referência ao Dia do Professor, conduzido pelos cursos de Licenciatura. Às 19h, o Coral Unijuí participa do Ueti Celebra a Paz, na Praça das Nações, e a EFA fará o Lançamento da campanha de matrículas 2026.
Já o dia 16 terá em sua programação a realização de uma oficina de cup cakes, ministrada pelo curso de Nutrição. O curso de Matemática fará uma atividade interativa com jogos de Matemática, a partir das 18h. Às 19h a Editora Unijuí fará um lançamento coletivo de obras. Neste dia, o Centro de Saúde Animal Unijuí também estará fazendo divulgação de serviços à Comunidade.
No dia 17, o curso de Biomedicina estará fazendo testes de glicemia. O projeto de extensão Energia Amiga vai lançar o livro “Água e Energia Elétrica: Teoria e Prática sobre o Uso Eficiente", uma parceria entre Energia Amiga e a Mútua RS. Já o projeto de extensão Traças Digitais fará a atividade “Do Egito à Roma Antiga”. E o Unilab estará na Casa da Unijuí na divulgação de serviços à comunidade.
No sábado, dia 18, a programação na Casa da Unijuí inclui a ação “mostra sobre animais peçonhentos”, promovida pelo curso de Ciências Biológicas. Também terá uma ação envolvendo o robô NAO, conduzida pelo Espaço Mais Inovação. O curso de Medicina, em parceria com a Dimagem, vai participar da Caminhada das Vitoriosas, com saída da Casa de Inclusão Social (ex-casa dos gaúchos) e Chegada na casa Letos.
No dia 18 também haverá apresentação do Coral Unijuí na casa da Universidade, e o curso de Direito fará uma comemoração dos 40 anos de criação do Curso. No dia 19, as ações encerram com programações interativas na Casa.

Nesta segunda-feira, 6 de outubro, gestores e equipes das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Recursos Humanos da Fockink, em Panambi, receberam representantes da Unijuí para um encontro voltado à prospecção de projetos e identificação de demandas da empresa que possam ser atendidas pela Universidade por meio do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços especializados.
A reunião teve como foco o estreitamento das relações entre universidade e indústria, fortalecendo a cooperação em temas estratégicos para a inovação tecnológica e a formação de talentos. Durante o encontro, foram apresentadas possibilidades de integração entre as áreas das Engenharias, Modelagem Matemática e Computacional e Agronomia, com potencial para o desenvolvimento conjunto de soluções voltadas ao setor agroindustrial — área na qual a Fockink oferece ampla infraestrutura eletromecânica em todas as fases da produção e reconhecida atuação nacional.
Além das parcerias voltadas à inovação tecnológica, também foram discutidas ações de formação e capacitação continuada, que podem ser desenvolvidas de forma conjunta, atendendo tanto às necessidades da empresa quanto à atualização profissional de estudantes e egressos da Unijuí.
O encontro ocorre em um momento de fortalecimento da relação entre a Fockink e a Universidade, que recentemente recebeu da empresa a doação de um pivô central de irrigação, instalado na Escola Fazenda da Unijuí. O equipamento será inaugurado nos próximos dias e, além de atender à produção experimental, servirá como plataforma de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao desempenho, manutenção e automação de sistemas de irrigação.
Entre as pautas abordadas, destacou-se ainda o interesse mútuo em estimular a formação de jovens talentos para a indústria, com iniciativas que aproximem estudantes do ensino médio das Engenharias e das Ciências Exatas, promovendo a aprendizagem prática e o despertar para carreiras tecnológicas.
O diálogo entre Fockink e Unijuí reforça o compromisso das duas instituições com o desenvolvimento regional sustentável, baseado na integração entre conhecimento científico, inovação e demandas reais do setor produtivo.


Os cursos de Jornalismo e Publicidade receberam o egresso de Jornalismo, Mateus Tamiozzo, para uma conversa sobre assessoria de comunicação e transição de carreira, no dia 25 de setembro. O encontro faz parte das ações de celebração dos 30 anos dos cursos.
Mateus, possui mais de 10 anos de experiência na área de comunicação organizacional, tendo atuado em grandes companhias aéreas, como a Azul, Air France, KLM e Embraer. Atualmente, trabalha no portal de turismo e aviação “Melhores Destinos”, onde atua diretamente como jornalista.
Ao longo da conversa, ele compartilhou com os estudantes suas experiências e alguns cases, em que colaborou no gerenciamento de crise. Também deixou algumas dicas para os estudantes que possuem interesse na área da assessoria de comunicação: Manter um bom relacionamento com a imprensa e estar atento aos acontecimentos da empresa.
A coordenadora dos cursos, Nilse Maldaner, destacou a relevância da atividade para a formação acadêmica: “Além do conhecimento, essas interações têm permitido que os estudantes se inspirem nas trajetórias dos profissionais convidados e ampliem sua rede de contatos, fazendo networking para se inserir ou mesmo avançar no mercado de trabalho”, afirmou.
Ela ainda reforçou a satisfação em proporcionar esses encontros e interações entre estudantes e egressos: “Ficamos muito felizes em podermos oferecer essas oportunidades.” concluí.
As comemorações dos 30 anos dos cursos de Comunicação da Unijuí seguem ao longo do semestre, com diferentes atividades envolvendo egressos, professores e estudantes, fortalecendo a integração entre universidade e comunidade.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.

Uma proposta formativa com mais flexibilidade para estudar, centrado na prática, na integração com as escolas e no compromisso com a excelência acadêmica
Os currículos dos cursos de Licenciatura da Unijuí mantêm um forte vínculo com a realidade escolar. Desde o primeiro semestre, os futuros professores vivenciam a prática docente, atuando em sala de aula, no ambiente escolar e no contato direto com os estudantes, sempre buscando unir o potencial de atividades presenciais e a distância, acompanhando as orientações do Ministério da Educação (MEC) para manter propostas qualificadas e comprometidas com uma formação de professores.
A oferta das disciplinas combina o melhor do presencial com momentos mediados por tecnologia, garantindo interação direta com os professores e, ao mesmo tempo, flexibilidade para estudar. Essa proposta valoriza o hibridismo e o potencial tecnológico como aliados na ampliação das formas de aprender e produzir conhecimento. É esse diferencial que agora se concretiza nos cursos semipresenciais da Unijuí, uma grande novidade deste vestibular.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, destaca que essa proposta garante que os estudantes tenham experiências reais e significativas em sua formação. “Os novos currículos das Licenciaturas da Unijuí reafirmam o compromisso histórico da nossa Universidade com a formação de professores. Temos a convicção de que a prática docente precisa ser vivida desde o início do curso, em diálogo direto com a realidade escolar.”
Ao assumir o hibridismo como um diferencial, são garantidas a qualidade, interação e flexibilidade, alinhadas às orientações do MEC e às necessidades das novas gerações. Essa é uma grande conquista que fortalece ainda mais a relevância social da Unijuí e o papel transformador da docência.
Mais interação, flexibilidade e vivência acadêmica com o semipresencial da Unijuí
Agora, quem antes buscava o formato a distância, encontra na Unijuí uma novidade: a possibilidade de ter mais interação com professores e colegas, vivenciando todos os diferenciais de estar em uma universidade nota máxima no MEC, com seus espaços acadêmicos, de lazer e de cultura, sem abrir mão da flexibilidade.
Da mesma forma, quem prefere a presencialidade ganha ainda mais: vivências práticas intensas, vínculos sociais enriquecedores e flexibilidade de agenda, graças às atividades mediadas por tecnologia, que facilitam a organização da rotina de quem concilia estudo, trabalho e vida pessoal.
No novo currículo, os estudantes participam de duas a três noites semanais de atividades presenciais na Universidade, em contato direto com professores, mestres e doutores da Unijuí, e com colegas, aproveitando toda a infraestrutura que só uma universidade completa pode oferecer: Museu Antropológico Diretor Pestana, Laboratório de Práticas Pedagógicas, Laboratório de Línguas, Espaço Mais Inovação, Biblioteca Mário Osório Marques, além da brinquedoteca e biblioteca infantil da Escola EFA.
Essa convivência contínua proporciona não apenas aprendizado, mas também a construção de um olhar mais sensível, crítico e maduro sobre os desafios da educação básica, essencial para o desenvolvimento profissional. Na Unijuí, teoria e prática caminham juntas, com integração constante entre universidade e escola, garantindo uma formação sólida e transformadora.
Os cursos seguem a nova legislação para a formação de professores, com 50% de atividades presenciais e atividades mediadas por tecnologias, organizadas em três formatos:
Síncronas: atividades em tempo real, com interação direta entre professores e estudantes (ex.: aulas ao vivo pelo Google Meet).
Síncronas mediadas: encontros on-line ao vivo com participação ativa e registro de presença, conduzidos pelo professor.
Assíncronas: conteúdos que você acessa no seu tempo, como videoaulas, leituras, fóruns, quizzes e atividades no AVA.
Essa é a nova Unijuí para os cursos de Licenciatura: qualidade acadêmica, inovação tecnológica, flexibilidade e experiências reais desde o início.
Experiência que transforma: estágio, pesquisa e intercâmbio
As atividades presenciais têm foco na prática e nas relações com a comunidade e o ambiente profissional, como as escolas da região, nas quais os estudantes encontram convênios para a realização de estágios curriculares, projetos integradores e atividades de pesquisa e extensão. Nas escolas também desenvolvem atividades do Programa de Iniciação à Docência PIBID, que possibilita bolsas de estudo de R$ 700,00 aos licenciados.
Na Unijuí, ser professor é também ter acesso a um ecossistema de oportunidades acadêmicas e científicas:
Na Unijuí, estudar é possível para todos.
Além de opções diferenciadas de pagamento, a Universidade oferece bolsas, financiamentos e descontos, que garantem mais flexibilidade e oportunidades:
Ficou interessado? As inscrições para o Vestibular de Verão da Unijuí já estão abertas e podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular. Matrículas a partir de 06 de outubro.

No dia 18 de setembro, empresas participantes do Ciclo 4 do Programa Startup Lab participaram do workshop on-line “Inovação em Ação: Inovação Aberta, Desafios e Perspectivas”. O workshop integra o projeto Ecossistema Corporativo de Inovação Aberta – Fase II, Região Noroeste e Missões, sendo organizado por Maria Odete Palharini, coordenadora do programa, e Juliana Capssa Sausen, gestora de Inovação e Tecnologia do Startup Lab.
O evento teve início com a apresentação sobre inovação aberta, ministrada por Diego Gazaro, orientador no Programa ALI Ecossistemas do Sebrae e diretor-executivo do Instituto Aliança Empresarial. Na sequência, Juliana Capssa Sausen reforçou o propósito e as etapas do programa, apresentando a metodologia de mapeamento de desafios, que orienta as empresas na formulação de suas demandas de inovação.
Entre as empresas participantes do Ciclo 4 estão: Alibem Alimentos, Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Dubai Alimentos, Hospital Bom Pastor Ijuí, Hospital de Clínicas Ijuí, Imasa, Império Móveis & Casa das Pedras, Lojas Fricke, Novatech Agro, Primu’s e Schweds Bier.
Nos próximos dias, os desafios e as inscrições para as startups solucionadoras serão divulgados no link https://www.impulsaijui.com.br/startup-lab, assim como nas redes sociais da Criatec, Unijuí, Impulsa Ijuí e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. “O Startup Lab é uma oportunidade para conectar empresas e startups, transformar desafios em soluções inovadoras e fortalecer o ecossistema de inovação da nossa região”, destaca Juliana Capssa Sausen.

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) deu início ao processo de elaboração do seu novo Plano Museológico. O documento orientará as ações da instituição na próxima década. Mais do que uma exigência legal prevista pelo Estatuto de Museus (Lei 11.904/2009), o plano é o principal instrumento de planejamento e gestão de um museu, e define prioridades, metas e estratégias em curto, médio e longo prazo.
Agora, uma nova etapa fundamental está em andamento: a consulta pública, a qual é aberta à comunidade. O objetivo é ouvir a sociedade e colher contribuições que ajudem a atualizar as políticas institucionais, reavaliar programas existentes, identificar lacunas e propor novas diretrizes.
A participação da comunidade é essencial para que o Madp continue sendo um espaço de relevância social, conectado ao território e às transformações contemporâneas.
Conforme a museóloga do Madp, Karen Barros, a construção do Plano Museológico busca planejar os próximos 10 anos do Museu. “É uma construção para pensarmos de fato o que é importante para este momento, reunindo projetos e diretrizes para esses próximos anos. Ao todo, definimos 12 programas museológicos e a partir deles vamos seguir com o projeto. O Plano é um documento obrigatório, por isso resolvemos fazer uma consulta à comunidade e vários grupos para ser um trabalho colaborativo”, comenta.
A consulta pública está disponível no link forms.gle/SZiiH7XJCvzBVAUe6.

A Unijuí divulgou, nesta semana, o resultado do edital VRPGPE nº 12/2025, destinado ao ingresso de estudantes estrangeiros nos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. O edital, que oferta bolsas de gratuidade, integra as políticas de internacionalização apoiadas pela Capes, tem o objetivo estratégico de ampliar a inserção internacional dos Programas de Pós-Graduação, fortalecendo redes de cooperação acadêmica e científica e promovendo a mobilidade discente e docente.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, ressalta que o edital representa um caminho para o ingresso de estudantes estrangeiros na pós-graduação brasileira. Segundo ele, a iniciativa reforça a relação construída ao longo dos anos com diversos países, ampliando a interação entre estudantes, professores, pesquisadores e Programas de Pós-Graduação (PPGs).
“A internacionalização é fundamental porque possibilita pesquisas e estudos sob outra perspectiva. Os estudantes trazem suas culturas e ideias de diferentes países e, aqui, podem realizar estudos comparados ou compreender a realidade a partir de novas dimensões”
A partir da aprovação, os candidatos selecionados vão para a próxima etapa, que se destina à obtenção do visto de estudos junto às embaixadas brasileiras nos países de origem, antes de virem ao Brasil.
Na Unijuí, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) deu suporte ao processo seletivo e irá auxiliar os estudantes selecionados nas diferentes fases do processo. Com a chegada desses novos estudantes, a Universidade reafirma o compromisso institucional com a internacionalização, e conta com o apoio de toda a comunidade acadêmica para garantir processos de acolhida, integração cultural e suporte à trajetória acadêmica dos estrangeiros, fortalecendo os laços de cooperação e promovendo um ambiente cada vez mais plural e globalizado.
Atualmente, a internacionalização é considerada fundamental para a qualificação da pesquisa no país, para o intercâmbio cultural e científico e para a visibilidade internacional da produção acadêmica brasileira.
Confira a lista de candidatos estrangeiros aprovados por cada PPG:
◦ Doutorado: Domingos João Pedro Bernardo, da Angola
◦ Mestrado: Jerusa Paula Kativa Francisco, da Angola
◦ Doutorado: Lissette Elena Bedoya Velasco, do Equador
◦ Doutorado: Adéyemi Maafouz Alabi, do Benim
◦ Doutorado: Esmilce Celeste Gonzalez Vigo, do Paraguai
◦ Mestrado: Saliou Diop, do Senegal
◦ Mestrado: Aissatou Diouf, do Senegal
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu, nesta semana, de forma oficial a placa interativa do Guia de Ijuí: o município na palma da sua mão. O material, lançado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (SMCET), tem o objetivo de ampliar os canais de acesso às informações sobre a história, a cultura e a identidade do município de Ijuí.
A entrega foi realizada pelo turismólogo Vanilson Silveira, da SMCET, à diretora do Museu, Iselda Sausen Feil. A placa já está fixada no espaço e permite que visitantes e a comunidade interajam com o conteúdo de forma rápida e acessível, conectando o público ao material digital do Guia.
A iniciativa reforça o compromisso do Madp em oferecer novas formas de interação e aproximação com o público, valorizando a memória local e fortalecendo o turismo cultural. Além de preservar e difundir o patrimônio histórico, o Museu passa a integrar o conjunto de pontos de acesso ao Guia de Ijuí, tornando-se uma referência ainda mais conectada às experiências de moradores e visitantes.
O Guia reúne informações sobre a diversidade cultural, personalidades históricas, símbolos, eventos e espaços de destaque da Capital Nacional das Etnias, sendo um convite ao conhecimento e ao pertencimento.
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A Unijuí deu início, nesta quarta-feira, 1º de outubro, a uma formação com professores da Graduação e da Pós-Graduação, voltada à Inteligência Artificial. Cerca de 60 docentes estão sendo apresentados às novas ferramentas e como utilizar a IA e estratégias para serem usadas dentro da sala de aula. A formação segue nesta quinta-feira, 2.
A oficina “Conexão IA na Prática”, é ministrada pela professora Denise da Vinha, que desde 2017 busca levar a sua experiência para aprofundar e difundir o uso de metodologias inovativas. “Essa oficina busca mostrar como entender e como lidar com as inteligências artificiais. Penso que quem tem experiência como docente está muito à frente, se estiver disposto a se abrir e interagir com a IA para ampliar suas práticas docentes”, comenta,
Presente na abertura da oficina, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, destaca a necessidade de todos os professores, tanto da graduação quanto da pós-graduação se adaptarem, conhecerem e utilizarem melhor as inteligências artificiais.
“Temos uma preocupação com o ensino, por isso promovemos essa formação geral e, a partir dela, criar diretrizes institucionais que possam nos guiar de agora em diante no que se refere ao uso das IA. Sabemos do grande impacto que elas geram e como elas vêm para facilitar, por isso temos que saber lidar de maneira ética e da melhor maneira, para regulamentar e surfar neste momento”, ressalta o professor.

Um trabalho realizado por acadêmicas do curso de Medicina da Unijuí teve destaque na 17ª edição do Congresso Brasileiro de Adolescência, realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, em Porto Alegre.
O trabalho, intitulado “Doença de Stargardt em adolescente: desafios diagnósticos e manejo precoce”, recebeu a premiação de melhor tema livre da região Sul, na categoria Relato de Caso. Ele foi apresentado no Congresso pela autora, a acadêmica do 8º semestre do curso, Julia Wontroba Lemos.
A pesquisa foi conduzida, além de Julia, pelas estudantes Maria Eugênia Candaten, Maria Paula Niewinski de Moura, Laura Iasmin Lorenzatto, Mariana Wicrzbick Schneider, Bárbara Aniely Hübner, Estela De Oliveira Eidt, Letícia Altíssimo Cappellari, Vitoria Panciera Moraes e Cecilia Gabriela Rubert Possenti. O estudo teve a coautoria do professor e médico responsável, Francisco Azevedo Marquardt, e o médico oftalmologista, Alan Negretto.

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