As doutorandas Jéssica Kempfer e Sabrina Lehnen Stoll, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), e Raíssa Schorn e Luiza Poletto, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), estão cursando doutorado Sanduíche na Europa.
Jéssica está na Università degli Studi di Perugia, Itália, e segundo ela, participar do doutorado sanduíche tem sido uma oportunidade transformadora para a sua vida acadêmica e pessoal. “Durante esses meses, tive a chance de aprofundar minhas pesquisas, dialogar com professores e colegas de diversas partes do mundo, o que ampliou significativamente minha visão sobre questões globais e interdisciplinares”, comenta.
Ela complementa que além do ambiente acadêmico, viver em uma cidade rica em história e cultura como Perugia proporcionou experiências únicas. “A convivência com diferentes culturas me ajudou a crescer como profissional e cidadã global, desenvolvendo uma maior adaptabilidade e resiliência. Também houve momentos de desafios, que só fortaleceram meu senso de propósito. Por fim, essa experiência internacional reforçou o compromisso em compartilhar conhecimentos e contribuir com a internacionalização da nossa Universidade”, destaca.
Na Itália, também esteve Sabrina, que fez o seu doutorado sanduíche na Universidade do Salento, em Lecce. Conforme ela, os seis meses de curso foram imersos na pesquisa sobre emergência climática e direito comparado, onde vivenciou uma rotina acadêmica intensa e enriquecedora. “Tive a oportunidade de trabalhar de perto com professores renomados, como Michele Carducci, cujas reflexões em direito constitucional comparado e climático desafiaram e aprofundaram meu entendimento do tema. Além disso, os debates em seminários internacionais e as orientações recebidas expandiram significativamente a qualidade da minha pesquisa”, ressalta.
A estudante também detalha que, a imersão na cultura e na língua italiana – desde a convivência diária no campus até a exploração das ruas históricas de Lecce – proporcionou não apenas um aprimoramento linguístico rápido, mas também uma compreensão mais sutil de como contextos culturais distintos influenciam abordagens jurídicas sobre a crise climática.
“Esse período na Itália consolidou minha confiança como pesquisador global, aprimorou minha perspectiva comparativa no Direito e deixou uma marca indelével na minha trajetória, evidenciando o valor de se abrir ao mundo para compreender plenamente um tema tão urgente quanto as mudanças climáticas”, complementa.
Já Raíssa Schorn, que cursa o doutorado sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, ressalta que o intercâmbio tem sido uma experiência única. “Estudar em outro país com o apoio de uma bolsa de estudos me proporcionou a oportunidade, não apenas de aprofundar minha pesquisa, mas vivenciar uma imersão cultural e acadêmica completa. Tenho tido a chance de conhecer novos lugares, interagir com pessoas de diferentes origens e entender como funcionam os sistemas e culturas locais.”
De acordo com a doutoranda, a sua pesquisa reflete a vivência internacional, o que possibilita análises mais amplas e adaptadas às realidades globais. “Esse período tem sido essencial para meu crescimento enquanto pesquisadora e cidadã, e certamente levará a resultados inovadores e significativos."
Luiza, que também está fazendo o seu doutorado sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, destaca que o intercâmbio tem sido uma jornada de aprendizado e transformação. “Vivenciar o dia a dia em Vila Real, dialogar com os atores locais, imergir nas diferentes culturas e conhecer outras cidades do país ampliaram significativamente minha compreensão sobre inovação e desenvolvimento. Mais do que um aprofundamento teórico, essa vivência prática me mostrou que o conhecimento se constrói e se fortalece na escuta, na convivência diária e nas experiências concretas compartilhadas com as pessoas”, comenta.
Mais do que oportunizar que o estudante vivencie outra cultura, o Programa de Doutorado Sanduíche visa ampliar a colaboração com cientistas do exterior, além de expandir a visibilidade da produção científica brasileira e fortalecer os programas de pós-graduação do País. Mais informações podem ser obtidas com o ERI, pelo telefone (55) 3332-0329, e-mail: eri@unijui.edu.br, ou no site do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.
Na última semana, um importante encontro entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) consolidou a parceria entre as instituições para o fortalecimento de ações educativas e culturais. Estiveram presentes o secretário de Educação, Cláudio Souza; a diretora do Museu, Iselda Sausen Feil; a coordenadora pedagógica da SMED, Denise Siekierski; e o assistente do Museu, Fabrício de Souza.
Durante a reunião, foram discutidas diversas possibilidades de colaboração, reforçando o compromisso de um trabalho integrado entre Museu, Escola e Comunidade. A parceria visa não apenas ampliar o acesso dos estudantes ao patrimônio cultural preservado pelo Museu, mas também fortalecer a formação pedagógica e o desenvolvimento de projetos conjuntos.
A diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, destacou a relevância desse diálogo. "Temos a certeza de que este encontro entre o Museu e a Smed foi muito significativo — pedagógica, educacional e culturalmente. É fundamental que o Museu esteja presente nas escolas e instituições, pois percebemos o quanto outras entidades podem se beneficiar com o que temos a oferecer”, destacou, reforçando que o dia foi de planejamento, garantindo que cada parte seja protagonista desse processo e que mais pessoas possam ser favorecidas.
“Planejar é o segredo para o sucesso, pois, sem planejamento, corremos o risco de não alcançar os objetivos e de que nem todos assumam suas responsabilidades. Este encontro mostrou que ambas as instituições acreditam que educação e cultura promovem desenvolvimento, e sem esses pilares não há como pensar em um futuro humanizado”.
A partir deste encontro, as primeiras ações conjuntas começam a ser efetivadas, reforçando o papel do Museu como espaço educativo.
No dia 12 de março, a Unijuí recebeu a visita de representantes do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Hidrogênio Verde, vinculado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A comitiva foi composta por Felipe Ostermayer, diretor do programa; Ivana Flores, assessora técnica; e Vinícius Gazoni, analista de dados. O objetivo da visita foi conhecer os projetos em desenvolvimento pela Universidade, pelo poder público e pelas empresas locais, voltados à transição energética.
Durante a reunião, que contou com a presença de representantes dos setores acadêmico, público e empresarial, Felipe Ostermayer demonstrou entusiasmo com o grau de desenvolvimento dos projetos na região. Segundo ele, “a iniciativa e o comprometimento das instituições locais demonstram um avanço significativo rumo a uma economia mais sustentável”.
A visita teve como foco principal conhecer de perto as ações e iniciativas implementadas na região Noroeste e Missões, com o objetivo de acelerar o processo de transição energética. O encontro reforça a importância da colaboração entre governo, academia e setor produtivo para promover um desenvolvimento sustentável e fortalecer a nova dinâmica da economia do Estado.
Com essa aproximação, espera-se a ampliação de parcerias estratégicas e a implementação de novos projetos que impulsionem o desenvolvimento de soluções inovadoras para a matriz energética do Rio Grande do Sul.
Estudantes dos cursos de Pedagogia, Matemática, Letras e História da Unijuí participarão, nesta terça-feira, 25 de março, da aula inaugural dos cursos de licenciatura. A atividade terá início às 19h30, junto ao Centro de Eventos da Universidade.
Para debater o tema “Entre a conexão e a distração: a restrição do uso de celulares nas escolas e possíveis implicações para a formação docente”, foram convidados os professores doutores Fabiana Kurtz e José Pedro Boufleuer. A mediação estará a cargo do professor Josei Fernandes Pereira.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, integra a nova diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung. Ele será o tesoureiro da gestão reeleita nesta sexta-feira, 21 de março, em Porto Alegre, enquanto que o presidente será o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn, reeleito por unanimidade, o qual ficará por dois anos no mandato.
Para o presidente, o objetivo da gestão é dar sequência ao trabalho desenvolvido por todos os reitores que historicamente pleitearam muitas das conquistas do ensino superior gaúcho, estando cada vez mais presente na agenda do Governo do Estado, trabalhando ativamente na proposição de políticas públicas de bolsas e de financiamentos.
"Buscamos contribuir ativamente para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado, pois as Universidades do Comung estão presentes em todas as regiões e desempenham um papel fundamental no progresso do Rio Grande do Sul por meio da educação, da pesquisa, da extensão e da prestação de serviços. Queremos continuar avançando na implantação definitiva do Marco Regulatório das Comunitárias e o cumprimento da Lei das Comunitárias, entre outras ações em benefício dos estudantes do ensino superior gaúcho."
Com atuação desde o ano de 1996, o Comung é formado por 14 Instituições Comunitárias de Ensino Superior, compondo uma rede que tem como objetivo prestar serviços de interesses específicos à educação e à saúde. Com 29 anos de atuação, o consórcio já obteve conquistas significativas em diversas áreas.
Na gestão de Rafael Henn, destaca-se a parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e a criação do programa Professor do Amanhã, que destina bolsas de estudos e ajuda de custo a estudantes gaúchos nos cursos de licenciatura; a criação da Rede Butiá para distribuição de internet de alta tecnologia no Estado; a parceria com a Casa dos Raros, para ampliar o tema das doenças raras; a criação da Plataforma ON de Inovação; diversas ações e movimentos em Brasília para a aprovação do Marco Regulatório das Universidades Comunitárias; movimentos em benefício dos estudantes gaúchos junto ao Ministério da Reconstrução na maior catástrofe climática, as enchentes no Rio Grande do Sul; entre outros movimentos e ações importantes.
As instituições comunitárias são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. A Comung atua fortemente nas seguintes linhas estratégicas: Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia; Sustentabilidade; Programa de Bolsas de Estudos; Parceria na Formação de Professores.
As instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias são: Unisc, UFN, Feevale, PUCRS, UCS, Unicruz, Unijuí, La Salle, Unisinos, Univates, UCPel, UPF, Urcamp e URI.
Conheça a nova Diretoria:
Presidente: Reitor Rafael Frederico Henn – Unisc
1ª Vice-Presidente: Reitora Bernadete Maria Dalmolin – UPF
2º Vice-Presidente: Reitor Gelson Leonardo Rech – UCS
Secretário: Reitor Pe. Sérgio Eduardo Mariucci – Unisinos
Tesoureiro: Reitor Dieter Rugard Siedenberg – Unijuí
Conselho fiscal:
Presidente: Reitor Arnaldo Nogaro - URI
Vice-presidente: Reitora Evania Schneider - Univates
O primeiro semestre de 2025 começa com uma importante parceria entre o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e a Unijuí, por meio dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo. Estudantes destas áreas estão desenvolvendo projetos voltados à sinalização e à acessibilidade no espaço museológico, aplicando seus conhecimentos em um ambiente real e contribuindo para a qualificação do Museu.
A disciplina de Projeto de Sinalização, ministrada pela professora Simone Lehnhart Vargas, tem como objetivo mapear e propor melhorias na sinalização interna e externa do Museu, garantindo uma comunicação mais eficiente e acessível para todos os visitantes. Já a disciplina de Projeto de Arquitetura Preservacionista, conduzida pelo professor Matheus Cargnelutti, busca identificar pontos de intervenção que contemplem tanto a acessibilidade física nos espaços estruturais quanto a acessibilidade comunicacional e sensorial, ampliando a inclusão de diferentes públicos.
Essa ação integrada proporciona aos estudantes uma vivência prática em um espaço diferenciado, ao mesmo tempo em que auxilia o Museu a solucionar fragilidades apontadas em seu planejamento para 2025.
O Museu segue comprometido com a integração entre as mantidas da Unijuí, fortalecendo a relação com a comunidade acadêmica e abrindo espaço para reflexões sobre acessibilidade, inclusão e experiência do visitante em instituições culturais.
Potencializar as ações e a estrutura da Unijuí, bem como possibilitar uma ferramenta que contribua para a solução de demandas da sociedade. É com este intuito que a Universidade, em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), apresentou a Plataforma ON. O evento ocorreu no Espaço + Inovação e reuniu empresários, secretários do município de Ijuí e outras representatividades.
A Plataforma ON é um sistema que reúne todas as informações para aproximar a sociedade das inovações tecnológicas geradas pelas Instituições. De forma ágil e rápida, a ferramenta conecta as demandas dos interessados, que podem ser empresas, governos municipais, entre outros, às soluções que são produzidas no ambiente acadêmico.
Conforme o coordenador do Núcleo de Logística da Universidade, João Lucas Pereira dos Santos, a ideia é evidenciar o que já se produz no âmbito da Unijuí, apresentar demandas e centralizar as que a comunidade busca. “É um canal de porta de entrada, que vai garantir que a demanda que vem para a Universidade, seja levada ao ambiente acadêmico, o qual irá processar e entregar com qualidade e responsabilidade para o mercado”, destaca.
João também afirma que a Plataforma ON é um grande portfólio, no qual a Unijuí e outras universidades comunitárias vão se conectar para resolver os problemas. “Ela será, também, uma ferramenta de integração do setor produtivo público, da comunidade e nós como universidade seremos a locomotiva para impulsionar isso a acontecer”, completa.
Reitor da Unijuí, o professor Dieter Rugard Siedenberg, comenta que a ferramenta é um grande avanço para atender a todas as demandas da sociedade e da região. “Precisamos, sim, estarmos atualizados pois sabemos que há muitas demandas a serem atendidas na comunidade. Com a Plataforma vamos conseguir agilizar os processos, não somente na Unijuí, mas em todas as instituições para, assim, mostrar a nossa importância de uma forma que nunca foi feita. Esperamos que a sociedade faça bom uso”, ressalta.
Além da apresentação da Plataforma ON, o evento também contou com uma fala do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, que abordou o tema “Tecnologia e Inovação: Unijuí conectada com a Plataforma ON”. Conforme o docente, com essa ferramenta, será possível estabelecer conexões entre entre os quatro atores do ecossistema de inovação, que são o governo, empresas, universidade e sociedade.
“A Plataforma ON passa a ser um espaço de conexão que temos para encontrar todos os atores. As demandas existem e não chegam na Universidade e quando falamos de inovação, falamos de abertura, por isso não podemos ter medo. Temos que estabelecer as conexões para crescer conjuntamente”, relata.
Após a apresentação, o público presente pôde conhecer a tecnologia da Universidade existente no Espaço + Inovação, como o robô NAO e a realidade aumentada. A Plataforma ON está disponível para a comunidade pelo endereço comunitarias.org.br/redirecionar, onde será possível cadastrar demandas, verificar os serviços oferecidos por todas as universidades comunitárias gaúchas e também de Santa Catarina, e buscar soluções já existentes no ambiente acadêmico.
A Unijuí promoveu, nesta quinta-feira, 20 de março, a entrega de equipamentos ao município de Ijuí, como contrapartida à implantação do curso de Medicina. O repasse dos itens, que fazem parte da última etapa da contrapartida, foi feito no Almoxarifado da Universidade.
A entrega contou com a presença do gerente da Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços, Dionei Fábio Buske, o coordenador do Núcleo de Logística da Universidade, João Lucas Pereira da Silva, a chefe do Núcleo de Serviços Administrativos da Secretaria Municipal de Saúde, Elizangela Saggioratto Lucchese, e da assessora administrativa da Secretaria, Leris Regina Do Amaral Antonini.
Entre os equipamentos entregues nesta etapa estão três camas hospitalares com grades laterais, um Cardioversor Cardiomax, 11 eletrocardiógrafo Edan Modelo SE-1200, 10 poltronas ambulatoriais e cinco macas com manivela e grades. Ao todo, foram entregues R$187.743,00 em equipamentos que vão qualificar a rede pública de saúde municipal. Desde o início das contrapartidas, foram acumulados mais de R$ 4,8 milhões em contrapartidas.
Nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de março, o Município de Ijuí recebeu, a convite da Unijuí, dois representantes do Itaipu Parquetec: Cláudio Batista, analista de Negócios, e Tales Jah, gerente do Centro de Gestão Energética. Durante a visita à cidade e, especialmente, à Universidade, os convidados discutiram soluções inovadoras para Ijuí, focadas em eficiência energética, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico, alinhando o município ao conceito de Cidade Inteligente e ampliando as possibilidades de parcerias para a realização de projetos conjuntos.
“O principal objetivo da visita é estreitar ainda mais os laços com o Itaipu Parquetec, com foco em projetos colaborativos, especialmente voltados à inovação. Nesse sentido, a Universidade se apresenta como uma grande articuladora, organizando empresas, governo e diversos atores do município, para que possamos evoluir e desenvolver novas soluções”, afirmou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.
A programação teve início na terça-feira, com uma recepção na Prefeitura de Ijuí. O encontro contou com a presença do prefeito Andrei Cossetin, secretários municipais, lideranças do setor energético e membros do Conselho Municipal de Inovação. Durante a reunião, o vice-reitor Daniel Knebel Baggio e o professor Paulo Sausen, pesquisador do Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí, apresentaram o projeto do Smart Campus, que visa transformar o campus da Unijuí em Ijuí em um grande laboratório a céu aberto, para demonstração e desenvolvimento de novas soluções energéticas, com ênfase em energias renováveis. No período da manhã, os representantes do Itaipu Parquetec visitaram a Usina Velha para conhecer o potencial energético local.
À tarde, a comitiva seguiu para a Universidade, onde conheceram o Espaço Mais Inovação e os resultados do Projeto Cidades Inteligentes, que incluiu demonstrações das tecnologias e pesquisas em andamento na área de eficiência energética. Também visitaram a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, que apoia startups de base tecnológica. A visita à Escola Fazenda Unijuí (IRDeR) encerrou as atividades do primeiro dia.
Na quarta-feira, o cronograma incluiu visitas a empresas locais do setor energético. Pela manhã, os representantes conheceram a Hidroenergia, fabricante de turbinas e geradores, e a Três Tentos, produtora de biodiesel. Após o almoço, a comitiva seguiu para a Ceriluz, que conduziu a visita à PCH RS-155, localizada na comunidade de Santana, Ijuí. As visitas técnicas foram concluídas na Balmer, empresa especializada na fabricação de equipamentos e acessórios para soldagem, corte e automação.
Em entrevista à Rádio Unijuí FM, Tales Jah, gerente do Centro de Gestão Energética, destacou o papel do Itaipu Parquetec na transição energética, um processo que o grupo busca divulgar e promover em todo o Brasil. “O Brasil já é um país renovável. Então, por que não torná-lo ainda mais eficiente? É isso que buscamos. E um dos nossos principais pilares é a parceria, onde podemos não apenas desenvolver soluções, criar produtos, mas também implementá-los, algo que Ijuí demonstrou ter potencial”, afirmou.
Cláudio Batista, que é analista de Negócios, reforçou a fala do colega, destacando que a parceria, manifestada no município por meio de empresas, governo e Universidade, é importante e facilita o processo de inovação e de novas tecnologias. “Em parceria com Ijuí e com a Unijuí, podemos identificar bons projetos e buscar recursos para a sua viabilização”, finalizou.
A Unijuí está com inscrições abertas para o curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. O curso é destinado a profissionais graduados nos cursos da área da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Agronomia, e tem o objetivo de especializar os profissionais para atuarem nos campos da prevenção de acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais, além da integridade do meio ambiente, com foco em contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de março, por meio do site da Educação Continuada, e o curso inicia no dia 14 de abril. A formação busca, ainda, oportunizar aos profissionais das diversas modalidades da engenharia e da arquitetura, condições de melhorar seu desempenho frente às atividades técnico-profissionais.
Também vai aprofundar e adaptar o estudo da engenharia de segurança do trabalho às necessidades regionais; estimular a produção científica na atividade prevencionista, através da realização de diagnósticos das condições de trabalho nas indústrias da região; e promover a troca de conhecimentos e experiências sobre segurança ocupacional entre os participantes.
Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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