
Já está aberto o período para a Avaliação Institucional 2025/2 na Unijuí. Até o dia 20 de novembro, estudantes das modalidades presencial e a distância têm a oportunidade de avaliar os seus cursos e a própria Universidade, contribuindo diretamente para o fortalecimento da qualidade acadêmica. Cada participante receberá 1 hora complementar pela realização da avaliação.
Com o objetivo de estimular ainda mais a participação dos acadêmicos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio da Vice-Reitoria de Graduação (VRG), lançou duas ações especiais: o Selo Curso Amigo da CPA e o Sorteio de Premiação.
O Selo Curso Amigo da CPA será concedido ao curso que alcançar o maior percentual de participação estudantil na avaliação das disciplinas. Além disso, os estudantes do curso mais engajado participarão de um sorteio de prêmios, que inclui uma mochila exclusiva da Unijuí e três vagas para o curso Inglês no Campus, válidas por um semestre e em nível de escolha dos contemplados.
Essas iniciativas visam fortalecer a cultura da autoavaliação institucional, reconhecer o engajamento estudantil e valorizar a participação ativa dos acadêmicos nos processos avaliativos.
Podem participar da avaliação todos os estudantes de cursos de graduação, por meio do instrumento de avaliação disponível no Portal do Estudante.
A Avaliação Institucional é um processo essencial para a gestão da Unijuí, orientando ações acadêmicas, administrativas e políticas. A Universidade entende a avaliação e a autoavaliação como estratégias contínuas de construção e aperfeiçoamento de suas práticas, em consonância com o Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que conduz a avaliação externa das Instituições de Ensino Superior no Brasil.

O curso de Educação Física da Unijuí chega ao Vestibular de Verão 2026 com uma proposta que reforça as relações entre as experiências corporais, a formação humanista e a conexão com o mundo do trabalho. Logo no ingresso, o estudante já escolhe o caminho que deseja seguir, Licenciatura ou Bacharelado, conforme os referenciais de qualidade sugeridos pelo MEC.
A nova proposta curricular fortalece as experiências corporais e vivências reais em contextos de atuação profissional, desde os primeiros semestres, aliando teoria, prática e sensibilidade. Durante os cinco primeiros semestres, os estudantes vivenciam uma imersão teórico-prática no universo da Cultura Corporal de Movimento, explorando diversas possibilidades do movimento humano, da saúde ao lazer, do alto rendimento à educação.
Profissionais preparados para promover saúde e qualidade de vida
O Bacharelado em Educação Física forma profissionais preparados para atuar em diversos contextos: academias, clubes, projetos sociais e gestão esportiva.
Com uma formação humanista, crítica e inovadora, o estudante aprende a planejar, orientar e avaliar programas voltados à saúde, ao lazer e à qualidade de vida.
O egresso é capaz de compreender e intervir na realidade social com ética e sensibilidade, assumindo uma postura criativa e propositiva diante dos desafios contemporâneos do campo da saúde e do movimento humano.
Formação docente com base científica, ética e humana
O curso de Licenciatura em Educação Física forma professores com visão crítica, sensibilidade humana e compromisso com a transformação social.
A formação valoriza o corpo como linguagem e forma de conhecimento, integrando fundamentos científicos, pedagógicos e éticos.
O futuro professor é preparado para atuar com criatividade, responsabilidade e inovação, promovendo aprendizagens significativas, inclusão e cidadania nos diferentes contextos educacionais.
Formação em dois ciclos e experiências em contextos reais de atuação profissional desde o início do curso.
A UNIJUÍ organiza a formação em dois ciclos:
Desde o início, os estudantes vivenciam experiências reais em academias, escolas, unidades de saúde e projetos sociais, aprendendo a intervir amparado em conhecimentos científicos e responsabilidade.
Infraestrutura e metodologias que transformam
A formação é apoiada por uma infraestrutura completa, que inclui academia de musculação, ginásio, quadra, pista de atletismo, campo de futebol e laboratórios de Práticas Expressivas, Anatomia, Fisiologia e Fisiologia do Exercício.
As metodologias de ensino adotadas estimulam o protagonismo do estudante, com aprendizagem ativa, pesquisa e uso de tecnologias digitais.
Estágio, pesquisa e intercâmbio: experiências que ampliam horizontes
O curso valoriza as relações com a comunidade e o ambiente profissional.
Os estudantes atuam em escolas conveniadas, participam de projetos de pesquisa e extensão, e podem integrar, por exemplo, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com bolsas de R$ 700,00 para licenciandos.
Além disso, as parcerias com instituições regionais ampliam as possibilidades de interação com o mundo do trabalho e o reconhecimento dos desafios para uma atuação profissional qualificada.
Você preparado para ensinar, cuidar e transformar
Com o curso de Educação Física da UNIJUÍ, o estudante está preparado para educar, planejar, intervir e promover saúde e qualidade de vida por meio das práticas corporais, com compromisso ético, responsabilidade social e inovação.
Na Unijuí, estudar é possível para todos.
Além de opções diferenciadas de pagamento, a Universidade oferece bolsas, financiamentos e descontos, que garantem mais flexibilidade e oportunidades:
Ficou interessado? As inscrições para o Vestibular de Verão da Unijuí já estão abertas e podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular.

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital da Unijuí promoveu, no dia 24 de outubro, o II AUD Pesquisa, o encontro foi realizado via Google Meet o VI Painel de Pesquisas em Design (VI PADES) e o VIII Painel de Pesquisas em Arquitetura e Urbanismo (VIII PARQ), consolidando-se como um importante espaço de socialização do conhecimento científico e tecnológico.
Promovido pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Tecnólogo em Design Digital da UNIJUÍ, o II AUD Pesquisa reafirma o compromisso da Universidade com a formação crítica, criativa e inovadora, contribuindo para o desenvolvimento científico e cultural da região.
O II AUD Pesquisa aconteceu em consonância com o Salão do Conhecimento, fortalecendo a valorização da pesquisa como um dos pilares essenciais do ensino superior. Mais do que a apresentação de trabalhos, o evento representa a circulação de ideias, o diálogo entre diferentes olhares e a conexão entre saberes, reafirmando o papel da Unijuí na produção de conhecimento e inovação.
Para o coordenador dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, professor Igor Soares, a edição deste evento ganha significado especial. “Este ano, celebramos os 10 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo e os 25 anos do curso de Design. São marcos importantes que nos convidam a reconhecer a trajetória construída e a homenagear professores, estudantes e profissionais que ajudaram a consolidar esses cursos.

As empresas incubadas na Criatec participaram, no dia 15 de outubro, da programação da Mercopar 2025, uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, realizada em Caxias do Sul.
A participação ocorreu por meio de uma missão organizada pelo Sebrae e contou com a presença das incubadas Mab Consultoria, Nexus SST e Utopia; da coordenadora da Criatec e do programa de inovação aberta Startup Lab na região Noroeste e Missões, Maria Odete Palharini; e da gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Startup Lab, Juliana Capssa Sausen.
A presença na Mercopar 2025 reforçou o compromisso da Criatec e do Startup Lab com o fortalecimento do ecossistema de inovação da região Noroeste e Missões, promovendo conexões, aprendizado e troca de experiências com empresas e instituições de referência no cenário nacional.
Segundo Maria Odete Palharini, “a participação na Mercopar é uma oportunidade importante para que as incubadas ampliem sua visão sobre o mercado e sobre as tendências em inovação industrial. Além disso, fortalece a integração das empresas da região com o ecossistema gaúcho de inovação, permitindo identificar possibilidades de parcerias e novos caminhos para o crescimento dos negócios.”

Na próxima quinta-feira, 30 de outubro, a Unijuí irá promover mais uma edição do Dia de Campo. A atividade, que nesta edição terá o tema “Tecnologias para Transição Agroecológica na Agricultura Familiar”, acontece no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) e conta com ampla programação.
Ao longo do dia, estudantes, produtores rurais, profissionais da área, empresários, pesquisadores e consultores poderão conhecer as novidades e o que é produzido na Escola Fazenda da Universidade. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/eventos.
O Dia de Campo é uma atividade estruturante do projeto Estratégias Tecnológicas para construção da Transição Agroecológica em Sistemas Agroalimentares da Agricultura aprovado a partir da CP AT/CT-Agro 01/2024 - Cadeias Socioprodutivas da Agricultura Familiar e Sistemas Agroalimentares.
O projeto é feito a partir da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal/CT-Agro – 01/2024 Programa MCTI de Cadeias Socioprodutivas da Agricultura Familiar e Sistemas Agroalimentares Sustentáveis: Desenvolvimento e Fortalecimento de Cadeias Socioprodutivas da Bioeconomia e da Agricultura Familiar Agroecológica para ICTs, aprovado em 2024 e iniciado em 2025.
Informações sobre o evento e a programação completa do Dia de Campo podem ser acessadas no site da Unijuí.

A Unijuí esteve presente na formatura do Programa Mentoria Orientada Visando o Empreendedorismo (Move), realizada durante a programação do Conectown, no dia 23 de outubro, que ocorreu no Centro Cívico de Santa Rosa. O evento foi promovido pela Associação Comercial Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap) em comemoração ao seus 94 anos, com o apoio da Universidade.
A formatura do Programa Move teve o objetivo de premiar os vencedores desta edição com três bolsas de estudos ofertadas pela Unijuí, destinadas aos dois primeiros colocados e para a empresa que realizou a Ação Social Destaque neste ano. Além das bolsas, o Sicredi entregou um incentivo de R$4.500 para potencializar o Primeiro Lugar do Destaque Move 2025.
A premiação foi feita com base nas somas das pequenas entregas, mais a realização dos pitches de encerramento. Ao todo, 9 empresas apresentaram seus resultados.
Os vencedores do Move 2025 foram as empresas IAble IA para negócios, em primeiro lugar, e Jailce Rocha Chocolates Artesanais, na segunda colocação. A ação social de destaque ficou por conta da empresa Sorveteria da Márcia. A ação social destaque é uma forma dos mentorados retribuírem à sociedade as mentorias que receberam de forma gratuita durante o programa, estimulando assim o voluntariado e uma sociedade mais cooperada.
A coordenadora do campus Santa Rosa, Taciana Paula Enderle, agradeceu a oportunidade da Unijui ser parceira desse grande evento que é o Move. “É uma uma combinação de fatores que levam o programa a ser um sucesso. Cada ano ele se torna melhor e os resultados são maiores, isso comprova o quanto ele é importante. Nós enquanto universidade comunitária também temos esse papel de querer ver a nossa comunidade evoluindo e é por isso que nós somos apoiadores”.
O presidente da Acisap, Cássio Feltes, também destacou a importância do evento. “O Move traz a possibilidade de sonharmos e, além disso, temos conteúdo, temos embasamento para a partir dos nossos mentores colocarmos a disposição o conhecimento toda a trajetória que eles as suas empresas conseguiram conquistar ao longo dos anos.”

Integrando a programação do Salão do Conhecimento 2025, foi realizado na noite desta quarta-feira, 22 de outubro, o IV Seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí. O evento reuniu professores, estudantes, técnicos da Universidade, representantes de entidades, instituições parceiras e membros da comunidade regional, em um momento de celebração e valorização da pesquisa científica.
Um dos destaques da noite foi o lançamento do Pint of Science 2026, festival de divulgação científica reconhecido internacionalmente, que passará a integrar os municípios de Ijuí e Santa Rosa. O objetivo do evento é aproximar a ciência da população, levando o conhecimento produzido nas universidades para bares, cafés e espaços culturais, promovendo o diálogo direto entre cientistas e a sociedade.
Não por acaso, o lançamento ocorreu no Open Rock GastroPub, reforçando a proposta de conectar ciência, cultura e comunidade.
“O Pint of Science é um evento que acontece no País e no mundo no mês de maio, e que agora chegará à região com novidades e debates. Nosso intuito é popularizar e democratizar a ciência, impactando e transformando a sociedade em que vivemos”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.
Com sua primeira edição prevista para 2026, em Ijuí e Santa Rosa, o festival reforça o compromisso da Unijuí com a promoção de uma ciência acessível, participativa e transformadora.
Na sequência da programação, foi realizada a apresentação e certificação dos Trabalhos Destaque da Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí. Foram reconhecidos os trabalhos apresentados no Salão do Conhecimento 2024 que obtiveram as melhores avaliações e foram indicados pela comissão científica do evento, como forma de valorizar a excelência na pesquisa acadêmica desenvolvida na Universidade.
Para fechar, foi apresentado o espetáculo “Mulheres: luzes e sombras”, pelo Grupo Peabiru.
Confira os trabalhos:
"Injustiça Socioambiental e Gênero: possíveis enunciações da BNCC”, de autoria de Ana Laura Arnhold e Maria Simone Vione Schwengber.
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“A inter-relação dos atores da Hélice Quádrupla: iniciativas de atravessamento e mitigação dos efeitos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul”, de autoria de Ana Luisa Borsatto, Lidiane Kasper, Patricia Rodrigues da Silva, Sandra Cristina Franchikoski, Jorge Oneide Sausen, Daniel Knebel Baggio e Iara Denise Endruweit Battisti.
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“Inclusão da pessoa com deficiência na pós-graduação e a ética da alteridade: uma análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de acesso à saúde e educação a partir da transdisciplinaridade”, de autoria de Milena Cereser da Rosa e Janaína Machado Sturza.
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“O consumo de maca peruana (Lepidium meyenii Walp) não altera parâmetros de estresse oxidativo no músculo de ratas ovariectomizadas”, de autoria de Elisângela de Fátima Balzan Valentini, Anna Karolina Kretschmann Florencio de Souza Bagetti, Lucas Machado Sulzbacher, Mirna Stela Ludwig, Paula Taís Friske e Giuseppe Potrick Stefani.
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Trabalho destaque do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional
“Aplicação de conceitos de Smart Grids à reconfiguração dinâmica de sistemas radiais seletivos subterrâneos”, de autoria de Ronei Elói Ody França, Maurício de Campos, Moisés Machado Santos e Paulo Sérgio Sausen.
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“Avanços científicos à biofortificação agronômica de zinco sobre a produtividade e qualidade de grãos de aveia”, de autoria de Lara Laís Schünemann, Larissa Bortolini Pomarenke, Pedro Diel, Taís Portela Arenhart, Cristhian Milbradt Babeski, Cibele Luisa Peter, Juliana Aozane da Rosa e José Antonio Gonzalez da Silva.
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A Unijuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed) e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), promoveu nesta quinta-feira, 23 de outubro, a 9ª Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (9ª MoEduCiTec) e a III Mostra da Extensão da Universidade. Nesta edição, o tema do evento foi “O Protagonismo Estudantil em Foco”.
A MoEduCiTec busca fomentar a iniciação científica como atitude cotidiana em sala de aula, e o incentivo à divulgação das produções dos estudantes, em interação com seus professores, enquanto que a Mostra de Extensão busca socializar as atividades desenvolvidas no contexto de cada projeto apoiado pelo Fundo Institucional de Extensão, com foco em ampliar as interações entre a Instituição e a comunidade.
Durante a abertura, que ocorreu no Salão de Atos da Unijuí, centenas de estudantes e professores estiveram presentes. Eles puderam acompanhar duas apresentações de dança e música promovidas pelas escolas Dr. Ruy Ramos e Barão do Rio Branco. Além disso, acompanharam um painel com o tema “Eu na Escola”, o qual teve a participação da professora Sandra Nunes, da EFA, da egressa da Unijuí Amanda Carvalho Sibulinski; da professora do Imeab, Janaína Gzergorczick de Carvalho Leczinsk; e do estudante de ensino médio da Escola Ruy Barbosa, Pedro Cavalini Avila.
Conforme o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, é um orgulho imenso receber todos os estudantes para apresentar o que de melhor se faz de pesquisa estudantil em toda a região. “A partir da ciência avançamos no conhecimento e esse avanço traz inovação. Se queremos viver melhor, isso perpassa pela Universidade, pela pesquisa, estudo, boas perguntas, no pensar e na inquietude de querer saber mais. O primeiro passo já está sendo dado neste evento, mas o trajeto é longo e compensador”, destaca.
Coordenadora da 8ª MoEduCiTec, a professora Marli Dallagnol Frison ressalta a oportunidade que cada estudante tem em participar de uma mostra tão relevante. “Este evento representa um momento de repasse de conhecimento, formação humana e transformação no modo de pensar e agir. A cada edição, ela faz com que todos sejam mais protagonistas do seu processo formativo”, comentou.
A secretária adjunta de Educação de Ijuí, Leila de Ataídes, salienta que a 9ª MoEduCiTec é uma oportunidade para que todos os participantes possam desenvolver ainda mais o seu lado curioso. “Este dia foi de mostrar o resultado do esforço de cada um dos professores e estudantes, além da escolas, que acreditam que é a partir da educação que é possível mudar as realidades e o futuro.”
Já a representante da 36ª CRE, Leila Franco Schmidt, em sua fala, reforçou a importância de cada um dos professores orientadores e o quanto é relevante para os estudantes já trabalharem em projetos de pesquisa. “É um orgulho grande para nós, pois todos os estudantes aceitaram o desafio. A iniciação científica é pensar no quanto a ciência pode ajudar no nosso futuro. Fico muito feliz pela participação de todos”, relata.
Após a abertura do evento, ocorreu a apresentação dos trabalhos, os quais foram organizados pelos estudantes e envolveram diversos temas como artes, sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia e robótica. Os trabalhos foram avaliados e certificados por professores avaliadores.

Neste ano, o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR), sob a coordenação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, adota o tema “Pacto RS 25: o crescimento sustentável é agora”. O processo caracteriza-se pela ampla participação social, visando à definição de diretrizes e políticas públicas voltadas ao crescimento sustentável do Estado, por meio da votação de propostas apresentadas por cidadãos e instituições na plataforma gov.br/pactors25.
Entre as propostas em destaque está a iniciativa apresentada pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung, do qual a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí faz parte.
A proposta propõe o reconhecimento, regulamentação e financiamento das universidades comunitárias. O objetivo é assegurar o cumprimento do que já está previsto na Lei nº 12.881/2013 e na Constituição Estadual, que determinam a destinação de 0,5% da Receita Líquida de Impostos Próprios ao ensino superior comunitário.
Apesar da previsão legal, a norma ainda não vem sendo aplicada, pois depende da edição de um decreto regulamentador que viabilize a operacionalização dos repasses. A efetivação desse mecanismo permitiria financiar cerca de 11 mil bolsas integrais por ano, ampliando o acesso, a permanência e a equidade social no ensino superior gaúcho.
A comunidade é convidada a manifestar seu apoio à proposta do Comung até o dia 26 de outubro, por meio da plataforma Brasil Participativo, acessando o link da proposta “Reconhecimento, Regulamentação e Financiamento das Universidades Comunitárias – Pacto RS 25”. Para votar, é necessário realizar login com a conta gov.br.
As 20 propostas mais votadas em cada um dos 80 eixos temáticos serão incluídas como prioritárias no documento final de diretrizes e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul, que será debatido e votado pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa.
Criado em 1999, o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional tem como propósito estimular a participação direta da sociedade gaúcha nos debates públicos, fortalecendo a democracia e a construção coletiva de soluções para o desenvolvimento do Estado.

De 17 a 19 de outubro, o Coral Unijuí participou do Festival de Canto Coral em Gramado, que integra o circuito dos Festivais de Corais do Brasil. O projeto foi idealizado pelo maestro Gil Gonçalves (in memoriam), com o objetivo de promover o canto coral e o turismo cultural no Brasil e no exterior.
“Nós tivemos a satisfação de conhecer o maestro Gil quando nos apresentamos em Foz do Iguaçu. Em Gramado, o festival reuniu corais de toda a América Latina, que se dividiram em três dias de música”, explicou a regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues.
No primeiro dia, o grupo se apresentou no teatro do município, encerrando as performances da noite. Segundo a regente, o repertório inovador, com coreografias e figurinos, traz um formato de canto coral moderno, o que frequentemente leva o Coral Unijuí a ser convidado para os encerramentos — algo que também ocorreu no segundo dia, durante o jantar dos grupos.
Na ocasião, o Coral apresentou novidades, como a música “O Casamento de Serafim”, que fará parte do primeiro espetáculo infantil do grupo, marcado para o dia 9 de novembro, às 17h, no Salão de Atos da Unijuí. Também foi apresentada a canção “Ordinary”, com o uso de sintetizador — recurso inédito no canto coral no país —, além de interações com o público. O repertório foi encerrado com as músicas “Bohemian Rhapsody”, do Queen, e “Pro Dia Nascer Feliz”, de Cazuza.
No último dia, o Coral Unijuí se apresentou na Catedral de Pedra, em Canela. “Nossa participação foi um sucesso, fomos muito aplaudidos. Foi uma experiência incrível para os coralistas, especialmente para os que nunca haviam participado de um festival. Foi um momento rico de troca, de conhecer novas pessoas, músicas e culturas. Isso enriqueceu muito nossa vivência como coralistas e representantes da Unijuí”, finalizou Lizandra.
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