
O projeto Webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” teve seu primeiro encontro nesta segunda-feira, dia 26 de julho, com transmissão pelo canal da Unijuí no YouTube. O webinar é uma realização do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) e o curso de Educação Física da Unijuí.
O tema do primeiro encontro foi “Educação Física escolar em tempos de pandemia” e teve como palestrante o professor doutor Raphaell Moreira Martins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A reunião foi mediada pelos professores doutores Robson Machado Borges e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí.
Segundo dados que o professor Raphaell apresentou, houve uma significativa melhora em grande parte das práticas pedagógicas em Educação Física no ensino remoto com o passar dos meses. “Mais de 60% dos professores da área nunca utilizaram um dispositivo tecnológico nas suas aulas antes da pandemia, houve adaptação”, comenta o professor.
O palestrante citou também algumas dificuldades enfrentadas pelos professores da área. Pesquisa de saúde realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) de Santa Catarina, em 2020, identificou sintomas como pressão psicológica, ansiedade, insegurança, esgotamento e culpa por estarem trabalhando de casa. “Recebi um monte de e-mails de colegas de trabalho contando o quanto eles estavam sentindo as dificuldades”, afirma o docente.
Ele conta também que percebeu poucas movimentações de reconhecimento aos professores, que não deixaram de trabalhar durante a pandemia. “É um movimento que tem que ser puxado nacionalmente porque nós comprovamos, por mérito, que somos uma profissão que está preparada para todas as situações”, finaliza o professor.
O segundo webinar ocorre no dia 23 de agosto, às 19h15. O tema proposto para esse encontro é “O desenvolvimento dos jogos motores e das brincadeiras na Educação Física escolar”. O palestrante será o professor doutor Admir Soares de Almeida Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
Confira o encontro de segunda-feira na íntegra:
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Na quinta-feira, dia 29 de julho, às 19h, será inaugurado o polo de Ensino a Distância (EaD) da Unijuí no município de Horizontina. A unidade soma-se aos polos já existentes nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Porto Alegre e Uruguaiana.
Para marcar a inauguração, acontece a palestra “A importância do Ensino Superior para as organizações”, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. À frente do tema estará o professor mestre em Gestão Empresarial, Luciano Zamberlan.
Os participantes da live receberão uma surpresa promocional.

Foto: Smed
Unijuí e Secretaria Municipal de Educação (Smed) começaram a discutir nesta segunda-feira, dia 26 de julho, a realização de um Hackathon - ou maratona, para criação do design do uniforme dos alunos da rede municipal de ensino.
O encontro virtual contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, e da coordenadora do curso de Design, professora Diane Meri Weiller Johann. Representando a Smed e a Comissão de Implantação do Uniforme Escolar estiveram a secretária adjunta de Educação, Luciana Deutschmann; o coordenador pedagógico, José Augusto Fiorin; a assessora pedagógica Juliani Padilha e a assessora de Comunicação, Lisiane Feigel.
“Neste encontro, discutimos a realização do desafio que envolverá estudantes e egressos do curso de Design, para elaboração dos uniformes da rede municipal. Trabalhamos na organização, agora, e a ideia é que o hackathon ocorra ainda no mês de agosto”, explicou a professora Diane.
Ainda na última semana, o secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, anunciou que todas as crianças da rede municipal receberão o uniforme a partir de 2022 - iniciativa que chegará a cerca de sete mil alunos. Uma comitiva de Ijuí esteve na cidade de Passo Fundo, a fim de entender como o Executivo se organizou para disponibilizar as peças aos estudantes.


Após quase um ano e meio de portas fechadas para o público, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) começa, aos poucos, a voltar à sua rotina. Devido ao Decreto Estadual n° 55.936 do mês de junho, que regulariza algumas atividades presenciais, as instituições museais estreiam para o público pela primeira vez no ano.
Com a diminuição da média móvel de contaminação por covid-19 e o avanço da vacinação, a pauta de reabertura na Instituição se fortaleceu nas últimas semanas e se confirmou com nota oficial divulgada pela mantenedora Fidene. A abertura dos espaços de visitação e regularização das atividades presenciais vai esboçar como será o futuro, o qual exigirá muita cautela.
O setor de pesquisa do Madp já está de volta ao atendimento presencial, com limite de pesquisadores por ambiente e atendendo apenas uma pessoa por turno. A Exposição de Longa Duração também voltará, sendo reaberta para o público no dia 3 de agosto, com visitas individuais, ou com grupos de no máximo 10 pessoas, sendo apenas uma visitação por turno.
Com todos os protocolos de segurança sanitária, o Museu irá abrir suas portas de forma controlada: agendamento para todas as atividades realizadas, seja pesquisa ou visitação. Alguns espaços reservados a outras atividades continuam indisponíveis para o público, como o auditório e o espaço de exposições temporárias. Foram estabelecidas diversas normas de controle para preservar tanto o público visitante como os profissionais que irão atender a estes grupos. O cuidado necessário abrange desde o controle de pessoas por local até a constante higienização dos espaços.
O agendamento de visitações já pode ser realizado mediante contato, recordando que as visitas presenciais começam apenas no mês de agosto. Mesmo com as atividades sendo regularizadas de acordo com o tempo, é importante advertir os protocolos de segurança contra a covid-19: pesquisadores serão atendidos de forma individual, nas visitações haverá certas restrições, e será obrigatório o uso de máscara nas dependências do Madp.
Para agendar visitações, contate o Museu pelo telefone (55) 3332.0257 ou e-mail madp@unijui.edu.br. Já para realizar agendamento de pesquisa ou atendimento online, envie um e-mail para madppesquisa@unijui.edu.br.
Período para inscrições abre nesta terça-feira, dia 27 de julho

Nesta terça-feira, dia 27 de julho, serão abertas as inscrições para o programa de financiamento estudantil, FIES, por meio do endereço http://fies.mec.gov.br/. Conforme consta no Edital nº 38 de 23 de junho de 2021, o prazo encerra-se na próxima sexta-feira, dia 30 de julho.
Para o segundo semestre, a Unijuí oferta um total de 179 vagas, distribuídas entre seus cursos e campi: no campus Ijuí, há vagas para os cursos de Ciência da Computação, Direito, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Gastronomia, Letras, Matemática, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.
No campus Santa Rosa, vagas para os cursos de Direito, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Pedagogia e Psicologia.
Para o campus Panambi, vagas para os cursos de Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica. Já para o campus Três Passos, há vagas para o curso de Direito.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o Fies Seleção, efetuar o cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta em gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma, ou inserir CPF e senha, caso já possua uma conta.
Poderá se inscrever o candidato que, cumulativamente, tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota média superior a 450 pontos e não tenha zerado na redação; e possua renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos - R$ 3.300,00. Candidato com inscrição em processos anteriores na situação de “postergada” deverá cancelar esta inscrição para iniciar nova.
Para efetuar a inscrição o candidato deve informar, obrigatoriamente, o CPF, endereço de e-mail válido, informações do grupo familiar, a ordem de prioridade das três opções de curso/turno/local de oferta entre as disponíveis no referido grupo, e demais exigências solicitadas no âmbito do Fies Seleção.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 3 de agosto e será constituído de chamada única e de lista de espera.
Mais informações neste link.

A Unijuí coloca à disposição de seus estudantes, e a serviço da comunidade externa, uma série de laboratórios, nas mais diferentes áreas. Como exemplo, o Laboratório de Análise de Sementes, que realiza a prestação de serviços à comunidade, além de servir de base à pesquisa e ao ensino para os cursos de graduação em Agronomia e Ciências Biológicas, ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e à especialização em Produção e Tecnologia de Sementes.
“No momento da semeadura, a qualidade das sementes é decisiva para a tomada de decisão do produtor. Portanto, o Laboratório de Sementes tem grande importância para a comunidade externa, que pode encaminhar amostras para serem avaliadas, e para a formação dos nossos estudantes, por meio das disciplinas de Produção e Tecnologia de Sementes, Fitopatologia, e através do suporte à produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), de dissertações de mestrado, e ao desenvolvimento da pesquisa de forma geral”, destacou a professora doutora do curso de Agronomia, Gerusa Massuquini Conceição, responsável técnica pelo laboratório.
O Laboratório de Sementes está habilitado para realizar análises de vigor pelo teste de envelhecimento acelerado, primeira contagem da germinação e tetrazólio, germinação, pureza, umidade e massa de mil sementes. Por estar credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 1995, emite Boletins de Análise de Sementes de lotes destinados à comercialização, além de laudos para sementes de uso próprio. O laboratório presta serviços a empresas de sementes, agricultores e demais organizações.
“Seguimos um rigoroso controle de qualidade dentro do laboratório. Temos um corpo técnico bastante qualificado, que atua na realização das análises”, destacou a professora, lembrando que entre os projetos do Laboratório de Sementes está a ampliação da abrangência da região atendida e a constante qualificação dos processos. Para isso, foram adquiridos novos equipamentos, visando atender à demanda.
Para contatar Laboratório de Sementes, o telefone é 99149-9555.
A professora lembra que, neste momento, a Unijuí prepara, em parceria com a Germinar Consultoria, a terceira edição do curso de Análise de Sementes, que busca capacitar profissionais do agronegócio para avaliação e monitoramento da qualidade de sementes em laboratório. Previsto para ter início no dia 23 de agosto, o curso focará nas espécies do milho, trigo, soja e azevém. Inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de agosto, em unijui.edu.br, no campo Qualificação Profissional.

Hand lettering é um termo utilizado para caracterizar o desenho de letras à mão livre de uma forma artística, com diversas formas de aplicações. Nesse sentido, foi realizado um evento online no mês de maio, intitulado “Oficina de Hand Lettering”, organizado pelo professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Expressão e Representação Gráfica da Unijuí, para ampliar as possibilidades de criações artísticas dos estudantes do primeiro módulo dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, os quais, paralelamente, desenvolveram propostas de intervenções urbanas para Ijuí na disciplina de Projeto Integrador.
O evento também contou com a participação da professora Vivian Lunardi e dos seus alunos do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, que puderam aprender a técnica do hand lettering e ainda conhecer um pouco do ambiente online da Unijuí e interagir com os acadêmicos.
O evento iniciou com uma explanação sobre a técnica, materiais utilizados, aplicações e apresentação de trabalhos executados pela artista de hand lettering, Gabriele Schmidt. Na sequência, a artista executou um exercício tendo como tema o slogan “Unijuí, ousamos transformar realidades, sonhos, pessoas e até nós mesmos”, onde cada participante criou a sua versão em hand lettering.
Durante a oficina, houve um concurso entre os participantes, onde a artista escolheu o melhor trabalho para ser presenteado com uma obra sua. A vencedora foi a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Fernanda Dambros, que desenvolveu o trabalho a seguir:


Coordenadora do Projeto de Extensão, professora Patrícia Borges Moura
O Projeto de Extensão Regularização Fundiária Urbana (Reurb): Direito Social à Moradia Digna, da Unijuí, dará início a uma nova fase no mês de agosto: professores extensionistas, estudantes bolsistas e voluntários serão parceiros da Secretaria Municipal de Habitação no cadastramento das famílias que têm suas residências próximas à malha ferroviária de Ijuí.
Conforme explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Borges Moura, a estimativa é que cerca de três mil casas, somente em Ijuí, estejam situadas em área de domínio da União, próximas à ferrovia e, portanto, em condição irregular. São casos de moradores que construíram numa área não edificável, ou seja, em uma extensão, em cada lado da linha férrea. Desde 2014, a empresa que administrava a malha, a América Latina Logística, e agora a empresa Rumo, entraram com uma centena de ações judiciais pretendendo a retomada dos imóveis.
“Em Ijuí, muitas destas demandas judiciais estão sendo acompanhadas pelo Escritório Modelo da Universidade. Mas essa é uma situação que abrange mais de 20 municípios no Rio Grande do Sul. Tanto que o próprio Poder Judiciário, no âmbito Federal, deu início a um projeto, chamado de Ferrovias da Conciliação. A ideia é buscar um acordo entre a empresa que administra a ferrovia, moradores e poderes municipal e federal. Isso faz com que cada município tome uma iniciativa para tentar avançar no acordo”, explicou a professora.
Na cidade, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e da Comissão Especial de Habitação da Câmara Municipal, chegou-se ao consenso de que era necessário ter um panorama de quantas moradias e quantas famílias estão nesta situação - relatório que poderá auxiliar em um futuro acordo na Justiça Federal e também na elaboração de programas habitacionais e planejamento para ocupação do solo urbano no município.
Como lembra Patrícia, essa será uma importante oportunidade para que os estudantes, envolvidos no projeto, tenham contato com a realidade destas famílias. “Temos a preocupação de formar futuros profissionais com uma boa compreensão dos problemas e demandas sociais, contribuindo para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento regional”, ressaltou.

Coordenador do curso de Educação Física, Robson Borges será mediador no primeiro encontro.
Foto ilustrativa, realizada antes da pandemia
O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) e o curso de Educação Física da Unijuí promovem na segunda-feira, dia 26 de julho, às 19h15, o primeiro encontro do webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes”. O projeto consiste em seis seminários online, distribuídos em um encontro por mês, até o mês de dezembro.
O primeiro webinar terá como palestrante o professor doutor Raphaell Moreira Martins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e será mediado pelo coordenador do curso de Educação Física na Unijuí, professor doutor Robson Machado Borges. O tema a ser debatido é “Educação Física escolar em tempos de pandemia”.
Segundo o professor Robson, os seminários buscam encontrar soluções para as adversidades que surgem na vida profissional dos educadores. “O objetivo do evento é possibilitar reflexões e alternativas para dificuldades enfrentadas por docentes em sua atuação profissional nas aulas de Educação Física escolar”, comenta o professor.
Os palestrantes do webinar são professores doutores que, em sua maioria, atuam no Proef em universidades de diversos estados do Brasil, com mediação dos docentes do Proef que atuam na Unijuí.
O Proef é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). A Unijuí é um dos polos do programa, que visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.
Sequência
Em agosto ocorre o segundo webinar, às 19h15, no dia 23. O tema proposto para esse encontro é “O desenvolvimento dos jogos motores e das brincadeiras na Educação Física escolar”. O palestrante será o professor doutor Admir Soares de Almeida Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A convidada a palestrar no mês de setembro é a professora doutora Meily Assbú Linhales, também da UFMG. O tema “Abordagem dos temas relacionados à saúde na Educação Física escolar” será debatido no dia 27 de setembro. No mês seguinte, será a vez da professora doutora Fernanda Moreto Impolcetto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), discorrer sobre as “Metodologias ativas na Educação Física escolar”, dia 18 de outubro.
No dia 22 de novembro, o tema “O ensino do esporte na Educação Física escolar” vai ser debatido pelo professor doutor Osmar Moreira de Souza Junior, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E o último encontro ocorre no dia 6 de dezembro. A temática deste encontro será "Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”. O palestrante será o professor doutor Ari Lazzarotti Filho, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço: https://forms.gle/whznJPtVxH7nTB4VA. Todos os encontros do evento serão transmitidos pelo canal da Unijuí no Youtube.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo
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No último mês, aconteceu uma formação extracurricular para todos os estudantes dos cursos EaD da Unijuí, promovida pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, com a parceria do NIP/SEaD. A transmissão foi realizada via google meet e teve como pauta o "Uso da Biblioteca via site e o acesso ao Portal de Periódicos Capes para a iniciação à pesquisa científica".
A formação foi ministrada pela bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste e teve a participação da coordenadora da Biblioteca, Laura Scheren Dalpiaz, bem como da coordenadora dos cursos de Licenciatura EaD, professora Taíse Neves Possani, e do coordenador do Setor de Educação a Distância (SEaD), Sandro Cesar Dias, bem como demais tutores EaD da Unijuí.
Inicialmente, a coordenadora da Biblioteca, Laura Scheren Dalpiaz, falou sobre a importância de os acadêmicos utilizarem o espaço da Biblioteca Universitária e também as bibliotecas virtuais que são oferecidas a eles, um diferencial importante ofertado pela Unijuí, uma vez que são duas as bibliotecas virtuais contratadas pela Instituição, a Pearson e a Minha Biblioteca (disponíveis no Portal do Aluno). Já a professora Taíse Neves Possani parabenizou os responsáveis pela iniciativa e aos alunos da modalidade EAD pela participação nesse evento de formação promovido pela Biblioteca, que tem como objetivo estender suas experiências formativas dentro da instituição.
Em sua explanação técnica, a bibliotecária Eunice Schwaste abordou sobre o uso da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que é um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; está vinculada à Coordenadoria de Gestão Acadêmica e à Vice-Reitoria de Graduação e disponibiliza acesso ao conteúdo acadêmico, científico e cultural às comunidades acadêmica e externa, mas com diferencial de acesso aos estudantes e professores Unijuí. Também, foram mostrados os serviços oferecidos pela Biblioteca, como renovações, reservas e Repositório Institucional.
Dando sequência à formação, a bibliotecária trouxe à temática do evento a apresentação do que representa o Portal de Periódicos Capes e suas funcionalidades, como os estudantes devem fazer para se cadastrar e ter acesso ao conteúdo do Portal de forma remota, além de orientações sobre a pesquisa dentro do Portal através de livros, revistas e bases de dados. A plataforma é a maior biblioteca virtual com informações científicas do mundo. Possui mais de 37 mil títulos de revistas acadêmicas disponíveis para consulta, 126 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico e mais de 260 mil documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas.
Laura Dalpiaz enfatizou que “este foi o primeiro evento do gênero proporcionado pela Biblioteca Universitária aos estudantes EaD, o que foi um marco nas capacitações ofertadas pela Bumom que, certamente, fará muitas outras pela possibilidade de interação online com o público-alvo”.
Já no dia 07 de julho, via YouTube da Unijuí, foi ofertada capacitação sobre a ABNT - referências e citações, bem como sobre a ferramenta More (para organização de referências e citações), realizada pela bibliotecária Ginamara de Oliveira Lima.
A Biblioteca também oferta, a qualquer momento e a partir de agendamento prévio, capacitação sobre normas da ABNT e formatação de trabalhos acadêmicos, usando como base o Guia Unijuí de Formatação de Trabalhos Científicos, que deve ter sua segunda edição lançada em fevereiro de 2022.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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