
Em sua quinta edição, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Mental da Unijuí surge com uma carga horária ampliada em campos de prática, nos estágios nominados de Atividades de Dispersão I e II. As mudanças acontecem após o projeto do curso ter sido avaliado pela coordenação e pelos próprios pós-graduandos da quarta edição. “Essa alteração acaba por favorecer e propiciar o diálogo e a interação de diferentes profissionais de saúde, com o intuito de prepará-los para atuar em equipe, de forma inter e transdisciplinar, em dois momentos do curso”, explicou a coordenadora do curso, professora Eniva Fernandes Stumm. O curso conta com uma carga horária total de 360 horas.
A Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Mental visa qualificar profissionais de nível superior, que atuam ou que pretendem trabalhar na área de saúde mental, qualificando-os para a atividade de docência e de pesquisa na área. “O curso possui o compromisso com a desconstrução do paradigma manicomial e a introdução de novas concepções e formas de intervenção junto ao sujeito em sofrimento psíquico e sua família, na perspectiva da inserção social e do resgate da cidadania”, explicou a coordenadora, lembrando que, como se trata de um curso já consolidado, os docentes que atuam nele possuem, em sua maioria, expertise na área e encontram-se na linha de frente do cuidado ao paciente em sofrimento psíquico, tanto em hospitais quanto na rede de atenção em saúde, clínicas, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dentre outros.
“Costumamos afirmar que esse curso abre portas no mercado de trabalho devido à interação que se estabelece entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem: docentes, profissionais e pós-graduandos, o que é maravilhoso, tanto que essa relação permanece após o término do curso. Neste sentido, quando temos profissionais recém-formados, que não se inseriram ainda no mercado, os colegas, gradativamente, buscam alternativas e possibilidades de favorecer a inserção”, destacou Eniva, reforçando que, a cada nova edição, a turma anterior é convidada para recepcionar os novos estudantes.
Este é apenas um dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu ofertados pela Unijuí e com inscrições abertas. No EaD, há as opções de Marketing e Engenharia de Avaliações e Perícias.
No campus Ijuí, estão abertas as inscrições para Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Finanças e Mercado de Capitais; Controladoria e Gestão Empresarial; Urgência, Emergência e Trauma; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Auditoria e Planejamento Tributário; e Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições.
Por meio do campus Três Passos, são ofertadas as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/pos. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3332- 0553 ou e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Problemas ou desafios podem ser cadastrados na Plataforma Sou Mais da Universidade

Dentro do projeto de reestruturação da Unijuí está uma iniciativa, que acaba de ser lançada, e que vai aproximar, ainda mais, a comunidade da Universidade. Trata-se da Plataforma Sou Mais, voltada à realização de projetos integradores que fazem parte do novo modelo pedagógico implementado pela Unijuí na Graduação Mais. Por meio dessa plataforma, a comunidade poderá propor desafios ou problemas para a Instituição que, através de seus projetos, vai propor soluções inovadoras.
“Estamos trabalhando com um novo formato nos nossos currículos, que é a Graduação Mais. Todos os estudantes que ingressarem neste ano na Universidade passam a ter disciplinas teóricas e práticas, desde o início de cada curso, e em cada semestre haverá uma chamada de Projeto Integrador. Neste componente, serão apresentadas soluções a partir de demandas que serão encaminhadas pela comunidade, por empresas, associações ou entidades. Qualquer pessoa pode participar, de forma gratuita”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.
Como explica a vice-reitora, há pequenas empresas ou associações de bairros, por exemplo, que não conseguem dar conta das demandas que têm ou que, muitas vezes, não têm condições de procurar um profissional para ajudá-las. “Temos 30 cursos de graduação e podemos, por meio dos Projetos Integradores, buscar soluções em diferentes áreas. Nós entendemos que essa iniciativa é bastante inovadora e irá, com certeza, aproximar nossos estudantes, ainda mais, do exercício da sua profissão. Além de, claro, também nos aproximar da comunidade, dando a todos a oportunidade de ter uma solução para uma demanda ou problema”, reforçou Fachinetto.
Para encaminhar um desafio, demanda ou problema, basta acessar a plataforma pelo endereço www.unijui.edu.br/soumais. As soluções serão trabalhadas durante o semestre e, ao final, apresentadas ao demandante.
Outra novidade é que, por meio desta iniciativa, profissionais, egressos da Universidade ou de outras instituições, poderão participar como voluntários, auxiliando na busca por soluções. “A mentoria terá um papel importante porque, por vezes, temos uma boa ideia, mas que pode esbarrar em alguma questão, algo que um profissional, que já atua no mercado, pode indicar”, explicou Fachinetto.
Mais informações sobre a mentoria também podem ser acessadas na página www.unijui.edu.br/soumais.
Entrevista concedida pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, à Rádio Unijuí FM


A Unijuí, em atenção às orientações e decretos e seguindo todos os protocolos de segurança, conforme orientações do Comitê Institucional de Prevenção ao Coronavírus, oportunizou aos acadêmicos da disciplina de Lutas, do curso de Educação Física, a primeira atividade prática presencial desde o início da pandemia. O componente é ministrado pela professora Fabiana Ritter Antunes. A atividade foi realizada quando a bandeira em vigor ainda permitia a prática.
Com o início das restrições impostas pela situação sanitária, foi necessário que todas as disciplinas adaptassem suas relações de ensino e aprendizagem. Neste contexto, na disciplina de Lutas, as primeiras aulas foram realizadas na modalidade online, culminando com a atividade presencial, realizada no sábado, dia 20 de fevereiro, no ginásio do curso de Educação Física em Ijuí, possibilitando que os acadêmicos pudessem complementar o aprendizado com as atividades práticas.
A fim de garantir a segurança de todos, a Instituição disponibilizou álcool em gel aos alunos e professores. Foi obrigatório o uso de máscaras, bem como a manutenção de distâncias mínimas entre todos, que puderam desfrutar de atividades com profissionais reconhecidos em suas modalidades, em um ambiente seguro, amplo e com adequada ventilação.
Pela manhã ocorreu uma experiência prática do Kung Fu com o acadêmico do curso de Educação Física da Unijuí e instrutor, Leandro Natan Cabral Corrente. A aula prática pode ser conferida neste link.
No período da tarde, a aula contou com a participação do mestre de Capoeira, Marcelo Odestro Rodrigues, egresso do curso de Educação Física da Unijuí, do acadêmico do curso a aluno graduado em Capoeira, Alex Soares da Rosa, e do instrutor de Capoeira, Peter Schweigert Pereira. Além da atividade presencial, as experiências vivenciadas pelos acadêmicos contaram com a participação de profissionais das lutas e artes marciais.
Conforme organização do Plano de Ensino, ocorreram aulas online com a modalidade Jiu-jitsu com o egresso do curso de Educação Física da Unijuí, Gesiel Carvalho da Cruz, e com o Boxe, a partir de ensinamentos do egresso do curso, Alexandre Savian, e do profissional de Boxe Mauricio Peixoto Seffrin.
Mesmo com a pandemia e com a necessidade de adaptação das aulas neste componente, na avaliação da professora Fabiana Ritter Antunes, a Universidade e o curso de Educação Física estão preparados para desenvolver atividades práticas com todas as medidas de biossegurança à comunidade acadêmica.


Na segunda e terça-feira, 1º e 2 de março, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realiza sua Aula Inaugural e Seminário Temático, que abordará o tema “Cidades Inteligentes: múltiplos olhares a partir da educação nas ciências e o fazer da extensão universitária”. O evento será online, gratuito e aberto a toda a comunidade, com transmissão pelo canal da Unijuí no YouTube. Quem possuir interesse em obter certificado de participação e horas, poderá se inscrever em um link que será disponibilizado, mediante pagamento de uma pequena taxa.
O evento, que é coordenado pelos professores Sidinei Pithan da Silva, Helena Callai e Caroline Raduns, contará com a participação de docentes do Brasil, Espanha e Portugal, que se dedicam ao estudo da temática das cidades inteligentes e educação para a cidadania, além de uma turma de estudantes portugueses. “Na Espanha e em Portugal, há um debate muito forte sobre a cidadania, por isso convidamos todos os educadores, também da rede básica, que podem aprender com essas experiências e recriar o espaço da sala de aula nesse sentido. Como construímos a cidadania no âmbito da nossa formação? Iremos debater sobre isso”, afirma o professor Sidinei Pithan, coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, em entrevista à Unijuí FM.
Na oportunidade, serão enfocadas diferentes perspectivas a partir de olhares interdisciplinares que interessam à sociedade em geral, bem como a profissionais que pretendem compreender como podem se inserir no desenvolvimento das cidades, da cidadania e da democracia. “Todos estão convidados, não apenas estudantes e professores de cursos de Graduação, mas a comunidade em geral”, reforça o professor Sidinei. “Teremos presentes engenheiros, advogados, historiadores, profissionais da saúde, entre outros. Os temas são muito pertinentes e reunimos um excelente grupo de palestrantes, que com certeza irá trazer elementos importantes para discussão”, conclui.
.
Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM
.
Confira abaixo a programação completa:
AULA INAUGURAL
01 de março de 2021
9h - Abertura
9h30 - Conferência: Educar para a cidadania hoje: um objetivo prioritário para o nosso mundo
Mediador: Professor Dr. Fernando Jaime González - Unijuí/Ijuí
Palestrante: Professor Dr. Francisco Garcia Pérez - Universidade de Sevilha/Espanha
10h30 - Intervalo
10h45 - Lançamento do livro Escrita e Pesquisa em Educação nas Ciências - Experiências do Pós-Doutorado
11h15 - Apresentação do Seminário Temático Cidades Inteligentes: Múltiplos olhares a partir da Educação nas Ciências e o fazer da extensão universitária
Caroline Daiane Raduns - Doutoranda do PPGEC/Unijuí
12h - Encerramento
.
SEMINÁRIO TEMÁTICO - Cidades Inteligentes: Múltiplos olhares a partir da educação nas ciências e o fazer da extensão universitária
01 de março de 2021
14h até 17h - Tema: As Ciências nas Cidades Inteligentes
Mediador: Profa. Dra. Elenise Felzke Schonardie - Unijuí/Ijuí
Palestrantes:
Prof. Dr. Lauro André Ribeiro - Imed/Passo Fundo
Prof. Dr. Marcio Tascheto da Silva - UFN/Santa Maria
Prof. Dr. Mauricio de Campos - Unijuí/Ijuí
02 de março de 2021
8h30 até 11h30 - Tema: A Sociedade 5.0 e a Educação
Mediador: Prof. Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth - Unijuí/Ijuí
Palestrantes:
Prof. Dr. Roberto dos Santos Rabello - UPF/Passo Fundo
Prof. Dr. Walter Antonio Bazzo - UFSC/Florianópolis
14h até 17h - Tema: O pensamento crítico e reflexivo sobre as cidades inteligentes a partir da extensão universitária
Mediador: Profa. Ms. Caroline Daiane Raduns - Unijuí/Ijuí
Palestrantes:
Prof. Ms. Ângelo Hoff - Unisc/Santa Cruz do Sul
Profa. Ms. Letícia Ribas - Univille/Joinville
Prof. Dr. Sérgio Claudino Loureiro Nunes - Universidade de Lisboa/Portugal
A 13 Bits Soluções em Tecnologia da Informação, incubada em 2007 e graduada em 2010 na Criatec, deu origem a duas startups consolidadas no mercado: a ZenFisio e a Lumiun Tecnologia

Incubada e graduada na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, a empresa 13 Bits Soluções em Tecnologia da Informação está finalizando as suas atividades, depois de 13 anos de atuação. No entanto, deixará duas startups, criadas como spin-off – ou empresas derivadas, no mercado: a ZenFisio e a Lumiun Tecnologia.
“A 13 Bits foi uma das primeiras empresas incubadas na Criatec e, na época, tínhamos pouco conhecimento em empreender, em administrar uma empresa. E a Incubadora nos auxiliou, não só com o subsídio de alguns custos, como de infraestrutura, mas também com acesso a consultorias e treinamentos. E isso sempre foi muito relevante. Ao longo deste tempo, vimos surgir modelos de negócios mais atrativos, caso das startups. Foi então que, em 2014, lançamos a Lumiun, que passou por processo de investimento e aceleração na WOW de Porto Alegre, uma das maiores aceleradoras do País. Até então, tínhamos uma atuação regional, com a maioria dos clientes na cidade, e passamos para o desafio de atender o mercado nacional”, explicou Cledison Eduardo Fritzen, que deu início, ao lado de Heini Thomas Geib, à 13 Bits.
Com centenas de clientes em todo Brasil, a Lumiun Tecnologia apresenta uma solução simples e de baixo investimento para o controle de acesso à internet em pequenas e médias empresas. A solução atende dois problemas comuns dos gestores atualmente: proteção contra ameaças na internet e baixa produtividade dos colaboradores.
“Há dois anos e meio, três anos, criamos outra startup, que é a ZenFisio, que oferece um software de gestão e marketing para clínicas e profissionais da área da saúde. Passamos por uma aceleradora, a Stars, de Santa Maria, e hoje atendemos cerca de 850 clientes, em todos os estados do Brasil e em outros países”, destacou Cledison.
Para melhor atender às duas startups, hoje a ZenFisio é coordenada por Cledison e Diego MagnaGuagno, enquanto que a Lumiun fica sob responsabilidade de Heini e Alex de Oliveira. E o principal desafio, para ambas as empresas, é conseguir manter o crescimento constante – o que requer inovação em ambos os negócios.
Outro destaque nas duas startups é a gestão das pessoas. Ambas as empresas são avessas à burocracia e trabalham para que os funcionários tenham um bom ambiente de trabalho, com espaços para socialização e lanches à vontade; boa remuneração e bonificações; além da possibilidade de expor opiniões e ideias. “Mais importante do que desenvolver estes negócios, está em garantir que as pessoas se desenvolvam e se sintam bem em estar conosco. Incentivamos o acesso a eventos e a cursos, valorizamos a opinião de todos e não instituímos uma hierarquia aqui. Ninguém é chefe de ninguém. Não importa quem é dono da empresa. Importa que possamos crescer e nos desenvolver juntos”, reforçou Cledison, que já pensa, em conjunto com os sócios, lançar uma nova startup.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, participou, na última quarta-feira, dia 24 de fevereiro, da segunda edição do evento Al Fin Fin Al, promovida pela Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Desenho (Faud) da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina.
O evento é o resultado do esforço da comunidade Faud em refletir a enorme produção e construção de conhecimento que se gera diariamente no corpo docente. Tal como em 2019, mas desta vez em formato virtual, foram apresentadas produções de trabalhos realizados durante o ano letivo de 2020 por todas as cadeiras de Arquitetura e Desenho Industrial da Faculdade.
De acordo com o professor, o evento contou com um amplo grupo de professores, de várias universidades americanas e europeias, que visitaram a produção de 2020 dos estudantes, com o propósito de comentar e discutir o desafio na formação superior.
.jpeg)
O Projeto de Extensão Educação em Saúde, desenvolvido pela Unijuí, envolve acadêmicos e professores dos cursos da área da saúde. O projeto se mantém ativo desde 2018 e já atingiu mais de 4 mil pessoas de Ijuí e região, desde crianças até idosos. A coordenação é realizada pela professora Angélica Moreira.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Marinez Petenon, o principal objetivo do projeto é a prevenção e a promoção da saúde das pessoas. “Para que isso seja alcançado, as ações são pensadas priorizando o cuidado integral que engloba a prevenção de doenças e agravos à saúde, a redução dos riscos, a atenção ao diagnóstico precoce, o tratamento e a reabilitação”, explica Marinez.
Por meio do projeto, os professores e estudantes se reúnem semanalmente e trocam experiências. Ocorrem capacitações e oficinas para preparar toda equipe para a intervenção junto à comunidade e, além disso, são realizadas oficinas nos laboratórios da Universidade e palestras em grupos de convivência de idosos.
São realizadas visitas domiciliares a idosos e gestantes, tendo como objetivo o acompanhamento e identificação de possíveis riscos e agravos à saúde. Já com crianças e adolescentes, são feitas mostras em escolas e instituições, utilizando como recurso peças anatômicas, equipamentos de exposição de alimentos ultraprocessados e análise de pele, para demonstrar a importância do uso do protetor solar. Também são utilizados jogos educativos e palestras, abordando temas importantes na adolescência, como sexualidade, depressão, uso de drogas, postura e alimentação saudável, oportunizando o esclarecimento de dúvidas aos adolescentes.
Para Daniela Dreher, fisioterapeuta e professora, quando falamos em práticas de educação e saúde, precisamos pensar em um conceito que vai muito além do não adoecer. “Esse conceito engloba a autonomia dos sujeitos e a pessoa como um todo. Isso contribui para a construção do autocuidado e a conservação da saúde”, ressalta a professora.
Para a acadêmica de Farmácia e bolsista do projeto, Angélica Cristina Rodrigues, participar desta iniciativa é uma experiência única. “Ser bolsista nos proporciona uma bagagem de conhecimentos e aprendizados, através da troca de experiências entre professores e alunos”, salienta.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
Conheça mais sobre o projeto:

Diante do crescimento exponencial do contágio pelo novo coronavírus e do pico de internações em leitos e UTIs hospitalares desde o início da pandemia, o governo do Estado decidiu, nesta quinta-feira, 25, ampliar as restrições e anunciou a suspensão temporária do sistema de cogestão regional, o que obrigará os municípios a adotar os protocolos da bandeira apontada pelo Modelo de Distanciamento Controlado a partir de sábado, 27, seguindo até o próximo domingo, 7. Além disso, antecipou a vigência do mapa da 43ª rodada, colocando todo o Estado em bandeira preta.
A Unijuí, em cumprimento às diretrizes impostas pelo governo do Estado e pelo Modelo de Distanciamento Controlado, informa que as formaturas previstas para este sábado estão suspensas. As duas formaturas de Gabinete previstas para esta sexta-feira acontecerão apenas com a presença dos formandos, mantendo os mesmos horários já pré-agendados para aqueles que desejarem comparecer, ficando vetada a presença de convidados.
As diretrizes vigentes para as demais atividades da Unijuí, EFA, Museu e Rádio Unijuí FM estão disponíveis na Nota Oficial nº 20. Outras diretrizes que provoquem alterações nos protocolos estabelecidos pela Universidade serão divulgados nos canais oficiais da Instituição.

Em atenção às orientações e Decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, em especial o Decreto Estadual 55769 de 22/02/21, que estabelece medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
1 - Todas as aulas teóricas dos cursos de graduação presenciais que acontecem no turno da noite se mantêm na forma online até novo Decreto;
2 - Aulas práticas e estágios que acontecem no turno da noite passam a ser online ou serão reagendadas conforme organização e necessidades com cada professor;
3 - Aulas teóricas dos cursos de graduação presenciais que acontecem durante os turnos da manhã e tarde, serão na modalidade online, seguindo calendário específico de cada curso, regramento institucional e dos Decretos;
4 - Aulas práticas e estágios que acontecem nos turnos da manhã e tarde, mantém-se conforme calendário já organizado;
5 - As aulas para o curso de Medicina, no turno da noite, serão online, as demais atividades permanecem com o mesmo cronograma até novo Decreto;
6 - O atendimento presencial ao público na instituição será até as 20h em todos os campi. Após esse horário, o atendimento será somente pelos canais online e telefone;
7 - Eventos e formaturas serão realizados somente até as 20h, cumprindo todos os protocolos de biossegurança;
8 - CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) e STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) - com aulas ofertadas no turno da noite, devem iniciar na modalidade online. As informações referentes ao calendário serão informadas pelo Núcleo de Educação Continuada (lato sensu) e pelas Coordenações de Curso (stricto sensu) por e-mail;
9 - As aulas da EFA mantém-se no formato presencial para Educação Infantil e Híbrido para as demais etapas de ensino. A partir do mês de março, se não houver mudança de bandeira, o ensino presencial será gradualmente ofertado em todos os níveis, cumprindo a capacidade do teto de ocupação e protocolos de segurança. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais.
10 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo as Diretrizes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, mantém-se fechado para o atendimento ao público;
11 - A Rádio UNIJUÍ FM permanece seu atendimento normal, seguindo os Decretos e protocolos de biossegurança;
Reiteramos que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. Neste sentido, em todos os espaços institucionais, é obrigatório o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização constante.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
.jpeg)
Diante do cenário de incertezas gerado pelo novo coronavírus, o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, foi ao ar pela Unijuí FM com uma discussão sobre a Pandemia e a Volta às Aulas. Para participar deste debate, foram convidados a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; a titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Eveline Eberle; e o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), José Augusto Fiorin, que expuseram o retorno das atividades após a entrevista concedida pela neurocientista da UFRGS, Mellanie Dutra.
Mellanie não vê como possível um retorno seguro às aulas, em razão da transmissão descontrolada do novo coronavírus neste momento, e em razão de um novo fator, que ainda não se sabe o quanto impactará: as variantes emergentes, como a P1 e P2. “Elas carregam algumas alterações no seu material genético, que é o que chamamos de mutações, que podem estar associadas a um aumento na transmissão”, completou.
A reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, explicou que as instituições de ensino, e especialmente as de ensino superior, estão seguindo as determinações dos governos desde o ano passado, quando a pandemia explodiu. E lembrou que a Portaria 1.038 do Ministério da Educação, de 7 de dezembro de 2020, determina que as aulas retornem no ensino superior a partir de 1º de março. “A comunidade precisa entender que nós, enquanto gestores, estamos fazendo o acompanhamento das decisões, cumprindo com as medidas e, ao mesmo tempo, exercendo nossas funções. Não está sendo um movimento fácil, porque, a cada dia, há um movimento diferente”, afirmou.
Titular da 36ª CRE, Eveline Eberle explicou que cada uma das escolas possui um Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coe) e que toda a rede está preparada para a retomada, atendendo às medidas de segurança. “Existe uma necessidade de retorno. Temos, sim, a pandemia, mas em muitos casos, o estudante está mais protegido dentro da escola, que acaba sendo um ‘cinturão de proteção’ contra casos de violência doméstica e com cuidados de saúde e alimentação”, destacou a coordenadora.
A observação também foi feita por Fiorin, que recordou que a escola tem mais do que a função pedagógica. “Precisamos nos preparar para garantir a segurança dos alunos contra a covid-19, mas também nos preparar para receber estes estudantes, que estão há um ano longe da escola física. Em que condições eles vão voltar? Há casos de depressão, de ansiedade, de violência doméstica”, explicou.
Confira o debate completo no podcast abaixo:
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.