
A troca de bandeiras para a região de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos no sistema de distanciamento controlado proposto pelo Governo Estadual, tem oscilado entre a laranja e a vermelha nas últimas semanas. Dessa forma, tendo em vista os critérios a serem seguidos em cada bandeira, a Fidene/Unijuí informa à comunidade acadêmica quais são as medidas adotadas em cada um dos campi, a depender da bandeira adotada.
Destacamos que a divulgação das bandeiras ocorrem sempre na sexta-feira e que cada município/região pode contestar o enquadramento, sendo a publicização oficial somente na segunda à tarde. Logo, como diretriz institucional, que já está sendo mantida é que do momento da divulgação, de sexta-feira até segunda-feira à tarde nada se modifica em relação à bandeira da semana anterior. A mudança só vai ocorrer a partir de terça-feira, caso tenha necessidade de alteração.
Além das bandeiras e protocolos determinados pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul precisamos considerar na definição dos encaminhamentos institucionais, o que cada município estabelece a partir de decretos específicos para cada Campi.
A decisão da Unijuí visa contribuir para a contenção da pandemia de Coronavírus, mantendo seu compromisso de reavaliar constantemente suas atividades enquanto perdurar essa situação. Dessa forma fica estabelecido que:
Bandeira Laranja:
- As atividades práticas e de estágio presenciais internos, em sala de aula, laboratórios e demais espaços institucionais, são permitidos, no entanto com 50% da capacidade de cada espaço, de acordo com o Plano de Contingência da Unijuí;
- As atividades práticas e os estágios presenciais externos também são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
Bandeira Vermelha:
- As atividades práticas e de estágio presenciais em sala de aula e em laboratório ficam suspensas e deverão ser reorganizadas oportunamente, na medida em que for possível sua recuperação;
- Somente são mantidas as atividades práticas e de estágio presenciais internas que são essenciais para continuidade de prestação de serviço ou de realização de pesquisa científica, assim como aquelas que são realizadas em espaços abertos da universidade;
- As atividades práticas e de estágio presenciais externos são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
- As atividade relacionadas às reuniões presenciais e sessões de fotos para formatura ficam suspensas.
- Eventos permanecem no formato online.
Aulas online
As aulas permanecem online até o fim do semestre letivo, sem qualquer alteração, independentemente da bandeira. A VRG informa, ainda, que as atividades online para as aulas práticas simuladas síncronas e assíncronas, transmitidas de laboratório, sem a presença de estudantes, devem continuar normalmente, podendo ser incorporadas outras em substituição às atividades presenciais suspensas, de acordo com as especificidades de cada disciplina.

Representantes da Rádio UNIJUÍ FM e professores do curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ estiveram reunidos para selecionar as dez redações a serem premiadas no Concurso Literário “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”, que teve a sua edição 2020 no formato online. Aos estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental foi solicitada a produção textual do gênero conto, dando à pandemia um fim utópico ou distópico, envolvendo ainda as relações sociais, a humanidade e o meio ambiente.
Ao total, 11 escolas participaram do Concurso Literário e 170 contos foram avaliados pela Comissão Julgadora, que selecionou os vencedores seguindo os critérios de qualidade do enredo, clareza de ideias, adequação ao gênero e ao tema no que se refere à inventividade e criatividade na forma e conteúdo e demais itens presentes em edital.
Para o aluno classificado em primeiro lugar será concedida uma bolsa de estudos 100% gratuita no curso de Inglês do Yázigi, por um período de um ano e kit personalizado UNIJUÍ FM, UNIJUÍ e apoiadores. Os alunos classificados do 2º ao 10º lugar serão premiados igualmente com o kit personalizado. Alunos e professores orientadores das 10 redações selecionadas ganharão certificado de participação. As entregas serão organizadas através da escola e/ou professor.
A equipe da Rádio UNIJUÍ FM trabalha agora nos contos roteirizados para o rádio, que tradicionalmente acontece, sendo o material veiculado na programação da emissora.
O Concurso Literário de 2020 tem apoio de Fonte da Ilha, Unimed Noroeste RS, Bem Seguro Corretora de Seguros, Yázigi Ijuí e NetCopy.
:: 1º lugar
Conto: Humanidade
Aluno: YASMIN FRANÇA GARCIA
Escola: Ruizinho
Ano: 9º ano
Professor Orientador: Maria Fabiane Lima Hasse Steinke
:: 2º lugar
Conto: O Fim ou um novo começo?
Aluno: LIZ CRISTINA PINTO ATKINSON
Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus
Ano: 6º ano
Professor Orientador: Nilza Ana Piovesan Manfio
:: 3º lugar
Conto: Púrpura
Aluno: Helena Casagrande Kuzli
Escola: Colégio Evangélico Augusto Pestana
Ano: 9º ano
Professor Orientador: Bianca Terra
:: 4º lugar
Conto: Relato de um vírus na Terra
Aluno: Laura Felipin
Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus
Ano: 8º ano
Professor Orientador: Cláudia Giovana F. da Silva
:: 5º lugar
Conto: Será que isso irá passar?
Aluno: Eduardo Hermann Oster
Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus
Ano: 6º ano
Professor Orientador: Nilza Ana Piovesan Manfio
:: 6º lugar
Conto: A quarentena que não vemos
Aluno: Leonardo Elias Spies Filipim
Escola: Ruizinho
Ano: 8º ano
Professor Orientador: Angela Knebel Michael
:: 7º lugar
Conto: “Vovô, você viveu a pandemia de 2020?”
Aluno: Kayan Diorge Schütz
Escola: Imeab
Ano: 8º ano
Professor Orientador: Leila Aparecida de Ataides
:: 8º lugar
Conto: Era uma vez uma quarentena
Aluno: Isabela Bortolan Voltz
Escola: Osvaldo Aranha
Ano: 7º ano
Professor Orientador: Sigrid Buchner do Amaral
:: 9º lugar
Conto: “No meio de tudo”
Aluno: Sthefany Schmidtke Olbrich
Escola: 6 de Agosto (Linha 6 Norte)
Ano: 6º ano
Professor Orientador: Sigrid Buchner do Amaral
:: 10º lugar
Conto: “Há males que vem para o bem”
Aluno: Maria Antônia Welter Mainieri de Oliveira
Escola: Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA)
Ano: 9º ano
Professor Orientador: Rosana Silva Barros

Palestras, mostras de cursos, informações sobre a Universidade, Enem, aulão de redação, e muito mais. Estas são algumas das atrações da programação do Profissional do Futuro 2020, que a Unijuí realiza desta segunda, dia 09, até a próxima sexta, dia 13, de forma exclusivamente online.
As oficinas estão organizadas para que os estudantes possam acompanhar e circular pelas diferentes áreas do conhecimento e atividades do evento, sem prejuízo. Na programação, ainda, uma das atrações é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. Nele, o estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos.
Ainda é possível se inscrever, participar da programação e concorrer a prêmios especiais. Confira:
Acesse o site do evento e participe, clicando neste link!
A escolha profissional é um momento importante na vida de todo aluno e nem sempre é fácil decidir qual profissão seguir após o Ensino Médio. E a Unijuí sempre esteve ao lado destes estudantes, mostrando caminhos e a atuação das diferentes áreas ofertadas na Universidade. “O Profissional do Futuro é o momento em que apresentamos os cursos e a Universidade de forma intensa aos estudantes de ensino médio de toda a nossa região. É uma oportunidade deles tirarem dúvidas, identificar o seu perfil e buscar o curso mais adequado para cursar”, destaca a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, Fabiana Fachinetto.
O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.

A Unijuí tem agora um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e disciplinas voltadas à formação pessoal e profissional. Entenda todas estas mudanças e a inovação no ensino que a Universidade está propondo:

Os currículos da graduação estruturados por competências consistem em construir experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para responder a problemas próprios da vida profissional. Para isso, os currículos deixam de ser estruturados em disciplinas semestrais ‘isoladas’, balizada na ideia tradicional de que é necessário aprender primeiro a teoria para depois ‘aplicar’ o conhecimento na prática, passando a integrar a teoria e a prática no mesmo módulo.
Os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados, unindo componentes curriculares teóricos e práticos, fortemente relacionados e articulados pela necessidade de resolver problemas próprios da profissão, oriundos da comunidade. Qualquer demanda da comunidade pode se tornar um desafio a ser trabalhado nos projetos desenvolvidos pelos estudantes da Universidade. Nos anos iniciais dos cursos, cada um dos módulos semestrais é constituído por componentes curriculares disciplinares (CCD), um projeto integrador (PI) e componente curricular de formação pessoal e profissional (FPP). Nessa perspectiva, o ensino vai se dar pelo envolvimento intenso em experiências que propiciam o desenvolvimento de competências como criatividade, comunicação, colaboração e o pensamento crítico, resultando em aprendizagens que auxiliam a qualquer um a lidar com seus próprios desafios e nos compromissos com a vida coletiva/social/pública/cidadã.

O Projeto Integrador - PI é um componente curricular capaz de mobilizar os conhecimentos estudados no semestre, em que o conhecimento é construído integrando teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais. Os projetos integradores deverão estar presente em 5 semestres do curso, permitindo a integração entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a prática profissional. A utilização do PI permitirá a realização conjunta do trabalho em equipe, a pesquisa sistematizada, o envolvimento dos professores, a adoção de escrita normatizada e de estratégias de apresentação oral de trabalhos interdisciplinares nos semestres letivos que compõem o curso.
Estes Projetos terão uma grande relação com a comunidade, que vai trazer problemas reais para serem trabalhados, discutidos e resolvidos pelos estudantes e professores. Conectará teoria e prática e terá uma grande relação com os profissionais já formados pela Universidade, que auxiliarão a formação dos novos profissionais por meio de mentorias. Também integrará diferentes áreas para trabalharem juntas na resolução dos problemas e devolver o retorno para a sociedade.

É um componente curricular com foco no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, bem como temas da educação e para a cidadania. Esses componentes curriculares serão de escolha dos estudantes, e serão focados nas competências fundamentais para o exercício profissional que não descuida de uma formação mais alargada. O envolvimento intenso com vivências que propiciam o desenvolvimento de competências como criatividade, comunicação, colaboração e o pensamento crítico resultam em aprendizagens que auxiliam a qualquer um a lidar com seus próprios desafios e nos compromissos com a vida coletiva, social, pública e cidadã.
Com estas mudanças, os estudantes da Unijuí passam a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, começam a trabalhar de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. Qual o resultado disso? Profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.
Mais informações neste link.

O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.

Para debater temas importantes para as profissões, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unijuí realizaram, de quarta, dia 04, até esta sexta, dia 06, o AUD Week. A programação contou com dois dias de palestras e, esta sexta, no encerramento, será dedicada à apresentação de trabalhos inscritos pelos estudantes.
Segundo a coordenadora dos cursos, professora Diane Johann, as palestras foram pensadas para o melhor aproveitamento dos estudantes do dois cursos, com nomes renomados no mercado brasileiro e internacional. “Ouvir as experiências dos profissionais que estão no mercado é muito importante para os nossos alunos. A partir disso eles também vão construindo o conhecimento e projetando o seu trabalho futuro. Tivemos um feedback muito positivos dos estudantes de ambos os cursos, inclusive, com a participação de famílias dos estudantes, que puderam também compartilhar esse momento juntos, em razão da pandemia”, salienta.
Confira a programação de quarta-feira, dia 04, na íntegra
A programação de quinta, dia 05, marcou também os 20 anos do curso de Design, transmitida pelo Youtube, com duas palestras. Confira na íntegra:

Está chegando a hora. O Profissional do Futuro 2020 será realizado na próxima semana, de segunda, dia 9, até a sexta-feira, dia 13. Tudo acontecerá de forma online, neste site. Ainda é possível se inscrever, participar das atividades e concorrer aos seguintes prêmios:
O evento vai ajudar os estudantes mostrando as profissões, o mercado de trabalho e as possibilidades para construir um futuro melhor. Vamos nos conectar com você e apresentar em oficinas online e bate-papos com professores, estudantes e egressos, a sua futura profissão.
Na programação, você vai poder conferir palestras, mostras de cursos e profissões, aulas de redação, dicas para o Enem e muito mais. Uma das atrações desta edição é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. O estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos. Acesse o site e fique por dentro de toda a programação do evento, clicando neste link.


Viajar, visitar, conhecer e apreciar diferentes lugares, suas histórias, sua cultura, costumes e modos de vida. Relacionar os conceitos estudados e articular com o mundo vivido. Tornar significativo os conhecimentos científicos. Conhecer diferentes locais e ampliar a bagagem cultural, histórica e social dos estudantes. Essa foi a proposta da “Jornada de Pesquisa - Viagens Virtuais, conhecer, explorar e estudar”, realizada ao longo dos últimos meses na EFA.
As pesquisas começaram a ser desenvolvidas em diferentes períodos, a partir das especificidades de cada turma e intensificadas a partir do mês de agosto, tendo suas socializações ao longo do mês de outubro. Foram dias de muito aprendizado, criatividade, explorando e utilizando os mais diversos recursos digitais. Os estudantes embarcaram nesta viagem e visitaram virtualmente lugares contemplados nos planos de trabalho de cada turma, etapa/nível de ensino.
O propósito da EFA sempre foi ofertar no currículo escolar um roteiro que promova aprendizagens escolares aliadas a viagens de estudos, porém, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe apreensão e impactos inevitáveis para o presente momento, causando empecilhos no planejamento de viagens de estudos realizados anualmente pela escola, conta a diretora Maria do Carmo Pilissão. “Entretanto, foi necessário respeitar e compreender novos tempos. Nos reinventamos e tornamos possível conhecer os locais de destino de cada turma, nos conectando a eles virtualmente, sempre com um olhar pedagógico criterioso, sensível e pesquisador, de acordo com a proposta pedagógica da escola”, enfatiza.
Participaram da Jornada todas as turmas da Escola, desde as crianças da Educação Infantil até os estudantes do Ensino Médio. Todas as socializações aconteceram de forma online, via google meet, com a participação de familiares e convidados.
Segundo a diretora da Escola, o projeto de ensino conecta o estudante ao aprendizado. Ela salienta que a Jornada de Pesquisa foi um sucesso, as reuniões virtuais foram momentos especiais, nos quais os processos de ensino e aprendizagens estiveram em evidência, com grande participação dos estudantes, professores, familiares e convidados.
A Unijuí tem agora um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e disciplinas voltadas à formação pessoal e profissional. E, desde terça-feira, dia 03, uma série de matérias procuram explicar melhor como funcionam cada um destes elementos. Na publicação de hoje, entenda o que é Formação Pessoal e Profissional:

É um componente curricular com foco no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, bem como temas da educação e para a cidadania. Esses componentes curriculares serão de escolha dos estudantes, e serão focados nas competências fundamentais para o exercício profissional que não descuida de uma formação mais alargada. O envolvimento intenso com vivências que propiciam o desenvolvimento de competências como criatividade, comunicação, colaboração e o pensamento crítico resultam em aprendizagens que auxiliam a qualquer um a lidar com seus próprios desafios e nos compromissos com a vida coletiva, social, pública e cidadã.
Com estas mudanças, os estudantes da Unijuí passam a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões, que para além das habilidades específicas da área de formação de seu curso, também exigem habilidades e conhecimento gerais, que envolvem as diferentes area do conhecimento. Em outras palavras, os estudantes terão experiências formativas que passam a ser desenvolvidas de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. Qual o resultado disso? Profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.
Mais informações neste link.
O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.
Renovado por mais dois anos, Projeto de Extensão conta com mais de 100 arquivos em áudio, disponibilizados gratuitamente à comunidade

Um projeto interdisciplinar, desenvolvido desde 2019 na Unijuí, tem gerado comentários positivos na comunidade e, principalmente, em eventos acadêmicos. Originário da necessidade de construir práticas inovadoras para o desenvolvimento da leitura, o Projeto de Extensão Traças Digitais consiste na produção de audiolivros e envolve a participação de acadêmicos da Universidade, professores e alunos da Educação Básica, além de membros da comunidade.
“O objetivo da iniciativa é ampliar o letramento de mundo, da palavra, para que o leitor possa ser mais completo”, explicou o professor do Curso de Letras – Português/Inglês da Unijuí, e coordenador do projeto, Anderson Amaral de Oliveira. “Trata-se de um trabalho interdisciplinar, que tem a história como carro-chefe, além da literatura. Os audiolivros são originários de uma relação entre os cursos de Letras e História, em contato com as escolas e com a comunidade”, completou.

Mais de 100 arquivos de áudio já estão disponíveis à comunidade, de forma gratuita, por meio do canal no Youtube “Traças Digitais”. Conforme explica o professor, além de contos e poemas, outros materiais começaram a ser produzidos a partir de uma demanda percebida nos cursos de graduação e também no Ensino Médio, como podcasts e dicionários de conceitos históricos e de mitologia. Para cada grupo de áudios, há uma playlist.
“Esse material é gravado pelos alunos das escolas de Educação Básica, pelos professores em cursos de formação continuada e também pelos acadêmicos dos cursos de Letras, História, Pedagogia e Psicologia. A edição e organização dos materiais ficam por conta dos nossos bolsistas”, afirma, lembrando que o projeto também lançou um produto inovador: livros infantis interativos, escritos por Alice Fontana, que é egressa do curso de Pedagogia e voluntária no projeto. “São audiolivros interativos, onde a criança vai escolhendo o final e o destino dos personagens”, explica o professor.
Para dar início ao projeto, atividades de formação foram realizadas nas escolas, resultando na gravação de diversos audiolivros. Materiais continuaram a ser produzidos neste ano, com ênfase na atividade virtual, em razão da pandemia de covid-19.
“O projeto só tem crescido e recebido críticas positivas. Inclusive, na última semana, tivemos a notícia de que foi renovado por mais dois anos. Em 2021, queremos seguir nesta perspectiva de aliar a formação e o letramento digital com as atividades presenciais, se for possível. Queremos continuar crescendo e tendo ainda mais inserção na comunidade”, reforçou Anderson.
Mais informações podem ser acessadas nos perfis no Facebook e Instagram, @projetotracasdigitais.

Cerca de 200 idosos foram atendidos, entre março e outubro deste ano, por professores e estudantes da Universidade

O Grupo Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Giati), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí se reinventou durante a pandemia e apresentou um novo olhar ao seu público-alvo. Conforme explica a professora Solange Castro Schorn, do curso de Psicologia, o grupo começou a ser pensado no contexto da extensão universitária para atender aos integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade (Piti), ligado ao curso de Educação Física, que há 21 anos promove atividades com a melhor idade.
O novo cenário não só mudou a dinâmica de trabalho do grupo, como também alterou a forma de atendimento aos idosos.
“A pandemia instaurou uma nova realidade à população, que passou a vivenciar o distanciamento e o isolamento social. Foi neste cenário desafiador que o Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron) passou a compor o Giati, já que ambos entendiam que o contato com os idosos deveria ser feito. Assim, teve início a organização de uma equipe de trabalho, focada em pensar no apoio e no acolhimento ao sujeito idoso, partindo da compreensão de que promover a atenção integral à saúde implica em colocar os diferentes campos do conhecimento em diálogo”, explicou.
Hoje, as atividades acontecem via teleatendimento e telemonitoramento, por meio de contatos telefônicos, WhatsApp, vídeos com orientações de saúde e encaminhamentos, conforme as necessidades. Os contatos são feitos em horários alternativos, como antes do meio-dia e antes do anoitecer, respeitando os hábitos do grupo. Com a incorporação do Geron, o número de idosos atendidos também aumentou: foram cerca de 200, entre os meses de março e outubro deste ano. Inicialmente, o Giati atendia uma média de 120.
“Construímos uma plataforma, com nomes e telefones, para registro das intervenções, possibilitando que todos tenham conhecimento das ações realizadas. A partir disso, foi produzido um protocolo de acolhimento, como instrumento norteador de diálogo, com o objetivo de identificar situações, físicas e emocionais, que geram sofrimento neste momento. Também, necessidades e casos de maior urgência ou vulnerabilidade”, afirma, ressaltando que os estudantes fazem o contato com o idoso a partir das informações contidas nessa plataforma. Após, cada um elabora uma síntese de como transcorreu a conversa para, posteriormente, levar à discussão de todo o grupo. “Ao identificar alguma situação que compreenda a necessidade de intervenção de outra área como Enfermagem, Nutrição, Psicologia ou Fisioterapia, realiza o registro na plataforma”, explica Solange, lembrando que a principal característica do projeto é manter o bem-estar deste grupo, considerado de risco no contexto da pandemia.
Dentre as demandas identificadas durante o contato, estão o medo, a ansiedade, a solidão, dificuldades na realização de atividades físicas e o relato de hábitos alimentares irregulares. A maioria dos idosos demanda maior atenção devido à mudança repentina do estilo de vida. “Manter o condicionamento físico e possibilitar aos idosos a realização de atividades em casa foi uma intervenção importante, realizada por meio da gravação de vídeos, de aulas encaminhadas para o grupo do Piti no WhatsApp, por exemplo. No momento em que um grupo estava realizando uma conversa telefônica, fazendo uma escuta mais específica, os idosos também estavam tendo acompanhamento de outras áreas. A característica desses atendimentos está na proposta e no olhar interdisciplinar que dão sustentação ao trabalho”, reforçou.
Desafios e resultados positivos
Na avaliação de Solange, o trabalho tem sido positivo tanto para os professores quanto para os alunos, que se descobriram capazes de se reinventar. “Muitas coisas diferentes foram feitas na tentativa de dar conta da nossa responsabilidade com a formação acadêmica e com a comunidade, respondendo ao compromisso que a Universidade tem. Outro marco foi nos enxergarmos como equipe interdisciplinar, compreendendo nossas ações em um conjunto, a partir de um mesmo olhar. Apesar de tudo que estamos passando, conseguimos construir um trabalho e isso é uma vitória”, comentou.
Construir todo o trabalho e manter as atividades requer uma mobilização constante. Cada contato, cada intervenção é um desafio instigante, segundo a professora, já que não é possível antecipar o que o grupo irá encontrar, o que é possível fazer no momento, qual será a demanda, e se será possível falar com o idoso ou não. “É uma novidade a cada dia”, reforça.
O Giati é formado por professores e estudantes do Projeto de Extensão Educação em Saúde, do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron), professores e estudantes dos cursos de Educação Física e Psicologia, e pela responsável técnica do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da Unijuí.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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