O compromisso da FIDENE com o desenvolvimento da região é reconhecido e certificado pelo Parlamento Gaúcho. Pelo terceiro ano consecutivo, fato inédito, a Fundação recebeu o Prêmio de Responsabilidade Social referente ao Balanço Social de 2017, divulgado no início de outubro. Para a premiação na categoria, são reconhecidos projetos voltados ao bem-estar social e à preservação do meio ambiente.
A premiação aconteceu na noite desta quarta-feira, 28, no teatro Dante Barone, em Porto Alegre. Representaram a FIDENE na ocasião, o gerente de Marketing, Giancarlo Bottega, a coordenadora do Balanço Social, Roselaine Beatriz Seibert Jung e a jornalista Paola Brocardo Guimarães. O Prêmio é uma promoção do Parlamento Gaúcho, em uma parceria da Assembleia Legislativa do Estado com a sociedade civil. “Esse prêmio demostra o compromissso da Instituição com a sociedade a partir das suas quatro mantidas – Unijuí, EFA, Museu Antropológico Diretor Pestana e a Rádio Unijuí FM – que é desenvolver a região Noroeste do Estado por meio da educação”, observou Gian ao receber a premiação.
Esta é a quarta vez que a FIDENE recebe o Troféu Responsabilidade Social - Destaque RS, sendo que, neste ano de 2018, foi pela terceira vez de forma consecutiva. Para a presidente da FIDENE, professora Cátia Nehring, "esta premiação materializa a responsabilidade social realizada pela instituição, a partir de suas ações no ensino, pesquisa, extensão, cultura e gestão. É um prêmio que é de toda comunidade da FIDENE, pois é fruto do trabalho de cada pessoa que faz esta instituição, desenvolvendo a região pela educação”, avalia.
Instituições de diversas categorias protocolam o Balanço Social, documento produzido anualmente, para concorrerem ao prêmio. A comissão do Prêmio se baseia nele para conceder a premiação. As instituições que atingem um índice estabelecido, ganham o certificado. Dentro destes certificados, 20% dos melhores índices ganham a medalha. E, a que teve melhor desempenho, ganha o troféu, que é o caso da FIDENE. A Fundação desde 2001 atinge o índice necessário para receber o certificado, tendo ganho em 2015 a medalha e em 2006, 2016 e 2017 a premiação máxima. Em 2018 receberá pela terceira vez consecutiva, fato inédito na premiação.
O prêmio é organizado por uma Comissão Mista, atualmente formada por representantes de 14 entidades: Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC/RS), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul - (Federasul), Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomérico), Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB), Organização Parceiros Voluntários (OPV), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc) e Sindicato e Organização das Cooperativas RS-OCERGS/SESCOOP.
Nesta terça-feira, dia 27, no turno da tarde, no Centro de Eventos, foi realizado o terceiro módulo do Programa de Formação Continuada de Docentes Unijuí 2018 - Subprograma Formação para Gestores “construindo entendimentos e encaminhamentos a partir do instrumento de avaliação institucional externa - recredenciamento institucional”. Este módulo contou com a participação de chefes de departamento, pró-reitores de campi, membros da Comissão Própria de Avaliação, coordenadores de curso de Graduação, de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Núcleos de Pesquisa e de Extensão e Cultura.
O evento teve o objetivo de discutir os “Desafios dos Processos Avaliativos da Educação Superior”, em especial, proporcionar a compreensão e apropriação das novas regulamentações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.
A professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, coordenou as atividades. Em sua fala destacou que a formação continuada se organizou em três módulos, cada um deles foi definido considerando públicos específicos. No dia 14 de setembro se desenvolveu o primeiro módulo “Alterações e perspectivas a partir dos instrumentos de avaliação do INEP/MEC”. O módulo 2 se desenvolveu no formato Oficinas com o tema “Entendendo os instrumentos de avaliação - reconhecimento e renovação de reconhecimento”.
Assim, procedeu a síntese dos indicativos dos módulos I e II já desenvolvidos e encaminhou-se as atividades em grupos de trabalho para discussão do Instrumento de Avaliação Externa, distribuídos entre os cinco eixos. Cada grupo discutiu as evidências do indicador e quais devem ser construídas para alcançar o conceito 5, bem como o que é inovação e quais as sugestões de inovação em cada indicador. E, na sequência, cada grupo fez um relato de suas reflexões evidenciando o que as modificações propostas na legislação indicam ou apontam como necessidade para revisão de políticas, fluxos e procedimentos no curso, no departamento e na Universidade.
A Vice-Reitora de Graduação encerrou as atividades agradecendo a presença dos gestores e membros da CPA avaliando como positivo o evento realizado em três módulos, uma vez que, na sua leitura, atendeu o objetivo de compreensão e apropriação das novas regulamentações do MEC/Capes pelos gestores para a constante qualificação dos cursos de graduação e lato e stricto sensu, dos departamentos e da UNIJUÍ, evidenciando as responsabilidades dos gestores e encaminhamentos necessários, desafio este que se impõe à toda comunidade acadêmica.










A Direção da FIDENE, por meio da presidência da Fundação e o Conselho Diretor, em conjunto com a Direção da EFA e área de Recursos Humanos apresentou a proposta de um novo Plano de Carreira para os professores da escola. Após várias discussões que envolveram os professores e a Direção do SInpro Noroeste o plano foi aprovado pelo conjunto dos professores da escola por unanimidade. O Plano de Carreira permite o ingresso de todos os professores da EFA concursados da escola e passa a vigorar a partir deste mês. Serão beneficiados os professores que atuam na educação infantil, anos iniciais e finais, além do ensino médio e profissionalizante da Escola.
Segundo o Gerente de Recursos Humanos, José Luis Bressam, o plano de carreira beneficia todos os professores, diferentemente do antigo, que incluía apenas os professores de tempo parcial da escola. "Agora os horistas também poderão ingressar no plano. A cada 4 anos o professor muda seu enquadramento através da avaliação de desempenho, o que lhe garante progressão na carreira e uma melhor remuneração", observa.
A vice diretora da EFA, Janete Maria Striede,r afirma que esse plano é uma conquista muito importante, pois valoriza os profissionais de educação, uma vez que terão condições de crescer na carreira. "Esse plano permite progressão por tempo de serviço e titulação, um estímulo à atividade do professor", avalia.
A Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Unijuí é um dos setores responsáveis por fomentar a transformação dos resultados de pesquisa em produtos e serviços inovadores para empresas que buscam vantagem competitiva. Com este objetivo, foi realizado um encontro com a participação de gerentes e diretores de inovação de empresas de grande porte de toda a região de inserção da Unijuí.
O evento, que aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 27, contou com uma programação que iniciou pela apresentação da Lei do Bem, realizada por Carlos Alberto Ludwig. Posteriormente, João Florêncio da Silva (FINEP) e Alexandre Barros (BRDE) apresentaram oportunidades de financiamento para a inovação. Por fim, pesquisadores das áreas de Agronomia, Veterinária, Engenharias e Alimentos da Unijuí apresentaram projetos, inovações e a infraestrutura de pesquisa dessas áreas de conhecimento na Universidade.
As atividades foram desenvolvidas na Criatec, a Incubadora de Empresas Tecnológicas vinculada ao eixo de empreendedorismo da AGIT/ Unijuí, sendo um ambiente que tem atuado como catalisador de conhecimentos gerados na Universidade, oferecendo suporte às iniciativas empreendedoras e oferecendo serviços diferenciados para empresas que estão iniciando seus negócios.








Na última sexta-feira foi realizada uma roda de conversa entre a Universidade e mulheres artesãs que integram a Feconsol - Feira de Economia Solidária. Participaram deste encontro Elizandra Pinheiro da Silva, analista de Planejamento da AGIT/ITECSOL, Sirlei Noemi Schneider, assessora da Vice-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, a professora Arlete Regina Roman, e as integrantes da Feconsol: Jurema Bueno da Silva (presidente), Ines Batista da Silva (secretaria) e a associada Lucia Hentshke. A atividade ocorreu no Campus Ijuí.
Este encontro teve como objetivo a socialização de experiências na produção de artesanato com o reaproveitamento de materiais, como por exemplo os tecidos de guarda-chuvas e sombrinhas estragadas, que, ao invés de irem para o lixo, podem se tornar sacolas, bolsas, pacotes de presente, dentre outros produtos. A proposta é construir um plano de ações para o recolhimento de guarda-chuvas quebrados, os quais serão repassados às artesãs para a produção destes objetos, proporcionando um incremento de renda, e evitando danos ao meio ambiente.
Para além dessa ação, foi pensado no planejamento de futuras oficinas de artesanato aos integrantes da Feconsol, tendo a proposta de reutilização de materiais alternativos na confecção dos mesmos. Planejou-se também o desenvolvimento de oficinas de reaproveitamento de alimentos e saúde da mulher, para as mulheres integrantes da ACATA e ARL6, associações incubadas pela Itecsol.




No dia 24 de novembro de 2018, na Unisc, em Santa Cruz do Sul, reuniram-se representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, e do Programa de Avaliação Institucional - Paiung, para discussões sobre as novas regulamentações do Ministério da Educação sobre o ensino superior. A Unijuí foi representada pela Assessora Pedagógica, Sandra Bado, e a Coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa.
Na programação a professora Marion Cretzberger, Procuradora Institucional da PUC/RS, discorreu sobre os “Desafios e perspectivas para gestão da formação docente a partir dos novos marcos regulatórios da avaliação” pontuando as alterações desta nova legislação. Enfatizou a necessidade de promover a formação específica aos professores para que esses conheçam o fluxo e, também, a importância dos processos avaliativos externo e interno imprescindíveis para a constante qualificação dos cursos, o que impacta no ensino e aprendizagem do estudante em sala de aula.
No período da tarde as IES dividiram-se por programas, do Paiung e da Rede de Formação de Professores.
A reunião da rede de professores iniciou com uma breve retrospectiva das atividades desde 2014 realizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional – NAPI, da UNISC, ação necessária para contextualizar os novos integrantes das IES que se juntaram a equipe. Após, foi realizada a socialização das ações desenvolvidas pelas Vice-Reitorias de Graduações nos seus respectivos programas de formação continuada docente e a indicação de eixos norteadores para as temáticas que serão desenvolvidas no ano de 2019.
Uma das pautas discutidas foi a programação da pós-graduação em docência universitária que estará sendo desenvolvida por 9 (das 15) instituições de ensino superior integrantes do Comung, a qual terá sua aula inaugural na PUC/POA em 23 de março de 2019.
A Unijuí está disponibilizando 15 vagas para professores da Instituição que demostrem interesse em participar desta pós-graduação, a qual será desenvolvida na modalidade a distância, porém com as avaliações presenciais em uma IES próxima geograficamente.
Os representantes do Paiung reuniram-se com o objetivo de retomada das atividades do programa que é coordenado por Jaqueline Morandini, da UPF, e Denizar Melo, da PUC/RS. Na pauta foram realizados relatos pelas IES sobre a processualidade de elaboração do Relatório de Avaliação Institucional, que deverá ser protocolado no sistema e-MEC até 30 de março de 2019. Segundo a professora Marion, o relatório é uma importante fonte de evidências, uma vez que é utilizado pela CTTA/MEC para auxiliar nos recursos protocolados pelas IES. Como encaminhamentos definiram-se diretrizes para as reuniões do próximo ano, duas presenciais e as demais por videoconferência, bem como, o indicativo de fazer um encontro com os avaliadores de nossas IES para a discussão dos processos avaliativos.



A Rede Leite completa 15 anos e, em meio ao desafio de fortalecer a produção de leite no Rio Grande do Sul, as oito instituições que fazem parte desse Programa realizam, na quinta-feira (29/11), em Ijuí, o 4º Fórum da Rede Leite. O evento inicia às 8h30, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. O objetivo do Fórum é mostrar os resultados alcançados durante o período, o impacto da Rede Leite na melhoria do meio ambiente, nas relações sociais e na renda das famílias.
Veja a programação
8h30 – Recepção e credenciamento
9h – Mesa Oficial de abertura
9h30 – Painel: Como a Rede Leite fortalece o trabalho dos agricultores, dos extensionistas, dos professores e dos pesquisadores
11h – Painel: Impactos positivos gerados na Agricultura Familiar: perspectiva social; ambiental e de alimentação animal; qualidade do leite e sanidade animal; econômica e de mercado
12h30 – Almoço
13h30 – Dinâmica de trabalho em grupos: Prioridades e ações para o futuro da Rede Leite
15h30 – Apresentação dos resultados dos grupos
16 h – Encerramento
A Rede Leite, Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS, conta, atualmente, com a participação formal das seguintes instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cooperfamiliar e Rede Dalacto.
Informações: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
A Unijuí espera receber no mês de dezembro a visita in loco do Ministério da Educação em prosseguimento ao Edital nº 01/2017/SERES/MEC, que autoriza a implantação do curso de Medicina na Unijuí. Nos últimos meses, diversas reuniões foram realizadas em preparação à visita e à implantação do Curso.
Nelas, a Unijuí e a Secretaria de Saúde do Município de Ijuí buscaram definir as Unidades Básicas de Estratégia de Saúde da Família que serão parceiras nos três primeiros anos do Curso e que serão visitadas pelos avaliadores.
A Reitoria e o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina – NDE, também se reuniram com os representantes das instituições parceiras, Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor, Hospital Sociedade Panambi e Prefeitura de Ijuí, para apresentação técnica do projeto do Curso.
A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Unijuí, o NDE e o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente do Curso – NAPED, realizaram reunião para discutir os aspectos de avaliação previstos no Projeto Pedagógico do Curso e evidenciar a importância desses processos institucionais, bem como o uso dos resultados dos processos de avaliação desenvolvidos junto aos professores, estudantes, técnicos-administrativos e comunidade externa para a constante qualificação do curso.
“Estamos nos últimos procedimentos necessários para receber os avaliadores, considerando o envolvimento das cinco instituições envolvidas no Edital. Em primeiro lugar o Município que recebeu a homologação, a partir da parceria com os três hospitais (Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor e Hospital Sociedade de Panambi, os quais apresentaram as condições necessárias para acolher um curso de Medicina, tendo disponível 250 leitos SUS). Após a revisão do Plano de Melhorias apresentado pelo Município, conferência dos leitos SUS e visita aos hospitais e rede de atenção básica, os avaliadores iniciam o processo de avaliação in loco à Universidade. Na Universidade será avaliado o projeto pedagógico do curso, o corpo docente e a infraestrutura para os três primeiros anos de funcionamento do curso. ”, salienta a Reitora Cátia Nehring.
Além dessas atividades, outras reuniões estão previstas com professores e técnicos-administrativos envolvidos no curso.
A estudante de Psicologia Milena, protagonista da Campanha de Vestibular de Verão 2019, conta que estudar na Unijuí está sendo a realização de um sonho.
A oportunidade de ingressar em uma Universidade que proporciona diferentes vivências e trocas de experiências, é o sonho de muitos estudantes que saem do Ensino Médio e almejam alçar novos voos. A estudante de Psicologia do Campus Ijuí Milena Luiza Machado da Costa, destaca que estudar na Unijuí sempre foi seu sonho.
“Meu sonho era fazer o curso de Psicologia e a Unijuí é a escolha certa para a realização do meu sonho. Posso afirmar que eu e meus colegas somos muito bem recebidos, com toda a atenção, tanto em sala de aula, quanto na Unijuí em si. O ensino é de qualidade e com certeza sairei da Universidade muito preparada”.
Milena relata que a vivência na Universidade está sendo algo novo e maravilhoso. “É um mundo totalmente diferente, saí ano passado do ensino médio e logo comecei a faculdade, então percebi a grande diferença. Eu achava que a faculdade era somente obrigações, o que não é verdade, são várias as possibilidades, conhecimentos e conquistas, as quais passamos até a nossa formação”.
A troca de experiência e o convívio com diferentes pessoas na Universidade, está sendo de muito aprendizado para a estudante. “O meu curso me proporciona ter o convívio direto com várias pessoas de todos os tipos e acredito que nesse meio, na Universidade, a diversidade de pessoas é enorme e podemos trocar experiências diante disso” diz Milena.
Quer encontrar o melhor de você e conquistar seu espaço, começando pelo seu curso superior? Então conheça as áreas ofertadas pela Unijuí e faça a sua inscrição para o vestibular de Verão até o dia 25/11 no site unijui.edu.br/vestibular.
Vencedores na categoria inovação na apresentação de Pitch
A Unijuí realizou a entrega da premiação do Programa Conecta Educação 2018 na tarde de quinta-feira (22), durante mais um evento organizado pela Agência de Desenvolvimento (AD), no Parque de Exposições, em Santa Rosa.
Com o objetivo principal de ser o primeiro passo para um processo de criação de um ambiente propício a inovações e novos empreendimentos, o Conecta Educação contou com a participação de diversos professores, e os que se destacaram através do uso da tecnologia educacional de forma criativa e integrada a sua prática docente, foram premiados nas categorias “Sala de Aula” e “Apoio e Gestão”.
De acordo com o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o Conecta Educação é um movimento que aborda e trabalha questões e temas da atualidade em todo o mundo. “A inovação, tecnologia, gestão empreendedorismo e a educação são fatores indispensáveis e necessário para as pessoas e organizações que pretendem prosperar dentro do atual cenário marcado por profunda transformação. E a Unijuí que também trabalha estas questões, acredita no conecta e participa de forma direta no referido evento”, ressalta Ariosto.
O evento trouxe novidades nessa edição e contemplou na programação atividades com startups, oficinas de Pitch, rodada de negócios, almoço de ideias, workshops e apresentações de cases de sucesso.
Durante o evento as startups que participaram das atividades apresentaram Pitch de seus negócios, com o objetivo de vender a ideia da startup para um possível investidor, para uma banca avaliadora. As empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Criatec do Campus Santa Rosa, participaram da atividade e na oportunidade foram premiadas na Categoria “Inovação”, em 1º lugar a empresa Simbiozy e o 2º lugar para Químea Ambiental.
Para as irmãs Patrícia e Beatris Schorr, empreendedoras da Simbiozy, a participação no Conecta Educação foi fundamental para agregar novos conhecimentos e poder realizar trocas de experiências.






















Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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