No último mês, na cidade de Santa Rosa, foi implementado o Projeto Movimenta - Programa de Educação em Saúde para o Estilo de Vida Ativo de Escolares, resultado de uma pareceria entre o Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da Unijuí - campus Santa Rosa, Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Unijuí e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).
O projeto tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento integral de estudantes, buscando a promoção da saúde e a qualidade de vida, em especial daqueles que apresentam excesso de peso e obesidade. A proposta visa auxiliar nas ações do Programa Saúde na Escola, principalmente as relacionadas com a educação para uma alimentação saudável e a promoção do estilo de vida ativo.
Para isso, os alunos são encaminhados até o campus da Unijuí duas vezes na semana, onde participam de oficinas de práticas corporais, alimentação saudável e saúde mental, sendo recebidos por uma equipe multiprofissional. Para ingressar no projeto, os estudantes passam por uma avaliação físico-funcional e precisam ter a autorização de seus pais ou responsáveis.
O projeto ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou o transporte escolar aos participantes.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Moane Marchesan Krug, a proposta é inovadora e tem grandes chances de se efetivar como a linha de cuidado para a criança e o adolescente no município de Santa Rosa. “Criar espaços que, além de incentivar, proporcionem práticas corporais e ações de educação em saúde são muito necessários quando buscamos o engajamento da população”, disse. Ela ainda relata que a participação da comunidade escolar - pais, professores e diretoras - fortalece ainda mais essa ação e auxilia na construção de algo que faça sentido para os usuários.
A Unijuí fez parte, na tarde do último sábado, 7 de maio, do Ciclo Turistando por Ijuí, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A atividade contou com uma pedalada pelos principais pontos turísticos da cidade, sendo o campus da Universidade o local de concentração dos ciclistas e saída do percurso.
“Ficamos felizes por ter tantos inscritos. A nossa ideia não era só fazer um passeio. Considerando que neste domingo comemoramos o Dia Nacional do Turismo, organizamos este pedal pelos principais atrativos turísticos do município, a maioria de cunho cultural, para que os participantes entendam por que Ijuí recebeu o título de Capital Nacional das Etnias e, mais recentemente, o de Capital Internacional das Etnias da América”, explicou a turismóloga da Secretaria Municipal, Bianca Caneppele.
Secretária da Reitoria da Unijuí, Denise Graciela Dobler da Rosa falou sobre a satisfação da Universidade fazer parte do roteiro turístico e parabenizou a Secretaria Municipal pela iniciativa de proporcionar, por meio do ciclismo, a união entre a prática esportiva, o lazer e a cultura. Denise fez um resgate histórico da Unijuí, lembrando que, neste ano, a Instituição completa 65 anos, sem deixar de qualificar a sua estrutura e a oferta de cursos de graduação nas modalidades presencial e ensino a distância; pós-graduação lato e stricto sensu; além de cursos de qualificação.
Partindo da Unijuí, os ciclistas passaram pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Estação de Cultura e Lazer, CTG Clube Farroupilha e Praça dos Imigrantes, com retorno à Praça da República, onde participaram de atividades.

O coordenador dos cursos de Educação a Distância (EaD) da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, participou na noite desta quinta-feira, 6 de maio, de uma live direcionada aos estudantes do Ensino Médio de Rio Grande. A atividade foi realizada em parceria com o Colégio Alternativo, parceiro na implantação do Polo EaD Unijuí na cidade.
Zamberlan apresentou dados do Ensino Superior no País, que vem ampliando o número de estudantes desde 2010, conforme dados do Censo da Educação Superior 2020, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC). Em 2010, eram mais de 6,4 milhões de estudantes matriculados em cursos, enquanto que em 2020 o número passou de 8,6 milhões.
O que também vem numa crescente é o número de pessoas que têm optado pela modalidade EaD, conforme apontou o professor. De acordo com o Censo, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no Ensino Superior de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%) pelos presenciais. Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto que nos cursos EAD aumentou 428,2%.
“A Unijuí, além de toda a sua trajetória de 65 anos de ensino, possui alguns diferenciais no EaD. As aulas são totalmente a distância, devendo o aluno comparecer no polo somente para a realização da avaliação final. A modalidade é flexível e os cursos contam com mensalidades acessíveis, com inovação, interação, inclusão e protagonismo do aluno. Ao final do curso, o estudante ainda saí com um diploma Unijuí, que tem o mesmo peso de um curso presencial”, reforçou o professor.
A Unijuí, como completou Zamberlan, oferta vagas nos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
A live teve sequência com a fala do professor Rodrigo Lopes, do Colégio Alternativo, com dicas para a redação do vestibular.
O período pandêmico trouxe restrições e, por consequência, modificações na prestação de diversos serviços. Após dois anos, porém, os processos voltam à normalidade. Na segunda-feira, dia 2 de maio, a loja Editora Unijuí, que vinha realizando vendas sob demanda, retomou seus horários fixos de atendimento. A partir desta semana, a livraria, que comercializa obras produzidas pela editora da universidade, além de produtos institucionais, estará aberta de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h.
De acordo com a diretora administrativa da editora, Márcia Almeida, este é mais um passo para o estabelecimento de um relacionamento sólido com o público leitor. “A reabertura da loja está nos proporcionando a retomada de um importante ponto de contato, a partir do acolhimento e da oferta de obras e produtos institucionais que fortalecem os laços com a comunidade acadêmica e em geral”, destaca.
A Editora Unijuí, fundada em 1985, tem por objetivo fomentar a produção intelectual dos professores da Unijuí e de outras instituições de Ensino Superior, por meio da publicação de livros e revistas científicas. Conta com 22 coleções em diversas áreas do conhecimento, somando mais de 400 livros ativos em estoque, que podem ser adquiridos através do site editoraunijui.com.br e, desde 2017, na livraria da editora no campus da Unijuí - Ijuí. Os títulos são vendidos, ainda, por distribuidores e livrarias físicas e virtuais espalhados pelas diversas regiões do país.
Daiana Dal Ros - Comunicação/Editora Unijuí

Diretores, secretários e professores da rede municipal de ensino de Ijuí participaram nesta sexta-feira, 6 de maio, da apresentação dos resultados do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), criado para traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental durante o período de pandemia, mais precisamente dos anos de 2020 e 2021. A Universidade, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação de vários municípios, onde os secretários municipais de Educação decidiram entender o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
A apresentação foi realizada no Centro de Eventos e contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring. Coordenadora do projeto, a professora destacou que a Unijuí foi desafiada a organizar e executar o processo de avaliação, a partir da procura dos secretários municipais de educação que estavam diante de um problema real, de impactos nos processos de ensino e aprendizagem em decorrência da pandemia. “Uma legislação federal determinava que os municípios e estados deveriam fazer uma sondagem diagnóstica, a fim de conseguir enfrentar o déficit de aprendizagem. Assumimos o desafio, organizamos a aplicação das provas, fizemos a correção e a organização de dois relatórios: um relatório parcial foi entregue no mês de dezembro e o final no mês de março. Agora, socializamos os resultados com os professores”, explicou.
Aos profissionais, foi apresentada a plataforma Same, que reúne dados de forma interativa e comparativos, para que possam reorganizar o seu planejamento. A avaliação diagnóstica da rede municipal de Ijuí foi aplicada em novembro de 2021, para alunos do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa.
“Essa avaliação é de extrema importância, porque vai nortear todas as nossas ações e estratégias, pensando nas lacunas que temos. A pandemia repercutiu muito na área da educação. Em 19 de março de 2021, quando tivemos a suspensão das aulas, imediatamente pensamos em uma forma de manter o vínculo do aluno com a escola. Mas, por mais que houvesse um grande movimento, esforço e investimento nas redes de ensino, a presencialidade ainda é muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Tivemos 20 meses de dificuldades e prejuízos na área. Por isso é importante termos essa avaliação, para podermos traçar um plano de ação”, explicou o secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, que participou do evento de apresentação.
O secretário parabenizou a Unijuí pelo trabalho de ter respondido não só ao município de Ijuí, mas outras redes de ensino da região. “Já sabemos, pelos resultados apresentados, que teremos que ser cirúrgicos em algumas escolas, enquanto que em outras teremos que elaborar um plano de ação para 2023, 2024. É um trabalho a longo prazo. Lembrando que precisamos ter uma atenção especial aos anos de saída, como a transição do bloco de alfabetização, 1º, 2º e 3º Anos para o 4º Ano do Ensino Fundamental, e do 9º Ano para o Ensino Médio”, reforçou Cláudio.

Acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição qualificaram seus trabalhos na disciplina de Projeto Integrador I: Ser Biológico e Social. Essa etapa foi realizada junto aos professores dos cursos com intuito de ampliar o referencial teórico, objetivos e metodologia dos projetos.
A disciplina de Projeto Integrador é um dos componentes curriculares presente desde o primeiro semestre da Graduação Mais da Unijuí. Essa é a oportunidade de os estudantes utilizarem os conteúdos vistos em outras disciplinas para desenvolver soluções para desafios reais apresentados pela comunidade.
Dessa vez, o desafio foi encaminhado pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Os estudantes tiveram que pensar formas de como contribuir para melhorar as condições de vida e saúde de diferentes grupos de trabalhadores do Cerest Missões Ijuí, considerando que ter saúde ou adoecer é o resultado das interações entre os fatores socioambientais e biológicos. Cada grupo ficou responsável por encontrar formas de otimizar o padrão de vida de uma equipe de trabalhadores.
Estiveram presentes, buscando orientar os acadêmicos, as professoras Adriane Huth, Bruna Comparsi, Eilamaria Libardoni Vieira, Marilei Uécker Pletsch e o professor Eduardo Matias dos Santos Steidl. O Cerest também se fez presente através de mentoras que ajudaram os estudantes nos projetos: Elizabete Trevisan, Luciane Sarturi Antes e Graciele Jagmin.
De acordo com a professora Eilamaria, os mentores do Cerest colaboraram na construção do projeto, trazendo a realidade da saúde dos trabalhadores que os estudantes estão analisando, para depois propor a solução do desafio. “Eles qualificam o processo pois têm experiência na área de saúde do trabalhador e auxiliam na transposição da teoria com a prática em equipes de saúde”, salienta.
Foram apresentados seis trabalhos que abordaram as seguintes profissões: agentes comunitários de saúde, motoboys, frentistas, enfermeiros, colaboradores da urgência e emergência (Samu) e técnicos em enfermagem. “A partir de agora as equipes de estudantes irão fazer um diagnóstico social e biológico para desenvolver ações de saúde pensadas no projeto recém-aprovado pela comissão”, finaliza Eilamaria.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

O projeto de extensão Física para Todos da Unijuí desenvolveu, nos dias 27 de abril e 3 de maio, atividades com professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Ijuí. Foi realizada uma Oficina de Formação para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no componente curricular de Ciências, contemplando as unidades temáticas Terra e Universo, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular, que é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
As atividades envolveram objetos de conhecimento como escalas de tempo, movimento aparente do sol no céu, características da terra e observação do céu, pontos cardeais e calendários.
Como destacou o professor Nelson Toniazzo, coordenador do projeto, “é também fazendo que se aprende”, foram desenvolvidas seis atividades práticas: Globo Terrestre: fazendo comparações de tamanho; Movimentos da terra e da lua; Sistema solar em escala, Movimento aparente do sol, Preparando para a observação do céu e Nossa localização no universo.
Essa atividade contempla o objetivo do projeto Física para Todos, que é promover a difusão e a popularização da Ciência/Física e de sugerir procedimentos metodológicos mais adequados para ensiná-la.

O Rizoma Temático desta semana foi um pouco diferente. Desta vez, o programa deixou o o estúdio da Rádio Unijuí FM e realizou o debate diretamente da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa. A feira é vista como um dos principais agentes de desenvolvimento da região, pois exerce papel de liderança, fomentando negócios, pesquisa e inovação.
A temática “Fenasoja: negócios e empreendedorismo regional” foi discutida entre os convidados: prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; presidente de honra da Fenasoja 2022, Nilson Guidolin; presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap), Lídia Linck Lagemann; e o coordenador do campus Santa Rosa da Unijuí, Marcos Paulo Scherer.
De acordo com o prefeito Anderson Mantei, a feira acontece graças à população trabalhadora santa-rosense que vem buscando realizar um evento que reflete o progresso do município. “É a dedicação de 4 anos de muitos voluntários que fizeram acontecer a feira e hoje temos uma demonstração cabal do que é e como se faz o desenvolvimento econômico”, afirmou.
A presidente da Acisap, Lídia Linck Lagemann, garantiu que desde a fundação de Santa Rosa seu povo vem agindo de forma comunitária e interativa em prol do desenvolvimento. Foi com esse intuito que meses após a emancipação que um grupo de empresários fundou a Associação. “O que estamos fazendo é nos esforçamos muito para manter esse nível, oportunizando a potencialização de empresas e criando uma espiral positiva de desenvolvimento”, destacou.
Faltando pouco mais de um mês para completar 32 anos junto ao povo santa-rosense, a Unijuí possui, a partir da educação, papel fundamental no crescimento econômico da cidade. “Nossos professores possuem dezenas de projetos de extensão e de pesquisa atuando em Santa Rosa e isso é atuar diretamente com a comunidade. Além disso, a Unijuí quer ser parceira do município em todos os projetos que conseguirmos juntos alcançar”, complementou o coordenador do campus, Marcos Paulo Scherer.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Idealizado pelo ex-atleta da seleção brasileira de voleibol, Alex Lenz Stragliotto, em parceria com a Unijuí e o Poder Executivo Municipal, o Pró-vôlei é um projeto consolidado que busca incentivar a prática esportiva tanto na sua oficina tradicional quanto nas escolas. O Projeto está na ativa desde 2009, tendo envolvido em suas atividades milhares de jovens.
“O Pró-vôlei, desde seu início, contou com a participação ativa da Unijuí, que ficou responsável pela execução técnica e financeira do Projeto, envolvendo diversos setores da Instituição. A Unijuí abraçou o projeto que desenvolvi. Foi na Universidade onde começou essa parceria fantástica”, conta Alex.
Além do estímulo ao movimento corporal e novas vivências aos jovens, a Unijuí e o Pró-vôlei se comprometeram, desde o princípio, a também capacitar acadêmicos e atuantes na área de Educação Física por meio de metodologias e experiências que vêm sendo compartilhadas entre os profissionais.
Apesar dos empecilhos impostos pela pandemia de covid-19, o Projeto deu sequência às suas atividades de forma online, com os professores que integram o Pró-vôlei enviando videoaula aos alunos. “Não paramos nesse período, mas agora estamos de volta, mais presentes, podendo conversar de perto e continuar com os treinos”, afirma o coordenador.
A previsão para 2022 é retornar com as atividades junto às escolas do município, além de continuar promovendo a inclusão por meio do esporte. “O objetivo é implantar mais núcleos em escolas e em ginásios municipais, dando sequência ao nosso projeto, que tem muito potencial para contribuir com toda a sociedade”, finaliza Alex.

Já estão abertas as inscrições para a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí, que será realizada entre os dias 10 e 12 de maio. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/eventos.
A Semana Acadêmica contará com palestras e workshop, que buscam integrar os estudantes de ambos os cursos e agregar mais conhecimento em suas trajetórias acadêmicas. O evento destina-se aos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis, além de estudantes da área de gestão, egressos, pós-graduandos, profissionais e estudantes de outras instituições.
Não haverá cobrança de taxa, mas os participantes são convidados a colaborar com o ingresso solidário, doando alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.
Programação
Na terça-feira, dia 10, a Semana Acadêmica será aberta com a Mesa Redonda Empreendedorismo na Gestão Pública, às 19h30. Participam o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Cidade Empreendedora com DNA Empreendedor; o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin; o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; e o prefeito de Chiapetta, Éder Poth - participantes e finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
Na quarta-feira, dia 11, às 19h30, ocorre a palestra Contabilidade sem fronteiras: gestão de negócios internacionais, no Centro de Eventos, a cargo de Caroline Keidann Soschinski, graduada em Ciências Contábeis pela Unijuí e mestre em Ciências Contábeis pela FURB; Fábio Aurélio Fengler, TI na empresa ISCA Tecnologias; e Roseli Cristina Kepler, supervisora contábil da Bruning.
No mesmo horário, na sala Sala Conceito - C 6/7, será realizado o workshop Pensando Fora da Caixa com Lego Serious Play. O facilitador será Nedisson Luis Gessi, doutor em Desenvolvimento Regional e facilitador Lego® Serious Play®. A atividade é exclusiva para acadêmicos de Administração e as vagas são limitadas. Inscrições podem ser realizadas neste link.
Encerrando, no dia 12, às 19h30, no Centro de Eventos, acontece a palestra Metaverso e Inteligência Artificial e implicações na gestão. Será palestrante o professor doutor Edson Padoin, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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