Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL:
. Aulas teóricas - seguem de forma online até o dia em 3 de novembro, tendo em vista a situação ainda preocupante da pandemia, bem como a pesquisa de opinião realizada junto aos estudantes e professores, em que 89,60% e 76,60% dos participantes, respectivamente, manifestaram-se contrários ao retorno das atividades presenciais.
. Aulas práticas e estágios presenciais - seguem conforme cronograma e organização de cada coordenação de curso, obedecendo os protocolos de saúde expressos no Plano de Contingências, conforme Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020.
2. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) - permanecem de forma online conforme cronograma da oferta, bem como as demais ofertas de educação continuada (qualificação profissional e extensão).
3. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) - as aulas seguem de forma online conforme calendário específico de cada curso.
4 - As aulas da EFA também seguem de forma online, podendo ocorrer uma avaliação para retorno presencial conforme o quadro da pandemia. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais.
5 - A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail, telefone, chat e whatsapp nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, em virtude da continuação das atividades acadêmicas da Modalidade presencial, a partir das atividades práticas e de estágio, das aulas ONLINE, e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD.
6 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais, contudo, caso precisarem de atendimento presencial deverão fazer agendamento prévio.
7 - A Biblioteca Universitária permanece fechada presencialmente. No entanto, reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual, ou ainda, em caso de dúvidas e pedidos de materiais, o atendimento é feito pelo e-mail: biblio@unijui.edu.br
8 - A prestação de serviços feito pelas Unidades/laboratórios - Unijuí Saúde, Hospital Veterinário, Laboratório de Análises Clínicas (Unilab); Farmácia Escola, Central Analítica; Biotério; Central de Recebimento de Amostras dos Laboratório de Sementes, Solos e Bromatologia seguem o atendimento normal.
9 - A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades em regime de plantão.
10 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo o Decreto do município de Ijuí, mantém-se fechado para o atendimento ao público.
A Fidene/Unijuí entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais, pesquisadores e produzir conhecimento precisa continuar, por isso a Fidene/Unijuí enxerga este momento também como sendo de aprendizado e manutenção de nosso compromisso com a educação de excelência.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
A Unijuí é parceria do INNOVA CIDIR, a Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo da Rede de Cooperação Interuniversitária de Desenvolvimento e Integração Regional - Red Cidir, evento que acontece nos dias 7, 8 e 9 de outubro, de forma virtual. Na programação, estão programadas diversas atividades, entre elas: painel de práticas acadêmicas, rodada internacional de negócios, apresentação de startups, tour virtual de ambientes de inovação, tecnologia e empreendedorismo ligados a Rede, além de painel com incubadoras solidárias e de impacto social. É possível realizar submissão de resumos de pesquisas, relatos de experiências em inovação e empreendedorismo.
A realização das atividades é da Red Cidir, com organização da Fahor. Mais informações, programação completa e inscrições neste link.
A Red Cidir, da qual a Unijuí é integrante, é um sistema aberto de relações entre universidades iberoamericanas que tem como objetivo, por meio do gerenciamento de espaços de reflexão e construção coletiva, propiciar o intercâmbio de conhecimento, a promoção da educação e do desenvolvimento de atividades de articulação com organizações regionais. A busca é por ações que contribuam para incrementar o impacto das instituições nas regiões onde atuam.
O engenheiro civil Lucas Grenzel e a técnica em edificações Miriã Pereira, fundadores da Ideal Engenharia, participaram do Desafio de Inovação da Unijuí e se tornaram incubados da Criatec.
Uma das mais recentes incubadas da Criatec de Santa Rosa, a Ideal Engenharia é uma startup voltada para a área de projetos de engenharia e construção civil. Utilizando tecnologia e inovação desde o projeto até a fase final da obra, a empresa tem como foco o desenvolvimento de projetos arquitetônicos, estruturais e complementares, além de PPCI, avaliações e perícias de engenharia.
A Ideal Engenharia também atua com projetos residenciais, comerciais e industriais. “Nosso objetivo é proporcionar ao cliente projetos únicos, desenvolvidos de acordo com seus gostos pessoais e necessidades, com soluções técnicas para garantir o melhor desempenho do produto ou serviço”, ressalta o co-fundador da startup, Lucas Grenzel.
A empresa surgiu através de um desafio de Inovação da Unijuí, oriunda do Campus de Santa Rosa, que ocorreu em novembro de 2019 e tinha como temática Cidades Inteligentes. “Fomos campeões e ganhamos um período de pré-incubação na Criatec”, relata Lucas. Essa etapa iniciou em janeiro de 2020 e hoje a empresa já integra o time de incubadas da Criatec.
O empreendedor afirma que a incubação está sendo um período muito importante para a startup, pois proporciona contato com novas pessoas, empresas e ideias. “Dentro da incubadora temos suporte de vários profissionais que nos orientam em necessidades que podem vir a ocorrer e também auxiliam com a viabilidade de produtos e serviços prestados”.
O professor Argemiro Luís Brum, da Unijuí, participou, nesta terça-feira, 29, do Correio Rural Debates, promovido pelo jornal Correio do Povo, na Expointer Digital 2020. O tema discutido em live abordou os efeitos da estiagem na produção primária. O evento também teve a participação de Telmo Flor, Diretor de Redação do Correio do Povo, Eduardo Condorelli, superintendente do Senar/RS, Paulo Pires, Presidente da Fecoagro/RS e Ivan Bonetti, diretor do Departamento de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural da Seapdr.
Em sua participação o professor Argemiro destacou que pela primeira vez na história alguns produtos agropecuários registraram não só os melhores preços nominais, mas também os melhores preços reais, como é o caso da soja, que há um ano estava cotada a R$ 75,00 e hoje vale R$ 136,00 a saca. Para o analista, o principal motivo do aumento é o câmbio, embora no caso da soja o produto também tenha apresentado uma valorização recente na Bolsa de Chicago, superando os 10 dólares o bushel - o que não se via desde junho de 2018.
Confira o debate na íntegra:
Na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, acontece mais uma edição do seminário regional do projeto “Competitividade pelo Rio Grande - Juntos para Recomeçar”, que na oportuniade discutirá soluções e oportunidades para a retomada da economia pós-pandemia na Região Noroeste e das Missões.
O evento contará com a participação de lideranças políticas e empresarias da Região Noroeste e das Missões debaterem as alternativas para a retomada do crescimento econômico.⠀
Confira os participantes:
Cátia Maria Nehring – Reitora Unijuí
Alcides Vicini - Prefeito de Santa Rosa
Paulo Herrmann - Presidente da John Deere Brasil
José Roberto Goulart - Presidente SIPS
Paulo Pires - Presidente FecoAgro
João Alves Teixeira – Diretor Puro Trato Nutrição Animal
Acompanhe a transmissão do seminário pela TV Assembleia e pelas redes sociais, nestes links: https://www.facebook.com/assembleiars e https://www.youtube.com/tvalrs.
A Unijuí apoia a realização da 27ª Semana Interamericana e a 20ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul. Com programação de 25 de setembro até o próximo sábado, dia 3 de outubro, é a maior mobilização da sociedade gaúcha para celebrar a importância da água. A programação engloba diversas atividades conectadas a um tema central, realizadas simultaneamente nas mais diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a região Noroeste.
O tema deste ano é “Cuide da água. Compartilhe saúde”, alinhado ao esforço da sociedade no enfrentamento da crise global de saúde causada pela covid-19. Por isso a importância de salientar o respeito, a preservação e o cuidado de nossa bem maior e principal fonte de vida. Nesta edição, devido às restrições de circulação e às normas de distanciamento e isolamento social vigentes no Estado do Rio Grande do Sul, a programação é desenvolvida a distância, como webinares, lives e palestras gravadas e distribuídas digitalmente, além de atividades presenciais que não provoquem aglomerações, como buscando opções de caráter informativo e social.
Na região Noroeste, foi criada uma comissão para organizar as atividades envolvendo várias entidades como: ONG Terra Verde, Comitê Turvo/Santa Rosa/Santo Cristo, UNIJUÍ, FAHOR, 17ª CRE, URI Santo Ângelo e CORSAN. Nesta semana, dando sequência, no dia 02 de outubro, às será realizada uma conversa sobre a Bacia Hidrográfica do Turvo/Santa Rosa/Santo Cristo com diversos convidados, entre eles o advogado, professor e atual Pró-Reitor do Campus Santa Rosa da Unijuí, Marcos Paulo Scherer. Para conferir a transmissão do evento, a partir das 19h, acesse este link.
Confira a Programação completa e mais informações clicando aqui.
A escolha profissional é um momento importante na vida de todo aluno. Nem sempre é fácil decidir qual profissão seguir após o Ensino Médio. E a Unijuí sempre esteve ao lado destes estudantes, mostrando caminhos e a atuação das diferentes áreas ofertadas na Universidade. Neste ano, mesmo com a pandemia de covid-19, não será diferente: o Profissional do Futuro, evento que auxilia nesta escolha, está sendo preparado para se encaixar nesta nova realidade em que vivemos.
Nesta edição, o evento será realizado no mês de novembro, do dia 9 ao dia 13, totalmente online, e vai disponibilizar palestras, mostras de cursos e profissões, aulas de redação, dicas ao Enem e muito mais. Diversas novidades estão sendo desenvolvidas pelas equipes técnicas e cursos de Graduação da Universidade para levar conteúdo, interatividade e inovação aos estudantes de Ensino Médio de toda a região.
Fiquem ligados no site e nas Redes Sociais da Unijuí, principalmente nas páginas do Destino Unijuí e saiba como aproveitar ao máximo esta experiência!
A Unijuí vai dar início, nesta sexta-feira, dia 02 de outubro, na Especialização em Microbiologia Laboratorial. Ainda é possível se inscrever ao curso, acessando este link. Com a coordenação do professor Matias Nunes Frizzo, é destinado para graduados em Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina, demais profissionais da área da saúde e áreas afins.
Com os crescentes avanços na área da saúde, diversos novos exames e tecnologias têm sido integrados à rotina laboratorial. Neste sentido, este curso visa justamente capacitar seus estudantes nas mais novas técnicas microbiológicas bem como suas interpretações e correlações clínicas. Oferece aos seus estudantes aulas teóricas e práticas, a fim de instrumentalizar os estudantes a atuarem profissionalmente com um diferencial na qualidade de suas análises microbiológicas bem como em áreas associadas. Tem como objetivo qualificar os analistas clínicos da região, proporcionando oportunidade de aprendizagem e atualização em Microbiologia Laboratorial.
As aulas serão quinzenais, realizadas nos seguintes horários: sexta-feira, noite, das 19h às 22h. Sábado, manhã, das 08h às 12h e tarde, das 13h às 18h. Egresso da Unijuí tem desconto de 15% na mensalidade. Mais detalhes na página da Especialização.
Na sexta-feira, 25, e sábado, 26, a Unijuí realizou o Desafio de Inovação Social, com o objetivo de buscar soluções de mercado para os grandes desafios e negócios de impacto socioambiental positivos, tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). Os participantes foram divididos em grupos e, a partir de problemas apresentados durante a realização do evento, desenvolveram e defenderam uma proposta nestes dois dias de atividades. Mais de 50 pessoas participaram, entre desenvolvedores, mentores e avaliadores de cada um dos seis grupos participaram. A avaliação final que está disponível no canal do Youtube da Universidade, clicando aqui.
A ideia vencedora foi o aplicativo Conecta Ijuí, que visa integrar setores da sustentabilidade e vender soluções de mercados vinculados aos ODS, desenvolvendo o tripé da sustentabilidade, conectando a população a facilitadores que supram suas necessidades e fortaleçam as práticas ambientais. O grupo levou como prêmio R$ 1 mil em dinheiro e uma vaga na pré-incubação da ITECSOL - Incubadora de Economia Solidária e Tecnologias Sociais (valor econômico de R$ 1.428,00).
“Para nós foi uma oportunidade única participar de um Desafio como esse. Agrega muito, tanto pela questão de interdisciplinaridade das equipes, quanto para o nosso aprendizado. Aprendemos trabalhar em grupo, nos desafiamos a ganhar autoconfiança, fez pensar além. Acreditamos que com a conscientização da população quanto à questões ambientais e uma maior participação em questões sociais, aliado a um maior desenvolvimento econômico, resultará em uma Ijuí integrada com a sustentabilidade”, observa Nadine Muller Pereira, estudante de Nutrição e integrante da equipe vencedora.
Em segundo lugar ficou a equipe SustenGarden - design de hortas integradas, que desenvolveu a ideia de hortas orgânicas em jardins, como composteiras, sistemas de coletas pluviais, tratamento de efluentes domésticos através de wetland com bananeiras; fomentando a produção de alimentos em áreas urbanas, alimentação segura e reciclagem de orgânicos, diminuindo, assim, a quantidade de orgânicos para a coleta seletiva municipal em benefício socioambiental local. Como prêmio o grupo ganhou R$ 800 em dinheiro.
Já em terceiro ficou a equipe Coleta Seletiva Consciente. Este grupo apresentou a ideia de divulgação, aprimoramento e alimentação do projeto CidadeMob; Implementação de coleta seletiva nas empresas e espaços públicos da comunidade, especialmente nas UBS de cada bairro; Logística de recolhimento dos resíduos pela Associação a partir das informações do aplicativo; Realização de Feiras do Meio Ambiente, promovendo uma competição entre projetos desenvolvidos nas escolas do município, incentivando o desenvolvimento dos mesmos e despertando o interesse nos alunos do cuidado pelo Meio Ambiente, em especial, pelo descarte correto do lixo. A partir de parcerias entre a SMED, Universidade e empresas. Como prêmio os integrantes ganharam R$ 300 em dinheiro.
E em quarto lugar, ficou a ideia Lixo, quem se lixa? - implementação de um sistema de selos, por meio de uma plataforma digital (website), na qual as empresas e entidades interessadas deverão se inscrever e passar por avaliações, através de um sistema de Pontos. O selo renovar irá garantir que uma empresa que busca soluções sustentáveis, terá um maior reconhecimento e visibilidade em meio a população. Este grupo também ganhou um prêmio de R$ 300 em dinheiro.
A premiação também englobou 04 bolsas PROFAP, no valor de 500,00, por 20 horas, sendo 02 em 2020 e 02 as outras duas em 2021. Este incentivo será para trabalhar no projeto de Extensão em Educação Ambiental.
Realizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o Desafio de Inovação Social teve o patrocínio da 3Tentos Agroindustrial, Cérelus e Novatech Agro. Também tem o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia, Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social - Itecsol e da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec.
Ao chegar no final do ciclo escolar é preciso fazer escolhas. Para auxiliar os estudantes nessa difícil tarefa, a EFA realizou mais uma edição do circuito das profissões, nos dias 24 e 25 de setembro, em parceria com a Unijuí, evento voltado para estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio.
Devido a pandemia, neste ano o bate papo entre estudantes e professores de diversas áreas da graduação aconteceu de forma Online, assim como tem sido as aulas das turmas na EFA. Estiveram presentes os seguintes professores: Amanda Sehn (Psicologia), Bruna Comparsi (Biomedicina), Jorge Brust (Medicina), Gisele Noll (Jornalismo), Cristiane Beck (Medicina Veterinária), Patrícia Pedrali (Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção ), Tarcisio Dorn de Oliveira (Arquitetura), Marcelo Loeblein dos Santos (Direito), Maurício de Campos (Engenharia Elétrica, Civil e Mecânica), todos da Unijuí.
Para a estudante da turma 231, Fernanda Dambros, o Circuito das Profissões é muito importante, pois mostra todo o leque de atuação, disciplinas, envolvimento e aplicação no mercado de trabalho de cada curso. “Isso faz com que possamos visualizar em que área temos maior afinidade e como consequência no que estaríamos dispostos a escolher como profissão, e para a vida. Além de que, muitas vezes, nos mostra possibilidades que nem tínhamos noção de que fazia parte de determinados cursos”, conta a aluna. Já a estudante Emanuele, do segundo ano, conta que foi uma experiência extremamente significativa e norteadora. “Além de apresentar a grade curricular e sanar todas as dúvidas que surgiram, os professores apresentaram de maneira clara e objetiva, facilitando o nosso entendimento e até mesmo desmistificando pré-conceitos. Acredito que todos saímos dessas duas manhãs com no mínimo uma opção de curso a ser seguido e isso com certeza irá facilitar muito nas decisões que vamos tomar daqui pra frente”.
O Evento foi organizado pela coordenadora Pedagógica, Vivian Lunardi, e contou com o apoio do profissional da Unidade de Relacionamento da Coordenadoria de Marketing, por meio do profissional Eder Ocimar Schuinsekel. Segundo a coordenadora, um dos papéis da escola na formação social do aluno é ajudá-los a encontrar o seu propósito de vida, nessa perspectiva, buscamos desenvolver algumas estratégias a fim de orientá-los no processo destas escolhas para dar a continuidade aos estudos. Neste sentido, a Universidade tem sido nossa grande parceira, momento ímpar em que os professores/coordenadores têm apresentado os cursos e conversado com os nossos estudantes através de um excelente bate-papo.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.