Dados mais recentes da pesquisa Epicovid19-RS sugerem desaceleração no ritmo de crescimento da prevalência de coronavírus no Rio Grande do Sul. A nova etapa da pesquisa estima que a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 é de 1,38% no estado (de 1,06 a 1,76%, pela margem de erro), o que corresponde a um total de 156.753 (que pode variar de 120.362 a 200.559) pessoas que têm ou já tiveram coronavírus na população gaúcha. A proporção é de um caso real de infecção por coronavírus a cada 72 habitantes do RS.
Os resultados apontam crescimento menor da proporção de casos em relação ao registrado entre as fases anteriores de coleta de dados. A prevalência estimada pela pesquisa saltou de 0,47%, em junho, para 0,96%, em julho, atingiu 1,22%, em agosto, e teve o menor aumento relativo registrado na etapa realizada neste final de semana, com percentual de 1,38%.
Para a coleta dos dados, profissionais da área da saúde realizaram 4,5 mil entrevistas e testes rápidos para o coronavírus, entre os dias 4 e 7 de setembro, em nove cidades. Os pesquisadores chamam a atenção para a concentração de casos em Canoas: dos 62 testes com resultado positivo, 19 são do município. Passo Fundo teve dez testes positivos, Porto Alegre, nove, e Santa Cruz do Sul, seis. Caxias do Sul e Pelotas tiverem cinco testes positivos, em cada cidade, Santa Maria e Uruguaiana tiveram três testes positivos cada, e Ijuí, dois positivos.
As oito etapas apontam que cerca de um terço das pessoas (33%) que residem com alguém que tenha testado positivo apresenta o mesmo resultado para o teste.
Os dados reforçam que a ampliação da testagem no estado reduziu a quantidade de casos não notificados pelas estatísticas oficiais. Para cada caso real de infecção, a pesquisa estima que exista 1,1 não registrado oficialmente.
Em relação às práticas de distanciamento social, o estudo mostra que um terço (33,2%) da população sai de casa diariamente, 54,1% saem para atividades essenciais, como compra de alimentos e medicamentos, e 12,7% se mantêm sempre em casa.
Os coordenadores do estudo voltam a recomendar a ampliação da testagem por RT-PCR e a realização de busca ativa de contatos das pessoas que tiverem resultado do teste positivo, para reduzir a disseminação do contágio.
O EPICOVID19, único estudo populacional sobre coronavírus no mundo a realizar oito fases de acompanhamentos com a população das mesmas cidades, é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e pelo Governo do Estado Rio Grande do Sul, com apoio de doze universidades públicas e privadas. A pesquisa conta com financiamento do Banrisul, do Instituto Serrapilheira, da Unimed Porto Alegre e do Instituto Cultural Floresta.
Fonte: Universidade Federal de Pelotas
Nesta semana algumas cidades gaúchas tiveram um retorno às aulas presenciais em instituições particulares. Isto porque Decreto publicado pelo governo do estado no último sábado (5) permite retorno presencial em cidades que estão em bandeira laranja ou amarela no modelo de distanciamento controlado. Na Rede pública ainda não ocorreu esse retorno presencial.
Desde que se começou a discutir essa possibilidade de mudanças muitas questões têm sido debatidas: como fazer este retorno? é a hora de voltar? é seguro para os profissionais, para os alunos e para as famílias? Os pais, receosos, como vão gerenciar este momento? Como fica a questão da aprendizagem na pandemia? Entre muitos outros pontos que foram debatidos no Rizoma desta quinta-feira, na Unijuí FM.
Confira na íntegra
Os convidados desta edição foram: a presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, o secretário de educação de Ijuí, Eleandro Lizot, o coordenador regional de educação Cláudio da Cruz de Souza e o diretor do Colégio Evangélico Augusto Pestana, o CEAP, professor Gustavo Malschitzky. Também teremos diversas contribuições por meio de depoimentos que nos foram enviados, que vão ajudar na maior e melhor compreensão deste tema tão complexo!
Com a pandemia de covid-19 a FIDENE/UNIJUÍ precisou se adaptar e instituiu uma nova modalidade de trabalho para uma parcela dos técnicos administrativos: o Home Office. Para avaliar como tem sido essa nova experiência, o Programa Sinergia e a Coordenadoria de recursos Humanos realizaram uma pesquisa de opinião Sobre o trabalho a partir de sua casa, apontando vantagens e desvantagens deste processo.
O questionário foi enviado para 165 funcionários, com 112 respostas. Referente ao Home Office, os dados coletados apontam que 68,8% dos funcionários sentem falta da interação no ambiente de trabalho e somente 23,2% sentem-se indiferente a isto. As atividades repassadas pelos gestores, na maioria das vezes, foi através de e-mail e whatsapp. Outras ferramentas também foram usadas, como telefone, Hangouts, Meet e momentos presenciais, porém menos usadas.
A maior vantagem abordada pelos respondentes, refere-se a evitar a exposição ao Covid-19 e também o deslocamento para o trabalho. Muitos acharam esta forma de trabalhar vantajosa, apresentando maior concentração nas atividades, maior rendimento no trabalho, poder passar mais tempo com a família (filhos) e evitar aglomerações. Em contrapartida, a maior desvantagem encontrada foi a distância dos colegas. Outras desvantagens são a falta de equipamentos adequados para executar as atividades em determinadas funções, dificuldades em obter informações atualizadas sobre o que está acontecendo na Instituição e a comunicação com os demais colegas.
Segundo a pesquisa, a maioria dos funcionários que residem com familiares se adaptou com o Home Office, relatando que houve a compreensão e respeito dos mesmos com a forma de trabalho, alguns relataram que na família havia mais pessoas em Home Office e cada um respeitou o seu espaço. Também teve os que relataram dificuldades em se concentrar com a família por perto, devido a barulhos e filhos querendo atenção, mas foi a minoria.
A maior parte dos entrevistados (50%) sentem-se indiferentes em continuar ou não trabalhando em casa, estando adaptados e (33,9) dizem que poderiam continuar trabalhando desta forma por prazo indeterminado.
Dos entrevistados a maioria diz que consegue manter uma rotina de horário trabalhando em casa, conseguem manter o foco e manter a produtividade. Não sentiram-se afetados pela troca da metodologia de trabalho. Porém, se pudessem escolher entre trabalhar em Home Office ou presencial, 65,2% preferem trabalhar em Home Office de forma parcial e somente 5,4% preferem trabalhar em Home Office de forma integral e 29,5% preferem trabalhar de forma presencial.
Quer entender melhor como funciona a indústria de games? A Criatec te ajuda: nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, às 18h, ocorre o bate-papo “Indústria de Games no Brasil e no Mundo”, com Emerson Baumgarten Vieira, sócio fundador da Izyplay Game Studio. Para participar, se inscreva no site da Incubadora, neste link.
O evento, que terá a medição do professor Manuel Binelo, será realizado online e abordará sobre os primeiros passos para ingressar na indústria de games, principais modelos de negócios e cases de sucesso no estado do RS. O palestrante é bacharel em Analise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCpel). Atualmente é sócio fundador da Izyplay Game Studio, empresa fundada em 2010, onde exerce o cargo de diretor de game design. Além do envolvimento corporativo, é o atual presidente da ADJogos RS, principal associação de jogos regionais do país.
“Vou contar alguns bastidores sobre esta indústria, mostrar o cenário gaúcho, que vem crescendo e se destacando no cenário nacional, com 39 empresas ativamente realizando trabalhos. Também vou focar nos caminhos, modelos e dicas para os futuros empreendedores do setor, com informações importantes para quem deseja iniciar um negócio nesta área”, observa Emerson Baumgarten Vieira.
A Incubadora Criatec está em Ijuí e Santa Rosa conta com uma infraestrutura física e tecnológica qualificada para atender as empresas incubadas, composta por salas equipadas para uso individual das empresas, espaço de coworking, laboratório de soluções criativas, laboratório de prototipagem e testes, sala de reuniões com videoconferência, sala de capacitação e ainda a possibilidade de uso dos demais laboratórios da Universidade. Disponibiliza também um pacote de serviços de qualificação e consultorias de apoio aos empreendedores para desenvolver as empresas.
A Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade, sendo um tema que atravessa todas as áreas do conhecimento, dada a crescente expansão da tecnologia. Com o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), a Unijuí promove, no dia 14 de setembro, mais um evento da série Debates Sobre Inteligência Artificial, intitulado “Inteligência Artificial para Tod@s”.
Devido a pandemia de covid-19, a palestra será realizada pelo youtube da Unijuí, com o palestrante Diego Cortiz, professor e pesquisador nas áreas de inteligência artificial, ciências cognitivas e computação social. É Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e W3C Escritório Brasil.
O debate é uma promoção das Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. No mês de agosto aconteceu a primeira, intitulada “O Futuro é hoje - debates sobre inteligência artificial”, que foi realizada por Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e pelo professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí, Edson Padoin.
Confira como foi:
Neste ano desenvolve a temática “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.
Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento. Mais detalhes na página do evento.
O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, e mantendo seu compromisso de reavaliar constantemente suas atividades enquanto perdurar essa situação o Comitê Institucional de Prevenção informa que, considerando a publicação de Nota das Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação que trata sobre as atividades de ensino da Unijuí com as orientações para bandeira laranja e vermelha, procede alterações nas condutas relacionadas ao uso do Transporte Institucional conforme segue:
Nas situações em que estiverem determinadas tanto a bandeira laranja quanto a vermelha as atividades práticas e os estágios presenciais externos estão permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local, ficando autorizado o deslocamento de carro e/ou ônibus institucional para acompanhamento destas práticas externas.
Permanecem canceladas as viagens (para fora da região dos Campi e para o exterior) de professores, discentes e técnicos-administrativos salvo:
nas situações relacionadas à coleta de material relacionada à prestação de serviços dos laboratórios da Instituição.
nas situações envolvendo ações relacionadas à Educação a Distância.
atividades de pesquisa e extensão, de prioridade para continuidade dos trabalhos.
Reitera as condutas orientadas pela NOTA OFICIAL Fidene/13 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA (confira aqui), as relacionadas ao Plano de Contingências (confira neste link), e a Nota das Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação (neste link) que trata sobre as atividades de ensino da Unijuí que traz as orientações para bandeira laranja e vermelha
A Fidene/Unijuí entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais e educar precisa continuar, por isso a Fidene/Unijuí enxerga este momento também como sendo de aprendizado e que, paulatinamente, estamos iniciando o retorno de nossas atividades presenciais.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
A pandemia provocou mudanças em toda a sociedade. O aumento das pressões emocionais no isolamento social, o medo da doença e as perdas decorrentes da Covid-19 são alguns dos desafios. Falar de saúde mental é mais urgente que nunca. A conscientização é essencial para reduzir os índices de suicídio no país.
Ao longo deste mês, o Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção do suicídio, quando as pessoas costumam estar mais abertas para se informar sobre a importância de buscar apoio, ficam mais evidentes ainda estas questões. A Unijuí está engajada nas ações, como nos outros anos. Confira:
Se você estiver precisando conversar, ligue 188 ou mande um e-mail pelo site cvv.org.br. Se quiser tornar-se voluntário, também é possível se inscrever por lá. Basta ter mais de 18 anos, dispor de pelo menos 4 horas e meia por semana, passar por um treinamento e ter genuína vontade de ajudar. Confira também o site http://www.setembroamarelo.org.br onde é possível fazer o download de cartilhas, banners, vídeos, spots de rádio, entre outros materiais.
Mais sobre a Campanha
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da campanha.
Com informações do CVV.
A Unijuí possui programas de Pós-graduação com cursos de Mestrado e Doutorado, todos recomendados pela Capes. Estes programas constituem um espaço reconhecido e consolidado de formação de pesquisadores e de preparação para a docência universitária na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. São propostas para quem busca oportunidade de formação qualificada, com reflexão crítica e oportunidade de implicar-se em projetos de investigação em diferentes áreas do conhecimento. Desta forma, a partir desta terça-feira, dia 08 de setembro, os Programas estão com inscrições abertas para novas turmas em cursos de Mestrado e Doutorado.
Os cursos da Unijuí são balizados por três pilares: formação de pesquisadores e professores universitários, a produção do conhecimento e o apoio ao desenvolvimento regional com base na pesquisa e na inovação, considerando as especificidades de cada área. “O sistema de pós-graduação da Universidade cumpre um papel fundamental da Instituição: materializa compromissos fundamentais das universidades, como são a produção de conhecimento e a formação de pesquisadores. Nessa linha, é possível afirmar que uma instituição com quase 400 estudantes de pós-graduação Stricto Sensu, que a cada ano forma, entre mestres e doutores, mais de 100 novos profissionais, publica mais de 300 artigos em revistas indexadas e interage, com base na pesquisa, com uma centena de organizações sociais (setor público e privado), também aporta muito para a região e isso se expressa em diversas dimensões. Um exemplo claro é o fato de que todas as instituições de ensino superior da região têm em seus quadro de professores, egressos da pós-graduação da Unijuí. Isso mostra que nossos programas se convertem num vetor fundamental do desenvolvimento regional pela educação”, salienta o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Saiba mais sobre os cursos ofertados:
Educação nas Ciências
O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. É credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Desenvolvimento Regional
Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Modelagem Matemática e Computacional
Tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses, para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Direitos Humanos
Em como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Atenção Integral à Saúde
É um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade
Tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Neste mês de setembro, a Unijuí vai dar início ao terceiro e último módulo de disciplinas para os cursos do Ensino a Distância (EaD) em 2020. Até o dia 11/09 as inscrições estão abertas no Portal da Unijuí, para os 15 cursos ofertados na modalidade. Saiba mais:
Os estudantes que se matricularem ganharão um Bônus especial de 30% nas primeiras três mensalidades do curso. O EaD da Unijuí tem um formato ensino online para os 15 cursos de Graduação nesta modalidade, ofertados nas áreas de Gestão e Negócios, e Licenciaturas.
A organização do estudo ocorre em módulos, com três disciplinas cada, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa, proporcionando ao estudante uma conexão direta com a realidade.
Neste modelo você é protagonista: suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horários mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
A Universidade possui uma infraestrutura reconhecida pelo Ministério da Educação. Para além disso, todos os laboratórios e ambientes de ensino utilizados pelos cursos presenciais também estão disponíveis para o ensino a distância, bem como o acompanhamento de professores qualificados.
Confira tudo no site do Ensino a Distância da Unijuí, clique aqui.
Ijuí
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Santa Rosa
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Sai o auditório lotado de familiares e amigos, entram em ação câmeras, computadores, celulares e conexão com a internet. Esta foi a realidade para muitos formandos neste ano de 2020, que, diante da situação provocada pela pandemia da covid-19, e a necessidade da obtenção do diploma de educação superior para a atuação profissional, puderam realizar a formatura de forma online. Mais de 300 estudantes de diversos cursos e Campi da Unijuí colaram grau neste sistema.
Para garantir o sucesso e o melhor aproveitamento deste momento, o ápice para um estudante de graduação, a Unijuí montou uma grande estrutura, envolvendo muita tecnologia, profissionais e setores de diversas áreas da Instituição. Uma comissão envolvendo a Reitoria e os cursos de Graduação, Secretaria Acadêmica, Coordenadoria de Informática, Audiovisual e Coordenadoria de Marketing foi montada para a organização de cada cerimônia. Foram 11 atos online ao todo, realizados nos meses de agosto e setembro de 2020.
Na frente das câmeras, a Reitoria e a Secretaria Acadêmica conduzindo todo o processo, e, claro, os sujeitos principais do momento: os estudantes formandos. Mas atrás das câmeras, em cada cerimonial, foram mais de 10 profissionais envolvidos, no trabalho de transmissão e gerenciamento do conteúdo, internet, som e imagem, entre outras funções. Na questão de equipamentos, por exemplo, foram utilizados câmeras de vídeo, notebooks, além de um computador de alta performance, responsável por converter, em tempo real, as imagens do Meet, ambiente onde estavam apenas os formandos e os representantes da Universidade, e direcioná-las para o Youtube, onde os amigos e familiares acompanharam e puderam interagir com a formatura. Neste computador estavam gravadas cenas, imagens, vídeos com relatos de coordenadores de curso e estudantes, levados ao ar no momento definido pelo protocolo desenvolvido pela Secretaria Acadêmica.
Toda essa tecnologia e trabalho foram disponibilizados para garantir qualidade ao evento. “Como equipe técnica, foi uma experiência nova, pois em um momento difícil como estamos vivendo, acredito que a Unijuí conseguiu levar até as famílias dos seus formandos uma grande alegria. Embora não seja a formatura que todos sonhavam, entendemos que hoje ela é a forma mais segura de comemorarmos. A parceria entre os setores envolvidos foi fundamental para o sucesso dos eventos”, salienta Maiquel Fridhein, que atua no Núcleo de Redes e Banco de Dados da Coordenadoria de Informática da Unijuí.
Os formandos, mesmo diante do quadro e não sendo a colação que sonharam lá no início do curso, aprovaram o momento online. "Foi um momento tão diferente e ao mesmo tempo tão intenso, queira ou não estávamos concluindo nossa Graduação, colocando as esperanças em futuro melhor, na busca profissional. Também foi o fim de uma importante etapa, em que todos os momentos de dificuldade valeram a pena. Mesmo sendo online e a gente não podendo estar junto dos amigos e familiares, a emoção foi grande. Temos muito a agradecer à Instituição e aos professores dos cursos. Foi muito gratificante e recompensadora a nossa conquista!", observa Liege Goergen Romero, formanda de Engenharia Química.
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, este momento foi mais uma aprendizagem decorrente da pandemia. “Enquanto Instituição entendemos que o momento de colação de grau é um ritual de passagem do nosso estudante para o mundo do trabalho. É um cidadão que se coloca na sociedade a partir da profissão, marcando todo o esforço de realizar um curso universitário. Além disso, ainda temos o esforço da família, que de várias formas possibilita essa formação. Neste sentido, marcar este momento, torná-lo um momento especial, mesmo que de forma online, é muito significativo para Instituição”, salienta.
Para ver como foram as cerimônias, confira no youtube da Unijuí.














Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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