“Continue construindo seu futuro com a gente”: acesse o site, faça login de aluno e efetue a sua rematrícula
Nesta segunda-feira, 08 de junho, a Unijuí abriu o processo de rematrículas ao segundo semestre de 2020. Nesta edição, a Unijuí vai dar um bônus aos estudantes, seguindo este calendário abaixo.
Rematrículas efetuadas até o dia 15 de Junho:
Bônus de 18% , para pagamento da parcela do mês de julho, efetuados até o dia 10 de julho;
Bônus de 13% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 de agosto;
Bônus 6%, para pagamento á vista do semestre, efetuado até o dia 10 do mês de julho.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, “Esse é um momento muito importante para a Universidade, que está neste contexto de mudanças sociais significativas, assumindo o compromisso de dar continuidade na construção do conhecimento. Os estudantes, professores e técnicos-administrativos estão demonstrando, ao longo deste primeiro semestre, a capacidade infinita de ousar, de inovar, e se adaptar, seguindo em frente, dando continuidade no processo de ensino-aprendizagem, e agora chegamos na reta final desse processo. Mais do que nunca temos que continuar, sem deixar de lado nosso compromisso com a educação e com nossos estudantes, que sonham com a formação superior. É nesse contexto que estamos iniciando, nesta semana, as rematrículas para o segundo semestre de 2020. Temos o compromisso, especialmente frente a essa pandemia, de construir e difundir o conhecimento, garantido que nossos alunos continuem seus estudos, sigam em frente, e mostrem que podem causar transformações consistentes na nossa realidade”, salienta.
Ainda segundo a Vice-Reitora, é importante salientar que a Instituição fez um esforço para viabilizar a rematrícula concedendo um bônus especial nas mensalidades dos cursos de graduação para os meses de julho e agosto. “Reiteramos que estamos recebendo todas as demandas de alunos com problemas financeiros, e, a partir de uma análise pontual, caso a caso, também procuramos criar alternativas de reparcelamento das mensalidades deste semestre. Estamos aqui para que cada estudante da Unijuí possa continuar realizando seus sonhos e, juntos, dar prosseguimento aos seus estudos no próximo semestre”, complementa.
Ciente de sua responsabilidade ambiental, a Unijuí realizou, nesta sexta-feira, 5 de junho, uma ação de coleta de lixo eletrônico, pilhas e guarda-chuvas, juntamente com outras instituições do município de Ijuí, tendo como público-alvo os colaboradores das entidades promotoras.
Na Unijuí, os pontos de coleta foram a parada de ônibus principal do Campus Ijuí, em frente à Biblioteca Mario Osorio Marques e o prédio do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), na Sede Acadêmica.
“Nosso objetivo foi conseguir um grande número de equipamentos e pilhas, que podem ir para um local mais correto, e realizamos uma bela campanha”, afirma a professora do DCEEng, Caroline Raduns, envolvida na ação, em entrevista à Unijuí FM.
Os guarda-chuvas arrecadados serão destinados aoProjeto Guarda-Chuva do Bem, que transforma a vida de cerca de 80 famílias de artesãos e catadores que trabalham com a conversão destes materiais em outros produtos, como sacolas, carteiras, agendas, cases para notebook, pratos, etc.
A iniciativa integrou as atividades da Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada anualmente na primeira semana de junho. Essa data foi instituída no Brasil em 1981 e escolhida devido à proximidade com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5. O objetivo é promover a conscientização das pessoas para questões ambientais, além de levantar discussões sobre os impactos negativos das ações humanas na natureza.
Além da Unijuí, participaram da realização da campanha: Poder Executivo de Ijuí, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Reserva, Sindilojas Noroeste, curso de Engenharia Elétrica da Unijuí e projeto de extensão Energia Amiga.
Um recado ambiental do Museu Antropológico Diretor Pestana. Confira:
No último dia 05 de junho aconteceu o VIII Encontro de Ouvidores de Universidades e de Hospitais de Ensino Gaúchos, promovido pela Unisinos, no formato online devido ao período de Pandemia Covid-19.
Os temas abordados no encontro foram os seguintes: “Comunicação não-violenta e diálogos apreciativos: como falar com quem pensa diferente de você”, com a profª Ms. Dulce Ribeiro/Unisinos-ESPM; “O novo consumidor no cenário de crise sanitária”, com a Profª Ms. Fernanda Siqueira Fiorin/Unisinos; e “A Pandemia e seus sons: o que e como é possível escutar?”, com o Prof. Dr. Nelson Eduardo Estamado Rivero/Unisinos.
O encontro reuniu ouvidores de diversas instituições de ensino superior e de hospitais de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, majoritariamente comunitárias, e permitiu, além da retomada de importantes temáticas relacionadas à função de ouvidor, a troca de experiências entre os profissionais que atuam nesse importante setor de escuta dos diversos sujeitos que fazem parte da comunidade acadêmica e externa.
Pela Unijuí participaram Laura Scheren Dalpiaz, que atua na Ouvidoria desde a sua implementação em 2007; Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa, Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação e ouvidora substituta; além de Sandra Regina de Lima Bado, que é Assessora Pedagógica Institucional e tem auxiliado na condução de alguns processos que têm chegado à ouvidoria neste período de aulas online devido à Pandemia.
Na opinião das participantes, mais do que nunca é preciso exercer a escuta ativa aliada à empatia, gerando uma ação a partir da demanda do sujeito que busca esse canal de comunicação institucional. Além disso, é fundamental o ouvidor ter a característica de fazer a escuta sem pré-julgamentos, deixando o outro expressar suas angústias.
Mais informações sobre a ouvidoria institucional podem ser obtidas no site Unijuí, na página da Ouvidoria ou ainda na página da CPA, também no site da Unijuí.





Em um dia como este, 06 de junho, há 30 anos, em 1990, a Unijuí concretizava um enorme capítulo em sua história como Universidade Regional, pioneira na educação superior na região: a instalação do Campus Santa Rosa. Participando cada vez mais do desenvolvimento da Região Fronteira Noroeste por meio da educação, já formou cerca de 6 mil profissionais neste Campus. Além disso, oferece muito mais de que ensino, com projetos e ações de pesquisa, extensão, inovação e cultura, em estreita relação com a comunidade.
A Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, parabeniza toda a comunidade da grande Santa Rosa. “Trinta anos de história, materializando o desejo de uma comunidade com visão de futuro e empreendedora. A partir de um projeto comum, a criação da primeira Universidade no município de Santa Rosa. Hoje com doze cursos de graduação presencial, quinze cursos na modalidade EaD, várias pós-graduação lato sensu, duas residências e ainda desenvolvimento de disciplina dos programas Stricto Sensu. A definição de um projeto comum se organiza a partir da perspectiva que uma Universidade em uma cidade pode, de fato, contribuir com o desenvolvimento dos cidadãos. Uma data a se comemorar, momento também para repactuarmos projetos comuns em prol de nossa comunidade".
Já o Pró-Reitor do Campus, professor Marcos Paulo Scherer, observa que a comunidade regional se esforçou muito na época, em atrair para Santa Rosa uma instituição sólida, com história e comprometida com a educação superior de qualidade, pois se queria oportunizar que os jovens desta região, com talento e disposição para estudar e se aperfeiçoar profissionalmente, tivessem espaço para sem ter de morar longe, indo embora para os grandes centros e por lá ficando. “De fato a Universidade Regional correspondeu ao anseio desta Comunidade e trouxe para cá dezenas de ofertas de cursos de graduação, pós-graduação e de formação continuada, com centenas de projetos de extensão e de pesquisa que contribuíram significativamente para o desenvolvimento deste território microrregional. Foram milhares de pessoas desta região que passaram pelos bancos da Universidade, que nasceu em Ijuí e por isso recebeu o 'apelido carinhoso' de Unijuí, e que é a nossa universidade da comunidade regional há trinta anos", salienta.
A Unijuí iniciou a sua história em Santa Rosa, na Faculdade de Educação, extensão universitária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituída em Santa Rosa em janeiro de 1970. A Faculdade, instalada pelos padres Salesianos, assumiu sua autonomia em 1973, quando passou a ser denominada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, sob responsabilidade do Instituto Educacional Dom Bosco (IEDB).
Em 06 de junho de 1990, consolidou-se a unificação das instituições FIDENE/UNIJUÍ e IEDB. No ano de 2000, com o fim do Convênio de Cooperação com o IEDB, as atividades da Unijuí - Campus Santa Rosa passaram a ser realizadas em sede própria, construída junto à RS 344, Km 39.






Voltando para 2020, a Universidade vem ofertando um conjunto de cursos de Graduação, sendo eles: Administração, Ciência da Computação, Direito, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Pedagogia e Psicologia. Também foi estruturado um novo Polo de Ensino a Distância, ofertando mais 15 cursos nas áreas de gestão e licenciaturas. Ainda, são ofertados, todos os anos, diversos cursos de Especialização e de Qualificação exclusivos ao Campus.
Além do ensino, os serviços disponibilizados para a comunidade compreendem o Escritório Modelo, com atendimentos focados na área jurídica e a Clínica de Psicologia, prestando atendimento clínico à comunidade, além dos laboratórios que também auxiliam nas demandas da comunidade: Laboratório de Engenharia Civil, Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde, Laboratório de Gestão e Ludoteca.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) oferece o fomento à criação e ao crescimento de empresas locais e regionais com orientação tecnológica, disponibilizando também à comunidade três novos espaços que irão proporcionar ambientes inovadores para soluções criativas, qualificação empreendedora e desenvolvimento de protótipos. Atualmente também funcionam no Campus as secretarias do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo e Corede Fronteira Noroeste.
Os programas de Residência em Medicina da Família e Comunidade, e Residência Multiprofissional em Saúde da Família, parceria entre a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), são outro programas da Universidade, destinados para profissionais ligados à área da saúde.
Por fim, durante a esta pandemia de Coronavírus de 2020, um serviço especial e emergencial foi criado para atender a população da região de Santa Rosa. Os profissionais que atendem neste serviço são de diferentes áreas da saúde. O primeiro contato com esses profissionais será para esclarecer dúvidas sobre a doença, sobre sintomas e sobre o comportamento dos pacientes, caso avaliem que o paciente necessita de uma análise aprofundada, vão agendar um atendimento por videochamada com um médico especialista.A linha telefônica é 55 3511 5222.












Na próxima terça-feira, dia 09, a Unijuí abre o processo de inscrições ao Vestibular de Inverno 2020. Todo o processo será online, incluindo a prova, uma novidade adotada para garantir segurança em razão da pandemia de Coronavírus. As inscrições encerram no dia 03 de agosto, na página do Vestibular. Acesse e confira os detalhes.
A Campanha desta edição tem o mote: “Estude. Mostre que você se importa. O mundo está mudando. Qual vai ser a sua atitude?”. Confira a Campanha nas Redes Sociais da Unijuí: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Youtube.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, para realizar a prova os candidatos devem se inscrever pelo site da Unijuí, e, após a sua inscrição, serão disponibilizadas 48 horas para a realização da prova, que será uma redação. O tema da redação será sorteado pelo próprio site, a partir de um banco de temas.
As vagas para os cursos variam, pois serão vagas complementares ao Vestibular de Verão, com exceção do curso de Agronomia, que oferta para o noturno 30 vagas. Já o curso de Medicina não terá vestibular de inverno, já que no Vestibular de Verão foram preenchidas as 50 vagas.
Posteriormente, a matrícula também poderá ser realizada de forma online. Para aqueles que pretendem conhecer a estrutura da Universidade, ou que preferem dialogar pessoalmente, poderão realizar a matrícula de forma presencial, com agendamento. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat que será disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.
Patrick Prestes Hauenstein - estudante do curso de Direito da Unijuí
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou a pandemia do novo coronavírus, denominado de SARS-COV-2, haja vista que o número de casos aumentava descontroladamente, bem como que a quantidade de países afetados triplicava. O mundo, a tempo, registrava mais de 118 mil infecções, em 114 países, atingindo o número expressivo de 4.291 mil óbitos, conforme dados apresentados pela entidade. Elementos suficientes para que grande parte da população mundial adotasse políticas de contenção ao vírus, ensejando na declaração publicada pela OMS.
A três meses atrás, no dia 10 de março, os efeitos do coronavírus atingiam número alarmantes no cenário mundial, enquanto no nacional, o Brasil somava apenas 34 casos, sem sequer identificar uma morte causada pela doença. Nesta fase da problemática, o Brasil sequer figurava entre os 20 países com mais casos, época em que 94,8% do total de óbitos se concentravam em 05 países, a saber: China, Itália, Irã, Espanha e França, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doença (ECDC).
Após 73 dias (22/05), o Brasil é o 2° país no mundo com mais infectados, somando o total de 330.890 mil infectados, com 21.048 mil mortes, atrás, apenas, dos Estados Unidos, que tem 1.633.862 mi infectados e 96.276 mil mortes, segundo levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins, uma das instituições mais renomadas no acompanhamento da pandemia.
Não suficiente, apenas dois dias depois (24/05), o Brasil soma mais de 360.000 mil casos, segundo dados do Ministério da Saúde. Assim, a cada dia o país tupiniquim pais galga mais alguns degraus rumo a um colapso pandêmico, não visto desde a gripe espanhola (1920), em número inferiores, é claro, mas não menos importantes e assombrosos.
Em contrapartida aos crescentes dados de infecção e mortes causadas pelo COVID-19, o país do carnaval é um dos que menos realiza testes de contágio no mundo, sendo que até 20 de abril, havíamos feito apenas 63 exames a cada 100 mil habitantes, isso é, 0,63% da população testada, considerando uma população de 210 milhões de pessoas, conforme coleta de informações da BBC News Brasil.
Assim, estimasse que o Brasil ocupa a 60° posição entre as nações que mais aplicam exames em sua população, atrás de países da América do Sul e da América Central, tais como: Argentina (0,76), Chile (6,43), Cuba (2,65), Equador (1,15), Paraguai (0,83) e Peru (4,44); bem como de economias desenvolvidas, como Alemanha (25,11), Estados Unidos (12,08) e Itália (23,64), de acordo com dados da Universidade de Oxford, do Reino Unido.
Entretanto, embora haja diversas evidencias de que o Brasil percorre um caminho obscuro no enfrentamento ao COVID-19, na exata contramão dos lugares referenciais ao combate dos efeitos da pandemia.
Isso porque, nossa sociedade ainda gira em torno às discussões governamentais e sociais, sobre a importância de uma intervenção (ou não) dos Estados e Municípios no trafego de pessoas e na abertura ou não dos comércio local. A dificuldade e a demora para a conscientização da gravidade da pandemia, acarreta na inaplicabilidade do chamado isolamentos social, pois muitas cidades no país, já retornaram as suas atividades rotineiras, fazendo-se um uso simbólico dos equipamentos de saúde, tais como máscaras e álcool gel.
Veja-se, que quando digo “uso simbólico”, faço-o por conhecimento empírico obtido ao assistir telejornais e ao sair à rua, eis que me deparo com número elevado de pessoas fazendo uso de máscara, somente, ao adentrarem em estabelecimentos comerciais, no entanto quando retornam a circular, utiliza-a para fazer lift no pescoço.
Há um simbolismo intrínseco nesse comportamento social, o de uma ilusória proteção e do devaneio do cumprimento das medidas recomendadas pelas organizações de saúde mudiais. E é neste espetáculo, que dia-a-dia a população retorna às atividades.
Os defensores do anti-isolamento se esquecem de um dos princípios mais relevantes em numa pandemia, o seu caráter democrático, ou seja, a ausência de valoração da qualidade do infectado, isto é, a irrelevância do credo, da raça, do gênero ou condição socioeconômica.
Por isso, no dia 20 de maio, o Laboratório de Inteligência em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligado à Universidade de São Paulo (USP), destacou que o Brasil já é o novo epicentro do vírus no mundo, segundo estimativas, o total de infectados passou a marca de 3 milhões, o que representa quase o dobro dos infectados dos Estados Unidos.
Logo, não há mais como sustentar uma comunidade nutrida de desinformação e relativização do conteúdo cientifico e estatístico que indica constantemente de forma explicita e clara, que se deve aplicar uma política de contensão da expansão do virus, enquanto ainda há tempo para minimizar os danos às vidas em risco. A pandemia existe, independente da aceitação social e não tem na justiça uma de suas peculiaridades, portanto, fique em casa.
Fontes:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52383539; https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/24/brasil-e-um-dos-paises-que-menos-realiza-testes-para-covid-19-abaixo-de-cuba-e-dos-eua.ghtml
https://saude.abril.com.br/medicina/oms-decreta-pandemia-do-novo-coronavirus-saiba-o-que-isso-significa/
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/16/paises-mortes-coronavirus.htm
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52732620
Inicia na próxima segunda-feira, dia 08, a Semana Acadêmica Integrada da Unijuí, que vai discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo a proposta de realizar o alinhamento das ações da Universidade, nas suas diversas dimensões, com estes Objetivos da Agenda 2030/ONU. Em razão da pandemia, o evento vai ocorrer de forma totalmente online e gratuita. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento, até a segunda, dia de início.
Na programação, no primeiro dia de evento, dia 08 de junho, a abertura será realizada pela Vice-Reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto e pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González. Também contará com palestras proferidas por profissionais que atuam na ONU e outras organizações internacionais, diretamente com os ODS, sendo eles: Ms. Samantha Dotto Salve - Gerente de Dados e Monitoramento da ONU e Dr. Nahuel Oddone, Chefe de Promoção de Políticas Sociais do Instituto Social do Mercosul. Já nos dias 09 e 10, dando sequência na programação, serão realizadas discussões focadas em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizadas por professores que dominam as temáticas. Confira a programação completa e realize sua inscrição no site do evento.
Segundo a ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Esses 17 Objetivos foram construídos com o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo novos temas, como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Os objetivos são interconectados – o sucesso de um ODS envolve o combate a temas que estão associados a outros objetivos.
Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazermos as escolhas certas para melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, para a atual e futuras gerações. Eles oferecem orientações claras e metas para todos os países adotarem em acordo com suas prioridades e desafios ambientais de todo o planeta. OS ODS são uma agenda inclusiva. Ele combatem as raízes das causas da pobreza e nos unem para fazermos uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta. Confira mais detalhes site da ONU.
Este Programa das Nações Unidas também estará em evidência no Salão do Conhecimento 2020, que já está recebendo inscrições e será realizado no mês de outubro. Este ano o tema geral do evento será: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Recentemente a Unijuí recebeu o repasse de R$ 2 milhões de emenda parlamentar para desenvolver o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. Este grande projeto tem, dentro dele, seis objetivos específicos, com o intuito de implantar, modernizar e melhorar a infraestrutura de ambientes inovadores na Universidade. Uma série de reportagens está mostrando mais detalhes de cada um destes seis itens. Confira agora as Metas 3 (Espaço de Ideação) e 4 (Espaço de CoWorking).
Imagem ilustrativa.
Com o propósito de conectar e desenvolver as pessoas usando a tecnologia como um meio para que isso seja possível, tornando Ijuí uma cidade inovadora, dois Laboratórios com propostas convergentes estão entre as metas, são eles: Espaço de Ideação e Espaço de CoWorking. Os dois espaços pretendem desenvolver uma conexão entre as pessoas, para o desenvolvendo e testagem de tecnologias, para que possam ter acesso a atividades interativas e um ambiente inspirador, bem como a um programa de sensibilização e formação na temática do empreendedorismo inovador e de impacto.
Confira os detalhes de cada um destes laboratórios:
Espaço de Ideação
Tem como objetivo fomentar ideias, por isso a expectativa é de que seja uma forma de criação de novos empreendimentos que serão abrigados na Criatec, a Incubadora de Empresas de Inovação e Tecnologia da Universidade, onde já são realizados um conjunto de atividades para auxiliar na criação e desenvolvimento de negócios.
CoWorking
O espaço de coworking trabalhará o conceito de escritório compartilhado, ampliando o acesso e a conexão dos diversos públicos. Este espaço será aberto aos profissionais, mas também para outras atividades que possam gerar conexões e produzir conteúdo relevante para impulsionar a inovação. Este processo será realizado por meio de programas, eventos, espaço físico agradável e inspirador com pessoas dispostas a criar uma cidade inteligente.
Eventos
Complementando as atividades destes dois espaços, projeta-se a realização de atividades, com a expectativa de atender diversos públicos, oferecendo oficinas de métodos ágeis para teste e validação de ideias, oficinas de Design Thinking, ferramenta colaborativa que ajuda a pensar os problemas e desenvolver projetos sempre na perspectiva dos usuários, rodar programas focando em um público alvo específico, como por exemplo, empreendedorismo feminino e adolescente. Também projeta-se parcerias com instituições que trabalham na formação empreendedora dos indivíduos de todas as classes sociais.
Outras atividades programadas são os Desafios de Inovação e Hackathons, com o objetivo de estimular e desenvolver as habilidades empreendedoras da comunidade, ampliando o conceito daquilo que já é desenvolvido na Criatec, porém, desta vez em um local de fácil acesso para públicos diferenciados.
O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento voltados à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.
Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.
Confira todas as metas previstas:
- META 1: Estruturação do Laboratório de Desenvolvimento de Iot: clique no link e confira.
- META 2: Estruturação do Laboratório de Smart Grid. Acesse aqui.
- META 3: Estruturação do Espaço de Ideação.
- META 4: Estruturação do Espaço Coworking.
- META 5: Estruturação da Sala de realidade aumentada.
- META 6: Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação.
Sabe aquele guarda-chuva guardado em casa, que não é mais usado e você não tem a mínima ideia de onde colocar? Pois então, você pode dar um destino adequado e também contribuir com o trabalho de outras pessoas. O Projeto Guarda-Chuva do Bem, mesmo na pandemia, continua recebendo materiais para a confecção de bolsas. Os pontos de coleta estão disponíveis em três locais no campus Ijuí: nas duas paradas de ônibus e outro no hall da entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques.
Do descarte desses guarda-chuvas e sombrinhas vão surgir novos produtos: o pano dos guarda-chuvas é direcionado às artesãs da Feconsol, que confeccionam diversos produtos, entre eles bolsas, e a estrutura metálica é encaminhada para os recicladores da Acata e da ARL6. Dessa forma, é uma oportunidade também de geração de trabalho e renda para as pessoas envolvidas com artesanato e com a reciclagem.
O projeto, pensado pela Agência de Inovação e Tecnologia, Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), Núcleo de Gestão Ambiental, Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Coordenadoria de Marketing da Unijuí, vem ampliar ainda mais o papel do Campus como ponto de coleta de resíduos, que já recebe vidros e resíduos tradicionais, de forma permanente, e recolhimento de lixo eletrônico e óleo de cozinha, em eventos da Instituição.
O Núcleo de Acompanhamento aos Estudantes da Unijuí, em parceria com o curso de Psicologia, está entrando em contato com acadêmicos que iniciaram a Universidade e logo se depararam com as aulas online. Os calouros estão recebendo auxílio neste período que ainda é de adaptação.
O sonho de ingressar na Universidade vai se realizando aos poucos. Primeiro vem a escolha do curso, depois o vestibular, passa ainda por encontrar o nome na lista de aprovados e se realiza por completo no primeiro dia de aula. Os “bixos” se deparam com uma nova realidade, cheia de descobertas. Mas neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, a realidade foi um pouco diferente. Logo após as primeiras aulas presenciais, tudo migrou para o online. A distância tornou tudo um pouco diferente do esperado.
Para auxiliar na adaptação desses calouros, o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai), em parceria com o curso de Psicologia da Unijuí, está dialogando com esses estudantes para entender suas necessidades e auxiliar como possível a superar os desafios enfrentados nesse primeiro semestre de aulas online. “Em parceira com o curso de Psicologia estamos em contato com esses estudantes para entender como eles estão se sentindo com as aulas online, buscando o acolhimento e principalmente escutando o que eles têm a dizer e, a partir disso, tentamos entender o que a Instituição pode fazer para ajudar no desempenho acadêmico desse aluno e também para que ele se sinta bem na Universidade”, explica a psicóloga do Naai, Paula Borelli.
Segundo ela, o relato dos estudantes é de que a experiência tem sido desafiadora, mas a psicóloga acredita que também pode ser uma oportunidade de crescimento para os novos universitários. “O contato tem sido bastante positivo. Eles trazem as dificuldades e tentamos fazer uma reorganização da forma de estudo para que eles possam ter um melhor aproveitamento das aulas. Eles executam esse planejamento e nós acompanhamos”, afirma Paula.
O Núcleo espera ao longo do semestre entrar em contato e conhecer melhor cada um dos novos estudantes. No entanto, a psicóloga destaca que o Núcleo está disponível para todos os estudantes da Unijuí, independentemente do semestre. “Estamos disponíveis pelo e-mail naai@unijui.edu.br, pelo telefone 55 3332-0324 ou ainda pelas redes sociais da Unijuí, que será feito o encaminhamento. Podem nos procurar sem medo, quem estiver com dúvidas, dificuldades ou quiser só conversar sobre este momento pode entrar em contato, porque falar com alguém que seja especializado para essa escuta, pode fazer a diferença para que a pessoa se sinta melhor”, convida Paula.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Unijuí, professora Elisiane Schonardie, estudantes do último semestre do Curso irão auxiliar nesse processo de acolhimento, o que também irá contribuir para suas formações profissionais. “Esse trabalho também será essencial para a formação dos estudantes do curso de Psicologia, que vão desenvolver essa atividade a partir do estágio em Psicologia e Processos Sociais”, destaca. A professora explica ainda que a partir desses atendimentos podem ser feitos encaminhamentos para outros serviços da Universidade, como a clínica de Psicologia, por exemplo.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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