O desafio de ensinar no século XXI está presente no cotidiano de educadores e instituições de ensino. É preciso perpassar barreiras, fazer uso de metodologias diferenciadas para atrair a atenção dos estudantes, agregar conhecimento e, desta forma, oferecer algo além do que eles podem obter com a facilidade do acesso à internet, por meio de diferentes tecnologias.
Para o coordenador do Programa Integrado de Formação de Educadores, professor Robson Machado Borges, a área da educação é de extrema importância para a sociedade mundial. “Particularmente, no cenário brasileiro atual, a área de formação de educadores possibilita o acesso a conhecimentos vinculados à formação humana numa perspectiva crítica e plural, que são indispensáveis para o convívio pacífico e de modo saudável. O conjunto dos saberes dessa área permite um empoderamento na qualificação profissional e humana, potencializando profissionais para a luta por uma sociedade mais justa e menos desigual”, afirma o professor.
Robson também destaca que a área de formação de educadores é um mercado aquecido e diverso. “As possibilidades de atuações são várias, de acordo com cada curso: História, Pedagogia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado) e Matemática. Os cursos de formação de educadores da Unijuí formam profissionais qualificados para atuação em locais amplos”, ressalta.
Programa Integrado de Formação de Educadores
A Unijuí possui ofertas de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. Para a formação de profissionais na área da educação, a Universidade dispõe do Programa Integrado de Formação de Educadores, que é constituído de ofertas associadas aos cursos de Educação Física, História, Letras: Português e Inglês, Matemática e Pedagogia, a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento. Os cursos têm mais de 50% de carga horária integrada, a partir da oferta de disciplinas comuns, que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas, além de mensalidades a partir de R$ 400,00.
Os benefícios e as formas de pagamento facilitado podem ser consultados na página do Vestibular, no Portal da Unijuí. As inscrições para o Vestibular 2020 podem ser feitas até o dia 24 de novembro.
Para a professora Rosita da Silva Santos, chefe do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, é preciso ensinar para atender às exigências da contemporaneidade, marcada pela multiculturalidade, complexidade, constante avanço científico e tecnológico. “Hoje precisamos de professores inovadores, criativos, que tenham a pesquisa como algo fundamental e que consigam equilíbrio e coerência entre conhecimentos/saberes e competências, que lhe permitam a construção de um ensino de qualidade. Necessitamos de professores que encarem os desafios, que sejam pesquisadores, que encontrem soluções para as dificuldades diárias. Por esse motivo, é cada vez mais necessário investir em uma formação cujo processo formativo contemple abordagens inovadoras, proporcionando uma formação sólida e multifacetada, articulada entre si e de acordo com a realidade que vivemos”, comenta.
Estudar matemática pode não ser uma tarefa fácil para alguns alunos, mas segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), alunos que estão no final do ensino médio, a maior parte deles, gostam de estudar matemática (57,8%). A motivação dos professores, dos pais e novas ferramentas que auxiliam o aprendizado contribuem para isso.
A Unijuí proporciona aos alunos, por meio do projeto Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais para o Ensino Fundamental e Médio (Disefem), o produto MathGo. Trata-se de um software/app que foi desenvolvido em projetos de extensão anteriores e testado em escolas de ensino médio e fundamental, da rede pública e privada, coordenado pelo professor Antonio Corrente.
A professora do curso de Design, Barbara Gündel Mendonça, e coordenadora do projeto AppGO Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, destaca que primeiramente o aplicativo era em formato de jogo de perguntas e respostas, no qual o aluno puderia testar seus conhecimentos de matemática. Na atualização do projeto ele ganhou o módulo de estudo, que auxilia e complementa o estudo em sala de aula.
“O aplicativo pode ser acessado em qualquer smartphone ou computador, com acesso à internet, totalmente gratuito e auxilia tanto alunos quanto professores no estudo da matemática. Por exemplo, na sala de aula o professor pode acessar o app e no módulo estudo selecionar uma área do conhecimento como a álgebra. No app há a explicação sobre o assunto e questões relacionadas divididas por anos (6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio), então o professor pode fazer a sua explicação sobre o assunto e acessar questões específicas, projetar no quadro e realizar uma discussão sobre as questões”, ressalta a coordenadora.
Uma equipe responsável pelo projeto MathGo reuniu, durante o mês de novembro, professores de ensino médio e fundamental da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de diferentes municípios da região de Santa Rosa, com o objetivo de apresentar o aplicativo, suas funcionalidades e simular uma competição. Bárbara afirma que estão desenvolvendo mais novidades para auxiliar os estudantes em sala de aula. “O novo projeto AppGO Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais utiliza a mesma lógica do projeto anterior, mas focando em outra área do conhecimento: Letras - Português. O objetivo é criar o PortGo com as mesmas funcionalidades do MathGo. A ideia do AppGo é levar a competição, tanto do MathGo quanto do PortGo, para Ijuí e Santa Rosa nos próximos anos do projeto”, afirma.
Em 2018, em Ijuí, foi realizada a primeira competição MathGo, que envolveu 1.351 alunos e professores.







De 06 a 10 de novembro foi realizada a 27ª Feira do Livro de Ijuí e a 30ª Feira do Livro Infantil do Sesc. Os eventos reuniram a comunidade na Praça da República de Ijuí, com o objetivo de estimular o hábito da leitura. A Unijuí, enquanto instituição de ensino Comunitária, acredita e investe em projetos culturais, por isso, integrou a programação.
No primeiro dia de Feira, 06 de novembro, o Coral Unijuí se apresentou com um espetáculo realizado por meio do Pró-Cultura RS e SMECET Ijuí. No dia 10, a Cia. Cadagy realizou uma intervenção teatral na programação. Além da participação dos grupos culturais, a Feira contou com uma homenagem a Mario Osorio Marques, um dos fundadores da Unijuí. A Mostra Pedagógica Mario Osorio Marques, organizada por escolas municipais de Ijuí, integrou a programação permanente do evento, sendo instituída com o objetivo de oportunizar o trabalho pedagógico e artístico cultural desenvolvido pelas escolas da rede. Na manhã de sábado, dia 09, a Unijuí esteve presente também divulgando o Vestibular 2020 e tirando dúvidas dos presentes sobre a Universidade.
As feiras de livros de Ijuí são resultado da parceria entre o Poder Executivo de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e o Sistema Fecomércio, via Serviço Social do Comércio (Sesc), e contam com apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Círculo de Escritores de Ijuí Letra Fora da Gaveta.




Concurso Literário - Folclore Brasileiro e o Nosso Meio Ambiente
Na manhã de sexta-feira, dia 08, a equipe da Rádio Unijuí participou da 27ª Feira do Livro de Ijuí e 30ª Feira do Livro Infantil do Sesc distribuindo os livros com os contos vencedores do Concurso Literário - Folclore Brasileiro e o Nosso Meio Ambiente. Além da publicação em livro, os contos também foram transformados em radionovelas - que você pode conferir no seguinte link: https://bit.ly/2PZIOMB











O Rizoma desta semana trouxe a América Latina para o centro do debate. Protestos, crises, ameaças e tentativa de derrubadas de governos fazem parte dos acontecimentos das últimas semanas. O que está acontecendo com a América Latina? Este foi o questionamento que norteou as discussões.
Para ajudar a entender esta questão, muito complexa, o programa contou a participação do professor e historiador da Unijuí, Jaeme Callai, de Juan Gabriel Perilla Jiménez, professor de Química da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, que está fazendo Doutorado em Educação nas Ciências na Unijuí e do Chile, com um depoimento do professor Voltaire Alvarado Peterson, professor da Universidad Academia de Humanismo Cristiano.
Confira na íntegra
Juan comenta o cenário em que a Colômbia se encontra: “nós saímos de um conflito armado, que mostrou nossos outros problemas socais. Os silêncios das armas fazem escutar os barulhos da corrupção e os verdadeiros problemas do nosso país”, além disso, ele complementou: “Em outubro fomos às urnas para escolher os governadores e prefeitos em todo o país. Foi a primeira vez depois do silêncio das armas que a população escolheu prefeitos livremente”, disse.
O professor historiador, Jaeme Callai, destacou a preocupação sobre o tema e sobre a violência dos países que compõem a América Latina. “Infelizmente o tema suscita um pouco de preocupação, pelas mortes no Chile, na Colômbia e no Brasil, por exemplo. Queremos viver, não se quer morrer, e um conflito político e social não se deve se resolver pela violência. A violência é a dificuldade e a impossibilidade de conversar, dialogar e buscar uma solução e uma alternativa. Quando os argumentos são fracos e insuficientes, os governos tendem a reagir com violência”, explicou o professor.
Nesta sexta-feira, dia 08, foi realizada a Assembleia da Rede de Cooperação Interuniversitaria para o Desenvolvimento e Integração Regional – REDCIDIR, em Encarnacion, no Paraguai, na sede da UNAE - Universidade Autónoma de Encarnacion. A Unijuí foi representada pelo Pró-Reitor do campus Santa Rosa, prof. Marcos Scherer, acompanhado do Prof. Pedro Buttenbender.
Na pauta foram discutidos vários assuntos de interesse da Rede, iniciando pela reforma do estatuto social, revisão e manutenção da página na web, criação de regulamento para intercâmbio de alunos, considerações sobre o Observatório Econômico Regional, além de fortalecimento de uma Rede Internacional de Incubadoras. A Unijuí, fundadora da Rede Cidir, reafirma com a participação seu efetivo papel na promoção da integração regional internacional tríplice fronteira a partir da região Noroeste do RS.
Com o objetivo de apresentar conceitos e conhecimentos que possam facilmente ser convertidos em ações de eficiência energética, a Unijuí e o Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (Demei) estão desenvolvendo, em conjunto, o projeto "Educação em Eficiência Energética: Construindo um Futuro Sustentável – Parte II". Diversas ações estão previstas, entre elas: palestras interativas, teatros, contações de histórias, jogos eletrônicos, maquetes e ações na internet, com escolas de ensino fundamental e médio do município, abrangendo mais de 16 mil alunos, além de 300 professores, em 49 escolas das redes pública e privada. O Projeto está sendo desenvolvido pelos estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, bolsistas do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), ligado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Universidade.
De acordo com o engenheiro responsável pela iniciativa junto ao Demei, Sandro Bock, entre 2012 e 2014 um projeto semelhante já foi desenvolvido entre as duas Instituições, com muitos resultados positivos, o que agora será reeditado e atualizado com novas tecnologias e propostas didáticas. Uma das novidades, será o uso de jogo eletrônico, que está em desenvolvimento, sob a coordenação dos professores Maurício de Campos e Paulo Sausen. Segundo a estudante de Design da Unijuí, Cristina Trentini, uma das envolvidas na produção do jogo, a ideia é engajar o público do projeto. “Dentro de todo o planejamento, utilizamos conceitos de psicologia cognitiva, psicodinâmica das cores, para ser amigável para crianças daltônicas, por exemplo, para incluir elas no processo”, relata. Segundo ela, o jogo vai ter personagens, que podem ser personalizados pelo jogador, e um vilão, além de ser um jogo interativo, empático e inclusivo.
O uso racional de energia elétrica é a premissa principal de uma ação de eficientização energética, por isso, o projeto vai estimular a reflexão e fomentar ações de combate ao desperdício. O desenvolvimento de uma consciência ecologicamente responsável nos jovens, pode transformá-los em multiplicadores importantes nos seus lares e locais de trabalho. E, segundo o presidente do Demei, Ruben Härter, é muito importante realizar este tipo de iniciativa em parceria com a Unijuí. “Estes projetos são, essencialmente, para a melhoria da gestão do Demei. Nós priorizamos o trabalho em conjunto com a Unijuí, instituição da nossa comunidade, que forma nossos engenheiros. Por isso, queremos fortalecer e formar novos convênios com a Universidade, sempre com o intuito de dar o retorno final para a comunidade de Ijuí”, salienta.
Uma das ações do Projeto é um jogo interativo, que está sendo desenvolvido no GAIC/Unijuí
Outra parceria entre a Unijuí, por meio do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), e o DEMEI, diz respeito ao novo modelo de iluminação da Praça da República, que será modernizado e tem previsão de inauguração no mês de dezembro de 2019, indo ao encontro da proposta de eficiência energética. Segundo Sandro Bock, engenheiro do Demei, serão trocadas as lâmpadas do local para luzes LED, que são mais eficientes. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de Ijuí. A Unijuí vai participar desta ação criando um formato de gestão automatizado desta iluminação. No sistema, observa, será possível, entre outras questões, a troca de cores, além de se poder fazer uma gestão mais inteligente da iluminação, por meio de software.
O mês de novembro será marcado pelo pleito eleitoral da EFA. No dia 20 deste mês acontecerá a votação, no formato online, via portal, para eleger a Direção que estará a frente da Escola nos próximos três anos.
A chapa concorrente tem candidata à reeleição a atual diretora, professora Maria do Carmo Pilissão, e para o cargo de vice-diretora, professora Maristela Cristiane Heck. Com o slogan “Ressignificar a essência, ampliar conexões”, a equipe tem como base nas suas propostas dar ênfase à essência do projeto pedagógico da EFA, focado na formação humanista e científico-tecnológica, com vistas a promover uma educação comprometida com a democracia, que prioriza o diálogo, a reflexão e a participação com responsabilidade.
Propõe-se o uso dos espaços institucionais para promover a construção do conhecimento e fomentar o processo de pesquisa protagonizado pelos estudantes e docentes da Escola. A nova gestão também estará oferecendo novos projetos extracurriculares, os quais envolvem todos os segmentos da Escola.
Com o intuito de manter e potencializar a parceria entre famílias e Escola aposta-se no projeto Diálogos, um espaço de debate, reflexão e escuta sobre a educação dos filhos, estudantes da EFA. O Projeto Afeto vem com o propósito de dar espaço de fala e escuta aos estudantes, a intenção é aproximar a Orientação Pedagógica dos alunos e suas demandas pessoais e de grupo.
Pelo Projeto Conexões serão ofertados aos estudantes do Ensino Médio roteiros de estudos que contemplam diferentes áreas do conhecimento nos múltiplos espaços da Unijuí. E, por fim, com o Projeto Mosaico e Atelier de Artes resgata-se o espaço de estímulos pela dança, música, artes plásticas e expressão corporal, potencializando-se as diferentes linguagens artísticas.
Uma das novidades do Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, o Curso de Gastronomia vai ofertar 40 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2020. Neste novo curso, serão cinco semestres de atividades, com carga horária totalizando 1.620 horas/aula, além de aulas de segunda a quinta-feira à noite.
A estrutura curricular do curso foi construída para formar profissionais preparados para o mundo, segundo a coordenadora do Curso, professora Adriane Huth, em entrevista à Unijuí FM. Ela também observou que a proposta do curso é trabalhar com a gastronomia dos cinco continentes, com ênfase na gastronomia gaúcha e regional.
Para além disso, a professora destacou o estudo sobre a história da alimentação e da gastronomia, disciplinas voltadas à cozinha de criação e garde manger, sala e bar, que tratará sobre como servir a mesa, vegetarianismo e sustentabilidade, e, ainda, disciplinas voltadas às práticas básicas na cozinha, como habilidades gastronômicas e cortes na cozinha profissional.
De acordo com a coordenadora, a oferta dessas disciplinas, que são a base, possibilitará que estudantes sem nenhuma experiência no ramo possam cursar Gastronomia. “O futuro profissional vai receber uma capacitação aprofundada das questões mais básicas, que são os cortes, depois as habilidades gastronômicas e as diferentes preparações base e os desdobramentos dessa preparação para uma preparação mais complexa”, comenta. Outra disciplina destacada foi a de gestão e empreendedorismo, com o objetivo de preparar o profissional para empreender no mercado de trabalho ou gerenciar um empreendimento.
As aulas serão presenciais no período noturno, com 20% do curso ofertado na modalidade a distância. A infraestrutura da Universidade é outro fator que permite a formação de um profissional completo. Os laboratórios de aulas práticas do curso de Nutrição, já ofertado pela Unijuí, foram remodelados com cozinha quente e fria, bem como o Restaurante Didático e os laboratórios de Enalogia e Enogastronomia. As aulas serão ministradas por professores com experiência em cozinhas do exterior.
As inscrições para o Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, que possibilita o ingresso dos estudantes no Curso, podem ser feitas até o dia 24 de novembro pelo Portal da Unijuí em www.unijui.edu.br/vestibular. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no Departamento de Ciências da Vida, pelo telefone: 3332 0461.
A segunda edição da Feira de Carreiras da Unijuí possibilitou aos participantes, durante quatro dias, um espaço de oportunidades, networking, palestras e geração negócios. As atividades iniciaram no Campus Ijuí, entre os dias 04 e 06 de novembro. O encerramento da Feira ocorreu no Campus Santa Rosa, na noite desta quinta-feira (07), possibilitando a interação com 11 empresas expositoras, trocas de experiências, oportunidades de empregos e palestra sobre carreira profissional. Foi a primeira edição do evento neste Campus.
Para o coordenador da Feira de Carreiras da Unijuí, Rogério Hansen, o evento superou as expectativas. “Atendemos ao propósito que havíamos planejado: oportunizar a troca de informações, networking também proporcionar oportunidades profissionais. Foram disponibilizadas mais de 200 vagas em diversas empresas da região. Outro fator relevante é que os participantes poderão conferir parte do conteúdo gerado nas palestras e entrevistas nas redes sociais por tempo indeterminado”, destaca.
Palestra com Alexandre Acosta no Campus Santa Rosa
A programação da Feira de Carreiras contemplou, no Campus Santa Rosa, dentre outras atividades, a palestra do egresso da Unijuí, Alexandre Acosta, que abordou a temática “Construção da carreira profissional em um ambiente mutante”, no auditório central do Campus.
Durante sua fala, Alexandre destacou as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho, os desafios que as pessoas estão enfrentando na busca de novas oportunidades e o perfil desse novo profissional que as empresas estão buscando. “Eu não tenho a solução para vocês que estão aqui buscando, no que diz respeito sobre qual a melhor carreira a seguir, acredito que ninguém tem. Precisamos estar atualizados e ir ao encontro do que o mercado está solicitando. Não temos uma resposta pronta. Mas o que eu posso dizer é que devemos valorizar a Universidade, valorizar o local de onde viemos e as experiências que vivenciamos para chegar onde estamos”, frisou o palestrante.
Alexandre tem graduação em Jornalismo, Marketing e Administração, Pós-Graduação em Gestão Educacional, Marketing e Vendas, Gestão de EPT. Mestre em Desenvolvimento e Sociedade e Doutor em Epistemologia e História da Ciência. Ministra cursos e palestras sobre Comunicação e Expressão, Liderança, Vendas e Empreendedorismo. É escritor dos livros "Empreendedorismo: Teoria e Prática", "Gestor, o novo perfil do profissional de comunicação", "Gestão do conhecimento" e "Educação e Método de Ensino".
Durante o evento também ocorreu o lançamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização, MBA’s, residências, entre outros) pela Unijuí. A gerente da Unidade de Educação Continuada, Graciele Wadas Zardin, destacou a oferta de mais de 30 opções para profissionais de diversas áreas.













Empresas expositoras da Feira de Carreiras 2019
Um dos destaques da Feira de Carreiras de 2019 foi a possibilidade de as empresas da região e até de outros estados conversarem diretamente com profissionais e estudantes em busca de oportunidades. Mais de 20 empresas disponibilizaram um número superior a 200 oportunidades profissionais, que abrangeram, desde estágios remunerados e programas de trainee, até cargos estratégicos.
No campus Santa Rosa participaram as seguintes empresas: a AGCO América do Sul (Santa Rosa/RS); Alibem (Santa Rosa/RS); Coopermil (Santa Rosa/RS); Cotrirosa (Santa Rosa/RS); C.Vale (Palotina/PR); Hospital Vida & Saúde (Santa Rosa/RS); John Deere (Horizontina/RS); Sicredi União (Santa Rosa/RS); Sygo Telecom (Santo Cristo/RS); Tecnika Engenharia Especializada (Santa Rosa/RS) e VIACERTA Financiadora (Santo Cristo/RS), também proporcionaram oportunidades.
































No Campus Ijuí participaram: Bruning Tecnometal (Panambi/RS); C.Vale (Palotina/PR); Grupo Fricke/Balmer (Ijuí/RS); Kepler Weber (Panambi/RS); Fockink (Panambi/RS); Hospital de Caridade de Ijuí (Ijuí/RS); SAUR (Panambi/RS); Sicredi (Ijuí/RS); Três Tentos Agroindustrial (Santa Bárbara do Sul/RS); Tríade Recursos Humanos (Ijuí/RS); TS Consultoria Empresarial (Panambi/RS) e Unimed Noroeste RS (Ijuí/RS).
















Rizoma Especial
Outro diferencial foi a produção do Rizoma Especial, pela Unijuí e Unijuí FM. O programa Rizoma conversou com os convidados Taís Targa, especialista em Recolocação e Carreira, reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016; Viviana Vieira que tem experiência com Seleção e Desenvolvimento de líderes com atuação de sete anos no agronegócio da C.Vale Cooperativa Agroindustrial; e Gustavo Pimmel Dürks que trabalha com Relações Institucionais & Educação Corporativa da Bruning Tecno Metal de Panambi.
Confira na íntegra o bate papo especial que rolou no Programa Rizoma:
A coordenadora do curso de Pedagogia, História e Letras da Unijuí, professora Fabiana Diniz Kurtz, juntamente com as docentes de Pedagogia e Psicologia, professoras Marta Borgmann e Sônia Fengler, atendendo ao convite da Presidência da Câmara de Vereadores de Ijuí, participaram da Audiência Pública de discussão do projeto de Lei, de autoria do vereador Júnior Carlos Piaia, que busca instituir, no âmbito do município de Ijuí, a política pública de justiça restaurativa.
O evento ocorreu na manhã do dia 7 de novembro, na Câmara de Vereadores de Ijuí, e contou com a participação de representantes dos poderes judiciário (Ministério Público), legislativo e executivo e membros de diversos órgãos representativos no âmbito social e da Educação, para apreciar e discutir o teor da proposta e suas consequências junto à comunidade.
A proposta é louvável, segundo a professora Fabiana, pois transcende a questão técnica prevista em lei para os casos de violência escolar, por exemplo. “Debater e ouvir pessoas engajadas no processo de implementação de justiça restaurativa – em alguns casos já sendo realizados em escolas municipais e estaduais de Ijuí, e na própria Unijuí, com a participação do Curso de Direito, por exemplo, é mesmo fantástico, dado seu caráter alicerçado em valores humanos, a partir das relações sociais em que sujeitos de diferentes grupos (não apenas na área educacional) participam”, observa.
O foco no diálogo, na tomada de consciência por parte dos sujeitos quanto aos atos realizados e, por consequência, na responsabilização por estes atos, é algo profundo e que precisa cada vez mais ser trabalhado na educação básica e em todos os setores da vida. O respeito à dignidade do outro é, sem dúvida, um dos principais valores e princípios que a proposta de justiça restaurativa prevê, contando, por isso, com agentes facilitadores/mediadores não apenas em escolas de educação básica, mas em tantos outros setores e órgãos com atuação junto à comunidade, pois previne, em última instância, a ocorrência de situações/ações violentas, desencadeadas nos próprios lares, nas escolas, e em todos os contextos com os quais interagimos em nosso dia a dia.
A partir de uma perspectiva de “democracia radical”, como foi salientado nas falas dos membros que conduziram a audiência, incluindo a professora Ester Hauser, do Curso de Direito da Unijuí, a implementação de justiça restaurativa oportuniza às pessoas se colocarem como sujeitos éticos, refletindo e responsabilizando-se sobre seus atos, em um processo emancipatório e de empoderamento do sujeito como cidadão em essência, considerando que temos, sim, um contexto social que naturaliza determinadas situações violentas.
Cabe a nós, formadores de professores de diferentes áreas, pensarmos em como podemos, efetivamente, desenvolver esse processo dialógico e formativo junto aos cursos de licenciatura, em integração com os órgãos envolvidos diretamente nesse cenário de justiça restaurativa. Está aí, sem dúvida, uma questão a ser potencializada nos cursos de licenciatura ao redor do país.





Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.