
Recentemente a Unijuí recebeu a nota 5, considerada a mais alta, junto ao Ministério de Educação (MEC), no seu processo de recredenciamento. Mas o que torna a Unijuí uma Universidade conceito máximo no MEC e o que isso implica? A avaliação leva em consideração, de forma resumida, cinco eixos, que são avaliados com notas de um a cinco: Desenvolvimento institucional; Planejamento e avaliação institucional; Políticas de gestão; Políticas acadêmicas; e Infraestrutura física.
A reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, avalia o que fez com que a Instituição recebesse este reconhecimento. “A Unijuí, alcançou a partir daquilo que planejou, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o que explicitou a partir de evidências documentais e, principalmente, durante a visita in loco, envolvendo diferentes sujeitos que fazem o dia a dia da nossa Universidade. Ou seja, professores, técnicos administrativos e nossos estudantes e egressos, que são nossa razão de existir. Entendo que foi o posicionamento dessas pessoas, que, de fato, possibilitou alcançarmos a nota 5”, refletiu.
Entre os diferenciais da Unijuí, a reitora destaca, principalmente, a visão e princípios que precisam ser materializados com competência e compromisso ético e político, para construção de um mundo melhor, a partir das diferentes profissões. “Isso se concretiza, pelas inúmeras vivências que um estudante pode ter em nossa Instituição, para além da sala de aula e sua matriz curricular. Vivências que podem envolver participação em projetos de pesquisa e de extensão, intercâmbio, grupos culturais e, durante o processo formativo, já ter contato e estabelecer relações com o mercado de trabalho. Para além de tudo isso, temos que valorizar nossa infraestrutura e principalmente nosso quadro de professores, mestres e doutores, reconhecidos pela excelência acadêmica”, pontuou.
Além disso, a Unijuí se caracteriza como uma Instituição que se preocupa com o desenvolvimento das regiões onde está inserida. “Este ponto é um diferencial de uma Universidade Comunitária e Regional. Estamos em diferentes cidades, envolvendo uma vasta região, por isso, trazemos para o espaço de sala de aula, os problemas e demandas regionais, e por meio do conhecimento e da ciência, nos debruçamos sobre o local, considerando o global. Há mais de sessenta e cinco anos, a comunidade fez uma escolha de construir uma Instituição de Ensino Superior no Noroeste gaúcho, possibilitando que seus filhos pudessem estudar e permanecer na região. Hoje somos uma Universidade com conceito 5, que está no rol das melhores Universidades, desenvolvendo ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização com excelência comprovada”, finalizou.
Você também pode estudar em uma Universidade conceituada com excelência pelo MEC. Atualmente, a Unijuí conta com mais de 30 cursos de Graduação na modalidade presencial, mais de 15 na modalidade de Ensino a Distância (EaD), além dos cursos de qualificação profissional e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Saiba mais em unijui.edu.br.

Na noite desta quinta-feira, 7 de dezembro, foi celebrado o Dia do Estudante Internacional no hall da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. O momento foi promovido pela Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI), além de contar com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Dia do Estudante Internacional tem o intuito de valorizar a comunidade de estudantes estrangeiros nas Instituições de Ensino Superior e também motivar outros acadêmicos a buscarem experiências além de suas fronteiras. Hoje, a Unijuí conta com mais de 20 estudantes internacionais em seus cursos de graduação e pós-graduação, sendo que 12 estão presencialmente no campus da Unijuí.
Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, falou da importância da internacionalização para a Universidade. “Vocês, estudantes estrangeiros, nos transformam. Não são apenas vocês que são impactados com uma cultura diferente. Nós, da Universidade, também somos beneficiados com a troca de experiências, com o contato com culturas tão distintas, compartilhadas por vocês. E é enriquecedor saber que estamos fortalecendo esse processo na Instituição. Tanto que, no último edital para estudantes estrangeiros, tivemos mais de 20 candidatos interessados em nossos cursos stricto sensu. Isso gera uma riqueza muito grande para a Universidade e inspira nossos estudantes a também desejarem o intercâmbio acadêmico”, destacou.
Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional na Unijuí, Arturo Dina, do México, falou em nome dos demais estudantes e contou sobre sua experiência na Instituição. “Desde o primeiro dia, sinto um ambiente muito acolhedor, que permitiu uma adaptação rápida e positiva. Além disso, a qualidade acadêmica que encontrei na Unijuí superou as minhas expectativas. Aqui, encontrei o cenário ideal para o desenvolvimento do tema que estou investigando, com novas tecnologias, ainda pouco exploradas no México. Agora, vou conseguir levar essa experiência, essa tecnologia e inovação para a minha cidade”, disse.
As bandeiras dos países de origem dos estudantes intercambistas foram apresentadas ao público presente. Ao final da cerimônia, um coffee break foi servido aos participantes.
O evento também marcou a inauguração da Praça das Bandeiras no campus de Ijuí, espaço que tem como objetivo valorizar a presença dos estudantes internacionais na Universidade. A aquisição de bandeiras foi viabilizado com recursos da Capes, via PROAP. O investimento da Universidade na preparação da praça para acolher as bandeiras internacionais simboliza o compromisso da Unijuí com a inclusão e o reconhecimento da crescente comunidade acadêmica global.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí recebe até a próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, inscrições para o Programa de Incubação de empreendimentos orientados à inovação tecnológica. O processo seletivo ocorrerá no dia 15 de dezembro, quando o Conselho Deliberativo se reunirá para conhecer e validar os empreendimentos que serão apoiados a partir de janeiro de 2024.
A incubação compreende o conjunto de atividades que objetiva o fortalecimento de empresas nascentes, com ênfase na formação do empreendedor e na estruturação do seu negócio. “Podem se inscrever no processo seletivo empreendedores que têm um modelo de negócio validado e que precisam de infraestrutura física e tecnológica, mais um pacote de serviços para alavancar o seu empreendimento”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, lembrando que há duas vagas para a modalidade residente e duas vagas para a modalidade não residente na Incubadora de Ijuí.
Conforme consta no edital, disponível neste link, o instrumento utilizado para análise da viabilidade é o Pitch de Negócios, sendo que os parâmetros utilizados para seleção estão nos Eixos Empreendedor, Tecnologia, Mercado, Capital e Gestão, além de também serem avaliados o grau de inovação e impacto. “A avaliação consiste, basicamente, na avaliação da equipe, potencial para avaliação, viabilidade econômica e técnica do empreendimento”, destacou Maria Odete.
Interessados podem se inscrever preenchendo o formulário neste link.

Os candidatos classificados no Vestibular de Verão 2024 da Unijuí têm até a próxima segunda-feira, 11 de dezembro, às 17h, para realizar a sua matrícula em um dos cursos que foram classificados. A matrícula pode ser feita na modalidade online, mas a Universidade também disponibiliza a opção de realização presencial pelo próprio candidato e/ou representante legal.
Para efetuar a matrícula, os candidatos aprovados devem acessar a sua inscrição no site do Vestibular, usando o mesmo CPF e senha cadastrados anteriormente. Ao acessar, o candidato deve anexar os documentos exigidos. Os aprovados que optarem pela matrícula presencial, devem se dirigir a uma das unidades da Central de Atendimento ao Estudante, em um dos quatro campi, com a documentação necessária.
Em Ijuí, a Central de Atendimento está localizada no prédio 60, da Biblioteca Mario Osorio Marques, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 21h. Em Santa Rosa, a CAE funciona das 13h30 às 21h, no Bloco C. Já no campus de Panambi, o atendimento ocorre das 16h às 21h, assim como no Campus de Três Passos.
Encerrado o período de matrícula dos candidatos classificados, haverá a chamada dos estudantes suplentes, restando vagas no curso para o qual prestaram o processo seletivo. As chamadas dos candidatos serão efetuadas em forma decrescente das notas obtidas, a partir das 17h, desta segunda-feira, 11 de dezembro, no site da Unijuí. A matrícula irá ocorrer entre os dias 12 a 14 de dezembro.
PARA LEMBRAR
Período de matrículas: até 11 de dezembro, às 17h;
Onde: de forma online, no site do Vestibular, ou presencial na Central de Atendimento ao Estudante dos quatro campi da Unijuí.
Documentação necessária:
- Histórico do Ensino Médio com Certificado de Conclusão;
- Certidão de Nascimento/Casamento/Divórcio;
- Carteira de Identidade (não utilizar CNH ou outro documento equivalente);
- Título Eleitoral;
- Comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista;
- Comprovante de Endereço atualizado (não é necessário estar em nome do candidato);
- Para menores de 18 anos: CPF e e-mail do responsável legal, para assinatura do contrato de matrícula online.
Chamada de suplentes: 11 de dezembro de 2023, às 17h, no site do Vestibular
Matrícula de suplentes: 12 a 14 de dezembro de 2023.

O Espaço + Inovação Unijuí proporcionou a realização de um sonho nesta semana. O jovem Jean Carlos Kittlaus, de 18 anos, que reside desde o seu nascimento no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), foi surpreendido com uma visita especial do robô NAO, que é utilizado no Espaço + Inovação Unijuí, nesta quarta-feira, 6 de dezembro.
Como não pode sair do Hospital, por ter miopatia congênita, um problema raro de saúde que exige cuidados constantes, Jean tem a vontade de vivenciar diversas coisas do dia a dia e um dos seus sonhos era conhecer um robô do Espaço + Inovação Unijuí. A partir disso, o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi, que também coordena o Projeto de Extensão Feiras de Matemática, organizou a visita ao HCI.
De acordo com o professor, no ano passado o estudante participou da Feira de Matemática promovida pela Unijuí. “Na ocasião, fizemos uma atividade especial e entregamos pessoalmente a ele um certificado e a medalha. Também proporcionamos uma visita virtual à Feira de Matemática, por meio do óculos de realidade virtual. Jean nos relatou que também tinha o desejo de ver um robô e é isso que proporcionamos a ele na nossa visita desta semana”, comentou o professor Peterson que, juntamente com o bolsista do Espaço + Inovação Unijuí, Andrei Albrecht, levou o NAO até o HCI.
Durante a visita, o robô interagiu com o jovem com músicas e conversou assuntos dos quais ele gosta. Jean ficou emocionado e feliz com a surpresa, a ponto de dançar as músicas apresentadas pelo NAO. “É importante para nós proporcionarmos esses momentos para o Jean, pois ele pode conhecer e interagir com objetos e pessoas diferentes”, destacou o professor.
Para a mãe de Jean, a técnica em Enfermagem Eliane Zilke, é importante para ele receber visitas como essa, além de ser gratificante poder contar com o apoio da comunidade. “Ficamos muito felizes, pois para o Jean é um momento único e que marcará para sempre a vida dele”, ressalta.
Além disso, Jean recebeu um kit do Espaço + Inovação. Também esteve presente na visita a professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão), Nadir Colling, que dá aulas para Jean semanalmente e auxilia no aprendizado do jovem desde 2021, quando ele ingressou no Ensino Médio, além da equipe médica da UTI adulta do HCI, que convive e cuida diariamente dele.



Artigos produzidos pelo Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) da Unijuí foram publicados no livro Smart Grids—Renewable Energy, Power Electronics, Signal Processing and Communication Systems Applications", da editora Springer, que é uma das mais renomadas do mundo na área de Engenharia.
Segundo o coordenador do Gaic, professor Maurício de Campos, a publicação demonstra a relevância da pesquisa real, feita pelo Grupo, e o reconhecimento das pesquisas como de alto nível. Conforme explica, a edição especial do livro trata especificamente de redes elétricas inteligentes, que atualmente é a área que o GAIC mais tem pesquisado. “Os artigos exploram o papel crucial de fontes renováveis não convencionais, como energia a partir de biogás, eólica e fotovoltaica, no aprimoramento da segurança energética global e na mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Apesar de seus benefícios ambientais, essas fontes enfrentam desafios como sazonalidade e intermitência.”
O primeiro artigo recebeu o título de Smart Grids—Renewable Energy, Power Electronics, Signal Processing and Communication Systems Applications e foi elaborado pelo coordenador e os autores Alcedir Finkler, Paulo Sausen, Fabiano Salvadori e Airam Sausen.
A construção foi o resultado de um trabalho de doutorado no Programa Pós-Graduação de Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. “A temática está diretamente relacionada a sistemas de geração de energia por biogás que é uma das vocações da nossa região. No entanto, existem apenas duas unidades deste tipo de fonte energética em toda região. Nesse sentido é fundamental aumentar os esforços e estudos para disseminar essa tecnologia e desenvolver soluções desta natureza. O capítulo trata de um dos principais problemas desse tipo de geração que é o ilhamento que pode provocar sérios acidentes em sistemas de distribuição de energia que utilizam geradores síncronos”, detalha Maurício.
Já o segundo artigo recebeu o título de Aplicações de Armazenamento de Energia em Sistemas de Energias Renováveis e foi construído pelos autores Fabiano Salvadori, Oswaldo Hideo Ando Junior, Maurício de Campos, Paulo Sérgio Sausen, Eder Andrade da Silva, André Quites Ordovás Santos e Fernando Marcos de Oliveira.
A pesquisa foi uma parceria de pesquisa entre o GAIC com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Integrando eficazmente um sistema de armazenamento de energia (ESS), podemos superar as limitações impostas pela variabilidade das fontes de energia renovável, garantindo o gerenciamento ideal de sistemas de energia e promovendo um futuro sustentável de energia”, descreve o professor Maurício.
O coordenador do GAIC ressalta que ambos os artigos publicados oferecem uma exploração abrangente sobre a interseção entre redes inteligentes, eletrônica de potência, processamento de sinais, sistemas de comunicação e aplicações de armazenamento de energia. “É uma leitura obrigatória para profissionais e entusiastas apaixonados por avançar nas soluções de energia renovável”, finaliza.
Formação realizada no início deste ano com os professores
O Programa de Formação Docente da Unijuí encerra o ano de 2023 com resultados significativos. Foram 1.777 participações de professores em diferentes momentos formativos que buscam auxiliar o processo de ensino. Além disso, no Recredenciamento Institucional, em que a universidade conquistou a nota máxima, nota 5 junto ao MEC, um dos itens avaliados foi o Programa de Formação Docente e a nota obtida neste indicador também foi 5, indicando que as estratégias adotadas estão alinhadas com as mais altas diretrizes educacionais.
Todos estes êxitos são resultados de muito trabalho do Setor de Apoio Pedagógico/NIP, a partir de momentos de diálogo com os coordenadores de curso, avaliações internas e também de uma aproximação maior com a Comissão Própria de Avaliação - CPA, que promoveu diferentes avaliações com professores e estudantes. Segundo Mariane Martins, coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica - NIP, “esta aproximação com a CPA, a partir das avaliações, nos permitiu identificar e analisar quais eram os principais desafios a serem superados”.
Ao revisar a Avaliação do Programa de Formação Docente de 2022 e os desafios colocados naquele momento, foi possível perceber, ao final de 2023, que o trabalho de fato foi direcionado e exitoso. Exemplo disso está na avaliação feita em 2022, de que a Modalidade EaD precisava de mais atenção em 2023. O resultado foi de 214 participações em 11 momentos de formações diferentes, somente para os professores que trabalham na modalidade, além de sete formações para os tutores.
“Ainda em 2022, tínhamos avaliado a necessidade de organizar encontros mais específicos a partir dos desafios das diferentes áreas, e isso pôde ser percebido pelo número de formações realizadas durante este ano, que totalizou 18, que abordaram os temas do processo de ensino e aprendizagem. Ao todo foram 688 participações, superando, e muito, o número do ano passado, quando fizemos menos atividades envolvendo, sempre, mais de uma área ou curso”, completou Mariane.
Um dos destaques feitos pelo NIP foi a formação realizada ainda no primeiro semestre de 2023, com cada Núcleo Docente Estruturante (NDE), a partir do eixo “Processo de Ensino e Aprendizagem”. Nesta atividade, foi apresentado um diagnóstico a partir de um processo formativo e a análise dos Planos de Ensino, por área de conhecimento, que permitiu identificar os desafios da sala de aula. Este processo visou impactar o planejamento da disciplina feito pelo professor.
As atividades da Formação Geral abordaram temas como a Guerra na Ucrânia e o Chat GPT. Estas somaram-se às formações que ocorreram nos eixos “Metodologia e Estratégias de Aprendizagem Ativa”, “Ingressantes” e "Professores de Medicina”, totalizando o expressivo número de 1.777 participações durante todo o ano.
Segundo a professora Fabiana Fachinetto, vice-reitora de Graduação, “é muito importante perceber que os professores estão se mobilizando para inovar na sala de aula, e as diferentes análises feitas nos planos de ensino nos permitem afirmar isso.” Ela fundamenta sua posição considerando as demandas do mundo contemporâneo. Para a professora, o uso de tecnologia; a relação teoria-prática perpassando as metodologias utilizadas pelo professor; a realização da avaliação do processo de ensino-aprendizagem que realmente permita o desenvolvimento das competências por parte do estudante; e um feedback qualificado permitindo que o estudante perceba em que aspectos precisa melhorar, são elementos fundamentais no processo de ensino atual.
A professora Fabiana conclui afirmando que “perceber que os planos de ensino estão gradativamente trazendo esses elementos e que os mesmos são desenvolvidos na sala de aula, demonstra que o Programa de Formação Docente tem cumprido um papel fundamental no processo de ensino na Instituição, demonstrando o diferencial da Unijuí em termos de qualidade no ensino e inovação no processo pedagógico”.

A Editora Unijuí promove o lançamento da obra “Travessias: Gentes, Espaços e Tempos’’, de Jací Kieslich e Alexandre Kieslich da Silva. O evento será realizado no sábado, dia 9 de dezembro, às 15h, na cafeteria Terminale, em Ijuí.
O livro contribui para a compreensão das relações sociais e culturais de antepassados imigrantes europeus que viveram no interior do Rio Grande do Sul e percorre significados que trilham as experiências que influenciaram a vida e a cultura da região.
Trazendo à tona experiências do passado da família de descendência alemã dos autores, provoca os leitores a pensar na sua própria trajetória de existência. “Revisitar o passado e valorizar as experiências e lembranças é um jeito de nossa memória nos dizer que o passado valeu a pena”, relatou Jací, que destaca como motivação para escrever a obra a oportunidade de relatar aos seus netos essas lembranças e abrir esse espaço para futuros leitores.
Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias
Estudar em uma Universidade completa, reconhecida com nota máxima na avaliação feita pelo Ministério da Educação, é o sonho de muitas pessoas. Na Unijuí, esse sonho é possível de tornar-se realidade, mesmo para aqueles que até o momento não haviam visto uma forma de encaixar a mensalidade em seu planejamento.
Entre os benefícios ofertados pela Universidade, estão as bolsas, as quais se dividem entre: bolsa para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), destinado a alunos de licenciatura; e bolsa para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de 100% nos cursos da graduação para estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou particular na condição de bolsistas integrais e que realizaram a prova do Enem.
Outros benefícios oferecidos aos estudantes da Unijuí são os programas de desconto. Um exemplo dessa oferta é o desconto de 5% da mensalidade para membros do mesmo grupo familiar que estão cursando a graduação na mesma modalidade. Outro programa extremamente vantajoso aos estudantes é o CredUnijuí, o qual concede financiamento parcial aos estudantes e cobre até 50% do valor semestral de matrícula.
Além destas vantagens, a Universidade também oferta a Casa do Estudante (Unicasa) voltada ao acolhimentos dos jovens estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Unijuí que vem de outras cidades e Estado, desde que atendam ao edital para seleção.
Mais detalhes sobre bolsas, financiamentos, descontos e outros benefícios podem ser acessados no site da Unijuí.
.jpeg)
Entre os dias 21 e 29 de setembro de 2023, foi aplicada a Pesquisa de Imagem da Unijuí 2023 que contou com 739 respondentes, dos diferentes segmentos da comunidade, sendo esse o maior índice de adesão desde que iniciou a pesquisa, em 2015.
A pesquisa foi realizada online, via Google Formulário, contou com a participação de instituições públicas, privadas, sindicatos, igrejas e associações dos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos teve como objetivo buscar elementos e parâmetros para verificar em qual dimensão a Unijuí é avaliada e reconhecida como uma Instituição que promove o desenvolvimento regional para contribuir com o planejamento e tomada de decisão institucional.
Segundo a Comissão Própria de Avaliação (CPA), na análise desse comparativo, foi observada uma elevação do percentual de respondentes da comunidade externa em 47% relacionado ao ano de 2019, 57% em relação a 2017 e 49% se comparado ao ano de 2015.
A análise organizada pela CPA considerou duas partes: a primeira apresenta os resultados das questões objetivas e a segunda a análise das questões discursivas. Sobre a atuação da Unijuí na ótica dos pesquisados, destaca-se o indicador infraestrutura, que perante a comunidade dos quatro campi, obteve o maior percentual, alcançando 95%, sendo que deste total 48% avaliam como boa e 47% excelente infraestrutura. A imagem da IES teve uma avaliação de 48% dos respondentes como excelente; 53% denominou como bom o quadro de professores; 58% consideram boa a oferta de cursos e 51% acham bom o reconhecimento dos profissionais formados pela Unijuí no mercado de trabalho.
A pesquisa aponta também que 52% consideram boa a participação ativa da Universidade na comunidade; 44% acreditam que os serviços prestados à comunidade são excelentes; 48% consideram boa a promoção de eventos culturais, outros 45% apontam como bom o preço aplicado pela Universidade e 48% denominam como bom o quesito de inovação e empreendedorismo regional.
Para 35% dos respondentes, a Universidade tem como missão “formar e qualificar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica". As menções mais significativas, na sequência, são a “formação técnica e humanista do profissional”, com 22%, e “promover o desenvolvimento econômico e social da região”, com 20%.
Com relação ao impacto da Unijuí no desenvolvimento regional, 76% dos pesquisados consideram que a instituição “contribui fortemente para o desenvolvimento regional”, seguida pela indicação de 21% que contribui de maneira razoável. A comunicação e a interação da Universidade com a comunidade são indicadores fundamentais no âmbito da responsabilidade social, tendo, neste aspecto, mais de 53% dos respondentes indicando que as ações da Unijuí são bem divulgadas.
Em relação à opinião dos egressos, 64% apontam que os profissionais formados pela Unijuí possuem capacidade técnica, humanística e empreendedora, o que corrobora com a missão da Universidade.
Segundo a coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, ouvir a comunidade interna e externa faz parte da essência da Unijuí como universidade comunitária. Para ela, o maior percentual de respondentes e o feedback positivo da comunidade evidenciam o reconhecimento do impacto dos programas e projetos desenvolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“Os excelentes resultados coletados, alinhados com as pesquisas de opinião institucionais realizadas com estudantes, professores e técnicos administrativos dos quatro campi contribuem para a Unijuí qualificar suas diretrizes de atuação de acordo com as necessidades e demandas regionais”, pontuou.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.