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Projeto de extensão Programe seu Futuro desafia acadêmicos a ensinarem programação na rede básica de ensino

O projeto de extensão Programe seu Futuro, ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência de Computação da Unijuí, busca desenvolver ações nas áreas de tecnologia e inovação com foco no desenvolvimento do pensamento computacional e na programação junto a estudantes e professores de escolas públicas e privadas de toda a região. Todo o conhecimento na área é repassado pelos estudantes da graduação, que atuam como professores nas salas de aula com os alunos da rede básica. 

Estudante do segundo semestre do curso de Ciências da Computação, Gabriel Bilibio Mundins é um dos voluntários do projeto desde junho de 2023. Conforme explica, poder atuar de uma forma diferenciada foi uma experiência desafiadora, mas que agregou muito para a sua formação. “A minha experiência no projeto foi melhor do que eu esperava. No começo do projeto sentia que não conseguiria dar as aulas e que mesmo que conseguisse, não iria fazer os alunos entenderem. São experiências novas, aprendi muita coisa que acredito ser importante, além de me mostrar novos lados profissionais”, ressalta. 

O acadêmico avalia o projeto como inovador e importante. Segundo ele, crianças e adolescentes terem acesso a conteúdos vinculados à lógica de programação, assim como a criação de aplicativos, jogos e coisas do tipo desde cedo é um grande diferencial. “Considerando que o mundo atual está direcionado à tecnologia, o projeto tem um diferencial muito grande para os alunos e acredito que prepara muito bem para conteúdos avançados, além de ajudar a despertar a criatividade desses jovens”, destaca. 

De acordo com Gabriel, o projeto proporciona muitas coisas marcantes, mas o que mais chamou a sua atenção e que ele relata ser um grande diferencial para seu futuro é a maneira como precisou organizar o seu dia a dia para desenvolver o projeto. “Tive que preparar as aulas, as atividades e cronogramas, para no fim do dia os alunos conversarem comigo, entenderem o conteúdo e se divertirem. É gratificante poder se divertir com os alunos e garantir que tenham entendido os conteúdos, contribuindo com os projetos pessoais deles”, completa. 


Madp e Centro Cultural 25 de Julho discutem parceria para realização de atividades comemorativas

Na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu o presidente e vice-presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí, Rinaldo Egídio Gabbi Pezzetta e Joselei Kuff. A reunião ocorreu com o intuito de formar uma parceria entre as instituições para a realização de atividades em comemoração aos 200 anos da imigração alemã.

Iselda Sausen Feil, diretora do Museu, ressalta que o encontro foi significativo para ambas as instituições, mostrando que existe a possibilidade da realização de trabalhos conjuntos. Mais encontros serão realizados com o objetivo de concretizar a proposta.


Parcerias com instituições contribuem para a realização de Projetos Integradores

Desde 2021, a Graduação Mais da Unijuí conta com o Projeto Integrador, componente curricular que proporciona diferentes experiências profissionais aos acadêmicos, visto que durante os PIs são desenvolvidas soluções para desafios reais apresentados pela própria comunidade. Neste sentido, a parceria com instituições e empresas têm contribuído positivamente para a realização dos projetos. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins, os benefícios dessa interação são múltiplos e trazem a possibilidade de aproximação entre a Universidade e a comunidade, compreendendo as demandas e buscando o desenvolvimento de soluções.

“A partir desta aproximação, os estudantes são beneficiados porque têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A partir do desenvolvimento da solução de problemas reais da sociedade, constroem   aprendizados mais consistentes, já que eles estão praticando o exercício de suas futuras atividades profissionais desde o primeiro semestre, com a supervisão de um professor. Também desta maneira, estamos formando profissionais mais engajados socialmente e conscientes da importância do serviço à sociedade”, explicou Mariane.

Para o primeiro semestre deste ano, diversas parcerias já estão fechadas, a exemplo da Cisbra Agroindustrial, Prefeitura Municipal de Ijuí, Prefeitura de Santa Rosa, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta - Santa Rosa, Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz - Santa Rosa, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) - Ijuí, Caps I - Ijuí, Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Associação de Saúde Mental de Ijuí - Assami Casa AMA, Escola Técnica Estadual 25 de Julho - Ijuí, Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), Clínica La Vie, Programa Primeira Infância Melhor (PIM) - Ijuí, empresa Suport de Leite, agricultores da Emater e Agriplan. 

A coordenadora do NIP destaca ainda a importância das parcerias. “É imensa, porque permite que a Universidade se aproxime mais ainda da comunidade, para compreender suas necessidades reais, somando-se a outras atividades de extensão que são desenvolvidas. Estas atividades refletem o comprometimento da Unijuí em desenvolver sua missão que é a de contribuir para o desenvolvimento regional. Outro diferencial, que implica na importância das parcerias, é a sensibilização destes futuros profissionais para as diferentes realidades sociais, já que em sua formação os estudantes poderão se aproximar das mais diversas entidades, desde uma grande empresa, até uma microempresa familiar, ou ainda uma comunidade carente que precisa de atenção da sociedade. Assim, este futuro profissional poderá ter um olhar mais amplo da sociedade, conhecendo as diferentes realidades”, pontuou.

A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, acredita que as experiências adquiridas por meio da busca por soluções para desafios reais, através dos Projetos Integradores, podem influenciar positivamente na empregabilidade dos estudantes, fornecendo-lhes competências essenciais para o sucesso profissional além de experiência relevante para o mercado do trabalho.

“A aprendizagem apoiada no desenvolvimento de Projetos Integradores busca institucionalizar o aprender a fazer, fazendo. Os PIs propõem uma metodologia orientada para a solução de problemas reais da profissão, o que se entende ser eficaz para o desenvolvimento das competências necessárias à formação profissional e pessoal do estudante. Além disso, a abordagem de conhecimentos, quando associada a problemas reais da profissão, adquire uma perspectiva significativa para o estudante, tornando o processo de formação mais atrativo e estimulante, desenvolvendo a reflexão teórica sobre as vivências e experiências”, frisou a vice-reitora

Quem tiver interesse em ser parceiro da Unijuí para os Projetos Integradores, ainda há a possibilidade de participar. Basta acessar a  plataforma Sou mais e inscrever a sua demanda. 


Cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí realizam aula inaugural

Na noite desta segunda-feira, 26 de fevereiro, ocorreu a aula inaugural dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí. O encontro aconteceu no Centro de Eventos, integrando os estudantes das modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD).

“Representando o corpo docente, gostaria de dizer que estamos muito felizes em receber nossos estudantes para mais um ano letivo. Muitos estão aqui para um recomeço, para dar sequência a mais um semestre, e outros estão iniciando sua jornada no curso. E decidimos acolhê-los com conhecimento, por meio desta aula inaugural”, destacou a coordenadora dos cursos de licenciatura, professora Taíse Neves Possani.

A palestra “A formação de professores e o futuro da educação na era digital” foi conduzida pela professora do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi e doutora em Educação nas Ciências, Sirlei Rigodanzo.

“É um desafio gigante, mas também um desafio potente falar sobre educação e tecnologias. Falar da formação de professores e sobre como nós nos preparamos, enquanto docentes, para esse mundo virtual. Afinal, trabalhar a formação do professor dentro de sala de aula e fazer a prática dentro da escola, às vezes, é muito diferente. Dentro do mundo volátil em que vivemos, em que as tecnologias se transformam todos os dias, como fazer com que a educação seja valorizada? Como fazer com que nossos estudantes prestem atenção no que estamos falando?”, indagou a palestrante, que seguiu debatendo com os estudantes que acompanhavam presencialmente e pelo Google Meet a palestra.


Abertas as inscrições para a qualificação em Gestão de Vendas na Unijuí

Um dos principais aspectos de uma empresa é saber vender. No entanto, a área de vendas vai muito além do que aprender técnicas e métodos para o fechamento de pedidos. E é exatamente para ensinar os empresários a desenvolverem estratégias e ações que a Unijuí oferta a qualificação em Gestão de Vendas, com carga horária de 40h. 

Ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), o curso apresenta informações imprescindíveis para a profissionalização da área de vendas, combinando fundamentos conceituais e exemplos que auxiliam a colocar em prática os conhecimentos obtidos. 

A qualificação tem como objetivos possibilitar a compreensão do atual contexto do mercado, as mudanças nas organizações e o novo ambiente de vendas; compreender as tecnologias na área de gestão de vendas e suas relações com o marketing e o mercado; entender os principais conceitos na área de gestão de vendas, criando relação com a teoria e com a prática das organizações; oportunizar ao aluno uma visão estratégica com vistas ao desenvolvimento de competências para inovar e propor ações de vendas por meio do relacionamento com clientes; e compreender as atividades de vendas no contexto interno das organizações e também como função interativa com o cliente e o mercado consumidor.

O curso se destina aos profissionais que atuam ou desejam atuar em Marketing, empresários, profissionais liberais, executivos, gerentes e líderes de equipes. Também é destinado aos estudantes de Administração, Comunicação Social, Design, Ciências Contábeis, Economia, tecnólogos e demais áreas afins.

Para mais informações ou inscrições, clique aqui


Farmácia Universitária da Unijuí amplia a comercialização de cosméticos e dermocosméticos

Ao longo dos últimos anos, a Farmácia Universitária da Unijuí vem ampliando a oferta de produtos personalizados para a comunidade. Somente em 2023, mais de 2.300 produtos foram comercializados, principalmente, com relação aos cosméticos e dermocosméticos.

Segundo a responsável técnica pela Farmácia Universitária, professora Vanessa Casali Bandeira, entre as principais produções estão formulações desenvolvidas pela própria Farmácia e formulações personalizadas a partir das necessidades de cada cliente. “Ampliamos, principalmente, a comercialização de produtos cosméticos utilizados na rotina skin care, para o cuidado diário com a pele, em especial espumas de limpeza, sérum hidratante, anti-aging e controle da acne; nutracêuticos para fortalecimento de cabelos e unhas, tratamento e prevenção do envelhecimento cutâneo”, explicou.

Outro marco importante para 2023, foi a publicação do segundo e-book elaborado pela Farmácia Universitária, em comemoração aos seus 22 anos de atuação, apresentando o catálogo de produtos e glossário de ativos, o que permitiu o início da manipulação de novos produtos. 

“A partir do e-book, nossos clientes puderam conhecer o que temos disponível, facilitando a solicitação de produtos específicos para as suas necessidades. Além disso, iniciamos a manipulação de suplementos em novas formas de apresentação como gomas, sachês e pacotes de cápsulas personalizadas, buscando melhorar e a administração de suplementos alimentares que auxiliam na manutenção da saúde, no emagrecimento, na imunidade e no tratamento e prevenção do envelhecimento”, destacou Vanessa.

Para este ano, o objetivo é dar sequência a atualização constante de produtos e ativos, tendo em vista as novidades que surgem no mercado magistral. Para além da prestação de serviços, a Farmácia Universitária também é um importante espaço para a prática de estudantes do curso de Farmácia da Unijuí. “Após a realização de disciplinas teórico-práticas de manipulação, os acadêmicos vivenciam aqui a prática e rotina da farmácia magistral, acompanhando todo o processo de produção e realizando o controle de qualidade de matérias-primas, manipulação de fórmulas, controle de qualidade de produto acabado e demais demandas sob a supervisão dos professores”, pontuou.

A Farmácia Universitária da Unijuí está localizada junto ao campus Ijuí, sala 40-15, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Além do atendimento presencial, os clientes podem contatar a Farmácia pelo telefone e whatsApp (55) 3332-0200, e-mail faruniversitaria@unijui.edu.br.


Unijuí abre inscrições para os cursos de Matemática e Letras: Português e Inglês via programa Professor do Amanhã

A Unijuí abriu as inscrições para os estudantes interessados em fazer os cursos de licenciatura em Matemática ou Letras: Português e Inglês. Os cursos são ofertados a partir do programa Professor do Amanhã, que possibilita aos acadêmicos fazer a sua formação de forma gratuita. Os estudantes aprovados no programa também receberão bolsas mensais de permanência de R$ 800 durante os quatro anos de duração do curso. 

Para fazer as inscrições, os candidatos devem acessar o site  unijui.edu.br/professor-do-amanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março, e o resultado final dos candidatos aprovados será divulgado no dia 19 de março. Ao todo, a Universidade foi contemplada com 74 vagas, sendo 37 para o curso de Matemática, e outras 37 para o curso de Letras: Português e Inglês.

Para ter direito à bolsa, o estudante deve atender a alguns critérios, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo média mínima de 400 pontos. O candidato também precisa ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação.

Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual. Mais informações podem ser buscadas no Edital do processo seletivo, disponível em unijui.edu.br/arquivos/vestibular/profamanha2024/Edital-Vestibular-Professor-do-Amanha2024-1-Assinado.pdf.

A proposta do programa Professor do Amanhã é inédita no Estado e tem o objetivo de formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Rio Grande do Sul. 


Atividades interativas marcam atuação da Unijuí durante a 8ª ExpoAgro Cotricampo

A Unijuí esteve presente na 8ª edição da ExpoAgro Cotricampo, realizada em Campo Novo, entre os dias 21 e 24 de fevereiro, onde promoveu uma série de atividades interativas com os visitantes em seu estande durante os quatro dias de feira. Entre as atividades, a Universidade apresentou projetos de pesquisa e extensão à comunidade e fez ações recreativas com os visitantes, como jogo da memória, aplicação de tatuagens da Instituição e distribuição de pipoca. Também foi possível tirar dúvidas sobre os cursos ofertados pela Unijuí.

Uma das ações de destaque foi promovida pelo curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, que apresentou protótipos desenvolvidos a partir do projeto de extensão Robótica Educacional, o qual é desenvolvido em parceria com as coordenadorias regionais de educação de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, e tem o objetivo de apresentar aos estudantes participantes regras básicas de linguagem de programação. 

Outro destaque da feira foi a realização do 1º Torneio de Robótica NTE, promovido pela 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Três Passos. A atividade contou com apoio da Unijuí e teve como um dos avaliadores o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Luis Fernando Sauthier.

O Espaço + Inovação Unijuí também esteve presente e levou a experiência com Realidade Virtual em projetos de arquitetura. O robô NAO também esteve no estande da Unijuí para o público que visitou a feira. A atividade teve o intuito de fazer com que a comunidade presente conhecesse e interagisse com a tecnologia existente na Universidade. 

Outro curso que esteve presente foi o de Agronomia, que fez uma atividade demonstrativa relacionada às práticas de pesquisa. O curso de Gastronomia também esteve presente realizando atividades interativas, proporcionando uma experiência gastronômica aos visitantes da feira. 

Conforme a coordenadora do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil, Vivian Strochein, a feira tem se tornado uma das mais importantes da área de negócios da região. “É o terceiro ano que a Unijuí tem participado da ExpoAgro. Nossa percepção é que a feira está crescendo e se tornando uma das maiores da nossa região e a Unijuí estar inserida neste contexto é importante pois faz com que sejamos cada vez mais próximos da 21ª CRE, e de toda a comunidade de Campo Novo e região”, ressalta.

Neste ano, a 8ª ExpoAgro Cotricampo encerrou com faturamento superior a R$ 374 milhões e com público total de visitação de mais de 42 mil pessoas, superando a edição de 2023. 


Madp apresenta seu acervo sonoro no primeiro Domingo no Museu deste ano

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) abriu suas portas, neste final de semana, para o primeiro Domingo no Museu de 2024. E como temática desta edição, o Madp trabalhou a música, apresentando à comunidade seu acervo sonoro e desenvolvendo atividades que integraram o público.

No Espaço Ijuí Hoje, o Madp compartilhou com a comunidade parte do seu acervo de discos de vinil, que conta com cerca de 3 mil unidades, em sua maioria classificada na coleção Ijuí. A exposição “Sons da Cultura” foi selecionada dentro de um discurso expositivo para mostrar a importância dos discos de vinil como um marco da arte e da cultura, ressaltando essa materialidade como uma representação tangível da memória sonora que acompanha transformações sociais. 

Enquanto isso, os DJs do Rockijuí, Maurício Librenz e Fabiana do Prado, embalaram a tarde com brasilidades, apresentando uma amostra da festa tradicionalmente realizada em Ijuí, a Tropicana. 

O público pôde adquirir ou trocar livros e discos, em bancas instaladas no museu, e também pôde conhecer e adquirir produtos artesanais produzidos pelo coletivo de geração de trabalho e renda Substanciarte, vinculado ao Centro de Atenção Psicossocial - CAPS ad (Álcool e Drogas). Houve apresentação da Cia Cadagy e também distribuição de pipoca.

“Acertamos em cheio com a escolha da temática. Conseguimos trazer ao museu pessoas de todas as idades e apresentar parte deste acervo que pouco se vê e que tanto conecta o público. Foi possível perceber como a música é importante na nossa comunidade e como, por meio de parcerias, conseguimos promover um evento tão único, uma festa cultural”, destacou a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil.




Projeto de extensão incentiva o estudo de robótica na educação básica

A integração entre a Universidade e a comunidade local, a partir de projetos de extensão, é uma forma de oferecer experiências diversificadas e experiências para fomentar o aprendizado dos estudantes. Neste sentido, o projeto de extensão em Robótica Educacional da Unijuí atua com o propósito de influenciar os acadêmicos da instituição a desenvolverem aprendizados que propiciem a alunos da educação básica adquirirem conhecimento em tecnologia. 

O Robótica Educacional é um projeto que tem o intuito de apresentar regras básicas da linguagem de programação e a montagem de circuitos e dispositivos robóticos. O principal objetivo é promover a criatividade e o estudo de conceitos multidisciplinares para ser introduzido junto a estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

O bolsista e acadêmico do 2º semestre de Engenharia Elétrica, Felipe da Silva Rigo, atua no projeto como voluntário desde maio de 2023. Segundo ele, a experiência foi satisfatória para o seu desenvolvimento como estudante. “Atuar com a parte de educação e tecnologia sempre foi meu objetivo ao cursar Engenharia Elétrica. Penso que este projeto tem muito a agregar à sociedade”, ressalta. 

O discente destaca que o projeto de extensão envolve questões que podem beneficiar tanto a sua passagem pelo meio acadêmico, a partir do desenvolvimento de pesquisas na área de eletrônica e robótica, quanto na sua formação pessoal. “Acredito que o Robótica Educacional é, sim, um diferencial para a minha formação, já que o curso de Engenharia Elétrica é mais voltado para a atuação industrial e a bolsa atua em um ramo que engloba a comunicação e o desenvolvimento de atividades, visando ensinar outras pessoas sobre o conteúdo e a tecnologia”, comenta. 

Mesmo sendo voluntário há pouco tempo, o acadêmico destaca que o projeto também já auxiliou na sua caminhada no Ensino Superior, pois proporcionou uma apresentação de artigo durante o Salão do Conhecimento. “Este foi o momento mais marcante durante o período como bolsista”, finaliza. 


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