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Programa Startup Lab é divulgado na Criatec de Santa Rosa

Na última segunda-feira, 26 de fevereiro, a coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini, juntamente com a gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Startup Lab pela região Noroeste e Missões, Juliana Capssa Sausen, estiveram na Criatec no campus de Santa Rosa. O objetivo da visita foi divulgar a Fase II do Programa Startup Lab para as empresas incubadas, juntamente com o coordenador da Criatec do campus de Santa Rosa, Lucas Escher.

Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Sul - SICT/RS e financiado pela Fapergs, o Startup Lab busca fomentar a inovação aberta e facilitar conexões entre startups e empresas locais e regionais, contribuindo para o empreendedorismo e o desenvolvimento.

A adesão ao programa ocorre de forma gratuita, via preenchimento de formulários, através deste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0212 - Criatec da Unijuí - ou pelo e-mail startuplab@unijui.edu.br.


Acadêmicos da Unijuí podem realizar intercâmbio para países da América Latina

Universidade Tecnológica Nacional, na Argentina, é uma das instituições que mantém cooperação com a Unijuí


O intercâmbio é uma das melhores maneiras de qualificar o currículo, aprender ou aprimorar um novo idioma e conhecer pessoas de culturas diferentes. E na Unijuí, os acadêmicos têm a possibilidade de realizar o intercâmbio para diferentes locais do mundo, graças aos inúmeros acordos de cooperação firmados pela Instituição.

Entre os destinos, estão países da América Latina, com os quais a Unijuí possui cooperação através de universidades de alto nível: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. 

“A Unijuí possui diversas cooperações na América Latina, que permitem aos nossos estudantes cursarem até dois semestres do seu curso no exterior”, explicou a assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, lembrando que entre os benefícios de cursar um intercâmbio na América Latina está a oportunidade de aprender e adquirir fluência em um novo idioma.

“O estudante tem a possibilidade de conhecer diferentes hábitos culturais e estilos de vida, agregar experiência internacional ao currículo e criar uma rede de contatos, favorecendo o ingresso nos mercados de trabalho nacional e internacional. Além disso, há a possibilidade de descobrir novos interesses e áreas de pesquisas e estudos”, destacou. 

De acordo com Vanderléia, a questão financeira também pode favorecer o intercâmbio na América Latina, já que muitos países possuem um custo de vida semelhante ou até mais baixo do que o Brasil.

Para conhecer as instituições com as quais a Unijuí mantêm acordos, acesse este linkPara mais informações, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, através do e-mail eri@unijui.edu.br ou presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.




Inscrições abertas para a Especialização em Auditoria e Planejamento Tributário

A contabilidade, especialmente em sua dimensão fiscal, passa periodicamente por processos de alterações, por meio de leis, decretos, portarias e instruções normativas. Os avanços tecnológicos desencadearam alterações nas técnicas e procedimentos contábeis oriundos das demandas das Normas Brasileiras de Contabilidade e dos agentes fiscalizadores nas esferas Federal, Estadual e Municipal, o que aumenta a necessidade de buscar novos conhecimentos na área.

Neste sentido, a Unijuí está com inscrições abertas para a Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria e Planejamento Tributário. A especialização tem como objetivo oportunizar conhecimentos aprofundados contábeis e jurídicos para auxiliar nas práticas de auditoria contábil, interna e externa e no planejamento tributário das organizações.

O curso é destinado a profissionais graduados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e áreas afins. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março de 2024, neste link.  As aulas estão previstas para ocorrer de forma presencial, no campus Ijuí,  na sexta-feira, das 18h30 às 22h30 e ao sábado, das 08h30 às 12h30, a partir do dia 22 de março de 2024. 

Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.


Reitoria da Unijuí apresenta proposta de implantação do curso de Medicina em Santa Rosa

A reitoria da Unijuí apresentou, nesta semana, em Santa Rosa, o projeto para implantação do curso de Medicina no município. A apresentação ocorreu no Hospital Vida e Saúde e contou com a presença do reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg; da vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi; do vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin; a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle; o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust; além da direção do Hospital Vida e Saúde e corpo clínico da instituição de saúde. 

A proposta da apresentação, conforme explica o reitor da Unijuí, foi de dar início a uma etapa importante e significativa de construção da proposta, que deve ser feita de maneira colegiada em conjunto com o corpo clínico do Hospital e médicos que atuam na casa de saúde. “É um momento que é necessário para mostrarmos as especificidades do edital, que são muito claras em termos de pontuação e critérios de avaliação. A ideia foi evidenciar isso para o corpo clínico que poderá atuar no curso de Medicina, pois há necessidade de qualificação e outros procedimentos inerentes ao edital”, enfatiza o professor Dieter Rugard Siedenberg.

Outro destaque do encontro foi a iniciativa de apresentar as possibilidades que a Unijuí conta, como o mestrado ou doutorado em Atenção Integral à Saúde. “A Unijuí tem esses cursos para qualificar esses profissionais, com o objetivo de que eles possam atuar no curso de Medicina caso consigamos ofertar a formação em Santa Rosa”, comenta o reitor. 

O professor Dieter também salienta que novas reuniões serão feitas na cidade com o objetivo de apresentar a proposta da Universidade em implantar o curso de Medicina. Uma delas será com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). “A reunião desta semana buscou levar uma socialização e apresentarmos as informações básicas de como funciona o edital, prazos, condições, além de enfatizar que é preciso se qualificar. É uma proposta complexa que vem sendo oferecida de maneira bem responsável pela Unijuí para que seja viável que Santa Rosa, de fato, tenha um curso de Medicina”, completa.


Cia Cadagy promove nesta sexta-feira o 1º Grupo de Estudos aberto à comunidade

Nesta sexta-feira, 1º de março, a Cia Cadagy da Unijuí promoverá o 1º Grupo de Estudos aberto à comunidade. O objetivo da iniciativa é debater e trocar experiências sobre diferentes áreas e linguagens, a exemplo do tema “Babyclass na prática”, primeiro a ser trabalhado.

“Nossa Companhia é formada por atletas/artistas de diversas áreas. E durante nossos processos de treino e criação, cada um busca se desenvolver e pesquisar sobre a área que tem mais afinidade. Como nossos treinos ocorrem na terça, quinta-feira e sábado, e como muitos integrantes são acadêmicos, o tempo para esse aprofundamento é pequeno. Exatamente por isso, surgiu a ideia de abrirmos um espaço para debater e trocar experiências em determinados campos”, explicou o coordenador da Cia Cadagy, Dionatan Mânica dos Santos.

O encontro acontecerá na Sala dos Espelhos, na Fidene, a partir das 19h30, e será aberto a qualquer pessoa que queira participar. “Alguns dos nossos bolsistas atuam em projetos de ballet da EFA e dão aulas de ballet em academias da cidade e região, pois já têm uma caminhada dentro do ballet clássico. Por isso, escolhemos como tema deste primeiro encontro as aulas de iniciação ao ballet, o babyclass. Neste momento, o desafio é pensar sobre a prática e a teoria do ensino do ballet para crianças e os desafios que enfrentamos na sala de aula”, explicou o coordenador.

Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones 55 99180-7000 e 99112-0667.


Projeto de extensão Programe seu Futuro desafia acadêmicos a ensinarem programação na rede básica de ensino

O projeto de extensão Programe seu Futuro, ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência de Computação da Unijuí, busca desenvolver ações nas áreas de tecnologia e inovação com foco no desenvolvimento do pensamento computacional e na programação junto a estudantes e professores de escolas públicas e privadas de toda a região. Todo o conhecimento na área é repassado pelos estudantes da graduação, que atuam como professores nas salas de aula com os alunos da rede básica. 

Estudante do segundo semestre do curso de Ciências da Computação, Gabriel Bilibio Mundins é um dos voluntários do projeto desde junho de 2023. Conforme explica, poder atuar de uma forma diferenciada foi uma experiência desafiadora, mas que agregou muito para a sua formação. “A minha experiência no projeto foi melhor do que eu esperava. No começo do projeto sentia que não conseguiria dar as aulas e que mesmo que conseguisse, não iria fazer os alunos entenderem. São experiências novas, aprendi muita coisa que acredito ser importante, além de me mostrar novos lados profissionais”, ressalta. 

O acadêmico avalia o projeto como inovador e importante. Segundo ele, crianças e adolescentes terem acesso a conteúdos vinculados à lógica de programação, assim como a criação de aplicativos, jogos e coisas do tipo desde cedo é um grande diferencial. “Considerando que o mundo atual está direcionado à tecnologia, o projeto tem um diferencial muito grande para os alunos e acredito que prepara muito bem para conteúdos avançados, além de ajudar a despertar a criatividade desses jovens”, destaca. 

De acordo com Gabriel, o projeto proporciona muitas coisas marcantes, mas o que mais chamou a sua atenção e que ele relata ser um grande diferencial para seu futuro é a maneira como precisou organizar o seu dia a dia para desenvolver o projeto. “Tive que preparar as aulas, as atividades e cronogramas, para no fim do dia os alunos conversarem comigo, entenderem o conteúdo e se divertirem. É gratificante poder se divertir com os alunos e garantir que tenham entendido os conteúdos, contribuindo com os projetos pessoais deles”, completa. 


Madp e Centro Cultural 25 de Julho discutem parceria para realização de atividades comemorativas

Na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu o presidente e vice-presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí, Rinaldo Egídio Gabbi Pezzetta e Joselei Kuff. A reunião ocorreu com o intuito de formar uma parceria entre as instituições para a realização de atividades em comemoração aos 200 anos da imigração alemã.

Iselda Sausen Feil, diretora do Museu, ressalta que o encontro foi significativo para ambas as instituições, mostrando que existe a possibilidade da realização de trabalhos conjuntos. Mais encontros serão realizados com o objetivo de concretizar a proposta.


Parcerias com instituições contribuem para a realização de Projetos Integradores

Desde 2021, a Graduação Mais da Unijuí conta com o Projeto Integrador, componente curricular que proporciona diferentes experiências profissionais aos acadêmicos, visto que durante os PIs são desenvolvidas soluções para desafios reais apresentados pela própria comunidade. Neste sentido, a parceria com instituições e empresas têm contribuído positivamente para a realização dos projetos. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins, os benefícios dessa interação são múltiplos e trazem a possibilidade de aproximação entre a Universidade e a comunidade, compreendendo as demandas e buscando o desenvolvimento de soluções.

“A partir desta aproximação, os estudantes são beneficiados porque têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A partir do desenvolvimento da solução de problemas reais da sociedade, constroem   aprendizados mais consistentes, já que eles estão praticando o exercício de suas futuras atividades profissionais desde o primeiro semestre, com a supervisão de um professor. Também desta maneira, estamos formando profissionais mais engajados socialmente e conscientes da importância do serviço à sociedade”, explicou Mariane.

Para o primeiro semestre deste ano, diversas parcerias já estão fechadas, a exemplo da Cisbra Agroindustrial, Prefeitura Municipal de Ijuí, Prefeitura de Santa Rosa, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta - Santa Rosa, Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz - Santa Rosa, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) - Ijuí, Caps I - Ijuí, Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Associação de Saúde Mental de Ijuí - Assami Casa AMA, Escola Técnica Estadual 25 de Julho - Ijuí, Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), Clínica La Vie, Programa Primeira Infância Melhor (PIM) - Ijuí, empresa Suport de Leite, agricultores da Emater e Agriplan. 

A coordenadora do NIP destaca ainda a importância das parcerias. “É imensa, porque permite que a Universidade se aproxime mais ainda da comunidade, para compreender suas necessidades reais, somando-se a outras atividades de extensão que são desenvolvidas. Estas atividades refletem o comprometimento da Unijuí em desenvolver sua missão que é a de contribuir para o desenvolvimento regional. Outro diferencial, que implica na importância das parcerias, é a sensibilização destes futuros profissionais para as diferentes realidades sociais, já que em sua formação os estudantes poderão se aproximar das mais diversas entidades, desde uma grande empresa, até uma microempresa familiar, ou ainda uma comunidade carente que precisa de atenção da sociedade. Assim, este futuro profissional poderá ter um olhar mais amplo da sociedade, conhecendo as diferentes realidades”, pontuou.

A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, acredita que as experiências adquiridas por meio da busca por soluções para desafios reais, através dos Projetos Integradores, podem influenciar positivamente na empregabilidade dos estudantes, fornecendo-lhes competências essenciais para o sucesso profissional além de experiência relevante para o mercado do trabalho.

“A aprendizagem apoiada no desenvolvimento de Projetos Integradores busca institucionalizar o aprender a fazer, fazendo. Os PIs propõem uma metodologia orientada para a solução de problemas reais da profissão, o que se entende ser eficaz para o desenvolvimento das competências necessárias à formação profissional e pessoal do estudante. Além disso, a abordagem de conhecimentos, quando associada a problemas reais da profissão, adquire uma perspectiva significativa para o estudante, tornando o processo de formação mais atrativo e estimulante, desenvolvendo a reflexão teórica sobre as vivências e experiências”, frisou a vice-reitora

Quem tiver interesse em ser parceiro da Unijuí para os Projetos Integradores, ainda há a possibilidade de participar. Basta acessar a  plataforma Sou mais e inscrever a sua demanda. 


Cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí realizam aula inaugural

Na noite desta segunda-feira, 26 de fevereiro, ocorreu a aula inaugural dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí. O encontro aconteceu no Centro de Eventos, integrando os estudantes das modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD).

“Representando o corpo docente, gostaria de dizer que estamos muito felizes em receber nossos estudantes para mais um ano letivo. Muitos estão aqui para um recomeço, para dar sequência a mais um semestre, e outros estão iniciando sua jornada no curso. E decidimos acolhê-los com conhecimento, por meio desta aula inaugural”, destacou a coordenadora dos cursos de licenciatura, professora Taíse Neves Possani.

A palestra “A formação de professores e o futuro da educação na era digital” foi conduzida pela professora do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi e doutora em Educação nas Ciências, Sirlei Rigodanzo.

“É um desafio gigante, mas também um desafio potente falar sobre educação e tecnologias. Falar da formação de professores e sobre como nós nos preparamos, enquanto docentes, para esse mundo virtual. Afinal, trabalhar a formação do professor dentro de sala de aula e fazer a prática dentro da escola, às vezes, é muito diferente. Dentro do mundo volátil em que vivemos, em que as tecnologias se transformam todos os dias, como fazer com que a educação seja valorizada? Como fazer com que nossos estudantes prestem atenção no que estamos falando?”, indagou a palestrante, que seguiu debatendo com os estudantes que acompanhavam presencialmente e pelo Google Meet a palestra.


Abertas as inscrições para a qualificação em Gestão de Vendas na Unijuí

Um dos principais aspectos de uma empresa é saber vender. No entanto, a área de vendas vai muito além do que aprender técnicas e métodos para o fechamento de pedidos. E é exatamente para ensinar os empresários a desenvolverem estratégias e ações que a Unijuí oferta a qualificação em Gestão de Vendas, com carga horária de 40h. 

Ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), o curso apresenta informações imprescindíveis para a profissionalização da área de vendas, combinando fundamentos conceituais e exemplos que auxiliam a colocar em prática os conhecimentos obtidos. 

A qualificação tem como objetivos possibilitar a compreensão do atual contexto do mercado, as mudanças nas organizações e o novo ambiente de vendas; compreender as tecnologias na área de gestão de vendas e suas relações com o marketing e o mercado; entender os principais conceitos na área de gestão de vendas, criando relação com a teoria e com a prática das organizações; oportunizar ao aluno uma visão estratégica com vistas ao desenvolvimento de competências para inovar e propor ações de vendas por meio do relacionamento com clientes; e compreender as atividades de vendas no contexto interno das organizações e também como função interativa com o cliente e o mercado consumidor.

O curso se destina aos profissionais que atuam ou desejam atuar em Marketing, empresários, profissionais liberais, executivos, gerentes e líderes de equipes. Também é destinado aos estudantes de Administração, Comunicação Social, Design, Ciências Contábeis, Economia, tecnólogos e demais áreas afins.

Para mais informações ou inscrições, clique aqui


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