
Com o objetivo de aprimorar a formação do profissional fisioterapeuta, por meio de fundamentos teóricos e práticos, a Unijuí oferece a Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Neurofuncional, com carga horária de 360 horas.
Conforme explica a coordenadora do curso, professora Magliani Reis Fiorin Martel, a especialização é organizada em 24 disciplinas, pensadas a partir de três eixos temáticos: Reabilitação funcional no adulto e idoso; Reabilitação neuropediátrica; e Inovações, tecnologias e avanços na reabilitação funcional.
“O curso conta com um corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores que são referências em suas áreas de atuação. Temos muitos docentes de fora - de Porto Alegre, Santa Catarina, São Paulo e Santa Maria, por exemplo - e, dentre estes, alguns com experiência de atuação no exterior”, destacou a coordenadora, lembrando que a prática é um dos diferenciais da especialização.
“Os estudantes têm atendimentos a pacientes neurológicos em várias disciplinas do curso, oportunizando a aplicação de técnicas específicas e o desenvolvimento do raciocínio clínico. Eles também têm vivências no espaço da Unijuí Saúde, junto à Clínica Escola de Fisioterapia e ao CER III - Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Intelectual”, destacou.
Por meio do curso, de acordo com a professora, busca-se qualificar a atuação prática do fisioterapeuta em diferentes cenários, como clínicas, hospitais, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), unidades de saúde, escolas especiais e domicílios, buscando diversificar as opções terapêuticas, embasando a prática com evidências científicas.
“O mercado de trabalho necessita de mais profissionais capacitados e inovadores atuando nessa área, uma vez que o sucesso da reabilitação de pacientes acometidos por doenças neurológicas depende da elaboração de um plano de tratamento específico com condutas adequadas para cada condição encontrada”,reforçou.
Para inscrições, ou mais informações, basta acessar o endereço unijui.edu.br/pos.
A Unijuí também está com inscrições abertas, no campus Ijuí, para os cursos de pós-graduação em Finanças e Mercado de Capitais; Saúde Mental; Controladoria e Gestão Empresarial; Urgência, Emergência e Trauma; Hematologia Laboratorial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Auditoria e Planejamento Tributário e Estética Avançada e Minimamente Invasiva.
No campus Três Passos, para as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdênciário.
Para quem prefere a modalidade Ensino a Distância (EaD), há as opções em Marketing, Gestão Bancária e Negócios e Engenharia de Avaliações e Perícias.
Em caso de dúvida, o telefone é 3332-0553 e o e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Nesta sexta-feira, dia 26 de março, e no sábado, dia 27, acontecerá o segundo encontro virtual da Cátedra Internacional Pensar a América Latina frente aos Desafios de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Criada ainda no ano passado, a Cátedra Internacional envolve a Unijuí, a Universidade Cooperativa da Colômbia, a Universidade Politécnica Estatal de Carchi do Equador e a Universidade de Sonora do México.
O evento, que tem como tema “A universidade latino-americana no pós-pandemia: uma oportunidade de transformação”, marcará o início das atividades das instituições e contará com a fala do representante de cada Universidade. A Unijuí será representada pelo vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, que abordará a temática “Ensino – Pesquisa: universidades eficazes frente aos Desafios de Desenvolvimento Sustentável''. A participação acontece às 12h10 (horário no Brasil).
Também participarão os professores Daniel Cenci e Anna Paula Bagetti Zeifert, além de estudantes dos cursos de mestrado e doutorado da Unijuí.
O convênio celebrado prevê que as instituições parceiras realizem eventos científicos acadêmicos, promovam a mobilidade internacional, a concepção e implementação de projetos de âmbitos nacional e internacional, além de publicações conjuntas por diferentes meios, com a inserção dos Programas de Mestrado e Doutorado.
A participação no evento é gratuita e a inscrição pode ser realizada neste link. A transmissão acontece pelo Zoom, por meio destes links:
dia 26: https://cedia.zoom.us/j/86746122106
dia 27: https://cedia.zoom.us/j/86505190680
Confira a programação completa.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Mundial da Água foi celebrado nesta segunda-feira, dia 22 de março, com um evento online na Unijuí. Com transmissão pelo canal do Youtube e aberto ao público, o debate aconteceu por meio da disciplina de Sustentabilidade Ambiental Aplicada, dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Química, ministrada pela professora Joice Viviane de Oliveira. Corsan e Prefeitura Municipal apoiaram o evento.
Conforme Joice destacou na abertura do evento, neste ano, a ONU propôs o tema “Valorizando a água”, com o questionamento: o que a água significa para você?
“No mundo, temos 2,2 bilhões de pessoas vivendo sem acesso ao serviço de abastecimento de água e a expectativa é que, em 2050, sejam 5,7 bilhões de pessoas vivendo em áreas com escassez de água, pelo menos durante um mês”, destacou, lembrando que as mudanças climáticas se apresentam como um grande desafio, assim como o crescimento populacional.
“Enquanto a população avança, aumenta a demanda por água, por energia e por alimentos. A sociedade e os governos ainda não encontraram uma forma de garantir a água e o saneamento para todos, até 2030, conforme os próprios objetivos da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU”, ressaltou. O debate foi mediado por Joice e por Fabiane Schwede (Química/Corsan).
O evento contou com palestra sobre “Usos da água e ações de planejamento de recursos hídricos e gestão da informação na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)”. À frente da palestra, esteve o superintendente adjunto de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência e mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Flávio Hadler Tröger.
Na sequência, aconteceu a palestra “Corsan, Soluções Ambientais”, com Rildo Goulart Peres, do Departamento de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), mestre em Educação em Ciências.

A Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), vinculada à Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), conseguiu avançar no projeto que prevê a produção de vassouras com garrafas pet. A iniciativa, que começou a ganhar forma no ano de 2013, acabou encontrando entraves durante a sua execução.
“Na época, tínhamos pensando no projeto com a produção sendo realizada pela Acata, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí. No entanto, percebemos, no momento da execução, que tínhamos algumas limitações: a associação contava com grupo reduzido de trabalhadores, que se dedicava à triagem dos materiais a serem processados no galpão. Ou seja, para dar conta da produção das vassouras, os catadores precisavam parar a triagem ou dividir o grupo, e isso, a curto prazo, não era economicamente viável”, explicou a responsável técnica pela Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva.
O projeto parou, até ser retomado no ano passado, quando o servidor público, e agora vereador, Ubiratan Erthal, informou que outra entidade social estaria interessada na iniciativa: o Sítio de Acolhimento SOS Vida, que dá apoio a homens em situação de vulnerabilidade social.
Após uma série de reuniões, nesta terça-feira, dia 23 de março, foi realizada a assinatura do convênio de cooperação para cedência dos equipamentos ao Instituto SOS Vida, para produção das vassouras. “Para confecção das cerdas, vamos estar repassando 500 unidades de cepas e cabos, que já estão fabricados, sendo 100% com materiais recicláveis. A produção ficará a cargo dos internos do SOS Vida, mas as pets serão adquiridas da Acata. Ficamos felizes de conseguir avançar neste projeto que tem uma importância social, para as duas instituições, e ambiental, já que utiliza materiais recicláveis”, reforçou Elizandra, destacando que, por enquanto, as vassouras serão usadas internamente, no Instituto, e algumas unidades irão para a Acata. Posteriormente, a ideia é buscar parceiros e destinar unidades às escolas e ao Município.
Ubiratan Erthal falou da importância de buscar soluções para a economia local, por meio de iniciativas que colaborem com o sustento de famílias e, principalmente, com a preservação ambiental. “A comunidade também será uma parceira deste projeto, adquirindo, posteriormente, o produto final, que são as vassouras”, lembrou.
Para a presidente da Acata, Ana Alice de Vargas, a parceria vai colaborar com as duas entidades e, ainda, permitirá o uso dos equipamentos que estavam parados.
Presidente do Instituto SOS Vida, Marcelo Meneghini ressaltou que a expectativa não é vender vassouras, mas o projeto, que tem a sua importância por envolver duas entidades e por trabalhar a preservação do meio ambiente.
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O Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) da Unijuí está, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), buscando viabilizar a compra de um novo equipamento, um Termociclador QuantStudio 3, utilizado para análise de testes RT-PCR, para detecção da covid-19. O aparelho custa cerca de R$ 130 mil.
Conforme explica o coordenador técnico do Unilab, professor Matias Nunes Frizzo, um primeiro equipamento já foi adquirido por meio da parceria com o Cisa, que abrange 41 municípios da região. No entanto, diante do agravamento da pandemia, o Laboratório já não tem capacidade operacional para processar todas as amostras que chegam.
“Nós já estamos trabalhando para além da nossa capacidade. Nosso teto de processamento é de 150 testes por dia, mas já estamos trabalhando com a média de 200. Para atender à demanda, contratamos novas pessoas e aumentamos as jornadas de trabalho. Nós precisamos adquirir um novo equipamento para atender os municípios e, quem sabe, até dobrar a capacidade”, explicou o professor.
A ideia é sensibilizar os municípios, para que a compra aconteça de forma partilhada. “Estamos vivendo um momento em que os municípios, os serviços de saúde, estão precisando de muitos testes. Além disso, todo aparelho precisa de manutenção. Como o equipamento que temos está trabalhando com uma demanda alta, teríamos mais segurança se houvesse um segundo. Dessa forma, não seria necessário interromper o serviço, frente a qualquer problema”, explicou Matias.

Em atenção às orientações e Decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, em especial o Decreto Estadual 55.771, de 26 de fevereiro de 2021, que aplica as medidas sanitárias segmentadas referentes à vigência da chamada bandeira preta no Estado do RS, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
1 - Todas as aulas teóricas dos cursos de graduação presenciais permanecem na forma online até 31 de março, tendo em vista o anúncio do Governo Estadual de que será mantida a suspensão geral das atividades após as 20 horas até essa data (https://www.estado.rs.gov.br/upload/arquivos//gov-situacao-pandemia-medidas-emerg-05032021-v1.pdf);
2 - Aulas Práticas e Estágios (da área da saúde - rede básica e hospitalar) que acontecem em campo externo à Instituição, permanecem suspensas até o dia 22 de março. Para os demais cursos, no qual o campo de atuação permite, permanece a programação;
3 - Estágios obrigatórios que ocorrem na UNIR, UNILAB e Farmácia Escola estão suspensos a partir do dia 08 de março até o dia 22 de março, sendo que o atendimento à comunidade e seres vivos será efetuado pelos profissionais do quadro funcional da Unijuí, seguindo os protocolos de biossegurança. A programação destas disciplinas será reorganizada pelos coordenadores e professores oportunamente;
4 - Estágios obrigatórios que ocorrem na Clínica de Psicologia e no Hospital Veterinário, que envolvem atendimento às pessoas da comunidade e seres vivos, se mantêm seguindo os protocolos de biossegurança;
5 - Estágios obrigatórios e práticas, que não envolvem atendimento ao público, nos termos dos itens 3 e 4, permanecem temporariamente substituídos por atividades remotas síncronas no que for possível, até o dia 22 de março. A programação destas disciplinas será reorganizada pelos coordenadores e professores;
6 - Aulas dos CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) e STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) serão online até 31 de março;
8 - As aulas da EFA permanecem no formato online. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais;
9 - O atendimento presencial ao público na Instituição, nos quatro campi, será em regime de plantão, mediante agendamento pelos canais oficiais até às 20h:
Ijuí - 55 3332-0200;
Três Passos - 55 3522-2122;
Santa Rosa - 55 3511-5200;
Panambi - 55 3375-4466.
Atendimento via whatsapp para todos os campi: 55 3332-0200
10 - Atendimento presencial aos estudantes, pelas coordenações de curso, precisa ser agendado previamente, priorizando os canais online - google meet, telefone, e-mail;
11 - Reuniões e Eventos institucionais até abril devem ocorrer somente de forma online;
12 - Formaturas presenciais permanecem suspensas até o mês de abril, sendo que a expedição dos diplomas será efetuada por ato administrativo e comunicada diretamente às comissões de formaturas. Qualquer mudança será informada nos canais oficiais da instituição até novo Decreto do Governo estadual;
13 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo as Diretrizes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, mantém-se fechado para o atendimento ao público, sendo o atendimento nos canais online: telefone (55)3332-0257, e-mail: madp@unijui.edu.br;
14 - A Rádio UNIJUÍ FM permanece com seu funcionamento em regime de plantão. Atendimento prioritário pelos telefones (55) 3333-4011 / 3332-0572 / 99131-5487; e-mail radio@unijui.edu.br, e mídias sociais;
Acessos rápidos:
Estudantes de Graduação:
Campus Ijuí: atendimento@unijui.edu.br / 55 3332-0444
Campus Santa Rosa: cae.sr@unijui.edu.br / 55 3511-5200
Campus Três Passos: atendimentotp@unijui.edu.br / 55 3522-2122
Campus Panambi: central.panambi@unijui.edu.br / 55 3375-4466
Estudantes de Lato Sensu: educacaocontinuada@unijui.edu.br / 55 3332-0553
Estudantes de Stricto Sensu:
Atenção Integral à Saúde: ppgais@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3214
Educação nas Ciências: poseduca@unijui.rdu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3023
Desenvolvimento Regional: ppgdr@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3102
Direitos Humanos: ppgd@unijui.edu.br / 55 3332-0545 ou 55 3332-0200 - Ramal: 3510
Modelagem Matemática e Computacional: ppgmmc@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3408 / ou 55 3332-0205
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade:ppgsas@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3331
EFA: Familiares e Alunos: webefa@unijui.edu.br / 55 3332-0220
Museu: madp@unijui.edu.br / 55 3332-0257
Rádio: radio@unijui.edu.br / 55 3333-4011
Reiteramos que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A expectativa é de que teremos semanas muito duras pela frente. Vivemos uma situação sem precedentes, é um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. Neste sentido, em todos os espaços institucionais, é obrigatório o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização constante.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e Rádio Unijuí FM, assinou um contrato com o Hospital Bom Pastor, para adesão ao Cartão Saúde.
O ato aconteceu nesta sexta-feira, dia 19 de março, e contou com a presença da presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; do diretor executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Unijuí, Dieter Siedenberg; do presidente do Hospital Bom Pastor, Martinho Kelm; do gerente da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, José Luis Bressan; do consultor comercial Fersen Duarte; e do responsável pelo cadastro do Cartão Saúde, Adam Castro.
A assinatura do contrato permite que os funcionários realizem a adesão ao Cartão Saúde, que oferece uma série de benefícios para o titular e seus dependentes. O cartão oferece descontos em consultas com especialistas, internações clínicas e cirúrgicas, exames por imagem, exames de análises clínicas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e dentistas.
Conforme destacou Fersen, o Cartão Saúde é um convênio firmado entre o hospital e os médicos que compõem o corpo clínico, laboratórios e clínicas. Conta com uma tabela própria e uma mensalidade acessível. De acordo com Martinho Kelm, os valores pagos pelos procedimentos ficam até 30% mais baixos que a tarifa social, sendo o Cartão Saúde ideal para quem ainda não tem um plano de saúde.
Para o gerente da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, José Luis Bressan, a parceria é mais uma oportunidade de acesso a serviços de saúde de qualidade a professores e técnicos administrativos e de apoio. Ele explica que o serviço será divulgado ao quadro interno e que a adesão ocorrerá por meio do preenchimento de um formulário, na Central de Atendimento ao Funcionário (CAF).

Há um ano, quando a pandemia de covid-19 começava a tomar conta do País, a Unijuí iniciava todas as suas atividades acadêmicas de forma online. A medida foi tomada após a publicação do Decreto Estadual, no dia 14 de março de 2020.
Em apenas três dias, a Universidade migrou todas as suas disciplinas para o ambiente online, visando dar continuidade às suas atividades e garantir a integralidade do semestre. A partir de então, uma série de medidas foi tomada: seja para o enfrentamento da doença, seja para garantir a qualidade das aulas aos estudantes da graduação e pós-graduação.
Para demonstrar um pouco desta trajetória, foi criada a série de reportagens ‘Um ano de pandemia: reinvenção para além das máscaras’. Composta por sete episódios, a série começa a ser divulgada nesta sexta-feira, dia 19 de março, no Youtube e redes sociais da Instituição. Toda sexta-feira, um episódio será lançado.
No primeiro, a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, e o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, falam sobre como foi o processo de reinvenção da Universidade.
Nos próximos episódios, será possível conferir as ações inovadoras realizadas por meio de projetos da Unijuí; serviços prestados para comunidade; o esforço de professores e estudantes para se adaptar às aulas remotas; e ações culturais que se mantiveram mesmo a distância.
Confira:
Estruturação de cinco ambientes acontece no prédio do antigo Dceeng, na Sede Acadêmica

Projeto mostra como ficará a entrada do Espaço + Inovação
Um dos principais objetivos do Espaço + Inovação Unijuí é acelerar o processo de consolidação de uma cultura inovadora e empreendedora, não só em Ijuí, mas também na região, por meio da implantação de ambientes dinâmicos e voltados às comunidades interna e externa.
Com a primeira das três fases do projeto em processo de implantação, a iniciativa tem como foco as smart cities - ou cidades inteligentes, e contará com cinco ambientes inovadores, todos instalados no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), na Sede Acadêmica.
Em uma das salas, que já está sendo preparada, ficará o Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT), que será um espaço dedicado ao desenvolvimento de aplicações e realização de cursos de capacitação, onde empresas, estudantes, pesquisadores e desenvolvedores de diversos segmentos poderão experimentar, interagir, testar e entender as aplicações para IoT.
“Já o Laboratório de Smart Grids é um ambiente maker, com acesso à tecnologia e ferramentas que potencializam a partilha de conhecimento e a criação de sinergias, com foco no uso da tecnologia da comunicação para fazer com que os sistemas elétricos sejam mais eficientes, confiáveis e sustentáveis”, explicou o coordenador do projeto, professor Peterson Cleiton Avi.
Num terceiro ambiente estará o Espaço de Ideação, uma área lúdica para atividades em grupo ou individual, voltada ao estímulo da criatividade e início de processos de inovação, com insumos de informática, softwares, processos e ferramentas criativas que auxiliarão no teste de ideias, criação de conceitos, desenvolvimento de protótipos e de modelos de negócios.
Haverá, ainda, o Espaço Coworking, equipado para uso compartilhado por empresas e profissionais de diferentes áreas que valorizem a inovação, a criatividade, a troca de experiências e uma rede de contatos forte e colaborativa. “E, por fim, ainda contaremos com uma Sala de Realidade Aumentada, que combinará elementos virtuais e reais, e proporcionará interação de forma simultânea”, reforçou o coordenador, lembrando que a aplicação da realidade aumentada estende-se para diversas áreas. Este será um espaço para desenvolvimento e testes de novas aplicações e soluções, realização de cursos de capacitação e de aprendizagem de uso de recursos de realidade aumentada.
Os espaços compartilhados somam-se aos já implantados no mesmo prédio, segundo o coordenador, potencializando as atividades e a interação com pessoas que já circulam pelos ambientes, como pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de alunos da Educação Básica – que participam de oficinas de robótica, programação, energias renováveis e matemática.
“Esperamos que as soluções desenvolvidas possam ser utilizadas pela comunidade no contexto de uma smart city, que possibilitem melhorias urbanas, econômicas, sociais e de governança na cidade. Para que possamos, em breve, construir possibilidades e resultados para uma cidade inteligente, educadora, saudável e sustentável”, reforçou Peterson.
O projeto conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Darcísio Perondi. Dos R$ 6 milhões previstos para as três etapas, R$ 2 milhões já estão sendo aplicados na primeira fase e outros R$ 2 milhões já foram aprovados.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail espacomaisinovacao@unijui.edu.br.
Elevador é instalado no prédio


O Dia Mundial da Água, celebrado na próxima segunda-feira, 22 de março, contará com uma atividade especial na Unijuí. Por meio da disciplina Sustentabilidade Ambiental Aplicada, dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Química, ministrada pela professora Joice Viviane de Oliveira, será realizado um evento online, aberto ao público, com transmissão pelo canal do Youtube da Unijuí.
Com início às 19h20, a programação contará com palestra sobre “Usos da água e ações de planejamento de recursos hídricos e gestão da informação na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)”. À frente da palestra, estará o superintendente adjunto de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência e mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Flávio Hadler Tröger. O evento será mediado pela professora Joice e por Fabiane Schwede (Química/Corsan).
Na sequência, às 20h15, acontece a palestra “Corsan, Soluções Ambientais”, com Rildo Goulart Peres, do Departamento de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), mestre em Educação em Ciências. O espaço para perguntas será aberto a partir das 21h.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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