
O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) iniciou as comemorações dos seus 60 anos com a apresentação da campanha que guiará o ano comemorativo da Instituição.
A campanha foi pensada por Fabricio de Souza e Rafael Fischer, designers e egressos do curso de Design da Unijuí, onde, após meses de pesquisas, elaboraram uma campanha voltada ao pertencimento e coletividade da comunidade regional, trazendo os indivíduos como protagonistas da campanha.
O mote escolhido, “Nossa história, nossa memória”, vem para ressaltar a missão do Museu durante suas seis décadas de existência, apresentando-se como uma Instituição que visa a reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo, contribuindo no processo educacional, identitário e cultural, com foco no desenvolvimento do Noroeste do Rio Grande do Sul. As pessoas se apropriando do Museu, das histórias e memórias individuais e coletivas, não esquecerão a sua identidade.
Dentro dos materiais físicos e materiais nas redes sociais, a campanha também contará com um hotsite comemorativo, onde serão divulgadas informações sobre os 60 anos e conteúdos específicos, além de também contar com espaços dedicados à participação da comunidade. Os materiais começam a circular virtualmente nas próximas semanas.
Sobre o Museu
A criação do Museu Antropológico Diretor Pestana, agente social persistente da preservação da memória e história regional, vai ao encontro da decisão de se criar uma instituição antropológica que buscava reconstruir o passado e a identidade em um período em que se estava perdendo a cultura material face à modernização agrícola regional.
É no programa “Nossas Coisas, Nossa Gente” que Mario Osorio e Argemiro Jacob Brum estimulam e sensibilizam a comunidade para doar peças, fortalecendo e ampliando o acervo preservado no Museu.
Com funções direcionadas à pesquisa, inserindo-se como um centro de estudos e reflexões, o Museu também tem por constituição a função educativa para a comunidade regional, estimulada por meio de uma concepção expositiva fomentada por visitações e aulas ministradas.

A Editora Unijuí está participando da 2ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, que acontece de 8 a 17 de março, no endereço www.feirabeu.com.br. Promovida pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), a feira ocorre como forma de dar apoio às associadas, estimulando a comercialização de livros num momento em que o setor sente os impactos econômicos da crise gerada pela pandemia de covid-19.
A Editora Unijuí expõe 50 títulos, de diversas áreas do conhecimento, com desconto de 50%.
Em sua segunda edição, a Feira se consolida como uma plataforma de conhecimento e conteúdos, que tem o propósito estimular o hábito da leitura e a disseminação do conhecimento produzido pelas editoras. Conforme explica o diretor administrativo da Editora Unijuí, Anderson Konagevski, a Feira não é apenas comercial. O evento é voltado à convivência e, neste momento em que estamos impossibilitados de estar fisicamente juntos, a ideia principal é a difusão da cultura, conhecimento e ideias em um espaço de alcance de um grande número de leitores, onde o livro é protagonista.
A grande novidade, neste ano, é a participação de editoras da América Latina, que fazem parte da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y Caribe (Eulac), instituição parceira da Abeu. Assim como as demais integrantes da feira, essas editoras também poderão expor seus livros na vitrine digital do site do evento, onde são anunciadas as obras que estão sendo comercializadas.
A Feira conta, ainda, com uma programação cultural. Algumas lives, com debates e mesas redondas, serão realizadas pela Abeu, mas o site do evento mostrará também as atrações das editoras participantes, que oferecem transmissões de lançamentos virtuais e entrevistas com autores, por exemplo.
Focado nas smart cities, projeto é amplo, abrange três etapas de execução e cinco espaços inovadores

Salas, no antigo prédio do Dceeng, vão abrigar os ambientes do Espaço + Inovação
Está em processo de implantação a primeira fase do Espaço + Inovação Unijuí. O projeto, que tem como foco as smart cities, ou cidades inteligentes, é amplo, abrange três etapas de execução e, na primeira, conta com um conjunto de cinco espaços – todos instalados no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng).
“As smart cities são aquelas que, por meio da absorção de soluções inovadoras, especialmente ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); ao movimento da Internet das Coisas (IOT) e ao fenômeno do Big Data, otimizam o atendimento às suas demandas públicas, aproximando-se, tanto quanto possível, do estágio tecnológico vigente na humanidade”, explicou o coordenador do projeto, professor Peterson Cleyton Avi.
Para que o projeto começasse a sair do papel, foram viabilizados recursos, a partir do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de emenda do ex-deputado federal Darcísio Perondi. Dos R$ 6 milhões previstos para as três etapas, R$ 2 milhões já estão sendo aplicados na primeira fase e outros R$ 2 milhões já foram aprovados.
A primeira etapa do projeto consiste na implantação do Espaço + Inovação, que contará com cinco ambientes: o Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas, Laboratório de Smart Grids, Espaço de Ideação, Espaço de Coworking e uma Sala de Realidade Aumentada. Entre as ações previstas nesta fase, estão oficinas, seminários, workshops, capacitações, encontros, desafios, consultorias, mentorias e rodadas de negócios.
“Temos como público-alvo crianças, jovens e adultos, majoritariamente estudantes, pesquisadores, empresários e gestores públicos. O objetivo é qualificar estas pessoas para que possam utilizar, criativamente, a infraestrutura nos ambientes e no entorno, com vistas ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores, além de incentivar a interação com os demais agentes de inovação da comunidade”, destacou o professor Peterson.
Já na segunda etapa, também prevista para este ano e já aprovada pelo MCTI, serão investidos R$ 2 milhões na ampliação e qualificação do Espaço + Inovação. Grandes ações estão previstas nesta fase: para além da ampliação já citada, a qualificação da infraestrutura de apoio aos laboratórios de pesquisa e inovação multiusuários. Ainda, a capacitação de recursos humanos, em diversos níveis, para produzir e operar tecnologias voltadas às cidades inteligentes. “Este também será um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para as smart cities”, observa o educador.
E para a terceira fase, está prevista a implantação de um ambiente de demonstração de tecnologias para cidades inteligentes – ou seja, uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias, que são os municípios e demais parceiros na região. Também, a implantação de um espaço de demonstração de ciências que vai estar ligado ao Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP).
Saiba mais sobre:
Laboratório de Desenvolvimento de IoT
Laboratório de Smart Grids / Montagem
Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação
Conjunto de salas, no antigo Dcceng, estão sendo preparadas para o Espaço + Inovação. Elevador também foi instalado no prédio

O tema “Networking: do negócio para a vida” foi debatido nesta quinta-feira, dia 11 de março, em um MeetUp promovido pela comissão organizadora do Startup Weekend Ijuí, coordenado pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí. Transmitido pelo canal da Universidade no Youtube, o bate-papo contou com a participação de três empreendedoras: a especialista em Agronegócio e Marketing e CEO da Agricon Business, Eduarda Olivia Schneider; a expert em Gestão de Negócios de Tecnologia e mentora de startups nos programas Inovativa Brasil, Junior Achievement e rede Mentores do Brasil, Mirian Souza; e a sócia-proprietária da Escola de Tecnologia Código Kid e presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação de Santo Ângelo, Daniele Barbieri Schneider.
“Nosso objetivo neste segundo MeetUp, que prepara para a Startup Weekend, é falar sobre a importância das conexões, como elas são feitas e como podemos utilizá-las não apenas em nossas vidas, mas para os negócios”, explicou a mediadora da conversa, Roseli Kruger, presidente da Associação dos Administradores do Noroeste do Estado (Anors).
Com uma carreira corporativa de mais de 20 anos, Mirian sempre teve suas conexões ligadas à marca para qual trabalhava. E quando se desconectou e decidiu empreender, percebeu que era uma “desconhecida” no mercado. A profissional falou sobre o processo de transição e sobre como precisou se reinventar.
Eduarda, embora jovem e bastante reservada, conseguiu dar vida à sua empresa graças às conexões que fez. “Você passa a entender que precisa, cada vez mais, escutar, se relacionar mais, para ter e construir novas relações”, lembrou.
As relações que Daniele tinha, já na adolescência, a ajudaram a conquistar um primeiro emprego. E foi o networking que a ajudou a sair de Porto Alegre e voltar para a cidade que morava, Santo Ângelo, a abrir uma escola e a encontrar seus sócios – sendo que o primeiro contato com eles aconteceu por meio de eventos como o MeetUp.
As experiências, na íntegra, podem ser acessadas no vídeo disponível no canal do Youtube da Unijuí.

A contabilidade, especialmente em suas dimensões técnica e jurídica, passa por um grande processo de mudanças, devido à adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade às normas e práticas contábeis internacionais, em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização das economias e dos negócios em geral. E estar atualizado, neste contexto, é essencial para os profissionais que atuam na área.
Com uma carga horária de 360 horas, a Unijuí oferece a Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria e Planejamento Tributário, que permite ao estudante adquirir conhecimentos contábeis e jurídicos que auxiliem nas práticas de auditoria contábil, interna e externa, e no planejamento tributário das organizações. “O curso foi projetado com forte atuação de professores que estão envolvidos nos processos contábeis, fiscais e tributários, de modo que ocorrerão aulas práticas em nossos laboratórios. Uma área que tem demanda no mercado de trabalho e requer pleno conhecimento contábil e a necessidade do conhecimento jurídico”, explica a coordenadora do curso, professora Roselaine Filipin.
No curso, com turma já confirmada, os estudantes estarão se capacitando para a área tributária, que possui um amplo mercado e abrange vários setores de atuação nas empresas, como as áreas trabalhista e fiscal. “Outra área de atuação é a auditoria contábil, que envolve atuação direta dos profissionais – seja dentro das empresas ou por meio de empresas de auditoria que prestam serviços a partir de seus auditores internos e externos”, explicou a professora.
Interessados podem se inscrever pelo endereço unijui.edu.br/pos.
A Unijuí também oferece cursos de pós-graduação em outras áreas: por meio da modalidade Ensino a Distância (EaD), são ofertados os cursos de Marketing, Engenharia de Avaliações e Perícias e Gestão Bancária e Negócios.
No campus Ijuí, estão abertas as inscrições para Finanças e Mercado de Capitais; Saúde Mental; Controladoria e Gestão Empresarial; Urgência, Emergência e Trauma; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário. Já no campus Três Passos, é ofertada a especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário.
Mais informações no telefone 3332- 0553 ou e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Três convidadas e três apresentadoras participaram, nesta quinta-feira, dia 11 de março, do Rizoma Temático na Unijuí FM, que trabalhou o tema “Mês das Mulheres: uma constante luta por igualdade e respeito”.
Apresentado pela locutora da Rádio Unijuí FM, Marina Moesch, pela jornalista da Assessoria de Marketing da Unijuí, Lays Borges, e pela jornalista e chefe do setor, Talita Mazzola, o programa contou com a presença de Elis Regina Allegranzzi, chefe da Agência do IBGE de Ijuí e coordenadora regional do Censo Demográfico; Sônia Fengler, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Unijuí; e Ana Carolina Monteiro, engenheira eletricista e integrante do primeiro mandato coletivo de Ijuí.
Conforme destacou Elis, as mulheres ainda são maioria entre a população brasileira: representam 52% dos habitantes. E essa pequena diferença no percentual dos homens, que somam 48%, está associada, por exemplo, ao fato de que eles estão mais envolvidos em eventos graves, e acabam falecendo mais cedo, principalmente entre 19 e 30 anos, e ao fato de que as mulheres vivem mais, causando desequilíbrio também na faixa acima dos 60 anos.
Outro dado interessante, apresentado por Elis, é que a taxa de fecundidade vem caindo ano após ano: em 2000, no Brasil, eram 2,39 filhos por mulher; em 2016, esse número caiu para 1,69 filhos. A taxa gaúcha é ainda menor: passou de 2,16, em 2000, para 1,55, em 2016. E essa queda está associada a mudanças de vida, ao que as mulheres buscam atualmente. “Quanto maior são os anos de estudo, menor é a taxa de fecundidade. Alguns valores mudaram a dinâmica da vida”, explicou Elis.
Os valores mudaram e a busca por espaços, pelas mulheres, também aumentou. Ana Monteiro não só representa uma profissão liderada por homens, a Engenharia Elétrica, como também integra um coletivo de cinco mulheres que, hoje, ocupa uma cadeira na Câmara Municipal. “Embora tenhamos um número maior de mulheres no País, ainda temos pouco espaço na política, com mais homens se candidatando e vencendo as eleições, e um grande esforço para que mulheres votem em outras mulheres”, disse, destacando que o grupo recebeu com surpresa, alegria e responsabilidade a vitória nas urnas.
A questão cultural também foi abordada pela psicóloga Sônia Fengler, que atua tanto no projeto Sala de Espera, que dá suporte às mulheres em situação de violência, quanto na Penitenciária Modulada, junto a homens que cometeram violência. Ela lembrou que, até pouco tempo, a mulher era preparada apenas para dar conta do casamento, cuidar do marido e procriar. E se ela não respondesse às expectativas, era castigada – ela devia agradecer por ser castigada. A mulher acreditava que pertencia a este lugar, e por isso a violência doméstica é tão complexa, conforme aponta a profissional.
Confira o debate completo no podcast abaixo:
Iniciativa faz parte da ação Dia do Bem, desenvolvida deste 2017

Na última terça-feira, dia 9 de março, foi realizada uma importante etapa da ação Dia do Bem Volta às Aulas, desenvolvida pela Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), vinculada à Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí: a entrega de materiais escolares aos filhos dos catadores que compõem as duas associações incubadas, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e a Associação de Recicladores da Linha 6 (Arl6).
Conforme explica a responsável técnica pela Incubadora, Elizandra Pinheiro da Silva, os materiais foram arrecadados junto a empresas parceiras e repassados às crianças, da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, após a apresentação da lista de produtos necessários e indicados pelas escolas. A iniciativa, como conta, cresceu significativamente. “No início da ação, eram entregues apenas materiais aos alunos da Educação Infantil ao 5º Ano. Eu percebi que muitos adolescentes estavam fora da atividade escolar e a falta de materiais era uma das causas. A partir daí, foi realizado um esforço para contemplar todos”, explicou Elizandra. Com o passar dos anos, aumentou o número de empresas parceiras e, consequentemente, de beneficiados pela ação: hoje, 24 crianças e jovens são atendidos.
“A entrega de kits com materiais escolares impacta de forma positiva nos estudantes que, muitas vezes, tiveram problemas ao frequentar as aulas. Eles já eram discriminados no primeiro dia por não ter materiais básicos para o desenvolvimento das atividades e nos sensibilizamos para realizar esta ação, porque acreditamos que a educação transforma vidas”, destacou Elizandra.
Para receber os kits, os pais das crianças e adolescentes devem estar trabalhando nas Associações. E como a ação Dia do Bem concentra outras atividades durante o ano – como Páscoa, Dia da Criança e Natal, é necessário, para participar, manter um bom desempenho escolar e realizar os temas propostos pela escola. “Temos, inclusive, o auxílio de uma professora aposentada que, no turno inverso às aulas, presta um reforço aos estudantes”, comentou Elizandra, lembrando que o auxílio só não está acontecendo agora, em razão da pandemia de covid-19.
Para pais e filhos, a ajuda tem sido essencial. “Como temos recebido menos materiais recicláveis na associação, nossa renda também caiu. Então, a ação é muito boa para todos”, destacou Raquel de Vargas, mãe de um menino de 16 anos e de uma menina de 11.
Como aponta a aluna Ticiane Cristina Santos, do 6º Ano, os materiais possibilitam a realização das atividades em casa, já que as aulas, neste momento, acontecem de forma online. “É bom recebermos os kits, porque nem sempre temos dinheiro para comprar os materiais”, completa Madelaine Amélio.
Diovana Milena Langes já se formou no Ensino Médio e contou, por muitos anos, com o auxílio. “Minha família é grande, tenho quatro irmãos, e nem sempre foi possível comprar todos os materiais que precisávamos. A ação nos incentiva a estudar”, disse a jovem, que busca uma bolsa de estudos para cursar Medicina. “Quero ajudar pessoas por meio da área da saúde”, disse.
A incubadora agradece aos colaboradores da Agit, empresas Infinitum, Planejar, Nova Tech e Cotripal, que tornaram possível a realização dessa ação, arrecadando e doando materiais.
Estudantes interessados em participar das aulas de língua polonesa devem contatar o Escritório de Relações Internacionais nesta semana

A Unijuí e a Universidade Marie Curie Sklodowska – UMCS, da Polônia, há anos mantêm uma cooperação acadêmico-científica que vem possibilitando a mobilidade e atividades conjuntas de seus estudantes, professores e técnicos administrativos e de apoio. A atuação de ambas as Universidades também se manifesta em projetos significativos na área cultural. Uma parceria entre a Unijuí, UMCS e a Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtylla, de Ijuí, deu início a um projeto cultural que visa a promoção da língua e da cultura polonesa no município de Ijuí.
O projeto “Promoção da Língua Polonesa”, redigido pela Unijuí e pela UMCS, através do seu idealizador, professor doutor Jarosław Krajka, foi aprovado e obteve financiamento da NAWA - Agência Nacional Polonesa para Intercâmbio Acadêmico, e foi concretizado por meio de uma Carta de Intenção de implementação do referido projeto, assinada pelos reitores de ambas as universidades no ano de 2020.
A aprovação do projeto cultural foi anunciado pelo professor Jarosław durante a sua participação na Fenadi Virtual 2020, sediada na Unijuí, visto que a Universidade desenvolve um importante papel no movimento étnico/cultural do município. Devido à aprovação do projeto pela Agência Polonesa NAWA e o compromisso firmado entre as instituições, os participantes brasileiros terão acesso gratuito às atividades do projeto.
Dentre as diversas atividades online previstas, como aulas de músicas e danças folclóricas polonesas, destacam-se as aulas de língua polonesa ministradas por docentes da UMCS, que são realizadas via Zoom, duas vezes por semana. As atividades estão voltadas para estudantes da Unijuí da etnia polonesa, membros do centro cultural polonês (grupos de dança e canto) e também há um número de vagas disponível para os demais estudantes da Unijuí que tenham interesse em aprender o idioma.
Estudantes interessados em participar das aulas de língua polonesa devem contatar o Escritório de Relações Internacionais pelo e-mail eri@unijui.edu.br, no decorrer dessa semana. As atividades iniciaram neste mês de março e devem ter continuidade até o segundo semestre de 2021.


O prazo para submissão dos Temas Livres no 8º Congresso Internacional em Saúde, agendado para acontecer de 18 a 21 de maio, de forma online, foi prorrogado para o dia 31 de março. Inscrições podem ser realizadas pelo endereço www.unijui.edu.br/8CIS.
Cada autor poderá submeter até dois trabalhos nas modalidades resumo simples e/ou trabalho completo. O autor deverá, na submissão, escolher a seção do trabalho: Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia, Nutrição, Medicina, Biomedicina, Educação Física, Psicologia, Odontologia, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Química, Educação em Saúde, Atenção Integral à Saúde, Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Fonoaudiologia, Multidisciplinar, Direito em Saúde ou Outros.
A apresentação de trabalhos será realizada durante o evento, de forma remota. As normas completas para submissão de trabalhos podem ser conferidas na página. A programação do evento será publicada em breve.
Tendo como tema central “Determinantes sociais, tecnológicos e ambientes em Saúde”, o 8º Congresso Internacional em Saúde tem como objetivo discutir, de forma interdisciplinar e multiprofissional, perspectivas, tendências e desafios no campo da saúde, permitindo interações, a ampliação de conhecimento e experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países. Inscrições estão abertas, com valor especial até o dia 15 de março, pela página do evento.
O Congresso Internacional em Saúde é promovido pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - uma associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz); o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí; o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí; e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Ainda, pelos cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Gastronomia da Unijuí, e pela Universidade do Minho de Portugal.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí promoverá, na próxima quinta-feira, dia 11 de março, o segundo MeetUp com o tema “Networking: do negócio para a vida”. O evento terá início às 19h e será transmitido pelo canal do Youtube da Unijuí.
“Vamos falar sobre como é importante você participar de eventos, ter uma rede de contatos, e o quanto isso pode ajudar a alavancar um negócio. O MeetUp é aberto a todos que se interessam pelo tema e que gostariam de ouvir a experiência de três mulheres que tiveram na rede de contatos um ponto importante para o desenvolvimento dos seus negócios”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.
Como estamos no Mês da Mulher, três convidadas farão parte do bate-papo: a especialista em Agronegócio e Marketing e CEO da Agricon Business, Eduarda Olivia Schneider; a expert em Gestão de Negócios de Tecnologia e mentora de startups nos programas Inovativa Brasil, Junior Achievement e rede Mentores do Brasil, Mirian Souza; e a sócia-proprietária da Escola de Tecnologia Código Kid e presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação de Santo Ângelo, Daniele Barbieri Schneider.
O MeetUp prepara para a Startup Weekend, em data a ser definida.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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