Com o objetivo de proporcionar aos professores vivências em metodologias ativas de ensino e aprendizagens para aplicação em sala de aula por meio da utilização de metodologias colaborativas e tecnologias digitais, a Unijuí está realizando, ao longo de 2019, o “Programa de Desenvolvimento de Mentores de Inovação Educacional” para 80 professores.
Com encontros mensais, o Programa de Formação Continuada será desenvolvido até o final do ano, a partir de uma proposta interativa, participativa e prática, ministrada pela consultora educacional Maidi Dal Ri, da empresa Topser. O último encontro foi realizado nos dias 24 e 25 de maio e o próximo já tem data marcada para o dia 21 de junho, sempre de forma presencial.
Essa atividade faz parte do Programa de Formação de Professores da Unijuí, com o foco em desenvolver continuamente as competências e habilidades para as novas relações de aprendizagem, tendo em vista tecnologias expressivas no perfil do estudante do ensino superior. A formação irá totalizar carga horária de 36 horas, centrada no planejamento, assessoria e o desenvolvimento de experiências de aprendizagem, envolvendo as equipes estratégicas.



















A Prefeitura de Ijuí assinou, nesta terça-feira, 28, contrato com a Bripav - Britagem e Pavimentação Ltda - para capeamento e pavimentação asfáltica no município. Em um dos projetos de pavimentação, a comunidade do Bairro Universitário e entornos será beneficiada com a obra na via pública Professor Waldir Bussmann, que passa pelo Campus da Unijuí, nas proximidades do Hospital Veterinário. O contrato, de mais de R$ 1,5 mi, que inclui todos os projetos, será financiado pelo Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado.
A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, participou do ato de assinatura, no Gabinete do Prefeito Valdir Heck. "Esta obra vai melhorar um dos acessos à Instituição, priorizando a melhoria do acesso ao Hospital Veterinário, ao prédio das Engenharias e as futuras instalações do Laboratório de Habilidades. Uma obra prioritária para desafogar o fluxo de veículos, principalmente à noite, dando maior segurança. A partir da pavimentação asfáltica a Unijuí, fará todo os acessos aos pedestres”, salientou a reitora.
As obras têm prazo de 16 meses e, de acordo com o diretor da Bripav, Sandro Paim, terão início quando as condições climáticas forem favoráveis. Durante as obras, o trânsito no trecho será interrompido até a conclusão.
Também participaram do ato de assinatura o secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Jair da Rosa, os vereadores Jeferson Dalla Rosa e Marildo Kronbauer, o presidente da UABI, Cesar Amaral, os presidentes de Bairro João Bariquello, do Bairro Tiarajú, Alvair Machado, do Bairro Getúlio Vargas, a diretora da Copam, Priscila Leviski, o diretor da Bripav, Marcos Bussler, e o engenheiro Joanir Folgiarini.
Nesta terça-feira, 28, e quarta-feira, 29, o Campus Panambi promove o I Encontro de Negócios Inovadores, evento organizado pelo Programa de Formação de Gestores, Laboratório de Gestão e Negócios, estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
O evento tem o objetivo de proporcionar aos estudantes e a comunidade a oportunidade de atualização e ampliação de conhecimentos. A abertura ocorreu na noite desta terça-feira no auditório do Campus e contou com uma palestra da coach Jaqueline Bairros, que abordou o tema: “Marketing Pessoal e posicionamento de mercado: o que a marca VOCÊ tem a dizer?”. Durante a atividade, também ocorreu uma apresentação da EducaSom Escola de Música.
Nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 19h30, as atividades têm continuidade no auditório da ACI, em Panambi, com a palestra: “A relevância da Administração e da Contabilidade nos gerenciamentos das organizações”, ministrada pelo prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e pelo professor André Hoffman.
Segundo o professor Dr. Ariosto Sparemberger, coordenador dos cursos, a realização do Encontro de Negócios Inovadores se constitui em um espaço de debate e busca de novos conhecimentos que ocorrem no processo de formação dos estudantes. “A Universidade, ao cumprir sua missão de formar profissionais com excelência, também tem o compromisso de estar integrada à comunidade local e regional e isso ocorre por meio da proposta pedagógica dos nossos cursos”, destaca. O Pró-Reitor do Campus Panambi, professor Nelson Thesing, observa que os eventos que dialogam com a comunidade, como as semanas acadêmicas dos cursos, fazem com que a Unijuí cumpra o seu papel de instituição Comunitária.












O ensino a distância possibilita o ingresso em uma universidade sem necessidade de se deslocar até o espaço físico para a dedicação integral aos estudos. A modalidade permite que os estudantes dividam sua rotina acadêmica com outras atividades como, por exemplo, o mercado de trabalho.
Na Unijuí os estudantes da modalidade a distância têm acesso aos mesmos benefícios que um estudante da modalidade presencial. É qualidade no ensino, com a excelência de uma Universidade completa, com a vantagem de cursar sua graduação do seu jeito e no seu tempo.
Para ingressar em um dos cursos da modalidade EAD, os candidatos poderão agendar o vestibular no dia e horário que desejar. Há, ainda, a possibilidade de utilizar a nota de redação do ENEM, válida a partir de 2010, ou a nota de redação de outros vestibulares realizados pela Unijuí. Caso o candidato escolha alguma dessas formas de ingresso, não é necessário realizar a prova do vestibular. O processo seletivo será feito a partir da análise desses resultados.
Estudantes matriculados ganham curso de qualificação profissional
Os estudantes que se matricularem na modalidade EAD da Unijuí têm acesso a um curso de qualificação profissional. O estudante poderá escolher um curso entre três opções. São eles: Gestão de Vendas, Marketing Estratégico e Pesquisa de Marketing.
O Curso é gratuito e aqueles que concluírem, e forem aprovados, recebem gratuitamente o certificado do curso de qualificação profissional de 40 horas. Para acessar essa vantagem, os interessados podem entrar em contato com o Polo da sua região e solicitar a melhor forma de ingresso para realizar sua matrícula no curso escolhido. O estudante terá 60 dias para concluí-lo, independente de ter iniciado ou não as aulas.
Mesmo que você não seja um físico renomado ou aspirante a Albert Einstein, pode encontrar na Física uma forma diferenciada de perceber os fenômenos da natureza. A Unijuí Santa Rosa está recebendo escolas da região para conhecerem e interagirem com o Projeto “Física para Todos”.
Trata-se de um museu interativo itinerante, que tem como objetivo despertar a curiosidade e o gosto pela Física por meio de experimentos intrigantes e desafiadores. O objetivo é produzir conhecimentos sobre o papel que a experimentação desempenha no ensino da Física, além de alternativas sobre a sua inserção metodológica em sala de aula.
Para o coordenador dos cursos de Engenharia do Campus Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues, “o projeto Física para Todos desmistifica a relação teórica da Física, permitindo ao aluno a interação com os experimentos através da visualização, do manuseio e da participação efetiva. Além disso, busca despertar a curiosidade por trás da ciência aplicada permitindo que o aluno vislumbre uma nova perspectiva da Matemática aplicada na Física e transportada para a experimentação. A visitação orientada permite isso”, destaca Mauro.
O projeto contempla experimentos de eletromagnetismo, mecânica clássica, ótica, movimento, astronomia e segurança no trânsito. As escolas interessadas em conhecerem o Projeto “Física para Todos”, poderão realizar o agendamento pelo fone (55) 3511-5200, para os turnos manhã e tarde. A exposição interativa estará disponível no Campus Santa Rosa até o mês de julho.
Confira algumas imagens de escolas que já participaram do projeto:









A Unijuí investiu na compra do software Lab Station para o ensino em fisiologia humana. O software foi adquirido por meio da empresa ADInstruments, uma multinacional de soluções tecnológicas para ensino e pesquisa na área da saúde. Na última semana, professores e técnicos administrativos participaram de uma formação com a técnica Leila Buttler.
O Lab Station está incluso nas melhores Universidades do mundo, que utilizam essa tecnologia de ensino nas aulas práticas. O software permite a aquisição e análise de dados fisiológicos em tempo real e sem utilização de animais, sendo os dados registrados diretamente por estudantes ou em simulações.
Essa metodologia ativa de ensino-aprendizagem torna a fixação do conhecimento, por parte dos estudantes, muito mais duradoura e eficiente. Além disso, os mesmos equipamentos de ensino podem ser utilizados para aquisição de dados destinados à pesquisa.
Instituições realizam trabalhos de iniciação científica, mestrado ou doutorado, com esse equipamento e publicam artigos nos mais variados e renomados periódicos nacionais e internacionais. Os laboratórios de ensino para os cursos da área da saúde da Unijuí, que contam com estrutura qualificada, podem contar também com essa nova tecnologia.
Imagem ilustrativa/banco de imagem
A Unijuí, por meio do Departamento de Estudos Agrários (DEAg), com o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, está com processo de seleção para empresas parceiras no desenvolvimento de projetos colaborativos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Prestação de Serviços na área de suínos (manejo, nutrição, reprodução, sanidade).
Desta forma, as propostas deverão ter como objetivo o desenvolvimento de novos produtos, experimentos, processos e ou serviços inovadores em manejo nutricional, reprodutivo e sanitário das matrizes e na fase de creche, em atividades relacionadas à manutenção de leitões em estrutura de Unidade Produtora de Leitões (UPL), que funciona junto ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR).
As propostas, que podem ser encaminhadas até o próximo dia 31 de maio, deverão ser apresentadas com a composição de valor a ser disponibilizado com investimento. Durante a análise a Universidade estudará a viabilidade e calculará os custos envolvidos para a execução. O processo de seleção será realizado em três etapas: entrega de documentação, avaliação da proposta por comitê do DEAg e AGIT e contato com os candidatos.
Confira o cronograma e edital completo na página de Informes e Editais da Unijuí, clicando neste link.
Para o desenvolvimento das atividades a Unijuí disponibiliza, por meio do DEAg, dois cursos de Graduação: Agronomia e Medicina Veterinária e o curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, além de cursos de especialização e qualificação. Atuam nestes cursos professores com mestrado e doutorado desenvolvendo diversas pesquisas na área. Além disso, o Departamento também possui um conjunto de Laboratórios que prestam auxílio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O IRDeR é um espaço para realização de pesquisas, trabalhos, dissertações e teses de doutorado. Do total da área, 101 ha são considerados não agricultáveis, sendo 78,0 ha de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas. A superfície de área útil representa 135,0 ha distribuídos entre culturas anuais, erva-mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.
Também disponibiliza o Hospital Veterinário da Unijuí, integrando o Complexo do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Esse complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para complementar a estrutura de funcionamento do Curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado. Fundado em 2013, conta com uma equipe especializada de colaboradores, desde a área técnica até a administrativa, no tratamento e assistência dos pacientes. Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. É um espaço destinado às aulas práticas, a atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação.
O Projeto de Intervenção Urbana, fruto de colaboração inédita no Estado entre a Unijuí, Universidade de Córdoba e Prefeitura Municipal de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, avançou significativamente durante a última semana: professores da instituição da Argentina estiveram em Ijuí para ministrar o Workshop introdutório “Ideação e Intervenção Urbana Binacional”.
A partir do conhecimento e experiência neste tipo de intervenção dos professores Ariel Machuca, Carolina Ferreyra Centeno, Gustavo González e Marcos Gianfellici, os estudantes dos Curso de Arquitetura e Urbanismo e Design, e professores do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) iniciaram um intenso trabalho de preparação e estudo para concretizar o projeto no mês de setembro de 2019. As atividades culminaram com uma apresentação pública de maquetes e projetos para a comunidade, realizado na noite da última sexta-feira, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Na oportunidade, estiveram presentes o Prefeito Valdir Heck, a Reitora Cátia Maria Nehring, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, integrantes do movimento étnico, lideranças locais, além dos estudantes e professores ligados ao Departamento.
Segundo Igor Norbert Soares, um dos professores do DCEEng que está liderando a iniciativa pela Unijuí, a troca de experiência com a Universidade de Córdoba foi esclarecedora. “Nos apresentaram uma metodologia de trabalho muito acessível e ao mesmo tempo diferente do que estamos acostumados. No trabalho durante a semana aprendemos as técnicas necessárias e projetamos as estruturas. Em junho teremos um evento durante a Indumóveis, em Santa Rosa, para mais uma troca de experiências”, observa.
E, no mês de setembro, os estudantes vão a campo para construir as estruturas em espaços urbanos de Ijuí. “Cerca de 200 pessoas estarão envolvidas no processo de construção das estruturas e serão utilizadas algo em torno de 1km linear em madeira, mais de 300 tábuas para cada uma das estruturas”, complementa. Cada um dos projetos terá ligação com a questão étnica e de imigração em Ijuí.
































É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.
O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.
O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.




Na galeria de fotos, alguns registros das intervenções realizadas em 2018, em Córdoba.
Para marcar seus 58 anos de história, o Museu Antropológicos Diretor Pestana abriu as portas para a comunidade prestigiar diversas atividades culturais, na tarde de sábado, dia 25.
O evento foi marcado pela presença da Cia Cadagy, Coral Unijuí e também Jair Gonçalves e convidados, com o Recital de Violão Latinoamericano, além das visitas às exposições de Longa Duração e Temporárias. Para finalizar, foi realizado um sorteio, como proposta de uma Ação Solidária entre Amigos, iniciativa da Associação de Amigos do MADP. Na oportunidade, a Feira da Economia Solidária – FECONSOL, que esteve presente no evento, disponibilizou uma cesta de produtos coloniais como prêmio principal.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), instituição criada em 1961 e mantida pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), tem por finalidade oportunizar o conhecimento e a reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo, contribuindo no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento do Noroeste do Rio Grande do Sul/Brasil, como referência museológica e arquivística.
Confira o acervo e Projetos da Instituição neste link.
A Unijuí esteve presente na edição 2019 do Parque Ativo, realizado no fim de semana no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí. Com o objetivo de promover atividades que visam a prática de esportes e exercícios físicos, a programação contou com as seguintes atrações:
O 1° EcoMovimento: Práticas Corporais e Educação Para a Vida e o Ijuí Sports Festival, com as seguintes modalidades: Cross Duathlon Binacional Brasil – Argentina, 4° Maratona Ijuí de Mountain Bike – Prova Válida pelo Campeonato Gaúcho de MTB, Campeonato de Cross Training Endurance, Eco Esportes de Aventura – Desafio de Canoagem e Vivências de Esportes Aquáticos, Jogo de Airsoft, Circuito Estímulo de Noroeste de Judô, Campeonato Mondo Skate e Campeonato Regional de Levantamento de Peso.
O evento foi promovido pelo curso de Educação Física da Universidade e pela Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí. Teve o apoio do Grupo Escoteiro Farrapos Carijós, Secretaria Municipal de Educação, AIPAN, cursos de graduação da Unijuí, União das Etnias, Sesc Ijuí e Clic Rápido.
Diversos cursos da Unijuí se envolveram na programação do evento, levando até o local conhecimentos, cultura e lazer para a comunidade:
O curso de Ciências Biológicas, representado pelo Programa de Educação Tutorial - PET – BIO levou até o Parque uma ação para desmistificar pré-conceitos e esclarecer as diferenças entre animais peçonhentos e não peçonhentos. Também se discutiu com os visitantes a respeito dos principais vetores transmissores de doenças e sua relação com a falta de cuidado com o meio ambiente. Salientou-se, segundo a professor do curso, Vidica Bianchi, a importância de preservar os ambientes e monitorar corretamente os resíduos sólidos, afim de evitar a proliferação de animais peçonhentos e de transmissores.
O curso de Nutrição realizou uma mostra durante o evento, intitulada “O que é comida de verdade?”. Também esteve presente o curso de Design, reeditando a mostra “Rocket Car”. Os participantes do evento também puderam participar de uma Contação de histórias, oficina de construção da boneca ABAIOMY e pintura de rosto, com o curso de Pedagogia, Programas PIBID e Residência Pedagógica da Unijuí.



















Ainda durante a programação do Parque Ativo, a Equipe SOGI-EFA Noroeste de Judô, com o apoio do Poder Público Municipal de Ijuí, Sociedade Ginástica Ijuí, Escola Francisco de Assis (EFA) e Unijuí, realizou a Primeira Etapa do Circuito Estímulo Noroeste de Judô. A atividade contou com a participação de mais de cento e trinta alunos de projetos das cidades de Ijuí, Cruz Alta, Ajuricaba, Santo Ângelo, Santa Barbara, São Miguel das Missões e Horizontina.
Conforme o Sensei Jean Veiga, os eventos regionais não têm foco na competição, mas sim um caráter educativo. “Buscamos, por meio do Judô, o desenvolvimento dos alunos nas questões intelectual, moral e física, enfatizando a internalização de valores sociais que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento integral dos alunos, destacando a participação e o apoio das famílias dos alunos no evento”, comenta. A equipe busca proporcionar experiências aos alunos que tem como objetivo tornarem-se atletas e representar a Equipe nas competições estaduais e nacionais.
Classificação das Categorias Absoluto:
Absoluto Sub-18
1º JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS (SOCIEDADE GINÁSTICA JUDÔ)
2º KAUÃ DROPA LEVAY (CRUZ ALTA)
3º RAUL RASCH (NAAB AJURICABA)
4º JOÃO GUILHERME RODRIGUES (NAAB AJURICABA)
Absoluto Adulto:
1º LUCAS DE OLIVEIRA (CRUZ ALTA)
2º YAGO COLLEONI (SANTO ANGELO)
3º JEFERSON DE OLIVEIRA (CRUZ ALTA)
4º ALVARO MONEGATT (SOCIEDADE GINÁSTICA IJUÍ)












O Curso de Pedagogia do Campus Ijuí, por meio das acadêmicas e coordenadora do Programa Residência Pedagógica e do PIBID/UNIJUI/Pedagogia, também realizaram atividades durante a programação. O curso realizou ações de cultura e lazer, no dia 26.
Com o foco na temática "Diversidade - diferentes culturas", desenvolveu contações de histórias, oficinas de construção de bonecas Abayomis, negras e coloridas.
A proposta, segundo a professora Julieta Ida Dallepiane, envolveu intensa participação de crianças e adultos. Teve pintura de rosto e técnica de confecção das bonecas. Os participantes das atividades levaram suas produções para casa.










Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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