
Na noite da última segunda-feira (10), os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí promoveram o seu evento de Boas-Vindas, intitulado “Memórias e COMvivências”. A ocasião marcou o início das comemorações pelos 30 anos dos cursos e foi realizada de forma híbrida, com participação presencial e online, e transmissão ao vivo pelo YouTube com interações pelo chat.
O evento reuniu egressos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, que compartilharam com os estudantes suas trajetórias, desafios e momentos marcantes da graduação. Para a coordenadora dos cursos, professora Nilse Maldaner: “A noite do evento de Boas-vindas aos calouros e estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade é muito especial. Temos optado por criar um momento de trocas e interações de egressos dos cursos com os estudantes atuais.” ressaltou.
Entre os convidados, estavam presentes os egressos de Jornalismo, Marília Munareto e Valéria Foletto, os egressos de publicidade, Anderson Zarth e Fernando Reinke, e a egressa de Relações Públicas, Marjana Casarotto. Online pelo meet, estavam a egressa de Jornalismo, Taíse Heberle, direto de Blumenau, e as egressas de Publicidade, Bruna Griebler, de Três Passos, e Naiara Back, em Portugal.
Anderson, formado em 2010, expressou a emoção de acompanhar o curso ao longo dos anos, desde sua formação. “Estar aqui hoje nesse evento, passa sensação de dever cumprido, faz lembrar das relações que tínhamos, da forma como a gente se relacionava, construía…Acho que isso tudo fez com que a gente fosse lembrado e passa a sensação de orgulho!”.
Os 30 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade reforçam seu papel na formação de bons profissionais na região noroeste do estado, sobre isso, Nilse destacou: Neste ano estamos completando o marco de 30 anos dos cursos de comunicação aqui na Unijuí. E essa é uma trajetória feita de muita colaboração, histórias e de excelência. Os cursos sempre se destacaram, e é muito bom observar o reconhecimento da qualidade de educação, inovação e profissionalização que construímos, mesmo no interior do RS.”
Além do bate-papo e das lembranças compartilhadas entre egressos, novas memórias foram construídas, onde calouros e veteranos participaram do tradicional “trote”, com uma atividade de passa ou repassa e pintura facial. Para o estudante Juan Adalberto, calouro de Publicidade e Propaganda, a noite foi um momento inesquecível e realização de um sonho. “Sempre quis cursar na área da comunicação, mas nem sempre tudo sai como esperamos. Agora, realizar o sonho de estudar Publicidade e Propaganda, ainda mais com uma bolsa de 100% do Prouni, é algo muito marcante para mim.”
Ao final do evento, as egressas Valéria e Marília deixaram um conselho para os estudantes que estão iniciando a graduação, incentivando-os a aproveitar todas as oportunidades que surgirem ao longo do curso. “Se joguem e aproveitem ao máximo, errem, encarem os medos, descubram o que vocês gostam e façam tudo o que quiserem fazer!” disse Marília.
Valéria reforçou sobre a importância de seguir o coração. “Você estando feliz em uma atividade, se dedica por inteiro, ama o que está fazendo e dá sempre seu melhor. O importante é fazer aquilo que faz seu coração vibrar”.
Quanto aos próximos anos, a professora Nilse reforçou o desejo de que os cursos continuem sendo referência na formação de profissionais engajados e preparados para os desafios do mercado. “Espero que nos próximos anos sigamos sendo referência na formação de profissionais qualificados, empáticos e comprometidos com um mundo mais sustentável, humano e colaborativo.”
Com uma noite cheia de histórias, emoções e celebração, “Memórias e COMvivências” deu início a um ano de muitas comemorações para os cursos de comunicação da Unijuí.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
.jpeg)

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec, da Unijuí, lançou nesta terça-feira, 11 de março, a sua nova marca. O lançamento foi feito durante o evento Connect Criatec, que também contou com a apresentação da nova marca da Incubadora de Impacto Social e Ambiental - Itecsol Unijuí, e com o lançamento da plataforma Connect Criatec.
A nova marca da Criatec busca aliar o novo momento da Incubadora, que se eleva para comunicação multimídia, a partir da necessidade de modernizar a linguagem visual e sensibilizar novos públicos. Já a nova marca da Itecsol tem o objetivo de evidenciar as conexões de negócios que surgem, a partir do cunho social e sustentável, e, desta forma, criar elementos para novos empreendimentos voltados à sustentabilidade e à inovação.
A plataforma Connect Criatec busca ser um sistema que possibilita uma pré-incubação. É uma ferramenta que possibilitará a novas empresas evoluir, a partir de uma trilha inicial onde podem fazer o cadastro da ideia, preencher o formulário necessário, e a Criatec receberá todas as informações. A plataforma também oferece uma série de conteúdos, que vão desde a criação, prototipagem, validação da ideia, pitch, até a fase de incubação. A principal proposta é ser uma ferramenta simples, que o interessado não precise descobrir sozinho como fazer sua ideia realmente virar um negócio.
Conforme o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, este é um momento de celebrar o avanço que a Criatec teve com o passar dos anos. “Diferentes pessoas passaram e contribuíram para que hoje tivéssemos este momento. Sabemos que há muitas dificuldades para aqueles que querem empreender, por isso é importante acompanhar as dificuldades que essas empresas passam até chegar aqui. Empreender é arriscar financeiramente e investir tempo de vida, e estamos aqui para acolher as ideias e gerar frutos”, comenta.
Além da apresentação da marca e da plataforma, o evento também teve a consolidação novas empresas que passam a ser incubadas: Ak Produções, Agro Conection, Solo sense, Suport Test, Digity Company e Hality. Ao todo, a Criatec conta com 12 empresas incubadas.

A Unijuí está mais uma vez engajada em um projeto que visa fortalecer a qualidade do ensino superior e a empregabilidade de seus egressos. A Instituição está participando da edição 2025 do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE), uma iniciativa lançada durante o seminário "O papel da empregabilidade na avaliação da qualidade das IES", promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
O IASE tem como principal objetivo criar uma forma padronizada de acompanhar os resultados dos egressos no mercado de trabalho, implantando indicadores de empregabilidade de relevância nacional, baseados em modelos internacionais.
A pesquisa, que está em sua quarta edição, será realizada entre 1º de março e 31 de maio de 2025. Reconhecendo a importância de ter um panorama mais amplo sobre a trajetória profissional e acadêmica de seus egressos, a Universidade estende o convite a todos os formados nos últimos 10 anos.
Como participar?
A pesquisa é rápida, on-line e totalmente anônima. Os egressos receberão um link por e-mail, que também será divulgado nas redes sociais da Unijuí e no jornal eletrônico Comunica. Basta acessar o link Instrumento de Pesquisa sobre Empregabilidade e responder ao formulário, que está estruturado para coletar informações sobre a experiência profissional dos participantes.
Além de contribuir para a melhoria da educação e da empregabilidade no Brasil, os egressos que participarem da pesquisa ganharão benefícios exclusivos: 25% de desconto sobre o valor líquido da mensalidade de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu da UNIJUÍ em 2025, ou 15% de desconto em um curso de qualificação oferecido pela instituição no mesmo ano.
A participação no IASE 2025 reforça o compromisso da Unijuí com a excelência acadêmica e a empregabilidade de seus estudantes. A pesquisa é uma oportunidade para a instituição conquistar o "Selo Instituição Comprometida com a Empregabilidade", que demonstra seu engajamento com o sucesso profissional dos egressos.
A participação dos egressos é fundamental para o sucesso dessa iniciativa, destaca o reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, pois permitirá à Instituição acompanhar o desempenho de seus formados no mercado de trabalho, identificar áreas de melhoria na oferta acadêmica e implantar ações que ampliem as oportunidades profissionais dos futuros egressos. “Ao responderem à pesquisa, nossos egressos estarão contribuindo para a melhoria do ensino superior em todo o país, ajudando a construir indicadores que serão utilizados por diversas instituições", complementa.

A Unijuí prorrogou até esta terça-feira, 11 de março, as inscrições para o Programa de Aprimoramento Integrado em Medicina Veterinária. Os interessados em fazer cursar a Especialização devem se inscrever pelo site unijui.edu.br/educacaocontinuada. O curso terá a duração de 13 meses, com início em março de 2025 e término em abril de 2026.
A Especialização busca aprimorar a formação de profissionais médicos veterinários ao exercício da profissão, aliado a um aprofundamento na formação acadêmica, e complementar o processo de formação, para melhor elaboração de diagnósticos, condutas terapêuticas, técnicas anestésicas, controle e profilaxia de doenças que acometem os animais, participando ativamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes
Ao todo, são ofertadas três vagas, sendo duas para a área de Anestesiologia Veterinária e uma para a área de Análises clínicas Laboratoriais. Para concorrer é necessário ser formado em Medicina Veterinária há, no máximo, três anos, e ser residente e domiciliado no Brasil.
O processo de seleção será composto de três etapas distintas, que incluem Análise de Títulos (Currículum Lattes); avaliação de Carta de Interesse; e entrevista. Mais informações sobre inscrições, edital de seleção e outras informações podem ser obtidas no site da Educação Continuada
Para saber mais sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

A Unijuí, por meio do reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, recebeu nesta segunda-feira, 10 de março, o comandante do 27º Grupo de Artilharia de Campanha (27º GAC), tenente-coronel Douglas Luís da Silva, o subtenente e adjunto de comando, Lúcio Ávila da Rocha, e o chefe da Comunicação Social, o 2º sargento Luis da Rosa.
O encontro teve o objetivo de aproximar a Universidade do 27º GAC, debater futuras parcerias, pesquisas em conjunto, descontos para militares, entre outros temas de relevância.
De acordo com o reitor, a parceria entre os órgãos está cada vez mais próxima e isso é fundamental para a região e para a Instituição, em especial para gerar pesquisas e novos projetos em prol do desenvolvimento regional.
.jpeg)
Para celebrar o Mês das Mulheres, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou, no dia 9 de março, a primeira edição de 2025 do Domingo no Museu, com o tema especial "ELAS fazem história". O evento, gratuito para o público, contou com uma programação diversificada que incluiu exposições, apresentações musicais, exibição de documentário e venda de produtos, destacando a importância da presença feminina em diversas esferas da sociedade.
“O Museu é um espaço de reflexão e também de representação. E neste dia, buscamos colocar a mulher em destaque, enfatizando sua trajetória histórica, suas conquistas e suas lutas, que são atuais e extremamente importantes. O dia 8 de março é, sim, um dia de celebração, mas não podemos deixar de lembrar que é também um dia político, de defendermos nossos direitos. Enquanto a mulher não tiver um lugar de igualdade, não teremos humanidade”, destacou a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil.
Além da exposição de longa duração, o público pôde conferir duas exposições temporárias voltadas à temática feminina: “História do Trabalho da Mulher – Uma jornada pela participação feminina no mundo do trabalho, do século XIX aos dias atuais” e “Mulheres no Poder – Os caminhos trilhados por grandes mulheres que ocuparam posições de liderança ao longo da história”. Ambas foram promovidas com o apoio do Sinteep Noroeste, Coordenadoria da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ijuí e Fórum Permanente da Mulher de Ijuí.
No auditório, foi exibido o documentário “Posso Jogar? O futebol feminino como resistência”, um curta-metragem produzido pelo Tempo Todo e pela Agência Terra Vermelha, que investiga as raízes do futebol feminino em Ijuí, trazendo entrevistas e histórias das pioneiras do esporte e das jogadoras atuais. Na Feira do Museu, foi possível adquirir produtos feitos por artesãs e produtoras locais.
Na programação musical, o público pôde conferir apresentações do Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer, das Gurias do Vocal Querência, do Grupo Nostalgia e da Família Diel, além do Duo Mãe & Filha, formado por Alice de Paula Ghisleni e Rosane de Paula Ghisleni. A Coordenadoria da Mulher também esteve presente como ponto de contato para mulheres interessadas.

A Unijuí realizou uma série de atividades nesta sexta-feira, 7 de março, na ExpoGiruá e Feira do Butiá 2025. As ações se concentraram no estande da Universidade e no Auditório Central, localizados no Parque de Exposições Olmiro Callai, em Giruá.
No estande da Unijuí foram feitos jogos interativos, sorteio de brindes e distribuição de pipoca. Também foram tiradas dúvidas a respeito do Vestibular, cursos de Graduação, Pós-Graduação e Vestibular EaD.
Já no Auditório Central, foi realizado o 2° Encontro Internacional de Saúde. Com o tema principal “Inovação e Sustentabilidade em Saúde”, o seminário foi promovido pela Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços de Giruá (Acigi), Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, com apoio da Unijuí, e contou com a participação profissionais da área da Saúde, pesquisadores e professores.
Foram abordados assuntos como Doenças genéticas e a importância do Teste do Pézinho, Reabilitação Física e Visual, a Importância do Autocuidado, Saúde Mental e Física, entre outros temas. As palestras foram conduzidas pelas profissionais Francyne Kubaski, Vanderli Machado de Barros, Isabel Hahn Miranda, Letícia Lima e Greta Rychescki.
Neste sábado e domingo, a Universidade segue com programação na ExpoGiruá, com ações sendo realizadas no estande. A ExpoGiruá encerra no domingo, 9 de março.

Profissional capaz de atuar com visão empreendedora, a partir de sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências para gerir negócios próprios ou de terceiros no segmento do comércio, com postura ética, cidadã e sustentável, capaz de alavancar e potencializar o desenvolvimento das organizações e da região. É com este objetivo que a Unijuí oferta o curso de Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância.
O curso é um tecnólogo, que é de nível superior, com duração de dois anos e meio. Ele está englobado na área de gestão e negócios da Universidade, que é tradicional e possui mais de 40 anos de formação superior, e conta diferenciais como o percurso formativo organizado em módulos trimestrais e projetos integradores desde o início do curso, e faz uso do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, que é um ambiente interativo com material dinâmico que facilita a aprendizagem.
Há também o laboratório de Gestão e Negócios, que apoia o estudante no desenvolvimento de atividades práticas ao longo do curso, oportunizando o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria a empresas.
Com a formação, o profissional egresso em Gestão Comercial pode atuar em empresas do ramo atacadista e em centros comerciais, lojas, pontos de venda e demais empreendimentos varejistas. Também pode trabalhar na gestão de processos que envolvem a compra e venda de mercadorias e serviços e está apto a atuar no gerenciamento financeiro e de equipes de empresas comerciais e também com empresas de representação comercial.
Mais informações sobre os cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Unijuí podem ser buscadas no site unijui.edu.br/ead. A Universidade conta com esta e mais de 10 opções de cursos de Graduação e com polos em diferentes regiões do Estado.

A Biblioteca Mário Osorio Marques, da Unijuí, está presente nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, com mais de 300 mil materiais bibliográficos. Além de livros voltados às diferentes áreas do conhecimento, a Bumom conta com um acervo de obras literárias para que você possa apreciar em momentos de lazer.
Confira cinco dicas separadas pela Biblioteca para que você possa colocar em prática o hábito de ler:
1 - É assim que acaba, de Collen Hoover
Considerada a obra mais pessoal de Hoover, o livro aborda sem medo alguns tabus da sociedade para explorar a complexidade das relações tóxicas, e como o amor e o abuso muitas vezes coexistem em uma confusão de sentimentos.
2 - Quase verdade, de Jennifer Kaufman
Uma comédia romântica, o livro fala sobre as desventuras de Cassie, a protagonista. Cassie é viúva, perdeu o marido há pouco tempo e está tentando se reencontrar.
3 - A distância entre nós, de Thrity Umrigar
O livro aborda a delicada relação entre Bhima e Sera, duas mulheres que se sacrificaram por suas famílias, sofreram em seus respectivos casamentos e compartilham uma cumplicidade construída em vinte anos de convivência.
4 - O diabo veste prada, de Lauren Weisberg
Neste irresistível romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento.
5 - Questões do coração, de Emily Giffin
Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos, Charlie, que nunca conheceu seu pai. Depois de muitas decepções, desistiu do amor e até mesmo das amizades. Acreditando que é sempre mais seguro não criar muitas expectativas.
.jpeg)
A Unijuí realizou, nesta quinta-feira, 6 de março, a recepção de volta às aulas para professores, técnicos-administrativos e de apoio. O evento aconteceu no Salão de Atos e incluiu a entrega dos cadernos institucionais, além de uma interação com a Showtime.
Durante a saudação institucional, a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, expressou o seu agradecimento pelo empenho dos docentes e funcionários, ressaltando que a excelência da Universidade, reconhecida pelo MEC, é fruto da dedicação de todos.
O vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, destacou os excelentes resultados alcançados pela Instituição em 2024 e enfatizou que as perspectivas para 2025 são ainda mais promissoras. Seu discurso foi complementado pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, que reforçou o desejo de que todos continuem a trabalhar em sinergia no novo ano.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, também abordou os bons resultados conquistados pela Instituição no último ano e agradeceu o esforço de todos os colaboradores. "Cada um de vocês deu o seu melhor, e conquistamos excelentes resultados", afirmou.
Em seguida, foi realizada a palestra “Do Giz ao ChatGPT”, ministrada por Renato Casagrande, executivo do setor educacional, que realiza estudos e pesquisas nas áreas de educação e desenvolvimento profissional. Casagrande é doutorando em Educação, com foco em Liderança Educacional pela Universidade de Aveiro (Portugal), mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Liderança Educacional pela PennState University, bacharel em Administração e licenciado em Matemática, além de especialista em Gestão Educacional e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.