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Boas Festas

Veja o que alguns alunos, professores e funcionários da Unijuí desejam para o Natal e o próximo ano.





 

 



Sorteio ENEM/ENADE



Os 5 vencedores da promoção UNIJUÍ ENEM foram:


1º prêmio: 01 (um) Netbook:
Magali Rech

2º prêmio: 01 (um) Pen Drive da Unijuí:
Felipe Schuinsekel Brendler

3º prêmio: 01 (uma) Camiseta do Vestibular Verão Unijuí:
Lucas Vinicius da Silva Couto

4º prêmio: 01 (um) Caderno da Unijuí:
Tiago Norberto de Moura

5º prêmio: 01 (uma) Caneta da Unijuí:
Maurício Carvalho dos Santos


Favor contatar através do fone: (55) 3332 0527 para combinar a retirada dos prêmios.


Obrigado a todos pela participação!


Como ingressar


A Unijuí é umas das melhores universidades privadas do Noroeste do Estado e possui inúmeras possibilidades para estudantes se tornarem profissionais qualificados e com competência técnica. Para fazer parte deste universo, a Unijuí disponibiliza diversas formas de ingresso a partir dos seus processos seletivo. Confira as modalidades de ingresso no ensino superior que a Unijuí disponibiliza:

VESTIBULAR
Processo seletivo para candidatos que buscam ingressar no ensino superior pela primeira vez, em cursos presenciais ou a distância, que classifica o futuro estudante por meio de prova presencial com questões objetivas e redação.
CURSOS PRESENCIAIS
CURSO PRESENCIAL MEDICINA
CURSOS A DISTÂNCIA - EAD
EXTRAVESTIBULAR
Processo seletivo para candidatos que estão ou já estiveram no ensino superior, em cursos presenciais ou a distância, e buscam retornar à universidade, trocar de curso ou trocar de instituição.
TRANSFERÊNCIA INTERNA
TRANSFERÊNCIA EXTERNA
REINGRESSO NO MESMO CURSO
REINGRESSO COM TRANSFERÊNCIA DE CURSO
DIPLOMADOS
INGRESSO ESPECIAL
ESTUDANTE EVENTUAL
ESTUDANTE ESTRANGEIRO
Ingresso no ensino superior com bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos.

Estude na Unijuí

A vida universitária é o início de uma nova etapa. Expectativas para um mundo novo que se mostra ali, logo adiante. Novas pessoas, novos desafios. Onde a cada dia fazemos escolhas decisivas, que repercutirão para sempre.

E é neste momento tão importante, que a Unijuí abre as portas para você. Uma Universidade de tradição e qualidade, que dispõe de diversas possibilidades de bolsas e benefícios, facilitando o ingresso do jovem estudante ao ensino superior. Financiamento como FIES, bolsas de estudos, auxílio moradia, entre outros, são algumas das facilidades que a Universidade oferece.

São mais de 200 laboratórios estruturados com qualidade e tecnologia de última geração.

Paralelamente aos espaços universitários, funcionam os Polos de Modernização Tecnológica, com estruturas nas áreas de alimentos, em Santa Rosa, Óleoquímicos, em Três Passos, e Mecânica, em Panambi. Além disso, a Biblioteca Universitária possui um acervo de mais de 300 mil volumes, que são essenciais na formação de um bom profissional.

Clique aqui e conheça a estrutura de apoio ao ensino da Unijuí.

Venha ser UNIJUÍ!

A UNIJUÍ é uma instituição de ensino de qualidade, onde você encontra o curso certo, de acordo com os seus objetivos. Cursos de graduação presenciais e a distância, qualificam centenas de estudantes todos os anos. Além disso, confirmando o título de universidade completa, possibilita a continuidade da vida acadêmica, através de diversos cursos de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado.

Estude na Universidade onde os seus sonhos têm espaço para acontecer!


Como salvar imagens da galeria

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Por que a Unijuí?

Estar na UNIJUÍ é contar com uma universidade completa

Ao longo das mais de cinco décadas de trabalho na região, em diversas áreas do conhecimento, a Unijuí construiu um espaço de destaque, projetando não apenas a universidade, mas a comunidade regional na qual está inserida. Esta trajetória se reflete em cada um dos seus projetos e no retorno em forma de desenvolvimento, que molda a realidade à sua volta desde o início de sua história.

Enquanto uma universidade comunitária, de caráter regional, a UNIJUÍ possui Campi em Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, Núcleos Universitários em Santo Augusto e Tenente Portela. Além disso, a partir da oferta de cursos de graduação na modalidade a distância em 2005, a universidade dispõe também de unidades de apoio e postos de atendimento em diversos municípios, visando proporcionar aos alunos subsídios para o desenvolvimento das atividades da educação a distância.

Constituir-se como referência na pesquisa e tecnologia, mantendo a atual excelência de ensino, é a grande meta da Unijuí para os próximos anos, consolidando ainda mais a qualidade da formação acadêmica que proporciona a todos os alunos formados por esta universidade.


Uma das melhores universidades do país

A UNIJUÍ se preocupa em formar profissionais, mas, acima de tudo, em formar cidadãos atuantes na construção de uma sociedade mais inclusiva e produtora de espaços para a realização de projetos de vida.

É uma universidade que busca criar condições para que cada aluno desenvolva seus potenciais, se qualificando para ingressar no mercado profissional. E, para contemplar estes objetivos, oferece ao seu aluno infraestrutura de qualidade e corpo docente de excelência.

São mais de 50 anos escrevendo sua história no ensino superior, sempre com qualidade e competência, esforço este reconhecido pelo MEC, que avaliou a UNIJUÍ como uma das melhores universidades privadas do Estado e também do Brasil.

E é com o mesmo entusiasmo de quem escreveu esses cinquenta e tantos anos de história que a universidade segue sua trajetória, qualificando seus espaços, adequando a oferta de cursos às atuais necessidades do mercado, buscando novas formas de acesso para alunos com maior grau de carência, enfim, possibilitando que um maior número de pessoas tenha acesso ao conhecimento e possam, a partir dele, transformar suas vidas.


Infraestrutura

A UNIJUÍ investe expressivos recursos para oferecer aos seus alunos a melhor e mais estimulante vivência universitária, em instalações que são referência na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.


Programas de Extensão

As atividades de EXTENSÃO da UNIJUÍ têm como objetivo integrar a Universidade com a Comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa, participando do desenvolvimento regional e atendendo necessidades dos grupos sociais, através de ações de interação educacional, sociocultural, artística e tecnológica.

Os projetos de extensão, desenvolvidos nas diferentes áreas de conhecimento da universidade, oportunizam a docentes e acadêmicos vivências que relacionam teoria e prática, que compartilhadas em sala de aula, geram novos conhecimentos. A extensão constitui-se em um diferencial de qualidade na formação do aluno da UNIJUÍ, que pode atuar nos projetos de forma voluntária ou através do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX.


Pesquisa e Inovação

A UNIJUÍ mantém o Fundo Institucional de Pesquisa que, associado à captação de recursos com parceiros externos, dá as condições para o desenvolvimento e qualificação da pesquisa institucional. Ao todo são 26 grupos cadastrados no CNPq e mais de cem projetos de pesquisa institucionais com significativo impacto no desenvolvimento científico, tecnológico, educacional, social, cultural e econômico da região e do estado. As equipes dos projetos são formadas por pesquisadores, alunos de pós-graduação, alunos de graduação e técnicos. Através de quatro programas institucionais de bolsas de pesquisa - PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PROBIC/FAPERGS e PIBIC/UNIJUÍ - a UNIJUÍ incentiva acadêmicos da graduação para a iniciação na pesquisa, qualificando a sua formação acadêmica. No total são 119 bolsas nesta modalidade.

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão conta com o apoio de instâncias institucionais estratégicas para a gestão da pesquisa: NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica – oferece apoio, orientação e suporte à proteção da propriedade intelectual e à transferência de tecnologia para o setor produtivo; NAP - Núcleo de Assessoramento a Projetos – gerencia e fomenta a captação de recursos externos disponibilizados por agências e empresas nacionais e internacionais e oferece apoio, orientação e suporte técnico ao pesquisador durante a tramitação e execução dos projetos; Comitê Científico – órgão de assessoramento estratégico e técnico; CEP - Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos; e CEUA – Comissão de Ética no Uso de Animais.


Mestrado e Doutorado

A pesquisa na UNIJUÍ, atualmente, congrega três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, recomendados pela CAPES/MEC, que são Desenvolvimento; Modelagem Matemática; Educação nas Ciências.

O Mestrado em Desenvolvimento tem como temática fundamental a gestão e as políticas do desenvolvimento e a intervenção na realidade regional, através da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a construção de um processo de desenvolvimento apto a gerar maior inclusão social.

O Mestrado em Modelagem Matemática está orientado ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais na elaboração de modelos matemáticos e na busca de soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências dedicam-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da educação, com ênfases na educação escolar (currículo da escola básica, formação profissional e teorias pedagógicas que dão sustentação aos processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino) e nos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação e a sociabilidade (significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais).


Educação Continuada

Considerando a crescente exigência social por novas formas de aprendizagem que façam frente às necessidades de uma sociedade dinâmica e baseada no conhecimento, a UNIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA da UNIJUÍ oferece cursos de especialização, aperfeiçoamento, certificação adicional, extensão e qualificação profissional. As oportunidades de educação continuada da UNIJUÍ estão voltadas para o sujeito que busca atualização profissional, aprofundamento de habilidades e conhecimentos técnicos, diferenciação no mercado de trabalho e novas oportunidades de atuação profissional.


Universidade-Empresa

Buscando a formação de profissionais empreendores a UNIJUÍ, através da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - CRIATEC, proporciona a seus acadêmicos a possibilidade de transformar idéias inovadoras em negócios competitivos, através do apoio em infraestrutura e gestão empresarial. Além disto, a CRIATEC tem como missão alavancar o empreendedorismo e a inovação, fomentando a criação e o crescimento de empresas locais e regionais com orientação tecnológica, intensificando a transferência tecnológica entre universidade e mercado e criando/mantendo postos de trabalho qualificados na região.


Intercâmbios

Na UNIJUÍ você tem a oportunidade de realizar intercâmbio com universidades da Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Guiné-Bissau, Portugal e Polônia. O intercâmbio internacional significa uma relação de troca com culturas e conhecimentos: estadia no exterior e recepção de estrangeiros. A universidade promove o intercâmbio acadêmico no ensino e na pesquisa, em estágios curriculares práticos e, é claro, a experiência e vivência cultural em outro país.



Sistema Help Desk

Solicitações de Atendimento - Coordenadoria Patrimonial

Para fazer solicitações de atendimento relativos à Coordenadoria Patrimonial a aplicação “02.01.02 Solicitações de Atendimento” deverá ser utilizada. A tela inicial da aplicação lista a relação de solicitações criadas pelo usuário ou que lhe foram encaminhadas para atendimento. No momento em que uma solicitação é dada como atendida ela entra em um status que exige que a mesma seja avaliada para que possa ser encerrada (caso a solicitação tenha sido resolvida de forma satisfatória) ou reaberta (caso o problema não tenha sido resolvido).

Uma nova solicitação de atendimento exigirá o preenchimento das seguintes informações:

Ao finalizar aguarde o atendimento da solicitação através da própria aplicação, uma mudança no seu status indicará as etapas do atendimento. A aba das ocorrências possibilitará acompanhar a qualquer tempo o andamento e as etapas do atendimento.


Normas do Setor de Audiovisual

NORMAS E ORIENTAÇÃO PARA RESERVAS DE EQUIPAMENTOS E SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS DO SETOR DE MULTIMEIOS
Antes de qualquer solicitação de equipamento faça a reserva do espaço físico via sistema SIE, e após, verifique se o mesmo disponibiliza algum tipo de equipamento e se este atende as suas necessidades, caso contrário, faça a reserva do equipamento desejado via sistema, da seguinte forma:
  • Reservas de Espaços em Geral (Salas de Aula, Auditórios) devem ser feitas pela aplicação: 06.01.02.02 Reserva de Espaço e Material.
  • Reservas de Laboratórios de Informática (exceto do DETEC) devem ser feitas pela aplicação 06.01.02.04 Reserva de Laboratórios de Informática.
  • Reservas de Laboratórios de Informática do DETEC devem ser feitas por telefone no ramal 271.


Toda e qualquer reserva de equipamento ou serviço de Multimeios a ser instalado ou executado no ambiente Institucional deverão respeitar o Prazo mínimo de 48hs de antecedência do uso dos mesmos e pelo período máximo de reserva de 15 dias.
No caso de reservas consecutivas de Projetor de Multimídia por mais de uma data para a mesma disciplina, as reservas posteriores a 1º ficarão no aguardo da nossa confirmação, que devera ser efetuadas no prazo máximo de 48 horas antes do efetivo uso dos equipamentos.
Obs: Excetuam-se aos prazos de reservas estipulados acima os eventos Institucionais, entre eles Seminários, Simpósios, Semanas Acadêmicas e Cursos de Mestrados e Pós-Graduações e estes conforme orientação da Reitoria tem prioridade no uso dos projetores de multimídia.

Serviços de Filmagem ou solicitação do equipamento, (filmadora) no âmbito da Instituição deverão ser feitos via e-mail (audio@unijui.edu.br), ficando condicionada a uma posterior confirmação que será transmitida pelo Setor também via e-mail e no prazo máximo de 48 horas antes da data da realização ou utilização dos mesmos.

Sonorização, filmagem e Instalação de Equipamentos como, multimídia, TV, vídeo, DVD, retro projetores em ambientes externos à Instituição também deverão ser feitos via e-mail ( audio@unijui.edu.br ). Ficando obviamente condicionado a posterior confirmação e respeitando-se também os prazos anteriormente citados.

Solicitação de cópias de Fitas de Vídeo. Este serviço deverá ser feito diretamente ao Setor de Multimeios da Sede Acadêmica, na sala 407, 4º andar, ramal 234. Para tal serviço é preciso apresentar a fita que será copiada e a fita virgem. Obs.: este Setor ainda não dispõem de condições técnicas para gravação em DVD.

No caso do solicitante resolver cancelar a sua reserva esta devera ocorrer no máximo 48 horas antes do uso da referida reserva. Após a este prazo entre em contato com o setor de multimeios através dos ramais Campus- 405- Sede 234
INFORMAÇÕES GERAIS
- As salas de aula dos prédios de letras J, K e L do Campus/Ijuí ,e todas as Salas de aula da Sede Acadêmica e Anexo da EFA, não possuem Retro projetores fixados. Para esses locais as reservas de retro projetor deverão ser feitas pelo Sistema SIE.
- Quando da solicitação de Projetor de Multimídia, também deverá ser feito a solicitação de Computador.
- Chamamos a atenção para com a segurança dos equipamentos instalados em sala de aula conforme a ordem de serviço D. E. nº 01/2005 que estipula as seguintes condições:
- O professor(a) deve comunicar ao Setor de Multimeios ou ao vigilante a necessidade do recolhimento dos equipamentos ao término de sua aula. E devendo o mesmo aguardar a chegada do responsável.
- Custos gerados quando da necessidade do uso de transporte, horas extras, alimentação e hospedagem, para que se possa desenvolver uma tarefa interna ou externamente a Instituição serão transferidos para o departamento. E para tanto, será necessário que este indique o código orçamentário a ser debitado.

Relação de Sistemas Auxiliares

Relação de Sistemas Auxiliares

  • Grade de Horários da Graduação: permite aos Funcionários consultar no formato Web, a oferta de disciplinas de qualquer ano e período existente no SIE.

  • Inscritos Concursos: permite consultar os dados de candidatos inscritos em concursos e eventos. Apenas para funcionários previamente autorizados.

  • Solicitar Login: permite solicitar login para usuários que tem necessidade de acessar o Portal no entanto ainda não tem um vínculo institucional.

  • Recados Estudantes: permite ver os recados destinados ao Mural de Recados dos Estudantes e também Enviar Recados (somente para pessoas previamente autorizadas).

  • Fotografias FIDENE: permite enviar fotos de eventos para o acervo do Museu.

  • Correção de Redações: permite registrar as notas da correção das redações de processos seletivos (apenas para pessoas previamente autorizadas pela Comissão de Processos Seletivos).

  • Anexar Arquivos: funcionalidade que permite enviar arquivos e retorna uma URL ou Link que pode ser usado em outras aplicações como por exemplo no Mural de Recados.

  • Eleições: sistema usado eventualmente em processos eleitorais institucionais, acesso apenas para eleitores no período de eleições.

Conecta - Novidades

Com o objetivo de melhorar e atender as necessidades que surgem durante a utilização do ambiente Conecta da Unijuí, apresentamos algumas novidades implementadas desde o seu lançamento em julho de 2007.

2010

Estatísticas

Foi modificado para listar também os integrantes que não estão mais ativos na comunidade. Desta forma é possível acessar os dados estatísticos do integrante que teve alguma interação na comunidade.

Chat - Avaliação

Foi adicionada a funcionalidade que permite efetuar avaliações das mensagens postadas nas sessões de chat. A pontuação será visualizada pelos integrantes que não são moderadores no item Desempenho somente depois do chat estar fechado para postagem de mensagens.

Importar/Exportar ferramentas

Foi adicionada a funcionalidade para alterar a data inicial e final das ferramentas a serem importadas ou exportadas.

Atividades

Agora o moderador pode entregar a atividade em nome do integrante, essa opção está disponível no item Avaliar.

Questionários

Disponível a possibilidade da geração da versão para impressão do banco de questões e das questões vinculadas a um questionário.

2009

Estatísticas detalhadas por Integrante

Ao acessar as estatísticas de acesso do usuário na comunidade, ao clicar no nome, onde é exibido o perfil do integrante, foi modificado o tipo de estatísticas exibidas. Agora são exibidos dados mais detalhados da situação do usuário em cada ferramenta, mostrando quando foi o último acesso, o total de acessos, a situação ou o número de mensagens (dependendo do tipo de ferramenta).

Desempenho - agrupadores para soma da pontuação

Essa nova funcionalidade tem como objetivo facilitar o gerenciamento da pontuação nas ferramentas. É possível criar agrupadores por comunidade, como por exemplo, "Nota 1", "Nota 2" e depois vincular quais ferramentas (fóruns, atividades, questionários) vão compor a pontuação desse agrupador. Na opção "Pontuação por agrupadores" o sistema fará automaticamente a soma da pontuação por integrante e agrupador.
Exemplo:
Nota 1 peso(50) composta pela soma da pontuação máxima das seguintes ferramentas:
- Fórum 1 - peso 20
- Atividade 1 - peso 30
Obs.: A visualização da pontuação por integrantes não moderadores obedecerá as definições de liberação de resultado de cada ferramenta.

Fórum - Avaliação

Foi adicionada a funcionalidade que permite efetuar avaliações das mensagens postadas nos tópicos do fórum. A pontuação será visualizada pelos integrantes que não são moderadores no item Desempenho somente depois do tópico estar fechado para postagem de mensagens.

Fórum - Indicação de novas postagens

São sinalizadas as novas mensagens desde o último acesso ao tópico.

Inserção de imagens

Foi adicionada a funcionalidade que permite inserir imagens nas ferramentas. Como fazer: primeiro a imagem deve ser enviada para o servidor, em seguida deve ser copiada a URL gerada na tela, depois clicar no botão inserir imagem do Editor e colar a URL copiada no campo URL, em seguida clicar no botão Inserir.

Atividades em Grupo

  • Troca de integrantes em grupos: a partir do consenso por parte dos tutores e professores do EaD que seria melhor permitir que os integrantes dos grupos possam ser trocados a qualquer momento, foi modificado o modo como funcionam as atividades em grupo. Agora o trabalho fica vinculado somente ao grupo e não mais ao grupo e integrante, permitindo dessa forma que os integrantes possam ser trocados a qualquer momento mesmo que a atividade tenha sido entregue.
  • Mudança na tela de definição dos grupos: a tela da versão anterior apresentava dificuldades em comunidades com muitos integrantes dificultando a vinculação dos intengrantes a grupos, por esse motivo foi desenvolvida uma outra tela para facilitar a vinculação de integrantes a grupos.
  • Importar grupos de outras atividades: foi adicionada a funcionalidade que permite importar grupos de outras atividades da comunidade. Somente é permitida tal operação, se nenhum grupo iniciou a atividade. No momento da importação os grupos já criados na atividade serão automaticamente excluídos.

Questionários/Banco de Questões: versão rápida do cadastro de questões

Disponível uma versão simplificada do cadastro de questões, onde numa tela apenas é possível cadastrar a questão e as suas respectivas alternativas.

Biblioteca e Materiais: disponibilização de áudio

É possível anexar arquivos de áudio do tipo MP3 de até 12 MB para serem ouvidos pelos integrantes.

Fórum: Edição de mensagens

Agora é permitido a qualquer integrante efetuar a edição da sua mensagem por 30 minutos a partir da hora inicial da postagem.

Nova Ferramenta: Desempenho

Foi desenvolvida a ferramenta Desempenho, que pode ou não ser habilitada. O objetivo é listar a pontuação obtida nas Atividades e Questionários de forma centralizada para facilitar o gerenciamento pelos moderadores. Observando que moderadores visualizam a listagem completa e demais integrantes visualizam apenas a sua pontuação. Também é possível gerar um arquivo que pode ser usado para manipular a listagem das pontuações numa planilha eletrônica(ex.: Excel).

Fórum - Cancelamento de Mensagens

Agora é possível o moderador efetuar o cancelamento de de mensagens (Não Publicar) a qualquer tempo. Os demais integrantes poderão Cancelar ou Não Publicar suas mensagens apenas se o parâmetro "Permite Cancelar a Publicação de Mensagens" for setado para "Sim" e estiver no prazo.

Questionários - Importar

Foi acrescentada a funcionalidade Importar questionários de outras comunidades, no entanto, é necessário que todas questões vinculadas ao questionário de origem sejam reutilizadas na comunidade para onde se deseja copiar.

Exportar

Foi acrescentada a funcionalidade: Exportar nas seguintes ferramentas: Mural, Atividades, Biblioteca, Fórum e Chat. Agora é possível exportar simultaneamente diversas ferramentas para várias comunidades.

Visualização das Comunidades

Foi acrescentada a funcionalidade: Acesso Rápido que lista todas comunidades numa tela apenas sem paginação e sem recursos visuais, por ordem de criação, as mais recentes primeiro.

Editor

Foi atualizado a versão do Editor, já usado nas mensagens do Fórum e nas questões do Questionário. O editor foi adicionado nas funcionalidades Novo e Editar das ferramentas: Biblioteca, Atividades, Questionário, Chat e Mural. No editor foram adicionados os seguintes serviços: contador de caracteres e corretor ortográfico.

Interface

Foi feita a atualização de toda a interface que agora está adaptada para o aumento da resolução da tela, alteração se será contemplada na nova versão do Unijuí Virtual que será lançada em breve. Além do mais, as telas ficaram mais leves, ou seja, são carregadas mais rapidamente. Também foram alteradas alguns ícones e funcionalidades com o objetivo de tornar o Conecta mais fácil e intuitivo de usar.

Integrantes

Foi incluída uma sinalização para os moderadores da comunidade (uma estrela amarela).
Na consulta aos dados de um integrante, na visão do moderador, foi adicionado o endereço e o RG de acordo com o vínculo do Integrante com a universidade (aluno mostra rg de aluno, funcionário mostra rg de funcionário).

Fórum

Inclusão da data limite para postar mensagens no cabeçalho.
Exibição de quem são os moderadores.
Aumento da fonte em fóruns do tipo cronológico.

Agenda

Passou a ser considerada uma ferramenta com possibilidade de ser usada ou não.

Atividades

No upload de arquivos, agora estão sendo consideradas as extensões do BR Office.
No item Avaliação exibida para moderadores foram acrescentadas as seguintes informações:

  • A pontuação (se a atividade estiver configurada para usar pontuação).
  • Sinalização de quem são os moderadores.
  • Nas atividades com situação "Em aberto", quando o integrante enviou uma versão do trabalho, mesmo não tendo entregue, é exibido um ícone para representar essa situação visando facilitar o controle do andamento das atividades pelos moderadores.
  • Foram suprimidos os itens Iniciar e Fazer/Continuar sendo todos englobados na ação Entregar. A situação Iniciar agora é registrada no sistema quando o integrante clica nas Instruções da Atividade. Também foi remodelada a tela da funcionalidade Entregar, tornando mais visível a Opção Entregar e também foi incluída uma nova opção "Salvar Arquivo e Entregar", que faz as duas operações simultaneamente.

Atividades - Grupos

Foi incluída uma restrição, se o integrante já iniciou uma atividade num grupo, ele não poderá ser alterado de grupo e nem excluído.

Questionários - Anular Questão

Depois que encerrou o período para responder o Questionário é habilitada a opção Anular Questões (disponível no Item Avaliar). Ao Anular uma Questão é refeito novamente o cálculo para todos integrantes que entregaram o questionário somando a pontuação da questão anulada. Lembrando que somente o moderador tem acesso a essa opção e que ela é válida apenas para questões objetivas e para questionários configurados para fazer a correção automaticamente.

2008

Atividades - reacompanhar

Quando o moderador Avaliar/Acompanhar a atividade de um integrante anexando uma versão corrigida do arquivo e o integrante posteriormente envia outra versão do trabalho - para essa situação foi acrescentado um sinalizador indicando que é necessário reacompanhar a atividade.

Atividades e Questionários - atalhos

Foram acrescentados links de acesso rápido descrição/instrução das Atividades (Iniciar, Fazer, Entregar) e Questionários (Responder)

Calendário de Aniversariantes

Foi acrescentada a ferramenta Calendário de Aniversariantes, que pode ou não ser habilitada. Na tela do Calendário é possível enviar um e-mail para o aniversariante. Essa funcionalidade foi uma solicitação dos alunos dos cursos EaD com o objetivo de estreitar o relacionamento entre colegas, professores e tutores.

Diário de Bordo - desabilitar

Foi acrescentada a funcionalidade que permite desabilitar o Diário de Bordo nas Ferramentas da Comunidade.

Questionários - versão para impressão do resultado

Foi acrescentada a funcionalidade que gera a versão para impressão do resultado de um questionário. A opção é disponibilizada após a liberação do resultado tanto para cada integrante como para os moderadores. Caso a opção auto-correção esteja ativa é feito o cálculo automático das questões objetivas informando a pontuação obtida pelo integrante no questionário. Também é exibido a correção de cada questão objetiva, informando se está correta ou não e qual o peso e pontuação obtida.

Integrantes - lista de e-mails

Foi acrescentado para os moderadores, a funcionalidade de gerar uma lista de e-mails dos integrantes da comunidade. O objetivo é fornecer a lista atualizada dos e-mails para o uso em gerenciadores de e-mail como por exemplo o Outlook.

Fórum - envio de mensagens por moderadores

Foi acrescentada a possibilidade de moderadores/organizadores de comunidades poderem sempre postar mensagens no fórum independente dos prazos e se o fórum está ou não publicado.
Atenção!! Os moderadores devem ter um cuidado extra, pois podem achar que esta opção está disponível para os demais integrantes quando na verdade está aparecendo apenas para eles.

Questionários - Cálculo automático da Pontuação

Foi acrescentada a funcionalidade "Calcular Pontuação" na Avaliação do Questionário disponível para o Moderador. A finalidade é calcular automaticamente o valor da pontuação das questões objetivas de todas respostas com situação Encerrada.
Obs.: A funcionalidade é habilitada somente se a opção "Fazer auto-correção" for igual a "Sim".

Questionários - Versão para impressão

Foi acrescentada a funcionalidade "Versão para impressão" que permite a visualização completa do questionário com as questões já respondidas até o momento da geração. A funcionalidade é disponibilizada na opção "Responder". O objetivo principal é auxiliar aos alunos de cursos superiores a distância na execução de exercícios e provas via ferramenta Questionário.
Obs.: no cadastro do questionário o moderador tem a possibilidade de habilitar ou desabilitar essa funcionalidade.

Perfil dos Integrantes

Na listagem dos integrantes de uma comunidade, ao clicar sobre um integrante, foi acrescentada a exibição dos fones cadastrados no endereço do aluno.

No caso de Integrantes que tem vínculo de aluno de cursos superiores de Educação a Distância é exibido também o pólo, unidade ou posto de atendimento ao qual está vinculado. Obs.: os fones são exibidos apenas para os moderadores.

Busca de Comunidades

Para auxiliar os usuários vinculados a muitas comunidades, foi implementada a busca por título ou por assunto nas opções Comunidades que participo e Comunidades que sou moderador.

Questionários

Nova ferramenta que possibilita criar exercícios ou provas on-line que pode inclusive ter tempo pré-determinado para execução. Nos questionários você pode construir um banco de questões organizado em categorias. Podem ser criados dois tipos de questões: objetivas e descritivas, ambas com possibilidade de incluir imagens, informar texto de ajuda e outras funcionalidades. O banco de questões pode ser reutilizado em outras comunidades vinculadas ao moderador.

Novo Chat

No mês de junho/2008 entrou no ar o novo chat do conecta, ele tem outro formato e foi desenvolvido com outra tecnologia(Flash) . Ele veio com o objetivo de solucionar os problemas do chat anterior (sincronismo das mensagens). Foram retiradas as funcionalidades de visualizar emoticons e imagens, pois essas funcionalidades eram pouco utilizadas pelos usuários. Desta forma o chat ficou mais leve e estável.

Importar Ferramentas

Para facilitar a vida dos moderadores foi acrescentado em todas as ferramentas, com exceção dos Questionários, a funcionalidade Importar, que permite copiar dados de outras comunidades vinculadas ao moderador. Essa funcionalidade agiliza o trabalho dos moderadores sendo extremamente útil nos casos onde os alunos de um componente curricular são divididos em várias comunidades e portanto tem o mesmo conteúdo e mesmos prazos nas ferramentas, principalmente nas Atividades e Biblioteca de Materiais.

Diário de Bordo

Foi agregada a possibilidade de anexar arquivos nas mensagens o que permite também a troca de arquivos entre integrantes da comunidade podendo ser usado também como portfólio pessoal. É uma forma alternativa para troca de arquivos entre integrantes de uma comunidade sendo independente das atividades.

Agenda

Agora aparecem na agenda apenas ferramentas cujo prazo não expirou. Também deixam de aparecer na agenda atividades e questionários que o usuário já entregou.

Atividades

Quando o moderador Avaliar/Acompanhar a atividade de um integrante, seja anexando uma versão de arquivo ou escrevendo uma observação, aparece um indicador que a atividade teve um acompanhamento. Isso facilita o controle de quais atividades já tiveram acompanhamento.

Integrantes

Na listagem dos integrantes foi acrescentado a data e hora do último acesso do integrante na comunidade.

 

(Equipe Web - Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas - COINF)


Sub-categorias

  • Conteúdo Autenticado
  • Fidene
  • Educação Continuada
  • Serviços Informática
  • Estrutura de apoio
  • Não categorizado
  • Biblioteca
  • Institucional
  • Cultura
  • Futuro aluno
  • Extensão

    A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.

    A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.

    Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.

    • Projetos - Conheça os projetos desenvolvidos.
    • Comunidade - Promovendo o desenvolvimento regional através de ações comunitárias, sociais e culturais.
    • Cultura - Promovendo e apoiando projetos culturais.
  • Pesquisa e inovação

    A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.

    Incentivando a pesquisa

    • Pesquisador - Anualmente são abertos editais para professores e alunos que tenham interesse em desenvolver pesquisa.
    • Aluno - Saiba como participar dos programas de bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica e inovação.
    • Assessoramento - Suporte técnico ao pesquisador, apoio para captar recursos e promover parcerias.

    Conectando universidade-empresa

    • Empreendedorismo - Incentivando a criação de sua empresa, oferecendo a infraestrutura e o suporte na administração de seus negócios.
    • Inovação tecnológica - Apoio à inovação e à transferência de tecnologia.
  • Editora Unijuí
  • Bolsas, financiamentos e benefícios

    Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.

    Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.


    Eles são divididos nas seguintes categorias:




  • Eleições
  • Site Internacional
  • Serviços Unijuí

    A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.


  • Vida de Universitário
  • Salão do Conhecimento
  • Assessoria e Serviços Comunitários

    A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.

    Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.

  • Extravestibular
  • Congresso Internacional em Saúde
  • Vestibular
  • Talentos Unijuí
  • Programas Acadêmicos
  • App

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