COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Unijuí e Criatec promovem Conexões Empreendedoras

Evento integra a Semana Global do Empreendedorismo e tem por objetivo propiciar um ambiente inovador e de compartilhamento de ideias


               


No mundo dos negócios, ter uma ideia não basta. É preciso colocá-la em prática, e a melhor forma de fazer isso é compartilhando com quem entende do assunto. Troca de experiências, redes de contatos e conexões empresariais são de extrema importância no empreendedorismo, uma vez que nada se faz sozinho, pois as ideias podem surgir de maneira individual, mas só se constroem em conjunto.

O evento Conexões Empreendedoras, organizado pela Unijuí, Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológicas (Criatec), faz parte da Semana Global do Empreendedorismo, e tem por objetivo proporcionar aos participantes um ambiente de inovação, com palestras, workshops e formações com foco no incentivo do empreendedorismo e captação de recursos para ideias inovadoras.

Ao todo são sete encontros que abordarão a temática da inovação e o fazer empreendedor. Na terça-feira, 13 de novembro, às 14h, os Consultores do Sebraetec. Vão abordar as Boas práticas em consultorias tecnológicas, na sala de Coworking da Criatec. Às 19h, no mesmo espaço, ministrado por Christian Bezerra, ocorre o Workshop Venda sua ideia em 5 minutos: técnicas para uma apresentação de sucesso.

Na quarta-feira, 14 de novembro, às 9h, acontece a Oficina de Elaboração de Projetos para captação de recursos, ministrada por Edson Lautharte, na sala de Coworking da Criatec. No período da tarde, a partir das 16h, no Centro de Eventos da Unijuí, acontece o Fórum de Economia Solidária, intitulado Limites e perspectivas do movimento de Economia Solidária. Às 19h, no mesmo local, a programação se encerra com uma imersão na temática do empreendedorismo motivacional. Para isso, o palestrante Lauri Juliani irá abordar a temática Empreendedorismo e superação. Às 20h, ministrada por Marieli Schalanski, acontece a palestra Motivações para Empreender. E, para finalizar o evento, às 21h, acontece a Graduação da Lavoro Design, incubada da Criatec.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de novembro pelo site da Criatec. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público empreendedor e acadêmico. O evento é realizado com o apoio do Sebrae, Governo do Estado e Rede Inova Noroeste.

Por Daniella Koslowski, estudante de Jornalismo.


Jantar homenageou professores seniores do Dacec

                  

Com o objetivo de reconhecer e agradecer pelo trabalho desenvolvido pelos professores que construíram e estruturaram o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec), foi realizado o Jantar de Integração do Dacec. O evento aconteceu no último sábado, dia 27 de outubro, no Hotel Jardim Europa. “A ideia era ter um momento de reconhecimento, de gratidão e de respeito, porque são pessoas ímpares. Nos ensinaram aquilo que a gente é dentro dessa universidade”, comenta a chefe do Dacec, professora Euselia Paveglio Vieira.

A programação contou com um jantar e um vídeo surpresa que homenageou os professores Paulo Afonso Frizzo, Antônio José Grison, Adelar Francisco Baggio, Telmo Rudi Frantz, Edemar José Zanon, Sérgio Luis Allebrandt, Irani Paulo Basso, Pedro Carlos Rasia, Lauri Basso, Teodoro Clebsch, David Basso, Lurdes Marlene Froemming, Agenor Castoldi, Marlene Kohler Dal Ri e Neyta Oliveira Belato, seniores do Dacec. A produção trouxe um relato de egressos, que relatavam como cada professor marcou sua trajetória. O vídeo foi idealizado pela chefia do Dacec e produzido pelos acadêmicos de Psicologia Gabrielli Dallabrida, Tayla Tozo e Rafael Padilha da Silva, coordenados pela professora Íris Campos e com o auxílio do técnico do Laboratório de Vídeo dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Célio Ferrazza.

Para a chefe do Dacec, momentos como esses ressaltam a importância de demonstrar “gratidão para aquelas pessoas que, com muita dificuldade, construíram a história desse departamento e dessa universidade. Para mim era muito importante fazermos esse fechamento, proporcionando um momento de reencontro e de finalização do processo”. 

 Por Giuli Ana Izolan, estudante de Jornalismo. 


Unijuí disponibiliza a disciplina de Leitura e Produção Textual em Língua Inglesa para todos os estudantes de Graduação

              

Com o objetivo de desafiar os estudantes a considerar a pesquisa científica como uma das atividades do cotidiano, a Unijuí passa a disponibilizar, a partir do próximo semestre, a disciplina de Leitura e Produção Textual em Língua Inglesa. A criação dessa disciplina está em sintonia com a política de internacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Os estudantes de todos os cursos da Unijuí poderão cursar esta disciplina, para isso, basta solicitar o ingresso no ato de rematrícula, pela internet. Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Acadêmica.

A disciplina tematiza noções básicas sobre leitura e escrita em língua inglesa em contextos acadêmicos e profissionais. Oportuniza a aquisição e retenção de vocabulário da língua inglesa. Explora a leitura extensiva e intensiva e a produção de textos em língua inglesa. Capacita o estudante para a leitura crítica e para a escrita em diferentes gêneros textuais na língua inglesa.

Em outubro de 2017 a Unijuí aprovou a criação da disciplina de Leitura e Produção Textual em Língua Inglesacomo disciplina alternativa à disciplina Leitura e Produção Textual do Núcleo Comum de Formação Geral e Humanista. A partir de então, os estudantes de todos os cursos de graduação podem optar por uma ou outra para cumprir o percurso formativo, em sintonia com suas expectativas de formação. 

Ao acessar o sistema de matrículas o estudante que ainda não tenha cursado Leitura e Produção Textual terá a oportunidade de escolher entre uma ou outra, ou, se já a tiver cursado e tenha interesse, poderá buscar a matrícula como disciplina Eletiva, se houver essa opção em seu currículo, ou ainda, pelo Art. 68 do Regimento Geral da Unijuí e aproveitá-la como Atividade Complementar.


Instrutora do LinkedIn é atração da Feira de Carreiras da Unijuí

A Unijuí vai promover a primeira edição da Feira de Carreiras, maior evento de conexão entre empresas e profissionais da região. O evento acontece no dia 20 de novembro e a principal atração é a instrutora do LinkedIn Learning, Flávia Gamonar, que fará um bate-papo inspirador com o público, trazendo casos reais sobre carreira e desenvolvimento profissional.

Flavia é LinkedIn Top Voices, ganhadora do Prêmio Digitalks content marketing 2017 e top 3 em 2018. Coautora do best-seller “Disruptalks: carreira, empreendedorismo e inovação em uma época de mudanças rápidas“ e autora do “Me dê seu crachá, eu te acompanho até a porta: uma conversa sobre carreira, do você está demitido, ao pedi demissão”, lançamento em julho.

De acordo com o gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, o evento pretende fortalecer o compromisso da Universidade com um conjunto de ações para além da formação acadêmica. “Nesta Feira de Carreira queremos proporcionar esta ligação entre o mercado, captador de mão de obra, e o capital desenvolvido na Universidade a partir desses personagens, estudantes e egressos”, comenta.

Além da palestra, que acontece às 20h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, a feira proporcionará aos participantes momentos formativos com Mini Talks temáticos, das 14h às 17h.

A Feira de Carreiras tem o objetivo de promover um espaço de interação e troca de conhecimentos entre empresas, estudantes e egressos da Unijuí e comunidade em geral. São mais de 15 empresas confirmadas que participarão do Painel de Oportunidades, momento de conexão entre empresas e profissionais.

Confira a programação:

Bloco Empreendedorismo - Das 14h às 14h50

Incubação de empresas: Transformando conhecimento em negócios de sucesso - Maria Odete Palharini; João Fernando Weber; Charles Czyzeski; CRIATEC.

 - Empreendedorismo: um mundo de oportunidades - Rodrigo Schiavo - SEBRAE/RS

Habilidade social como fator de sucesso profissional - Karin Feistel; Kaminhos Consultoria e Gestão de Carreira.

O que é compliance? - Alessandro Heck

 

Bloco Carreira - Das 15h às 15h50

 - Você é protagonista da sua Carreira? - Roberto Pinheiro de Matos/SICREDI

 - Programas de Trainee - Bruning Tecnometal

 - Dicção, desinibição e oratória - Everson Dornelles/RBSTV

 - Entrevista de Emprego - Thaise Enriconi Sarreta e Jéssica Batista/ Thés Gestão de Pessoas

 

Bloco Especial - Das 16h às 16h50 

Organização e Apresentação do Currículo - Tatiana Giovelli/ Vital Gestão Humana

Gestão do tempo com foco em produtividade -  Leonice Parnoff/ L&V Consultoria

O Desenvolvimento de competências comportamentais como fator de empregabilidade - Elemar Antônio Lenz/ Supervisor Executivo do CIEE-RS

Programas de Estágio - John Deere 

 As inscrições estão abertas e poderão ser feitas pela página do evento no Portal da Unijuí. 

 

Avaliação de Disciplinas contribui para a qualidade do ensino

O período para avaliação das disciplinas da graduação começou. Estudantes de graduação da Unijuí avaliam, por meio do Portal do Aluno, as disciplinas do 2º segundo semestre de 2018. Esse é o momento de avaliar, contribuir e atuar ativamente nos processos de melhoria da Instituição.

No Portal do Aluno está disponível o questionário online para avaliação das disciplinas cursadas no semestre e a atuação dos professores. O processo é rápido e sigiloso, ou seja, o estudante não é identificado, é considerada a sua opinião.

O formulário está disponível sempre que o estudante concluir 70% da disciplina, encerrando ao chegar aos 90%. Assim, a avaliação passa a ser contínua.

A partir dessa avaliação o estudante contribui diretamente para a melhoria do curso em que está matriculado. O objetivo é avaliar a interação do estudante com a disciplina, o professor e aspectos gerais da instituição. 

Dessa forma é possível fazer um diagnóstico das disciplinas, por meio da visão do estudante e, com isso, aprimorar o projeto pedagógico do curso. Os resultados deste processo avaliativo contribuem para a definição de temas abordados no Programa de Formação Docente UNIJUÍ visando a atualização e constante qualificação do quadro de professores da instituição.

A participação dos estudantes no 1º semestre de 2018 superou os índices de participação dos últimos 2 anos, com 55% . A expectativa é superar essa porcentagem e utilizar os resultados para o planejamento da disciplina, do curso, do departamento e da Universidade alinhado as políticas de avaliação internas e externas. 


Campus Fashion Day: moda sustentável esteve em evidência na Unijuí

               

A moda sustentável supera tendências e modismos. Apresenta-se como uma alternativa consciente, que permite ir além do visual fashion. Com o objetivo de mostrar cases de empresas e profissionais com esta pegada, foi realizado, na noite desta terça-feira, dia 23, o “Campus Fashion Days: A Vitrine da Moda", que nesta edição teve como temática o "Universo da Sustentabilidade”. Já no dia 24, empresários, lojistas e comunidade regional puderam ouvir sobre experiência de compra, uma parceria com a Regional Noroeste do Sebrae/RS. 

Subiram ao palco do Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí, projetos voltados ao consumo consciente, que pregam o desapego e o investimento em peças realmente necessárias; e acima de tudo, experiências de como consumir a moda, pensando em todos os aspectos: da indústria ao uso responsável, mas sempre com estilo. A abertura do evento foi realizada pela diretora da Rádio UNIJUÍ FM, Claudia Gesing Bohrer.

Logo após, iniciaram as palestras. A primeira, intitulada “Você pode ser feliz com muito menos: o método do guarda-roupa em cápsula com foco no consumo consciente”, teve como convidada a jornalista, especialista em moda, criadora do blog Minimallista, de Passo Fundo, Natália Bohrer Grazziotin.

Já a segunda fala, teve como tema “Dex-Apegadas: o case da curadoria de moda sustentável da região”, com a Jornalista Anelise Nicolodi e a psicóloga Rosane Müller Teixeira.

A terceira fala da noite teve como tema “Qual é o seu estilo? Aprenda e use a moda a seu favor”, realizada pela mestra em Comunicação e Cultura, Consultora de Imagem e Estilo, Marcia Scarpelini Campos. Ela assina a Coluna Gente Fina, sobre Etiqueta e Comportamento na Revista Chics & Vips desde 2014 e ministra palestras, workshops e treinamentos sobre Etiqueta profissional, Dress code, Estilo, Moda e Tendências Imagem e Marketing Pessoal.

Por fim, para a quarta e última fala da primeira noite, o tema foi “A Moda sustentável da Apoena: as bolsas artesanais de palha de butiá”. De Giruá, as sócias-proprietárias Maiara Bonfanti, graduada em Moda, cursando Marketing Criativo, e a graduada em Letras, especialista em Literatura, Neiva Bonfanti Rosa.

Na segunda noite, o público presente pode assistir a um conteúdo relacionado à Experiência de Compra, perpassando por assuntos como visual merchandising, ferramentas de marketing sensorial, engajamento com o público, formas diferenciadas de trabalhar modelagem de negócios, etc.. A gestora de projetos do Sebrae, Lisiane Uggeri Hampel, trouxe cases de empresas na Oscar Freire e na Vila Madalena, centros comerciais aspectos diferentes, mas de grande relevância em São Paulo. A Oscar Freire, possui pontos de venda com posicionamento maior, marcas relevantes, conhecidas internacionalmente e a Vila Madalena é um bairro boêmio, com micro e pequenas empresas, grupos familiares, mais parecido, segundo Lisiane, com a realidade de Ijuí. “A gente faz esse contraste para mostrar que não é só as grandes marcas que conseguem trabalhar com experiência de compra, mas uma empresa familiar, gerida pelo pai, pela mãe, pelo filho, também consegue fazer tendo criatividade, o foco é que as pessoas tenham ideias que nas suas empresas, no interior, também possam vir a fazer”, explicou.

Já o Desfile de Estilos, coordenado pela consultora de moda e estilo, Marcia Campos, foi um dos momentos mais aguardados pelo público. Na passarela, foram apresentados looks inspirados em mulheres com estilo natural/esportivo, sexy, romântico, tradicional/clássico e moderno.

O curso de Estética e Cosmética da UNIJUÍ ainda apresentou a intervenção “Pop Culture Fashion Show”, com produções inspiradas no cinema. Maquiagem, figurino, postura corporal, tudo isso esteve em cena no desfile de personagens como Emília, Rainha do Gelo, Boneco Vodu, entre outras.

O evento foi uma realização da Rádio Educativa Unijuí FM, Unijuí, Revista Chics e Vips, Gasteiz Vitória, Marcia Campos e Mobiliário 21 apresentam “Campus Fashion Days 2018: A Vitrine da Moda”, com o apoio de: Nadine Dubal, Net Copy Universitários, CD Lândia Som e Luz, Pano Leve, Maria Saraiva Cerimonial, Mr Bunny Fotografia, Pink Lemonade, Apoena Bolsas, Gang, Spolti Formaturas e Schmalz Vídeos. 


Unijuí e Bom Pastor assinam convênio para a realização de estágios

                

No fim da tarde desta terça-feira, a Unijuí e a Associação Hospital Bom Pastor Ijuí assinaram convênio de cooperação, com o objetivo de regulamentar a realização de estágios supervisionados de estudantes da Universidade na Instituição parceira.

Participaram do ato a reitora da Unijuí, Cátia Nehring, a vice-reitora de Graduação, Cristina Pozzobon, o presidente do Bom Pastor, Martinho Kelm, a administradora do Hospital, Rosane Schiavo e José Crippa, professor sênior do DCEEng, arquiteto responsável pelos projetos do novo Hospital Bom Pastor.

As duas instituições já possuem longa cooperação, dessa forma, também já está firmado compromisso entre a Unijuí e o Hospital Bom Pastor para as práticas dos futuros estudantes do curso de Medicina, que vão poder utilizar as estruturas hospitalares para a qualificação profissional.

A Unijuí está trabalhando intensamente para a implementação deste curso, realizando a contratação de professores, organizando as estruturas físicas, estabelecendo parcerias e convênios. Agora, a Universidade solicitará ao MEC a visita in loco ao município, aos hospitais conveniados e à Universidade, que é a etapa final para autorização da abertura do curso. Só após essa visita, e com a prévia autorização do Ministério, a Instituição poderá ofertar o Vestibular para o curso. Ainda não há uma data confirmada para que isto ocorra.


Criatec promove programação voltada para o empreendedorismo


 

Na última sexta-feira, 19 de outubro, feriado em comemoração ao aniversário do município de Ijuí, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), vinculada à Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), realizou uma programação especial para celebrar o empreendedorismo. Com a temática Das boas ideias aos bons resultados, o evento teve por objetivo premiar e reconhecer o esforço das empresas com pauta na inovação e alinhamento de conceitos acerca do ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Para isso, foram apresentados dois cases de sucesso, sendo o primeiro apresentado pelo proprietário da empresa Doled, João Weber, que demonstrou seus produtos com base orgânica. O sócio proprietário da incubada Lavoro Design Marcel Meller, apresentou o projeto Avenida das Nações, desenvolvido pela empresa e apresentado ao Poder Executivo com objetivo de levar às ruas as características da imigração dos 12 povos representada na revitalização de espaços públicos. Após as apresentações, a gestão da Criatec e Unijuí realizaram a entrega do Troféu Mérito à Inovação ao empreendedor João Weber, pelo resultado obtido durante o monitoramento da empresa em seu período de incubação.

A professora Patrícia Pedralli realizou ainda a apresentação dos novos laboratórios de prototipagem da incubadora, especificando seus objetivos e funcionalidades. Para fechar o momento de integração e fomento ao empreendedorismo, o presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Carlos Eduardo Aranha, ministrou uma palestra sobre Ecossistemas de Inovação. Para ele, é importante chegar ao interior e se deparar com ambientes que transpiram inovação. “A inovação parte da ideia de entregar valor às pessoas. O mundo está todo conectado e é assim que se propõe uma inovação aberta”, comenta. Ele cita ainda a importância de se ter a visão de que as pessoas não compram apenas os produtos, mas sim seus significados, e é a partir deste entendimento que as empresas tendem a prosperar.

Finalizando a programação do dia, os participantes do evento participaram de um almoço na ExpoIjuí/Fenadi, seguido da realização da Reunião da Reginp, onde associados e comunidade puderam participar de uma troca de informações sobre os próximos eventos na área da tecnologia e inovação, busca de novos editais de fomento ao empreendedorismo, dentre outras definições internas da rede. 


Unijuí e ACI assinam convênio para a realização de cursos de qualificação em gestão e negócios

               

Durante a ExpoIjuí deste ano, a Unijuí e a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) assinaram convênio de Cooperação Técnico-Científico-Cultural. O ato ocorreu na sexta-feira, dia 19 de outubro, na casa da Unijuí no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Estiverem presentes a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González, o presidente da ACI, Nilo Leal da Silva e o coordenador de marketing da entidade, Ricardo Santiago.

A parceria tem por finalidade a mútua cooperação técnico-científico-cultural para o desenvolvimento de Projetos que visem ofertas de atividades em Educação Continuada, com foco em qualificação profissional. As ofertas serão de cursos de qualificação profissional de curta, média e longa duração. Além disso, outras atividades como palestras, encontros e oficinas também poderão ser ofertadas. Uma agenda de ofertas para 2019 será construída nas áreas de gestão e negócios. 


Pós-Graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário está com inscrições abertas

O Direito do Trabalho e o Direito Previdenciário passam por relevantes alterações na atualidade, embora cada um possua sua autonomia científica, é inquestionável a relação entre estas áreas. Pensando nisso, a Unijuí Campus Panambi está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário. O período de inscrições segue até o dia 28 de outubro.

O curso proporcionará aos pós-graduandos uma visão abrangente de todo o direito material, processual trabalhista e do direito previdenciário, permitindo a formação de uma excelente base técnica para a sua vida profissional.

Poderão se inscrever no curso os bacharéis em Direito, advogados, assessores Jurídicos de empresas, membros do Ministério Público e da Magistratura, professores, consultores, servidores públicos e demais profissionais que militam na Justiça Comum, na Justiça Federal, na Justiça do Trabalho e no INSS.

O curso será presencial e terá início no dia 09 de novembro com aulas nas sextas-feiras das 18 horas às 22 horas e nos sábados das 9 horas às 13 horas. As inscrições poderão ser feitas na página do curso no Portal da Unijuí.