
Na quinta-feira, 5 de dezembro, aconteceu a cerimônia de premiação da Escola Amiga da Vacina, resultado das atividades desenvolvidas no componente curricular Projeto Integrador Atenção à Saúde, ofertado no Módulo 2 dos cursos da área da saúde. A iniciativa, conduzida ao longo do segundo semestre de 2025 por estudantes de Farmácia e Fisioterapia, sob orientação da professora Dra. Brenda da Silva, teve como desafio central a “Avaliação de indicadores de saúde e planejamento de estratégias para ampliar a cobertura vacinal na atenção à saúde”.
O Projeto Integrador tem como propósito fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, aproximando os estudantes das demandas reais do território e dos desafios contemporâneos da saúde pública. Nesta edição, o grupo concentrou esforços no fortalecimento das ações de prevenção e promoção da saúde, com foco especial na ampliação da cobertura vacinal contra a poliomielite no município de Ijuí. As ações envolveram a mobilização de escolas, professores, estudantes, famílias e demais integrantes da comunidade escolar, promovendo atividades educativas voltadas à valorização da imunização como medida essencial de proteção coletiva.
Durante a cerimônia, a Unijuí reconheceu o engajamento das instituições de ensino que aderiram à proposta. O trabalho contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, parcerias fundamentais para viabilizar as ações e ampliar o alcance das mobilizações. Segundo a organização, essa integração entre diferentes setores fortalece iniciativas voltadas ao bem-estar da população e contribui para a construção de ambientes sociais mais seguros e conscientes.
Os critérios de avaliação foram definidos conforme o Edital do Desafio nas Escolas, Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, publicado em 8 de outubro de 2025. De acordo com o documento, as escolas participantes deveriam:
Mobilizar as famílias para o preenchimento de um formulário contendo a situação vacinal das crianças, no período de 29 de outubro a 29 de novembro e buscar atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal contra a poliomielite, considerando doses iniciais e reforços.
Diante do elevado engajamento da rede municipal e do número expressivo de formulários recebidos, a comissão organizadora incluiu ainda um terceiro critério:
O percentual de respostas em relação ao número total de estudantes de cada instituição, valorizando as escolas que ampliaram o envolvimento das famílias e da comunidade.
A partir desses indicadores, foram definidos os reconhecimentos: Selo Escola Amiga da Vacina, concedido às cinco escolas com melhores resultados combinando engajamento e cobertura vacinal; Certificado de Participação, entregue às demais escolas que aderiram à iniciativa e contribuíram significativamente para o fortalecimento da vacinação no município.
Durante a solenidade, os estudantes apresentaram os principais indicadores analisados ao longo do semestre, incluindo o objetivo geral do trabalho, a metodologia utilizada e a evolução da cobertura vacinal contra a poliomielite nos níveis municipal, estadual e nacional. Os dados reforçaram o impacto positivo da mobilização escolar e comunitária, demonstrando o potencial transformador de ações educativas contínuas alinhadas às políticas públicas de saúde.

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O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unijuí, por meio do Projeto de Extensão Anísio, realizou nos meses de setembro e novembro atividades focadas no tema "diversidade e inclusão", alinhado aos estudos do Projeto Diversidade, coordenado pela Professora Dra. Joice Graciele Nielsson, e contou com a parceria da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha, articulada pela professora Fabiane Prestes.
A turma escolhida para participar do Projeto Anísio deste ano foi a turma 204, composta por 16 alunos, que demonstrou grande receptividade e engajamento, possuindo experiência em atividades de inclusão, visto que é uma turma que conta com três estudantes laudados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), demonstrando interesse em aprender ainda mais sobre a temática para contribuir com o crescimento de todos na turma.
Ao longo do projeto, foram realizados três encontros com a turma.. O primeiro, realizado em 29 de setembro, destacou-se pelo forte engajamento dos estudantes, que participaram de um círculo de escuta para debater o conceito de escola inclusiva e as falhas do sistema, ressaltando a urgência de espaços para diálogo e resolução de problemas. O segundo encontro ocorreu no Campus da Unijuí, onde os alunos foram desafiados a desenvolver um produto (como cartilha, cartaz ou reels) baseado em legislações como o ECA e a LBI, seguindo um formato simplificado de projeto acadêmico. A etapa final, realizada em novembro na escola, consistiu na produção de relatos de experiência e na apresentação dos materiais desenvolvidos, como o cartaz aqui apresentado.
A iniciativa buscou ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre diversidade e inclusão, unindo os Projetos de Extensão Projeto Anísio e o Projeto Diversidade, e permitiu aos estudantes vivenciar processos de pesquisa, produção e apresentação, fortalecendo competências como empatia, comunicação e cooperação. A parceria entre o PPGD e a Escola Estadual Antônio Padilha proporcionou uma experiência formativa significativa, estimulando os alunos a práticas de inclusão, empatia e responsabilidade social, e para os bolsistas dos projetos de iniciação científica e extensão do PPGD foi uma oportunidade de vivenciar a extensão acadêmica, promovendo conhecimento.
Um destaque adicional é que os alunos da turma 204 levaram a temática da inclusão para o teatro, desenvolvendo a peça "O mágico de nós". Adaptada para um curta-metragem, a produção convida à reflexão e concorre no 7º Festival Estudantil Curtas na Escola, promovido pela 36ª CRE.www.youtube.com/watch?v=M-tkjy8HhN8&list=PLBrGyL_YLnQmVd-Kp6MJKN9MCxplDXUXE&index=110&pp=iAQB.

Foram divulgados os vencedores da Avaliação Institucional 2025/2 da Unijuí. Ao longo do último mês, estudantes das modalidades presencial e a distância tiveram a oportunidade de avaliar seus cursos e a própria Universidade, contribuindo diretamente para o fortalecimento da qualidade acadêmica.
Cada participante recebeu uma hora complementar pela realização da avaliação. Mas não foi apenas isso: com o objetivo de estimular ainda mais o engajamento dos acadêmicos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com apoio da Vice-Reitoria de Graduação (VRG), promoveu duas ações especiais: o Selo Curso Amigo da CPA e o Sorteio de Premiação.
O Selo Curso Amigo da CPA é concedido ao curso que alcança o maior percentual de participação estudantil na avaliação das disciplinas. Neste semestre, os cursos premiados foram Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, do Campus Ijuí, e Ciências Contábeis, do Campus Santa Rosa. Além disso, os estudantes dos cursos mais engajados participaram de um sorteio de prêmios. Os vencedores foram Anderson Roberto Bone, ganhador de uma mochila; e Luiz Felipe Bortolini, Rafael Rauber Klein e Lara Dahmer Birck, contemplados com um curso de Inglês no Campus, válido por um semestre e no nível escolhido pelos próprios estudantes.
“A participação massiva dos nossos estudantes de Ciências Contábeis e Educação Física reflete o compromisso com a melhoria contínua e a valorização da voz discente. O selo e a premiação não são apenas um reconhecimento para o curso, mas um mérito de cada estudante que dedicou seu tempo para avaliar e construir um futuro acadêmico de excelência”, comenta Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA.
A Avaliação Institucional é essencial para a gestão da Universidade, orientando ações acadêmicas, administrativas e políticas. A Unijuí compreende a avaliação e a autoavaliação como estratégias contínuas de aperfeiçoamento de suas práticas, em consonância com o Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, responsável pela avaliação externa das Instituições de Ensino Superior no Brasil.
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O Campus da Unijuí em Ijuí recebeu, neste domingo, 7 de dezembro, um evento especial voltado ao Natal: o Domingo no Campus, promovido pela Rádio Unijuí FM. Com uma programação especial, o evento contou com apresentações especiais, chegada do Papai Noel, exposição de vinis e artesanato, food trucks, brinquedos da Vip Festas, além de música, com o Dj Ike Fabrin.
A programação teve início com a chegada do Papai Noel, acompanhado da Cia Cadagy, que fizeram a interação com o público, tiraram fotos e distribuíram balas e pirulitos para as crianças. O público também pôde participar de passeios com o Dindinho e acompanhar uma apresentação especial do Coral Unijuí, que apresentou seu repertório natalino. À noite, o público ainda pôde conferir o acender das luzes de Natal no Campus.
O Domingo no Campus de Natal teve o apoio de Homenz Saúde e Estética Masculina, Guaracar, Totem Vestibulares, Carhouse Toyota, Unimed, O'Boticário, VIP Festas, Sabor da Serra Pizzaria, Hospital de Clínicas Ijuí, Dubai Alimentos, Camera Luz e Som, Funders, July Crepe, Exatus Imóveis, La Creparia, Yázigi Ijuí, Pano Leve, Pipo Truck.
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A Unijuí realizou, neste domingo, 7 de dezembro, o Vestibular de Medicina no campus Ijuí, consolidando sua posição como uma das instituições de ensino superior mais procuradas da região. Considerado um dos vestibulares mais concorridos da Universidade, o processo seletivo atraiu novamente um grande número de candidatos, para esta edição, foram ofertadas 30 vagas aos candidatos que realizaram a prova presencial, além de outras 10 destinadas ao ingresso via aproveitamento das notas do Enem.
A forte adesão dos inscritos demonstra a crescente confiança na excelência acadêmica da Universidade, que alcançou mais de 8 candidatos por vaga, índice que reforça o projeto pedagógico inovador, a infraestrutura de referência e a qualidade formativa da Unijuí no ensino da saúde.
A prova do Vestibular de Medicina contou com uma redação e 40 questões objetivas distribuídas pelas quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nesta edição, a proposta de redação trouxe o tema “Cultura, Cinema e Padrões Estéticos”.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, destaca que esse tema se propõe a discussão a partir de um texto dissertativo argumentativo sobre esses padrões estéticos e também os tratamentos controversos que podem impactar negativamente na saúde da população
“Nós esperamos que os nossos candidatos abordem de que forma a pressão pelos ideais de beleza e a busca pela manutenção da juventude tem influenciado em comportamentos e escolhas que afetam a saúde, tanto física quanto mental e também, articulando a crítica presente em obras cinematográficas”, ressalta a vice-reitora.
Durante a aplicação das provas, os familiares foram recepcionados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques e puderam, por meio de uma visita guiada, conhecer os Laboratórios de Análises Clínicas - Unilab, Laboratório de Ensaios Biológicos e de Anatomia Humana, e o Complexo 2 da Unijuí Saúde, onde estão localizados os Laboratórios de Habilidades e Simulação Realística e os espaços de Sala de Aula e Convivência, em que muitas aulas do curso de Medicina são ministradas.
Além disso, os familiares puderam conhecer e tirar dúvidas a partir de atividades promovidas por imobiliárias e bancos parceiros sobre aluguéis e financiamento. A Central de Atendimento ao Estudante (CAE) também tirou dúvidas referentes a matrículas, inscrições e outros cursos ofertados pela Universidade.
O Gabarito das questões objetivas será divulgado no site do Vestibular, nesta segunda-feira, 8 de dezembro, a partir das 15h. O resultado do Processo Seletivo será publicado com a relação nominal dos classificados e suplentes e a respectiva ordem de classificação no site do Vestibular no dia 10 de dezembro a partir das 17h. Já as matrículas poderão ser feitas a partir do dia 11.

Com a proposta de ampliar o seu corpo docente, a Unijuí está com processos seletivos para a contratação de professores, destinados às mais diferentes áreas. As vagas são destinadas a especialistas, mestres e doutores, em regime hora-aula e efetivos.
A partir da seleção, os novos docentes vão integrar o quadro institucional, que atualmente conta com mais de 350 professores nos quatro campi de atuação da Universidade, os quais são responsáveis por qualificar os estudantes de graduação e pós-graduação.
As vagas disponíveis são para professores nos cursos de Direito (Santa Rosa e Três Passos), Comunicação Social - Jornalismo/Publicidade e Propaganda, Biomedicina, Engenharia Mecânica, Administração, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia, Medicina, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária e para o Núcleo de Saúde
Mais informações sobre as vagas e os requisitos de cada uma podem ser obtidas por meio do link https://www.unijui.edu.br/institucional/trabalhe-conosco. Fique atento aos prazos, alguns processos seletivos encerram neste domingo, 7 de dezembro.
Além de permanecer na Sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) até o dia 15 de dezembro, a exposição Saberes e Sabores também circulou por municípios da região, fortalecendo o diálogo com as comunidades que integram o processo de pesquisa.
A itinerância é uma forma de devolver à comunidade os resultados do trabalho desenvolvido pelo Museu. Ao longo da pesquisa, a equipe esteve em diferentes territórios, como Catuípe — onde se encontra o Quilombo Passo do Araçá — e a região de Tenente Portela, Redentora e Miraguaí, marcada pela presença de Terras Indígenas. Circular com a exposição nesses espaços é uma maneira de reconhecer e valorizar os saberes locais, ampliando a participação das comunidades na construção das narrativas apresentadas.
No dia 18 de novembro, o Museu participou da 1ª Feira Cultural, em Catuípe, levando parte da mostra ao público do evento. Já no dia 1º de dezembro, a itinerância chegou ao Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, em Miraguaí, aproximando estudantes e educadores das reflexões sobre memória, alimentação e identidade cultural.
A ação rompe os limites físicos do Museu e reforça seu papel como instituição comprometida com o território e com a produção de conhecimento compartilhado. Ao circular pela região, o Saberes e Sabores amplia seu alcance e fortalece a compreensão da cultura alimentar como patrimônio vivo.
A itinerância integra o Projeto Saberes e Sabores, realizado pela Associação de Amigos do Museu e Museu Antropológico Diretor Pestana, em parceria com os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí, com apoio da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
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Na tarde de terça-feira, 2 de dezembro, o professor e autor Ivo dos Santos Canabarro participou do encontro dos diretores das escolas municipais de Ijuí (RS), promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Durante o evento, o pesquisador apresentou o box Fotógrafos Gaúchos, publicação que integra o catálogo da Editora Unijuí com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
A obra reúne dois volumes – Família Beck: uma arqueologia fotográfica e Eduardo Jaunsem: uma arqueologia fotográfica – resultado de uma investigação histórica que resgata o legado de dois importantes fotógrafos imigrantes que atuaram no Rio Grande do Sul entre o final do século 19 e meados do 20. Por meio de documentos, imagens e contextualizações, a coleção evidencia a relevância desses profissionais para a constituição da memória visual do Estado.
Durante a apresentação, Canabarro destacou a importância de aproximar a produção acadêmica do cotidiano escolar e de valorizar o patrimônio cultural regional. Segundo ele, compreender a história da fotografia gaúcha contribui para ampliar as possibilidades pedagógicas nas escolas, especialmente em projetos voltados para identidade, memória e cultura local.
Como parte da ação, foram entregues dois boxes da coleção para cada biblioteca das escolas municipais, ampliando o acesso dos educadores e estudantes ao material e fortalecendo o acervo das instituições.
A participação do autor no encontro reforça o compromisso da Smed em promover espaços de formação e diálogo, conectando educadores com obras e pesquisas que enriquecem o trabalho desenvolvido na rede municipal.

Fotos: Assessoria de Comunicação da SMED

Na última segunda-feira, 1º de dezembro, o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, acompanhado dos vice-reitores Bruna Comparsi, Daniel Baggio e Edson Padoin, foi recepcionado pela direção do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), onde participou de uma reunião de alinhamento das ações entre as duas instituições na área da saúde em 2026. Pelo HCI, estiveram presentes o presidente Douglas Prestes Uggeri, os diretores Dorkas Picinini e Rui Protti, o secretário administrativo Eduardo Moraes, o advogado Valmor Alievi e a assessora de comunicação Marília Munareto.
Por parte da reitoria da Unijuí, foi apresentada uma agenda preliminar de eventos, atividades de ensino articuladas a práticas assistenciais e ações propostas na área da saúde para o ano de 2026. As iniciativas listadas no documento foram estruturadas a partir do planejamento interno dos cursos de graduação que realizam estágio curricular obrigatório no Hospital de Clínicas Ijuí, de projetos de extensão e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, contemplando possibilidades de interesse comum entre as instituições.
A agenda apresentada pela Unijuí foi encaminhada para conhecimento do Hospital de Clínicas Ijuí, com o objetivo de subsidiar o diálogo e fortalecer oportunidades de cooperação na organização de eventos, ações científicas, programas de formação e demais iniciativas voltadas à qualificação profissional e acadêmica na área da saúde.
Segundo o reitor da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, é necessário consolidar a sinergia entre essas duas grandes instituições que atuam nas áreas da saúde e da educação superior em nosso município. “Isso para que possamos potencializar ainda mais as atividades desenvolvidas, ajudando a destacar Ijuí nos cenários regional e estadual. Ações paralelas representam um dispêndio de esforço e energia; ações conjuntas significam um reforço substantivo na qualidade dos propósitos”, afirmou.
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A Associação de Amigos do Museu e o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) iniciaram o processo de mapeamento e registro dos cemitérios comunitários localizados na zona rural de Ijuí. A iniciativa busca identificar, documentar e valorizar esses espaços de memória, fundamentais para compreender a história e os vínculos culturais das comunidades do interior do município.
O trabalho envolve visitas às localidades, registros fotográficos, entrevistas com moradores e o levantamento de informações históricas, sociais e arquitetônicas, contribuindo para a preservação desses patrimônios cemiteriais.
O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 31/2024, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado.
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