
O Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) e o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realizaram, no dia 19 de novembro, o I Seminário de Integração para fortalecer a parceria entre as instituições e ampliar a aproximação entre ensino, pesquisa e serviço. O encontro reuniu gestores, profissionais de saúde, docentes permanentes e discentes do mestrado e doutorado.
Durante a programação, mestrandos e doutorandos que atuam no HCI apresentaram seus projetos de pesquisa, evidenciando o potencial das suas pesquisas de aprimorar práticas de cuidado, apoiar a tomada de decisão dos gestores, qualificar fluxos e processos institucionais e responder às demandas prioritárias dos serviços e do sistema de saúde brasileiro, bem como da população. As pesquisas também contribuem para preencher lacunas da literatura científica, ampliando a visibilidade acadêmica e a relevância social do Programa.
O vice-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Unijuí, professor Dr. Daniel Baggio, destacou a importância de aproximar o conhecimento produzido na universidade das necessidades da comunidade e dos serviços de saúde.
“É importante a relação entre os Programas de Pós-Graduação com as instituições. Seja com pesquisas sendo aplicadas ou desafios reais que elas trazem. Neste caso, consolida ainda mais a parceria com o HCI, que já existia na graduação com os cursos da área da Saúde, e agora com os cursos de mestrado e doutorado, com o objetivo de formar profissionais cada vez mais capacitados e levar o conhecimento para a Instituição”, o professor Daniel Knebel Baggio.
O administrador do HCI, Jeferson Pereira, reforçou a relevância da formação contínua dos colaboradores e do fortalecimento institucional proporcionado pela parceria. Para a coordenadora geral do PPGAIS, professora Dra. Adriane Kolankiewicz, a integração entre Programa e hospital amplia o impacto social do PPGAIS, fortalece a rede de atenção à saúde e reafirma o compromisso do PPGAIS com a formação de profissionais qualificados, com a inovação em saúde e com a melhoria concreta da qualidade do cuidado prestado à população da região.
Ao celebrar a parceria entre PPGAIS e HCI, o seminário reafirma o papel social da pós-graduação em produzir conhecimento aplicável e transformador nos contextos reais de cuidado.

No mês internacional de sensibilização à prematuridade, o Projeto de Extensão “Prematuros: prevenção, apoio e cuidado”, em parceria com o Projeto Prematuros Unijuí Unimed Noroeste/RS, UNIR, Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e Secretaria Municipal da Saúde, Programa Criança Feliz, promove a 3ª Caminhada da Prematuridade.
A programação acontece neste domingo, dia 23, a partir das 16h na Praça da República de Ijuí, reunindo diferentes entidades em uma ampla mobilização voltada à conscientização, prevenção e cuidado relacionados ao nascimento prematuro, um tema que exige atenção contínua da sociedade.
A ação tem como objetivo ampliar o diálogo sobre os desafios enfrentados por bebês prematuros e suas famílias, reforçando a importância do acesso à informação e do acompanhamento especializado. Ao unir forças, as instituições buscam dar ainda mais visibilidade ao tema, incentivando a comunidade a participar e compreender a relevância do cuidado integral nessa fase tão sensível da vida.

A empresa Meloponize, incubada na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec, promoveu nesta semana uma atividade com o Grupo Escoteiro Gustav Kuhlmann de Panambi. A ação foi voltada à educação ambiental e consistiu em um minicurso de Introdução à Meliponicultura. A atividade reuniu escoteiros de diferentes idades em uma jornada prática e informativa sobre a conservação das abelhas nativas sem ferrão.
A formação foi conduzida pelo professor Tiago Fernando Vargas Müller, meliponicultor e proprietário da Meloponize, empresa que é responsável por diversas ações educativas na região. O objetivo central do minicurso foi apresentar aos jovens a importância ecológica das abelhas nativas, destacando seu papel fundamental na polinização de plantas, na manutenção da biodiversidade e na sustentabilidade dos ecossistemas.
Durante o minicurso, os participantes aprenderam sobre espécies de ocorrência local, conhecendo características, hábitos e comportamentos de diferentes tipos de abelhas sem ferrão que habitam a região de Panambi. A programação também incluiu uma etapa prática, na qual os escoteiros tiveram a oportunidade de confeccionar ninhos-isca, entender os critérios para uma instalação adequada, e acompanhar demonstrações de transferência de colônias de garrafas PET para caixas racionais, um processo essencial para garantir saúde e segurança aos enxames.
Outro destaque foi a atividade de localização de enxames naturais, que despertou a curiosidade dos participantes e reforçou a importância do olhar atento para identificar e proteger ninhos que ocorrem espontaneamente na natureza.
O evento foi marcado pelo entusiasmo dos escoteiros e pelo interesse em aprofundar conhecimentos sobre preservação ambiental. Segundo o professor Tiago Müller, iniciativas como essa conectam os jovens com a natureza de forma prática e transformadora. “Formam cidadãos mais conscientes e preparados para atuar na defesa do meio ambiente”, destaca.
Ao final da atividade, cada participante recebeu um certificado de participação, que reconhece o envolvimento e o aprendizado adquiridos ao longo do dia. A ação reforça o compromisso do Grupo Escoteiro Gustav Kuhlmann com a formação integral de seus membros, aliando valores do movimento escoteiro a práticas sustentáveis e de impacto positivo para a comunidade.
O evento contou com o patrocínio da Hidropan e foi realizado pela empresa Meliponize com apoio da AMEPAN e Sítio Recanto Ouro Verde. Futuramente a proposta é de desenvolver o projeto Meliponize – Sustentabilidade e Inovação a partir da Meliponicultura Educacional e Empreendedora em Ijuí.

Neste Dia Nacional da Consciência Negra, celebramos a resistência, a história e a cultura afro-brasileira. É um convite para refletirmos sobre contribuições para a nossa identidade!
Por que registrar e preservar as memórias é um ato de resistência?
Em um contexto histórico que muitas vezes empurrou a experiência afro-brasileira para a invisibilidade, o registro e a guarda dessas memórias são atos cruciais.
As fotos, os documentos, os objetos e, principalmente, a tradição oral não são apenas lembranças; são fontes de conhecimento e pilares para a reescrita da história.
A Memória Afro-Brasileira Garante:
Reafirmação da Presença: No Noroeste do Rio Grande do Sul, onde a colonização privilegiou europeus, esses registros são vitais para reconstituir a participação afrodescendente em setores-chave, como a ferrovia, fábricas e frigoríficos, desde o período pós-abolição.
Contraponto Histórico: Damos voz e rosto às práticas de fé, à culinária, à arte e às formas de resistência que moldaram o cotidiano, confrontando a narrativa hegemônica.
Memória na Prática: Exposição “Memórias do Cotidiano Afro-Brasileiro”
Nossa exposição é um exemplo de como o registro dessas vivências se conecta diretamente com a pesquisa e produção de conhecimento.
O que as imagens e objetos da exposição nos revelam?
Evidência Científica: As fotos e memórias coletivas da região de Ijuí tornam-se evidências da atuação social e econômica de afro-brasileiros, que vai muito além da simples menção à escravidão.
Continuidade Cultural: Documentamos a ancestralidade e a espiritualidade como forças motrizes de coesão social, mostrando o poder da coletividade.
Instrumento de Cidadania: Ao dar visibilidade e reconhecimento a essas histórias, contribuímos ativamente para o combate ao racismo estrutural e a promoção da igualdade.
Foto 1: Família. Coleção Família Beck, acervo Museu.
Foto 2: José Carlos Corrêa - Caticoco, professor, 1956. Coleção Ijuí, acervo Museu.
Foto 3: Músicos. Coleção Família Beck, acervo Museu.
Foto 4: Irmãos. Coleção Ijuí, acervo Museu.
Foto 5 : Comércio ambulante, 1904. Coleção Família Beck, acervo Museu.

A Unijuí promove o Treinamento Prático em Legislação e Documentos de Sementes: Como aplicar no dia a dia?, um curso teórico-prático desenvolvido para qualificar profissionais que atuam em todas as etapas da produção de sementes. A proposta é oferecer uma formação completa, que aprofunda os aspectos legais e documentais exigidos pelo setor, aliando interpretação da legislação, elaboração de documentos e organização do controle documental.
Com uma metodologia voltada à prática, o treinamento será conduzido por meio de atividades realizadas pelos próprios participantes, aplicando diretamente a legislação vigente na construção e análise dos documentos necessários à produção de sementes. Ao final da formação, os participantes estarão preparados para atuar com mais segurança, clareza e assertividade na gestão organizacional e no cumprimento das exigências legais do segmento.
Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de dezembro, por meio do site unijui.edu.br/educacao-
A II Semana Acadêmica de Biomedicina da Unijuí teve sua abertura oficial na noite desta segunda-feira (17), marcando o início de uma programação voltada à formação, atualização e integração de estudantes e profissionais. O evento reúne acadêmicos, profissionais e a comunidade em um ambiente de aprendizado, troca de ideias e valorização da área, com três dias de palestras que abordam temas atuais e inspiradores para a formação e atuação dos futuros biomédicos.
Durante a abertura, a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, destacou o compromisso e a qualidade do curso de Biomedicina, reconhecendo o esforço coletivo que sustenta sua excelência.
“O evento é fruto da dedicação, da responsabilidade, do empenho de cada um dos estudantes que fazem esse curso, e especialmente dos professores que fazem esse curso e que, muitas vezes, de modo silencioso, trabalham, enfrentam desafios junto com vocês que não são fáceis, mas estão ali, vigilantes, atentos a tudo que precisa ser qualificado no nosso curso, para que a gente possa não só ser um curso nota máxima, mas para que a gente possa se manter sendo um curso relevante e pertinente”. A professora também destacou o orgulho institucional ao encontrar estudantes e egressos atuando na região e retornando à Universidade para compartilhar suas trajetórias.
O coordenador do curso de Biomedicina, professor Vitor Antunes, reforçou a importância do evento para a formação dos acadêmicos, lembrando do reconhecimento institucional que a Unijuí e o curso possuem. “Vocês já devem ter me ouvido falar inúmeras vezes, e eu não me canso de repetir, que vocês fazem curso de Biomedicina numa universidade que é Conceito 5, um dos melhores cursos de Biomedicina do país. Isso faz toda a diferença para a formação de vocês. Momentos como esse que estamos vivendo aqui, com certeza, enriquecem cada degrau que vocês estão buscando na formação de vocês”, destacou.
A programação de abertura contou ainda com a palestra “Muito além do laboratório: as oportunidades do biomédico na pesquisa clínica e o poder de transformar vidas através da ciência”, ministrada por Raquel Liszbinski no Auditório do Espaço Mais Inovação. Na sequência, Bruna Baron apresentou a palestra “Construindo uma carreira na estética: desafios, conquistas e oportunidades na Biomedicina”, realizada na sala 07-02 do mesmo espaço. A II Semana Acadêmica de Biomedicina segue ao longo da semana com atividades que buscam fortalecer o campo de atuação biomédica, incentivar a troca de experiências e ampliar a visão dos estudantes sobre as diversas possibilidades profissionais.
A Semana acadêmica segue com a programação, confira em: https://www.unijui.edu.br/eventos/

A Unijuí – Campus Três Passos recebeu, nesta segunda-feira, 17 de novembro, uma edição especial do Profissional do Futuro, um dos principais eventos da Instituição que busca aproximar estudantes do 3º ano do Ensino Médio das oportunidades oferecidas pela Universidade.
Conforme destacou o coordenador do campus, professor André Giovane Castro, o encontro permitiu que alunos do município e da região conhecessem mais sobre a estrutura da Unijuí e sobre os cursos disponibilizados em Três Passos. “Foi uma oportunidade de aproximar os estudantes do nosso campus, apresentar os diferentes cursos que estão sendo ofertados e mostrar outras possibilidades que a Instituição oferece, fatores que contribuem para que a Unijuí mantenha o conceito máximo no Ministério da Educação”, enfatizou.
Os estudantes foram recepcionados no auditório, onde receberam as boas-vindas do coordenador e informações sobre o Vestibular da Unijuí, apresentadas por Eder Ocimar Schuinsekel, do Setor de Prospecção.
Na sequência, participaram de oficinas que possibilitaram conhecer, na prática, um pouco da rotina de cada área. O curso de Direito promoveu uma audiência simulada; Ciências Contábeis apresentou um Dashboard de Tributos; e o curso de Psicologia conduziu a atividade Papo Reto. Já o curso de Administração realizou a dinâmica Lego Gestão; o Escritório de Relações Internacionais (ERI) aplicou um Quiz Internacional; e a Criatec desafiou os estudantes com um Escape Room.
O EaD conduziu o jogo Passa ou Repassa. O Técnico em Enfermagem organizou duas ações: uma oficina de verificação de pressão arterial e testagem de glicose capilar, além da roda de conversa Corpo em Harmonia. Já o Técnico em Segurança do Trabalho apresentou a atividade Por dentro da Segurança do Trabalho.

Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes nos cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês da Unijuí, ofertados por meio do programa Professor do Amanhã. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de janeiro pelo site unijui.edu.br/professor-do-amanha.
Ao todo, são disponibilizadas três vagas para Matemática e uma vaga para Letras. O programa permite que os estudantes realizem a formação de maneira totalmente gratuita, com bolsas mensais de permanência no valor de R$ 800, ao longo dos quatro anos de duração do curso. A iniciativa tem como objetivo formar docentes para áreas estratégicas, especialmente aquelas com base tecnológica, científica e de inovação, além de fortalecer a Educação Básica em todo o Rio Grande do Sul.
Para participar, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola pública, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, além de ter realizado o Enem e obtido, no mínimo, 400 pontos. Também podem concorrer professores da rede pública estadual, sem diploma de graduação, que comprovem pelo menos três anos de atuação na profissão. Nesse caso, também é necessário ter participado do Enem, com pontuação mínima de 400 pontos.
Em caso de dúvidas, o atendimento está disponível pelo e-mail vestibular@unijui.edu.br, telefone 0800 646 7100, ou pelos números (55) 3332-0557 e (55) 3332-0200 (WhatsApp).

Na última segunda-feira, 11 de novembro, estudantes da Turma IX do curso de Medicina da Unijuí realizaram uma atividade de vivência em autocuidado na Casa AMA. A ação foi organizada no âmbito da Unidade Integradora IV e integra as propostas de Medicina e Promoção da Saúde desenvolvidas pelo curso, com foco na educação para hábitos de vida saudáveis e no cuidado físico e mental.
A programação iniciou com a dinâmica “Te Ver Superar”, inspirada na música de Jota Quest, que proporcionou um momento de acolhimento, reflexão e compartilhamento entre os participantes. Em seguida, o grupo direcionou a atenção para o corpo, realizando aferição de sinais vitais e conversando sobre a importância do acompanhamento regular desses indicadores.
Os participantes também receberam orientações sobre alimentação saudável e foram convidados a participar de uma atividade leve e interativa de movimento, conduzida pelos acadêmicos. Como forma de apoio às ações da Casa AMA, os estudantes realizaram a doação de um aparelho digital de pressão arterial, um oxímetro e um termômetro.
O encontro foi finalizado com um lanche coletivo, marcado por sorrisos, relatos emocionados e um forte sentimento de integração entre todos os envolvidos.
A atividade contou com a tutoria do médico Bernardo Zucco, responsável pela Unidade Integradora IV. Participaram ainda o estudante coordenador Jonatas Zeni Klafke, o estudante secretário Otávio Marques, além dos acadêmicos Alexandre Froner, João Vitor Neuberger, Laura Cadore, Leonardo Galera, Manoela Marques, Mariane Arnoldi, Martina Bonafé, Pedro Augusto Fritz, Sofia Kipper e Tiano Gonzalez.

Na última semana, a Unijuí marcou presença na Quality Week 2025 da AGCO, realizada de 10 a 14 de novembro, em Santa Rosa. Considerado o maior evento da empresa dedicado à temática da qualidade, o encontro reuniu fornecedores, empresas parceiras e instituições de ensino em uma intensa programação de palestras, visitas e atividades voltadas à inovação e ao aprimoramento de processos industriais.
Como parte da agenda, no dia 12 de novembro, o professor Felipe Tusset, do curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, ministrou a palestra “Transformação Digital na Usinagem” para aproximadamente 25 colaboradores dos setores de Qualidade, Usinagem e Soldagem da AGCO. A apresentação provocou reflexões sobre como pequenas ações de automação podem elevar significativamente a eficiência em unidades produtivas que operam com processos de usinagem.
Segundo o professor, durante a palestra, foram abordados três dos pilares fundamentais da Indústria 4.0 (conectividade, Big Data e integração de sistemas inteligentes). O professor discutiu possibilidades de aplicação, ganhos potenciais e, sobretudo, os desafios enfrentados pela indústria gaúcha na implementação dessas tecnologias em seus parques fabris. Ao final, surgiram perguntas especialmente relacionadas à formação dos futuros profissionais e a como a Unijuí prepara seus estudantes para aplicar as tecnologias exploradas na apresentação.
Encerrando a semana, no dia 14, a Universidade participou da Jornada da Inovação, levando ao público ações e experiências interativas desenvolvidas pelos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Ciências da Computação. As atividades destacaram a aplicação prática de conhecimentos tecnológicos e chamaram a atenção dos colaboradores da AGCO, reforçando a troca de experiências entre universidade e setor produtivo.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.