Em razão da repercussão de ato acadêmico administrativo, a Unijuí vem a público esclarecer as razões que levaram à suspensão de estágio obrigatório do Curso de Medicina em local insalubre, por motivo da estudante estar em período de gestação.
O afastamento da estudante gestante de estágio em local insalubre ocorreu por fundamento de cumprimento de ordem legal e após decisão judicial de segunda instância, determinada pelo Desembargador Federal do TRF da 4ª Região, Relator - Cândido Alfredo Silva Leal Junior, conforme trechos abaixo colacionados.
A decisão proferida pelo referido Desembargador Federal informa que a Unijuí não incorreu em erro ou ilegalidade ou, ainda, não cometeu qualquer injustiça em relação à estudante.
Neste sentido, assim expressa a decisão proferida pelo Desembargador Federal, Relator - Cândido Alfredo Silva Leal Junior, do TRF da 4ª Região:
Questiona a estudante o fato de a Universidade havê-la afastado do estágio devido à gravidez, cuja condição de gestante colocaria a impetrante e o nascituro em risco pela exposição a agentes insalubres.
(...)
Conforme a legislação, é inequívoca a proteção conferida à vida e à saúde do nascituro
(...) Essas normas protetivas se aplicam aos estágios acadêmicos, neles também existindo a vedação de práticas de estágio (inclusive internato) em ambientes insalubres para gestantes, nos termos dos artigos 1º e 14 da Lei 11.788/08. (...)
(...)
Como dito anteriormente, a regulamentação normativa pertinente parece não favorecer a tese da estudante-grávida, não permitindo que prossiga da forma que pretende seus estudos, já que isso importaria expor o nascituro a ambientes insalubres e agentes nocivos, ao que tudo indica faltando fumus boni juris no direito que alega possuir e que foi acolhido no deferimento da liminar em primeiro grau de jurisdição
Além disso, parece que não é só a legislação que não ampara a pretensão da estudante-grávida, ao menos na forma que foi deduzida (de frequentar atividades discentes em ambientes insalubres ou expor-se a agentes patogênicos ou nocivos).
(...)
A decisão do STF deixa evidenciado que, mesmo diante da autonomia privada da trabalhadora, os direitos do nascituro (à vida e à saúde) são considerados como fundamentais e irrenunciáveis. Tais direitos não estão sujeitos a negociação ou a escolha individual da gestante, nem de outras condicionantes que não o bem-estar e a saúde do nascituro.
Perde sentido, portanto, a discussão envolvendo o grau (mínimo, médio ou máximo) de insalubridade a que estaria sujeita a impetrante durante o estágio universitário.
(...)
A suspensão temporária de um ciclo acadêmico, mesmo que implique o adiamento da conclusão de curso universitário, não me parece, assim, potencialmente mais grave que a possibilidade, ainda que remota, de dano permanente à saúde ou à vida do nascituro, inclusive porque isso já é reconhecido pela legislação vigente, que impede que a gestante exerça atividades em ambientes insalubres, seja como trabalhadora celetista, seja como estudante universitária.
(...)
Não se está subestimando a importância da formação profissional ou os impactos pessoais decorrentes de eventual adiamento de estágio curricular, mas sim reconhecendo que os prejuízos invocados - atraso de um semestre letivo e impossibilidade de se formar com a turma inicial - são, por sua própria natureza, mensuráveis e não geram graves e irreparáveis consequências. Já os riscos à integridade do nascituro, por sua vez, envolvem bens jurídicos indisponíveis, de valor absoluto, cuja lesão pode ser irreversível e de impossível reparação futura, comprometendo todo o curso de uma vida e gerando consequências sociais, familiares e individuais de grande impacto e abalo, especialmente considerando que a própria legislação vigente já fez essas considerações ao proibir atividades insalubres à gestante.
(...)
Se por um lado a decisão recorrida faz referência a dispositivos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que resguardam a liberdade e a autonomia do indivíduo e o direito à instrução, não se pode ignorar que o Brasil é signatário da Convenção sobre os Direitos da Criança, cujo preâmbulo prevê que "a criança, em virtude de sua falta de maturidade física e mental, necessita proteção e cuidados especiais, inclusive a devida proteção legal, tanto antes quanto após seu nascimento". (grifado)
(...)
Dos argumentos ora expostos denota-se o perigo de dano ao nascituro, bem como a ausência de inequívoca verossimilhança no que deduziu a parte impetrante (estudante-gestante) no mandado de segurança, o que autoriza o deferimento imediato da tutela de urgência postulada, nos termos que aqui se explicitam. Ante o exposto, defiro o pedido de atribuição de efeito suspensivo ao recurso, para suspender de imediato os efeitos da decisão recorrida e impedir a impetrante de seguir cursando o estágio prático em Medicina junto à FIDENE/UNIJUÍ, na forma que foi deferida pelo juízo de origem, até ulterior julgamento deste recurso.
Diante do exposto, informamos que a UnijuíÍ, em todos os seus processos acadêmicos, segue pautada pelos princípios da legalidade e do cuidado acadêmico, buscando assegurar a qualidade do ensino com responsabilidade e atenção à saúde e integridade de seus estudantes, conforme estabelecido na legislação.
Professor Dr. Dieter Rugard Siedenberg Reitor da Unijuí
No primeiro semestre de 2025, a Unijuí recebeu dez novos estudantes estrangeiros. Vindos da África, América do Sul e Europa, os alunos buscam a instituição visando o acesso ao ensino superior de qualidade, bem como para continuação dos seus estudos no âmbito da Pós-Graduação. Ao chegarem na Unijuí, os estudantes internacionais foram recepcionados por colegas, professores e coordenadores de curso/programa no Escritório de Relações Internacionais.
Para marcar o momento de acolhimento, na noite desta quinta-feira, 10 de março, os estudantes internacionais foram recepcionados pela reitoria no Escritório de Relações Internacionais (ERI), com o Café Internacional.
O evento também marcou a recepção institucional dos alunos pela reitoria, com a presença do reitor da instituição, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, e do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio. O momento contou ainda com a participação da professora Angélica Moreira, facilitadora dos convênios com universidades portuguesas, e do professor Roberto Carbonera, fomentador das parcerias com o Senegal. O professor Dieter, reitor da instituição, compartilhou com os estudantes sua trajetória acadêmica e profissional, além das experiências vividas durante os intercâmbios que realizou.
“Fico feliz que a universidade possa oferecer essa oportunidade a vocês. Sei bem o que é ser bolsista e enfrentar dificuldades com idioma, transporte, burocracia e outros desafios. O ERI está aqui para ajudar a superar esses obstáculos.”
O intercambista Raphäel Marloie veio da França para cursar, estudante do curso de Administração, visitou a universidade em 2024, e foi neste momento que surgiu a vontade de estudar na Unijuí. "Gostei muito da universidade, do seu programa internacional, os professores são muito bons e motivados". Junto a ele, ingressaram na graduação neste semestre: Gregory Romero, da Venezuela, que escolheu o curso de Design Digital, e Mamadou Sall, do Senegal, que optou por estudar Letras: Português (EaD). Todos eles ingressaram via processo seletivo e são alunos regulares da UNIJUÍ.
Selecionados pelo Edital Especial de Ingresso para estrangeiros, lançado anualmente pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão com objetivo fomentar a internacionalização na instituição, 04 estudantes internacionais iniciaram seus estudos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIJUÍ: Alassane Cissokho, do Senegal, ingressou no Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS); Ndeye Warkha Ngom, do Senegal, e Senan Jeovani Ogoulola Oudoutan, do Benin, iniciaram seus estudos de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR); e Edgar Noé Morelos Garcia, do México, veio desenvolver seu Doutorado em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS).
Pela primeira vez, a instituição recebe um doutorando pelo Programa Move la América, nova iniciativa do Governo Federal brasileiro voltada à internacionalização. Financiado pela CAPES, o programa incentiva a mobilidade acadêmica entre universidades latino-americanas, fortalecendo a cooperação internacional Sul-Sul. Héctor Manuel Dupuy, aluno vinculado ao Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS-UNLP/CONICET) da Universidad de Flores, na Argentina, foi selecionado para desenvolver seu estágio doutoral sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC).
Segundo Manuel, a escolha da Unijuí como universidade para realizar seu estágio doutoral sanduíche decorre da reconhecida excelência da instituição em sua na área de formação, além da forte aposta na internacionalização. Inserido nas atividades acadêmicas há três semanas, ele compartilha suas primeiras impressões. "Tenho participado em diferentes atividades num ambiente acadêmico dinâmico e inclusivo, ideal para a troca de conhecimentos e experiências interculturais. Encontrei uma instituição acolhedora, com espaços de qualidade e uma comunidade disposta a partilhar conhecimentos. A riqueza cultural do Brasil e o contato com diversas perspectivas educacionais e trajetórias de vida são uma valiosa oportunidade de crescimento, que deve ser aproveitada com responsabilidade", relata.
O PPGEC também recebe, em modalidade de doutorado sanduíche virtual, os estudantes Cecilia Trujillo Huérfano e Jimmy Fabián López Caviedes, vinculados ao Programa de Pós Graduação em Educación y Cultura Ambiental da Universidad de la Amazonia, na Colômbia.
A presença dos estudantes internacionais na Unijuí representa mais do que a escolha por uma formação acadêmica de qualidade: fortalece a troca de saberes, amplia horizontes e contribui para a construção de um ambiente universitário plural e global. Acolher alunos de diferentes partes do mundo é, também, uma forma de reafirmar o compromisso da instituição com a internacionalização, promovendo experiências enriquecedoras que beneficiam toda a comunidade acadêmica".
A Unijuí oferta o curso de Qualificação Profissional de Garçom Modelo. As inscrições estão abertas até este domingo, 13 de abril, e podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/educacaocontinuada.
O curso Garçom Modelo tem a proposta de ensinar um modelo de garçom que é focado na venda, que leva a sério a apresentação e tem excelente comunicação. Neste curso, é apresentada e ensinada uma abordagem ao cliente diferenciada, que visa aumentar o ticket médio do empreendimento, dando mais lucro e, ao mesmo tempo, fidelizando o cliente atendido.
O curso se destina a garçons que queiram entrar na profissão, garçons que já estão na profissão e ainda não se sentem valorizados e garçons com experiência de até 5 anos. O curso vai ocorrer no dia 28 de abril, no campus Ijuí.
Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/educacao-continuada ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promove, neste domingo, 13 de abril, mais uma edição do Domingo no Museu. Com entrada gratuita, a atração vai contar com uma programação especial voltada à valorização das artes visuais e à promoção de experiências culturais significativas para a comunidade de Ijuí e região.
O evento deste mês será inteiramente dedicado à arte, resultado da parceria com a Associação de Artistas Visuais de Ijuí (AAVI), e contará com oficinas, roda de conversa e a abertura da exposição coletiva “Experiências Cruzadas”, que estará em cartaz na Sala de Exposição Temporária. Além disso, o público poderá visitar as demais exposições em cartaz, como “Tecnologia dos Povos Indígenas Brasileiros”, localizada no espaço Ijuí Hoje, e a exposição de longa duração do Museu, que apresenta um panorama do patrimônio cultural regional.
A partir das 15h15, ocorre a oficina “Desenho: primeiros passos”, ministrada pela artista Rosana Berwanger, na Sala de Pesquisa do Museu. Em seguida, às 16h, o fotógrafo Valdir Hobus conduz uma roda de conversa sobre fotografia “Por trás das lentes : histórias e memórias de um fotógrafo de natureza”, no auditório. As atividades são uma oportunidade de aprendizado e troca direta com os artistas locais, que compartilham suas trajetórias, técnicas e visões sobre o fazer artístico.
Para Rosana Berwanger, presidente da AAVI, o Domingo no Museu representa uma ação de grande relevância para a formação cultural da comunidade. “Antes de tudo, abrir as portas do Museu em um domingo é oferecer para a comunidade de Ijuí e região a possibilidade de visitação, aprendizado, conhecimento e aprimoramento. Ter uma exposição de arte acessível a todos é mais um reforço nesse processo. Além disso, a perspectiva da AAVI dialogar diretamente com o seu público, seja ministrando oficinas, recebendo visitantes na sala de exposições ou debatendo processos criativos, como faremos com o Valdir, é extremamente rica. Essa parceria, que já acontece há três anos, só tende a crescer, seja para nós, para o Museu e para toda a comunidade. É algo muito positivo.”
A diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, reforça o caráter especial desta edição. “Esse será um domingo totalmente dedicado à arte, coordenado pelo grupo de artistas visuais que já são nossos parceiros e vêm nos auxiliando a fortalecer a arte como um elemento cultural importante. A arte é educativa, formativa, terapêutica, é entretenimento e também lazer. Às vezes, até mesmo o ócio pode ser produtivo, e o Museu está aqui para proporcionar esse tipo de vivência. É um espaço que acolhe, que ensina e que convida a comunidade a viver experiências transformadoras.”
O Museu convida a todos para participar desta tarde de cultura, criatividade e encontros. O Domingo no Museu é um convite a viver o Museu de forma ativa, afetiva e inspiradora.
Nesta quarta-feira, 9 de abril, foi realizada mais uma aula da formação em Simulação Realística destinada aos professores dos cursos da área da Saúde da Universidade. A formação teve início em 2024 e continuará com encontros durante o primeiro semestre de 2025. A capacitação é conduzida por um dos maiores especialistas em Simulação Realística do país, o professor Augusto Scalabrini Neto, coordenador do Laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
O objetivo da formação é capacitar os docentes por meio de uma metodologia inovadora, que envolve treinamentos avançados e é suportada por tecnologias de alta complexidade. A metodologia utiliza cenários clínicos como ferramenta de aprendizado.
A coordenadora de Ensino em Simulação Realística da Unijuí, professora Shana Segatto Vendruscolo, detalha a simulação realizada na aula prática com o SimBaby, um simulador que replica a experiência de atender um bebê de 9 meses. Na aula, foi simulado um caso de bronquiolite viral aguda. O SimBaby possui a capacidade de reproduzir diferentes condições clínicas.
“Estamos na temporada do vírus sincicial respiratório, principal causador da bronquiolite, o que torna esse treinamento extremamente relevante para as emergências atuais. O objetivo dessa capacitação é preparar nossos alunos para o atendimento de patologias prevalentes na comunidade”, destaca a professora Shana.
A formação dos docentes da Unijuí segue seu cronograma, com mais dois encontros programados.
Gestores e coordenadores da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, professores e técnicos da Universidade, além de gestores de inovação e tecnologia do Inova RS e Startup Lab estão participando do South Summit Brasil 2025, que acontece em Porto Alegre até amanhã, 11 de abril.
Durante o evento, a Criatec está sendo representada por Maria Odete Palharini e Lucas Escher, e participa do espaço do marketplace, juntamente com os gestores do Inova RS e o Startup Lab. Neste local estão todos os ambientes de inovação das diferentes regiões do Estado, que evidenciam o potencial e os avanços do ecossistema gaúcho de inovação.
Nos últimos anos, a Criatec tem se consolidado como um importante agente de fomento à inovação regional, apoiando startups e projetos tecnológicos com alto impacto local. Reflexo disso é a participação da coordenadora, Maria Odete Palharini, em um painel da programação oficial do evento. Ela participou, nesta quinta-feira, 10 de abril, como speaker sobre o tema "O impacto dos ecossistemas de inovação no desenvolvimento territorial". Sua presença no palco reforça o papel estratégico que os ambientes de inovação desempenham na transformação econômica e social das regiões onde estão inseridos.
A participação dos gestores no South Summit é uma oportunidade de ampliar conexões, apresentar cases de sucesso regionais e fortalecer a presença do Rio Grande do Sul no cenário nacional e internacional da inovação.
O South Summit é um dos maiores voltados à inovação, ao empreendedorismo e à tecnologia da América Latina. Neste ano, conta com sete palcos, nos quais ocorrem diversos painéis e apresentações. O público poderá acompanhar mais de 200 painéis e palestras com especialistas em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
Com o objetivo de socializar o conhecimento científico e tecnológico, AUD Week - Semana Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital da Unijuí é destinado a estudantes, egressos e professores.
O evento teve início na segunda-feira, 7 de abril, de forma remota, onde os estudantes participaram da abertura da Semana Acadêmica Integrada da Unijuí campus Santa Rosa "Inovação e tecnologia no mercado de trabalho", conduzida pelo professor Marco Antonio Compassi Brun, do curso de Direito.
Na terça-feira, 8, os estudantes participaram das palestra “O Poder do Design: Comunicar, Inspirar, Transformar”, conduzida pelo egresso de Design Jainel Félix Jung, que é Especializado em Branding e Diretor de Projetos da Agência concomitante, também ocorreu a palestra “Pedras que Contam Histórias: Exposição e Palestra sobre Mármores e Granitos”, conduzida pelos arquitetos, Elisa Helena Lorencet e João Paulo Bersch.
Já na quarta-feira, 9, ocorreu uma série de oficinas: “Posicionamento profissional nas redes sociais”, com a estudante do curso de Design, Amanda Newinski Wendt; SketchUp Avançado: Modelagem Precisa e Plugins Essenciais, com o aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo Vinicius Leonardo Figur; BIM na Prática: Primeiros Passos com Archicad Parte, com o professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Mateus Veronese Corrêa da Silva; Paisagismo em Foco: Técnicas e Tendências para Espaços Verdes, com a Especialista em Arq. da Paisagem e Mestranda em Sistemas Ambientais, Laíze Moraes Inácio Paisagismo.
Uma nova rodada de oficinas ocorrerá nesta quinta-feira, 10: Visitação: Explorando a Casa Flora: Uma Jornada pelo Verde (O Ingresso individual é de R$10 reais por pessoa, os participantes devem se dirigir até o local da visita); Posicionamento profissional nas redes sociais, com a estudante do o curso de Design Amanda Newinski Wendt; Serigrafia têxtil em camisetas e ecobags, com o egresso do curso de design Renan Tamiozzo; Photoshop & Illustrator: Domine a Criação Visual, com o egresso do curso de Design, Especialista em Design Editorial e Mestre em Patrimônio Cultural, Rafael de Siqueira Fischer Designer Gráfico; Oficina: BIM na Prática: Primeiros Passos com Archicad Parte 2, com o Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Mateus Veronese Corrêa da Silva.
A programação segue na sexta-feira, 11 de abril, com a confraternização dos cursos.
Na última sexta-feira, 4 de abril, a Criatec, por meio da sua representante, a gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Startup Lab, Juliana Capssa Sausen, realizou um Workshop de Desafios voltado aos alunos do Senac que participam do Projeto Integrador.
Durante o encontro, os estudantes foram guiados por conceitos, exemplos práticos e pela ferramenta Canvas de Mapeamento de Desafios, com o objetivo de identificar demandas e problemas reais das empresas onde atuam. A partir desse diagnóstico, os alunos iniciarão a formulação de soluções que serão desenvolvidas e aprimoradas nas próximas aulas do Projeto Integrador.
A participação da Criatec nesse projeto vem com o intuito de apresentar ferramentas estratégicas de inovação e diagnóstico, permitindo que os alunos contribuam de forma efetiva e positiva tanto para as empresas em que estão inseridos quanto para a sociedade como um todo.
Como parte das ações de cooperação entre a Unijuí e a rede estadual de ensino, foram realizadas, nos dias 17 e 24 de março, palestras de formação continuada para professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Catuípe.
Na ocasião, a professora e coordenadora dos cursos de Pedagogia, Letras e História da Unijuí, Taíse Neves Possani, conversou com os docentes sobre a pesquisa nos processos de ensino e aprendizagem e também sobre os novos métodos para o trabalho em sala de aula, como as Metodologias da Problematização e a Metodologia de Projetos.
A ação visa fortalecer a relação entre a universidade e a escola, o papel comunitário da Unijuí na região e contribuir para a ampliação das relações com a rede estadual de ensino, a qual tem se intensificado a partir do Programa Professor do Amanhã, que oferece vagas custeadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul nas universidades comunitárias. Na Unijuí, atualmente, os cursos de Letras e Matemática participam do referido programa.
As inscrições para o curso de Atualização de Instrutor de Trânsito, ofertado pela Unijuí, estão abertas. A formação é destinada a qualificar Instrutores de Trânsito já habilitados, proporcionando troca de experiências e atualização de conteúdos. Para participar, os instrutores devem ter concluído o curso de Formação há mais de cinco anos. A atualização é um critério para a renovação do credenciamento do profissional junto ao órgão de trânsito.
O objetivo do curso é atualizar os conhecimentos de profissionais que atuam como Instrutores de Trânsito, tendo clara a dimensão de sua responsabilidade de continuar contribuindo para a efetiva construção de um trânsito seguro. O curso será on-line, pelo Google Meet, no formato remoto síncrono, nos dias 28 e 30 de abril, no turno da noite, 2 de maio , à noite e no dia 3 de maio pela manhã
Durante a formação, a metodologia de estudo será desenvolvida com proposição de situações e estudos de caso, através da mediação do professor, cuja ação instrumental oportunizará o desenvolvimento de competências e atitudes para a formação dos profissionais que atuam em centros de formação de condutores, enfatizando a evolução tecnológica acerca da temática a ser desenvolvida.
As inscrições vão até o dia 13 de abril, e podem ser feitas por meio deste link. Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/educacao-continuada ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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