
Na próxima quarta-feira, dia 25/11, às 10h, ocorre a segunda reunião da Mesa do Programa Inova RS na região Noroeste e Missões, com a presença de lideranças que irão definir os projetos prioritários ao desenvolvimento do ecossistema regional de inovação.
A primeira reunião da mesa ocorreu no dia 14 de outubro, onde foi definida a visão de futuro para a região, a qual é “Em 2030, a Região Noroeste e Missões será referência latinoamericana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em agronegócio, eletrometalmecânica e geração de energia”.
Na segunda reunião os participantes irão conhecer os projetos desenhados pelos grupos de trabalho e farão a priorização dos projetos que tenham potencial de impacto significativo na realidade socioeconômica regional.
A reunião será transmitida ao vivo pelo Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Rio Grande Sul (SICT/RS), por meio do seguinte endereço: https://www.facebook.com/secretariadeinovacaors
O que é o Programa INOVA RS?
O INOVA RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental – em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.
O que é a Mesa do INOVA/RS?
A mesa do INOVA RS reúne lideranças da quádrupla hélice e será responsável por priorizar e definir os projetos de Inovação mais relevantes para a nossa região. Para saber mais sobre o Programa acesse https://www.inova.rs.gov.br/

O mundo vive há meses a pandemia de covid-19, um novo vírus que já vitimou milhares de pessoas em todos os continentes. No Brasil, mais de 167 mil pessoas. Diante deste cenário trágico, a vacina é uma grande esperança para a humanidade. E neste momento, uma série de empresas, universidades e institutos de pesquisa tem trabalhado no desenvolvimento de uma vacina, alguns em adiantado estágio de testes com pessoas. O fato é que, pela primeira vez na história, acompanhamos quase que em tempo real o desenvolvimento de uma tecnologia tão necessária e importante quanto é uma vacina.
Esse foi o tema do Rizoma da semana, que debateu como é o desenvolvimento de uma vacina, também quais os desafios para a ciência nos diagnóstico desta nova doença Confira na íntegra:
Sobre os convidados:
Diego Borges, Biomédico com habilitação em Análises clínicas e Biologia Molecular (UNICRUZ), Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA e doutorando em Biociência Molecular pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou com diagnóstico molecular no laboratório de biologia molecular da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, foi um dos coordenadores da força-tarefa do Centro de Estudos de Doenças Crônicas (CEDOC) da Universidade Nova de Lisboa, que voluntariamente testou idosos em lares da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa. Desde junho trabalha na empresa Inflammatix com o desenvolvimento de um teste diagnóstico que pretende prever a severidade da COVID-19 em menos de 1 hora a partir do sangue dos pacientes.
Mellanie Dutra - Biomédica (com habilitação em Bioquímica e Análises Clínicas) pela UFRGS, Mestre e Doutora em Neurociências pela UFRGS, pósdoc PNPD em Bioquímica - UFRGS, idealizadora e coordenadora da Rede Análise COVID-19.
Para marcar o dia mundial da prematuridade (17 de novembro), o Projeto de Extensão Prematuros, desenvolvido na Unijuí, realizou uma live no Instagram falando sobre o tema. A conversa foi realizada pela professora Simone Strassburguer, coordenadora e a integrante do projeto, professora Amanda Schöffel Sehn. Confira na íntegra clicando neste link.
Mais sobre o Projeto
No Brasil, aproximadamente 360 mil bebês nascem prematuros por ano, o que representa 12% do total de nascidos vivos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. A prematuridade, isto é, quando o parto ocorre antes da gestação completar 37 semanas, é considerada uma das principais causas de morte em crianças brasileiras nos primeiros cinco anos de vida (RBE, 2017).
Em Ijuí, o percentual de nascimentos prematuros é o mesmo da média nacional. Com o intuito de educar a população sobre o assunto, o “Projeto Prematuros: prevenção, apoio e cuidado” reúne estudantes e professores da Unijuí no desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar, englobando os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia.
O projeto de extensão iniciou as atividades em 2020 e terá atuação nos próximos dois anos no município, por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Municipal de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal. Devido ao período de isolamento, a equipe está na etapa de confecção dos materiais didáticos, que futuramente serão utilizados pelos bolsistas e entregues para as famílias participantes do projeto.
Serão produzidas cartilhas, vídeos ilustrativos e demonstrativos dos principais cuidados que as famílias devem ter com o bebê e materiais com orientações gerais. Em um primeiro momento, o grupo irá atuar na Unidade Básica de Saúde do Centro de Ijuí, que, em função de seu índice populacional, é a unidade do município com maior prevalência de prematuros.
O projeto tem como objetivo incorporar, junto aos profissionais da saúde, ações e estratégias voltadas à prevenção da prematuridade, bem como atividades educativas para o cuidado do prematuro após a alta hospitalar. Além disso, irá acompanhar as famílias e o crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês, encaminhando-os para estimulação psicomotora quando necessário.
As ações desenvolvidas também podem ser acompanhadas pelo Facebook e Instagram do projeto, que trazem dicas de prevenção e informações à comunidade.

A Editora Unijuí realizou o lançamento do livro “Educação Física e Sociedade: a Educação Física na Escola Brasileira”, do professor Mauro Betti. A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira, 18 de novembro, de forma on-line.
O evento teve a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e editor-chefe da Editora Unijuí, professor Fernando Jaime González, dos professores doutores Valter Bracht e Diego Luz Moura e um público de diferentes cidades brasileiras.
O professor Fernando saudou os presentes no evento, afirmando ser uma enorme satisfação o lançamento do livro, agradecendo ao professor Mauro pela confiança na Editora Unijuí e destacando que “podemos dizer que, hoje, a Editora Unijuí concentra um número bem expressivo de autores clássicos da educação física brasileira”.
Na sequência, o professor doutor Valter Bracht fez uma fala saudando os presentes no evento, afirmando ser um grande orgulho fazer parte do lançamento. “Uma vez que eu seguramente figuro entre os muitos admiradores do trabalho do Mauro, por isso um momento como esse é um momento sempre festivo e gratificante”, destacou.
O professor doutor Diego Luz Moura agradeceu ao professor Mauro Betti pelo convite, assegurando sentir-se honrado por fazer parte do lançamento da 3ª edição do livro, e destacou: “eu vejo essa obra não apenas uma leitura obrigatória a todos os interessados no tema da educação física escolar por ser um clássico na área, mas, sobretudo, porque, além disso, mesmo após tantos anos da sua publicação, ainda possui extrema atualidade ao apresentar a construção histórica da educação física escolar, as questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem e, principalmente, reflexões sobre o ensino crítico, mas que ao mesmo tempo valorizasse a especificidade da área”.
O professor Mauro Betti, autor do livro, ressaltou ser um momento muito importante e simbólico para ele, destacando que as suas obras “são, talvez, os momentos que me marcaram como professor, como profissional, como pesquisador”. Ele agradeceu à Editora Unijuí pelo incentivo e também aos professores Valter e Diego. O autor lembrou, ainda, que o que justifica a terceira edição é que o livro continua sendo procurado: “eu sempre recebo mensagens dizendo eu não estou achando para comprar, eu quero. Está sempre em muitas bibliografias de concursos públicos e, mesmo após quase 30 anos, é um livro ainda que está em demanda”.
O livro está disponível nos formatos e-book e impresso para compra no site da Editora Unijuí: www.editoraunijui.com.br
Por Leticia Breunig, acadêmica de Jornalismo e estagiária na Usina de Ideias.

Os estudantes que ingressarem nos cursos presenciais neste Vestibular de Verão terão uma oportunidade nova em Graduação, com inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional. Já imaginou ter esta experiência de ensino e ainda por cima com uma bolsa ou benefício em programas oferecidos pela Universidade? Confira as opções de bolsas e benefícios ofertados pela Unijuí:
Crédito Educativo Unijuí
Concede financiamento parcial aos estudantes dos Cursos de Graduação presencial, podendo financiar até 50% do valor semestral. O saldo devedor será corrigido anualmente pelo mesmo indexador de reajuste das mensalidades de graduação, acrescido de taxa de administração. Para este Vestibular este crédito está garantido para todos os estudantes ingressantes que desejarem aderir e cumprirem os requisitos estabelecidos pela Universidade.
Crédito Universitário Banrisul
Concede financiamento aos estudantes dos Cursos de Graduação Presencial podendo financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses. O estudante tem o dobro de tempo do curso para pagar e as parcelas não se acumulam.
Crédito Universitário Sicredi
Concede financiamento a estudantes dos Cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Agronomia podendo financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses. O estudante tem o dobro do tempo do curso para pagar e as parcelas não se acumulam.
Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação e Bolsas de Iniciação à Extensão
É um incentivo individual destinado aos melhores alunos de graduação, com pesquisa vinculada a projetos desenvolvidos por docentes pesquisadores ou mediante suas participações em projetos e atividades de extensão.
ProUni
O Programa Universidade para Todos do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% a estudantes que ainda não tenham o diploma de nível superior.
Saiba mais sobre bolsas e benefícios ofertados pela Unijuí em www.unijui.edu.br/bolsas.
Acesse o site do Vestibular, confira todas as informações do processo seletivo e faça a inscrição: www.unijui.edu.br/vestibular.
Inscrições: até o dia 30 de novembro.
Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.

A Unijuí colaborou com o bate-papo “Juntos por uma vida sustentável”, uma conversa sobre energia solar, promovida pelo Sicredi União RS, sediado em Santa Rosa. O professor João Manoel Lenz, dr. em Engenharia Elétrica e professor dos cursos de Engenharia da Unijuí, foi um dos convidados, que discutiu a temática com Grasiela Lunardi e Rafael Bordin, assessores de negócios do Sicredi União.
A programação teve o objetivo de levar informações para a comunidade sobre como podemos e estamos contribuindo por uma vida mais sustentável. Segundo o professor João, a proposta foi falar um pouco sobre a energia solar fotovoltaica e como as pessoas podem gerar a sua própria energia elétrica de modo mais sustentável. “Quais são os equipamentos necessários, os cuidados a serem tomados, além de tentar esclarecer alguns pontos sobre isso para o público em geral”, observa.
Confira na íntegra

O Conselho Universitário da Unijuí (CONSU) aprovou recentemente a oferta de cursos na área de engenharia e tecnologia para a região: em Ijuí, passa a oferecer o curso de Engenharia de Software, já em Santa Rosa, dará início ao curso de Ciência da Computação. Estas duas ofertas já recebem inscrições neste Vestibular de Verão, com início das aulas em 2021.
Saiba mais sobre as ofertas:
Ciência da Computação (Santa Rosa): prepara você para a resolução de problemas reais aplicando a computação, a partir do desenvolvimento de softwares, sistemas de informações, da automação e comunicação de dados em indústrias, em centros de pesquisa, e em órgãos e instituições públicas e privadas. Já é ofertado no Campus Ijuí e agora também em Santa Rosa, o profissional sai apto a atuar em áreas que envolvam a indústria de software, sistemas de informações, automação e comunicação de dados, como desenvolvedor de Software, analista de sistemas, gerente e empresário de TI; também, como pesquisador em empresas nacionais e multinacionais de desenvolvimento de software, além do campo de trabalho em indústrias e outras organizações, centros de pesquisa e desenvolvimento e instituições de ensino.

Engenharia de Software (Ijuí): softwares e aplicativos estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. Vivemos cada vez mais conectados e integrados às mídias digitais, por meio de diferentes tecnologias. Neste contexto, o (a) Engenheiro (a) de Software é cada vez mais requisitado para a tomada de decisões e, principalmente, para determinar a inovação da infraestrutura de software dos sistemas de computação. Com a Quarta Revolução Industrial e com o avanço da Internet das Coisas é imprescindível a presença deste profissional para a escolha de técnicas e ferramentas apropriadas ao planejamento de cada sistema. Já ofertado em Santa Rosa e agora também em Ijuí, o curso prepara para atuar em áreas que envolvam a indústria de software, sistemas de informações, automação, gerência de projetos, dentre outros, atendendo os setores acadêmico, empresarial, industrial, centros de pesquisa e desenvolvimento e instituições de ensino.

Acesse o site do Vestibular, confira mais informações e faça a inscrição: www.unijui.edu.br/vestibular.
Inscrições: até o dia 30 de novembro
Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.
Inovações
Os estudantes que ingressarem nos cursos presenciais neste Vestibular de Verão terão uma oportunidade nova em Graduação, com inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional. Esta é a única proposta de formação universitária desta forma em toda a região Noroeste do Estado. Saiba mais sobre a inovação na proposta de cursos da Instituição.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a Universidade construiu uma proposta de cursos com muito carinho, pensando na região como um todo e projetando uma maior inserção dos estudantes com a comunidade. “Os novos estudantes terão o privilégio de encontrar uma Universidade de cara nova, que vai preparar os profissionais para os desafios de hoje e do futuro”.
O Museu Antropológico Diretor Pestana convida para o webinar diálogos “Consciência negra: uma construção histórica”. A palestra online contará com a presença do professor Sandro Maximo Campos da Silva, graduado em Geografia e professor da rede pública de Ijuí, atuando principalmente no tema estudo e pesquisa; Enio Waldir da Silva, Doutor em Sociologia, professor do Curso de Mestrado em Direitos Humanos, onde atua na Pesquisa e Extensão Universitária fará a mediação.
O webinar será realizado no dia 19 de novembro de 2020, às 10h, no canal do Youtube do Museu (https://youtu.be/_SOVx6BdXMo).

Acadêmicos apontam destaques da graduação, como a estrutura e a tecnologia disponibilizada
Victória Luisa da Rosa Ribeiro não tinha a pretensão de cursar Medicina – até chegar ao Ensino Médio, começar os estudos na área de Biologia e realizar uma visita ao Laboratório de Anatomia da Unijuí. Foi neste momento que a jovem decidiu que seguiria um curso na área da saúde. “Optei pela Medicina pela chance de poder mudar vidas, fazer a diferença trabalhando com algo que gosto”, contou Victória, hoje aluna do 2º semestre de Medicina da Unijuí.
A vontade de poder fazer mais pela saúde foi o que também motivou a acadêmica do 3º semestre, Juliana Furlanetto Pinheiro, a seguir o curso – que parecia tão distante de ser realizado, em razão da condição financeira de sua família. “Quero realizar uma residência em Saúde da Família e poder suprir uma das necessidades da nossa região, que é a carência de médicos”, adiantou.
Com uma carga horária de 9 mil horas/aula, o curso de Medicina da Unijuí vem preparando os futuros profissionais para atuar nas áreas de atenção à saúde, gestão e educação, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas, em diferentes cenários de trabalho. “Desde o início, fomos inseridos nas unidades básicas de saúde de Ijuí e região. Nas aulas de Saúde Coletiva, atuamos em locais como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Thomé de Souza, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e até na rede de saúde de Santa Rosa. Essas visitas sempre foram acompanhadas e sempre tivemos apoio dos professores para conhecermos o funcionamento dos locais e a importância deles para a saúde da população”, explicou o estudante de Medicina do 3º semestre, Artur Zucolotto Keller, ressaltando que a pandemia modificou as práticas do curso. “Nossas visitas foram momentaneamente interrompidas em decorrência da pandemia, porém, continuamos colaborando com a saúde pública, a partir de projetos diferenciados, como o de telessaúde, desenvolvido no segundo semestre.”
Victória destaca que, neste período de pandemia, a Universidade proporcionou a ida a campo na pesquisa sobre a covid-19, no município de Coronel Bicaco, onde teve a oportunidade de vivenciar o atendimento ao paciente e a própria pesquisa. A aluna Jacinta Tamiozzo Goergen, que já está no 4º semestre, comenta que as realidades vivenciadas na atenção primária permitem um rico espaço de aprendizagem, já que levam à observação do cotidiano e seus desafios. “O contato com a comunidade, a multiplicidade de casos e a observação de realidades distintas convergem para o olhar humanizado ao paciente e o enfrentamento dos problemas de saúde”, reforça.
A estrutura da rede básica de saúde de Ijuí e dos hospitais conveniados – todos referências para a região, são parte dos diferenciais do curso de Medicina da Universidade, que já se destaca pela carga horária ampliada. “Nossa formação é humanística, algo que prezo muito para formar um indivíduo, seja médico ou não. Não temos a visão de que somente o tratamento medicamentoso é a chave de uma equação. Nossa formação é ótima, mesmo que estejamos enfrentando um momento complicado que é a pandemia”, destaca Juliana, que não tem sua vivência na Universidade vinculada apenas ao curso. Ela é bolsista de iniciação científica no Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) e voluntária no Grupo Interdisciplinar em Saúde (GIS).
Para Victória, um dos diferenciais do curso está na motivação dos professores e coordenadores em fazer dos seis anos de graduação a melhor formação que os alunos poderiam ter. “Sem falar nos materiais novos e a tecnologia que foram adquiridos para a abertura do curso na Universidade. Mas o que mais me orgulha é a educação médica humanizada que recebemos, o que nos incentiva a sermos profissionais mais conscientes do nosso papel diário dentro do SUS”, frisa.
A Unijuí realiza importantes investimentos na infraestrutura do curso, a exemplo do Complexo de Ciências da Saúde, que vai agregar toda a estrutura laboratorial especializada do curso. Serão 1990,86 m² com laboratório de habilidades médicas, laboratório de simulação, salas de aula, salas de tutoria para utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, auditórios, salas de estudo e espaços para convivência, além de toda a estrutura de apoio.
Um dos grandes diferenciais será o Laboratórios de Simulação Realística e de Habilidades Médicas, onde os estudantes treinarão procedimentos médicos em manequins que simulam as reações humanas em diversas situações clínicas. “Os laboratórios modernos são realmente destaques no curso, assim como a organização, a metodologia e as vivências na área”, opina Jacinta. O curso é baseado em metodologias ativas e propõe uma formação interdisciplinar, evidenciando a importância de cada área da saúde no desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes que constituem o médico.
“Recomendo o curso porque acredito no projeto que está sendo executado e acredito nos profissionais responsáveis por torná-lo realidade. É visível o investimento que a Universidade faz para tornar a graduação especial, o que facilita o aprendizado e o estudo”, observa Artur, que vê como ponto alto do curso, até agora, o ensino de anatomia, que foi facilitado por peças orgânicas e sintéticas, além de mesas interativas. “Podemos utilizar todos esses recursos não só em aula, mas também fora de horário”, comenta o jovem, que deseja participar de projetos como o Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha.

Até o dia 6 de dezembro, é possível realizar a inscrição para o Vestibular de Medicina. O candidato tem a possibilidade de realizar a prova da Unijuí, no dia 13 de dezembro, de forma presencial; ou utilizar a nota do Enem de anos anteriores - considerando que, neste ano, em função da pandemia, o Enem será realizado somente no mês de janeiro. Para o candidato utilizar a nota do Enem, ele deve ter concluído o Ensino Médio.
Inscrições e edital podem ser conferidos no endereço www.unijui.edu.br/vestibularmedicina.
Foi uma semana intensa, com palestras, mostras de cursos, informações sobre a Universidade, Enem, aulão de redação, e muito mais. O Profissional do Futuro 2020, realizado em um formato totalmente online nesta edição, oportunizou aos estudantes de ensino médio e interessados em cursar o ensino superior na região, informações sobre os cursos ofertados na Unijuí, perfil profissional e outras informações importantes para auxiliar na escolha de profissão.
Ao todo foram realizadas 65 oficinas, 7 aulões de redação, contando com a participação de cerca de mil pessoas. A programação foi organizada entre a segunda, dia 09 e esta sexta, dia 13, para que os estudantes acompanharem e circularem pelas diferentes áreas do conhecimento e atividades do evento, sem prejuízo. Na programação, ainda, uma das atrações foi o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. Nele, o estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, a avaliação do evento é muito positiva, pois o formato online propiciou que estudantes de todos os municípios, mesmo os mais distantes, participassem dos bate-papos, conhecendo os diversos cursos de graduação da Universidade. “A participação foi bem expressiva e demonstrou que os jovens estão muito preocupados com o seu futuro, querendo conhecer o que cada profissional tem a contribuir para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento. O Vestibular de Verão está aí, temos inscrições até o dia 30 de novembro para todos os cursos e até 06 de dezembro para Medicina, e o Profissional do Futuro é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para a definição do curso”, observa.
Prêmios especiais
Ao longo da semana, a Unijuí sorteou kits com brindes aos participantes. E, quem se inscreveu no evento ainda vai concorrer aos seguintes prêmios especiais:
Os critérios para concorrer estão detalhados no site do evento (www.unijui.edu.br/pf), no item Regras da Promoção Estudantes, e compreendem ter passado no Vestibular de Verão e estar matriculados em um dos cursos de Graduação da Unijuí, entre outros itens. Serão oito estudantes contemplados com sorteio previsto para o dia 05 de janeiro de 2021.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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