Na tarde de terça-feira, dia 07, ocorreu uma reunião de aproximação entre a Agência de Inovação Tecnológica da Unijuí (Agit) e a empresa 3 Tentos. A empresa possui um projeto que pretende beneficiar um grupo de catadores atendidos pela Incubadora de Economia Solidária (Itecsol), que integra a Agit. A ideia é fazer uma parceria com a Unijuí para potencializar uma ação que já vem sendo desenvolvida e pode ser qualificada e ampliada.
O primeiro encontro entre a Universidade e a 3 Tentos proporcionou a socialização das experiências desenvolvidas pela Itecsol com o segmento da reciclagem e das ações na área socioambiental que a empresa vem realizando. Participaram da reunião o gerente da Agit, Maiquel Silva Kelm, a analista de planejamento da Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, e Débora Ragasson e Sabrina Garzella Bariquello da empresa 3Tentos.
A Unidade de Educação Continuada da Unijuí está com a oferta de cursos de qualificação profissional em Excel Avançado (para a área da Engenharia), e Criação de Coreografias em Dança: teoria e prática, ambas no Campus Santa Rosa.
O curso de Excel Avançado para Engenharias será ministrado pelo instrutor Maurício Pedrotti Almeida, no dia 24 de maio (noite) e 25 de maio (manhã e tarde). A atividade possibilitará a visualização das potencialidades e aplicação de forma prática das ferramentas nas mais diversas áreas do Excel.
O curso de Coreografias em Dança: teoria e prática acontecerá no dia 1º de junho (manhã e tarde), com o coreógrafo e bailarino profissional, Uanderson de Oliveira Farias. A atividade visa instrumentalizar profissionais e estudantes no processo de criação de coreografias para diferentes ritmos de danças.
Mais informações no Portal da Unijuí ou pelo fone (55) 3332-0553 e e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br. Os interessados deverão realizar a sua inscrição no Portal da Universidade.
Mais uma edição do Desafio Empreendedor da Unijuí será realizada na próxima semana. No dia 16 de maio, a partir das 19h30, o Auditório do Campus Panambi receberá a primeira etapa do evento. O Desafio tem o objetivo de estimular a criatividade e a inovação por meio de atividades que auxiliem no processo de inovação.
Os participantes serão desafiados a encontrarem soluções para problemas reais. A empresa LH Equipamentos participará fornecendo a demanda: elevador de carga móvel com acionamento mecanizado de custo baixo.
As atividades serão realizadas em duas etapas. Na primeira, no dia 16 de maio, próxima quinta-feira, os participantes conhecerão a demanda, que será apresentada pelos sócios da LH Equipamentos, e momentos formativos.
A segunda etapa, será realizada no dia 06 de junho, a final do Desafio Empreendedor, com a apresentação das propostas e anúncio dos vencedores. Durante o intervalo de 20 dias, as equipes receberão mentorias presenciais e a distância.
Confira a programação do primeiro dia de Desafio:
Cronograma do Desafio
Primeiro dia 16 de maio
19h10min: Abertura
19h20min: Dinâmica de validação e formação de equipes.
19h45 : Apresentação do problema pelo Sócio da Empresa LH Equipamentos
20h : Oficina Canvas de Projeto
20h20 min: Atividades nos grupos com apoio do facilitador e professores
20h50min: Intervalo
21h05min : Atividades em equipe
21h 30 min- Oficina Desenvolvendo um Pitch de Sucesso
22h30min -Encerramento
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail criatec@unijui.edu.br .
Uma comitiva da Unijuí esteve em Posadas, capital da Provincia de Misiones na Argentina, na quinta-feira (9), participando do Seminário Regional Mercosul, com discussões sobre o tema “Politicas Soaciales En Fronteras”.
A Universidade foi convidada para participar como painelista para expor as ações e iniciativas da Instituição no painel: “Experiências de Extensión y Articulación Transfronteriza”.
Segundo o Pró-Reitor Marcos Scherer, do Campus Santa Rosa, que representou a Reitoria da Instituição, o evento foi uma oportunidade para apresentar o grande volume de estudos, na pesquisa e na extensão, já desenvolvidos pela Unijuí. “Destacamos vários projetos e programas que temos com Universidades da Argentina e do Paraguai, o que torna claro e relevante o papel de Universidade Regional na integração e na promoção do desenvolvimento da nossa grande região”, destaca Marcos.
O Pró-Reitor também ressaltou que a Unijuí possui um grande reconhecimento por parte das demais Instituições de Ensino. “Percebi que temos uma grande consideração e reconhecimento das demais instituições universitárias, não apenas por sermos do Brasil, mas também por termos inúmeras ações e projetos já implementados e com resultados satisfatórios”, destaca Marcos.
A comitiva esteve representada pelo Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos, pelos professores da Unijuí Pedro Buttenbender e Luis Gustavo Flores, e também pelo acadêmico do Doutorado em Desenvolvimento, Alceu Van Der Sand.




No dia 9 de maio, quinta-feira, aconteceu o VII Encontro de Ouvidores de Universidades e de Hospitais de Ensino Gaúchos, sediado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado/RS. O evento promoveu a troca de experiências, atividades e discussões para melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica e demais cidadãos. As questões abordadas durante o dia serão objeto de debate no Encontro Nacional dos Ouvidores Universitários, que acontecerá no mês de setembro em Curitiba/PR.
A programação do evento contou com as seguintes palestras:
“A defesa dos direitos humanos e o respeito às individualidades no ambiente universitário”, proferida pela Profa Fernanda S. Pinheiro, docente da área do Direito e Pró-Reitora de Ensino e Extensão da UNIVATES;
“Defesa do usuário e simplificação no âmbito da CGU/OGU”, ministrada por Dávison W. de Souza, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção junto à Controladoria Regional da União no RS;
“Como ouvir na ouvidoria? a arte de escutar”, proferida pela Profa Suzana F. Schwertner, docente do Curso de Psicologia da UNIVATES.
Durante o encontro, também foram apresentados alguns cases das instituições presentes, dentre eles um da Fidene/Unijuí, apresentado pela Ouvidora Laura Scheren Dalpiaz, que atua desde 2007 nessa função, e que representou a Instituição no referido encontro.
“Esses momentos de encontro de pares, que muitas vezes trabalham sozinhos em suas instituições, são ricos para a troca de experiências e visam aprimorar a função que, cada vez mais, tem sido demandada pela comunidade acadêmica e externa nas mais diversas situações. O foco é sempre encaminhar e mediar, garantindo o compromisso com a legalidade, o respeito aos direitos e a ética, bem como auxiliando nos processos de avaliação e de gestão da Instituição”, afirma Laura.
A Ouvidoria da Fidene/Unijuí possui o acesso público via site da Universidade (www.unijui.edu.br/institucional/ouvidoria), e mantém integração direta com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIJUÍ.


Atividades de sensibilização, por meio de visitas técnicas, são umas das práticas certificadas pela Incubadora de Empresas da Unijuí, a Criatec. Essas atividades preveem a realização de palestras e workshops com temas ligados à cultura empreendedora. O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica para a possibilidade de transformar o conhecimento em negócio, com o apoio da Incubadora.
Além disso, é uma forma de fazer com que os estudantes conheçam a Criatec como uma oportunidade para o seu futuro. Cerca de 90% dos entrevistados em cada visita dizem não saber da existência da incubadora e de seu objetivo.
Nesse sentido, nos últimos três meses, foram realizadas diversas visitas técnicas e workshops com o intuito de apresentar a Incubadora e seus objetivos. Foram realizados 12 eventos envolvendo 260 estudantes no Campus Ijuí. As atividades foram desenvolvidas nas turmas dos professores Pedro Luis Buttenbender, Ivo Ney Kuhn, Sandra Regina Albarello, Fernanda Pasqualini, Gustavo Arno Drewes, Remi Antonio Dama, Eila Maria Vieira, Rafael Frantz e Fabricia Roos Frantz, que atuam neste semestre em áreas do conhecimento cujos componentes curriculares estão ligados às atividades da Incubadora.
Foram discutidas as ações e o funcionamento da Criatec e do Programa Viver Empreendedor. Participaram também, apresentando suas empresas e suas trajetórias empreendedoras, as empresas incubadas: Inifnitum Tecnologia e Inovação, NR Engenharia, Doled Soluções em Automação e Iluminação LED, Planejar Marketing de Resultados, Agextec Soluções Digitais para o Agronegócio e Humanizar Psicologia, e as empresas graduadas Elithe Engenharia, Contemporânea recursos humanos, 13 Bits Soluções em Tecnologia da Informação, Zen Fisio, Brasileiro e Lumion tecnologia.
As atividades terão sequência no segundo semestre.


















































As sete notas musicais tão conhecidas no mundo todo nasceram da necessidade de organizar e entender as músicas dos antepassados. Foi no Período Medieval que o monge beneditino francês chamado Guido D’Arezzo construiu uma escala musical simplificada, que facilitou o aprendizado de alunos e, ao mesmo tempo, diminuiu os erros de interpretação de uma peça musical, por exemplo.
Para fazer a escala musical, o monge utilizou um hino cantado em louvor a São João Batista:
“Ut queant laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti Labii reatum Sancte Ioannes”
Das iniciais de cada verso, surgiram as sete notas musicais: UT, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. A nota “SI” nasceu da junção das iniciais das últimas palavras. A maioria delas permanece da mesma forma até hoje. Apenas a “UT” foi substituída por “DÓ” alguns anos depois.
Em português o verso quer dizer:
“Para que teus servos, possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João.”
A organização da escala musical contribuiu para a compreensão da música na época e até hoje é importante para inúmeros gêneros musicais. A música erudita é um desses gêneros que utiliza as notas musicais para guiar suas composições. No próximo dia 26 de maio, será possível conhecer um pouco mais sobre esse gênero. O Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí da Unijuí, recebe o Concerto da Orquestra de Câmara da Unisc.
Os ingressos para assistir à apresentação do grupo estão disponíveis para compra nos caixas da Unijuí e Sede Acadêmica, Pano Leve e Literatus Xôk’s no valor de R$ 15,00 até o dia 10 de maio. Idosos, estudantes e egressos com a carteirinha pagam R$ 10,00.
Com o objetivo de debater temas emergentes e inovadores, além de integrar acadêmicos, professores e comunidade externa da região ocorre, de 13 a 15 de maio, a Semana Acadêmica do Programa Integrado de Formação de Gestores, que contempla os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Cooperativas, na Unijuí Santa Rosa.
O evento está sendo organizado pelos acadêmicos e professores do Campus e conta com diversos painelistas, envolvidos com a área do Cooperativismo e da gestão. Para o Coordenador do Programa, professor Ariosto Sparemberger, o evento se constitui em mais uma ação voltada para a formação plena do estudante da Unijuí oportunizando o debate com agentes, lideranças do estado e gestores.
A programação completa e as inscrições para a Semana Acadêmica podem ser realizadas no Portal da Unijuí. O evento também integra a programação do XVIII Ciclo de Debates de Administração (CIDEAD/RS).
Na noite de 29 de abril os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas da Unijuí Santa Rosa, da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, realizaram uma visita técnica a Cachaçaria Maria João, acompanhados pelo professor Remi Antônio Dama.
Na oportunidade a empresa realizou a apresentação de seu histórico e os estudantes também visitaram as instalações da indústria. A atividade proporcionou aliar conhecimentos teóricos com a prática, fator este, que a Universidade sempre busca oferecer aos seus acadêmicos.
Para o estudante do curso de Gestão de Cooperativas, Lucas Tainã Maciel Pinheiro, visitar empresas locais são fundamentais para agregar novos conhecimentos. “Conhecer empresas que já possuem uma estrutura montada, facilita muito para nós estudantes entendermos o processo de gestão e organização da mesma. Assim podemos conversar diretamente com o empresário e tirarmos nossas dúvidas sobre o empreendimento”, destaca o estudante.





A maior rede social de negócios do mundo será tema de workshop promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí. “Linkedin: Carreira e negócios” será o tema que estará norteando os workshops no Campus Santa Rosa, dia 16 de maio, às 19h30 e no Campus Ijuí no dia 31 de maio, às 15h, ambos estarão ocorrendo no Espaço Coworking de cada incubadora.
O consultor e especialista em marketing, Rogério Hansen, estará abordando questões relacionadas ao uso e a potencialização das ferramentas no Linkedin, para carreira profissional e geração de negócios. Na oportunidade os participantes terão conhecimento de como montar um perfil atrativo e de como gerar e prospectar negócios por meio da rede social.
A qualificação é destinada a profissionais liberais, empresários, estudantes e interessados em conhecer e gerenciar as ferramentas ligadas ao Linkedin. Interessados poderão realizar sua inscrição gratuita, no Site da Criatec, as vagas são limitadas.
Sobre o consultor
Rogério Hansen é graduado em Administração, especialista em Marketing. Possui experiência em gestão de empresas, marketing corporativo, marketing esportivo, vendas e gestão de pessoas. Mais de 13 anos de atuação em Marketing On e Off-line, consultorias em gestão, marketing e negócios. Entusiasta da relação entre o marketing e a tecnologia da informação.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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