A Unijuí está em fase de preparação para a Operação Parnaíba, próximo destino do Projeto Rondon, que acontecerá em 2019. O município de Cabeceiras do Piauí é um dos quinze do estado do Piauí que foi contemplado com ações desenvolvidas pelo Projeto, através do Ministério da Defesa.
Os estudantes da Unijuí selecionados Adriano Udich Bester, Daniela Regina Kommers e Tatiana Nataniele Mentz, do curso de Agronomia, Chaeli Quevedo Branco Oliveira e Gustavo Henrique Mendes Bedendo, do curso de Medicina Veterinária, Juliana Andretta, do curso de Jornalismo, Cristiane Zeni Bender Slaviero e Nicole Mantovane da Silva, do curso de Nutrição irão realizar oficinas durante duas semanas no município, no Conjunto B de Ações: Comunicação, Trabalho e Meio Ambiente e Tecnologia e Produção.
No período de 23 a 29 de setembro foi realizada a viagem precursora pela professora coordenadora do Projeto na Universidade, Leonir Terezinha Uhde, juntamente com a professora Sandra Cristina Pillon, da Universidade de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. A viagem ocorre aproximadamente 4 meses e meio antes da operação, quando os professores coordenadores realizam a visita ao município que irão atuar com toda a equipe (2 professores e 8 estudantes), no período de 18 de janeiro a 03 de fevereiro de 2019. O intuito é conhecer as lideranças do município para definir os aspectos relacionados a alojamento, alimentação e transporte, apresentar o plano de trabalho e fazer as adequações necessárias.
Em Cabeceiras do Piauí foi realizada reunião com os secretários e líderes comunitários; participação em atividades do Núcleo de Cidadania; e visita em quatorze povoados. Foram definidos 21 locais para a realização das ações dos Conjuntos A e B. Destes, 20 são povoados, considerados como núcleos de ação, nos quais os demais povoados estarão inseridos.







Imagens da viagem precursora.
No dia 05 de outubro ocorreu a primeira reunião com a equipe formada para o projeto Rondon. Na oportunidade, os estudantes puderam socializar em equipe e receberam as primeiras orientações sobre as atividades que serão realizadas entre os dias 18 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019. A equipe pôde conhecer um pouco sobre a realidade do município que receberá as ações do projeto a partir da exposição oral da professora Leonir Terezinha Uhde, que esteve no município de destino dias antes, realizando a viagem precursora. O município localiza-se no norte piauiense, na microrregião do baixo Parnaíba, com mais de 608 mil quilômetros quadrados e uma população próxima dos 10 mil habitantes.
Este encontro contou também com a participação do professor Dr. Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, que acolheu a equipe, salientando a importância das atividades que serão realizadas pelo Projeto Rondon. Ele parabenizou os professores coordenadores e estudantes por aceitarem o desafio de participar deste projeto da Universidade, levando e trazendo conhecimento de uma outra região do país. Lembrou, também, que esta é uma atividade de extensão que leva a marca da Unijuí e, portanto, espera que a equipe tenha êxito no seu desenvolvimento.
Na reunião, os estudantes selecionados também puderam absorver quais são as maiores necessidades existentes no município, entre elas, manejo de animais errantes, a produtividade familiar, o melhor aproveitamento do caju, armazenamento de água e cuidados com a alimentação, saneamento básico urbano e rural e a disponibilidade de meios de comunicação no ambiente rural e urbano.
A segunda reunião realizada com a equipe de rondonistas da Unijuí aconteceu na manhã do dia 22 de outubro, com o objetivo de expor alternativas para solucionar ou amenizar os problemas pertinentes no município de Cabeceiras do Piauí, no estado do Piauí. Na oportunidade, os estudantes dos cursos de Agronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária e Nutrição apresentaram suas propostas de intervenção no território de Cabeceiras, como primeira atividade prática solicitada. Nas semanas anteriores, os estudantes de cada curso se reuniram com o intuito de encontrar alternativas cabíveis para a resolução das questões mais preocupantes identificadas no município piauiense. As equipes, correspondentes a cada curso, apresentaram os resultados de suas pesquisas.
Deste encontro, além dos professores coordenadores do Projeto, participaram a professora Véra Fischer, representante institucional junto ao Projeto Rondon, e a assessora de extensão da Unijuí, Sirlei Schneider.







- os estudantes Adriano Udich Bester, Daniela Regina Kommers e Tatiana Nataniele Mentz, do curso de Agronomia, direcionaram suas pesquisas para os alimentos mais produzidos no município, com destaque para o caju, o babaçu, a carnaúba, a mandioca e o mel, trazendo questões como formas de cultivo e aproveitamento dos mesmos. Além disso, apresentaram questões importantes sobre captação e armazenamento da água;
- a representante do curso de Jornalismo, Juliana Andretta, apresentou propostas de oficinas relativas à comunicação e à educação, com o foco de trabalho com as crianças, além de diálogos com os meios de comunicação do município, com o intuito de propor uma maior atenção ao meio rural, para promover o setor;
- os rondonistas do curso de Medicina Veterinária Chaeli Quevedo Branco Oliveira e Gustavo Henrique Mendes Bedendo apresentaram soluções para melhorar a produtividade, especialmente na pecuária, destacando a alimentação bovina, manejo de caprinos e ovinos, controle e prevenção de doenças e a posse responsável para o problema dos animais errantes;
- as estudantes de Nutrição Cristiane Zeni Bender Slaviero e Nicole Mantovane da Silva focaram a pesquisa na segurança alimentar, destacando o cultivo orgânico, a criação de hortas e a higienização, conservação e reaproveitamento de alimentos.
A terceira capacitação dos extensionistas selecionados da Unijuí para o projeto Rondon 2019 - Operação Parnaíba ocorreu na manhã do dia 05 de novembro. Estiveram na reunião os oito estudantes selecionados da Universidade, juntamente com os professores coordenadores Leonir Uhde, Maria Aparecida Zasso e Felipe Libardoni. Na oportunidade, foram delimitadas questões práticas a serem realizadas no município de Cabeceiras do Piauí, local onde serão executadas as ações pelos rondonistas da Unijuí e da Universidade de São Paulo.
O foco inicial do encontro foi sobre as atividades culturais que serão realizadas no município de destino, com o intuito de levar um pouco das culturas gaúcha e paulista para o território piauiense. Em geral, as equipes de extensionistas assistem às apresentações da cultura local, conhecendo hábitos alimentícios, vestuário, tradições e história do município sede da ação, mas também levam conhecimento sobre sua cultura, dispondo de apresentações artísticas para a aproximação com a população local.
Além disso, houve o planejamento do Projeto Piloto para a execução no município de Ijuí. O projeto piloto consiste no experimento prático das ideias expostas, com o intuito de ter uma resposta referente a viabilidade de execução e possíveis resultados obtidos. O projeto piloto, além de colaborar para a definição das questões a serem realizadas no Piauí, colabora para o auxílio de mudanças em uma determinada comunidade. Os locais selecionados para a realização do projeto em Ijuí são o Bairro Getúlio Vargas e o Distrito de Itaí.
O Projeto Piloto do Projeto Rondon será realizado no município de Ijuí, no Bairro Getúlio Vargas (área urbana) e no Distrito de Itaí (área rural), com a programação e organização das ações sob a coordenação do professor Felipe Libardoni e participação das professoras Leonir Uhde e Maria Aparecida Zasso, todos do Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da Unijuí.
Cronograma
Ações do Projeto Piloto:
26 de novembro – segunda-feira – tarde – Bairro Getúlio Vargas 3
Local: Sede do Bairro
Programação da Ação do projeto Piloto no Bairro Getúlio Vargas (urbano)
14h: Apresentações, inscrição dos participantes e dinâmica inicial
14h45: Oficina Saúde Pública: zoonoses
15h25: Oficina: aproveitamento integral dos alimentos e higienização de alimentos – receitas
16h05: Oficina:quintais produtivos e plantas medicinais
16h45: Encerramento/avaliação e entrega dos certificados.
As demais atividades no Bairro e no Distrito de Itaí não têm datas confirmadas.
É uma iniciativa realizada pelo Ministério da Defesa/Coordenação-Geral do Projeto Rondon em parceria com o Governo do Estado do Piauí e municípios contemplados. Tem o apoio do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro e contará, também, com a participação de Instituições de Ensino Superior (IES) de diversos estados do país. No caso específico de Cabeceiras do Piauí, foi criado o Núcleo do Projeto Rondon do município.
Com o objetivo de aproximar a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão dos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos cursos da Unijuí, o Vice-Reitor da pasta, professor Fernando González, está realizando, neste segundo semestre de 2018, uma rodada de visitas aos Departamentos. Na última quarta-feira, o professor esteve no Balcão do Consumidor, em Ijuí, que funciona junto ao Procon da cidade.
As instalações e o trabalho foram apresentados pela professora Fabiana Fachineto e pelo professor Tobias Damião Corrêa. Desde que foi criado, em 2013, mais de 13, 5 mil atendimentos foram realizados. E, neste ano de 2018, de janeiro até início de novembro, já foram realizados mais de 2,3 mil atendimentos no espaço.
O Balcão do Consumidor é um serviço da Unijuí para a resolução de conflitos em relações de consumo. Com uma proposta de trabalho diferenciada, destaca-se de outras iniciativas semelhantes no Estado, pois poucos serviços oferecem, além do atendimento básico, outras formas de resolução, como audiências para mediação entre consumidor e fornecedor, serviço oferecido pelo Balcão.
Os consumidores são atendidos por bolsistas da Universidade, estudantes do curso de Direito da Unijuí. Imediatamente se faz o contato com o fornecedor por telefone, narrando o problema e buscando sua solução. Dessa forma, mesmo atendendo cerca de 250 reclamações mensais, a resolutividade está na faixa dos 80%.
Para atendimento no Balcão não são observados critérios de renda, porém é necessário que a reclamação seja feita diretamente pelo consumidor titular do produto, ou então por meio de um procurador. O reclamante deve ainda apresentar documentos pessoais, além de nota fiscal, faturas, contratos e demais documentos que demonstrem a relação de consumo, além de números de protocolo (em caso de telefonia) e a tentativa frustrada de resolução do problema diretamente com o fornecedor.
O Balcão do Consumidor está vinculado ao Projeto de Extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”, que busca meios alternativos para solucionar os conflitos de maneira mais rápida que o Poder Judiciário, construindo diálogo entre as partes para que saiam satisfeitas com o acordo.
Coordenado pela professora Fabiana Fachinetto, o projeto é desenvolvido nas cidades de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa, e conta com a colaboração dos professores Tobias Damião Corrêa, Fernanda Serrer, Francieli Formentini e Eliete Vanessa Schneider.
Em Ijuí e Três Passos as atividades do projeto são desencadeadas no Balcão de Consumidor, onde são realizados atendimentos aos consumidores que possuem problemas com telefonia, saúde, vício de produto e serviços, endividamento, entre outros problemas. O Balcão surgiu de uma parceria entre Unijuí, Ministério Público Estadual e Poder Público, por meio de convênio.
Em Santa Rosa o projeto apresenta um viés diferente, com enfoque nos conflitos decorrentes das relações familiares, por meio de um convênio instituído com o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública. Os atendimentos acontecem no Escritório Modelo.
O Balcão do Consumidor da Unijuí Campus Santa Rosa, iniciou suas atividades durante o segundo semestre deste ano, após uma parceria realizada entre a Universidade e o Procon do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é prestar atendimento preliminar de consumidores, buscando a solução de conflitos resultantes de relações de consumo de forma extrajudicial.
De acordo com a professora do curso de Direito, Fernanda Serrer, o Balcão do Consumidor apresenta-se como mais uma porta para a solução pacífica e pré-processual de conflitos envolvendo contratos de consumo e representa mais um serviço que a Universidade coloca à disposição da Comunidade local.
O serviço é gratuito, sendo que os atendimentos são realizados por estudantes do Curso de Graduação em Direito da Unijuí, sob a orientação dos professores e de um assessor jurídico. Os atendimentos ocorrem nas segundas, terças e quintas-feiras, no período da tarde.
Os interessados poderão ir até o Escritório Modelo, no Centro Profissional Puntel, situado na Avenida Rio Branco, nº 657, Sala 201, onde está instalado o Balcão do Consumidor da Unijuí. Mais informações poderão ser contatadas pelo fone (55) 3511-5296.
Com o objetivo de aproximar a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão dos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos cursos da Unijuí, o Vice-Reitor da pasta, professor Fernando González, está realizando, neste segundo semestre de 2018, uma rodada de visitas aos Departamentos. Nesta terça-feira, dia 13 de novembro, ele esteve no Departamento de Ciências da Vida (DCVida) para conhecer de perto o Projeto de Extensão “Educação em Saúde”. O projeto envolve professores e estudantes, bolsista ou voluntários, dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Estética e Cosmética e Biomedicina, além do curso de Ciências Biológicas (Mostras de Saúde).
A coordenadora do Projeto, professora Angélica Moreira, acompanhada das professoras, Adriane Huth, Marinez Petenon, Marilei Uecker e bolsistas do Projeto, apresentou o funcionamento, as atividades, bem como o resultado das ações com a comunidade. Neste ano foram realizadas uma série de atividades, entre elas:
Oficinas de capacitação e qualificação com os estudantes para intervenção junto à comunidade; Oficinas de educação em saúde com professores da Escola IMEAB; Oficinas de educação em saúde com pais de alunos de ensino fundamental da Escola IMEAB; Oficinas de educação em saúde com estudantes de ensino fundamental e médio; “Mostra de Saúde” nas Escolas; Atividade com a Comunidade: participação na comemoração dos 60 anos da Escola IMEAB; Associação: Oficinas de Educação em Saúde com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais APADEVI; Oficinas de Educação em Saúde em ESF e em UBS; Mulheres: Clube de Mães e Grupo de Idosas Cristo Rei; Atendimento Domiciliar a Idosos “não ativos” vinculados à ESF Assis Brasil - “Home Care”; Reunião com a equipe de Saúde da ESF Assis Brasil: apresentação e discussão acerca do estado de saúde dos idosos assistidos; Atividades vinculadas ao Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI); Reuniões entre equipe de professores e estudantes para socialização, discussão, problematização e avaliação das ações em saúde realizadas; Elaboração de Trabalhos Científicos.
Atividades realizadas em Escola na primeira semana de novembro
Desafios do Projeto
A educação em saúde é um desafio para os serviços de saúde e também para a Universidade. Dessa forma, ele visa discutir e problematizar com os estudantes as vivências, a partir da integralidade; envolver os estudantes em atividades de ensino e serviços aos usuários assistidos por uma equipe de saúde; proporcionar vivências e consolidação de conhecimentos de núcleos profissionais e também vivências interdisciplinares, como vivências de campo. “Esta intervenção na comunidade congrega os conhecimentos nas diferentes áreas, garantindo à população atendida atividades de promoção, prevenção e reabilitação em saúde”, observa a coordenadora.
A partir de convênio firmado entre a Unijuí e a Secretaria de Saúde de Ijuí, a metodologia utilizada para a realização das atividades abrange ações com a população assistida na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Assis Brasil e na Escola IMEAB. A dinâmica do projeto desenvolve a extensão. Participam professores e estudantes bolsistas/voluntários nas atividades de ensino e extensão dos cursos de Graduação em Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. As metodologias pensadas para as atividades são estruturadas a partir de metodologias ativas, como a metodologia da problematização.













































O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências desenvolve Projetos de Extensão com o objetivo de socializar a produção científica do Programa. Alguns deles estão em desenvolvimento desde o ano de 2013, integrando pós-graduandos, bolsistas, técnicos-administrativos e professores.
Um dos projetos é intitulado "Espaço do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências na Rádio UNIJUÍ FM", de autoria de Carmen Antunes, Franciele da Silva dos Anjos, Ligia Vanessa da Silva e Andrei Martins Krug. "O projeto considera que o rádio continua sendo um importante veículo de comunicação, estando presente na vida diária de muitas pessoas das mais variadas faixas etárias. Nesse contexto, as rádios universitárias representam um importante canal de difusão da produção acadêmica. Nesse âmbito se insere este projeto, entre o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e a Rádio UNIJUÍ FM, para a divulgação da produção intelectual do Programa, como dissertações, teses, artigos, livros, dentre outras".
Outro Projeto desenvolvido no Programa é intitulado "Projeto de incentivo à produção e divulgação de textos acadêmicos na área de educação, produzidos pelos egressos, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências", sob autoria de Carmen Antunes, Jenerton Arlan Schütz e Thaís de Souza Lasch.
"O objetivo principal deste projeto é a elaboração de um texto acadêmico relacionado a área de educação, produzido pelos mestrandos e doutorandos, semanalmente, publicado no site do Programa e divulgado por e-mail ao público do PPGEC".
Para a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, é muito importante o desenvolvimento contínuo destes dois projetos, para a divulgação e socialização da produção intelectual dos pesquisadores. Os referidos projetos servem também para a atuação dos bolsistas (CAPES, CNPq, FAPERGS e UNIJUÍ) do Programa, no incentivo às ações enquanto pesquisadores do PPGEC.
Ainda, observou que a participação de mestrandos, doutorandos, secretárias, egressos e técnico-administrativo nestes projetos, proporciona, além da integração entre os mesmos, o conhecimento e aprendizagem. Recentemente esses projetos foram apresentados no Salão do Conhecimento da Unijuí.
No dia 16 de outubro, foi realizada a 4ª Roda de Conversa do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde (AFPS), na Unijuí Campus Santa Rosa. O encontro teve como tema "Rótulos nutricionais: informações para uma vida mais saudável", o qual foi trabalhado pelas nutricionistas Julia Tollazi e Kauana Cerri, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde UNIJUÍ/FUMSSAR.
A roda de conversa é uma proposta que teve início neste ano e proporciona aos usuários do Laboratório reflexões acerca da prevenção, saúde e qualidade de vida. Além disso, são realizadas avaliações físicas trimestrais com os usuários, os quais possuem programa de exercício físico específico. O laboratório de AFPS atende um grupo de hipertensos, cardiopatas e pós-câncer.
O PITI – Programa Integrado para Terceira Idade/ UNIJUÍ participou, nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, do 9º Fórum Gaúcho do Ensino superior sobre Envelhecimento Humano e 13º Encontro Estadual de Alunos Idosos “Envelhecimento e Aprendizagem ao Longo da Vida”, realizado na UCS, em Caxias do Sul/RS. O evento, de cunho científico, reúne especialistas, profissionais da área, idosos e acadêmicos, com o objetivo de articular estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o envelhecimento humano ativo e saudável, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão. No local os integrantes do PITI participaram de oficinas e palestras, como também realizaram uma apresentação artística-cultural com músicas gaúchas. Além disso, ocorreram sessões de apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão em forma de pôster.
O PITI/UNIJUÍ é um projeto de extensão do curso de Educação Física da UNIJUÍ, que iniciou suas atividades em julho de 1999. Atualmente o programa conta com a participação, em média, de 120 integrantes. Tendo como objetivo promover uma melhor qualidade de vida, bem-estar, lazer e integração social entre seus participantes, por meio de programas estruturados e orientados. No programa são oferecidas atividades que fazem parte da cultura corporal de movimento e buscam melhorar a capacidade física, amenizar os efeitos provocados pelo envelhecimento, proporcionar a prevenção de doenças acarretadas pela idade avançada, resgatar a autoestima e a autoimagem e promover a integração sociocultural.
O projeto também é um espaço didático/pedagógico para acadêmicos da UNIJUÍ, principalmente para os da Educação Física. Além do ensino também é um ambiente de pesquisa, para os cursos da Universidade e demais interessados, referente ao idoso nos diversos segmentos bio/físico/social/psíquico; e de extensão, quando o programa interage com as comunidades internas e externas, participando de eventos, fórum e congressos relacionado à saúde, atividade física e envelhecimento humano.







O Projeto Energia Amiga realizou, no dia 19 de outubro, na Casa da Unijuí na ExpoIjuí/Fenadi, a entrega de certificados e livros para alunos de escolas que participaram do concurso de desenho e redação. Além disso, os vencedores foram classificados para o Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho. A Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, esteve presente no evento e fez uma saudação aos participantes.
Segundo a coordenadora do Projeto, professora Caroline Raduns (DCEEng), a expressão dos alunos em desenho e texto é resultado do trabalho com as escolas, em sala de aula. O Projeto de Extensão Energia Amiga visa disseminar conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade aos alunos das escolas de Ijuí, aproximando, assim, os conceitos teóricos de eletricidade com a vivência diária e o uso da energia, bem como para demonstrar os riscos intrínsecos ao uso dela. “O objetivo é incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos sobre a energia elétrica, o consumo consciente e a segurança no uso de eletricidade, de forma a subsidiar as mudanças culturais”, observa.
Dentre as ações desenvolvidas, o projeto visitou escolas das redes particular, estadual e municipal de Ijuí. Também já foi realizada uma atividade de recolhimento de pilhas com alunos dos terceiros anos do ensino médio e nonos anos do ensino fundamental. Por fim, foi feita uma apresentação do projeto para os professores e diretores de escolas. Os alunos receberam um livro com informações sobre segurança em instalações elétricas.
O Projeto é desenvolvido por meio de parcerias entre a Unijuí, Ceriluz (patrocinadora), CREA, Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Demei, 36ª CRE, Smed Ijuí e Abracopel.








O projeto Balcão do Consumidor participou da palestra “O idoso e a necessidade de sua proteção: quais os seus direitos e como prevenir o endividamento” nesta quarta-feira, 17, no Sesc Ijuí. A palestra foi ministrada pela professora coordenadora do Balcão do Consumidor, Fabiana Fachinetto, com o objetivo de esclarecer os direitos previstos no Estatuto do Idoso em relação à acessibilidade, saúde, assistência social, transporte, empréstimos consignados e outros assuntos de interesse da terceira idade.
“Hoje, o crédito tornou-se uma maneira dos idosos fazerem frente às suas despesas mensais com medicamentos e alimentação, por exemplo, e muitos acabam entrando em uma situação bastante complicada em função das taxas de juros”, comenta.
A atividade foi promovida pelo Grupo Sesc Maturidade Ativa de Ijuí, Fecomércio e Sesc.
O Parque de Exposições Wanderley Burmann recebeu, na tarde desta terça-feira, 16 de outubro, a final do Desafio de Robótica 2018. Equipes de escolas de Ijuí e região competiram com um robô construído por eles próprios em uma pista de corrida, o objetivo era finalizar o percurso no menor tempo. O primeiro lugar ficou com a equipe Rainbow, da Escola Polivalente.
A final também contou com a participação do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, que entregou a premiação ao grupo vencedor.
Com o objetivo de promover a difusão e a popularização das ciências exatas, o Projeto de Extensão Física para Todos: Oficinas de Robótica, realizou oficinas desde o mês de julho, culminando com a final desta semana. Com atividades envolvendo eletrônica, computação e robótica, as ações do projeto proporcionaram aos alunos e professores do Ensino Médio e Fundamental, a oportunidade de vivenciar conceitos e suas aplicações com objetos do cotidiano, como tablets e smartphones.
Participaram cerca de 80 alunos de escolas da região de Ijuí e Santa Rosa. Durante os últimos meses, os alunos realizaram diversas montagens, desde simples acionamentos eletrônicos até a confecção de um robô, aplicando a eletrônica e a computação na prática. Todos os participantes receberam um certificado de participação nas atividades.
Segundo o professor do Departamento de Ciência Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng), Mateus Schonardie, o envolvimento dos alunos foi o grande diferencial das ações. “A gente conseguiu trabalhar muitos conceitos aplicados na prática, com coisas que vivenciam no dia a dia, isso deixou eles bastante entusiasmados”, observa.









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