
O Dia Mundial da Educação simboliza um acordo entre 164 países, estabelecido há 21 anos, pelo desenvolvimento da educação até 2030. A Unijuí preza pelo acesso e a democratização dos ambientes dedicados ao ensino, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade, com mais igualdade e mudanças, utilizando o passado como referência e buscando mais desenvolvimento para o futuro. A educação, em todos os seus níveis, tem o poder de transformar vidas e lugares.
O professor do curso de Pedagogia da Unijuí, Sidinei Pithan da Silva, expõe que “a afirmação do Dia Mundial da Educação, não pode ser apenas comemorado, tendo em vista as conquistas políticas promovidas pelas sociedades democráticas, ou mesmo pelos pactos já consolidados. A data pode ser entendida como uma árdua tarefa, que nos exige compreender o que nos falta enquanto humanidade”.
A coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras: Português e Inglês da Unijuí, Taíse Possani, diz que ainda é necessário avançar em relação aos processos de reconhecimento dos direitos, em relação à educação. “Hoje ainda temos contextos em que os sujeitos são roubados, violentados em seus direitos mais básicos. Se não garantirmos a educação como um direito e também um dever dos que podem provê-la, corremos infelizmente o risco de que ela não ocorra, tamanho o embrutecimento que ainda nos encontramos”, afirma a professora.
Existem muitas mudanças necessárias para alcançar os objetivos almejados, um processo de evolução constante e desafiador, como o período vivenciado durante a pandemia do Covid-19, que exigiu o uso da tecnologia. Assim como os processos podem ser inovadores, também existe uma tradição que é necessária nas ações educativas. Sidinei destaca que é necessário analisar contextos, interrogar o períodos e épocas, entender o que rege o destino das pessoas e construir possibilidades de vivência.
“As mudanças na educação são necessárias, mas elas precisam enfrentar os problemas históricos, sociais e culturais que nos limitam ou dificultam os potenciais de liberdade, igualdade, e fraternidade das grandes maiorias. Nesse sentido, a humanidade, no trato com a Educação Básica e Ensino Superior, cumpre um importante papel, porque levanta as grandes questões de nosso tempo. Isso eleva nossa capacidade individual e coletiva de compreender nosso grau de responsabilidade com o devir humano e social, o que pode ampliar nossa politicidade e senso de cidadania”, afirma o professor Sidinei.
É a educação que trará como resultado o desenvolvimento da humanidade. Consequência dela será o desenvolvimento de novas tecnologias, avanços na pesquisa e na ciência. Tudo está relacionado à educação. “A educação lida com o devir humano. De uma parte se trata de garantir as conquistas, aos que estão chegando, e no Brasil, são mais de 50 milhões de crianças e jovens em processo formais de educação. De outra, se trata de enfrentar os dramas e dores do presente, ajudando a compreender nosso passado e a elaborar esperançosamente nosso futuro, reconstruindo este passado, e superando o presente”, comenta o professor do curso de Pedagogia da Unijuí.
Sidinei também traz como destaque, a autora Hannah Arendt, ao se referir ao trecho de um dos livros da pensadora: "A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele".
“Arendt nos chama a atenção para o fato de que precisamos cuidar das crianças, protegê-las do mundo, mas também, proteger o mundo das crianças. Para ela, educar é conservar as heranças, as riquezas simbólicas, da Filosofia, das Ciências e das Artes. Amar o mundo é estar disposto a se comprometer com ele, a participar dele, no âmbito da política. Valorizar o espaço público e entender que ele é marcado por uma pluralidade. Creio que uma educação democrática, por mais que se destine a modificar cenários sociais e culturais, também precisa cuidar para que se garanta que, em cada época, se forme um “corpo político”. Embora isso não dependa só da educação, passa por ela, a ideia e os aprendizados do que significa, ou significaram muitas conquistas em torno da luta pela liberdade”, finaliza o docente.

Professor doutor Matias Nunes Frizzo
Em continuidade à parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), o Laboratório de Análises Clínicas - Unilab da Unijuí irá realizar o teste molecular para detecção da Dengue, Zika e Chikungunya, através do método RTqPCR qualitativo, que possui 100% de especificidade para os patógenos causadores das doenças.
Conforme explica o coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo, os ZDCs (Zika, Dengue e Chikungunya) são vírus de RNA do gênero Flavivírus, transmitido pelo mosquito da espécie Aedes aegypti, causadores das arboviroses que acometem a população brasileira em um nível preocupante, a exemplo da nossa região.
No caso da doença causada pelo vírus Zika, muitas vezes assintomática ou com sintomas parecidos com os da gripe, trata-se de um causador de síndromes neurológicas e de casos de microcefalias potencialmente relacionadas ao patógeno. A infecção pela Dengue pode ser assintomática, ou pode resultar em diversos sintomas clínicos após um período de incubação de 2 a 7 dias, que vai desde uma síndrome gripal leve até as formas mais graves da doença, conhecida como dengue hemorrágica. Já na infecção por Chikungunya, o período de incubação varia de 3 a 12 dias e sua principal manifestação clínica é uma forte dor nas articulações.
“Devido à dificuldade em diferenciar essas doenças por meio de avaliação clínica e métodos tradicionais de laboratório, o diagnóstico molecular se faz importante e decisivo no enfrentamento a estas doenças, tanto pela qualidade do teste molecular quanto pela agilidade na emissão do resultado, em até 24 horas”, explica o professor, lembrando que o exame ofertado avalia de forma qualitativa a presença dos três vírus em um único teste, contribuindo para a escolha de um tratamento adequado, além de ser importante nos estudos epidemiológicos para analisar a distribuição da infecção dentro das populações da região.
“Ainda dentro dos benefícios do teste molecular, ele é rápido, sensível, preciso e altamente específico. O teste pode ser realizado em pacientes assintomáticos ou a partir do primeiro dia de sintomas”, reforça Matias, lembrando que o teste é feito a partir da coleta de amostra de sangue.
Interessados podem entrar em contato com o Unilab, pelo telefone 3332-0554 ou pelo e-mail unilab@unijui.edu.br. O custo é de R$ 150.

A Casa do Estudante da Unijuí - Unicasa recebe acadêmicos de diversos municípios, estados e até mesmo de países diferentes. Por virem de tão longe ou por incapacidade financeira, muitos destes estudantes se instalam com poucos itens, necessários para garantir o mínimo de conforto.
Buscando arrecadar roupas, móveis, eletrodomésticos e utensílios de cozinha é que está sendo promovida a campanha Amigo da Unicasa. Os objetos doados podem ser entregues no Setor de Acompanhamento e Acessibilidade da Unijuí.
De acordo com a coordenadora da Unicasa, Aline Lütke, são comuns casos de acadêmicos que vêm de longe e, por diferentes razões, chegam despreparados para o clima local. “Como nosso inverno é rigoroso, os agasalhos são caros e os acadêmicos não possuem condições de pagar, solicitamos, principalmente, peças para essa estação”, afirma.
Aline acredita que a campanha vai mobilizar muitas pessoas e, dessa forma, arrecadar e garantir bem-estar aos residentes da Unicasa. “A expectativa é que seja uma campanha positiva, com muitas doações, para que possamos beneficiar estes estudantes”, complementa.
Confira alguns itens que podem ser doados:
Para aqueles que desejam doar móveis, basta entrar em contato pelo telefone (55) 9162-5102, para que seja combinada a busca da mobília.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

A Unijuí sempre foi referência para Mariana Fröhlich. Graduada em Enfermagem, retornou à Universidade para a realização da Pós-Graduação Lato Sensu em Obstetrícia. “Nós, da área de Enfermagem, nos formamos muito generalistas. Para trabalhar numa área mais específica, é necessário se aprofundar no tema, estudar mais”, explicou a profissional.
Mariana conta que a pós-graduação lhe abriu muitas portas, em várias outras áreas e campos de atuação, lhe ajudando, ainda, a reestruturar seu local de trabalho, que é um hospital. Hoje, ela é enfermeira gestora da maternidade.
“Eu acho muito importante continuar estudando porque o mercado de trabalho não para. O mundo não para e a gente precisa de pessoas qualificadas, em constante aprendizado, principalmente diante das mudanças que vêm ocorrendo no cenário da saúde”, completa Mariana, que seguiu seus estudos no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, também na Unijuí.
A Universidade conta com cursos de pós-graduação lato sensu em diferentes áreas. Estão com inscrições abertas, no campus Ijuí, os cursos de Justiça Restaurativa e Mediação; Fitoterapia Clínica; Hematologia Laboratorial; Engenharia de Segurança do Trabalho; Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia,;Coaching e Gestão de Pessoas; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário e Oncologia. Já na modalidade EaD, Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão; Gestão, Inovação e Empreendedorismo nos Serviços de Saúde; e Segurança Pública e Direitos Humanos.
Para mais informações, acesse unijui.edu.br/pos ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Com o intuito de promover um espaço de debate e reflexão sobre modernização na área do empreendedorismo, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec e a modalidade Ensino a Distância (EaD) da Unijuí realizaram nesta segunda-feira, 25 de abril, o webinar “Criatividade e Inovação”.
O encontro foi mediado pelo professor e coordenador dos cursos EaD, Luciano Zamberlan. Participaram do evento Bruno Bazanella, mestrando em Indústria Criativa e especialista em Gestão de Pessoas; e a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.
Um dos tópicos abordados pelos palestrantes foi a diferença entre os dois principais temas do webinar. De acordo com Bruno, “são conceitos complementares, um servindo de combustível para o outro”. “Quando falamos de criatividade, mas conceitualmente estamos falando de uma competência que pode ser lapidada, temos o surgimento de inovações”, salientou.
Maria Odete acrescenta que, para a Criatec, “a inovação é a criatividade que vira nota fiscal”. “Para nós, é algo que traz resultado. Dessa forma, nem tudo que eu crio eu coloco em prática, mas aquilo que eu colocar em prática e trouxer frutos é um tipo de inovação”, complementou.
O professor Luciano também acredita que o foco dos empreendedores deve estar na solução de problemas das pessoas, empresas e sociedades. “Ao mesmo tempo, devemos ter o compromisso de fazer com que esses elementos tomem forma e ajudem a mover, seja uma sociedade, uma economia ou um negócio”, finalizou.
Confira na íntegra o webinar “Criatividade e Inovação” neste link.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí

A Unijuí é uma das patrocinadoras da Fenasoja 2022, em Santa Rosa. A Universidade está envolvida em atividades oficiais da Feira, mas também conta com uma programação especial no estande, localizado no pavilhão 12. No espaço, além de ações dos cursos de Graduação, os visitantes também poderão conhecer algumas incubadas da Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí e participar de ações da Rádio Universitária - Unijuí FM.
Nos dias 29 de abril e 3 de maio, o curso de Ciências Contábeis irá realizar o preenchimento da Declaração Anual de Faturamento do MEI; o curso de Direito apresentará duas iniciativas que oferecem serviços gratuitos à comunidade de Santa Rosa e região, o Escritório Modelo e Balcão do Consumidor. Nestes dias, o curso de Administração também desenvolve atividades. No dia 3 de maio, ainda serão realizadas atividades da área da Saúde e Educação Física, com aferição da pressão arterial, sessões de alongamento nos estandes e simulação realística de atendimento infantil. Ainda no dia 03 de maio, haverá a presença do curso de Medicina da Unijuí com o boneco de simulação realística SINBABY.
Para o dia 30 de abril e 7 de maio, os cursos das áreas de Tecnologia e Engenharias apresentam o Projeto IoT, robôs, além de atividades de impressão 3D e a oficina Balançando as Estruturas com o curso de Engenharia Civil.
No domingo, dia 1º de maio, o curso de Psicologia promove uma roda de conversa sobre carreiras. Já os cursos da área da Saúde irão apresentar atividades ligadas aos Projetos de Extensão, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, avaliação de pele e orientações gerais de saúde.
No dia 4, quarta-feira, os cursos da área da Comunicação e Educação Física desenvolverão atividades integrativas com os visitantes da Feira.
As atividades do dia 5 de maio envolvem o curso de Medicina Veterinária, com análise de qualidade de leite em tempo real; o Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde irá realizar aferição da pressão arterial e sessões de alongamento. O curso de Agronomia também estará presente neste dia com a demonstração das atividades realizadas durante o processo formativo de seus estudantes.
No dia 6, haverá apresentação do Projeto Energia Amiga. Já o curso de Engenharia Civil promove a oficina Balançando as Estruturas e os cursos de Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica estarão presentes para tirar dúvidas e demonstrar as ações realizadas durante a graduação.
A Unijuí também faz parte da programação oficial da Fenasoja, como patrocinadora do hackathon Desafio Campo Inteligente, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio.
A Rádio Unijuí FM estará presente na cobertura da Feira, com gravação especial do programa Rizoma Podcast, no dia 3 de maio, com o prefeito Santa Rosa, Anderson Mantei; coordenador do campus Santa Rosa, professor Marcos Scherer; o presidente da Fenasoja, Elias Dallalba; e a presidente da ACISAP, Lídia Linck Logemann.
A Criatec terá presença de empresas incubadas dos campi Santa Rosa e Ijuí, durante todos os dias da Feira.
Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same) busca traçar um raio-x da educação na rede municipal durante o período de pandemia
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Na última semana, a Unijuí apresentou à Secretaria Municipal de Coronel Barros o relatório geral das avaliações aplicadas por meio do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), criado para traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental durante o período de pandemia: 2020 e 2021. A Universidade, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação de vários municípios, onde os secretários municipais de Educação decidiram entender o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
O encontro, realizado na quarta-feira, dia 20, na Escola Municipal Miguel Burnier, contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring, coordenadora do projeto; da responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade, Graciele da Rosa Bertoldo; e da professora Isabel Koltermann Battisti, responsável pela área da matemática. Esteve presente o secretário de Educação de Coronel Barros, Odilar Braga, a equipe da pasta, professores e direção da escola.
“Fizemos uma devolutiva do processo de avaliação que envolveu estudantes do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Elaboramos, aplicamos e analisamos uma avaliação diagnóstica, que teve como parâmetros as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. As provas foram aplicadas no ano passado e, na última semana, fizemos a devolutiva ao Município dos resultados, organizados a partir de um relatório geral analítico. A Universidade também criou uma plataforma, na qual constam estes resultados”, explicou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que os resultados têm o objetivo central de auxiliar os professores a realizarem o planejamento das aulas no pós-pandemia.
“Mais uma vez a Universidade, a partir dos cursos de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, se coloca como parceira da Educação Básica para o enfrentamento do problema de déficit de aprendizagem. Parabenizamos o secretário de Educação, Odilar Braga, por desafiar a Universidade e por também se colocar como gestor público, realizando um processo de avaliação da aprendizagem, pensando em formas de corrigir as deficiências geradas durante o período pandêmico”, reforçou a reitora.
De acordo com o secretário municipal Odilar Braga, os objetivos do Município foram atingidos com a avaliação. “Agradecemos ao trabalho e à parceria da Unijuí, que com certeza terá sequência. Coronel Barros avaliou 245 alunos que estavam aptos - ou seja, tivemos quase 100% de participação de toda a Educação Básica de nossa única escola, a Escola Miguel Burnier. Nossa pretensão não era de ranquear estudantes, mas coletar informações científicas, fidedignas para que os professores, a escola e a própria Secretaria Municipal de Educação possam repactuar a aprendizagem”, afirmou.
Como lembra o secretário, os estudantes foram avaliados em quatro níveis de aprendizagem: avançado, proficiente, básico e insuficiente. “Felizmente, a avaliação mostrou que não temos nenhuma turma com nível de insuficiência. A maioria dos alunos alcançou proficiência e muitos o nível avançado”, comentou Odilar, lembrando que, agora, o relatório geral será disponibilizado aos professores, para que possam realinhar o processo de aprendizagem. “Agradecemos pela plataforma disponibilizada aos nossos educadores. Ali, eles vão ter um desenho das suas turmas. O desafio é longo, daqui para frente, mas estamos dando o primeiro passo, muito seguro, em relação ao futuro do processo de aprendizagem no município”, finalizou.

Criada em 2001 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tem como objetivo proporcionar uma linguagem unificada, que ajuda a classificar a funcionalidade e as incapacidades decorrentes de doenças e condições de saúde.
Para os profissionais que precisam identificar a linguagem, as aplicabilidades e os objetivos da Classificação, a Unijuí oferta a qualificação em Uso da CIF, com inscrições abertas até o dia 5 de junho, por meio do endereço unijui.edu.br/educacaocontinuada. O curso proporcionará aos participantes entendimento sobre a atual classificação e a sua transição da Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID). Também será possível entender a relevância do regramento como uma ferramenta estatística para dimensionar os quadros de incapacidade.
A qualificação é indicada para profissionais da área da saúde que buscam compreender a utilização e a estrutura da Classificação nos diferentes níveis de atenção à saúde, além de viabilizar o seu uso em todas as esferas, incluindo sistemas de informação referenciados pela CIF.
Para mais informações sobre as qualificações ofertadas pela Unijuí, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira, 25 de abril
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A Unijuí recebeu na noite desta segunda-feira, 25 de abril, uma homenagem da Câmara Municipal pelos seus 65 anos de fundação, comemorados no mês de março. Participaram da solenidade a reitora, professora Cátia Maria Nehring, e a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola.
Em nome dos demais edis, o vereador Bíra Erthal discursou e falou do seu orgulho, como egresso da Universidade, do curso de Direito, em poder prestar a homenagem e evidenciar as mais de seis décadas de história da Universidade. “É muito importante para nós, de Ijuí e região, termos a academia presente no nosso dia a dia, não só na formação de profissionais, mas no atendimento às demandas da comunidade - algo que se tornou ainda mais forte agora”, destacou o vereador, referindo-se à Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, que traz, entre as suas propostas, a realização de Projetos Integradores, que aproximam os estudantes dos problemas de suas comunidades.
Em sua fala, a reitora, professora Cátia Maria Nehring, destacou que representava na tribuna mais de 1.000 profissionais, entre professores e técnicos-administrativos e de apoio, e mais de cinco mil estudantes. “A Unijuí surge há 65 anos a partir do ensino, mas atua, em Ijuí e região, também com a pesquisa, extensão e inovação, sem abrir mão da cultura. Do complexo Fidene, do qual a Unijuí faz parte, contamos com um Museu, que está completando 60 anos; com a Rádio Unijuí FM, que completa 20 anos; e com uma escola de Educação Básica, a EFA. Nos orgulha saber que recebemos o estudante nas séries iniciais, na EFA, e o acompanhamos até o doutorado. São mais de 50 mil pessoas graduadas pela Universidade”, destacou.
A reitora falou, ainda, da necessidade de se trabalhar a valorização do Ensino Superior e de despertar o interesse nos jovens por áreas como a de licenciatura. “Estamos com uma grande crise, onde as pessoas não acreditam no poder da Educação Superior. Temos dificuldades na abertura de cursos para formação de professores, por exemplo, e isso terá um impacto muito grande para uma cidade que quer ser inteligente, como Ijuí, e que precisa de profissionais qualificados.”
A vereadora Bruna Gubiani, em nome do Coletivo, ressaltou a importância da inserção da Unijuí na comunidade. Quando ainda era estudante do curso de Direito, Bruna participou, durante quatro anos, do projeto de extensão Cidadania para Todos, onde desenvolvia atividades junto às escolas em situação de vulnerabilidade social.
Com mais de 30 anos de ligação com a Unijuí - primeiro como estudante do curso de Direito e depois como professor, o vereador César Busnello criticou a falta de valorização das universidades comunitárias pelos governos federal e estadual. E lembrou da necessidade da aplicação de recursos definidos em lei (0,5% da receita líquida do Estado) para a Educação Superior (pública e comunitária) - algo que vem sendo defendido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do qual a Unijuí faz parte.
Nos últimos anos, de acordo com o balanço financeiro publicado pelo Estado, o percentual não está sendo totalmente destinado, dificultando o acesso de milhares de estudantes ao Ensino Superior. Dos 0,5%, apenas 0,29% foi destinado à educação superior pública, e 0% à educação comunitária. O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente 7 mil estudantes de baixa renda em Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES).

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O objetivo foi criar soluções para mobilidade urbana
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Colégio Concórdia, vencedor do Decola 2022
A Unijuí campus Santa Rosa recebeu no sábado, dia 23, mais de 100 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, de sete escolas públicas e privadas de Santa Rosa, para a final da 4ª edição do Decola. Um programa de inovação e empreendedorismo, que é uma parceria entre a Universidade e a Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP).
Neste ano, participam do Decola as seguintes escolas: Colégio Salesiano Dom Bosco, Instituto Federal Farroupilha, Instituto Sinodal da Paz, Colégio Concórdia, Escola Estadual de Educação Básica Professor Joaquim José Felizardo (CIEP), Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz e a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, que participou de todos os módulos, mas pode estar presente no dia do desafio. A participação de 22 voluntários também foi necessária para a concretização das atividades, divididas em oito módulos, que iniciaram no mês de março.
O último encontro foi marcado pelo challenge, em que os estudantes tiveram que propor soluções para a mobilidade urbana de Santa Rosa. As turmas foram avaliadas pelo coordenador da Unijuí campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer; pela presidente da ACISAP, Lídia Linck Logemann; pelo vice-presidente administrativo da ACISAP, Douglas Marques; e pela secretária de Desenvolvimento Educacional e Cultura de Santa Rosa, Lires Zimmermann Führ.
Os estudantes do Colégio Concórdia foram avaliados com a melhor solução e receberam troféu e medalhas. A turma desenvolveu um aplicativo que localiza a pessoa e acompanha seu movimento. O objetivo é ter um sistema de pontuação que pode gerar descontos em lojas conveniadas. O maior número de pontos é destinado aos usuários que optam pela locomoção a pé, seguido da bicicleta, transporte público e carona.
O professor e pastor do Colégio Concórdia, Alexandre Ulrich, afirma que hoje, o pensamento dos estudantes se desenvolveu, enquanto pequenos empresários. “Nossos estudantes estão com pensamento lógico ampliado, em função de problemas e situações que podem resolver, tanto na vida pessoal, quanto em possíveis empreendimentos futuros. Até mesmo, estão motivados a, de fato, viabilizar o aplicativo. Eles perceberam que é possível pensar fora da caixa, para resolver problemas e tornar isso algo rentável”, destaca Alexande.
Além do desafio, o Decola também promoveu uma ação social, para arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, que foram entregues na tarde desta segunda-feira, dia 25, para nove entidades do município de Santa Rosa. O Instituto Sinodal da Paz foi o melhor colocado na atividade e também recebeu um troféu, como premiação.
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