
Nesta semana, foi realizada uma reunião para apresentação do Same à Secretaria Municipal de Educação de Três Passos
A Unijuí já iniciou a devolutiva dos resultados aos municípios que participaram do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), no ano de 2022. Criado para traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental, o sistema avalia alunos do 2º ao 9º Ano, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. A avaliação tem sido uma importante ferramenta aos gestores que buscam identificar o impacto da pandemia de covid-19 no aprendizado dos seus alunos.
De acordo com a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, nesta semana, o município de Nova Ramada e o Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, em Ijuí, receberam a plataforma com todos os resultados da avaliação e um relatório, focado nas orientações didático-pedagógicas para os professores em exercício. Essa devolutiva ocorreu por meio de uma formação, que será, nas próximas semanas, realizada com os municípios de Esperança do Sul, Bozano, Entre-Ijuís e Coronel Barros.
“Essas orientações têm o objetivo de reforçar o trabalho com aqueles alunos que apresentaram proficiência elevada e trabalhar com outras atividades com aqueles alunos que apresentaram dificuldades conceituais”, explicou a reitora. A Unijuí, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação dos municípios, onde os secretários municipais de Educação decidem entender o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
Concomitante à devolutiva, também ocorre o planejamento de novas ações do Same em 2023. Nesta semana, foi realizada uma reunião de apresentação do sistema à Secretaria Municipal de Educação de Três Passos, que tem interesse em aplicar duas avaliações diagnósticas neste ano: uma no mês de abril ou maio, e outra no mês de outubro ou novembro.
O encontro contou com a presença da reitora; do supervisor do Campus da Unijuí em Três Passos, professor André Giovane de Castro; da responsável pelo Escritório Universidade - Comunidade, Graciele da Rosa Bertoldo; do secretário de Educação de Três Passos, Osvaldir José Urnau; das coordenadoras da Educação Infantil, Jucemara Luciana Tomazzoni e Ana Paula Ranow dos Santos; e das coordenadoras dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Rosana Heloisa Scherer e Fátima Goldharth Larssen.
Gestores que desejam aplicar a avaliação diagnóstica em seus municípios podem entrar em contato com o Escritório de Relações Universidade - Comunidade pelo e-mail comunidade@unijui.edu.br.

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais na Califórnia, nos Estados Unidos, ofertado pela State University, Northridge e University of La Verne. Podem participar estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, professores, técnicos-administrativos e egressos da Unijuí, que tenham concluído o curso em, no máximo, um ano.
A oportunidade surge por meio de uma parceria entre a Unijuí e a International Business School (IBS), que visa ofertar cursos que aliam formação acadêmica com experiência executiva no exterior, para alunos que buscam desenvolver o idioma inglês com foco em negócios. Para isso, os estudantes receberão uma bolsa de estudos parcial que cobre 70% do investimento do programa escolhido. Os selecionados também terão acesso a preços subsidiados na hospedagem, teste gratuito de proficiência em inglês e outras orientações.
Com duração de três semanas, os cursos contam com aulas e atividades em período integral, ministradas em inglês, exigindo proficiência de nível a partir do intermediário. Confira os cursos ofertados:
- Strategy and Marketing (Campus ULV)
- Finance and Accounting (Campus ULV)
- Leading & Coaching the Human Organization (Campus ULV)
- Contemporary Topics in Public Administration (Campus ULV)
- Communication, Design & Innovation (Campus CSUN)
- Digital Companies & E-Business Revolution (Campus CSUN)
- Design Thinking & Innovation (Campus CSUN)
- Leadership In An Age Of Disruption (Campus CSUN)
- Business English
O programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente, com dupla certificação. Para os estudantes que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, há a possibilidade de fazer o Business English.
As inscrições podem ser realizadas até dia 26 de fevereiro de 2023. Interessados devem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, Whatsapp (55) 98146-1888, página do escritório no instagram ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.

Na noite da última quarta-feira, 15 de fevereiro, aconteceu o encontro da Associação de Artistas Visuais de Ijuí - AAVI, no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). O momento foi conduzido por Maria Regina Johann, que recebeu os artistas, associados e representantes da comunidade para uma conversa sobre a Arte Contemporânea e criação artística.
Maria Regina, que é professora da Unijuí com formação em Educação Artística, doutora em Educação nas Ciências e também integrante da AAVI, comenta sobre a parceria entre as instituições e o Museu. Ela destaca a importância deste espaço como promotor das diversas manifestações artístico-culturais e reforça que a vida do Museu depende do acolhimento da sociedade em relação às propostas de exposições e projetos educativos.
Nesse sentido, as visitas do público em geral, assim como dos estudantes e professores, são fundamentais para dinamizar o belíssimo acervo que o Museu dispõe. Os artistas também aproveitaram a oportunidade para apreciar as obras inseridas na Exposição Coletiva “Arte na União das Nações”, que permanece no Espaço Ijuí Hoje até o dia 3 de março.
Sobre a Exposição
Tendo como ponto de partida a ideia de que as diferenças nos unem, a exposição visa enaltecer e abordar aspectos acerca das culturas das nações que constituem a comunidade regional. A mostra conta com obras de 20 artistas locais que fazem parte da Associação de Artistas Visuais de Ijuí - AAVI.
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Na última terça-feira, 14 de fevereiro, foi ao ar o terceiro episódio do Campus Fashion Cast, realizado pela Unijuí FM. O podcast apresenta uma série de conteúdos sobre moda, sendo que, nesta edição, foi abordada a temática “Armário em Cápsula”, já disponível nos canais oficiais da Rádio Unijuí FM no YouTube e Spotify.
O programa tem apresentação da jornalista e diretora da Rádio Unijuí FM, Cláudia Bohrer; da criadora de conteúdo digital e referência em moda e provador fashion, Day Fabrim; da jornalista, especialista em Marketing e consultora de Imagem e Estilo, Ana Louíse Diel; e da designer de Moda e consultora de Imagem e Estilo, Constantine Fornasier.
O bate-papo explora assuntos sobre o consumo consciente e a imaginação para selecionar poucas roupas e acessórios para serem usados entre si, com dicas sobre peças, cores e estampas para começar a compor um armário cápsula.
O Campus Fashion Cast é uma realização da Rádio Unijuí FM e Unijuí, com apoio de Day Fabrim, Ana Louise Diel, Constantine Fornasier, Marcia Campos, Leviossa, Davanti, Pano Leve, Pano Leve Store, Sapatinho de Luxo (por Genifer Santos), Gasteiz Vitoria, Mobiliário 21, Jéssica Schirmer Espaço de Beleza e Zug Vídeos.

Na última semana, a professora Angélica Cristiane Moreira, coordenadora de cooperação entre a Unijuí e a Universidade do Porto (UP), esteve em Portugal, realizando uma série de atividades junto à instituição.
Com suporte do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, foram organizadas reuniões com diferentes departamentos da Universidade do Porto: reitoria, Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Nutrição, Faculdade de Direito, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina e com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Conforme explica a professora Angélica, a Unijuí possui acordos de mobilidade com várias instituições de outros países, primando pela internacionalização. “Na Unijuí, buscamos a excelência no ensino e não é diferente ao escolhermos as universidades parceiras. A Universidade do Porto é uma referência internacional, com excelentes professores e pesquisadores, ocupando um dos melhores lugares no ranking das universidades europeias, sendo a maior universidade de Portugal”, destacou a professora.
Somente na Faculdade de Engenharia - FEUP, há 7.876 estudantes sendo 1.316 estudantes estrangeiros, dentre os quais encontram-se 622 brasileiros aceitos via convênio. Em Portugal, os alunos com classificações mais altas procuram por esta universidade. Na busca pela internacionalização, a Universidade do Porto faz parceria com as instituições mais bem conceituadas e, no caso do Brasil, a referência buscada é a classificação no Ministério da Educação e Cultura (MEC).
“O convênio entre a Unijuí e a Universidade do Porto existe há 16 anos, entretanto, o mesmo expirou em novembro de 2022. Por este motivo, e no intuito de manter a relação entre as universidades, buscamos realizar reuniões para fortalecer este laço, renovar e criar novos convênios, como para o curso de Medicina, dialogando sobre alterações curriculares europeias. O intercâmbio acadêmico oferece um mundo de oportunidades de enriquecimento pessoal e de currículo. O Porto tem enorme riqueza histórica e arquitetônica, eleita uma das melhores cidades da Europa”, reforçou a professora Angélica.
Atualmente, quatro estudantes da Unijuí, dos cursos de Engenharia Elétrica, Biomedicina e Farmácia, realizam intercâmbio na UP.
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O Programa de Aprimoramento Integrado em Medicina Veterinária da Unijuí lançou edital extra para seleção de aprimorando na área de Anestesiologia Veterinária, para ingresso na turma de 2023. Interessados em participar do processo seletivo devem realizar a inscrição até terça-feira, dia 21 de fevereiro, exclusivamente na página do Programa, que pode ser acessada através do site unijui.edu.br/pos.
Para estar apto à vaga é necessário ser formado em Medicina Veterinária (há, no máximo, três anos) e ser residente e domiciliado no Brasil. Também podem se inscrever médicos veterinários graduados em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras, observada a legislação de estrangeiros vigente no país. No ato da matrícula, o candidato aprovado deverá, obrigatoriamente, apresentar o número de inscrição/registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).
O curso possui duração de 13 meses, com carga horária total de 3.168 horas, e prevê o pagamento de uma bolsa-trabalho ao aprimorando, uma vez que o aluno deve dedicar-se exclusivamente ao Programa, não podendo desenvolver outras atividades profissionais paralelamente. Durante esse período, o pós-graduando terá contato diário com a rotina do Hospital Veterinário da Unijuí, tendo a oportunidade de preparar-se ainda mais para o mercado de trabalho, tornando-se um profissional seguro e qualificado por meio de um intenso treinamento prático.
O processo seletivo é composto por três etapas: entrevista, análise de títulos (Curriculum Lattes) e avaliação da carta de interesse. O resultado final será divulgado no dia 1º de março e a matrícula será efetivada de forma online, no dia 3. Na página do Programa é possível encontrar o edital extra completo, bem como mais informações sobre a estrutura curricular do curso, o cronograma do processo seletivo e o valor da bolsa-trabalho.

Na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, a Unijuí recebeu a visita do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Amazonas, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, e do professor doutor do curso de Administração, Wlademir Leite Correia Filho. Os docentes foram recebidos pela reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, professor Daniel Baggio; e pelos professores Jorge Sausen e Airton Mueller.
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de realizar parcerias entre os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das universidades para o desenvolvimento de pesquisas e publicações de forma conjunta. Além disso, iniciou-se o estudo para a implantação do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Desenvolvimento Regional. Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, será muito importante estabelecer pontes para que os pesquisadores dos cursos de Mestrado e Doutorado possam ter diferentes oportunidades.
“A conversa foi muito positiva, onde apresentamos nossos Programas de Pós-Graduação, nossa forma de desenvolver pesquisas e a interação que temos com a comunidade local. Mostramos também nossa estrutura, a Editora Unijuí e o setor de inovação da Unijuí para que eles pudessem levar uma visão mais completa de tudo que fazemos aqui. Por outro lado, também pudemos conhecer mais sobre a realidade da Universidade do Estado do Amazonas e alinhar interesses no sentido de conhecermos os projetos afins das instituições que nos permitem desenvolver parcerias de curto, médio e longo prazo", finalizou.


Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Condor, o workshop “Desenvolvimento de Pessoas e Organizações: a liderança e o RH fazem a diferença?”. O evento foi promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Sementeiro de Condor, composto pela Unijuí, ACI, Prefeitura e as empresas Sementes Costa Beber, Strobel Sementes, Van Ass Sementes e Cotripal.
O workshop contou com a palestra do professor doutor Pedro Luis Büttenbender, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, que abordou questões ligadas à gestão e articulação do Arranjo Produtivo Local de Sementes, com ênfase no planejamento estratégico de cada uma das organizações que compõe o APL e o planejamento estratégico do próprio arranjo em constituição.
“A partir da abordagem da importância do APL para o fortalecimento da cadeia produtora de sementes e o reconhecimento do território da região liderada por Condor, abordamos o planejamento da gestão estratégica do APL visando fortalecer os níveis de confiança entre os membros e os eixos priorizados pelo coletivo. Deste conjunto resultou, portanto, uma abordagem com estratégias de motivação, de gerenciamento e de fortalecimento das capacidades competitivas das empresas membros do arranjo, fortalecidas de forma conjunta”, explicou o professor.
O evento contou ainda com mediação do consultor de Desenvolvimento Regional, Ronie Gabbi, que sistematizou o conteúdo em um resumo, com o objetivo de que os coordenadores de Recursos Humanos levassem um passo a passo prático para uso em suas empresas. Além do professor Büttenbender, a Universidade também esteve representada no evento pela Agência de Inovação e Tecnologia (Agit).


Novos estudantes da Unijuí, das modalidades presencial e Ensino a Distância, foram convidados a participar nesta terça-feira, 14 de fevereiro, de um workshop com o tema “Planejando minha carreira em 5 passos”.
Realizado de forma online, o bate-papo contou com a participação da coordenadora da Assessoria de Marketing da Unijuí, Talita Mazzola, que atuou como mediadora; e com a psicóloga com experiência em psicologia clínica e psicologia organizacional do trabalho, Maria Rita Battisti, palestrante da tarde.
Ambas as profissionais relataram, no início do encontro, como decidiram pelas suas profissões e os caminhos que percorreram para chegar à função que ocupam hoje. Talita, desde o primeiro semestre do curso de Jornalismo na Unijuí, participou de estágios e de experiências na área, propiciadas pelo curso. Maria Rita, por sua vez, participou de estágios, de projetos de extensão, que a conduziram para atuação nas áreas de psicologia clínica e psicologia do trabalho.
Aos participantes, a palestrante falou sobre a importância de realizar o planejamento de carreira no início do curso, que deve estar alinhado ao projeto de vida. “Quem sai da escola sente-se inseguro ao ingressar no Ensino Superior. Ao ter um planejamento de carreira, é possível se sentir mais seguro diante da decisão tomada e é possível fortalecer a identidade profissional, formada pelo querer ser, pelo saber, fazer, fazer-saber e, finalmente, pelo ser”, explicou.
A coordenadora da Assessoria de Marketing ressaltou que a Unijuí oferece oportunidades que vão além da sala de aula, como a possibilidade de participação, de forma voluntária ou como bolsista, de projetos de pesquisa, de extensão e de projetos culturais. Os estudantes também têm a possibilidade de vivenciar um intercâmbio no exterior, em instituições com as quais a Universidade mantém parcerias.

Dando continuidade à preparação dos professores para o ano letivo de 2023, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí promoveu nesta terça-feira, 14 de fevereiro, mais uma formação com os docentes da Universidade. Nesta semana, os encontros, que têm sequência na quinta-feira, 16, estão voltados ao novo sistema de avaliação da Universidade. Está sendo abordado o papel da avaliação no processo formativo, além da Resolução 48/2022, que traz novos elementos para o processo avaliativo.
Segundo a coordenadora do NIP, Mariane Martins, na última semana iniciou-se a discussão sobre o planejamento e agora os encontros seguem abordando este tema, mas com foco na avaliação. “O objetivo é propor a reflexão do professor sobre a avaliação a partir dos pressupostos da nova resolução que trata do sistema de avaliação, que se fundamenta em um entendimento de uma formação como parte do processo de aprendizagem e não separada deste, que pressupõe uma comunicação clara com o estudante e estabelece critérios claros como parâmetros para avaliar, dar feedbacks, etc”, explicou.
A formação com o tema “Processos de ensino e aprendizagem: avaliação” está sendo ministrada pelo Setor de Apoio Pedagógico do NIP, composto pelos professores Luciano Zamberlan, Isabel Battisti e Ester Hauser. Em sua fala inicial, o professor Luciano Zamberlan destacou que uma das principais funções dos docentes é atuar no planejamento dos componentes curriculares e que, a avaliação é uma etapa importante do mesmo. "Nós planejamos, praticamente, o tempo todo. Quando pensamos em uma experiência de aprendizagem, uma atividade em sala de aula, em uma dinâmica, por exemplo. E nós planejamos também quando pensamos em avaliar o estudante. São desafios que farão com que pensemos de forma diferente", destacou.
Para Mariane, “o objetivo final é sempre melhorar o processo de ensino na sala de aula, proporcionando experiências de aprendizagens que possibilitem a aprendizagem através da mobilização dos conhecimentos procedimentais institucionais e conceituais”.

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