
Palestras, mostras de cursos, informações sobre a Universidade, Enem, aulão de redação, e muito mais. Estas são algumas das atrações da programação do Profissional do Futuro 2020, que a Unijuí realiza desta segunda, dia 09, até a próxima sexta, dia 13, de forma exclusivamente online.
As oficinas estão organizadas para que os estudantes possam acompanhar e circular pelas diferentes áreas do conhecimento e atividades do evento, sem prejuízo. Na programação, ainda, uma das atrações é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. Nele, o estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos.
Ainda é possível se inscrever, participar da programação e concorrer a prêmios especiais. Confira:
Acesse o site do evento e participe, clicando neste link!
A escolha profissional é um momento importante na vida de todo aluno e nem sempre é fácil decidir qual profissão seguir após o Ensino Médio. E a Unijuí sempre esteve ao lado destes estudantes, mostrando caminhos e a atuação das diferentes áreas ofertadas na Universidade. “O Profissional do Futuro é o momento em que apresentamos os cursos e a Universidade de forma intensa aos estudantes de ensino médio de toda a nossa região. É uma oportunidade deles tirarem dúvidas, identificar o seu perfil e buscar o curso mais adequado para cursar”, destaca a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, Fabiana Fachinetto.
O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.

A Unijuí tem agora um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e disciplinas voltadas à formação pessoal e profissional. Entenda todas estas mudanças e a inovação no ensino que a Universidade está propondo:

Os currículos da graduação estruturados por competências consistem em construir experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para responder a problemas próprios da vida profissional. Para isso, os currículos deixam de ser estruturados em disciplinas semestrais ‘isoladas’, balizada na ideia tradicional de que é necessário aprender primeiro a teoria para depois ‘aplicar’ o conhecimento na prática, passando a integrar a teoria e a prática no mesmo módulo.
Os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados, unindo componentes curriculares teóricos e práticos, fortemente relacionados e articulados pela necessidade de resolver problemas próprios da profissão, oriundos da comunidade. Qualquer demanda da comunidade pode se tornar um desafio a ser trabalhado nos projetos desenvolvidos pelos estudantes da Universidade. Nos anos iniciais dos cursos, cada um dos módulos semestrais é constituído por componentes curriculares disciplinares (CCD), um projeto integrador (PI) e componente curricular de formação pessoal e profissional (FPP). Nessa perspectiva, o ensino vai se dar pelo envolvimento intenso em experiências que propiciam o desenvolvimento de competências como criatividade, comunicação, colaboração e o pensamento crítico, resultando em aprendizagens que auxiliam a qualquer um a lidar com seus próprios desafios e nos compromissos com a vida coletiva/social/pública/cidadã.

O Projeto Integrador - PI é um componente curricular capaz de mobilizar os conhecimentos estudados no semestre, em que o conhecimento é construído integrando teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais. Os projetos integradores deverão estar presente em 5 semestres do curso, permitindo a integração entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a prática profissional. A utilização do PI permitirá a realização conjunta do trabalho em equipe, a pesquisa sistematizada, o envolvimento dos professores, a adoção de escrita normatizada e de estratégias de apresentação oral de trabalhos interdisciplinares nos semestres letivos que compõem o curso.
Estes Projetos terão uma grande relação com a comunidade, que vai trazer problemas reais para serem trabalhados, discutidos e resolvidos pelos estudantes e professores. Conectará teoria e prática e terá uma grande relação com os profissionais já formados pela Universidade, que auxiliarão a formação dos novos profissionais por meio de mentorias. Também integrará diferentes áreas para trabalharem juntas na resolução dos problemas e devolver o retorno para a sociedade.

É um componente curricular com foco no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, bem como temas da educação e para a cidadania. Esses componentes curriculares serão de escolha dos estudantes, e serão focados nas competências fundamentais para o exercício profissional que não descuida de uma formação mais alargada. O envolvimento intenso com vivências que propiciam o desenvolvimento de competências como criatividade, comunicação, colaboração e o pensamento crítico resultam em aprendizagens que auxiliam a qualquer um a lidar com seus próprios desafios e nos compromissos com a vida coletiva, social, pública e cidadã.
Com estas mudanças, os estudantes da Unijuí passam a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, começam a trabalhar de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. Qual o resultado disso? Profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.
Mais informações neste link.

O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.

Para debater temas importantes para as profissões, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unijuí realizaram, de quarta, dia 04, até esta sexta, dia 06, o AUD Week. A programação contou com dois dias de palestras e, esta sexta, no encerramento, será dedicada à apresentação de trabalhos inscritos pelos estudantes.
Segundo a coordenadora dos cursos, professora Diane Johann, as palestras foram pensadas para o melhor aproveitamento dos estudantes do dois cursos, com nomes renomados no mercado brasileiro e internacional. “Ouvir as experiências dos profissionais que estão no mercado é muito importante para os nossos alunos. A partir disso eles também vão construindo o conhecimento e projetando o seu trabalho futuro. Tivemos um feedback muito positivos dos estudantes de ambos os cursos, inclusive, com a participação de famílias dos estudantes, que puderam também compartilhar esse momento juntos, em razão da pandemia”, salienta.
Confira a programação de quarta-feira, dia 04, na íntegra
A programação de quinta, dia 05, marcou também os 20 anos do curso de Design, transmitida pelo Youtube, com duas palestras. Confira na íntegra:

Está chegando a hora. O Profissional do Futuro 2020 será realizado na próxima semana, de segunda, dia 9, até a sexta-feira, dia 13. Tudo acontecerá de forma online, neste site. Ainda é possível se inscrever, participar das atividades e concorrer aos seguintes prêmios:
O evento vai ajudar os estudantes mostrando as profissões, o mercado de trabalho e as possibilidades para construir um futuro melhor. Vamos nos conectar com você e apresentar em oficinas online e bate-papos com professores, estudantes e egressos, a sua futura profissão.
Na programação, você vai poder conferir palestras, mostras de cursos e profissões, aulas de redação, dicas para o Enem e muito mais. Uma das atrações desta edição é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. O estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos. Acesse o site e fique por dentro de toda a programação do evento, clicando neste link.


Viajar, visitar, conhecer e apreciar diferentes lugares, suas histórias, sua cultura, costumes e modos de vida. Relacionar os conceitos estudados e articular com o mundo vivido. Tornar significativo os conhecimentos científicos. Conhecer diferentes locais e ampliar a bagagem cultural, histórica e social dos estudantes. Essa foi a proposta da “Jornada de Pesquisa - Viagens Virtuais, conhecer, explorar e estudar”, realizada ao longo dos últimos meses na EFA.
As pesquisas começaram a ser desenvolvidas em diferentes períodos, a partir das especificidades de cada turma e intensificadas a partir do mês de agosto, tendo suas socializações ao longo do mês de outubro. Foram dias de muito aprendizado, criatividade, explorando e utilizando os mais diversos recursos digitais. Os estudantes embarcaram nesta viagem e visitaram virtualmente lugares contemplados nos planos de trabalho de cada turma, etapa/nível de ensino.
O propósito da EFA sempre foi ofertar no currículo escolar um roteiro que promova aprendizagens escolares aliadas a viagens de estudos, porém, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe apreensão e impactos inevitáveis para o presente momento, causando empecilhos no planejamento de viagens de estudos realizados anualmente pela escola, conta a diretora Maria do Carmo Pilissão. “Entretanto, foi necessário respeitar e compreender novos tempos. Nos reinventamos e tornamos possível conhecer os locais de destino de cada turma, nos conectando a eles virtualmente, sempre com um olhar pedagógico criterioso, sensível e pesquisador, de acordo com a proposta pedagógica da escola”, enfatiza.
Participaram da Jornada todas as turmas da Escola, desde as crianças da Educação Infantil até os estudantes do Ensino Médio. Todas as socializações aconteceram de forma online, via google meet, com a participação de familiares e convidados.
Segundo a diretora da Escola, o projeto de ensino conecta o estudante ao aprendizado. Ela salienta que a Jornada de Pesquisa foi um sucesso, as reuniões virtuais foram momentos especiais, nos quais os processos de ensino e aprendizagens estiveram em evidência, com grande participação dos estudantes, professores, familiares e convidados.
A Unijuí tem agora um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e disciplinas voltadas à formação pessoal e profissional. E, desde terça-feira, dia 03, uma série de matérias procuram explicar melhor como funcionam cada um destes elementos. Na publicação de hoje, entenda o que é Formação Pessoal e Profissional:

É um componente curricular com foco no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, bem como temas da educação e para a cidadania. Esses componentes curriculares serão de escolha dos estudantes, e serão focados nas competências fundamentais para o exercício profissional que não descuida de uma formação mais alargada. O envolvimento intenso com vivências que propiciam o desenvolvimento de competências como criatividade, comunicação, colaboração e o pensamento crítico resultam em aprendizagens que auxiliam a qualquer um a lidar com seus próprios desafios e nos compromissos com a vida coletiva, social, pública e cidadã.
Com estas mudanças, os estudantes da Unijuí passam a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões, que para além das habilidades específicas da área de formação de seu curso, também exigem habilidades e conhecimento gerais, que envolvem as diferentes area do conhecimento. Em outras palavras, os estudantes terão experiências formativas que passam a ser desenvolvidas de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. Qual o resultado disso? Profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.
Mais informações neste link.
O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.
Renovado por mais dois anos, Projeto de Extensão conta com mais de 100 arquivos em áudio, disponibilizados gratuitamente à comunidade

Um projeto interdisciplinar, desenvolvido desde 2019 na Unijuí, tem gerado comentários positivos na comunidade e, principalmente, em eventos acadêmicos. Originário da necessidade de construir práticas inovadoras para o desenvolvimento da leitura, o Projeto de Extensão Traças Digitais consiste na produção de audiolivros e envolve a participação de acadêmicos da Universidade, professores e alunos da Educação Básica, além de membros da comunidade.
“O objetivo da iniciativa é ampliar o letramento de mundo, da palavra, para que o leitor possa ser mais completo”, explicou o professor do Curso de Letras – Português/Inglês da Unijuí, e coordenador do projeto, Anderson Amaral de Oliveira. “Trata-se de um trabalho interdisciplinar, que tem a história como carro-chefe, além da literatura. Os audiolivros são originários de uma relação entre os cursos de Letras e História, em contato com as escolas e com a comunidade”, completou.

Mais de 100 arquivos de áudio já estão disponíveis à comunidade, de forma gratuita, por meio do canal no Youtube “Traças Digitais”. Conforme explica o professor, além de contos e poemas, outros materiais começaram a ser produzidos a partir de uma demanda percebida nos cursos de graduação e também no Ensino Médio, como podcasts e dicionários de conceitos históricos e de mitologia. Para cada grupo de áudios, há uma playlist.
“Esse material é gravado pelos alunos das escolas de Educação Básica, pelos professores em cursos de formação continuada e também pelos acadêmicos dos cursos de Letras, História, Pedagogia e Psicologia. A edição e organização dos materiais ficam por conta dos nossos bolsistas”, afirma, lembrando que o projeto também lançou um produto inovador: livros infantis interativos, escritos por Alice Fontana, que é egressa do curso de Pedagogia e voluntária no projeto. “São audiolivros interativos, onde a criança vai escolhendo o final e o destino dos personagens”, explica o professor.
Para dar início ao projeto, atividades de formação foram realizadas nas escolas, resultando na gravação de diversos audiolivros. Materiais continuaram a ser produzidos neste ano, com ênfase na atividade virtual, em razão da pandemia de covid-19.
“O projeto só tem crescido e recebido críticas positivas. Inclusive, na última semana, tivemos a notícia de que foi renovado por mais dois anos. Em 2021, queremos seguir nesta perspectiva de aliar a formação e o letramento digital com as atividades presenciais, se for possível. Queremos continuar crescendo e tendo ainda mais inserção na comunidade”, reforçou Anderson.
Mais informações podem ser acessadas nos perfis no Facebook e Instagram, @projetotracasdigitais.

Cerca de 200 idosos foram atendidos, entre março e outubro deste ano, por professores e estudantes da Universidade

O Grupo Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Giati), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí se reinventou durante a pandemia e apresentou um novo olhar ao seu público-alvo. Conforme explica a professora Solange Castro Schorn, do curso de Psicologia, o grupo começou a ser pensado no contexto da extensão universitária para atender aos integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade (Piti), ligado ao curso de Educação Física, que há 21 anos promove atividades com a melhor idade.
O novo cenário não só mudou a dinâmica de trabalho do grupo, como também alterou a forma de atendimento aos idosos.
“A pandemia instaurou uma nova realidade à população, que passou a vivenciar o distanciamento e o isolamento social. Foi neste cenário desafiador que o Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron) passou a compor o Giati, já que ambos entendiam que o contato com os idosos deveria ser feito. Assim, teve início a organização de uma equipe de trabalho, focada em pensar no apoio e no acolhimento ao sujeito idoso, partindo da compreensão de que promover a atenção integral à saúde implica em colocar os diferentes campos do conhecimento em diálogo”, explicou.
Hoje, as atividades acontecem via teleatendimento e telemonitoramento, por meio de contatos telefônicos, WhatsApp, vídeos com orientações de saúde e encaminhamentos, conforme as necessidades. Os contatos são feitos em horários alternativos, como antes do meio-dia e antes do anoitecer, respeitando os hábitos do grupo. Com a incorporação do Geron, o número de idosos atendidos também aumentou: foram cerca de 200, entre os meses de março e outubro deste ano. Inicialmente, o Giati atendia uma média de 120.
“Construímos uma plataforma, com nomes e telefones, para registro das intervenções, possibilitando que todos tenham conhecimento das ações realizadas. A partir disso, foi produzido um protocolo de acolhimento, como instrumento norteador de diálogo, com o objetivo de identificar situações, físicas e emocionais, que geram sofrimento neste momento. Também, necessidades e casos de maior urgência ou vulnerabilidade”, afirma, ressaltando que os estudantes fazem o contato com o idoso a partir das informações contidas nessa plataforma. Após, cada um elabora uma síntese de como transcorreu a conversa para, posteriormente, levar à discussão de todo o grupo. “Ao identificar alguma situação que compreenda a necessidade de intervenção de outra área como Enfermagem, Nutrição, Psicologia ou Fisioterapia, realiza o registro na plataforma”, explica Solange, lembrando que a principal característica do projeto é manter o bem-estar deste grupo, considerado de risco no contexto da pandemia.
Dentre as demandas identificadas durante o contato, estão o medo, a ansiedade, a solidão, dificuldades na realização de atividades físicas e o relato de hábitos alimentares irregulares. A maioria dos idosos demanda maior atenção devido à mudança repentina do estilo de vida. “Manter o condicionamento físico e possibilitar aos idosos a realização de atividades em casa foi uma intervenção importante, realizada por meio da gravação de vídeos, de aulas encaminhadas para o grupo do Piti no WhatsApp, por exemplo. No momento em que um grupo estava realizando uma conversa telefônica, fazendo uma escuta mais específica, os idosos também estavam tendo acompanhamento de outras áreas. A característica desses atendimentos está na proposta e no olhar interdisciplinar que dão sustentação ao trabalho”, reforçou.
Desafios e resultados positivos
Na avaliação de Solange, o trabalho tem sido positivo tanto para os professores quanto para os alunos, que se descobriram capazes de se reinventar. “Muitas coisas diferentes foram feitas na tentativa de dar conta da nossa responsabilidade com a formação acadêmica e com a comunidade, respondendo ao compromisso que a Universidade tem. Outro marco foi nos enxergarmos como equipe interdisciplinar, compreendendo nossas ações em um conjunto, a partir de um mesmo olhar. Apesar de tudo que estamos passando, conseguimos construir um trabalho e isso é uma vitória”, comentou.
Construir todo o trabalho e manter as atividades requer uma mobilização constante. Cada contato, cada intervenção é um desafio instigante, segundo a professora, já que não é possível antecipar o que o grupo irá encontrar, o que é possível fazer no momento, qual será a demanda, e se será possível falar com o idoso ou não. “É uma novidade a cada dia”, reforça.
O Giati é formado por professores e estudantes do Projeto de Extensão Educação em Saúde, do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron), professores e estudantes dos cursos de Educação Física e Psicologia, e pela responsável técnica do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da Unijuí.
O Campus Santa Rosa realizou uma ação social junto à Comunidade de Santa Rosa. Dentre as entidades beneficiadas estão a Associação do Bairro Auxiliadora e o CIEP, que é a escola estadual do bairro. E ainda escolas municipais também estiveram recebendo doações. Foram doadas para estas instituições classes, restauradas e em perfeitas condições de uso, para equipar salas ou mesmo para usarem em casa.
Segundo o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, a Associação do Bairro Auxiliadora, que recebeu 70 dessas classes, irá utilizar para atividades realizadas junto a comunidade, principalmente para cursos e treinamentos que são desenvolvidos pela própria associação e entidades e instituições parceiras para os moradores do bairro, e até mesmo em atividades com as crianças no turno inverso das atividades escolares. Já as escolas municipais receberam 100 classes.
Além disso, algumas outras classes que também foram entregues para famílias de alunos de escola municipal que irão utilizar em atividades escolares que estão sendo realizadas em casa até que retornem às atividades presenciais.
“Para nós da Universidade foi de muita satisfação vermos que conseguimos contribuir significativamente com um gesto tão simples, oportunizando a estruturação desses ambientes com os equipamentos que tínhamos disponíveis no Campus Santa Rosa. com isso, as crianças terão um espaço mais adequado em casa para as tarefas escolares, com uma classe escolar que trará melhor qualidade e conforto, tornando o ambiente doméstico dessas crianças mais adequado para as atividades”, salienta o Pró-Reitor.

O cooperativismo é um dos sistemas mais decisivos para promover a inclusão e o desenvolvimento social e econômico nos tempos atuais. As cooperativas promovem transformações multidimensionais em muitos territórios na América Latina e constituem-se na maior rede global de organizações, formadas por pessoas e para pessoas, orientados pela solidariedade, ajuda mútua e a promoção da justiça e a garantia da vida.
Neste sentido, de 05 a 07 de novembro, acontece o XI Encuentro de Investigadores Latinoamericamos em Cooperativismo, sediado na Colômbia, reunindo renomados pesquisadores e estudiosos do cooperativismo no mundo, em especial, na América Latina, com mais de 400 inscritos. A Rede de Pesquisadores possui integração com a Aliança Cooperativa Internacional e também as diversas Redes Cooperativas orientadas pela Economia Solidária.
Esta edição será integralmente online e está focado no tema dos “Eventos e empreendimentos de transformação cooperativa”. Orientados globalmente pela Agenda 2030 das Nações Unidades (ODS/ONU), buscam o bem estar coletivo e a promoção do desenvolvimento sustentável.
A Unijuí integra a Rede através do professor pesquisador Doutor Pedro Luís Büttenbender. Ele se soma a vários outros pesquisadores brasileiros em cooperativismo. Nas últimas edições destes encontros, tem sido qualificada com a presença de professores, acadêmicos de Graduação e pós-graduação em gestão de Cooperativas e outros projetos de pesquisa voltados ao cooperativismo.
De forma inovadora e diferenciada, nesta edição o Evento terá painéis de apresentação de pesquisas, sendo coordenadas de diferentes países. A Mesa Brasileira será realizada no dia 07.11.2020 (sábado), às 13h, sobre o tema: Transformaciones institucionales y políticas públicas voltados ao Cooperativismo. No Painel Internacional estarão pesquisadores do Brasil, Colômbia, Uruguai, Argentina.
O Professor da Unijuí, Pedro Luís Büttenbender destaca que o evento no cooperativismo potencializa a Unijuí, através de seus diferentes níveis de atuação no Ensino, Pesquisa e Extensão, como Universidade de referência internacional no cooperativismo e desenvolvimento. Colabora de forma decisiva no processo de internacionalização da Unijuí, alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas (ODS/ONU).
Programa detalhado disponível em
https://ciriec-colombia.org/2020/10/28/inscripcion-xi-encuentro/
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.