Com o objetivo de colocar o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, o Programa Inova RS visa a construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, por iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado.
Na região Noroeste e Missões a coordenação do Programa é da Unijuí, com a coordenação do professor Dr. Daniel Knebel Baggio e apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, vinculados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Com duração prevista de dois anos, para o desenvolvimento do Programa serão concedidas Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação. “Teremos a participação, em comum acordo, de diversas Instituições e entidades que atuarão pensando em projetos. A grande preocupação é proporcionar o mapeamento de oportunidades existentes, articulando os atores em prol do desenvolvimento regional”, observa o coordenador do Programa na região, professor Daniel Knebel Baggio.
Para a sua execução contará com a contratação de três bolsistas remunerados que estarão situados nas cidades de Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa. Cada bolsista será responsável por uma microrregião, apontando as oportunidades de negócio, buscando fortalecer as relações institucionais, promoção de eventos de atualização e capacitação dos atores, desenvolvimento de projetos de inovação e a futura publicização dos resultados. O prazo encerra no dia 17 de julho e as inscrições serão realizadas através do preenchimento do Formulário de Inscrição e envio de documentos pelo e-mail: inovars@unijui.edu.br. A previsão de início do trabalho é para a segunda quinzena do mês de agosto. Confira o edital completo na página da AGIT.
O Projeto terá abrangência em 77 municípios, contemplando os COREDES Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, formando assim a região denominada no Programa Inova RS de Noroeste e Missões. Também serão parceiras no desenvolvimento da iniciativa na região, as seguintes instituições e entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Faculdade Horizontina - FAHOR, Horizonte Ambiente Empreendedor - HAE/FAHOR – Incubadora, Sindilojas Noroeste, Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa, Agência de Inovação de Ijuí, Agência de Desenvolvimento de Santo Ângelo, Associação dos Administradores do Noroeste do Estado, Associação dos Municípios das Missões, Faculdade CNEC Santo Ângelo, Faculdade Santo Ângelo - FASA, Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA, Instituto Federal Farroupilha Santo Ângelo, Mind7 Coworking e Espaço Corporativo, SebraeRS, ACISA-Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo, Prefeitura de Ijuí, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI.
Desenvolvido pela SICT, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o INOVA RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos, quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos. Em Porto Alegre, o Pacto Alegre – que prevê o compartilhamento de recursos e parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para impulsionar o crescimento da capital – é uma das referências.
Outra inspiração é a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Foi lançada em 2008 com o objetivo de fortalecer a inovação industrial no Brasil e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas relacionadas ao tema. Coordenada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a mobilização cria um espaço de diálogo entre empresas, universidades e governo.
Fora do Brasil, os projetos 22@barcelona, na Espanha, o qual provocou uma revolução urbana do distrito e a criação de uma zona de atividades econômicas diversas, e o Ruta N, em Medellín, reconhecido por promover a economia criativa e inovadora, sendo transformador da região, e colocando a cidade colombiana como referência internacional em melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.
OBJETIVOS:
Conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local;
Fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais;
Criar um ambiente de negócios mais ágil no Rio Grande do Sul;
Impulsionar a articulação regional e a participação social nesse movimento, por meio de novas políticas públicas inovadoras;
Fortalecer o desenvolvimento regional alinhado às políticas públicas e atividades empreendedoras mais vocacionadas em cada região do Estado;
Aumentar a capacidade de investimento do Estado;
Qualificar o aprendizado para a nova economia.
Confira todos os detalhes do Programa no site da Secretaria, neste link.
O primeiro semestre da Unijuí chega ao fim nesta sexta-feira. Foi, talvez, o semestre mais desafiador que a Instituição já enfrentou em sua história. Juntos, professores, estudantes e técnicos administrativos superaram os muitos desafios colocados pela pandemia da covid-19.
Para falar sobre o que marcou neste período de reinvenção, novos planejamentos e muita tecnologia, a Unijuí FM conversou com a Presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring. Ela falou da reorganização dos processos de trabalho da Universidade, EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, Museu Antropológico Diretor Pestana e Unijuí FM. "Nossa universidade foi desafiada, manteve as atividades de forma online e se movimentou também na pesquisa, extensão e na cultura. A própria comunidade pode estar dentro da Universidade a partir de lives, seminários e muitas experiências”, avaliou. “Vivemos experiências que não tínhamos vividos antes. Ficamos em casa por mais de quatro meses, ou melhor, transformamos nossas casas na Universidade, nas salas de aula, nos nossos laboratórios. O computador, o celular de cada um, foi a porta de entrada e a possibilidade de aprendizagem, de ensino e encontro”, complementa.
A Reitora também deixa um agradecimento à comunidade acadêmica: “gostaria de mais uma vez agradecer a todos e lembrar que estamos juntos. A Fidene e suas mantidas: Unijuí, EFA, Rádio Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana continuam unidas e firmes no propósito de transformar o mundo por meio da educação, da cultura, da ciência, da informação e do conhecimento. É assim que vamos enfrentar este momento difícil, com ações efetivas e com a esperança de que tudo passe, de que tudo fique bem o mais breve possível”.





































Relembre alguns momentos deste primeiro semestre nas imagens
O estudante do curso de Administração do Campus Panambi, Gustavo Durks, afirma que teve uma experiência positiva nesse semestre. "Eu tenho percebido o quanto os professores têm se dedicado às aulas e os alunos também. Óbvio que todo período de adaptação gera mudanças e as mudanças foram significativas, mas percebo que o meu desempenho e o desempenho dos colegas tem se mantido estável e até evoluído", avalia. Ele acredita que diversos fatores colaboraram para esse desempenho. "A Unijuí tem feito um belo trabalho, transparente, toda semana divulgando informações para os alunos. O diálogo que os professores estabeleceram também é fator determinante de sucesso. Acredito que tanto Universidade quanto alunos têm sido protagonistas nesse período de dificuldade e isso faz a diferença", conclui.
A Reitora também deixa um recado em vídeo. Confira:
Confira alguns depoimentos de professores e estudantes sobre a experiência neste primeiro semestre de 2020:
Segundo a professora Cátia Nehring, para agosto, a previsão é de início das atividades online, mas dependendo das bandeiras do modelo de Distanciamento do Governo do Estado. "Terá que ser um retorno muito organizado, estamos com um Protocolo aprovado em Conselhos e a previsão é trabalhar com grupos de estudantes, mas a partir do replanejamento da instituição. Assim que possível estaremos com os estudantes circulando em nossos Campus", finalizou.
A Unijuí está com ingresso aberto para novas turmas de Ensino a Distância até o dia 11 de setembro de 2020. São 15 cursos nas áreas de Gestão e Educação. E a Universidade preparou uma novidade especial para quem ingressar nesta modalidade: 30% de bônus nas três primeiras mensalidades. Este bônus pode ser acessado para os ingressantes pelo Vestibular da Modalidade ou pelas diversas opções de ExtraVestibular. Confira todos os detalhes e faça sua inscrição neste link.
A organização do estudo ocorre em módulos. Cada módulo é composto por três disciplinas, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade.
As avaliações são parte do processo de aprendizagem e acontecem ao final de cada módulo. A cada disciplina você irá construindo seu aprendizado por meio de materiais, fóruns e trabalhos até culminar na avaliação final. Suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horário mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
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A Unijuí está com inscrições abertas ao Vestibular de Inverno, que acontece de forma online. As inscrições se estendem até o dia 03 de agosto, de forma gratuita para todos os candidatos. Confira todos os detalhes e se inscreva no site do Vestibular.
As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.
Administração
Prepara você para ser um Administrador com visão estratégica em negócios. Profissional capacitado para atuar no gerenciamento de organizações públicas, privadas e não governamentais de forma ética, cidadã e sustentável.
Onde cursar: Ijuí, Santa Rosa e Panambi
Duração: 5 anos
Turno: Noturno
Mais detalhes na página do curso.
Ciências Contábeis
Prepara você para atuar com profundo conhecimento da ciência, das técnicas e das práticas contábeis. Para prestar serviços de contabilidade e atuar com ética, responsabilidade técnica e social no gerenciamento e controle em organizações e no processo de geração, análise e comunicação de informações contábeis gerenciais.
Onde cursar: Ijuí, Santa Rosa e Panambi
Duração: 5 anos
Turno: Noturno
Mais detalhes na página do curso.
Jornalismo
Prepara você para atuar com capacidade crítica para publicização da informação de maneira criativa, responsável e ética, capaz de contribuir para a ampliação do debate das questões sociais, para a defesa dos ideais democráticos, da liberdade de expressão, da pluralidade de ideias, intervindo de forma comprometida na construção de uma sociedade mais justa e solidária e para o desenvolvimento local e regional.
Onde cursar: Ijuí
Duração: 5 anos
Turno: Noturno
Mais detalhes na página do curso.
Publicidade e Propaganda
Para você para atuar no planejamento e no desenvolvimento da criação e produção de soluções eficazes em comunicação publicitária; que sejam capazes de contribuir para a ampliação do debate de questões sociais e do processo comunicacional, de refletir sobre as constantes mudanças nas demandas sociais e profissionais da área, de intervir de forma comprometida no desenvolvimento local e regional e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Onde cursar: Ijuí
Duração: 5 anos
Turno: Noturno
Mais detalhes na página do curso.
Novas tecnologias que usamos no dia a dia, entendimentos sobre o comportamento humano, dinâmicas sociais e suas problemáticas, novos tratamentos de saúde e vacinas, como a tão aguardada para esta pandemia da covid-19, entre outros inumeráveis avanços. Todas estas conquistas passadas, presentes e futuras, são fruto de pesquisas e do trabalho árduo dos pesquisadores, em grande parte vinculados à Universidade como a Unijuí. Nesta quarta-feira, dia 08 de julho, é a data em homenagem a estes profissionais, o Dia do Pesquisador/Dia Nacional da Ciência.
A Unijuí, como instituição comunitária com mais de 60 anos de história na região Noroeste, desde o princípio acredita na importância da pesquisa. Desta forma, assume como uma de suas responsabilidades primeiras contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país por meio da pesquisa. “A produção de conhecimento é uma das características centrais das universidades. Aspecto que a diferencia de outras instituições de ensino superior como faculdades ou centros universitários. Por tal motivo, a Unijuí tem a pesquisa como um de seus valores fundamentais, bem como constitui um traço marcante da sua identidade institucional e da identidade de seus egressos. E como sabemos, não há pesquisa sem pesquisador, por isso, neste dia, aproveito para saudar a todos os professores e professoras que se dedicam intensamente à produção de conhecimento, particularmente, aos colegas da nossa instituição. Aproveito também a oportunidade para cumprimentar a nossos acadêmicos da graduação que fazem parte dos grupos de pesquisa e, de forma especial, a nossos estudantes de mestrado e doutorado que escolheram abraçar a vida de pesquisador e estão se preparando para isso”, observa o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Fernando González.
Confira um vídeo da CAPES em homenagem aos pesquisadores brasileiros:
A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa, estando atualmente em atuação 34 destes, incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional. Também incentiva, desde o início da formação aos estudantes de Graduação, a participação e inserção em atividades de pesquisa, seja por meio de Projetos de Iniciação Científica, ou eventos, como o Salão do Conhecimento, entre outras iniciativas. Para além das atividades de Pesquisa na Graduação ou Pós-Graduação, uma importante característica é a busca na resolução de problemas locais, com assessoramento a empresas, ou por meio de parcerias com estas empresas e o Poder Público regional,na busca de alternativas e soluções, além da criação de novos produtos, gerando inovação local.























Na galeria acima, um pouco do universo da pesquisa da Unijuí em imagens
A Universidade possui diversos Programas de Mestrado e Doutorado, conheça um pouco mais sobre cada um deles:
Atenção Integral à Saúde: O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Saiba mais.
Desenvolvimento Regional: Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios. Saiba mais.
Direito: O Programa tem como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Saiba Mais.
Educação nas Ciências: O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. O Programa é credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. Saiba Mais.
Mestrado Profissional em Rede - Educação Física: O Programa visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.Também tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País. Saiba Mais.
Modelagem Matemática: Atualmente, a modelagem matemática é utilizada em diversos problemas aplicados, e diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMM tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas mecânicos nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, microeletrônica, entre outros. Saiba Mais.
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade: tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Saiba Mais.
Foto: Felipe Dorneles/Correio do Povo
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, uma parceria entre a Unijuí e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), prepara profissionais para que atuem na área de Atenção Básica e Saúde da Família, orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com base na realidade da região. Desta forma, no contexto da pandemia de covid-19, os profissionais residentes precisaram adaptar rotinas de trabalho, buscando novas maneiras de auxiliar as pessoas, de acordo com as medidas mais seguras, a fim de seguir todas as orientações de segurança contra este novo vírus.
São 22 residentes que integram o curso de Pós-Graduação e atuam também na linha de frente do combate à Covid-19. Os profissionais realizam ações em seis unidades de saúde do município de Santa Rosa, além de desenvolverem reflexões e produções teóricas sobre o contexto da pandemia.
A nutricionista Júlia Pess dos Santos comenta como foram as adequações durante este processo: “tivemos que nos adequar em diversas atividades do nosso dia a dia, no início foram suspensos os atendimentos realizados pelas Equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB), desta forma, reorganizamos nosso trabalho, auxiliando nas rotinas das unidades, a partir daí a equipe da residência pensou em estratégias para enfrentamento à Covid-19, realizando, nas reuniões de equipe, práticas integrativas e complementares. Passado esse susto inicial, os atendimento individuais foram retomados aos poucos, com espaçamento de horários com a constante higienização da sala de atendimento, antes e após o atendimento. Como os grupos de saúde também foram suspensos desde o início da pandemia, sem previsão de retorno, estamos nos organizando com grupos de saúde via whatsapp, mandando diariamente dicas e orientações de cuidados com a saúde. As ferramentas disponibilizadas hoje são as redes sociais virtuais, Facebook e Instagram (@residenciamultisantarosa) da residência, com publicações de educação em saúde", destacou.
Já a fisioterapeuta Laura Renner Bandeira, também residente do Programa, destaca: “durante estes quatro meses de pandemia os fluxos de atendimento da unidade sofreram alteração. Reduziram-se números de profissionais atuantes na atenção básica, desta forma, tivemos que nos responsabilizar por algumas demandas. Não estou atuando diretamente nos atendimentos aos usuários com síndromes gripais, uma vez que temos unidades especificas para estes atendimentos. Com isso, tenho focado atendimentos de gestantes, atendimentos de puericultura, usuários com doenças crônicas, testes rápidos de IST's, atendimentos preventivos, visitas domiciliares prioritárias. Além destes atendimentos, o grupo de residentes tem focado na saúde do trabalhador: aplicação do protocolo de auricoloterapia, sessões de ioga, alongamentos, etc. Desenvolvemos ações de cunho preventivo social, com a confecção e distribuição de mais de 400 máscaras para a população" acrescenta.
A psicóloga residente Micheli Zeppe, por sua vez, comenta a situação que os residentes estão vivendo: “é um momento atípico para todos, pois estamos precisando nos reinventar a cada dia, tanto nas questões de demandas individuais de cada profissional, quanto nas questões de saúde mental do profissional de saúde. Os atendimentos individuais sofreram algumas alterações, conforme orientação do Conselho de cada profissão. Alguns estão retornando à rotina dos atendimentos, com todos os cuidados necessários e outros permanecem atendendo preferencialmente as urgências. Sabemos que é um momento difícil para a população em geral, sendo um período de desgaste emocional e tensionamentos diversos. Na medida do possível, essas demandas estão sendo acolhidas pelos profissionais, para minimizar os danos psíquicos dos usuários. Com relação à saúde mental dos profissionais de saúde, os residentes estão organizando, durante as reuniões de equipe, algumas ações relacionadas às práticas integrativas e complementares, tentando proporcionar um espaço acolhedor e cuidadoso para cuidar também de quem cuida de todos nós sempre”, complementou a psicóloga.
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), em parceria com a Unijuí campus Santa Rosa, disponibiliza serviço de Teleatendimento Covid-19. A iniciativa tem o objetivo de desafogar o sistema de saúde e evitar que pessoas com sintomas do novo coronavírus precisem se deslocar para receber informações. Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional e Médica da Unijuí também atuam nestes atendimentos.
A linha telefônica 55 3511 5222 conta com dez canais de atendimento. O Teleatendimento Covid-19 está disponível de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos da manhã, das 8h às 11h30, e tarde, das 13h30 às 17h30.






Imagem ilustrativa/SebraeRS
Na manhã desta terça-feira, o Corede Noroeste Colonial organizou uma videoconferência, pelo Google Meet, na qual o Sebrae apresentou o Programa de Recuperação Empresarial. Participaram do encontro prefeitos e secretários de diversos municípios da região, juntamente com empresários e representantes de setores empresariais.
Segundo a diretoria do Corede, neste momento de enfrentamento às consequências da pandemia, é fundamental encontrar formas de manter as empresas em operação. Sendo assim, para minimizar os efeitos desta recessão, com o objetivo de manter o equilíbrio e a racionalidade, foi apresentado este Programa, desenvolvido pelo Sebrae. Contando com consultores experientes, propõem alternativas específicas para atender à principal necessidade do negócio de acordo com a sua realidade, além de conteúdo online com especialistas de mercado, tratando de temas relevantes para o momento.
O programa de Recuperação Empresarial é composto por dois pacotes. O pacote Essencial engloba consultorias de Gerenciamento de Crise (12h), Gestão de Caixa (12h) ou Modelagem de Negócios (8h), Mentorias Coletivas com encontros semanais e, para projetos coletivos, encontros digitais segmentados coordenados pelos gestores dos projetos. Já o pacote Premium é desenvolvido por Consultorias de Planejamento para Presença Digital e Consultoria de Coaching. Se o empreendedor se interessar, poderá ainda optar por uma consultoria em design para presença digital e coaching executivo online. Haverá também assessoria em crédito com simulação do impacto do financiamento no negócio.
A Unijuí está inserida e é parceira nas atividades do Programa, atendendo empresários que queiram aderir a ele, por meio do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Mais informações pelo telefone 3332 0365 ou pelo e-mail comunidade@unijui.edu.br.
A Unijuí, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, disponibiliza o serviço de testes para a covid-19, realizados no Laboratório de Análises Clínicas - Unilab da Universidade.
A solicitação do serviço pode ser feita por pessoas, de forma particular, por municípios, por hospitais ou por empresas (conveniados com o Unilab para essa finalidade específica).
O serviço oferece:
PCR: direcionado para a detecção da carga Viral (padrão ouro para diagnóstico de covid-19);
Sorologia IgM/IgG e IgA/IgG: direcionado para a detecção de anticorpos geradas pelo sistema Imune do paciente (alta sensibilidade e especificidade);
Teste rápido qualitativo: detecta qualitativamente os anticorpos gerados pelo sistema imune do paciente.
* estes serviços não possui ligação com os testes que serão realizados por convênio com o CISA. Em breve serão divulgadas mais informações especificamente sobre este convênio. Também não estão ligados com a Pesquisa que está mapeando o avanço da covid-19 no Estado.
Como acessar o serviço
O horário de atendimento é das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no Campus, em Ijuí, no prédio N, sala 0301.
Para fazer o exame, o paciente deve apresentar sua prescrição médica, estar usando sua máscara facial, munido de um Documento de Identificação Oficial com foto atualizada.
Contatos para agendamento e dúvidas: (55) 3332-0554 ou unilab@unijui.edu.br.
Sobre o Laboratório
Com mais de 10 anos de atuação, o Unilab se constitui em um ambiente de aproximação da Unijuí com a comunidade e é um espaço de formação acadêmico-profissional e prestação de serviços técnico-laboratorial. Além disso, a Assessoria Cientifica, formada por pesquisadores e doutores na área de Diagnóstico Laboratorial, está sempre disponível para dar suporte em caso de dúvidas relacionadas a indicação dos diferentes exames para identificação de pacientes que tiveram contato com o vírus, mesmo assintomáticos ou com sintomas leves. Mais informações na página do Laboratório.
Estão abertas as inscrições para a oferta de bolsas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e também para a Residência Pedagógica, ambas vinculadas à Capes, para os campi Ijuí e Santa Rosa, até o dia 11 de julho. Os dois programas são desenvolvidos em parcerias com as redes públicas de ensino, municipais e estaduais. A Unijuí já possui uma trajetória consolidada na oferta destes dois Programas de Aperfeiçoamento junto à Capes, promovendo a imersão dos estudantes de Graduação nas escolas da região Noroeste.
O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES. Segundo o edital aprovado pela Capes, a Unijuí poderá ofertar 48 bolsas para estudantes da Licenciatura e seis bolsas para professores que atuam nas escolas básicas. A seleção ocorrerá por meio de edital, que será divulgado em breve. Neste programa poderá ingressar aquele aluno que tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de Licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.
Já o Programa Residência Pedagógica tem como objetivo desenvolver projetos inovadores, que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de Licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. Neste Programa também serão ofertadas 48 bolsas para estudantes e seis para professores que atuam nas escolas. A seleção também será efetivada por edital. No Programa Residência Pedagógica poderá ingressar aquele estudante que tenha concluído mais de 50% da carga horária regimental de curso.
PIBID:
I. Estar matriculado/a no curso de Licenciatura em Matemática ou Letras Português/Inglês ou História (Campus Ijuí) ou Pedagogia ou Educação Física (campus Ijuí ou Santa Rosa) que estejam com menos de 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura que frequenta.
II. Possuir pelo menos 8 (oito) horas semanais para dedicação às atividades do programa;
III. Possuir currículo atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no endereço: http://eb.capes.gov.br.
Documentos:
a) Ficha de inscrição, devidamente preenchida, disponível na página da UNIJUÍ http://www.unijui.edu.br/pibid em Editais e Informes;
b) Documento escrito, discorrendo sobre as motivações para ingressar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid UNIJUÍ. (Anexo 1 deste Edital).
c) Cópia do histórico acadêmico.
Os documentos exigidos para a inscrição, referidos no item 1.3.2, devem ser encaminhados até o dia 11 de julho de 2020, pelo endereço eletrônico pibid@unijui.edu.br indicando a qual subprojeto e campus concorre.
Residência Pedagógica:
I. Estar matriculado/a no curso de Licenciatura em Educação Física (campus Ijuí ou Santa Rosa), Matemá ca ou Letras Português/Inglês ou Pedagogia (Campus Ijuí) e ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a par r do 5o semestre;
II. Possuir pelo menos 8 (oito) horas semanais para dedicação e desenvolvimento das a vidades do Programa de Residência Pedagógica;
III. Firmar termo de compromisso com a Capes, cujo formulário será gerado no Sistema de controle de bolsas e auxílios (Scba);
IV. Possuir currículo atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no endereço: https://eb.capes.gov.br
Documentos:
a) Ficha de inscrição, devidamente preenchida, disponível na página da UNIJUÍ https://www.unijui.edu.br/pibid em Editais e Informes;
b) Documento escrito apresentando as mo vações pelas quais entende que pode ser selecionado(a) para par cipar do Programa Residência Pedagógica UNIJUÍ. (Anexo 1 deste Edital).
c) Cópia do histórico acadêmico.
Os documentos exigidos para a inscrição, referidos no item 2.2.2, devem ser encaminhados até o dia 11 de julho de 2020, pelo endereço eletrônico prp@unijui.edu.br indicando a qual subprojeto e campus concorre.
Mais detalhes na página de Editais da Unijuí, neste link.
Ainda é possível garantir o bônus especial ofertado pela Unijuí em 2020. Esta oferta segue até 31 de julho, para quem ingressar na Universidade pelo Vestibular de Inverno ou pelas opções de ExtraVestibular. Confira:
- Bônus de 11% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 do mês de agosto
- Bônus 4%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 21 do mês de agosto.
Todo o processo é online, incluindo a prova, uma novidade adotada para garantir segurança em razão da pandemia de Coronavírus. As inscrições encerram no dia 03 de agosto, na página do Vestibular. Acesse e confira os detalhes.
Para realizar a prova os candidatos devem se inscrever pelo site da Unijuí, e, após a sua inscrição, serão disponibilizadas 48 horas para a realização da prova, que será uma redação. O tema da redação será sorteado pelo próprio site, a partir de um banco de temas.
Posteriormente, a matrícula também poderá ser realizada de forma online. Para aqueles que pretendem conhecer a estrutura da Universidade, ou que preferem dialogar pessoalmente, poderão realizar a matrícula de forma presencial, com agendamento. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat que será disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.
Diplomados em curso superior: Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.
Reingresso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.
Reingresso com transferência de curso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.
Transferência Interna: Estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.
Ingresso Especial: Interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.
Confira todos os detalhes na página do ExtraVestibular.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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