Os calouros aprovados no Vestibular de Inverno iniciam hoje, quarta-feira, o processo de matrículas na Unijuí. A Universidade divulgou na tarde de ontem (09) o listão dos aprovados. As aulas do 2º semestre de 2019 na Unijuí começam no dia 05 de agosto para todos os cursos de graduação.
As matrículas serão realizadas nos quatro Campi da Instituição, nos turnos da tarde e da noite. Os candidatos devem consultar o site do vestibular e conferir as datas destinadas para cada curso, pois assim poderão contar com a orientação dos coordenadores de cursos no processo.
Fique atento: a matrícula deve ser efetivada pelo classificado ou seu representante legal. Os menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados pelo representante legal ou qualquer pessoa maior de idade que detenha uma procuração do representante legal com firma reconhecida em cartório.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 55 3332-0655 ou e-mail: vestibular@unijui.edu.br
A prova do Vestibular de Inverno 2019 ocorreu no domingo (07), nos quatro Campi – Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos - e consistiu em 40 questões objetivas mais uma redação. Os candidatos também puderam optar por aproveitar a nota do ENEM dos anos de 2016, 2017 e 2018.
O tema da redação tratou sobre a situação dos refugiados no mundo e suas implicações na organização das sociedades. Os vestibulandos receberam três textos de apoio sobre a temática e, com base nos dados e informações desses textos, tiveram que redigir um artigo dissertativo. O tema está conectado com uma grande questão contemporânea que afeta o mundo todo, já que, segundo a ONU, mais de 70 milhões de pessoas estão refugiadas ou deslocadas de seus países por questões como guerras ou perseguições políticas.
Junto ao resultado geral do Vestibular, a Unijuí também divulga as primeiras colocações, os vestibulandos que atingiram as maiores notas. No primeiro lugar geral ficou Nairana Schilling Sommer, da cidade de Três Passos, que prestou vestibular para o curso de Biomedicina. Em segundo lugar Júlia Cancian, da cidade de Santa Rosa, que prestou vestibular para Psicologia. Na terceira colocação ficou Pietra Gazzola de Souza, da cidade de Santa Bárbara do Sul, que realizou a prova para Biomedicina. Em quarto lugar, Gabriel Streb Panzenhagen, da cidade de Panambi, que prestou para Ciência da Computação. E na quinta colocação Natália Sartori Dal Forno, da cidade de Ijuí, que realizou a prova para Engenharia de Produção.
Dois dias para docentes da Unijuí discutirem e debaterem as metodologias de ensino e aprendizagem. O Programa de Formação Continuada Docente reuniu dezenas de professores para uma conversa com a professora doutora Neusi Berbel, autora de livros sobre metodologias de problematização. A atividade formativa teve início na tarde desta terça-feira, 09, e segue nesta quarta-feira.
De acordo com a Neusi, Metodologias da Problematização, tema do mini curso ministrado aos professores, é uma metodologia de ensino apropriada para pesquisa, extensão universitária e outros formatos de formação. “A necessidade dessa complementação pedagógica constante se dá para que eles (docentes) possam aliar o conhecimento profundo na área que atuam profissionalmente com a parte do ensino, para que seja cada vez de maior qualidade” comenta a professora.
O Programa de Formação Continuada de Docentes desenvolve atividades durante o ano todo com professores do ensino superior da Unijuí. Para a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, as atividades visam qualificar ainda mais as salas de aula. “Estamos falando de atividades que dão suporte ao fazer docente a partir desta capacitação, atualização e discussão de temáticas afeitas à metodologia, à avaliação e ao contexto da educação superior como um todo” salienta a professora.



A Unijuí é uma Universidade completa e preocupada com o desenvolvimento regional. E, por meio de uma grande parceria, firmada com o Encontro Estadual de Hortigranjeiros de Santa Rosa, a Instituição reafirma este papel comunitário.
O Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, observa que a Universidade está programando uma série de atividades para a Feira, envolvendo projetos que estão em andamento com a comunidade local e regional. “Muita tecnologia será mostrada no evento, tudo produzido e originado aqui na nossa Universidade. Certamente os visitantes terão muitas surpresas positivas com o que está sendo produzido pela instituição para o agronegócio. A região tem um enorme potencial para se desenvolver a partir de talentos daqui e isso também vamos mostrar na Feira”, ressaltou.
A Unijuí vai participar de diversas ações durante o período de 09 a 13 de outubro, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.
A especialização em Controladoria e Finanças da Unijuí está com inscrições abertas no Campus Santa Rosa. É uma oportunidade para os profissionais das áreas de contabilidade, administração, economia e afins, que procuram uma capacitação visando a difusão de novos conhecimentos, especificamente na área gerencial e financeira.
O Coordenador da especialização, professor Ariosto Sparemberger, destaca que trata-se de uma excelente oportunidade. “O momento atual é complexo e de muitos desafios e oportunidades para os negócios. A proposta é trabalhar a área de controladoria e finanças a qual é fundamental para o crescimento dos negócios, visto que muitas decisões ocorrem a partir das informações que são geradas e produzidas por esta temática. E nesse processo é fundamental que os gestores e profissionais começem a pensar de modo diferente em relação ao seu negócio”, ressalta.
O curso está com as inscrições abertas no Portal da Unijuí e possui uma carga horária de 360 horas. As aulas iniciam no mês de agosto e serão concentradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações no site www.unijui.edu.br/pos
Do ensino médio à universidade, a pesquisa contribui para o desenvolvimento da sociedade.
No dia 08 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador. Dia de valorizar quem constrói o conhecimento. Na Unijuí, a pesquisa é um dos pilares do desenvolvimento acadêmico. No final do 2018, havia 183 projetos de pesquisa em execução na Universidade. De agosto de 2018 a julho de 2019, a Universidade contou com 65 professores orientadores e 139 bolsistas de iniciação tecnológica e de inovação. E de agosto de 2019 a julho de 2020, 130 novos bolsistas devem entrar em atividade.
Julia Fontana faz parte do grupo de bolsistas da Unijuí, a estudante do terceiro semestre de Jornalismo atua no Projeto de Pesquisa Mídia e Sociedade: o Direito à Informação, integrando o subprojeto Direitos Humanos e a representação da Mulher na Mídia, com orientação da professora Vera Raddatz. Segundo ela, o projeto de iniciação científica tem ajudado muito em sua formação acadêmica. “Sou uma acadêmica melhor depois de ter passado por essa experiência. O fato de a Unijuí proporcionar bolsas de iniciação científica e de extensão mostra que a Universidade está preocupada com os futuros pesquisadores, que estão na graduação”, afirma.
A opinião é compartilhada por Quézia Vanzin, estudante do curso de Direito, bolsista de iniciação científica do Projeto Biopolítica e Direitos Humanos, orientanda do professor Maiquel Wermuth. Para ela, a bolsa incentiva o estudante pela pesquisa: “aprofundou meu conhecimento e reforçou minha escolha profissional”, destaca.
Vera Raddatz, professora da Unijuí e pesquisadora, diz que a pesquisa científica é uma atividade essencial da Universidade, “porque garante o desenvolvimento de áreas que são específicas do conhecimento e porque, por meio dela, se pode obter o avanço da tecnologia e da inovação, especialmente nesse momento da história”. Segundo ela, a pesquisa ajuda a pensar sobre as práticas, a aplicar teoricamente metodologias para que se compreendam e expliquem as práticas realizadas. “Não existe nenhum país desenvolvido, no meu ponto de vista, sem uma pesquisa desenvolvida, portanto, também não existe pesquisa e desenvolvimento sem investimentos nessa área. É por meio da pesquisa que se pode compreender melhor o passado, entender o presente e olhar para o futuro em todas as áreas do conhecimento. A pesquisa, ao lado da educação, é o elemento básico para que se alcance o desenvolvimento humano na esfera científica, tecnológica e cultural”, defende.
Confira projetos desenvolvidos na Unijuí: https://www.unijui.edu.br/pesquisa/grupos-e-projetos
Pesquisa que começa cedo
No Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), a pesquisa começa cedo. Rosana Barros, professora e orientadora pedagógica, explica que é realizada uma pesquisa escolar, que neste ano tem como tema da Jornada de Pesquisa “EFA pela cultura: revitalizar e construir”, que envolve os alunos dos anos iniciais ao ensino médio. Pesquisa bibliográfica e metodologias diferenciadas fazem parte desse processo. “Se banalizou o pesquisar na internet: isso não é pesquisa, isso é uma busca de informações, a pesquisa é uma construção que se faz com as informações e como se pontuam essas informações, isso é uma pesquisa”, destaca.
Bruno da Fonseca, aluno do 1º ano do ensino médio, diz que aprende na pesquisa assuntos que nem imaginava. Ele apresentou na Jornada, inclusive, uma música para falar sobre o tema da pesquisa: arte de rua. Pedro dos Santos, também do 1º ano, diz que a experiência engloba ir em busca de conteúdo, que é um método que agrega e facilita o aprendizado. Pedro também pensa que o futuro em qualquer área depende da ciência e que é preciso investimento em pesquisa.




O Seminário de Formação sobre Folclore Regional, Cultura Popular e Cultura Tradicional Gaúcha, do projeto Escola, Folclore e Cultura, ocorreu na manhã deste sábado, 6 de julho. O projeto é realizado pela Unijuí e Unijuí FM, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, professores de Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais de escolas públicas e privadas de Ijuí, receberam informações detalhadas sobre o cronograma de execução do projeto, e participaram de estudo e formação continuada, com as professoras do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, cursos de Pedagogia e Letras, respectivamente, Lídia Alebrandt e Taíse Possani.
As escolas também receberam CD com conteúdos folclóricos, produzido pela Unijuí FM com apoio das professoras envolvidas no projeto, com 50 áudios abrangendo as temáticas do folclore regional – subdividida em lendas, contos e tradições – e das culturas populares e tradicionais gaúchas – entre elas, a linguagem, ditados, as danças, músicas, poesias jogos e brincadeiras. Este material editado em áudio, com locução, sons e efeitos, será utilizado em sala de aula, possibilitando a exploração do imaginário dos alunos, a aprendizagem dos conceitos e conteúdos, complementando os estudos sobre o folclore.
Sala de aula - Na formação, foi lançada a próxima etapa do projeto: a realização de atividades nas escolas, contemplando três níveis de educação básica. São elas:
1) Artistas Mirins (Educação Infantil): resgate de artefatos e/ou personagens de lendas do folclore gaúcho, por meio da realização de atividades envolvendo instalações, artes plásticas, ilustrações, etc. A escola organizará uma mostra dos trabalhos, ocasião em que a Rádio Unijuí FM se fará presente para acompanhar a socialização dos saberes, registrar em fotos, áudios e vídeos e entrevistar as crianças a respeito de suas produções.
2) Pequenos Jornalistas (Anos Iniciais): resgate da cultura popular, brincadeiras, ditados, músicas, poesias a partir da pesquisa histórica, bibliográfica e, também, a partir de entrevistas com detentores da memória e do saber do povo (pais, avós, bisavós, professores). O trabalho será finalizado com a narração oral da pesquisa, em momento de socialização com a Unijuí FM, numa imitação de cabine radiofônica, em que serão locutores por um dia, transmitindo as informações da pesquisa.
c) Jovens Escritores (contemplando alunos dos Anos Finais): prevê a pesquisa sobre termos e expressões idiomáticas do gaúcho, tanto os utilizados no passado, quanto os atuais termos que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul. Cada turma poderá contribuir com a pesquisa de até 10 verbetes, os quais serão utilizados para a elaboração do “Dicionário de Falares do Gaúcho”. As turmas poderão também criar ilustrações para alguns dos verbetes produzidos.
Encerramento - Ainda dentro do projeto será realizado um evento denominado Folclore no Campus, num domingo, aberto para as comunidades escolares e comunidade em geral, a fim de socializar os resultados do trabalho, em espaço aberto do Campus da Unijuí. Na ocasião haverá Mostra de Trabalhos, apresentações culturais, cinema ao ar livre e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho.


























O projeto - ‘Escola, Folclore e Cultura - Conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho” é um projeto cultural que objetiva promover o estudo e o resgate do folclore regional e das culturas populares e tradicionais do Estado em escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, nas três etapas da Educação Básica.
A iniciativa contempla, para além do Seminário e do trabalho em sala de aula, a distribuição de obras para os estudos; a disponibilização de CD com 50 conteúdos em áudio sobre as temáticas, levando o rádio para a sala de aula; e a realização do evento Folclore no Campus, com atrações culturais, participação de alunos, Mostra dos Artistas Mirins, cabine radiofônica dos Pequenos Jornalistas e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho elaborado pelos Jovens Escritores.
As escolas participantes também serão contempladas com as coleções Mato Encantando, Prendas e Peões e Dicionário de Falares do Gaúcho, conforme o nível de ensino.
O projeto é uma realização da Rádio Educativa Unijuí FM e da Unijuí, e financiado pela Secretaria de Cultura do RS por meio do Pró-Cultura RS.
Os estudantes do nono ano da EFA, acompanhados pelos professores Gilmar Walker, Eduarda Virginia Burckardt e Carla Dal Molin, foram, na última sexta feira, 05/07, até a ponte de ferro do Itaí contemplar seu entorno como uma opção de lazer, uma vez que a turma está realizando pesquisas sobre vivências na Natureza em Pontos Turísticos de Ijuí para as Jornadas de Pesquisa da Escola – EFA pela cultura – revitalizar e construir.
Na ocasião os estudantes conheceram a histórica ponte de ferro, onde passa a linha férrea. No local, com o auxílio do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, em especial o professor Mauro Bertollo e os acadêmicos Pablo Reis e Alex Sandro Rodrigues, realizaram a prática do Rapel na cabeceira da ponte. A exploração da região se deu também com a prática de trilhas, quando contemplaram as belezas naturais deste ponto histórico de nosso município.
Para a professora Eduarda, esta ação foi fundamental para os alunos se desafiarem e vivenciarem possibilidades de lazer explorando o ambiente, pois todo o percurso da jornada de pesquisa esteve voltado para esse viés. Assim, foi possível visualizarem os conceitos trabalhamos em Matemática, Física, História, Geografia e Educação Física envolvendo a estrutura da ponte, sua história férrea e as possibilidades de esportes e revitalização nesse ambiente.









Ao longo de toda a história de Ensino Superior na região Noroeste, desde a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, a FAFI, há mais de 60 anos, a Instituição valoriza o comprometimento dos seus professores e técnicos-administrativos. Afinal, são décadas de uma bonita história, escrita por todos aqueles que aqui vivem e trabalham. Neste ano de 2019, a FIDENE - Fundação da Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, completa 50 anos e, para marcar esta data especial, será realizada, na próxima quinta-feira, dia 11, uma homenagem aos técnicos-administrativos e de apoio e professores da que integram a Fundação - Unijuí, do Museu Antropológico Diretor Pestana, da Unijuí FM e da EFA.
O “Mérito FIDENE” vai prestar uma homenagem aos professores e técnicos-administrativos que completam 15, 20 e 25 (ou mais) anos de casa em 2019. Cátia Maria Nehring, Reitora da Unijuí e presidente da FIDENE, em entrevista para a Unijuí FM, observou a importância da homenagem. “Nós temos profissionais com 54, 51, 52, 49 anos de trabalho efetivo na Fundação. Muitos homenageados começaram sua vida de trabalhador e permanecem em nossa Instituição até hoje, por isso entendemos tão significativo este reconhecimento”, frisa. A partir deste ano o Mérito FIDENE será reeditado anualmente.
Neste ano serão homenageados 218 funcionários, sendo 21 pessoas na categoria ródio, completando 15 anos, 22 pessoas na categoria prata, que estão completando 20 anos e, por fim, 170 pessoas na categoria ouro, completando 25 anos ou mais de Fundação em 2019. O evento da próxima quinta-feira também contará com uma apresentação artística do professor e músico Ozéias Machado e um coquetel de confraternização.
No dia 05 de julho de 2019, o professor Osório Lucchese, chefe do Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da Unijuí e professores membros do Comitê de Gestão do Departamento, estiveram na Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí para apresentar um conjunto de projetos de ensino, pesquisa e extensão que estão sendo propostos pelo Departamento e que apresentam relações diretas com a comunidade de Ijuí e região. Na oportunidade foram apresentados os projetos: Centro de Inovação Tecnológica em produção e Saúde Animal- Projeto de Ampliação; Tecnologias para o Cultivo de Hortaliças de Base Agroecológica; Programa de Aumento da Eficiência no Uso de Fertilizantes para Agricultores Familiares Atendidos pela EMATER-RS e o Projeto de Melhoria da Eficiência Leiteria em Unidades de Produção.
Após a apresentação dos projetos e questionamentos, ficou evidente, a partir da fala dos Vereadores presentes, a aderência dos projetos às necessidades do município e da região. Além disso, parabenizaram o DEAg pela iniciativa de aproximar a Universidade do poder executivo. Ainda, a Câmara Municipal de Vereadores, por meio de Indicação de bancada referendará os Projetos para a esfera federal, solicitando apoio para a execução do conjunto dos projetos via emendas parlamentares.




Na manhã fria e ensolarada deste domingo, dia 07, a Unijuí recebeu os candidatos ao Vestibular de Inverno 2019. A prova foi aplicada nos quatro Campi – Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos - e consistiu em 40 questões objetivas mais uma redação. Os candidatos também puderam optar por aproveitar a nota do ENEM dos anos de 2016, 2017 e 2018.
O tema da redação tratou sobre a situação dos refugiados no mundo e suas implicações na organização das sociedades. Os vestibulandos receberam três textos de apoio sobre a temática e, com base nos dados e informações destes textos, tiveram que redigir um artigo dissertativo. Este tema está conectado com uma grande questão contemporânea que afeta o mundo todo, já que, segundo a ONU, mais 70 milhões de pessoas estão refugiadas ou deslocadas de seus países por questões como guerras ou perseguições políticas.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, o processo transcorreu normalmente. “Na data de hoje, 7 de julho, ao mesmo tempo que comemoramos os 50 anos da Fidene, estamos realizando o Vestibular de Inverno 2019, momento que oportuniza o ingresso em vagas complementares de todos os cursos de graduação da Unijuí. Acreditamos que o diploma de um curso superior Unijuí é sempre um diferencial para o mundo do trabalho e que realizar o Vestibular é dar o primeiro passo rumo a uma transformação pessoal que, pelo seu fazer, também resulta na transformação coletiva da sociedade”, salientou.
Nesta edição do concurso estão sendo ofertadas cerca de 500 vagas em mais de 30 cursos de Graduação presencial. Nesta segunda-feira será divulgado o Gabarito da prova, às 15h, pelo site do Vestibular. O Boletim de desempenho e o Listão saem na terça-feira, dia 09, também pelo Portal. Já o processo de matrícula aos aprovados no Vestibular de Inverno inicia na quarta-feira, dia 10, nos quatro Campi.













Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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