A Unijuí finaliza, neste sábado, dia 19 de setembro, a participação de professores no curso de Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade. Na oportunidade ocorrerá a apresentação de projetos de intervenção de todos os participantes desta proposta formativa.
Oferecido na modalidade EAD pela Rede de Formação de Professores do Ensino Superior do Comung – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, a proposta foi elaborada em conjunto pelas assessorias pedagógicas das Instituições Comunitárias de Ensino Superior ao longo do ano de 2018. Das 15 instituições associadas ao Consórcio, 12 aderiram ao curso. O objetivo geral foi proporcionar aos professores uma visão ampla e integrada sobre a docência no ensino superior no contexto das transformações educacionais mundiais, buscando promover o aprimoramento das competências e das habilidades didático-pedagógicas. As atividades iniciaram ainda em 2019, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob a coordenação da Universidade de Caxias do Sul, em conjunto com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Na Unijuí participaram desta pós-graduação, além da assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação, Sandra Bado, 12 professores que representaram a Instituição. Eles realizaram os diversos módulos que integraram as disciplinas do curso e também um projeto de intervenção, orientados pelos professores da Unijuí: Drª Cátia Maria Nehring, Drº Fernando Jaime Gonzalez, Drª Marli Dallagnol Frison e o Drº Sidinei Pithan da Silva.
Na última sexta-feira e no sábado pela manhã, foi realizado o Seminário de Socialização dos Projetos de Intervenção do Curso de Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade. Na abertura os participantes conferiram a palestra “Formação de Professores em Rede”, desenvolvida pelo prof. Drº Marcos Tarcísio Masetto (PUC-SP) e seu grupo de pesquisadores. Confira na íntegra pelo Youtube. No dia 19 as atividades prosseguem com a apresentação dos projetos de intervenção de todos os participantes do Curso.
“Durante o curso (2019/2020) foram realizadas diversas tarefas de apropriação e discussão sobre a docência no ensino superior, em especial frente aos desafios impostos pela pandemia da covid-19, que ressignificou as formas de comunicação, exigiu adaptar planos de aula, procedimentos didático-pedagógicos e processos avaliativos”, relata Sandra Bado.
Desta forma, os textos realizados durante a especialização serão divulgados no E-book “A docência universitária em tempos da pandemia do COVID-19: Ressignificando sentidos e práticas”, que será organizado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul – EDUCS.
Os artigos resultante dos TCCs serão avaliados por uma banca composta por professores das IES do Comung, neste próximo sábado, posteriormente serão publicados no Volume IV da Coletânea Desafios da Gestão Universitária, organizado pela Universidade de Caxias do Sul - UCS.
- Sandra Regina de Lima Bado, Diane Meri Weiller Johann e Luciano Zamberlan: Utilização de TICs na formação continuada de professores da educação superior: uma proposta de intervenção a partir do contexto da pandemia. Orientação: Drª Cátia Maria Nehring;
- Simoni Antunes Fernandes: Uma vivência de ensino e aprendizagem ativa a partir da elaboração de mapa conceitual em uma disciplina de Estágio em curso de Psicologia. Orientação: Drª Cátia Maria Nehring;
- Mirna Stela Ludwig, Thiago Gomes Heck e Matias Nunes Frizzo: Análise de atividades ensino e estudo online síncrono e respectivos instrumentos pedagógicos em unidades de ensino aprendizagem de morfofisiologia durante a pandemia por Covid-19. Orientação: Drª Marli Dallagnol Frison;
- Heloísa Meincke Eickhoff e João Carlos Lisboa: O uso da metodologia de problematização no ensino online em tempos de pandemia: impacto no processo de aprendizagem. Orientação: Drº Fernando Jaime González;
- Joaquim Henrique Gatto: A interpretação sistemática de autos cíveis transitados em julgado; uma proposta de intervenção pedagógica. Orientação: Drº Sidinei Pithan da Silva;
- Márcio Junior Strassburger: Transição para a educação remota em tempos de pandemia: experiência de adaptações pedagógicas em uma disciplina teórico prática. Orientação: Drº Fernando Jaime González;
- Marinez Koller Pettenon e Adriane C.Bernat Kolankiewicz: Docência universitária e formação em saúde a partir da experiência multiprofissional no contexto de uma pandemia. Orientação: Drº Sidinei Pithan da Silva.




Imagens de arquivo do grupo de professores da Unijuí em encontro realizado em 2019.
“A inteligência artificial deixou de ser apenas um desafio técnico e passou a ser um desafio ético, social, cognitivo e psicológico: todas as áreas do conhecimento, de alguma forma, vão ser impactadas”. Assim observou o palestrante Diego Cortiz, em sua fala com o tema “Inteligência Artificial para Tod@s”, na noite desta segunda-feira, dia 14, em mais uma programação do Debates Sobre Inteligência Artificial (I.A), promovido pelas Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí.
A atividade, realizada pelo Youtube da Universidade, teve o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). Diego Cortiz é professor e pesquisador nas áreas de inteligência artificial, ciências cognitivas e computação social. É Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e W3C Escritório Brasil.
Segundo ele, a I.A não é o futuro, mas o presente em nosso cotidiano: “está em aplicativo de mapas, música, filmes e séries, anúncios, por exemplo. Estamos rodeados por sistema de inteligência artificial, que na verdade são modelos específicos”, complementando que: “uma nova tecnologia sempre vai gerar discussões, porque, quando ela surge, ninguém sabe muito bem o que ela é, e para o que ela é, por isso pode causar rupturas, se soubermos lidar com esses desafios a tecnologia será mais benéfica para a sociedade”, observou.
Confira o debate na íntegra
Trabalhos sobre o tema
Serão aceitas inscrições de trabalhos para o Debates Sobre Inteligência Artificial - d.I.A., dentro da programação do Salão do Conhecimento, na forma de resumo expandido, até o dia 07 de outubro. As orientações e informações para submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento.
Neste ano desenvolve a temática “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.
Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento. Mais detalhes na página do evento.
O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
Com o objetivo de buscar soluções de mercado para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), a Unijuí propõe aos estudantes da Universidade o Desafio de Inovação Social. O evento multidisciplinar visa a criação e o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo, a partir de problemas que serão apresentado às equipes durante a realização do evento.
As inscrições para o as atividades estão prorrogadas, sendo possível garantir participação até o domingo, dia 20 de setembro, clicando neste link, com o preenchimento do formulário de inscrição. Poderão se inscrever e participar do Desafio de Inovação Social estudantes bolsistas vinculados aos projetos da Unijuí, com mais de 18 anos, também egressos da Unijuí, além de membros da comunidade regional.
A programação será realizada nos dias 25 e 26 de setembro pela Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, com o patrocínio da 3Tentos Agroindustrial, Cérelus e Novatech Agro. Também tem o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia, Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social - Itecsol e da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec. Mais informações: 3332-0212 ou itecsol@unijui.edu.br.
1º Lugar
- R$ 1.000,00 (Mil reais em dinheiro;)
- Uma vaga na pré-incubação da ITECSOL - Incubadora de Economia Solidária e Tecnologias Sociais (valor econômico de R$ 1.428,00);
● 2º Lugar
- R$ 800,00 (oitocentos reais) em dinheiro;
● 3º Lugar
- R$300,00 (trezentos reais) em dinheiro.
A premiação também vai englobar 04 bolsas PROFAP, no valor de 500,00, por 20 horas, sendo 02 em 2020 e 02 as outras duas em 2021. Este incentivo será para trabalhar no projeto de Extensão em Educação Ambiental.
Desde o mês de julho a Unijuí, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Cisa), implantou na Universidade um novo setor de biologia molecular, dentro do Laboratório Escola da Unijuí, o Unilab, vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida). A partir do espaço são realizados os testes pelo método RT qPCR, com o objetivo de detectar o novo coronavírus, após o Consórcio adquirir equipamento e insumos para os exames.
No dia 31 de agosto, um novo equipamento foi adquirido pelo Consórcio e já está em funcionamento no Laboratório, trata-se de um aparelho extrator, complementar ao equipamento já utilizado desde julho. Este novo equipamento ampliou de 3 a 4 vezes o número de testes ao dia para covid-19 no Laboratório da Universidade. Atualmente, a capacidade diária é de cerca de 100 testes para atender aos 41 municípios que compõem o Cisa na região. Além disso, a equipe técnica aumentou também a agilidade na liberação dos laudos aos municípios.
Cada município enviou um representante que foi treinado pela Unijuí para a realização dos testes, a gravação desse treinamento também foi disponibilizada às cidades que realizam as coletas. A partir disso os municípios retiram os kits e ficam responsáveis pelas testagens, essas coletas são enviadas ao Unilab, que processa cada amostra e posteriormente faz a liberação dos diagnósticos e laudos.
Os resultados são comunicados às Secretarias e Coordenadorias de Saúde. “Nós temos esse exame como uma notificação compulsória, então precisamos fazer a notificação desses resultados para a Coordenadoria correspondente de cada município. Lembrando que o nosso compromisso maior é contribuir com a saúde de cada um desses pacientes que estão esperando pelos resultados. Além disso, nosso objetivo é contribuir com as autoridades nas tomadas de ações frente à pandemia”, segundo Eliana Dürks, responsável técnica do Unilab.
A realização dos exames na Unijuí impacta também no aprendizado dos estudantes, que se envolvem no processo, a partir do Unilab. “Desde o início foi realizada toda uma modificação, uma ampliação do espaço, tivemos o apoio de vários setores da Universidade, muitos estudantes, estagiários, voluntários e toda equipe que foi formada para atuar nesse setor demonstrou muita dedicação e empenho. Já estamos aptos para começar realizar essas análises. Os nossos estudantes poderão vivenciar e ter essa experiência dentro da Universidade podendo ampliar os seus conhecimentos e enriquecer cada vez mais o seu aprendizado”, destaca Eliana.
A Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade, sendo um tema que atravessa todas as áreas do conhecimento, dada a crescente expansão da tecnologia. Com o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), a Unijuí promove, nesta segunda-feira, 14 de setembro, mais um evento da série Debates Sobre Inteligência Artificial, intitulado “Inteligência Artificial para Tod@s”.
Devido a pandemia de covid-19, a palestra será realizada pelo youtube da Unijuí, com o palestrante Diego Cortiz, professor e pesquisador nas áreas de inteligência artificial, ciências cognitivas e computação social. É Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e W3C Escritório Brasil.
O debate é uma promoção das Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí.
Neste ano desenvolve a temática “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.
Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento. Mais detalhes na página do evento.
O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
O terceirão da EFA iniciou um novo projeto com objetivo de auxiliar e intensificar os estudos de elaboração de redações para vestibulares e processos seletivos. Trate-se do “Textualizando”, que tem a frente o professor Me. Leandro Renner de Moura.
Segundo o professor, que possui vasta experiência em cursinhos preparatórios e pré vestibulares, a ideia é, por meio de aulas e atividades dinâmicas, aperfeiçoar as capacidades de argumentação, pensamento crítico, organização das ideias e clareza linguística, de modo a torná-los capacitados a enfrentar diferentes temas e propostas de escrita.
Em um primeiro momento será realizado um Brainstorming, em português “chuva de ideias”, em que os alunos interagem opinando e questionando sobre temas da atualidade como política, sociedade, ciência, mídias, entre outros. Em um segundo momento, serão estudados diferentes conteúdos ligados ao processo de escrita, incluindo a apropriação das características sistêmicas dessa modalidade de texto. O terceiro momento é o da prática. Os alunos recebem propostas de redação, textos motivacionais e folha sob medida para aferir os conhecimentos construídos. Por fim, cada estudante terá sua redação corrigida com as devidas sugestões para aprofundamento e reescrita.
Inicialmente o projeto terá duração de três meses, de setembro a novembro, com duas horas semanais (1h aula online e 1h de estudos orientados). Nas terças-feiras, das 14h às 15 horas, ocorre a aula online via Google Meet. Os estudos orientados serão desenvolvidos via Google Classroom e são gratuitos para os estudantes da turma 231 da EFA. O projeto será ampliado gradativamente de modo a contemplar todo o Ensino Médio em 2021.
Até esta sexta é possível realizar a inscrição para o EaD, no Portal da Unijuí, para o próximo módulo de aulas. São 15 cursos ofertados na modalidade.
Os estudantes que se matricularem ganharão um Bônus especial de 30% nas primeiras três mensalidades do curso. O EaD da Unijuí tem um formato ensino online para os 15 cursos de Graduação nesta modalidade, ofertados nas áreas de Gestão e Negócios, e Licenciaturas.
A organização do estudo ocorre em módulos, com três disciplinas cada, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa, proporcionando ao estudante uma conexão direta com a realidade.
Neste modelo você é protagonista: suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horários mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
A Universidade possui uma infraestrutura reconhecida pelo Ministério da Educação. Para além disso, todos os laboratórios e ambientes de ensino utilizados pelos cursos presenciais também estão disponíveis para o ensino a distância, bem como o acompanhamento de professores qualificados.
Confira tudo no site do Ensino a Distância da Unijuí, clique aqui.
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Dados mais recentes da pesquisa Epicovid19-RS sugerem desaceleração no ritmo de crescimento da prevalência de coronavírus no Rio Grande do Sul. A nova etapa da pesquisa estima que a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 é de 1,38% no estado (de 1,06 a 1,76%, pela margem de erro), o que corresponde a um total de 156.753 (que pode variar de 120.362 a 200.559) pessoas que têm ou já tiveram coronavírus na população gaúcha. A proporção é de um caso real de infecção por coronavírus a cada 72 habitantes do RS.
Os resultados apontam crescimento menor da proporção de casos em relação ao registrado entre as fases anteriores de coleta de dados. A prevalência estimada pela pesquisa saltou de 0,47%, em junho, para 0,96%, em julho, atingiu 1,22%, em agosto, e teve o menor aumento relativo registrado na etapa realizada neste final de semana, com percentual de 1,38%.
Para a coleta dos dados, profissionais da área da saúde realizaram 4,5 mil entrevistas e testes rápidos para o coronavírus, entre os dias 4 e 7 de setembro, em nove cidades. Os pesquisadores chamam a atenção para a concentração de casos em Canoas: dos 62 testes com resultado positivo, 19 são do município. Passo Fundo teve dez testes positivos, Porto Alegre, nove, e Santa Cruz do Sul, seis. Caxias do Sul e Pelotas tiverem cinco testes positivos, em cada cidade, Santa Maria e Uruguaiana tiveram três testes positivos cada, e Ijuí, dois positivos.
As oito etapas apontam que cerca de um terço das pessoas (33%) que residem com alguém que tenha testado positivo apresenta o mesmo resultado para o teste.
Os dados reforçam que a ampliação da testagem no estado reduziu a quantidade de casos não notificados pelas estatísticas oficiais. Para cada caso real de infecção, a pesquisa estima que exista 1,1 não registrado oficialmente.
Em relação às práticas de distanciamento social, o estudo mostra que um terço (33,2%) da população sai de casa diariamente, 54,1% saem para atividades essenciais, como compra de alimentos e medicamentos, e 12,7% se mantêm sempre em casa.
Os coordenadores do estudo voltam a recomendar a ampliação da testagem por RT-PCR e a realização de busca ativa de contatos das pessoas que tiverem resultado do teste positivo, para reduzir a disseminação do contágio.
O EPICOVID19, único estudo populacional sobre coronavírus no mundo a realizar oito fases de acompanhamentos com a população das mesmas cidades, é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e pelo Governo do Estado Rio Grande do Sul, com apoio de doze universidades públicas e privadas. A pesquisa conta com financiamento do Banrisul, do Instituto Serrapilheira, da Unimed Porto Alegre e do Instituto Cultural Floresta.
Fonte: Universidade Federal de Pelotas
Nesta semana algumas cidades gaúchas tiveram um retorno às aulas presenciais em instituições particulares. Isto porque Decreto publicado pelo governo do estado no último sábado (5) permite retorno presencial em cidades que estão em bandeira laranja ou amarela no modelo de distanciamento controlado. Na Rede pública ainda não ocorreu esse retorno presencial.
Desde que se começou a discutir essa possibilidade de mudanças muitas questões têm sido debatidas: como fazer este retorno? é a hora de voltar? é seguro para os profissionais, para os alunos e para as famílias? Os pais, receosos, como vão gerenciar este momento? Como fica a questão da aprendizagem na pandemia? Entre muitos outros pontos que foram debatidos no Rizoma desta quinta-feira, na Unijuí FM.
Confira na íntegra
Os convidados desta edição foram: a presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, o secretário de educação de Ijuí, Eleandro Lizot, o coordenador regional de educação Cláudio da Cruz de Souza e o diretor do Colégio Evangélico Augusto Pestana, o CEAP, professor Gustavo Malschitzky. Também teremos diversas contribuições por meio de depoimentos que nos foram enviados, que vão ajudar na maior e melhor compreensão deste tema tão complexo!
Com a pandemia de covid-19 a FIDENE/UNIJUÍ precisou se adaptar e instituiu uma nova modalidade de trabalho para uma parcela dos técnicos administrativos: o Home Office. Para avaliar como tem sido essa nova experiência, o Programa Sinergia e a Coordenadoria de recursos Humanos realizaram uma pesquisa de opinião Sobre o trabalho a partir de sua casa, apontando vantagens e desvantagens deste processo.
O questionário foi enviado para 165 funcionários, com 112 respostas. Referente ao Home Office, os dados coletados apontam que 68,8% dos funcionários sentem falta da interação no ambiente de trabalho e somente 23,2% sentem-se indiferente a isto. As atividades repassadas pelos gestores, na maioria das vezes, foi através de e-mail e whatsapp. Outras ferramentas também foram usadas, como telefone, Hangouts, Meet e momentos presenciais, porém menos usadas.
A maior vantagem abordada pelos respondentes, refere-se a evitar a exposição ao Covid-19 e também o deslocamento para o trabalho. Muitos acharam esta forma de trabalhar vantajosa, apresentando maior concentração nas atividades, maior rendimento no trabalho, poder passar mais tempo com a família (filhos) e evitar aglomerações. Em contrapartida, a maior desvantagem encontrada foi a distância dos colegas. Outras desvantagens são a falta de equipamentos adequados para executar as atividades em determinadas funções, dificuldades em obter informações atualizadas sobre o que está acontecendo na Instituição e a comunicação com os demais colegas.
Segundo a pesquisa, a maioria dos funcionários que residem com familiares se adaptou com o Home Office, relatando que houve a compreensão e respeito dos mesmos com a forma de trabalho, alguns relataram que na família havia mais pessoas em Home Office e cada um respeitou o seu espaço. Também teve os que relataram dificuldades em se concentrar com a família por perto, devido a barulhos e filhos querendo atenção, mas foi a minoria.
A maior parte dos entrevistados (50%) sentem-se indiferentes em continuar ou não trabalhando em casa, estando adaptados e (33,9) dizem que poderiam continuar trabalhando desta forma por prazo indeterminado.
Dos entrevistados a maioria diz que consegue manter uma rotina de horário trabalhando em casa, conseguem manter o foco e manter a produtividade. Não sentiram-se afetados pela troca da metodologia de trabalho. Porém, se pudessem escolher entre trabalhar em Home Office ou presencial, 65,2% preferem trabalhar em Home Office de forma parcial e somente 5,4% preferem trabalhar em Home Office de forma integral e 29,5% preferem trabalhar de forma presencial.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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