Desde o início de setembro, a Unijuí está com inscrições abertas aos cursos de Mestrado e Doutorado. Elencamos alguns motivos para você fazer a Pós-Graduação aqui:
A Unijuí possui programas de Pós-graduação com cursos de Mestrado e Doutorado, todos recomendados pela Capes. Estes programas constituem um espaço reconhecido e consolidado de formação de pesquisadores e de preparação para a docência universitária na região noroeste do Rio Grande do Sul. São propostas para quem busca oportunidade de formação qualificada, com reflexão crítica e oportunidade de implicar-se em projetos de investigação em diferentes áreas do conhecimento;
Os cursos da Unijuí são balizados por três pilares: formação de pesquisadores e professores universitários, a produção do conhecimento e o apoio ao desenvolvimento regional com base na pesquisa e na inovação, considerando as especificidades de cada área;
O sistema de pós-graduação da Universidade cumpre um papel fundamental da Instituição: materializa compromissos fundamentais das universidades, como a produção de conhecimento e a formação de pesquisadores.
A Unijuí possui quase 400 estudantes de pós-graduação Stricto Sensu matriculados atualmente, formando, entre mestres e doutores, mais de 100 novos profissionais a cada ano, publica mais de 300 artigos em revistas indexadas e interage, com base na pesquisa, com uma centena de organizações sociais do setor público e privado do Brasil e do exterior,
Os cursos e pesquisas significam muito para a região onde a Unijuí está inserida: um exemplo claro é o fato de que todas as instituições de ensino superior da região têm em seus quadro de professores, egressos da pós-graduação da Unijuí. Isso mostra que nossos programas se convertem num vetor fundamental do desenvolvimento regional pela educação.
Educação nas Ciências
O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. É credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Desenvolvimento Regional
Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Modelagem Matemática e Computacional
Tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses, para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Direitos Humanos
Em como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Atenção Integral à Saúde
É um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade
Tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Evento celebra a vida, ao mesmo tempo que se apropria das tecnologias digitais de comunicação para tratar de diversidade cultural e levar o que Ijuí tem de melhor para o mundo. A divulgação oficial ocorre nesta terça, dia 22, às 17h, no Centro de Eventos da Unijuí - Campus Ijuí.
Diante do atual cenário de pandemia em que a sociedade se encontra, diversas pessoas e organizações precisaram se reinventar e planejar de forma diferente suas atividades. Por esse motivo, a União das Etnias de Ijuí (Ueti), a Unijuí e a Prefeitura Municipal uniram esforços para pensar uma solução para dar continuidade à Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi) que, em 2020, chega a sua 34ª edição. Dessa forma, surgiu a ideia inovadora da Fenadi Virtual, uma celebração multiétnica diferente das demais que ocorreram no município. Transmitido virtualmente pelo YouTube da Ueti, entre 12 e 19 de outubro, o evento tem o objetivo de levar a diversidade cultural de Ijuí para o mundo, ao mesmo tempo em que celebra a vida e a união dos povos. O lançamento oficial ocorre dia 22 de setembro de 2020, às 17h, no Centro de Eventos da Unijuí - Campus Unijuí.
A programação contará com salas virtuais e atrações off-line, como o Drive-in e o Festival Gastronômico. Os promotores da festa procuraram fugir do formato tradicional de lives que, segundo eles, está um pouco saturado. Por esse motivo, foi pensado em um talk show diário, de duas horas de duração, mais uma hora de reprises de momentos importantes da história dos 33 anos da Fenadi. Além disso, na semana do evento, estão previstas atrações simultâneas separadas em 10 salas transmitidas no YouTube, algumas ao vivo e outras com conteúdo gravado.
De acordo com o presidente da Ueti, Nelson Casarin, esse novo formato possibilitará um maior público no evento, devido ao alcance global possibilitado pelo on-line. “Essa é uma das coisas mais acertadas que estamos fazendo, porque estamos levando nosso grande evento, nosso grande diferencial não só para o estado, mas para o mundo, porque o virtual nos proporciona isso”, destaca.
Segundo Casarin, a situação mundial fez com que a Fenadi precisasse ser reinventada, no entanto, esse movimento trará a possibilidade de apresentar o trabalho cultural que é desenvolvido no município, referência no Estado e no País. Já o produtor cultural da Ueti, Francisco Roloff, ressalta a inovação da ideia: “é um projeto em uma plataforma nova, diferente de tudo o que já fizemos até hoje, que certamente está possibilitando um novo olhar.
Não tenho dúvida que será um evento diferenciado e toda a comunidade certamente irá vivenciar isso. Eu acredito que estamos criando um projeto para o futuro”. Da crise à oportunidade Durante algum tempo, a organização do evento trabalhou com a perspectiva de que a Fenadi presencial acontecesse, mas conforme foram passando os meses, essa possibilidade foi descartada e passou-se a buscar outra alternativa, que não quebrasse a continuidade da maior celebração étnica e cultural do Rio Grande do Sul. “Há 33 anos acontece a Fenadi, então não pensamos em nenhum momento em não realizá-la”, afirma Élcio Ceratti Júnior, assessor cultural da entidade.
O assessor destaca que o envolvimento com os grupos de dança e as rotinas de ensaios e reuniões estão fazendo falta para as etnias, e que a festa veio ao encontro dessa necessidade de um novo ânimo para o movimento: “essa Fenadi viria para nos manter vivos. Quando você corta ensaios, reuniões, você desmobiliza as pessoas, e essa era nossa principal preocupação. Quando elas estavam começando a esfriar, voltaram a viver o que gostam com a Fenadi Virtual”.
O primeiro presidente da Fenadi e professor da Unijuí Adelar Francisco Baggio, também concorda com a realização do evento on-line: “acredito que tenha sido uma grande ideia, porque o mundo está parado, no geral. Não tem dança na Itália e na Alemanha, por exemplo.
Os grupos como os nossos estão parados. A Fenadi Virtual vai ser um sucesso mundial, porque essas organizações estão se oferecendo para que ocorra essa interação, esse diálogo, entre o pessoal de lá e de cá”.
Continuidade da Fenadi Virtual
Apesar de surgir em um momento de crise, como alternativa para a impossibilidade da realização de eventos presenciais, o formato virtual da Fenadi pode ter vindo para ficar. A intenção é que a atração on-line continue sendo realizada após a pandemia acabar, além da organização já tradicional da festa. “A ideia de voltar no próximo ano com a Fenadi Virtual já está sendo cultivada. Quem sabe possamos fazer na semana do folclore, em agosto. Faríamos a virtual para vender esse produto tão bonito que é a presencial. As pessoas teriam dois meses
para se organizar para viajar. Isso iria permitir que famílias e excursões se organizassem para participar da ExpoIjuí/Fenadi em outubro”, explica o presidente da Ueti, Nelson Casarin.
O assessor cultural da entidade, Élcio Ceratti Júnior, completa esse pensamento: “a ideia é implementar o que vínhamos fazendo de forma presencial e trabalhar essa possibilidade virtual, realizá-la de uma forma constante, pois nós temos a oportunidade de ir muito mais longe através da Fenadi Virtual”.
A Fenadi Virtual é uma realização da Ueti com apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí com planejamento cultural da Impacto Desenvolvimento Cultural. Mais informações e a programação completa da Fenadi Virtual serão divulgadas a partir do dia 22, com o lançamento da Fenadi.
Produção Textual: Amanda Thiel e Natália Langer
Revisão: professora Gisele Noll
Assessoria de Comunicação: Usina de Ideias
Uma produção do Curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ofertado pela Unijuí em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), abre edital para seleção de novos residentes nesta segunda-feira, dia 21 de setembro. O período de inscrições encerra dia 23 de novembro de 2020.
Podem inscrever-se no processo seletivo profissionais graduados e registrados em seu respectivo Conselho Profissional, nas áreas de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Também podem se inscrever candidatos em fase de conclusão do curso de graduação, das áreas acima indicadas, desde que a comprovação de sua colação de grau ocorra até o primeiro (1o) dia do período letivo de ingresso no Programa de Residência e a comprovação de inscrição no Conselho Profissional respectivo ocorra até 15 dias após ter iniciado as atividades da residência. O curso tem duração de dois anos, inicia em 01/03/2021 e finaliza em 28/02/2023.
Quadro de vagas:
- 1 vaga para a área de Educação Física (bacharelado);
- 4 vagas para a área de Enfermagem;
- 1 vaga para a área de Farmácia;
- 1 vaga para a área de Nutrição;
- 2 vagas para a área de Odontologia;
- 1 vaga para a área de Psicologia e
- 1 vaga para a área de Serviço Social.
O processo de seleção às vagas é composto de quatro etapas: Prova Escrita Objetiva, Carta de Interesse, Análise de Títulos e Entrevista. Esta prova escrita será aplicada em 05 de dezembro de 2020, no Campus Santa Rosa, com início às 9h. O resultado final da seleção será divulgado, no Portal da Unijuí, até o dia 04 de janeiro de 2021. Confira os detalhes do edital e faça a inscrição na Página do Programa, clicando neste link.
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso em nível de Pós-Graduação Lato Sensu que forma profissionais para atuarem preferencialmente na atenção básica à saúde. O curso é realizado através de uma parceria entre a UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR). O programa oferece bolsas de estudo financiadas pelo Ministério da Saúde para profissionais de sete áreas da saúde. O curso exige dedicação de 60 horas semanais em Atividades de Formação e Atividades de Ensino em Serviços desenvolvidas nas Unidades e Serviços de Saúde de Santa Rosa.
A Exposição Virtual Diversidade Urbana é constituída por fotografias e mapas, que foram captadas no decorrer dos anos e que hoje fazem parte do acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí/RS.
A exposição evidencia a diversidade de olhares e análises que podem ser feitos sobre a cidade de Ijuí: a ocupação do espaço, a retirada da mata original, o tamanho dos lotes, a densidade populacional, os eixos de expansão horizontal, a verticalização, enfim todos os processos sócios espaciais.
Com o objetivo de provocar um olhar crítico sobre o processo cultural e histórico na formação da cidade de Ijuí, a exposição visa a conscientização sobre a necessidade de valorização dos legados históricos, fundamentais para nossa identidade.
Para conhecer a exposição na íntegra acesse o site, clicando neste link.
Foto: Jornal da Manhã Ijuí/Arquivo.
O Projeto de Extensão Energia Amiga da Unijuí tem, na sua essência, o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável. Dessa forma, uma das temáticas de atuação do projeto é a logística reversa de resíduos tecnológicos (pilhas, baterias, lâmpadas, equipamentos eletrônicos). Apesar da legislação brasileira prever a política nacional de resíduos sólidos, a qual abrange a logística reversa de equipamentos e sistema elétricos e eletrônicos, ainda se tem dificuldades na implantação de ações no Brasil. Dessa forma, ao Projeto, em parceria com a Promotoria de Justiça de Ijuí e a Prefeitura, implantou, no Supermercado Cotripal, um ponto de descarte de lâmpadas.
Visando ampliar a discussão da logística reversa de resíduos tecnológicos, a equipe do Projeto de Extensão iniciou, ainda em 2019, uma série de debates sobre o tema. Inicialmente representantes de estabelecimentos comerciais, da Promotoria de Justiça de Ijuí e da Prefeitura se uniram ao Projeto e juntos buscaram a implantação de um ponto de descarte de lâmpadas da Reciclus. A partir da coleta, esta empresa é responsável pelo encaminhamento de cada um dos elementos das lâmpadas para o armazenamento correto de componentes nocivos e reciclagem das outras partes, como o vidro. “O esforço conjunto do projeto com as instituições resultou na implantação deste ponto de coleta de lâmpadas em Ijuí. Existe um trabalho em execução, o qual visa a instalação de mais dois pontos. Esses pontos atendem o descarte doméstico”, observa a professora coordenadora do Projeto, Caroline Raduns.
A Reciclus é uma organização sem fins lucrativos, que organiza e desenvolve a coleta e o encaminhamento correto de lâmpadas fluorescentes, por meio de pontos de coleta distribuídos pelo Brasil.
Mais sobre a logística reversa
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, inclui no texto os elementos que visam assegurar a implementação e operacionalização do sistema de logística reversa. A logística reversa é entendida conforme a Lei, como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
O Projeto também está com um site novo, acesse neste link e confira todas as novidades e ações do Energia Amiga.
Mais sobre o Projeto: visando extrapolar a atuação da extensão universitária, no ano de 2017 teve seu início o Projeto Energia Amiga, que tem na sua essência o objetivo de levar às crianças e jovens do ensino fundamental os conhecimentos sobre energia elétrica. Em 2017, o projeto foi elaborado baseado em dois pilares: segurança em eletricidade e eficiência energética. Já em 2018, foram colocadas em prática as ações e estudantes de escolas de Ijuí/RS participaram de diálogos, atividades práticas, concurso de redação e desenho e foram presentados com a primeira edição do Livro Descobrindo a Eletricidade. Ao final de 2018, percebeu-se que o projeto havia cativado a atenção de todos os participantes, e diante deste resultado, a continuação do projeto foi naturalmente planejada. Com a vivência e resultados das ações de 2018, o projeto Energia Amiga recebeu uma nova linha de estudo, um novo público-alvo a ampliou a região de atuação.
As ações planejadas para 2019 e 2020 incluem a abordagem dos temas: segurança em eletricidade, eficiência energética e resíduos tecnológicos. As atividades do Projeto Energia Amiga tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental, o comércio e entidades sociais e individuais que zelam pela correta aplicação da logística reversa. O projeto abrange a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, local de atuação da Unijuí e tem patrocínio da Ceriluz.
Em setembro, que é o mês de prevenção ao suicídio, temos a importante ação do Setembro Amarelo, campanha nacional com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade para reduzirmos os índices no país. Falar de saúde mental é importante, claro, o ano inteiro, mas nesta época do ano, fica mais evidente ainda. Em 2020, então, podemos dizer que falar sobre estas questões é mais do que urgente, principalmente em razão desta pandemia da covid-19 e de todas as questões que ela acabou desencadeando em nossas vidas: trabalho, família, lazer, economia, tudo isso, além da saúde sofreu um grande impacto.
E a Fidene e suas mantidas como um todo estão engajadas nesta campanha. E é por isso que o Rizoma desta quinta discutiu “No ano da exceção, o mês de redobrada atenção: setembro amarelo e a nossa saúde mental”. Confira na íntegra:
Para ajudar a compreender melhor as questões relacionadas à saúde mental, os convidados da semana foram: Carolina Baldissera Gross, psicóloga, mestre em Atenção Integral à Saúde e professora do curso de Psicologia da Unijuí. E o psiquiatra Bruno Guidolin, que atua na rede de Ijuí. O programa também contou com a participação especial da coordenadora do posto Ijuí do Centro de Valorização da Vida, o CVV, Vera Pompeo, que pontuou questões importantes do Setembro Amarelo.
Tendo como foco o desenvolvimento de sistemas, sites e aplicativos, a startup ImpacTech, de Santa Rosa, surgiu em meados de 2019, é uma das mais recentes incubadas na Criatec, inicialmente como um aplicativo para controlar a vacinação e a rotina de pets. A partir disso, foi criado um software completo para agendamentos, cadastro de clientes, vacinas, sistema de caixa, estoque e registros veterinários, denominado Meu Pet, com o objetivo de gerenciar petshops e clínicas veterinárias.
“Modificamos o sistema para ser uma ferramenta de uso veterinário e cliente final, assim vimos uma grande oportunidade de negócio e crescimento, na região, estado e Brasil”, afirma a empreendedora Pamela Sehn, cofundadora da ImpacTech juntamente com Bruno Primaz. As vendas para veterinários e petshops começaram em abril de 2020 e a empresa já atua em diversas cidades da região Noroeste. “O desafio agora é expandir para outras regiões do país”, relata ela.
Para auxiliar nessa expansão, em 2020, o negócio passou a integrar a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), de Santa Rosa. No mês de fevereiro, iniciou o processo de pré-incubação, tornando-se efetivamente incubada no mês de agosto. “Viemos de outra cidade e era muito importante termos contato com empresas da região para networking, além de todo o apoio que a incubadora proporciona. Como não tínhamos experiência em administração de empresas, corremos atrás de quem poderia nos ajudar e entramos em contato com a Unijuí”, explica Pamela.
A empresa também desenvolve sistemas e aplicativos conforme a demanda dos clientes, para qualquer tipo de negócio e adaptado a todos os dispositivos, além de páginas na internet, desde portfólios pessoais ou empresariais até sistemas com áreas restritas. Além do Meu Pet, outros produtos já desenvolvidos foram o Baita Gula, um sistema completo de delivery, e o Magnifique, um aplicativo para gestão de salões de beleza, clínicas de estética, spas, tatuadores e barbearias.
Confira o site da ImpacTech.
Nesta quinta, dia 17 e sexta, dia 18, a Unijuí e a Prefeitura de Coronel Bicaco vão realizar testes e avaliações em moradores do município ligados em quatro Estratégias da Saúde do Município. A avaliação da população será realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. A testagem e a avaliação das condições de saúde da população de Coronel Bicaco é uma pesquisa que acompanhará a população por três meses. Entenda as principais questões e contribua:
Qual é o objetivo do estudo?
O objetivo desta pesquisa é avaliar e acompanhar grupos populacionais vulneráveis a covid-19 e indivíduos que testaram positivo para anticorpos contra o Sars-CoV-2, quanto a saúde física, psíquica e seu conhecimento sobre o coronavírus (Sars-CoV-2).
Quem vai participar e por quê?
Vão participar da pesquisa 367 residentes de Coronel Bicaco, selecionados em sorteio e com representação das quatro Estratégias da Saúde da Família. Os critérios para participar são: sair diariamente de casa por motivo de trabalho e/ou apresentar doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 2, cardiopatia, doenças respiratórias crônicas, doenças oncológicas ou depressão/transtornos psíquicos.
Durante uma semana a Unijuí vinha acessando os sorteados por meio de ligações telefônicas, para identificar se atendiam aos critérios de inclusão no estudo e convidar a participarem da segunda etapa, que ocorre hoje e amanhã.
Quais serão as próximas etapas?
Para aos que atenderam aos critérios de inclusão e aceitaram participar da pesquisa, hoje e amanhã vão ser avaliados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. Os participantes passarão por avaliação das condições de saúde física e mental através de inquérito e testagem rápida para anticorpos para Sars-CoV-2.
Sobre o teste para covid-19, o que eu preciso saber?
O teste utilizado avalia anticorpos produzidos pelo organismo após a infecção e não identifica o vírus ativo logo após o contágio, ou seja, não é um diagnóstico de que a pessoa está, naquele momento, com o vírus ativo em seu corpo, mas que ele já teve contato com este vírus e desenvolveu anticorpos. O resultado sai em alguns minutos e utiliza apenas uma gota de sangue.
O teste empregado na pesquisa apresenta a possibilidade de 15,2% de resultados falsos negativos (pessoas que foram contaminadas com o vírus não detectadas pelo exame) de 1,0% de falsos positivos (pessoas com exame positivo que não foram contaminadas).
É seguro participar?
Sim. Toda a equipe usará equipamento de segurança e seguirá protocolos de higiene para garantir a segurança de todos os envolvidos no estudo. Estão identificados, com máscaras, jalecos e luvas e vão realizar constantemente a limpeza dos materiais com álcool 70%. Além disso, toda a equipe passou por treinamento e testagem, nesta quarta-feira, dia 16, no Campus Ijuí, antes do trabalho presencial com a população. Os moradores selecionados devem estar de máscara quando forem na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa na hora marcada. Será disponibilizado álcool em gel também.
Treinamento da equipe no Campus Ijuí.
Por que é importante participar?
A importância deste estudo é o diagnóstico populacional das condições de saúde física e psíquica e identificar o número de pessoas que apresentam anticorpos para Sars-CoV-2. Ainda, com base nos resultados do exame contra anticorpos Sars-CoV-2, aqueles indivíduos que forem positivos poderão receber orientações adequadas. O estudo também vai fornecer dados mais precisos sobre a covid-19 e ajudar a traçar estratégias para o cuidado e basear ações e programas de prevenção em Coronel Bicaco.





Confira imagens dos primeiros testes e avaliações realizadas pela equipe na cidade.
A pandemia de covid-19 afetou muito o trabalho em diversas áreas. Na educação não foi diferente, exigindo adaptação das instituições e trabalhadores ao home office. Na FIDENE/UNIJUÍ esse regime de trabalho está acontecendo desde o mês de março para uma grande parcela dos professores e técnicos-administrativos das quatro mantidas: EFA, Museu, Rádio e Unijuí.
Desta forma, o Programa Sinergia e a Coordenadoria de Recursos Humanos realizaram uma pesquisa, no intuito de avaliar esta adaptação ao home office e apontar vantagens e desvantagens deste processo. O questionário foi enviado para 165 funcionários, com 112 respostas. Confira os detalhes da pesquisa neste link.
Mas muito além dos dados, a experiência e vivência de cada um é muito particular. Por isso ouvimos alguns depoimentos, que ajudam a entender, de outras formas, como tem sido o trabalho neste ano de 2020 na Instituição.
Pertencente a grupo de risco para esta nova doença, Belair Stefanello, historiadora do Museu Antropológico Diretor Pestana, avalia que o home office está sendo fundamental para que eu possa desenvolver as atividades laborais: “contudo entendo que ele é uma alternativa somente para períodos excepcionais, como é o caso da pandemia. Embora a tecnologia me permite desenvolver as atividades de forma remota, o trabalho é o que a gente faz e não um local, eu preciso muito da interatividade com os colegas e a conexão com o espaço museu para me motivar. Em função disso procuro não fazer 100% home office e sempre que a bandeira permite faço turnos presenciais para recarregar as baterias. Aqui em casa somos três trabalhando remotamente e isso mudou muito a rotina, pois tem dias que só não tem vídeo chamada na cozinha, mas como somos todos adultos tem funcionado bem”, relata.
Da mesma forma, é o caso de Rudi Johann, programador da Unijuí FM: “me adaptei perfeitamente. Em casa você faz tarefas que no trabalho demandam mais tempo, no meu caso coisas demoradas da programação que é o meu trabalho posso deixar gerando em horários como a noite e no horário do intervalo ao meio dia”, salienta.
Integrante do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da Coordenadoria de Informática, Dionatan Kitzmann Tietzmann, trabalhou em Home Office, de forma integral, por cinco meses e atualmente está neste regime de forma parcial. “Minha adaptação a este regime de trabalho foi tranquila. Consigo manter a rotina e o foco no trabalho. Todas as ferramentas necessárias para desempenhar minhas atividades estão disponíveis e disponho de um ambiente adequado para trabalhar em casa. Durante o período de Home Office integral senti falta do contato com os colegas e de circular nos espaços da instituição. Por outro lado, é muito bom passar mais tempo com a família, especialmente com meu filho, que está em casa nesse período de pandemia”, avalia.
As aulas foram, sem dúvida, um dos grandes desafios impostos neste ano. Seja para professores, seja para os estudantes, e de todos os níveis de ensino ofertados. Para a professora de física da EFA, Rúbia Dallabrida Herrmann, no início a adaptação precisou ser rápida, com a realização de estudos dirigidos aos alunos pelo Portal. Duas semanas depois, com uma organização mais estruturada, ocorreu uma migração ao Class Room, com momentos síncronos e assíncronos de aulas. “Conseguimos um resultado, ficou muito melhor desta forma. Mesmo não sendo fácil essa adaptação, mas tendo em vista a necessidade foi muito importante. Agora, depois de um tempo, já estamos adaptados, nós professores e alunos, a este contexto de ensino. Entendo que as atividades presenciais na educação são fundamentais, em razão das relações e interação das pessoas, mas pelo Meet e outras plataformas, tento fazer com que seja dinâmico, para manter os alunos conectados da forma mais agradável possível. A utilização destes meios têm trazido benefícios para as turmas de forma geral. Muitos alunos que não participavam ou não conseguiam ter uma organização otimizada presencialmente, agora estão indo super bem nestas questões. Apesar de todos os problemas de saúde, 2020 me transformou enquanto profissional, consigo perceber evolução na minha formação, por conseguir me organizar para estudar também!”, complementa.
Para o professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Pedro Buttembender, atuando de Santa Rosa, o home office já estava presente no seu planejamento e veio confirmar uma tendência. “Este, combinado com as atividades online síncronas e assíncronas, estabelecem, nos negócios e na educação, uma dinâmica inovadora nos processos de aprendizagem, tanto em termos de amplitude como de velocidade, permitindo desenvolver novas competências, reforçando as atuais, de forma muito mais rápida e responsivas. As metodologias educacionais e de trabalho também são transformadas, onde a maior liberdade, flexibilidade e autonomia está associada a organização, fluxos, disciplina individual e coletiva. As vantagens estão nos fluxos, na pontualidade, otimização e racionalização dos tempos, em especial nas atividades coletivas”, salienta.
Ele complementa: “a Universidade, graças a abertura dos professores e estudantes, chega e se faz presente em espaços e ambientes onde antes nunca conseguia chegar e se ver reconhecida. A nova dinâmica oferecida por todo este ambiente nos indica a necessidade de não apenas reorganizar estruturas, reformular programas político-pedagógicos e adaptar processos de trabalho e produção. Um novo desenho e compreensão na educação nos põem o desafio de entendermos a nova realidade, desprendermos das proteções corporativas, de distintas naturezas, das estruturas e das nossas competências passadas. Nos reinventar significa desenvolver as novas competências que o futuro nos coloca, sem abrirmos mão de nossa identidade, de nossa história, de nosso passado”, finaliza.
Ela se tornou uma esperança para o mundo inteiro: a vacina para a covid-19 talvez seja uma das únicas na história que está recebendo acompanhamento do mundo inteiro enquanto é desenvolvida. E em tempo recorde!
Não se trata de um processo simples, para começar. Por isso, preparamos, com o auxílio dos professores Vítor Antunes de Oliveira e Bruna Comparsi, do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), este perguntas e respostas, com o objetivo de facilitar a compreensão sobre a vacina e as etapas necessárias para desenvolver esta resposta com segurança. Confira:
O que é uma vacina?
Vacina é um componente biológico oriundo de agentes patológicos (inativos ou modificados) ou porções específicas destes patógenos, capazes de proporcionar imunidade adquirida.
Por que está demorando meses para obtermos uma vacina contra a covid-19?
O processo de produção de uma vacina segura é demorado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dezenas de vacinas estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo, entretanto, antes de chegar até a população muitos testes são necessários. Inicialmente faz-se uma exploração laboratorial, in vitro, posteriormente testes com animais e apenas após estar minimamente segura e com potencial, inicia-se a fase clínica em seres humanos. A realidade é que no caso da covid-19 estamos avançando mais rapidamente que o normal, com empenho de cientistas pelo mundo todo, o que pode nos deixar mais esperançosos.
De onde provavelmente virá a primeira vacina?
A vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, com certeza, é a que lidera esta corrida e está mais próxima de chegar à população. A vacina já se encontra na fase 3 dos testes e, inclusive, está sendo testada atualmente aqui no Brasil.
Quando teremos uma vacina?
Talvez seja esta a pergunta que todos nós gostaríamos de ter a resposta, porém o fato é que não temos a certeza de quando teremos uma vacina realmente segura e eficaz. O que podemos assegurar é que a vacina produzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, está na frente desta corrida, na fase 3 dos testes clínicos em seres humanos, inclusive sendo testada também em voluntários aqui no Brasil. Para os mais otimistas, se esta vacina apresentar pelo menos 70% de eficácia de maneira segura, poderá começar a ser produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e distribuída ainda no início de 2021.
Veja também:
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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