
No último mês, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) esteve em diversas escolas da rede municipal de Ijuí. Realizando oficinas de jogos culturais com algumas turmas dos Anos Finais, a Instituição pode compartilhar brincadeiras de diferentes povos identitários com os estudantes.
As oficinas fazem parte do plano de trabalho do 7° Prêmio Darcy Ribeiro, no qual o Museu foi contemplado com o projeto "Exposição Pandorgueando – Brinquedos, jogos e brincadeiras de geração a geração", que tem como objetivo proporcionar à comunidade estudantil o conhecimento e a identificação de jogos de diferentes culturas. Apresentando para os adolescentes os jogos da Mancala e Onça, de origem africana e indígena respectivamente; trazendo atividades diferentes e usuais às práticas normais de brincadeiras, foi possível disseminar os jogos levados pela Instituição até os alunos.
Realizando 47 oficinas no mês de setembro, a equipe do Madp percorreu 13 escolas da rede municipal de Ijuí, envolveu turmas do 4° ao 6° Ano do Ensino Fundamental, atendendo 716 alunos e professores durante as atividades.
Mantendo a questão da pandemia em pauta, o Madp resolveu ir até as escolas ofertar as oficinas, em contrapartida a uma proposta que já estava estruturada, mas que seria realizada nas dependências da Instituição. Os materiais disponibilizados foram todos confeccionados pensando na possibilidade de higienização após o uso. Placas de PVC expandidos foram os tabuleiros e sementes variadas para os jogos foram fornecidas pelas escolas.
A participação nas oficinas pelas turmas aconteceram de forma interativa e contextualizada através da orientação de Fabrício Souza e Giordano Toniazzo, que acompanharam o processo de organização, execução e desenvolvimento dos jogos propostos de acordo com o que a Base Nacional Comum Curricular define para aprendizagens essenciais. “Para pensar o ensino de História é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documentos capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram”, destaca a professora e coordenadora da Escola Dona Leopoldina, Vera Granville, que participou do circuito das oficinas nas escolas.
Por Giordano Toniazzo, estagiário de Jornalismo

Neste sábado, dia 16 de outubro, a Estação Cidadania, junto ao Parque da Pedreira, receberá o evento “Dia da Cidadania”, das 9h às 17h. Promovido pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Smcet), o evento contará com a participação de diversos cursos e projetos da Unijuí.
O Projeto de Extensão Energia Amiga realizará visitas a residências para orientações sobre o uso do sistema de aquecimento de água, e também sobre a coleta de resíduos eletroeletrônicos e pilhas.
O curso de Direito participará com o Escritório Modelo e os Projetos de Extensão Regularização Fundiária Urbana: direito social à moradia digna, Cidadania para todos e Conflitos sociais e direitos humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução. A comunidade terá atendimentos por meio do Balcão do Consumidor; oficinas interativas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e atendimento jurídico.
O Projeto de Extensão Educação em Saúde promoverá um circuito com as crianças; fará demonstrações sobre o sistema cardiovascular e digestivo; ação de prevenção ao câncer de mama e orientações sobre nutrição.
Enquanto o Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania realizará atendimento para regularização do CPF e dos MEIs; o Projeto de Extensão AppGo orientará sobre o uso dos aplicativos PortGo - voltado ao ensino da Língua Portuguesa e MathGo - dedicado ao estudo da matemática.
Por fim, o Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência divulgará os serviços prestados pelo Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir da Unijuí; fará a demonstração de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção; e realizará um circuito interativo com a comunidade.
O evento ainda contará com a conclusão do projeto de mobilização social, que consiste em duas sessões de teatro com o Grupo Máscara de Cruz Alta; intervenção artística com Fabio Novelo; pintura no rosto; brinquedos infláveis; jogos esportivos e recreativos; e distribuição de lanches para as crianças.

A Unijuí realizou nesta quarta-feira, 13 de outubro, de forma híbrida, o lançamento dos Vestibulares de Verão e de Medicina 2022. No Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, foram recebidos coordenadores de cursos, gestores administrativos e representantes da imprensa de Ijuí e região. O ato foi transmitido para a comunidade acadêmica pelo Youtube da Instituição, garantindo a segurança de todos neste momento de pandemia.
As inscrições para os dois processos seletivos foram abertas na segunda-feira, dia 11 de outubro. No Vestibular de Verão são ofertadas vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais, com exceção de Medicina, nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. Já para Medicina são ofertadas 40 vagas no campus de Ijuí.
“Esse longo período de pandemia nos mostrou, ainda mais, que precisamos estar conectados com as rápidas mudanças do mundo e consequentemente as necessidades do mercado, para garantir uma formação de excelência dos nossos estudantes, que serão os profissionais desse amanhã ainda incerto, mas certamente diferente do presente. Focados na transformação constante, nós - em especial professores e profissionais que trabalham com a educação - estamos focados no futuro, estamos focados em estar prontos para os desafios do amanhã”, destacou em sua fala a vice-reitora da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, ao anunciar que o mote da campanha será “Prontos para o amanhã”.
A apresentação das peças e da campanha foi realizada pela coordenadora da Assessoria de Marketing da Unijuí, Talita Mazzola. “Diante do rompimento drástico que sofremos em 2020, por conta da pandemia, entendemos que o processo de transformação passa pela Universidade e que, na verdade, essa transformação está intrínseca em nosso processo. O mote, Prontos para o Amanhã, mostra que estamos prontos para mudanças, como estivemos neste período de pandemia, e prontos para formar profissionais para o futuro. Apresentamos uma marca moderna, tecnológica, clean, mas sem nos desligarmos da nossa essência, que é a humanidade”, disse.
Reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring lembrou que o Salão de Atos é caracterizado por receber os estudantes - tanto em sua chegada ao Ensino Superior quanto para eventos formativos; e é um espaço aberto à comunidade, tanto que abriga, neste momento, a Fenadi 2021. “E hoje, estamos aqui para o lançamento dos vestibulares. Mas o que têm em comum a Universidade, a Fenadi e os processos seletivos? Além de estarmos a quase dois anos compartilhando esta mesma casa, este mesmo Salão de Atos, e nos reinventando? Possibilitamos que os jovens permaneçam com seus sonhos. Acreditamos que as pessoas podem e transformam o mundo. Que a solidariedade, a cultura, o conhecimento e a ciência são indispensáveis para o desenvolvimento de um país, de uma região, de uma cidade”, ressaltou a reitora, fazendo um convite para que todos os participantes compartilhem a campanha.
Fique atento aos processos seletivos:
Vestibular de Verão: Interessados têm até o dia 29 de novembro para realizar a inscrição pelo endereço unijui.edu.br/vestibular-presencial. A taxa é de R$ 20,00 e o candidato pode optar por uma das três formas de ingresso.
A primeira opção é o aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020. Também é possível aproveitar a nota de redação de um dos vestibulares da Unijuí, realizado entre os anos de 2005 a 2022.
A terceira e mais tradicional opção é a realização da prova do Vestibular Verão 2022, que consistirá numa redação, a ser realizada de forma online. A diferença é que, neste ano, a realização das provas não será concentrada em um único dia. O candidato pode realizá-la remotamente, de 11 de outubro a 5 de dezembro, em até 2 horas, dentro da plataforma da Universidade.
Vestibular de Medicina: Os candidatos têm até o dia 5 de dezembro para realizar a inscrição e disputar uma das 40 vagas ofertadas pela Universidade. O valor da inscrição é de R$ 190,00. Previstas em edital, neste ano são ofertadas duas formas de seleção, por meio do aproveitamento da nota do Enem ou, então, realização da prova presencial no dia 12 de dezembro, no campus da Unijuí - Ijuí, seguindo todas as normas de prevenção à covid-19.



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Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unijuí, para ingresso em 2022. Os candidatos têm até o dia 5 de dezembro para realizar a inscrição e disputar uma das 40 vagas ofertadas pela Universidade. O valor da inscrição é de R$ 190,00. Previstas em edital, neste ano são ofertadas duas formas de seleção, por meio do aproveitamento da nota do Enem ou, então, realização da prova presencial no dia 12 de dezembro, no campus da Unijuí - Ijuí, seguindo todas as normas de prevenção à covid-19.
O curso de Medicina da Unijuí conta com um aprendizado baseado em metodologias ativas, em que o estudante é agente ativo na busca por conhecimento. Conta com oito Laboratórios de Simulação, para casos passíveis de atendimento, além do Laboratório de Habilidades, Laboratório de Bioquímica, Laboratório de Fisiologia Humana, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Ensaios Biológicos, Laboratório de Química e Laboratório Parasitologia e Microbiologia.
Desde o primeiro semestre, os estudantes realizam atividades práticas explorando diferentes complexidades, em cenários pertencentes ao SUS e à saúde pública, sempre com o monitoramento de professores. O curso conta com integração com a tecnologia, especialmente por meio de aparelhos para simulação de situações e bonecos que permitem simulações realísticas. Além disso, também está à disposição dos acadêmicos um grande acervo de publicações e livros, físicos e digitais, sempre atualizados.
Além de todo este contexto que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão, o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, explica que um dos grandes diferenciais da Unijuí é uma formação humanística extremamente forte. “Os estudantes sabem que precisam estar comprometidos com a defesa da cidadania e da dignidade humana. Também aprendem a fazer o processo de educação em saúde, ao tornar as pessoas participantes do seu processo de saúde”, destaca Brust.
Esta é a oportunidade para que mais um grupo de profissionais inicie uma formação sólida e humanizada, numa área essencial à sociedade. Para saber mais, acesse unijui.edu.br/vestibularmedicina.
Processo seletivo terá novidade na realização da prova

Esta segunda-feira, dia 11 de outubro, marca o início das inscrições para o Vestibular de Verão 2022 da Unijuí. Neste processo seletivo, são ofertadas vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais - com exceção de Medicina, que conta com seleção específica. Dentro dos quatro campi da Universidade serão ofertadas 1.300 vagas em Ijuí; 570 vagas em Santa Rosa; 185 em Panambi e, por fim, 50 vagas em Três Passos.
Interessados têm até o dia 29 de novembro para realizar a inscrição pelo endereço unijui.edu.br/vestibular-presencial. A taxa é de R$ 20,00 e o candidato pode optar por uma das três formas de ingresso.
A primeira opção é o aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020. Também é possível aproveitar a nota de redação de um dos vestibulares da Unijuí, realizado entre os anos de 2005 a 2022.
A terceira e mais tradicional opção é a realização da prova do vestibular verão 2022, que consistirá numa redação, a ser realizada de forma online. A diferença é que, neste ano, a realização das provas não será concentrada em um único dia. O candidato pode realizá-la remotamente, de 11 de outubro a 5 de dezembro, em até 2 horas, dentro da plataforma da Universidade.
Quem desejar realizar a prova dentro da estrutura de um dos quatro campi da Unijuí poderá solicitar o agendamento via e-mail, vesbular@unijui.edu.br, até o dia 29 de novembro. A Comissão de Vestibular fará a análise da solicitação e informará a procedência do pedido, via e-mail.
Para acessar o edital e obter mais informações, acesse unijui.edu.br/vestibular-presencial.
Curso ofertado no campus Santa Rosa é parceria com o Sescoop/RS

Nesta sexta-feira, dia 8, a Unijuí - campus Santa Rosa realizou a aula inaugural da 11ª turma do curso de Especialização em Gestão de Cooperativas. Em mais uma edição, a Universidade conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS), para que os estudantes recebam bolsas de 70% no valor da mensalidade.
Para usufruir do benefício do convênio é necessário que o candidato seja colaborador, associado, conselheiro ou dirigente eleito de Cooperativas. Nesta edição, os estudantes estão diretamente ligados a nove diferentes Cooperativas. O objetivo é atualizar e qualificar estes profissionais, com ênfase em temas que envolvem gestão, liderança e tecnologia.
Leonardo Ferro Buzanello é formado em Administração e atua profissionalmente na Sicredi, como assistente de negócios Pessoa Física. Enquanto estudante da especialização, ele acredita que a diversidade de profissionais ligados às Cooperativas trará excelentes trocas de experiências. “Escolhi esta pós-graduação por acreditar no cooperativismo, na força que ele tem para transformar as pessoas, buscando melhorar a qualidade de vida delas e da sociedade. O curso certamente irá me proporcionar um maior conhecimento sobre o cooperativismo e aumentar minha rede de relacionamentos, com colegas, professores e Universidade” destaca Leonardo.
Na abertura oficial também estiveram presentes, representando a Coopermil, a psicóloga Camila Dias e representando a Cotrirosa, a assessora de comunicação, educação e marketing, Zélia Savoldi.
A Cotrirosa é a Cooperativa com maior número de inscritos, Zélia, que também é egressa do curso, ressalta a importância da formação para fortalecer lideranças, negócios e ações sociais. “A especialização permite ao estudante desenvolver uma visão ampla de todo o processo de gestão e possibilita a participação na formulação de estratégias, além de desenvolver habilidades e competências para profissionais que atuam nas Cooperativas, e para associados e filhos de associados que participam do curso”, comenta Zélia.
O coordenador da pós-graduação, professor Pedro Luís Büttenbender, destaca o grande envolvimento da Unijuí com diversas questões ligadas ao cooperativismo. “A Especialização em Gestão de Cooperativas é apenas a materialização de uma das muitas competências que a Universidade tem dirigido ao cooperativismo, que também envolve a oferta do curso superior em Gestão de Cooperativas e o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional”, comenta Büttenbender.
Ao longo da história, a especialização já formou mais de 400 estudantes. Neste período, tem se consolidado como referência em inovação pedagógica, de conteúdos e no corpo docente. É atualizada e qualificada a cada nova edição, para que os estudantes recebam uma formação sólida, baseada em processos tradicionais consolidados e tecnologias emergentes.

Se você é aluno do Ensino Médio, não perca a chance de participar do Profissional do Futuro - evento promovido pela Unijuí e que busca aproximar os estudantes da Universidade. A iniciativa, que foi gamificada neste ano, desafia os jovens a cumprir quatro missões, concorrendo, ao final do jogo, a uma série de prêmios. Para participar, basta acessar unijui.edu.br/pf.
A primeira missão, Descobrindo o Universo, foi lançada na última quarta-feira, dia 6, e propõe aos estudantes um jogo com perguntas e respostas sobre as profissões do futuro. Na próxima semana, dia 13 de outubro, será lançada a próxima missão - Caminhos para o Futuro, que vai proporcionar um tour virtual, 360º, nas estruturas da Instituição, nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.
Na Missão 3, chamada de Ataque às Dúvidas, os alunos vão conhecer os cursos de graduação ofertados, por meio da interação com professores, estudantes e egressos, através do Youtube. O lançamento dessa missão acontece no dia 20 de outubro e será ao vivo para os participantes. Por fim, na Missão 4, Um Pequeno Grande Passo, os alunos se inscrevem e participam do Vestibular de Verão da Unijuí.
Os estudantes que participarem das quatro missões, realizando o processo seletivo e, no caso da aprovação, também efetivando a matrícula, concorrerão a vários prêmios: uma bolsa de estudos de 50% para todo primeiro semestre de 2022 e duas bolsas de estudos de 25% em todo primeiro semestre de 2022. Essas bolsas são válidas para todos os cursos de graduação presenciais da Unijuí, exceto Medicina. Os jogadores que completarem as quatro missões ainda concorrem a cinco bolsas integrais em curso de inglês online; um notebook e um kindle.
As escolas que fecharem o mínimo de 20 estudantes inscritos e que completarem as três primeiras missões do Profissional do Futuro serão habilitadas a participar do sorteio de uma TV smart 32” e uma caixa de som.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/pf. O estudante inscrito receberá, por e-mail e SMS, informações sobre o lançamento de cada missão. Escolas de toda região podem participar do evento.

Junto à Escola Fazenda - IRDeR, aconteceu nesta sexta-feira, 8 de outubro, o 2º Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético de Forrageiras e Cobertura de Solo e o V Seminário sobre Forrageiras: Leite e Carne à Base de Pasto. O evento é uma promoção da Unijuí, juntamente com o Programa de Melhoramento e os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.
“O evento acontece para que possamos mostrar um pouco das pesquisas e dos projetos de extensão desenvolvidos pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, e que estão vinculados ao Programa de Melhoramento Genético. Agradecemos aos professores e colaboradores que aceitaram este desafio, e aos estudantes que, desde o início, se esforçaram”, destacou o coordenador do Programa de Melhoramento e coordenador do evento, professor Emerson André Pereira.
Os participantes puderam passar por sete estações de conhecimento durante o evento: Melhoramento genético de plantas forrageiras e contribuições no desempenho dos animais; Sistemas Integrados: clima e sombra para os animais; Sistemas Integrados: solos; Importância do uso de sementes forrageiras com qualidade e procedência; Gestão da propriedade de leite e de carne; Manejo reprodutivo de bovinos de leite e corte e Produção e qualidade de silagem.
Para o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o evento é um momento especial, onde a Universidade tem a oportunidade de mostrar o trabalho realizado junto ao Programa, as competências, habilidades e conhecimentos que os estudantes estão construindo diariamente. “Nosso agradecimento especial às empresas que apoiam este projeto, que abraçam o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologia em nossa região”, disse.
Atualmente, 11 empresas são parceiras da linha de estudos e financiam 50% das pesquisas focadas no desenvolvimento de cultivares de forrageiras para maior produção de carne e leite, e melhoria na conservação do solo. São elas: Crat, Nativa, Copagril, Itaipu/Mil Pastos, Agrosul, Kernel, Chiapeta, Cometa, Relva, Lopes e Agropolo.
Patrocinadora do Dia de Campo, a cooperativa Sicredi esteve representada pelo gerente da Agência Ijuí São Francisco, Everton Dill, que destacou a importância de ser parceira de projetos voltados ao desenvolvimento das comunidades. “Algo que atende à nossa missão, que é estar próximo, se relacionando e fazendo a diferença na vida das pessoas”, disse.











A quarta edição do Concurso Energia Amiga teve seus vencedores divulgados. O anúncio ocorreu de forma online, pelo canal do projeto no YouTube, e contou com a participação das professoras Caroline Radüns, Taciana Paula Enderle e Taíse Neves Possani. Também esteve presente o jornalista e assessor de comunicação da Ceriluz, Vilson Wagner.
O tema da 4ª edição do Concurso de Redação e Desenho do Projeto de Extensão Energia Amiga foi Logística Reversa e Energia Elétrica. O tema está diretamente relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com o Objetivo 7, Energia limpa e acessível, e o Objetivo 11, Cidades e comunidades sustentáveis.
O desenho vencedor foi feito pela estudante da Escola Municipal Fundamental David Canabarro de Ijuí, Anna Luísa Borré Foletto. Já a redação que tirou o primeiro lugar foi elaborada pela aluna Ritieli Vitória Maciel dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita, de Santa Rosa.
Neste ano, foram inscritos 139 desenhos e 30 redações, elaboradas por alunos das escolas dos municípios que são abrangidos pela 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação. Os estudantes que participaram e inscreveram seus desenhos são do 1º ao 5º Ano e os que desenvolveram as redações são do 6º ao 9º Ano.
Os integrantes do projeto fizeram uma avaliação preliminar e escolheram 15 projetos que foram para votação aberta no site do projeto, outros 15 foram escolhidos pelos próprios integrantes. Os 15 desenhos e textos que foram para votação no site obtiveram, em conjunto, 4965 votos.
Além do apoio, desde o início do projeto, por parte da Ceriluz, este ano o Energia Amiga teve o auxílio do Sicredi, a partir do Programa Empreender para Transformar (PET).
O concurso publicou um livro contendo os desenhos e as redações. O livro está disponível no site da editora Unijuí e vai ser publicado de forma impressa ainda neste ano. Confira o evento na íntegra neste link.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Teve início nesta quinta-feira, 7 de outubro, o Desafio Empreendedor EFA - Conexões Plurais, promovido pelo Centro de Educação Básica Francisco de Assis, a partir de uma parceria com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental - Criatec da Unijuí e Projeto Cidades Inteligentes. Envolvendo alunos do Ensino Médio, e também do 9º Ano do Ensino Fundamental na condição de treineiros, a competição tem o intuito de desenvolver habilidades empreendedoras a partir dos desafios que foram apresentados.
Tendo como locais de prática o ginásio e o Espaço Mais Inovação da Unijuí, o desafio teve início pela manhã, com atividades voltadas ao empreendedorismo, à reflexão sobre sonhos, metas e objetivos. Também foi realizado o lançamento dos três grandes temas que vão nortear o desenvolvimento de soluções por parte dos alunos: mobilidade, comunicação e meio ambiente.
“Dividimos os estudantes em 12 times. À tarde, eles participaram de atividades com design thinking e model canvas, para já estruturar a ideia no formato de negócio”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, lembrando que as atividades terão sequência no dia 14 de outubro, quando as equipes irão entregar o pitch - breve apresentação do negócio elaborado.
De acordo com a professora de Matemática da EFA, Emanueli Avi, 88 estudantes se inscreveram para o desafio, que revisita temáticas trabalhadas pela escola desde o início do ano. “Realizamos diferentes ações e reflexões com os estudantes sobre o empreendedorismo, a vida pós-pandemia, convidando profissionais para apresentarem seu dia a dia”, completou a educadora.
Conforme lembrou a coordenadora dos Anos Finais e Ensino Médio da EFA, professora Vivian Lunardi, os temas vão ao encontro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “As temáticas foram surgindo e procuramos dar muita ênfase a elas. E o projeto Conexões, que se volta hoje ao Ensino Médio na Instituição, surgiu com o propósito de provocar os alunos nestas temáticas que hoje são fundamentais”, reforçou a professora, citando o Projeto Conexões Plurais, do qual surgiu o Desafio Empreendedor. A iniciativa foi idealizada pela equipe diretiva para intensificar os estudos, incentivar o protagonismo juvenil e o fomento à pesquisa.
O encerramento do desafio está marcado para o dia 21 de outubro, às 18h30, no Salão de Atos da Unijuí. As três equipes vencedoras vão receber medalhas. O 1º lugar receberá uma premiação de R$ 250, o 2º lugar de R$ 150, e o 3º lugar de R$ 100.





Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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