
A Unijuí preparou uma Pós-Graduação Lato Sensu totalmente voltada aos enfermeiros que desejam se preparar para a assistência a pacientes gravemente enfermos, em Unidades de Terapia Intensiva. A especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva possui a duração de dois anos e, em razão da pandemia de covid-19, foi estruturada para que as aulas aconteçam de forma online. As inscrições estão abertas até o dia 4 de julho, com previsão de início do curso em 23 de julho.
“A especialização é um diferencial ao profissional. O curso prepara para o atendimento de pacientes que têm uma complexidade maior, que requerem um atendimento mais especializado. O enfermeiro precisa desenvolver competências específicas para atender às demandas deste perfil de paciente”, explicou a coordenadora do curso, professora Bruna Nadaletti, lembrando que as aulas vão acontecer em plataforma adequada, com acompanhamento contínuo dos professores.
Os encontros acontecem quinzenalmente e, ao final do curso, o estudante ainda realiza um estágio. “Depois que o estudante tem contato com a parte teórica, o estágio acontece dentro de serviços de saúde de Ijuí e da região, mais especificamente em unidades de terapia intensiva. A ideia é que ele saia do curso com uma bagagem teórica e com a experiência prática”, reforçou a professora.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/pos.
A Unijuí também está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva; Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições; Controladoria e Gestão Empresarial; Fitoterapia Clínica; Hematologia Laboratorial; e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, no Campus Ijuí; e em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário no Campus Três Passos.
Para quem prefere a modalidade Ensino a Distância (EaD), há os cursos de Marketing, MBA em Gestão e Negócios Bancários e Psiquiatria.
Mais informações pelo telefone 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

“Energia elétrica e logística reversa” é o tema do 4º Concurso Energia Amiga de Redação e Desenho, promovido pelo Projeto de Extensão Energia Amiga da Unijuí, em parceria com a Ceriluz. A competição é voltada aos estudantes do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, pertencentes às regiões de abrangência da 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que têm suas sedes nos municípios de Santa Rosa e Ijuí, respectivamente.
Já com inscrições abertas, o concurso tem o intuito de incentivar os estudantes a pensarem sobre cidades e comunidades sustentáveis, a partir da redução do impacto ambiental, com especial atenção ao sistema energético e resíduos tecnológicos. Alunos do 1º ao 5º Ano podem participar com desenhos, enquanto que estudantes do 6º ao 9º Ano podem se inscrever com redações. O prazo encerra-se no dia 12 de julho e as regras para o concurso estão disponíveis em www.projetos.unijui.edu.br/energiaamiga.
“Desde o início do projeto, temos como proposição a realização de um concurso. E neste ano não seria diferente. Os alunos terão um prazo para elaborar suas redações e desenhos, e para inscrever suas produções. A comunidade também participará, escolhendo os melhores trabalhos, que farão parte de um livro. Nas duas primeiras edições, este livro foi físico e, no passado, publicado de forma digital. Mas, neste ano, voltamos com a edição impressa”, explicou a coordenadora do Projeto Energia Amiga, professora Carolina Radüns.
Realizado de forma online neste ano, em razão da pandemia de covid-19, o Projeto de Extensão conta com o envolvimento de 20 escolas, 53 turmas, 38 professores e 1.021 estudantes. A iniciativa visa disseminar o conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade aos alunos das escolas de Ijuí e região, aproximando, assim, os conceitos teóricos de eletricidade com a vivência diária e o uso da energia, bem como demonstrar os riscos intrínsecos ao uso dela.
Confira a live na íntegra:
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No ano de 2016, teve início na Unijuí um projeto de pesquisa que tinha como objetivo avaliar e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros após a alta hospitalar. A partir disso, identificou-se a possibilidade do projeto tornar-se extensão universitária, ampliando sua atuação junto à comunidade, com a promoção de ações às gestantes, famílias e seus bebês prematuros. Dessa forma, em 2020, iniciou o projeto de extensão “Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado”.
Atualmente, o grupo é formado por uma equipe multidisciplinar, com estudantes dos cursos de psicologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e medicina, composto por cinco bolsistas, 14 voluntários, três professores extensionistas e dois professores voluntários. O projeto tem como objetivo organizar estratégias de cuidado pré-natal com vistas à prevenção da prematuridade, bem como acompanhar bebês prematuros e suas famílias, com o propósito de orientar o cuidado e avaliar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor dos prematuros.
A proposta inicial do projeto envolvia a visita domiciliar às famílias, mas, em função da pandemia, as atividades foram reorganizadas. Os extensionistas estão trabalhando na produção de materiais sobre a prematuridade e os cuidados ao bebê prematuro. Eles também elaboram cartilhas e manuais e atendem às famílias por meio do Whatsapp.
Segundo a professora de Psicologia e coordenadora do projeto, Amanda Schöffel Sehn, ainda existem poucas pesquisas com evidências científicas que apontem a relação entre a prematuridade e a covid-19. Mas o tema vem sendo acompanhado de perto. "Mesmo existindo poucas evidências, sabe-se que na gestação ocorrem inúmeras alterações fisiológicas e imunológicas. Por conta disso, a gestação parece representar um período de maior suscetibilidade a infecções virais, a complicações pulmonares e sistêmicas, que podem favorecer o parto prematuro. Nesse contexto, existe a necessidade de atenção e cuidado às gestantes infectadas pela covid-19, tendo em vista a diversidade de alterações e desfechos. Além disso, o município de Ijuí apresenta média de nascimentos prematuros significativa (aproximadamente 11% em 2020), o que denota a necessidade de ações voltadas à prevenção, cuidados e acompanhamento dessa população”, explica Amanda.
O projeto está fazendo um levantamento dos bebês prematuros em algumas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), a fim de contatar diretamente essas famílias. Da mesma forma, a equipe está em contato com os hospitais para acessar as famílias ainda no momento da alta hospitalar do bebê. “Esse trabalho envolverá grupos de apoio a cuidadores de bebês prematuros, com encontros para tratar de questões relacionadas ao cuidado e à experiência de parentalidade. À medida que a pandemia permitir, iremos organizar as avaliações periódicas do desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês prematuros e, quando necessário, iniciar as atividades de estimulação na Clínica Escola de Fisioterapia”, finaliza a coordenadora.
Familiares de bebês prematuros podem ter acesso aos materiais disponíveis nas redes sociais do projeto ou diretamente pelo telefone 55 3332-0211 (WhatsApp).
Instagram: https://www.instagram.com/projetoprematuros/
Facebook: https://www.facebook.com/PROJETOPREMATUROS/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmM1L4kwEAA-Fkny8Q8UBcw
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
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Nesta segunda-feira, Dia Mundial do Doador de Sangue, o Projeto de Extensão Educação em Saúde, da Unijuí, deu início a uma ação que se estenderá durante todo o mês.
Com o intuito de sensibilizar a população e contribuir com a causa, os 43 voluntários e seis bolsistas do projeto estarão se dividindo em grupos para doação de sangue no Banco do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Quem também participou, nesta segunda, foi a coordenadora do projeto, professora Angélica Cristiane Moreira.
De acordo com a docente, uma agenda está sendo organizada com os estudantes, para que as doações aconteçam durante todo o Junho Vermelho – campanha que visa conscientizar a população para este ato de amor ao próximo, que pode salvar vidas.
O Projeto de Extensão desenvolve ações de educação em saúde na comunidade, visando a prevenção de doenças e agravos, atenção ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Desenvolve atividades com grupos e também no domicílio, promovendo hábitos de vida saudáveis e adesão a processos terapêuticos. Promove um conjunto de práticas que contribuem para a independência das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e gestores. O grupo tem como objetivo produzir impactos positivos sobre a saúde da população, com um trabalho multiprofissional e interdisciplinar.


Mesmo que lentamente, a vacinação contra a Covid-19 avança pelo país. Contudo, o número de casos, mortes e internações conta com uma inexpressiva ou, até mesmo, inexistente redução. Quais são os fatores que levam o Brasil a estar “na contramão” do enfrentamento à pandemia de coronavírus?
No Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 10 de junho, o assunto debatido foi justamente este: “Covid-19: Por que estamos na contramão do enfrentamento?”. O que a conversa revelou é que os números não só não estão diminuindo, como, novamente, estão aumentando na região. Os convidados do programa foram o secretário municipal de Saúde e professor da Unijuí, Márcio Strassburger; a diretora Técnica e coordenadora da internação Covid-19 do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Mariele Zardin; o coordenador Técnico do Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) e professor da Universidade, Matias Nunes Frizzo.
Ao analisar a situação municipal e regional da pandemia, o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, afirmou que o cenário é de preocupação. “Temos uma grande quantidade de casos ativos, um aumento no número de confirmações e na procura pelo Centro de Triagem. Não chega a ser o que enfrentamos em março, quando atingimos um pico de 1.050 pessoas com coronavírus ativo e a média de consultas diárias era de 140, mas precisamos ter mudanças de comportamento para garantir a redução desse número de casos”, destaca e acrescenta “estamos com 334 pessoas com a doença ativa, uma média de 90 consultas diárias no Centro de Triagem e em torno de 32% da população vacinada”. Ele ressalta ainda que houve uma mudança no perfil das pessoas que buscam atendimento. “Hoje, talvez mais de 80% das pessoas que procuram o Centro de Triagem são pessoas jovens, abaixo de 50 anos, enquanto a procura da população idosa reduziu significativamente, certamente já por efeito da vacina”, avalia Márcio.
A análise do professor Matias Frizzo vai ao encontro da do secretário. Segundo ele, os números observados no Unilab também vêm crescendo nas últimas semanas, tanto o quantitativo de testes realizados quanto o percentual de casos positivos. Além disso, o perfil das pessoas que procuram os testes também é de uma faixa etária mais jovem. “A circulação viral está alta e as novas variantes podem oferecer maiores riscos de contaminação e agravamento do quadro, o que contribui para a internação da população jovem. Mesmo que no início da pandemia a maior preocupação era com idosos, hoje percebemos que também há uma busca pelos serviços hospitalares pela população jovem”, enfatiza Matias.
A avaliação da coordenadora da internação Covid-19 do HCI, Mariele Zardin, é ainda mais enfática. "Na minha opinião já estamos na terceira onda. Nós estamos vendo pacientes com comportamentos totalmente diferentes das outras vezes, pacientes que pioram em dois dias, pacientes jovens, a média de idade em torno de 40 anos. Então é um novo comportamento do vírus e com esse aumento da taxa de incidência, provavelmente já estamos vivendo a terceira onda sim”, alerta a médica.
Por Amanda Thiel, acadêmica de Jornalismo.
Confira o Rizoma Temático na íntegra:

A partir desta quinta-feira, dia 10 de junho, acadêmicos da Unijuí já podem realizar a rematrícula para o segundo semestre de 2021. Basta acessar o Portal do Estudante, clicar diretamente no banner (abaixo)
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ou na aba Estudante (abaixo), selecionando Matrícula e Efetuar Matrícula.
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A diferença, neste ano, é que o processo de rematrícula acontece em etapa única, entre os dias 10 e 21 de junho.
Quem não realizar a rematrícula neste período, poderá efetuar fora de prazo, de 2 de julho a 13 de agosto, porém, com pagamento de taxa.
No mesmo período, de 10 a 21 de junho, é possível realizar a matrícula para as disciplinas ofertadas no período de férias. Os componentes que constam como presenciais no sistema serão ofertados, no mês de julho, de forma online, em razão da pandemia de covid-19.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), pelo chat 3332-0200, telefone 3332-0444 ou pelo e-mail atendimento@unijui.edu.br.
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Nesta quarta-feira, 9 de junho, iniciou o circuito de lives do Vestibular de Inverno Unijuí 2021. Para abrir a programação, a vice-reitora de Graduação da Universidade, professora Fabiana Fachinetto, conversou com o público sobre as formas de ingresso, bolsas, financiamentos e outros benefícios.
“Para esse processo seletivo, temos ofertas em 31 cursos de Graduação na modalidade presencial, perpassando por todas as áreas do conhecimento. A oferta acontece nos quatro campi da Universidade: Santa Rosa, Panambi, Três Passos e Ijuí”, explicou Fabiana. Neste ano, a prova de Vestibular acontece no formato online e sem custo. Após a inscrição, o candidato pode acessar a prova de redação e realizá-la em até duas horas. O resultado será divulgado no sistema até quatro dias após a entrega.
O candidato pode optar ainda pelo aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020; ou aproveitar a nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, entre os anos de 2005 e 2021. Em ambas as situações, o candidato não pode ter zerado a nota da redação.
Na live, a professora explicou ainda sobre o Programa de Financiamento de Crédito Educativo Unijuí - CrediUnijuí, que tem como finalidade a concessão de financiamento parcial aos estudantes regularmente matriculados em um dos Cursos de Graduação presencial da Unijuí. O CrediUnijuí cobrirá até 50% do valor semestral de matrícula.
Para saber mais sobre todos os cursos, bolsas, financiamentos e benefícios, o candidato pode acessar o site www.unijui.edu.br/vestibular.
PRÓXIMAS LIVES
A partir da próxima semana, todas as terças-feiras a Unijuí fará uma transmissão ao vivo em seu Instagram abordando uma nova temática vinculada às áreas em oferta no Vestibular de Inverno. A programação será divulgada semanalmente nas redes sociais da Universidade. Ações e sorteios de brindes também estão programadas para acontecer nas redes sociais.
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Laura Scheren Dalpiaz
Elaborar uma redação para o vestibular é algo que sempre preocupa os candidatos. Desde o Ensino Médio, na verdade, os jovens já começam a se preparar para este momento durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Mas o que deve ser, de fato, observado? Neste 10 de junho, Dia da Língua Portuguesa, a coordenadora da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques e coordenadora da redação no Vestibular Unijuí, Laura Scheren Dalpiaz, dá dicas para quem precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo.
“No 3º Ano do Ensino Médio, os professores já enfatizam este tipo de texto, que é o que a Unijuí utiliza como parâmetro de redação em seus vestibulares. Ele tem uma estrutura formal, que pode ser inclusive consultada na internet ou em livros clássicos, como ‘Do texto ao texto’, de Ulisses Infante, e ‘Lutar com palavras: coesão e coerência’, de Irande Antunes”, explicou a coordenadora, lembrando que ambos os livros estão disponíveis para consulta na Bumom.
Especialmente no Vestibular de Inverno, que conta somente com uma prova de redação, o texto é extremamente importante. O tema, um dos quatro critérios avaliados, tem peso 200. “O candidato precisa demonstrar compreensão ao enunciado proposto e desenvolver o texto adequado ao tema. Todos os temas do Vestibular de Inverno pedem uma proposta de intervenção, que segue a linha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do próprio texto dissertativo-argumentativo”, reforçou Laura.
O segundo critério, que tem peso 360, refere-se à clareza de ideias, à consistência argumentativa. Neste ponto é avaliado o quanto o sujeito sabe sobre o tema. Já no terceiro critério avalia-se a qualidade da abordagem, com peso 200. “Nesse ponto, o candidato precisa mostrar a sua criatividade, trazendo questões pertinentes ao texto.” Por fim, no quarto critério, com peso 240, é avaliado o uso adequado da linguagem escrita, respeitando o código linguístico e os padrões sintáticos da Língua Portuguesa.
“O candidato pode zerar a redação se fugir do tema, se apresentar muitos erros ou não desenvolvê-la adequadamente, escrevendo, por exemplo, apenas um parágrafo. É necessário ter cuidado: realizar uma introdução, desenvolver e concluir o texto”, ressaltou.
Outro ponto importante é o plágio. Laura lembra que no Vestibular de Inverno, como as provas acontecem de forma online, os candidatos preenchem uma autodeclaração de que não vão usar pesquisas, mas a própria memória, na produção do texto. “Se a banca entender ou desconfiar que o texto não é de autoria da pessoa, e se isso for confirmado, é possível zerar a redação”, observa.
A Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno até o dia 9 de agosto. Para mais informações, basta acessar unijui.edu.br/vestibular-presencial.
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Procurando um curso com alta empregabilidade, estabilidade profissional e com amplo campo de atuação? O curso de licenciatura em Letras: Português da Unijuí, ofertado na modalidade Ensino a Distância (EaD), possui estas características. Com duração de cinco anos, o curso prepara para atuação no ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio.
“O profissional da área de Letras: Português também poderá trabalhar em projetos educacionais interdisciplinares, em cursos preparatórios, cursos de Português para estrangeiros, cursos de Português como língua de acolhimento para imigrantes e outros contextos de ensino de Língua Portuguesa e Literatura. O curso prepara, ainda, para utilização da linguagem nos mais variados contextos profissionais, como editor, revisor, consultor, assessor, produtor cultural e em atuações com secretariado executivo”, explicou a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani.
O curso propicia uma formação humana e intelectual para quem deseja complementar e qualificar sua trajetória pessoal e profissional e ainda permite que os estudantes vivenciem experiências como bolsistas de Iniciação à Docência. “Os acadêmicos têm a possibilidade de atuar com o ensino de Língua Portuguesa e Literatura em escolas básicas desde o início do curso”, lembra a professora.
O curso organiza-se em trimestres, sendo um módulo por trimestre com três ou quatro disciplinas de 40h ou 80h, totalizando 15 módulos.
O número de trimestres por ano respeita o tempo do estudante, sem sobrecarga de atividades e sem precarizar o nível formativo necessário à formação profissional qualificada em nível universitário. “Cada disciplina possui material próprio produzido por professores com experiência na área e voltado para o perfil de estudos da educação a distância. Os estudantes são acompanhados diariamente pelo tutor em cada disciplina e recebem acompanhamento sistemático e constante pelos professores, com possibilidade de diálogo e experiências formativas diversificadas diretamente com o professor”, reforça Taíse.
Inscrições para o terceiro módulo dos cursos EaD já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 10 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/ead.
A Instituição também oferta os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais na modalidade EaD.

Na última sexta-feira, dia 4 de junho, a equipe do Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira em Unidades de Produção na Microrregião de Ijuí – Projeto Piloto da Unijuí, esteve reunida com o agricultor Matheus Prochnow, participante do projeto, para restituição do trabalho desenvolvido e discussão dos resultados com foco no planejamento da unidade de produção e definição de ações futuras. A sua propriedade está localizada na Linha 8, interior do município.
“O projeto busca criar formas e instrumentos de intervenção e assessoramento técnico e gerencial aos produtores por meio de docentes, técnicos e estudantes, a partir de um projeto de melhoria da eficiência leiteira em unidades de produção. Também busca fornecer subsídios para políticas de desenvolvimento e competitividade na bovinocultura de leite, com viabilidade econômica”, explicou a coordenadora do projeto, professora Luciane Martins, que atua ao lado dos professores Nilvo Basso e Angélica de Oliveira Henriques.
Baseado nos objetivos que os agricultores possuem sobre a produção leiteira em suas unidades de produção, o Projeto de Extensão alia conhecimentos técnicos das áreas de agronomia, veterinária e gestão rural no desenvolvimento de ações que buscam alcançar seus objetivos de forma responsável e sustentável.
De acordo com Luciane, cinco unidades de produção leiteira estão sendo acompanhadas na microrregião de Ijuí. O projeto, como lembra, enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Consumo e produção responsáveis”.
“Com as ações do projeto orientamos para que a atividade leiteira tenha custos de produção menores e mais conscientes, assim como orientamos para que a produção do leite, um alimento tão rico e importante, seja realizada com responsabilidade e qualidade sanitária”, explicou a docente.
Nesta quinta-feira, dia 10, uma nova reunião para restituição e programação das ações será realizada com outro produtor rural.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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