
Nesta semana, de 10 a 12 de novembro, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou o VIII Fórum de Gestão e Inovação. O evento contou com uma programação diversificada, em torno das Tendências na educação superior: novos paradigmas. No encerramento, a Diretoria do Comung refletiu sobre o evento e debateu a importância das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) para a sociedade, especialmente durante a pandemia, onde foram e são ativas no enfrentamento da Covid-19.
Segundo a Presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, “foram três dias de questionamentos e aprendizagens fundamentais. E também foi o momento em que percebemos como nos movimentamos enquanto instituições comunitárias. Neste ano de pandemia colocamos em prática, mais do que nunca, o que é ser uma Universidade Comunitária. O compromisso social, a questão de colocar a ciência a serviço da sociedade e a colaboração constante das 14 instituições do Comung em localidades fez toda a diferença. O que nos une é fazer Educação Superior com qualidade”.
Este ano, devido à pandemia, a programação ocorreu de forma totalmente online, tendo como anfitriã a Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os debates e palestras ofertados debateram sobre as novas tecnologias educacionais, a reinvenção do ensino superior, as adaptações no período de pandemia, a inovação, a formação com foco empreendedor e a relação das ICES com a sociedade. Além do olhar focado no futuro da educação, também foi reforçado o papel fundamental das Universidades Comunitárias no enfrentamento da Covid-19.
Confira palestras realizadas no evento pelo Youtube, neste link.
Uma das atividade que integrou o 8° Fórum de gestão e inovação do Comung foi o Startup Plus University. O evento contou com a participação de estudantes das mais variadas instituições, sendo um deles graduando da Unisc. Maria Odete dos Santos Garcia, coordenadora da Criatec-Unijui e do Startup Plus, contou que esse ano as atividades aconteceram de forma virtual, por conta da Pandemia. “Esse ano fomos desafiados a organizar o evento de forma remota, já que todo o evento ocorre de maneira on-line. Então, a gente se desafiou a pesquisar e a buscar plataformas tecnológicas que pudessem nos dar suporte para poder fazer as atividades em equipe e que permitissem a interação entre os alunos”, salientou.
Vencedores dos desafios feitos pela Startup Plus:
1º lugar: Gameup – Plataforma gameficada usando assuntos utilizados em sala de aula. Equipe: Jennifer Ullmann Teixeira (Unisc); Luiz Filipe Durigon de Mello (Unicruz); Mônica Gressler Grützmacher (UFN); Taynara Pires Christmann (Unisc); Tamires Schimeneck da Rocha (Unicruz).
2º Lugar: Students Jorney – Plataforma para engajar estudantes em temas determinantes para suas carreiras. Equipe: José Henrique Brixius de Oliveira (Unisc); Edenilson Bordignon (UPF); Solari De Souza Pereira Junior (Unicruz); Luiz Henrique Rauber (Unisc).
Para Maria Odete Garcia, a experiência de organizar o evento foi de muita importância para a comissão responsável. “Nós ficamos bastante satisfeitos com o resultado. Sabíamos do desafio que era fazer um evento on-line, mantendo as pessoas ali trabalhando o tempo todo. Entretanto, foi uma experiência muito proveitosa para todos os envolvidos nesse evento”, ressaltou.


Em Panambi, os cursos de graduação tornam o campus referência em tecnologia e empreendedorismo para a região. Para a oferta dos cursos, a Universidade possui um quadro de professores e colaboradores qualificados, com metodologias inovadoras e uma infraestrutura adequada para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão com estreita relação com o mundo empresarial. Nesse ambiente, a Unijuí possibilita aos estudantes o desenvolvimento da ciência e tecnologia, da inovação e do empreendedorismo.
São ofertados no Campus:
Administração
Ciências Contábeis
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Acesse o site do Vestibular, confira mais informações dos cursos e faça a inscrição: www.unijui.edu.br/vestibular.
Inscrições: 21 de outubro a 30 de novembro
Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.
Os estudantes que ingressarem nos cursos presenciais neste Vestibular de Verão terão uma oportunidade nova em Graduação, com inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional. Esta é a única proposta de formação universitária desta forma em toda a região Noroeste do Estado. Saiba mais sobre a inovação na proposta de cursos da Instituição.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a Universidade construiu uma proposta de cursos com muito carinho, pensando na região como um todo e projetando uma maior inserção dos estudantes com a comunidade. “Os novos estudantes terão o privilégio de encontrar uma Universidade de cara nova, que vai preparar os profissionais para os desafios de hoje e do futuro”, salienta.
A seleção aos Programas, que acontecem até o final deste ano, também serão realizadas de forma remota, em razão da pandemia de covid-19.

A Unijuí optou por manter em 2021 a possibilidade de realização de aulas remotas nos cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, as atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Unijuí, no decorrer do ano de 2021, poderão ser realizadas de forma remota ou presencial, respeitadas as orientações dos órgãos de saúde, em virtude da situação de pandemia do coronavírus (COVID-19). Em caso de retomada das aulas presenciais, o estudante poderá optar em realizar as atividades de forma presencial ou online, utilizando tecnologias de informação e comunicação. As aulas realizadas de forma remota serão síncronas, conforme cronograma do curso.
A decisão está amparada nas diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estendeu a permissão de atividades remotas para o ensino básico e superior, público e particular, até o fim de 2021. O texto, que foi aprovado por unanimidade, passará ainda pela homologação do Ministério da Educação. O documento amplia as normas excepcionais de atendimento educacional por causa da Covid-19. Com isso, o prazo de vigência passa para um ano a mais que o período de duração do decreto federal que estabeleceu a calamidade pública por causa do coronavírus. Medida vale para a educação básica e superior. Universidades e faculdades, públicas e particulares, poderão reorganizar seus currículos e estarão liberadas para substituir todas as aulas presenciais por atividades não presenciais até o final de 2021.
A seleção aos Programas, que até o final deste mês de novembro ainda estão recebendo inscrições, também vai ocorrer de forma remota, sendo que cada um dos programas organiza o seu processo de acordo com suas especificidades. Confira as propostas de cada Programa:
Educação nas Ciências
O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. É credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Desenvolvimento Regional
Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Modelagem Matemática e Computacional
Tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses, para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Direitos Humanos
Em como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Atenção Integral à Saúde
É um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade
Tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Por mais cinco anos, programa envolverá instituições de ensino, Emater e Embrapa em atividades que visam fortalecer a agricultura familiar e, principalmente, a pecuária leiteira.

Foto de arquivo da Rede Leite
O Diário Oficial da União, do dia 4 de novembro, traz uma boa notícia para Ijuí e região: a renovação do termo de cooperação entre a Unijuí, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha, Emater/RS-Ascar e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A parceria tem o intuito de unir esforços para execução de trabalhos de pesquisa e extensão agropecuária, em torno do Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na Região Noroeste do Estado, Rede Leite.
“A renovação é muito importante porque fortalece o trabalho da Rede Leite e, consequentemente, a agricultura familiar e aqueles que atuam na pecuária leiteira. O convênio prevê ações de pesquisa-desenvolvimento entre as instituições signatárias e junto a agricultores familiares de 45 municípios pertencentes à abrangência da Emater Regional de Ijuí, que envolve os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) das regiões Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí”, explicou o professor do curso de Agronomia e do mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, coordenador substituto da Rede Leite, Roberto Carbonera.
Conforme explica o docente, o trabalho teve início em 2005 e existe, formalmente, desde 2008. São mais de 15 anos de ação, onde as instituições de ensino e pesquisa atuam conjuntamente com a extensão rural para a solução de problemas vinculados à agricultura familiar, em uma relação triangular: pesquisa, extensão e agricultores.
“O projeto desenvolve ações que perpassam pela produção, comercialização e condições onde ocorrem os processos produtivos, que visam a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores”, explicou Carbonera.
O professor salienta que o projeto terá grandes desafios pela frente, como a busca por respostas sobre quais os caminhos para o desenvolvimento da agricultura familiar. Como será o futuro da produção de leite e se essa produção, à base de pastagem, terá viabilidade, ou o caminho será o confinamento da produção. Estão abertas questões sobre como incluir novos segmentos à atividade, tendo em vista o processo de redução ou a exclusão de agricultores; e quais são as propostas dos agricultores, da extensão, instituições de ensino e da pesquisa para a agricultura familiar.
“Com a renovação, o projeto está programado para acontecer por mais cinco anos. Pensando nisso, já está sendo programada uma reunião entre as instituições, para que possamos realizar o planejamento estratégico do próximo período”, completou o professor.
A coordenação atual do projeto está sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo João Schommer, da Emater/RS-Ascar. Assume como secretário-geral o pesquisador Gustavo Martins da Silva, da Embrapa Bagé; e a coordenação substituta, o professor Roberto Carbonera.
A Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2021. Acesse www.unijui.edu.br/vestibular.

Em 2020 a Unijuí completa 30 anos de atividade em Santa Rosa, já formando cerca de 6 mil profissionais neste campus. Em mais uma edição do Vestibular, a Universidade possui ofertas conectadas e que atendem as demandas da região. E, para além do ensino, a Instituição oferta serviços para a comunidade em diversas áreas do conhecimento em Santa Rosa, a partir de muitas parcerias com os setores público e privado. Conheça mais sobre esta história de três décadas neste link.
Confira os cursos ofertados no Campus Santa Rosa:
Administração
Ciências Contábeis
Ciência da Computação
Educação Física (Bacharelado e Licenciatura)
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Engenharia de Software
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Pedagogia
Psicologia
Acesse o site do Vestibular, confira mais informações dos cursos e faça a inscrição: www.unijui.edu.br/vestibular.
Inscrições: 21 de outubro a 30 de novembro
Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.

Os estudantes que ingressarem nos cursos presenciais neste Vestibular de Verão terão uma oportunidade nova em Graduação, com inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional. Esta é a única proposta de formação universitária desta forma em toda a região Noroeste do Estado. Saiba mais sobre a inovação na proposta de cursos da Instituição.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a Universidade construiu uma proposta de cursos com muito carinho, pensando na região como um todo e projetando uma maior inserção dos estudantes com a comunidade. “Os novos estudantes terão o privilégio de encontrar uma Universidade de cara nova, que vai preparar os profissionais para os desafios de hoje e do futuro”, salienta.
E eleição será no próximo domingo, dia 15 de novembro. Vote!

Nas últimas semanas a FIDENE/UNIJUÍ, cumprindo com suas premissas democráticas enquanto instituição de ensino comunitária, deu espaço para que os candidatos a prefeito de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, municípios onde a Universidade possui campus, mostrarem suas propostas de governo aos cidadãos. Na Unijuí FM, foi realizada uma rodada de entrevista com todos os candidatos destas quatro cidades, com tempo e espaço igualitários à todos.
Além destas entrevistas, a Reitoria da Unijuí recebeu, separadamente, os três candidatos a prefeitura de Ijuí para ouvir as propostas e planos de governo. Na oportunidade, entregou uma carta com demandas e reivindicações para todos, focando em temáticas como a educação, ciência, tecnologia e inovação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento local e regional. São elementos em que a Universidade deve contribuir para com a sociedade. E a Unijuí disponibiliza uma formação profissional com competência e impacto e tem muito mais a contribuir para com a comunidade. Confira um trecho da carta:
“reiteramos a importância da Fidene/Unijuí no processo de desenvolvimento regional na região do noroeste gaúcho desde a década de 50. Cabe registrar que este processo foi historicamente marcado pela formação de quadros profissionais qualificados que elevaram a qualidade de vida de nossos egressos a partir de sua habilitação nas diversas profissões que abrangem nossos cursos e, principalmente, pela constituição de uma massa crítica e reflexiva. (...) Participar do processo de desenvolvimento pelo ensino, que é a missão da Fidene/Unijuí, não pode se restringir a formar quadros, mas implica em um posicionamento e numa ação mais incisiva na dinâmica produtiva e de crescimento local. Este posicionamento não implica necessariamente o ingresso da Universidade no processo de produção, mas envolve a transferência de conhecimento para a sociedade, é preciso constituir em uma ponte física e/ou intelectual entre o conhecimento e as necessidades materiais das comunidades”
No domingo, dando continuidade ao trabalho, a Unijuí FM vai realizar uma cobertura completa das eleições, com análises e comentários dos professores: Jaeme Callai, Argemiro Brum, Suimar Bressan e Mirko Frantz.
O objetivo da iniciativa foi levar as propostas dos candidatos e suas respectivas coligações ao conhecimento da comunidade regional, fortalecendo, dessa forma, um dos preceitos da emissora que, além de pertencer à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), mantém, inerente ao seu caráter educativo, o compromisso de construção de conteúdo qualificado e promoção da democracia. Confira na íntegra todas as entrevistas realizadas pela emissora:
Prefeito: Fioravante Ballin - PDT | Vice-prefeito: Vilson Dornelles - PSB
Composição: PDT, PT, PSB, PSD, PSDB, PCdoB, PTB, Cidadania | Número: 12 | Coligação: Juntos pra cuidar da nossa gente
Prefeito: Carlos Kowalski - Patriota | Vice-prefeito: Sargento Oscar - Patriota
Composição: Patriota | Número: 51 | Coligação: Patriota
Prefeito: Andrei Cossetin - PP | Vice-prefeito: Marcos Barriquello - PL
Composição: PP, PL | Número: 11 | Coligação: Acredite, Ijuí pode mais!
Prefeito: Anderson Mantei - PP | Vice-prefeito: Aldemir Ulrich (Taquari) - MDB
Composição: Cidadania, PRTB, PSL, PP, MDB, PTB | Número: 11 | Coligação: União para avançar
Prefeito: Rodrigo Colla - PSDB | Vice-prefeito: Marcos Volnei dos Santos (Marcão) - PSB
Composição: PSDB, PSB | Número: 45 | Coligação: Sim Santa Rosa
Prefeito: Dr. Benedetti - Republicanos | Vice-prefeito: Gelson Waier - Democratas
Composição: DEM, Republicanos | Número: 10 | Coligação: Pra frente Santa Rosa
Prefeito: Orlando Desconsi - PT | Vice-prefeito: Sonia Conti - PCdoB
Composição: PT, PCdoB, PL, PDT | Número: 13 | Coligação: União do Povo por Santa Rosa
Prefeito: Paulo Sérgio - PT | Vice-prefeito: Edison Artmann - PT
Composição: PT | Número: 13 | Coligação: PT
Prefeito: Délcio Vieira Franke - PSC | Vice-prefeito: Ibraim Chagas - PSD
Composição: PSC / PSD | Número: 20 | Coligação: Panambi para todos
Prefeito: Daniel Hinnah - MDB | Vice-prefeito: Henri Jorge Markus - PDT
Composição: MDB, PDT, PSL, PL | Número: 15 | Coligação: Juntos para Panambi seguir em frente
Prefeito: Martin Zachow - PP | Vice-prefeito: Robson Pazze - PTB
Composição: PP, PTB | Número: 11 | Coligação: Todos por Panambi
Prefeito: Arlei Tomazoni - PSDB | Vice-prefeito: Rodrigo Ipê Glinke (pastor Ipê) - MDB
Composição: PSDB, MDB | Número: 45 | Coligação: Desperta Três Passos
Prefeito: Jorge Dickel - PT (Dr. Jorginho) | Vice-prefeito: Ido Rhoden - PTB
Composição: PCdoB, PDT, PT, PTB | Número: 13 | Coligação: Três Passos que vai adiante
Prefeito: Enir Reginatto - PP | Vice-prefeito: Leilo - PP
Composição: PP | Número: 11 | Coligação: PP
Prefeito: Roberto Prediger - PSB | Vice-prefeito: Márcio Schmidt - PSB
Composição: PSB | Número: 40 | Coligação: PSB

A pandemia da covid-19 pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) já é considerada um dos maiores desafios sanitários da atualidade. O isolamento e distanciamento social foram adotados mundialmente como estratégia de controle da disseminação deste novo vírus. Contudo, esse isolamento que protege a saúde, também pode comprometer aspectos sociais, econômicos, psicológicos, educacionais e ainda acrescer a vulnerabilidade e a violência. Para avaliar estes aspectos, a Unijuí realiza uma nova pesquisa sobre o tema a partir desta quinta-feira, dia 12 de novembro, no município de Ijuí.
Esta pesquisa pretende avaliar as condições de vida e saúde de sujeitos adscritos às Estratégias de Saúde da Família no município de Ijuí durante a pandemia da covid-19.. Serão selecionados 698 pessoas, todos com mais de 18 anos, em condições cognitivas para responder a um inquérito; indivíduos que tenham algum tipo de dificuldade de falar e/ou ouvir por telefone.
Considerando a situação imposta pela pandemia, o grupo de pesquisadores, que tem coordenação dos professores Evelise Berlezi, Márcio Strassburger e Paulo Viecili, com a integração de estudantes do curso de Medicina, se optou pela coleta dos dados por telefone, “contudo, faremos a coleta de assinatura e entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de forma presencial”, observa a professora Evelise.
Serão coletadas informações sobre o perfil socioeconômico, demográfico e condições ambientais que os participantes estão submetidos; adesão ao distanciamento social e comportamento preventivo; sinais e sintomas e relacionados com a covid-19; presença de doenças, distúrbios musculoesqueléticos, comorbidades, acesso à serviços de saúde e uso de medicação; aspectos referentes à saúde mental, atividade física e tempo na frente de telas; alterações na qualidade do sono, mudanças de rotina e hábitos alimentares.
Já os procedimentos de pesquisa adotados para realizar a coleta dos dados, ocorrerão a partir das seguintes etapas:
1º) Acesso a base de dados do SIMUS do município de Ijuí/RS selecionando os participantes a partir do filtro idade;
2º) Sorteio da amostra;
3º) Ligações telefônicas e identificação do participante sorteado, apresentação da pesquisa, consentimento e aplicação do instrumento da coleta de dados, ou agendamento caso o momento não for propício para responder ao questionário.

Considerando o Decreto Municipal nº 7304, de 10.11.2020, que adotou protocolos de medidas sanitárias segmentadas, e que tem vigência a partir de hoje até as vinte e quatro horas do dia 16 de novembro de 2020, a Fidene/Unijuí informa à comunidade acadêmica as medidas adotadas para este período:
- As atividades práticas e de estágio presenciais internos, em sala de aula, laboratórios e demais espaços institucionais, são permitidos, no entanto com 50% da capacidade de cada espaço, de acordo com o Plano de Contingência da Unijuí;
- As atividades práticas e os estágios presenciais externos também são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
- Ficam mantidas as atividade relacionadas às reuniões presenciais e sessões de fotos para formatura, respeitados o teto de ocupação e os cuidados e medidas permanentes de prevenção à epidemia de COVID-19.
- Eventos permanecem no formato online.
Aulas online
As aulas permanecem online até o fim do semestre letivo, sem qualquer alteração, independentemente da bandeira.
Vigência das bandeiras
Destacamos que a divulgação das bandeiras ocorrem sempre na sexta-feira e que cada município/região pode contestar o enquadramento, sendo a publicização oficial somente na segunda à tarde. Logo, como diretriz institucional, que já está sendo mantida é que do momento da divulgação, de sexta-feira até segunda-feira à tarde nada se modifica em relação à bandeira da semana anterior. A mudança só vai ocorrer a partir de terça-feira, caso tenha necessidade de alteração.
Além das bandeiras e protocolos determinados pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul precisamos considerar na definição dos encaminhamentos institucionais, o que cada município estabelece a partir de decretos específicos para cada Campi.
A decisão da Unijuí visa contribuir para a contenção da pandemia de Coronavírus, mantendo seu compromisso de reavaliar constantemente suas atividades enquanto perdurar essa situação.

A troca de bandeiras para a região de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos no sistema de distanciamento controlado proposto pelo Governo Estadual, tem oscilado entre a laranja e a vermelha nas últimas semanas. Dessa forma, tendo em vista os critérios a serem seguidos em cada bandeira, a Fidene/Unijuí informa à comunidade acadêmica quais são as medidas adotadas em cada um dos campi, a depender da bandeira adotada.
Destacamos que a divulgação das bandeiras ocorrem sempre na sexta-feira e que cada município/região pode contestar o enquadramento, sendo a publicização oficial somente na segunda à tarde. Logo, como diretriz institucional, que já está sendo mantida é que do momento da divulgação, de sexta-feira até segunda-feira à tarde nada se modifica em relação à bandeira da semana anterior. A mudança só vai ocorrer a partir de terça-feira, caso tenha necessidade de alteração.
Além das bandeiras e protocolos determinados pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul precisamos considerar na definição dos encaminhamentos institucionais, o que cada município estabelece a partir de decretos específicos para cada Campi.
A decisão da Unijuí visa contribuir para a contenção da pandemia de Coronavírus, mantendo seu compromisso de reavaliar constantemente suas atividades enquanto perdurar essa situação. Dessa forma fica estabelecido que:
Bandeira Laranja:
- As atividades práticas e de estágio presenciais internos, em sala de aula, laboratórios e demais espaços institucionais, são permitidos, no entanto com 50% da capacidade de cada espaço, de acordo com o Plano de Contingência da Unijuí;
- As atividades práticas e os estágios presenciais externos também são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
Bandeira Vermelha:
- As atividades práticas e de estágio presenciais em sala de aula e em laboratório ficam suspensas e deverão ser reorganizadas oportunamente, na medida em que for possível sua recuperação;
- Somente são mantidas as atividades práticas e de estágio presenciais internas que são essenciais para continuidade de prestação de serviço ou de realização de pesquisa científica, assim como aquelas que são realizadas em espaços abertos da universidade;
- As atividades práticas e de estágio presenciais externos são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
- As atividade relacionadas às reuniões presenciais e sessões de fotos para formatura ficam suspensas.
- Eventos permanecem no formato online.
Aulas online
As aulas permanecem online até o fim do semestre letivo, sem qualquer alteração, independentemente da bandeira. A VRG informa, ainda, que as atividades online para as aulas práticas simuladas síncronas e assíncronas, transmitidas de laboratório, sem a presença de estudantes, devem continuar normalmente, podendo ser incorporadas outras em substituição às atividades presenciais suspensas, de acordo com as especificidades de cada disciplina.

Representantes da Rádio UNIJUÍ FM e professores do curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ estiveram reunidos para selecionar as dez redações a serem premiadas no Concurso Literário “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”, que teve a sua edição 2020 no formato online. Aos estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental foi solicitada a produção textual do gênero conto, dando à pandemia um fim utópico ou distópico, envolvendo ainda as relações sociais, a humanidade e o meio ambiente.
Ao total, 11 escolas participaram do Concurso Literário e 170 contos foram avaliados pela Comissão Julgadora, que selecionou os vencedores seguindo os critérios de qualidade do enredo, clareza de ideias, adequação ao gênero e ao tema no que se refere à inventividade e criatividade na forma e conteúdo e demais itens presentes em edital.
Para o aluno classificado em primeiro lugar será concedida uma bolsa de estudos 100% gratuita no curso de Inglês do Yázigi, por um período de um ano e kit personalizado UNIJUÍ FM, UNIJUÍ e apoiadores. Os alunos classificados do 2º ao 10º lugar serão premiados igualmente com o kit personalizado. Alunos e professores orientadores das 10 redações selecionadas ganharão certificado de participação. As entregas serão organizadas através da escola e/ou professor.
A equipe da Rádio UNIJUÍ FM trabalha agora nos contos roteirizados para o rádio, que tradicionalmente acontece, sendo o material veiculado na programação da emissora.
O Concurso Literário de 2020 tem apoio de Fonte da Ilha, Unimed Noroeste RS, Bem Seguro Corretora de Seguros, Yázigi Ijuí e NetCopy.
:: 1º lugar
Conto: Humanidade
Aluno: YASMIN FRANÇA GARCIA
Escola: Ruizinho
Ano: 9º ano
Professor Orientador: Maria Fabiane Lima Hasse Steinke
:: 2º lugar
Conto: O Fim ou um novo começo?
Aluno: LIZ CRISTINA PINTO ATKINSON
Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus
Ano: 6º ano
Professor Orientador: Nilza Ana Piovesan Manfio
:: 3º lugar
Conto: Púrpura
Aluno: Helena Casagrande Kuzli
Escola: Colégio Evangélico Augusto Pestana
Ano: 9º ano
Professor Orientador: Bianca Terra
:: 4º lugar
Conto: Relato de um vírus na Terra
Aluno: Laura Felipin
Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus
Ano: 8º ano
Professor Orientador: Cláudia Giovana F. da Silva
:: 5º lugar
Conto: Será que isso irá passar?
Aluno: Eduardo Hermann Oster
Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus
Ano: 6º ano
Professor Orientador: Nilza Ana Piovesan Manfio
:: 6º lugar
Conto: A quarentena que não vemos
Aluno: Leonardo Elias Spies Filipim
Escola: Ruizinho
Ano: 8º ano
Professor Orientador: Angela Knebel Michael
:: 7º lugar
Conto: “Vovô, você viveu a pandemia de 2020?”
Aluno: Kayan Diorge Schütz
Escola: Imeab
Ano: 8º ano
Professor Orientador: Leila Aparecida de Ataides
:: 8º lugar
Conto: Era uma vez uma quarentena
Aluno: Isabela Bortolan Voltz
Escola: Osvaldo Aranha
Ano: 7º ano
Professor Orientador: Sigrid Buchner do Amaral
:: 9º lugar
Conto: “No meio de tudo”
Aluno: Sthefany Schmidtke Olbrich
Escola: 6 de Agosto (Linha 6 Norte)
Ano: 6º ano
Professor Orientador: Sigrid Buchner do Amaral
:: 10º lugar
Conto: “Há males que vem para o bem”
Aluno: Maria Antônia Welter Mainieri de Oliveira
Escola: Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA)
Ano: 9º ano
Professor Orientador: Rosana Silva Barros
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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