As lideranças da Região Noroeste e Missões deram início ao processo de construção de futuro para a região. Recentemente, em encontro do Programa Inova RS do Governo Estadual, foi realizada votação que definiu a seguinte visão de futuro: "Em 2030 a Região Noroeste e Missões será referência latinoamericana de inovação por meio de uma especialização inteligente em agronegócio, setor eletrometalmecânico e geração de energia". Esta definição, que norteará o trabalho do ecossistema a partir de agora, ocorreu considerando estudos apresentados pelos Comitês Técnico e Estratégico e contribuições dos representantes de entidades presentes.
O encontro foi realizado no dia 14 de outubro, contando contou com a presença do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul, Sr. Luis Lamb, do Diretor da SICT, Sr. Fernando Mattos, bem como de diversos gestores e representantes de entidades da Região Noroeste e Missões. Também foram apresentados vídeos de participação do Governador Eduardo Leite, bem como do Representante do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, Sr. Jorge Audy.
A organização e condução da reunião contou com o apoio de Daniel Baggio, Coordenador do Projeto INOVA/RS Região Noroeste e Missões; Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini, chefe do Núcleo de Empreendedorismo da Agência de Inovação e Tecnologia da UNIJUI; Thaís Priscila de Souza, Coordenadora do Comitê Técnico do Inova RS Região Noroeste e Missões; Cristiano Palharini, coordenador do Comitê Estratégico; membros do Comitê Técnico e Estratégico, além dos gestores de Tecnologia e Inovação, Cleber Eduardo Graef, Bárbara Righi Cenci e Patrícia Garcia Lazzarotti. Quanto a composição da Mesa do Inova, ela foi composta por 38 entidades indicadas pelo Comitê Estratégico, prezando pela representatividade das microrregiões bem como pelo equilíbrio entre os setores empresarial, acadêmico, sociedade civil e poder público. A Unijuí (e os projetos e espaços de inovação vinculados) foi representada pelo Prof. Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Neste encontro também foi realizada assinatura do Acordo de Colaboração da Região Noroeste e Missões, documento que pactua esforços que serão direcionados para a atuação nos projetos para alcançar esta visão. A partir de agora haverá a elaboração e proposição de projetos dentro desta perspectiva. Os projetos serão apresentados - e selecionados - na Segunda Reunião da Mesa do Inova, marcada para o dia 25 de novembro.
Na ocasião, houve a apresentação da trajetória percorrida pelo Programa, bem com dos estudos realizados pelos Comitês Técnico e Estratégico, os quais são vinculados ao Inova RS e tem atuação permanente. Neste sentido, a Coordenadora do Comitê Técnico do INOVA/RS, Thais Priscila de Souza, apresentou os resultados do mapeamento do Ecossistema Regional de Inovação – Região Noroeste e Missões, que abordou as dimensões: Talentos e Conhecimentos, Capital Financeiro, Infraestrutura para Inovação, Instituições e Legislações, Interação e qualidade de vida. O mapeamento foi realizado no período de Dezembro de 2019 a Julho de 2020, o qual englobou 9 municípios: Ijuí e Panambi (Noroeste Colonial); Horizontina, Santa Rosa e Três de Maio (Fronteira Noroeste); Três Passos (Celeiro); e Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo (Missões). O estudo identificou 5 setores potenciais para a região: Agronegócio, eletrometalmecânico, saúde, tecnologia da informação e turismo. Sua análise evidenciou que a Região Noroeste e Missões possui um elevado nível de propriedades com mecanização e tecnologia na atividade agrícola e um grande número de pequenas propriedades familiares com produção diversificada. Também se destaca o segmento de Máquinas, equipamentos e tratores da cadeia automotiva e o grande potencial turístico: Missões Jesuíticas, o Salto do Yucumã e o Parque Estadual do Turvo. Outro ponto importante destacado na apresentação foram os macrodesafios que a região apresenta, sendo eles: a) desafio posto diz respeito a conectividade dos atores que desenvolvem ciência e tecnologia com o setor produtivo que gera a inovação; b) falta de políticas públicas da maioria dos Municípios mapeados em relação a existência de políticas indutoras do processo inovativo, agravado pela falta de oferta de capital de risco; c) criação de políticas públicas que facilitem o ambiente de negócios menos entraves burocráticos; d) a modernização da gestão pública e qualificação dos empresários no sentido de criar cultura de inovação nas empresas; e) criar ambientes nas cidades capazes de atrair e reter bons profissionais evitando a exportação de mão de obra qualificada para outras regiões; f) para o nicho do Agronegócio, principal ativo regional, se percebe a necessidade de investir em gestão, tecnologia e marketing, como caminho para agregação de valor aos produtos da cadeia produtiva.
Já ao que se refere ao trabalho do Comitê Estratégico, Cristiano Palharini apresentou a proposta de visão de futuro, elaborada a partir do estudo realizado pelo omitê Técnico e considerando o contexto e as potencialidade da nossa região, sendo posta em discussão a perspectiva de que “em 2030 a Região Noroeste e Missões será referência latino americana de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em agronegócio, eletromecânico, saúde, tecnologia da informação e turismo.”
Assim, considerando a estratégia de especialização inteligente, propôs-se a discussão das áreas prioritárias e a delimitação de (no máximo) três setores para atuação intensificada no âmbito dos projetos - naturalmente, podendo haver projetos específicos ou pontuais que contemplem outras áreas.
As falas dos representantes da Mesa se deram no sentido de reforçar a importância do agronegócio para a região, bem como do setor eletrometalmecânico, do turismo e da saúde. Quanto a tecnologia de informação, houve consenso quanto a sua extrema importância da sua transversalidade, entretanto, não como uma área de especialização diretamente, mas como algo que estará inserido em todas as demais áreas. Também foram destacadas as dificuldades relacionadas à infraestrutura e logística (necessidade de um aeroporto na região, de melhora da infraestrutura de comunicação e das condições da estrutura viária) para o desenvolvimento de negócios. Além disso, também citou-se os potenciais para projetos relacionados ao pró etanol utilizando culturas típicas regionais (como cereais de inverno e batata doce, por exemplo), voltados à promoção de energia verde - havendo inclusive um projeto já em tramitação na Casa Civil, em trâmite para ir à Assembleia Legislativa. Ainda, frisou-se a relevância da produção de energia, bem como dos desafios para a implementação de redes inteligentes que sejam capazes de gerenciar a diversidade de fontes e a geração distribuída nestes sistemas. Reforçou-se a potencialidade de expandir a geração distribuída de energia renovável (como fotovoltaica, biomassa, etc.) e da atuação das cooperativas de energia, reforçando a relevância do desenvolvimento de plataformas que sejam capazes de integrar esses sistemas de geração distribuída em uma rede inteligente (o que, uma vez desenvolvidas, não só atendem necessidades da região mas também de outros lugares).
Estão abertas, a partir desta quarta-feira, 21 de outubro, as inscrições ao Vestibular de Verão 2021 aos cursos presenciais de Graduação, incluindo também a Medicina. A Unijuí prepara uma edição especial, com um formato novo e adaptado para os novos tempos, com o nome Graduação Mais Unijuí. Acesse e faça a inscrição: www.unijui.edu.br/vestibular.
Datas
Cursos Presenciais
Inscrições: 21 de outubro a 30 de novembro
Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.
Medicina
Inscrição: 21 de outubro a 06 de dezembro
Prova: 13 de dezembro, presencial com todos os protocolos de segurança e distanciamento.
Os estudantes que ingressarem nos cursos presenciais em 2021 terão uma oportunidade nova em termos de Graduação, com inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional. Esta é a única proposta de formação universitária desta forma em toda a região Noroeste do Estado.
Os currículos da graduação foram totalmente remodelados e estruturados para o desenvolvimento de competências. Este desafio consiste em construir arranjos curriculares, metodológicos e tecnológicos propiciadores de experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento e construção/aprendizagem de habilidades, conhecimentos e atitudes para responder a situações, conflitos e problemas característicos da vida profissional. No modelo por competências, os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados, os quais permitem que o conhecimento seja construído em interação com os desafios próprios do campo profissional.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, é com muita alegria que a Universidade abre este processo seletivo para os futuros novos estudantes. “Construímos uma proposta de cursos com muito carinho, pensando na região como um todo e projetando uma maior inserção dos estudantes com a comunidade. Os novos estudantes terão o privilégio de encontrar uma Universidade de cara nova, que vai preparar os profissionais para os desafios de hoje e do futuro”, salienta.
O processo da nova Graduação está sendo efetivado para os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o curso de Medicina e os tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade, que seguem na lógica em que já são ofertados pela Unijuí. Confira todos os cursos ofertados clicando neste link.
Para o Curso de Medicina, mantém-se um processo seletivo específico. Este processo será diferente, pois o candidato poderá realizar a prova da Unijuí ou utilizar a nota do ENEM de anos anteriores, considerando que este ano, em função da pandemia, o ENEM será realizado somente no mês de janeiro de 2021. Para o candidato utilizar a nota do ENEM, ele deve ter concluído o ensino médio, sendo que nos anos em que ele está cursando essa etapa, não valerão para a seleção ao curso de Medicina. Confira o Edital e todos os detalhes do processo, clicando aqui.
Para os cursos da Modalidade EaD a Universidade mantém a organização já em andamento: o ensino é 100% online. A organização do estudo ocorre em módulos, com três disciplinas cada, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas tem o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade. O processo seletivo nos cursos da modalidade EaD, consideram esta flexibilidade da modalidade, ou seja, você agenda o dia e o local para realizar sua prova, totalmente online. Saiba tudo sobre o processo EaD pelo site: www.unijui.edu.br/ead
Vamos bater um papo sobre Mercado de Trabalho e o Futuro das Profissões Pós-Pandemia? Quem vai trocar uma ideia com a gente é o Luciano Potter, do Pretinho Básico e outros programas de rádio. E pra acompanhar a conversa vai rolar ainda um show com Lucas e Pimenta, além de sorteio de brindes. Se liga que é no dia 28/10, às 19h, no Youtube da Unijuí!
O Profissional do Futuro
Chega a hora de fazer uma escolha muito importante para o futuro e isso pode dar uma angústia, certo? Para que você faça sua escolha profissional, a Unijuí criou o Profissional do Futuro, que será realizado do dia 9 ao dia 13 de novembro. Queremos ajudar os estudantes mostrando as profissões, o mercado de trabalho e as possibilidades para construir um futuro melhor. Em razão da pandemia da covid-19, a edição 2020 do Profissional do Futuro será online. Vamos nos conectar com você e apresentar em oficinas online e bate-papos com professores, estudantes e egressos, a sua futura profissão.
Na programação, você vai poder conferir palestras, mostras de cursos e profissões, aulas de redação, dicas para o Enem e muito mais. Uma das atrações desta edição é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. O estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos. Acesse o site e fique por dentro de toda a programação do evento, clicando neste link.
Vestibular de Verão
O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições abriram nesta quarta-feira, 21 de outubro.
Começou. O Salão do Conhecimento 2020 abriu a programação na noite desta terça-feira para os quatro Campi da Unijuí: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. As atividades seguem até a próxima sexta-feira, com um amplo conjunto de atividades, todas de forma online em razão da pandemia de covid-19. Neste ano serão cerca de 800 trabalhos apresentados, além de diversas palestras ao longo do evento.
A programação de abertura teve início com uma apresentação cultural do Coral Unijuí. Logo após, ocorreu o ato oficial de abertura. Em sua fala, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, observou que o Salão é o mais importante evento da Universidade para a socialização do conhecimento entre todos os estudantes, nos diversos níveis de ensino, dos quatro Campi da Instituição, além de receber os trabalhos de outras Universidades, inclusive do exterior. “Desfrutem deste momento. Participem desta celebração do conhecimento! É muito necessário a participação de todos para o enriquecimento das discussões propostas ao longo do evento”, disse.
O Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedenberg, observou sobre o esforço da Instituição para adequar este e outros eventos importantes ao formato online, sendo um grande desafio para todos na Instituição. “Neste sentido, desejo um excelente Salão do Conhecimento para todos”, observou.
Dando prosseguimento ao evento, a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, fez uma saudação. “Acredito que este formato de evento venha para ficar, mesmo que parcialmente, para os próximos anos. Além disso, já estamos trabalhando as temáticas de Inteligência Artificial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao longo deste ano, culminando agora nas discussões do Salão”. Ela também fez menção ao processo de reinvenção institucional: “toda a instituição está trabalhando arduamente neste processo, com os professores construindo novas propostas pedagógicas. Queremos aproximar ainda mais o ensino da pesquisa e da extensão. É uma proposta de envergadura”, complementou.
Por fim, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, fez o seu pronunciamento. “Nestes quatro dias vamos mostrar um pouco do que fizemos em ensino, pesquisa, extensão e cultura. Neste ano, temos o prazer de fazer um Salão efetivamente da Universidade Regional, no qual os quatro Campi podem acompanhar todas as atividades simultaneamente. Eu espero que, mesmo as salas e corredores do evento sendo transformados em um link de internet, que vocês possam se encontrar e fazer os debates importantes”, salientou.
A abertura oficial foi transmitida pelo Youtube da Unijuí. Confira na íntegra:
A primeira noite de atividades ainda conta com a apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão.
O tema geral desta edição é “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As discussões e eventos serão norteados também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). O Salão é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.









Como está organizada a edição 2020
Este ano as salas de apresentação serão diferentes: ao invés de serem organizadas por áreas do conhecimento, estão distribuídas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), sendo eles 17 diferentes temáticas. Desta forma, as áreas do conhecimento vão ter maior contato umas com as outras, ampliando o diálogo entre os cursos.
Outra mudança no evento está na forma de apresentação dos trabalhos: como não haverá exposição de pôster em razão da pandemia de covid-19, os participantes irão apresentar os trabalhos em salas virtuais por meio do Google Meet. As apresentações poderão ser assistidas pela comunidade acadêmica (por meio de sua conta Unijuí) e pelos participantes inscritos no evento. Também poderão ser conferidas por qualquer pessoa com acesso a internet, pelo Youtube, o que amplia a disseminação do conhecimento produzido na Universidade à comunidade.
No segundo dia do Salão do Conhecimento, nesta quarta-feira, de forma paralela às salas de apresentação dos trabalhos, os bolsistas de iniciação científica vão ser avaliados por consultores externos, tudo online e sem contato físico. Já na quinta, 22, e sexta, 23, vai acontecer, de forma paralela ao evento, a I Feira Estadual de Matemática do RS. Saiba mais sobre a programação deste evento.
No encerramento das atividades, sexta-feira, a programação principal do Salão será dedicada ao Debates Sobre Inteligência Artificial d.I.A., com palestras das 9h às 18h45 sobre diversas temáticas integradas ao tema geral, com a coordenação dos Programas de Mestrado e Doutorado. No turno da noite serão realizadas as apresentações de trabalhos inscritos nesta temática de Inteligência Artificial.
Para que toda esta organização dê certo, uma verdadeira força-tarefa foi montada pela Unijuí, com o envolvimento de profissionais de diversas áreas para a gestão e mediação das salas, estrutura de transmissão e suporte de tecnologia. Todos os participantes do Salão do Conhecimento, devem se guiar diariamente pelo site do evento para verificar as salas e outras informações de organização do evento.
21 de outubro, quarta-feira
8h30 às 17h30 - Apresentação dos trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unijuí.
19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão.
22 de outubro, quinta-feira
19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos da XXV Jornada de Pesquisa.
23 de outubro, sexta-feira
Manhã:
9h às 10h - Palestra: Inteligência Artificial e os desafios às profissões jurídicas
Dr. Wilson Engelmann - UNISINOS
10h30 às 11h30 - Palestra: Inteligência Artificial para Ciências da Vida
Dra. Daniela Lopes Freire - Startup PickCells
Tarde:
14h às 15h - Palestra: Por que antes o “bit” e não o nada? As redes de sincronização algorítmica e o estado da aprendizagem
MSc. Leandro Beck Freiberg - Universidade Federal do Tocantins
15h15 às 16h15 - Palestra: Inteligência Artificial e desenvolvimento urbano sustentável
Dr. José Eduardo Storopoli - UNINOVE
16h30 às 17h30 - Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais
Dr. Manuel Osório Binelo - Unijuí
17h45 às 18h45 - Palestra: Aplicando Inteligência Artificial
Dr. Maurício de Campos - Unijuí
Noite
19h10 às 20h30 - Palestra: Inteligência Artificial e Direitos Humanos
Dr. Mateus de Oliveira Fornasier - Unijuí
19h10 às 20h30 - Palestra: NVIDIA e o Estado da Arte das Soluções de Inteligência Artificial
Dr. Pedro Mário Cruz e Silva - NVIDIA
20h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do evento Debates sobre Inteligência Artificial (d.I.A.)
Acompanhe a programação completa e consulte os links de transmissão no site do evento.
Até 20/10: Inscrições abertas para PARTICIPANTES.
Certificado de 20 horas e de brinde o Guia de Formatação de Trabalhos Acadêmicos Unijuí.
A Incubadora de empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec realizou pesquisa sobre os impactos da pandemia no desenvolvimento das empresas residentes na incubadora em Ijuí e Santa Rosa. Atualmente estão incubadas 17 empresas nas unidades de Ijuí e Santa Rosa. A equipe de gestão está sempre buscando agregar valor aos serviços oferecidos aos empreendimentos apoiados, nesse contexto, a pesquisa buscou identificar as necessidades do conjunto de empresas.
O questionário procurou investigar sobre o número de pessoas vinculadas às empresas, sendo que 78,6% manteve o mesmo número de colaboradores, 14,3% aumentou e 7,1% diminuiu. No que diz respeito ao faturamento, 57,1% manteve o faturamento, 35,7% aumentou e apenas 7,1% diminuiu. Perguntados sobre a importância da Criatec para o desenvolvimento dos seus negócios, 100% reconhece a importância da infraestrutura física e tecnológica, além do pacote de serviços disponibilizado pela Universidade em parceria com o poder Público e entidades parceiras.
Para a equipe de gestão da Criatec os dados são satisfatórios, uma vez que a Incubadora nos primeiros anos das empresas, momentos em que reside o maior conjunto de fragilidades. Desta forma o resultado mostrou que as ações realizadas desde o início da pandemia foram eficazes, reconhecendo a importância de ambientes e programas como esse para fomentar a criação e o desenvolvimento de negócios a partir do conhecimento adquirido nas academia. Da mesma forma, buscando atender as sugestões relatadas no formulário de pesquisa, neste mês de outubro será realizado um workshop sobre marketing digital, já em novembro, uma rodada de negócios, buscando aproximar as demandas das empresas da região com a capacidade de solução existente no grupo de empresas da Criatec.
A Unijuí abriu as portas para acolher a Festa Nacional das Culturas Diversificadas neste momento de pandemia, em uma comunhão de esforços com a União das Etnias e a Prefeitura de Ijuí, dando início ao projeto da Fenadi Virtual. O evento aconteceu durante os dias 12 e 19 de outubro,com muita cultura, gastronomia, música, debates e educação, simultaneamente em 10 salas culturais, mais o Talk Show, tendo o Salão de Atos do Campus Ijuí como palco principal de atividades.
Dessa forma, a Universidade mobilizou professores, estudantes e técnicos-administrativos e de apoio. A reitora Cátia Nehring ressalta a importância da inserção da Unijuí no Projeto. “Nossos estudantes aprenderam com a Fenadi Virtual, nossos técnicos administrativos se colocaram para transformar esses oito dias no mais perfeito possível, e os nossos professores aceitaram o desafio de transformar de fato a Fenadi em uma Fenadi Virtual”, disse.
O professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, um dos principais articuladores das atividades pela Instituição, destaca: “uma Fenadi em casa, aqui na Unijuí, que é uma instituição que abriu suas portas para um abraço à comunidade de Ijuí e região. Foi uma bela oportunidade para transmitir ao mundo a alegria deste movimento étnico, desta vivência da multiculturalidade, desta expressão, da cultura, aconchego e confraternização”, complementou.
Por sua vez o produtor cultural da Fenadi Virtual, Francisco Roloff, destaca a força e a união das instituições para a realização do evento, que foi pioneiro. “Gostaria de agradecer a todos os técnicos, todos os trabalhadores que nos oportunizaram, em um grande trabalho nesses últimos 60 dias, esta grande evento. Meu sentimento é de agradecimento a todos que fazem parte desta grande festa”, disse.
No encerramento do evento, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, observou “em uma época difícil, desta pandemia que nos desafiou, fomos corajosos, não tememos, fomos a luta e aqui está um legado, seguramente”. Por sua vez, o presidente da União das Etnias de Ijuí (UETI), Nelson Casarin, complementou: “o sentimento é de dever cumprido, pois foi um trabalho especialíssimo, de qualidade acima da média. Levamos ao mundo um trabalho maravilhoso que temos na nossa comunidade de Ijuí”, finalizou.
















A campanha publicitária e os materiais de produção de conteúdo do evento foram desenvolvidos por estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí, com a orientação da professora coordenadora dos cursos Rúbia Beatriz Schwanke. Ao todo, nove equipes participaram do desafio durante duas semanas tendo como vencedoras, na categoria Criação de Campanha, a equipe Cool Tour, integrada por Davi Covari, Fidel dos Santos, Ianka Rüdell, Marcelo Barbosa, Márcio Mayer e Marjory Mayer. E o vencedor da categoria de Produção de Conteúdo foi a equipe Fuzz Coworking, formada por Amanda Calegaro Thiel, Lucas Junges, Natalia Langer, Pedro Person e Vitor Mohr.
Os cursos de Gastronomia e Nutrição disponibilizaram os laboratórios e professores para o preparo de receitas típicas das etnias ao vivo. A chef de cozinha Tiana Maxine Kronbauer Hintz, a professora Eilamaria Libardoni Vieira e a coordenadora Adriane Huth, orientaram e auxiliaram os estudantes no preparo de receitas típicas.
Para o desenvolvimento do projeto da sala com conteúdo exclusivo para público infantil, o curso de Pedagogia auxiliou na curadoria dos conteúdos, com o envolvimento de estudantes e a orientação da professora Eulália Marin, que acompanhou as estudantes Francis Helena Mendonça e Alana Vieira, envolvidas na montagem da sala e durante as gravações.
Para a produção do palco principal, onde ocorreu Talk Show, houve a inserção dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, além da marcenaria da Universidade, com orientação dos professores Diane Meri Weiller Johann e do professor Igor Norbert Soares. O Projeto foi elaborado pelo Escritório de Design, composto por Laura Allebrandt, funcionária e egressa do curso de Design, Franciele Zientarski Engerroff estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e Jonas Herbert, do curso de Design.
Para viabilizar a transmissão, a Coordenadoria de Informática da Universidade disponibilizou da estrutura de conexão e os computadores, preparou as salas do Youtube e dos profissionais da área. Para uma maior aproximação com o público, foi criado um site para a Fenadi Virtual, elaborado pelo professor Sandro Sawicki, do curso de Ciência da Computação.
O Museu Antropológico Diretor Pestana, com a coordenação da diretora Vivian Stroschein, contribuiu com conteúdo para a sala História e Cultura, trazendo assuntos ligados ao município de Ijuí e à cultura do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Este trabalho também tem a inserção dos Grupos Culturais da Universidade: Cia. Cadagy e Coral Unijuí.


















Uma das atrações diferenciadas do evento foi o Festival Gastronômico, em que uma rede de profissionais e restaurantes preparou os pratos típicos de cada uma das etnias. Durante os dias de Feira foi possível saborear as receitas no sistema drive thru e delivery. Este projeto foi conduzido pela professora Fernanda Pasqualini, com a inserção dos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
Já a produção da marca do Festival Gastronômico, o material para o aplicativo Aiqfome, adesivo para as entregas e imagens que foram divulgadas na mídia e redes sociais, foi desenvolvida pelo estudante do curso de Design Eduardo Rubin Deutschmann, com o auxílio do professor-orientador do estágio obrigatório de Design, José Paulo Medeiros da Silva e da técnica-administrativa Laura Allebrandt, que supervisionou o trabalho.
A Unijuí também prestou todo amparo de patrimônio, fornecendo limpeza e suporte para conferência de temperatura, manutenção dos espaços, entre outros serviços. Além disso, a Universidade ainda cedeu os espaços de laboratórios e estacionamento para drive-in durante o evento.
Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí.
Está chegando a hora do maior evento de divulgação científica da região Noroeste do Estado: o Salão do Conhecimento, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de outubro. Serão apresentados cerca de 800 trabalhos nos dias de evento. Ainda dá tempo de se inscrever como ouvinte, até a próxima terça, dia 20, pelo site do evento.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
Este ano as salas de apresentação serão diferentes: ao invés de serem organizadas por áreas do conhecimento, estão distribuídas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), sendo eles 17 diferentes temáticas. Desta forma, as áreas do conhecimento vão ter maior contato umas com as outras, ampliando o diálogo entre os cursos.
Outra mudança no evento está na forma de apresentação dos trabalhos: como não haverá exposição de pôster em razão da pandemia de covid-19, os participantes irão apresentar os trabalhos em salas virtuais por meio do Google Meet. As apresentações poderão ser assistidas pela comunidade acadêmica (por meio de sua conta Unijuí) e pelos participantes inscritos no evento. Também poderão ser conferidas por qualquer pessoa com acesso a internet, pelo Youtube, o que amplia a disseminação do conhecimento produzido na Universidade à comunidade.
No segundo dia do Salão do Conhecimento, quarta-feira, de forma paralela às salas de apresentação dos trabalhos, os bolsistas de iniciação científica vão ser avaliados por consultores externos, tudo online e sem contato físico. Já na quinta, 22, e sexta, 23, vai acontecer, de forma paralela ao evento, a I Feira Estadual de Matemática do RS. Saiba mais sobre a programação deste evento.
No encerramento das atividades, sexta-feira, a programação principal do Salão será dedicada ao Debates Sobre Inteligência Artificial d.I.A., com palestras das 9h às 18h45 sobre diversas temáticas integradas ao tema geral, com a coordenação dos Programas de Mestrado e Doutorado. No turno da noite serão realizadas as apresentações de trabalhos inscritos nesta temática de Inteligência Artificial.
Para que toda esta organização dê certo, uma verdadeira força-tarefa está sendo montada pela Unijuí, com o envolvimento de profissionais de diversas áreas para a gestão e mediação das salas, estrutura de transmissão e suporte de tecnologia. Todos os participantes do Salão do Conhecimento, devem se guiar diariamente pelo site do evento para verificar as salas e outras informações de organização do evento.
Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, o Salão do Conhecimento é um dos eventos mais importantes da Unijuí, que acolhe trabalhos de várias áreas do conhecimento não só de acadêmicos da universidade mas de professores e estudantes do estado. “Já estamos nos acostumando com este formato online, pois no primeiro semestre tivemos a experiência com a semana acadêmica que nos surpreendeu, e, para a realização do Salão contamos com uma ótima equipe para que as pesquisas sejam apresentados da melhor forma possível”, observa.
Mais Sobre o Salão do Conhecimento
O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.
Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
O Evento acontece anualmente nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. A programação inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas.
20 de outubro, terça-feira
18h30 - Programação cultural
19h - Abertura oficial
19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão.
21 de outubro, quarta-feira
8h30 às 17h30 - Apresentação dos trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unijuí.
19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão.
22 de outubro, quinta-feira
19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos da XXV Jornada de Pesquisa.
23 de outubro, sexta-feira
Manhã:
9h às 10h - Palestra: Inteligência Artificial e os desafios às profissões jurídicas
Dr. Wilson Engelmann - UNISINOS
10h30 às 11h30 - Palestra: Inteligência Artificial para Ciências da Vida
Dra. Daniela Lopes Freire - Startup PickCells
Tarde:
14h às 15h - Palestra: Por que antes o “bit” e não o nada? As redes de sincronização algorítmica e o estado da aprendizagem
MSc. Leandro Beck Freiberg - Universidade Federal do Tocantins
15h15 às 16h15 - Palestra: Inteligência Artificial e desenvolvimento urbano sustentável
Dr. José Eduardo Storopoli - UNINOVE
16h30 às 17h30 - Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais
Dr. Manuel Osório Binelo - Unijuí
17h45 às 18h45 - Palestra: Aplicando Inteligência Artificial
Dr. Maurício de Campos - Unijuí
Noite
19h10 às 20h30 - Palestra: Inteligência Artificial e Direitos Humanos
Dr. Mateus de Oliveira Fornasier - Unijuí
19h10 às 20h30 - Palestra: NVIDIA e o Estado da Arte das Soluções de Inteligência Artificial
Dr. Pedro Mário Cruz e Silva - NVIDIA
20h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do evento Debates sobre Inteligência Artificial (d.I.A.)
Acompanhe a programação completa e consulte os links de transmissão no site do evento.
Até 20/10: Inscrições abertas para PARTICIPANTES.
Certificado de 20 horas e de brinde o Guia de Formatação de Trabalhos Acadêmicos Unijuí.
Nesta semana, na quarta, dia 14, e quinta, dia 15, foi realizado o 1° Fórum de Estudantes Extensionistas - Forext - Câmara Sul, evento organizado pela Univille (SC), Unijuí e UPF, de forma online. O evento foi vinculado ao Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias.
O evento foi construído para se discutir os fundamentos teóricos e metodológicos da extensão crítica. Dessa forma, foram debatidos quatro eixos temáticos relacionados a esse campo de estudo, sendo eles: “Extensão e Ciência”, “Universidade Comunitária, Extensão e Responsabilidade Social”, “Protagonismo Estudantil” e “Mundo Pós Pandemia - o advento de uma nova universidade”. Além de incentivar, cada vez mais, o fortalecimento da extensão universitária como ferramenta na promoção da melhoria da qualidade de vida da comunidade. O evento contou com 256 inscrições 121 apresentações de trabalhos.
Na programação do evento também foram realizados debates sobre a atuação dos estudantes em ações de extensão, além de definições para as próximas atividades do Fórum.
Segundo a professora Carolina Raduns, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí, e uma das organizadoras do evento. “O protagonismo na organização do evento foi dos estudantes extensionistas das três instituições envolvidas”, observa.
A Fenadi Virtual 2020 entra na reta final com uma programação variada. Após cinco dias de evento as atrações não param e ainda serão apresentados simultaneamente 10 salas culturais em paralelo com o Talk Show, que acontece no Salão de Atos do Campus Ijuí, a casa da Feira.
Confira os destaques dos dias finais de programação:
Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, das 19 às 20h, a temática discutida será Legados e Tradição, com pessoas que fizeram história nos Centros Culturais Étnicos e na Comissão Gaúcha de Folclore. Das 20 às 21h, A Cultura como Agente Transformador da Sociedade, é assunto entre autoridades culturais do Estado e do País. O cine drive-in acontece às 20h e a transmissão do show pelo YouTube às 21h, ao vivo com A SBORNIA KONTR’ATRACA.
No sábado dia 17, das a Linguagem Universal da Dança é assunto com a presença de Carlinhos de Jesus, Marcelo Chocolate, Alessandra Motta Integrante do Comissão Gaúcha de Folclore e representantes dos Centros Culturais Étnicos de Ijuí. Das 20 às 21h, a temática é A Arte que Revela o ser Brasileiro com os artistas Jackson Antunes MonahDelacy J. Maia Rubinho de Oliveira. O show fica por conta de Luiz Carlos Borges e acontece das 21h às 22h. Haverá também um show extra com as irmãs letas Laima e Katrina Dimant.
No domingo 18, as 19 às 20, o bate-papo é sobre A importância da preservação da língua pátria, com representantes dos Centros Culturais Étnicos de Ijuí e autoridades internacionais. Das 20h às 21h, a temática é A importância da inclusão social na cultura, com Gabriella Meindrad Secretária Adjunta de Cultura do Rio Grande do Sul, Natália Guastuci gaiteira e cantora, Cheila Souza intérprete de línguas e Cristian Rafael de Paula funcionário da Unijuí. Acontecerá também o show com o pianista sueco Mattias Nilsson. O drive-in acontece das 21h às 22h, e o show ao vivo fica por Renato Borguetti e a Fábrica de Gaiteiros.
No último dia de programação segunda-feira, dia 19, aniversário de Ijuí, das 19h às 21h, acontece a Integração pela Paz Mundial, “Abraço virtual entre Nações” e reúne autoridades locais e inúmeras participações internacionais. Das 21h às 22h será exibido o documentário “Ijuí – Terra das culturas diversificadas”.
Para mais detalhes acesse o site do evento, neste link.











Fotos: Mateus Mitsuo Asada
Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí.
A quinta-feira foi um dia especial na EFA: a equipe diretiva, juntamente com Conselho de Pais, Gecom e APEFA (Associação de professores e funcionários) realizou um Drive Thru em homenagem aos Professores. Na ocasião foram convidados a passar no estacionamento da Escola para receber alguns mimos preparados pelos organizadores. Para alegrar a chegada dos colegas, a Cia. Cadagy realizou intervenções artísticas.
Para o presidente do Conselho, Ivanildo Scheurer, este momento foi de extrema importância: “é preciso lembrar que os professores ensinam mais que teorias, eles preparam para a vida, por isso merecem todo carinho e gratidão dos pais da escola”, salienta.
A escola tem realizado diversas atividades semelhantes para a entrega de materiais aos estudantes e famílias, mas dessa vez o momento foi voltado para os que estão conduzindo o processo educativo escolar. Para a diretora da Escola, professora Maria do Carmo Pilissão, “por mais que ainda não seja o momento de reunir todos fisicamente, em momentos como esse é possível intensificar o vínculo, valorizando e reconhecendo o trabalho dos professores, funcionários e colaboradores”, observa.





Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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