Outras notícias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdos sites

PDI

 

Plano de Desenvolvimento Institucional

O que é o PDI e para que ele é utilizado?

É o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos é um documento oficial da UNIVERSIDADE, que apresenta a filosofia de trabalho da Instituição, a Missão, Visão, Princípios, a política pedagógica institucional e os objetivos, estratégias e metas e principalmente aonde se quer chegar. A revisão do PDI é estruturada a partir dos seguintes documentos:

  • Decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017;
  • Instrumento de Avaliação - SINAES;
  • PDI atual;
  • Estatuto e Regimento da UNIJUÍ.

Qual a importância do PDI?

É o Documento exigido pelo Ministério da Educação, criado pelo decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017, mas, para além do decreto, o plano de desenvolvimento institucional para a UNIJUÍ é um instrumento de gestão que irá guiar os caminhos que se deve percorrer nos próximos cinco anos. A revisão do PDI é uma oportunidade, pois acontece a cada cinco anos e faz pensar qual Instituição se quer ser em 2024 e quais projetos priorizar.

Como é possível participar da elaboração do PDI?

A Instituição construiu um cronograma de atividades para que toda comunidade interna e externa participe da construção do PDI. A participação da comunidade é fundamental para que o PDI tenha as ferramentas para atender às necessidades dos diversos públicos que compõem a universidade. Participe preenchendo o formulário.


PERFIL INSTITUCIONAL

MISSÃO

Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.

VISÃO

Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, filantrópica referenciada pela excelência de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região em que atua.

PRINCÍPIOS

  • Defesa do caráter comunitário;
  • Excelência no fazer;
  • Atuação ética; 
  • Formação crítica, humanista e empreendedora;
  • Compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e econômica;
  • Respeito à diversidade;
  • Respeito à pluralidade de pensamento;
  • Preservação da autogestão, autodeterminação e autonomia universitária;
  • Articulação  entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Fomento às ações integradas nas diferentes dimensões acadêmicas.

 

POLÍTICAS ACADÊMICAS

  • POLÍTICA DE GRADUAÇÃO
  • POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU             
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
  • POLÍTICA DA MODALIDADE EaD
  • POLÍTICA DE PESQUISA
  • POLÍTICA DE EXTENSÃO
  • POLÍTICA DE INOVAÇÃO
  • POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO  
  • POLÍTICA LINGUÍSTICA
  • POLÍTICA DE CULTURA
  • POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE
  • POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO

PROCESSUALIDADE DE ELABORAÇÃO E DE APROVAÇÃO

PERÍODO

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL/PALESTRANTE

LOCAL

 

05 de abril de 2019

(Formação Geral)

 

1º Seminário PDI: Conjuntura Econômica e Cenários para os próximos cinco anos.

(Comportamento Econômico, Cenários da Economia Regional e as perspectivas com o novo Governo)

Painel: 

-  prof. Dr. Argemiro Brum - panorama global da economia e as perspectivas com o novo governo;

- Prof. Oto Roberto Moerschbaecher - Comportamento Econômico das Universidades Comunitárias e Fontes Alternativas de Receita;

- Prof. Dieter Siedenberg -  Cenário da UNIJUÍ. 

Salão de Atos

15 de abril de 2019

Socialização das Políticas Institucionais

Inciso II. do PDI

Reitoria e as Assessorias

Sala de reuniões da Reitoria 

 

17 de abril de 2019

(Formação Geral)

 

Seminário PDI: Conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País

Painel:

Abertura e mediação - Profª. Cátia Maria Nehring - Reitora da Unijuí

1º palestrante - Prof. Evaldo Antonio Kuiava - Reitor da UCS - panorama global sobre a atual conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País;

2º palestrante - Prof. Walter Frantz - Professor Sênior da UNIJUÍ - reflexões sobre Universidades Comunitárias. 

Salão de Atos

 

25 de abril de 2019

COGEST 

Estrutura do PDI e Orientações para a próxima etapa do processo. 


Profª. Cátia Maria Nehring - Reitora da Unijuí

Sala dos Conselhos

06/05 - DHE

07/05 - DCEEng

08/05 - DCVida

13/05 - DACEC

15/05 - DCJS

17/05- DEAG

Reuniões da Reitoria com os Departamentos discussão sobre os eixos estruturantes e objetivos do PDI e esclarecer possíveis dúvidas 

 

Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento.

 

Departamentos

Maio até 01 de julho de 2019

1.     Analisar Missão, Visão, objetivos e estratégias da instituição - ver se tem proposições

2.     Propor objetivos e estratégias do departamento em consonância com o institucional

 

Comitê Gestor do Departamento - professores e Pró-Reitores

Em cada departamento

20/05 a 01/07/2019

Manifestações da comunidade externa para a construção do PDI

Assessoria de Planejamento

processo online

1º de  Julho de 2019

Envio das Propostas à Reitoria/Assessoria de Planejamento

Reitoria, Assessorias, Chefias, Pró-reitores e  Gerentes

 

Julho e Agosto

Trabalho de revisão e elaboração da 1ª Versão do PDI

Reitoria/Assessoria de Planejamento

 

27/08 - DACEC

28/08 - DCJS

02/09 - DHE

03/09 - DCEEng

04/09 - DCVida

06/09- DEAG

Retorno da Reitoria aos departamentos para socializar a versão do PDI após proposições dos departamentos, junto discussão dos cursos a serem implantados nos próximos cinco anos

Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento.

Em cada departamento

24 de outubro e 01 de novembro de 2019

Análise do PDI no COGEST

Reitoria, chefes de departamento e pró-reitores

Sala dos Conselhos

 

07 de novembro de 2019

 

Tramitação e aprovação no CONSU

 

Câmaras e Plenária

Sala dos Conselhos

 


Programa Doação de Corpos Unijui

Programa de doação voluntária e altruística de corpos da Unijuí

O Programa de Doação Voluntária e Altruística de Corpos desenvolvido pela UNIJUÍ visa organizar, aperfeiçoar e divulgar o processo de doação voluntária e altruística de corpos para fins de serem utilizados em ensinos anatômicos e pesquisas científicas da Universidade.

O estudo da anatomia com a utilização de corpo humano é essencial para a formação adequada dos profissionais da área da saúde. Desta forma, apesar de existir outros recursos tecnológicos disponíveis atualmente, o corpo humano continua sendo insubstituível para o ensino e desenvolvimento de atividades práticas da anatomia humana na formação de nossos estudantes.

A doação voluntária e altruística de corpo significa que após o falecimento do doador, o seu corpo não será enterrado e nem cremado, mas sim ficará no Laboratório de Anatomia Humana da Universidade, para fins de ser estudado pelos nossos professores e alunos, com todo o respeito e reconhecimento que merece, e com isso melhorar a qualidade do nosso ensino/pesquisa e a formação acadêmica dos futuros profissionais da área da saúde.

O Artigo 14 da Lei n° 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil brasileiro) dispõe que: "é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo".

Também a Lei n° 8.501, de 30 de novembro ne 1992 que dispõe sobre a “utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científica”, estabelece em seu Art. 2º que o “cadáver não reclamado junto às autoridades públicas, no prazo de trinta dias, poderá ser destinado às escolas de medicina, para fins de ensino e de pesquisa de caráter científico”.

A doação do corpo para o ensino é uma decisão pessoal que deve ser bem examinada e discutida com a família, médico assistente e a instituição de ensino donatária para que todos os detalhes sejam esclarecidos.

A decisão deve, preferencialmente, ser feita em vida pelo doador, e, assim sendo, qualquer pessoa com mais de 18 (dezoito) anos que deseje doar deve discutir com sua família e amigos sobre sua decisão de doar o corpo para o Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ após a morte. Após estar certo de sua decisão, deve entrar em contato com a Universidade e preencher o “Termo de Doação”, que deve ser assinado pelo doador e pelo (s) familiar (es) mais próximo (s) como testemunha. Se for menor de 18 anos ou incapaz de preencher os dados, precisará do consentimento dos responsáveis legais. Com isto, será realizado o registro como doador potencial e será necessário preencher um formulário com outras informações pertinentes.

A doação é espontânea e gratuita. A qualquer momento o doador poderá desistir da doação antes da consumação do fato. Caso isso ocorra o doador deve expressar por escrito essa decisão para a Universidade.

A identificação dos doadores, bem como, as informações fornecidas, permanecerão em sigilo e serão armazenadas no banco de dados do Programa de Doação de Corpos da UNIJUÍ. O acesso ao corpo doado somente é permitido aos alunos, professores e técnicos do Laboratório de Anatomia Humana da UNIJUÍ.

Quando ocorre o falecimento, alguém responsável pelo falecido/doador deve comunicar imediatamente o Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Ciências da Vida – DCVIDA da UNIJUÍ (daí a importância de os familiares do doador terem conhecimento da doação), para as providências necessárias, inclusive legais.

O familiar ou representante legal do doador deverá fazer contato com o Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Ciências da Vida – DCVIDA da UNIJUÍ pelo telefone (55) 3332-0200 – ramais 3210 – 3201; ou (55) 3332-0477; ou ainda (55) 3332-0463, após ter a certidão de óbito em mãos. As cerimônias fúnebres habituais poderão ser realizadas pela família, previamente ao translado do corpo, conforme orientações do responsável técnico do Laboratório de Anatomia Humana da UNIJUÍ. O Programa de Doação de Corpos da UNIJUÍ disponibiliza as condições para o transporte do corpo.

Na Certidão de Óbito deve constar: “CORPO DOADO para o Laboratório de Anatomia Humana da UNIJUÍ”.

Para realizar a doação de corpo é necessário o preenchimento dos seguintes documentos:


  1. FORMULÁRIO DE REGISTRO DE DOADOR DE CORPO AO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DA UNIJUÍ;

    Download

  1. TERMO PESSOAL DE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE CORPO PARA ESTUDO ANATÔMICO (ENSINO E PESQUISA CIENTÍFICA). (Este Termo é para os casos em que a pessoa pretende doar seu próprio corpo, fazendo-se assim o cadastro junto ao Programa de Doações de Corpos da UNIJUÍ);

    Download

  1. TERMO DE DOAÇÃO DE CORPO PARA ESTUDO ANATÔMICO (ENSINO E PESQUISA CIENTÍFICA) – REPRESENTANTE LEGAL/FAMILIAR (DEVE SER PREENCHIDO POR UM FAMILIAR). ( Este Termo é para os casos em que um familiar próximo ou o representante legal irá fazer, após o óbito, a doação de alguém que manifestava em vida tal desejo, mas não fazia parte do banco de dados do programa);

    Download

  1. AUTORIZAÇÃO DE TRANSLADO DE RESTOS MORTAIS HUMANOS. (Este Termo somente será preenchido após o óbito do doador).

    Download


  • ESTES DOCUMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS NA SECRETARIA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA – DCVIDA DA UNIJUÍ OU NO SITE DA UNIJUÍ.
  • As assinaturas constantes nos documentos devem ser reconhecidas em Tabelionato.
  • Os documentos devem ser encaminhados pelo correio ou pessoalmente para: Departamento de Ciências da Vida – DCVIDA da UNIJUÍ, com endereço na Rua do Comércio, nº 3000, Bairro Universitário, CEP 98700-000, na cidade de Ijuí/RS.
  • Depois da entrega dos documentos necessários, com o Termo de Doação devidamente registrado em cartório, o futuro doador fará parte do banco de dados do Programa de Doação de Corpos da UNIJUÍ.

Na Universidade, o corpo será submetido a processos específicos de fixação e conservação até sua utilização em atividade práticas no ensino e na pesquisa científica.

O corpo doador fica sob responsabilidade legal do Laboratório de Anatomia Humana da UNIJUÍ, que tomará todas as providências para o armazenamento adequado e o destino final, após a utilização, conforme legislação em vigor.

Em caso de dúvidas contate:

Laboratório de Anatomia Humana da Unijuí

Pelos telefones: (55) 3332-0200 Ramal: 3701 ou 3217 (horário comercial) ou (55) 99972-5480 (fora do horário comercial)

E-mail: anatomia@unijui.edu.br


Informações Acadêmicas

Fique por dentro dos Programas Acadêmicos oferecidos pela Unijuí, no calendário acadêmico e também no calendário de formaturas, informações importantes para o desenvolvimento das atividades ao longo do ano.

Nesta sessão, também confira as possibilidades de intercâmbio que a Unijuí possui através do Escritório de Relações Internacionais. É só clicar em cada um dos botões correspondentes a sessão desejada.


Meio ambiente

A Gestão Ambiental da FIDENE/UNIJUI é um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais, que buscam garantir e prover a proteção do meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas, eliminando ou minimizando impactos e danos ambientais, através do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de processos e/ou atividades.

No momento, as ações estão tendo maior ênfase no Programa de Gerenciamento de Resíduos. O Programa tem como objetivo estratégico o controle de todo e qualquer tipo de resíduo gerado dentro da Instituição, a partir da organização de três grupos de resíduos: Resíduos Comuns, Químicos e Biológicos. Os Resíduos Comuns são aqueles considerados domésticos, como papeis, plásticos e metais. Químicos e Biológicos são aqueles considerados perigosos, com potencialidade de risco à saúde pública e risco infectocontagioso. Estes são gerados principalmente pelas atividades dos diversos laboratórios de ensino e prestação de serviços que a universidade possuí. Os comuns são gerados por toda a universidade.

Em ambos os casos, a correta separação é fundamental para que todo e qualquer tipo de resíduos tenha a sua destinação adequada e assim cause o menor impacto ao meio ambiente. Para auxiliar na separação dos resíduos comuns adaptou-se o sistema de cores previsto na Resolução CONAMA nº 275 de 2004 e que melhor simboliza a coleta seletiva. A coleta seletiva é a “coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição (Lei 12.305/10, art. 3º, inc. V). Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

Você que frequenta os espaços da FIDENE/UNIJUI perceba que existem várias lixeiras distribuídas, separando cada tipo de resíduo por cores. 

Outra ação desenvolvida é a demarcação das Áreas de Preservação Permanente – APPs, existentes no interior do Campus Ijuí. É considerado APP uma “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas” – Art. 3º inc. II da Lei 12651/2012.

A manutenção da vegetação nativa próxima aos cursos de água existentes no Campus, faz parte de ações para a preservação conforme prevê o código florestal. As delimitações de 30 metros no entorno destes locais seguiram a determinação prevista no artigo 4º, inciso I, alínea “a” da lei 12651/2012. Nos locais onde há instalações consolidadas e ocupam espaço onde deveria ser de APP, como arruamentos e prédios, a instituição propôs ao órgão ambiental a compensação equivalente, preservando a mata nativa e promovendo o plantio de mudas características da região.

 


Comissão Própria de Avaliação - CPA

O processo de autoavaliação da Unijuí é coordenada pela CPA que é composta por representantes dos docentes, técnico-administrativos e de apoio, estudantes e sociedade civil nomeados pelo CONSU- Conselho Universitário.

A CPA tem como objetivo coordenar e sistematizar os processos avaliativos que acontecem na Universidade e tornar público os resultados do processo de avaliação desenvolvidos junto aos estudantes, docentes, técnico-administrativos e de apoio e comunidade externa.


Manual de identidade visual

Em um projeto de identidade visual, o que se busca é transmitir uma série de informações através de imagens, como por exemplo conceitos de qualidade, tradição, experiência, arrojo, modernida-de, competitividade, etc. O que se propõe neste projeto é verbalizar o conjunto de significados visuais formadores da imagem corporativa da marca da UNIJUÍ.

Este manual visa coordenar a implantação e manutenção do Programa de Identidade Visual da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, estabelecendo normas e orientando a veiculação da marca, assinaturas e demais elementos gráficos.

 

Clique sobre o formato de arquivo desejado abaixo para fazer o download:

  Download da logomarca Versão preferencial (vertical): PNG | JPG | CDR

  Download do logomarca Versão auxiliar (horizontal): PNG | JPG | CDR

  Download do manual de identidade visual completo: PDF



Histórico da marca

A marca da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul foi concebida em 1986 pelo designer Vilson Maurio Mattos, a pedido do professor Adelar Francisco Baggio, presidente da FIDENE no período de 1981 a1987 e presidente e reitor de 1985 a 1987. Um ano antes da concepção da marca, a UNIJUÍ, então Universidade de Ijuí, havia sido reconhecida como tal através da Portaria Ministerial nº 497, de 28 de junho de 1985.

A marca criada em 1986 privilegiava as letras "U", de Universidade, e "I", Ijuí. Estas duas letras "U" no formato de elipse maior, embaixo, e "I", elipse menor ao centro foram trabalhadas graficamente com a finalidade de representar o tronco e a cabeça de uma pessoa, com o braço erguido, numa atitude de vibração, seja na comemoração pela aprovação no vestibular, seja pela comemoração na formatura. As linhas horizontais foram utilizadas como base, equilibrando a composição gráfica e conferindo estabilidade, uma vez que as elipses conferem movimento à logomarca.

        

Avaliação institucional

A avaliação institucional na Unijuí é um elemento essencial na gestão da universidade, tanto acadêmica quanto administrativa e política. A Unijuí toma a avaliação e a autoavaliação de suas práticas como estratégia de construção e reconstrução de suas ações e está integrada ao SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que promove a avaliação externa das IES brasileira.

A Unijuí tem uma longa trajetória em Avaliação Institucional, institucionalizada desde 1994, constituindo-se em elemento essencial na gestão da Universidade. Esse processo envolve os diversos segmentos que promovem a avaliação da Universidade em todas as suas dimensões, tomando como referência a natureza de Universidade Comunitária e Regional.

A Unijuí participa do PAIUNG - Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas que, desde sua fundação em 1994, constitui-se em um fórum de discussão e troca de experiências sobre avaliação institucional integrada com a COMUNG - Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.

O Programa de Avaliação Institucional da Unijuí é coordenado pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) que conta com 21 membros da comunidade acadêmica e externa.

Resultados da avaliação da Unijuí no contexto do SINAES

Avaliação institucional externa: conceito 4 (portaria de recredenciamento)


Localização

A Unijuí impulsiona a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, através da oferta de uma educação de ensino superior de qualidade e tradição. Possui Campus Universitário nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.
Confira no mapa interativo abaixo toda a área de abrangência da Unijuí.



Campi

Palavra do reitor

Martinho Luís Kelm - Reitor

As instituições universitárias possuem características comuns partilhadas em várias regiões do mundo. Contudo, cada uma das Universidades possui suas marcas específicas. No caso da UNIJUÍ, as marcas que a diferencia das demais Universidades são sua inserção social e seu compromisso com o desenvolvimento da região.

A inserção social tem sua raiz na filosofia franciscana presente na fundação da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI – e nos primeiros doze anos de história da Instituição (1957-69). Esta marca se expressou historicamente na convicção de que a Universidade deve falar ao povo e estar vinculada a sua história.

O compromisso com o desenvolvimento tem origem na percepção de que era necessário, além do diálogo com a região, qualificar a matriz produtiva existente e ajudar na geração de novas alternativas. Estas são as marcas que diferenciam a UNIJUÍ das demais Universidades e a faz estar entre as grandes instituições do Estado do Rio Grande do Sul.


Sub-categorias

  • Conteúdo Autenticado
  • Fidene
  • Educação Continuada
  • Serviços Informática
  • Estrutura de apoio
  • Não categorizado
  • Biblioteca
  • Institucional
  • Cultura
  • Futuro aluno
  • Extensão

    A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.

    A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.

    Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.

    • Projetos - Conheça os projetos desenvolvidos.
    • Comunidade - Promovendo o desenvolvimento regional através de ações comunitárias, sociais e culturais.
    • Cultura - Promovendo e apoiando projetos culturais.
  • Pesquisa e inovação

    A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.

    Incentivando a pesquisa

    • Pesquisador - Anualmente são abertos editais para professores e alunos que tenham interesse em desenvolver pesquisa.
    • Aluno - Saiba como participar dos programas de bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica e inovação.
    • Assessoramento - Suporte técnico ao pesquisador, apoio para captar recursos e promover parcerias.

    Conectando universidade-empresa

    • Empreendedorismo - Incentivando a criação de sua empresa, oferecendo a infraestrutura e o suporte na administração de seus negócios.
    • Inovação tecnológica - Apoio à inovação e à transferência de tecnologia.
  • Editora Unijuí
  • Bolsas, financiamentos e benefícios

    Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.

    Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.


    Eles são divididos nas seguintes categorias:




  • Eleições
  • Site Internacional
  • Serviços Unijuí

    A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.


  • Vida de Universitário
  • Salão do Conhecimento
  • Assessoria e Serviços Comunitários

    A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.

    Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.

  • Extravestibular
  • Congresso Internacional em Saúde
  • Vestibular
  • Talentos Unijuí
  • Programas Acadêmicos
  • App

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.