Ensino - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ensino

Inscrições abertas para Curso de Atualização de Instrutor de Trânsito

Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização de Instrutor de Trânsito nos quatro campi da Unijuí. O curso tem o objetivo de qualificar profissionais já habilitados, proporcionando troca de experiências e atualização de conteúdos.

As inscrições devem ser feitas na página do curso no Portal da Unijuí. O curso possui 20 horas/aula e é destinado a Instrutores de Trânsito que concluíram o Curso de Formação há mais de cinco anos.

Confira as datas para realização do curso em cada campi

Ijuí
Inscrições: até 10 de junho de 2018

Realização do curso: 23 e 24 de junho de 2018

Manhã: 8h às 12h10min

Tarde: 13h30min às 17h40min

Panambi

Inscrições: até o dia 03 de junho de 2018

Realização do curso: 16 e 17 de junho de 2018

Turnos: Manhã: 08h às 12h10min

Tarde: 13h30min às 17h40min

Santa Rosa

Inscrições: até o dia 13 de maio 2018

Realização do curso: 19 e 20 de maio de 2018

Manhã: 8h às 12h10min

Tarde: 13h30min às 17h40min

Três Passos

Inscrições: até o dia 13 de maio 2018

Realização do curso: 30 e 01 de julho de 2018

Manhã: 08h às 12h10min

Tarde: 13h30min às 17h40min

O Curso tem o investimento de R$ 324,00, à vista, e pode ser parcelado com cheque ou cartão de crédito, nos caixas da Unijuí, em 02x de R$ 167,00 ou 03 x R$113,00. Alunos, egressos e empresas conveniadas possuem 10% de desconto (à vista R$ 291,60 parcelado em 02x R$ 150,00 ou 03x de R$ 101,00.)


Biomedicina proporciona vivências aos estudantes da primeira turma do curso

                  

Os estudantes da primeira turma de Biomedicina da Unijuí estão participando de diversas atividades proporcionadas pelo curso: vivências, oficinas, palestras e visitas fazem parte da programação. 

Na noite desta quarta-feira, 25 de abril, a turma participou de uma oficina sobre Biomedicina Estética. No encontro, realizado no Laboratório de Habilidades do Campus Ijuí, foi discutida a utilização de produtos antioxidantes para a pele, tratamento que proporciona uma hidratação imediata com significativa ação antiaging corporal e facial. Na oportunidade, os estudantes também puderam discutir sobre atuação profissional na área da biomedicina estética. 

Segundo o coordenador do curso, professor Matias Nunes Frizzo, as atividades propostas para este primeiro semestre têm o objetivo de fazer com que os estudantes se apropriem das diferentes áreas de atuação profissional. Nesse mesmo projeto, outras atividades já estão programadas para as próximas semanas, e incluem visitas a hemocentros e laboratórios de análises clínicas. 

Sobre o curso 

O curso de Biomedicina da Unijuí passou a ser ofertado no último Vestibular de Verão (2017/2018). A Aula Inaugural foi realizada no dia 28 de fevereiro de 2018 e tratou do tema “As Diferentes Áreas de Atuação do Profissional Biomédico”. A palestra foi ministrada pelo Dr. Renato Minozzo, presidente do Conselho Regional de Biomedicina e primeiro biomédico a atuar no Rio Grande do Sul. 

O curso vai preparar o estudante para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e empreendedora, com ênfase para atuar na área de Patologia Clínica. Este curso veio para fortalecer ainda mais o ensino na área da saúde, possibilitando aos estudantes exercerem as suas habilidades profissionais dentro das mais diversas especificidades.

 


Projeto da EFA é publicado em artigo de revista sobre artes cênicas

Iniciado em 2009, o Projeto Mosaico tem o objetivo de aproximar as diferentes linguagens corporais (dança, música em vocal/ instrumental, lutas, teatro, ginástica) já ofertadas à comunidade escolar, em um único espaço para que essas expressões dialoguem.

Na III edição, o tema explorado foi a Condição Humana, recebeu o nome de “Acontecências”, esforço em dizer do humano, desse ser inacabado que tem como traço distintivo problematizar sua própria natureza (ou a ausência de uma natureza). A edição teve a coordenação da professora da escola, Eduarda V. Burckardt, de pais de alunos da escola, Lisiane Goettems, Paulo Fensterseifer e de Carolina Gehrke, colaboradora da escola. O grupo que encabeçou a ideia se desafiou a escrever o Projeto e produziu um material para pesquisa, que foi publicado na Revista CENA, da UFRGS.

A EFA ressalta a essência da escola em estar constantemente relacionando conhecimentos e refletindo sobre práticas. Os professores se colocam no lugar de pesquisadores, refletem e dialogam com os acontecimentos vividos na escola e, assim, produzem materiais a partir destas experiências. Dessa forma, a ideia de escrever sobre o que acontece e publicar, possibilita dividir experiências e produzir conhecimento cientifico. 

Mais sobre o Projeto

O projeto recebeu contribuições da comunidade escolar, inclusive, na projeção do nome. Mosaico: consiste em muitas partes que, em aproximação umas das outras, produzem um determinado efeito visual. Parte formadas por desenhos, imagens, mensagens, expressões e comunicações.


Meteorologia é tema de palestra na EFA

Na última sexta feira, 20, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis –EFA, recebeu o meteorologista Thomas Kaufmann, que realizou uma palestra cujo o tema central foi Fenômenos da Atmosfera. O público principal eram os alunos do ensino fundamental e do ensino médio da instituição que tem este tema como um dos assuntos em seus planos de estudo, e junto deles, os docentes da EFA. O palestrante convidado é formado em meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas e mestre em meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Neste encontro, os alunos puderam expor suas dúvidas por meio de um diálogo direto com o profissional da área, além disso, tiveram a oportunidade de conhecer outros ramos de atuação da meteorologia e os desafios do mercado de trabalho.


Novos laboratórios de Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram inaugurados

              

Foram inaugurados, na noite desta quinta-feira, 5, os novos laboratórios de áudio, foto e vídeo no prédio da Comunicação Social, campus Ijuí. Para o evento de descerramento da faixa, estiveram reunidos alunos, professores, funcionários e egressos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. Na sequência, os estudantes participaram de oficinas em cada um dos laboratórios, ministradas por egressos que já atuam no mercado profissional em suas respectivas áreas. Durante o evento, também foram expostos no espaço alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de ambos os cursos.

Até então, o prédio da Comunicação Social era ocupado por três salas de aula, um estúdio de fotografia e o laboratório para revelação de fotos em formato analógico. Devido à mudança para o digital, o laboratório foi dividido e transformado em três, correspondendo às disciplinas práticas de áudio, vídeo - antes locadas no segundo andar da Biblioteca Mario Osorio Marques - e fotografia. De acordo com a coordenadora de ambos os cursos, a professora Rúbia Schwanke, as salas de aula também foram reestruturadas, a fim de dar maior proximidade e suporte às aulas práticas.

"O que nós queremos com isso: trazer efetivamente mais alunos da comunicação para o nosso prédio e fazer com que haja maior interação, tanto entre os alunos quanto, também, entre as disciplinas e professores", comentou a professora em entrevista no Eclético, pela 106.9.

Ainda durante a entrevista, a docente estendeu o convite para que não só os alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda visitem os novos laboratórios. "Eu acho que o prédio da Comunicação não se restringe apenas aos alunos da Comunicação; ele serve, sim, como uma base, mas os laboratórios são para a instituição como um todo", concluiu.

Ouça, logo abaixo, a entrevista completa com a professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rúbia Schwanke:


EFA realiza posse de novos Pais Conselheiros

              

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA promoveu, na última segunda-feira, a solenidade de posse dos novos pais conselheiros de turma para o exercício do ano letivo de 2018. Na ocasião, a direção da escola e o presidente do Conselho de pais enfatizaram em suas falas a importância da parceria escola/família, reconhecendo a escola como espaço de conhecimento, afeto e convívio democrático em articulação com a família como vital para o sucesso do educando.

Na oportunidade foi apresentado o projeto da Jornada de Pesquisa, ações em comemoração aos 50 anos da escola e também eventos que são organizados pelo Conselho de Pais e direção. Também foi realizado um momento de confraternização com coquetel e brinde ao cinquentenário da EFA.

 


Lar Bom Abrigo recebe doações de cursos da área da saúde

Na tarde do dia 21 de março, os coordenadores Edina Matilde Linassi Coelho e Matias Nunes Frizzo realizaram a entrega dos produtos doados no trote solidário dos cursos de Biomedicina e Estética e Cosmética. A Instituição contemplada foi o “INSTITUTO LAR BOM ABRIGO” de Ijuí.

          


Pós-Graduação: conheça as ofertas da Escola Superior de Saúde

              

Por: professora Heloísa Meincke Eickhoff, coordenadora a ESS 

O mercado de trabalho exige profissionais com alta qualificação e um curso de pós-graduação enriquece o currículo com uma experiência importante, indica um comprometimento com o aprendizado constante e que o profissional está atualizado e apto para as necessidades do mercado de trabalho. Os cursos de Pós-Graduação da área da Saúde da Unijuí propõem uma formação qualificada com projetos que contemplam a aquisição de habilidades e aptidões para atuar com segurança e se colocar como referência na sua área. 

Os grandes diferenciais dos cursos são corpo docente com experiência profissional e renomados na área, conhecimento com alto poder de aplicabilidade, aulas teóricas e práticas (em laboratórios e com estágio no locus profissional) e aproveitamento imediato no dia a dia da profissão. 

Ainda, o objetivo dos cursos é proporcionar aos profissionais uma rede de relacionamentos e de contatos, possibilitando o fortalecimento do currículo profissional. 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos: 

Estética e Saúde

Enfermagem Obstétrica

Nutrição clínica: metabologia e terapia nutricional

Gestão e Atenção Farmacêutica

Enfermagem em Terapia Intensiva

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Gestão em Unidades Hospitalares


Técnico em Enfermagem da EFA abre inscrições

O Curso Técnico de Enfermagem da EFA, em Três Passos, está com inscrições abertas para a sua 12ª turma.

                          

Conforme a Diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, o curso passou recentemente por recredenciamento no MEC, recebendo conceito máximo de aprovação, sendo elogiado pela qualidade da proposta de formação, bem como do espaço físico da escola, que funciona no Campus da Unijuí em Três Passos. "A EFA vem, ao longo dos anos, buscando sempre atender todos os pré-requisitos para manter a excelência no ensino. Foram adquiridos novos equipamentos, a bibliografia do curso foi toda revisada, e o laboratório revitalizado com todos os materiais exigidos para as aulas práticas”, conta a professora.

A EFA realiza parcerias com várias instituições locais e regionais, especialmente com o Hospital do município e Postos de Saúde, Prefeitura Municipal e a própria Universidade, para a utilização de laboratórios dos cursos de saúde da graduação.

Segundo a coordenadora do curso, professora Sandra Righi Furini, ensinar, cuidar e promover a melhoria na saúde do indivíduo é o foco na formação de profissionais de nível médio, oferecendo ao mercado de trabalho técnicos de enfermagem capazes de transformar o futuro com a vivência do conhecimento adquirido em todo o curso, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

A EFA/UNIJUÍ Três Passos está com inscrições abertas para receber alunos para sua nova turma, que deve ter início no mês de abril. Para ser aluno basta ir até o campus preencher a ficha de inscrição, tendo como pré-requisito estar cursando o segundo ano do Ensino Médio ou ter concluído.


O estresse e a qualidade de vida de enfermeiros que atuam em Terapia Intensiva

                   

Por: professora Dra. Eniva Stumm e a Ma. Carolina Renz Pretto

As unidades de terapia intensiva são os setores hospitalares de maior complexidade e organização, destinadas ao atendimento de pacientes em estado crítico, provenientes de várias áreas, que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias para diagnóstico, monitorização e terapia.

As características da unidade exigem enfermeiros com conhecimentos apurados, atualizados quanto às técnicas e tecnologias voltadas ao atendimento de pacientes com quadro clínico mais grave. As situações complexas requerem tomada de decisão, reivindicam um profissional capaz de enfrentar problemas éticos e técnicos, com capacidade de liderança, discernimento, iniciativa, habilidade de ensino, maturidade e estabilidade emocional.

Diante das peculiaridades do setor, os profissionais são submetidos a situações estressoras e demais situações que interferem na qualidade de vida. Eventos estressores ao ultrapassarem as capacidades de enfrentamento dos indivíduos podem desencadear estresse ocupacional. Uma pesquisa avaliou estresse e coping de profissionais de enfermagem em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva e evidenciou que 54% dos profissionais de enfermagem apresentaram baixo estresse, com predomínio de alto estresse nos enfermeiros, 22% e baixo estresse entre os técnicos de enfermagem, 36%. A estratégia de enfrentamento centrada no problema foi a mais utilizada e considerada adequada. O Alto estresse dos enfermeiros pode estar relacionado às responsabilidades envolvidas no processo de trabalho desse profissional (SILVA et al., 2017) e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento dos problemas cotidianos pode beneficiá-lo.

Outro estudo avaliou o impacto no sono, qualidade de vida e humor dos profissionais que atuam em terapia intensiva infantil, mostrou que profissionais de enfermagem que trabalham durante a noite apresentam menor qualidade de vida no que se refere à dimensão social, pela falta de tempo para atividades sociais e de lazer. O sono é prejudicado para os profissionais independente do turno de trabalho (GUERRA et al., 2016). Nesse sentido, repensar as estratégias utilizadas e a implementação de inovações direcionadas ao bem-estar profissional pode repercutir em seu desempenho e na qualidade do cuidado. 

Todos esses aspectos, que compreendem a atuação do enfermeiro em uma Unidade de Terapia Intensiva, desde as atividades habituais básicas até atividades inovadoras e tecnologias avançadas, serão abordadas na pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva da Unijuí. Confira as informações do curso no site da Universidade. 

Saiba mais em:

SILVA, Gabriela Alves Vieiraet al. Estresse e coping entre profissionais de enfermagem de unidades de terapia intensiva e semi-intensiva. Revista de Enfermagem da UFPE, v.11, n. sup2, p.922-31, 2017. DOI: 10.5205/reuol.10263-91568-1-RV.1102sup201707

GUERRA, Priscila Caetano et al. Sono, qualidade de vida e humor em profissionais de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva Infantil.  Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.50, n2, p.277-83, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000200015


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.