Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Inscrições abertas para a aula magna dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e aula inaugural do Programa Professor do Amanhã da Unijuí

Na próxima terça-feira, 2 de abril, será realizada a aula magna dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí, juntamente com a aula inaugural do Programa Professor do Amanhã para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês. O evento acontecerá no Salão de Atos, às 19h.

Tendo como tema as “Novas tecnologias, pesquisas e inovação: perspectivas para a Graduação e a Pós-Graduação Stricto Sensu”, o evento será conduzido pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp.

Interessados em participar devem realizar a inscrição neste link.


Criatec e Unijuí participam de mais uma edição do South Summit Brazil

Entre os dias 20 a 22 de março, a Criatec e a Unijuí participaram de um dos maiores eventos de inovação do mundo: o South Summit Brazil. Sediado no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, o evento reuniu cerca de 24 mil pessoas de 55 países e teve a participação de diversos atores do ecossistema regional de inovação.

O South Summit Brazil contou também com a exposição das atividades da Criatec no Marketplace, espaço viabilizado pelo Governo do Estado, com cerca de 160 expositores, entre diferentes nichos de atuação como startups, hubs de negócios, parques, entre outros.

Ainda, como parte da programação da viagem a Porto Alegre, na tarde do dia 20 de março, ocorreu a visita de representantes do ecossistema regional de inovação ao Instituto Caldeira, hub de inovação Top 1 no Rio Grande do Sul, e Top 8 entre os ecossistemas brasileiros, segundo a nova edição do 100 Open Startups, maior ranking de inovação aberta da América Latina.

Também, no dia 19 de março, a Criatec e a Unijuí participaram, no Instituto Caldeira, do evento de lançamento do Startup Guide, o primeiro guia de startups da América Latina. O guia apresenta a inovação gaúcha ao mercado global e promove conexões significativas que impulsionarão o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com mais de 100 cidades que compartilham a mesma paixão pela inovação, sendo que a Unijuí e a Criatec também integram essa importante publicação.


Experiência de autoavaliação institucional da Unijuí é apresentada em Florianópolis

Nesta semana, nos dias 25 e 26 de março, a Unijuí esteve representada pela professora doutora Bruna Comparsi, vice-reitora de Graduação, no Seminário DAES - Encontro Regional sobre Avaliação da Educação Superior, realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis. O evento é uma promoção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Com essa iniciativa, o Inep busca conhecer as ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior em seus processos de avaliação de estudantes ou de autoavaliação institucional, visando o aperfeiçoamento dos processos e instrumentos de avaliação da educação superior conduzidos pelo Inep, visando indicar práticas a serem observadas e medidas pelo Instituto em âmbito nacional.

A programação do seminário contou com palestras sobre os seguintes temas: Avaliação da Educação Superior: Desafios e Perspectivas, a cargo do diretor do Inep, Ulysses Teixeira; e a Importância da valorização da CPA e da autoavaliação no Sinaes, proferida por Dilvo Ristoff, professor emérito da UFSC e membro da Comissão Especial que concebeu o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Os debates antecederam as oficinas temáticas, com breves apresentações por parte de instituições da Região Sul que subsidiarão o debate de cada tema junto ao Inep e às demais instituições. 

A Unijuí foi selecionada para participar da Oficina 1 - Autoavaliação Institucional, em que a professora doutora Bruna Comparsi apresentou a experiência  “Autoavaliação na Unijuí como ferramenta fundamental para a gestão dos cursos e da Instituição”. Esta oficina contou com apresentações da FACCAT, UNINTER e PUC-PR. 

Segundo a professora Bruna, foi extremamente relevante para a Unijuí poder compartilhar a experiência em autoavaliação institucional, logo após a Universidade ter sido recredenciada pelo MEC, com o conceito máximo, reiterando a importância dos resultados avaliativos realizados por meio de pesquisas de opinião que visam ouvir as vozes das pessoas que fazem a Universidade, ou seja, professores, estudantes, técnicos administrativos e sociedade civil.

A vice-reitora concluiu ressaltando a qualidade do evento e a possibilidade de troca de experiências com o Inep e com as Instituições de Educação Superior para a busca de estratégias para a qualificação e fortalecimento da educação superior no Brasil.

 


Importância das universidades comunitárias pauta encontro entre gestão acadêmica e estudantes

A Universidade de Caxias do Sul reuniu nesta terça-feira, 26 de março, reitores, pró-reitores, professores e alunos das 14 instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), além da presidência e integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). Juntos, debatem a importância das Universidades Comunitárias no desenvolvimento da educação brasileira.

O encontro, que conta com a presença do vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, ocorre em função da Caravana da UNE, evento nacional que se inicia na UCS e passará por outras 13 universidades comunitárias em diferentes regiões do país ao longo do ano. “Trata-se de um encontro histórico, e sediar a primeira edição da Caravana da UNE 2024 é motivo de muito orgulho. A UCS sempre foi um espaço aberto ao debate, e o movimento estudantil é fundamental na construção de soluções para a educação e para o desempenho do nosso compromisso social”, destaca o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.

O tema proposto pela UNE e pela UEE, “Em Clima de Futuro”, leva a discutir o papel e a contribuição das universidades comunitárias para o desenvolvimento do Brasil, o que vai ao encontro dos interesses do Comung. Rafael Frederico Henn, reitor da Universidade de Santa Cruz e presidente do Comung, observa que muitos dos estudantes que estão à frente desse movimento são formados em universidades comunitárias, e conhecem bem a realidade dessas instituições, bem como sua importância social. “É muito significativo que a UNE esteja com essa proposta de valorizar as instituições comunitárias, que são muito fortes aqui no Estado e em Santa Catarina, mas ainda pouco conhecidas em várias regiões do país. Com o apoio da UNE, esse modelo tende a ganhar mais força”, comenta Henn.

A Caravana da UNE no Rio Grande do Sul começou segunda-feira à noite, com atividades culturais no Campus-Sede, e se encerrou na noite de ontem, no UCS Teatro, com debate aberto ao público. O evento teve o apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCS.


Editora Unijuí amplia o seu alcance estabelecendo parceria com a Um Livro

A Editora Unijuí começou o ano de 2024 estabelecendo uma parceria estratégica com a Um Livro, uma plataforma digital líder em venda, impressão e distribuição de livros. Dessa forma, o seu catálogo está disponível na loja on-line da Um Livro.

Com essa parceria, adota uma abordagem inovadora, tecnológica e sustentável para melhor atender às necessidades dos autores e leitores atendidos pela Editora Unijuí. 

Para esse desdobramento, levou-se  em consideração que essa mudança não somente promove a responsabilidade ambiental, reduzindo a necessidade de estoque físico, mas também aumenta a eficiência ao atender demandas por livros que, no momento, não possuem estoque. Isso porque a Um Livro conta com a tecnologia POD - Print On Demand, que permite a impressão dos livros somente após a confirmação da venda.

"Outro ponto forte da parceria é a responsabilidade com a impressão: por um lado o livro está mais acessível aos clientes, por outro reduz o desperdício nas impressões e estoque. Só será impresso o que será vendido", evidenciou a coordenadora administrativa da Editora Unijuí, Márcia de Almeida.

Além da plataforma da Um Livro, as obras também estão disponíveis em uma ampla gama de e-commerces e marketplaces, como a Amazon, Estante Virtual, Magalu, Ponto Frio, Shopee, Extra, Shoptime, Americanas, Casas Bahia e Submarino, o que  amplia o alcance da marca da Editora Unijuí e, do mesmo modo, proporciona aos leitores mais opções de onde comprar seus livros.

“É importante ressaltar que, apesar dessas mudanças importantes, a Editora Unijuí continuará vendendo seus livros e produtos em sua loja, com os parceiros e no site. A parceria com a Um Livro fortalece nossa presença no mercado, adicionando mais parceiros à nossa rede de distribuição”; ressaltou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e editor da Editora Unijuí, Daniel Knebel Baggio.

Com estas mudanças, a Editora Unijuí dá um importante passo em direção a uma abordagem mais ágil, sustentável e orientada para as necessidades dos autores e leitores.

Por Keila Rosa, estagiária da Usina de Ideias.


Inscrições para curso de Coleta e Processamento de Amostras Biológicas encerram em abril

Ainda dá tempo de garantir a sua inscrição na 8ª edição da qualificação profissional em Coleta e Processamento de Amostras Biológicas ofertado pela Unijuí. O curso teórico-prático  aborda a coleta de amostras biológicas, seu processamento e o controle da qualidade em todas as etapas pré-analíticas. 

A qualificação conta com 8 horas/aula divididas em um turno teórico, no qual serão abordadas as temáticas de anatomia, técnicas de coleta e processamento, tipos de amostras biológicas, materiais de coleta e controle de qualidade aplicado a estes processos; e turno prático, com a realização de coleta de punção venosa.

O curso é destinado a estudantes dos cursos de Biomedicina, Medicina, Farmácia, Enfermagem e Biologia, estudantes de cursos técnicos de laboratório e profissionais que atuam na área de saúde e buscam qualificação na área de coleta e processamento de amostras biológicas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de abril, neste link. As aulas ocorrerão presencialmente, no campus Ijuí, no dia 27 de abril das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.  


Seminário reúne pesquisadores e profissionais para debater os desafios e oportunidades da Rede Leite

A Unijuí sediou nesta segunda-feira, 25 de março, o Seminário de Avaliação e Planejamento da Rede Leite, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Unijuí e Unicruz.  

O seminário, destinado a pesquisadores, professores, profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural, representantes de organizações sociais e gestores públicos, teve como objetivo debater a trajetória da Rede Leite, bem como seus desafios e oportunidades.

Iniciando a programação, após a apresentação da dinâmica do Seminário, ocorreu a palestra sobre o Perfil Socioeconômico da Cadeia Leiteira no Rio Grande do Sul, com o assistente técnico regional da Emater, Oldemar Heck Weiller. Na sequência, foi realizado o painel Antecedentes, Histórico e Trajetória da Rede Leite - Período 2003 - 2013 com os painelistas Daniel Portella Montardo, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul; Pedro Urubatan Neto da Costa, assistente técnico regional da Emater; Roberto Carbonera, professor da Unijuí, com mediação de Gustavo Martins da Silva, pesquisador da Embrapa.

Finalizando a programação da manhã, os painelistas Adriano Rudi Maixner, professor da UFSM; Cláudia Prudêncio de Mera, professora da Unicruz; Gustavo Martins da Silva, pesquisador da Embrapa; e Oldemar Heck Weiller, assistente técnico regional da Emater, debateram o tema Antecedentes, Histórico e Trajetória da Rede Leite - Período 2013 - 2023, com a mediação da professora da Unijuí, Leonir Terezinha Uhde.

À tarde, o grupo participou de dois painéis que abordaram os Desafios e oportunidades da Rede Leite frente às transformações institucionais e da realidade agrícola, rural e agrária, com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio; professora da Unicruz, Cláudia Prudêncio de Mera; professor da UFSM, João Pedro Velho, com a mediação do professor Roberto Carbonera; seguido da fala dos pesquisadores da Embrapa, Gustavo Martins da Silva e Maira Balbinotti Zanela e do gerente adjunto da Emater - regional Ijuí, Bergson Marcos dos Santos, sob a moderação de Fábio Pasqualotto, gerente regional da Emater.

Assim, o evento visou estabelecer a conexão com a caminhada das entidades parceiras, de forma a identificar as principais experiências e aprendizados, indicando ações prioritárias para um novo momento da Rede Leite.  Para  o coordenador adjunto da Rede Leite, professor da Unijuí, Roberto Carbonera, a reunião cumpriu o seu propósito de discutir e avaliar a atuação da Rede Leite. 

"A Rede visa fortalecer a cadeia produtiva do leite na região Noroeste do Rio Grande do Sul, envolvendo entidades e Universidades. Tivemos um longo trabalho exercido nos últimos anos. A partir dessa avaliação, há uma proposição de fortalecimento dos trabalho em rede e, além disso, possam ser captados recursos para o desenvolvimento de ações, bem como a inserção delas no currículo da Extensão para que os professores possam trabalhar, de forma conjunta, com os extensionistas e produtores”, frisou Carbonera. 




Unijuí FM promove primeiro Domingo no Campus de 2024

A Rádio Unijuí FM promoveu no dia 24 de março a primeira edição de 2024 do Domingo no Campus. O evento ocorreu no estacionamento do campus Ijuí, com diversas atrações para toda a comunidade. 

Para o público infantil, a Vip Festas trouxe o parque inflável, com 50% de desconto no passaporte para os brinquedos. Para animar ainda mais a tarde, o show desta edição ficou por conta do musicista Igor Alejandro e intervenções artísticas com a Companhia Cadagy - Corpo e Movimento, combinando um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, artes circenses e malabares. 

O Domingo no Campus também contou uma série de atividades em diferentes espaços como a Banca do Vinil e a Gramophone, que estiveram presentes com a exposição e venda de discos; a Editora Unijuí, divulgando suas produções;  mateada com distribuição de água quente, promovida pelas Especiarias do Mate de Ijuí; e a caça aos doces, da MB Farmácias. Também promoveram ações, Exatus Imóveis, Yázigi Ijuí, Totem Vestibulares, Aplicativo Aiqfome e Agrovel.

Além disso, o evento contou com uma praça de alimentação com food trucks de Vip Festas e La Creperia, e no prédio da Biblioteca Mário Osório Marques, o Gasteiz Vitória. 

Essa edição do Domingo no Campus tem o apoio de Totem Vestibulares, VIP Festas, Yázigi Ijuí, Agrovel, La Creperia, Pano Leve, PróAudi, Mecautor, Exatus Imóveis, Sabor da Serra Pizzaria, CCAA e Aiqfome, MB Farmácias, Gasteiz Vitória e Cdlândia Som e Luz.


Conselho se reúne para apreciar o Relatório de Atividades e Prestação de Contas do Madp

O Conselho de Direção do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) esteve reunido na quinta-feira, 21 de março, no Auditório do Museu, para a análise e apreciação do Relatório de Atividades e Prestação de Contas do Madp. Durante o encontro, também foi apresentada a nova integrante do Conselho Diretor, Maristela Martins, diretora executiva da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI). 

Para ela, o convite foi aceito como um desafio. “É também uma oportunidade de aproximar ações, projetos e pessoas que trabalham pelo cuidado ao patrimônio e à história. Com o objetivo de dar visibilidade ao Museu, todos podem ser multiplicadores desse trabalho e, enquanto diretora executiva da ACI, buscarei o engajamento, principalmente, junto aos empresários para que conheçam e sintam-se pertencentes a este espaço que promove a cultura e a história de Ijuí”, pontuou Maristela.

Atualmente, o Conselho é composto por seis membros indicados pela direção do Madp e nomeados por por meio da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene). Sua representação, respaldada por um regimento, também compete nas aprovações de ações com vistas a aumentar os recursos para manutenção e expansão das atividades.


Unijuí apresentou o potencial dos seus cursos de graduação na 17ª Feicap, finalizada neste domingo

Depois de seis dias com intensas atividades no Parque de Exposições Egon Júlio Goelzer, teve fim neste domingo, 24 de março, a 17ª Feira Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária - Feicap, no município de Três Passos.

A Unijuí se fez presente em mais uma edição, promovendo atividades no Pavilhão A, onde seu estande esteve localizado, e no Pavilhão B, nas mais diversas áreas do conhecimento. As ações contemplaram desde o tira-dúvidas sobre o Imposto de Renda, passando por uma gincana sobre o Direito do Consumidor e por experiências com óculos de realidade virtual e o robô NAO, até a oferta de serviços em diferentes áreas da Saúde.

Conforme destaca o coordenador do campus Três Passos, professor André Castro, a cada edição da Feicap a Unijuí fortalece a sua presença na comunidade de Três Passos e região. 

“Nesta edição, nossa Instituição ofereceu um significativo número de atividades, nas mais diversas áreas de formação acadêmica, para evidenciar todo o potencial que possui aqui e em toda a região Noroeste, por meio, também, dos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi. Ficamos felizes em poder contribuir com essa feira que é histórica para Três Passos e que tanto evidencia a força da nossa região”, disse.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.