COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Discussões emergentes em aulas e atividades online movimentam a FIDENE/UNIJUÍ

              

Todos os dias o tema Coronavírus está em pauta: na mídia, nas conversas em grupos de aplicativos, postagens de amigos em redes sociais. Questões de saúde, prevenção, combate e tratamento aos infectados são destaque. E não tem como ser diferente, em razão da gravidade desta pandemia. Porém, do tema COVID-19, diversas outras temáticas emergem e começam a ser discutidas nas diferentes áreas do complexo Fidene e suas mantidas: Unijuí, Museu, EFA e Rádio UnijuíFM.

O conhecimento coloca toda a Instituição em movimento, de forma online enquanto não for possível o contato presencial, e, entre os temas que vem ganhando espaço, estão: questões jurídicas em razão de decretos e Leis que estão passando a vigorar, cenário econômico, gestão de pessoas, tecnologia, comunicação, ações comunitárias, entre muitos outros. Na EFA, por exemplo, na disciplina de História para alunos do sexto ao nono ano, o professor Gian Ruschel fez uma provocação, trabalhando sobre a transição da Europa medieval: “propus assistirmos vídeos sobre este período histórico, os alunos e suas famílias, para responderem questões relacionadas, entre elas: como a humanidade recebeu a peste negra, bem como outras epidemias e surtos no passado? Estavam preparados? Podemos nos preparar melhor, hoje em dia, para lidar com tais problemas? De que forma?”, relata.

Estas discussões vêm ocorrendo no espaço de aula ou em eventos, de forma exclusivamente online, utilizando as ferramentas do Google, em especial nas salas de bate-papo em vídeo, proporcionadas pelo Google. “Nossa transformação, enquanto professores e também gestores, está ocorrendo dia após dia. Agora quando preparamos nossas aulas estamos colocando um novo elemento para além dos conceitos, que são os recursos tecnológicos. Mesmo mantendo, o turno e o dia da semana do calendário presencial as inúmeras ferramentas disponíveis, começam a fazer nosso cotidiano de sala de aula, como por exemplo o Coggle, como sistematizador dos conceitos trabalhados. Além disso, enquanto gestores, estamos mantendo ou ainda ampliando a quantidade de reuniões, sendo elas completamente online, muito mais sistemáticas e propositivas. O google meet, tem nos auxiliado muito neste sentido" observa a Reitora, professora Cátia Nehring.

Muitas discussões, inclusive, foram abertas para qualquer pessoa com acesso a internet participar, não apenas para estudantes.

Confira alguns exemplos do que está acontecendo nos espaços online da FIDENE/UNIJUÍ:

Painel: “Liderança, Inovação e Empreendedorismo em tempos de crise”

         

Confira também o Painel “Comportamento Humano e Gestão de Pessoas em tempos de crise”

“Comunicação em um cenário de incertezas”

Na noite desta quarta, dia 1º de abril, na aula online da disciplina Criação e Produção em Meios Digitais, ministrada pela professora Márcia Almeida, os alunos participaram do painel “O desafio para profissionais e marcas pensarem sobre sua comunicação em meio a todo este cenário de incertezas”, com a jornalista e especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais Marla Delóss Dziobczenski.

Para Marla, o momento em que vivemos é único, histórico, desafiador e de muitas mudanças que impactam diretamente no modo de vida e consumo de todos, e por isso, é necessário pensar a responsabilidade que comunicadores e profissionais de Marketing possuem neste cenário. “Se alguns meses atrás pensávamos que o futuro ainda era distante para nós, brasileiros, gaúchos e moradores de cidades do interior, a velocidade como as coisas estão acontecendo nos mostra que é preciso agir rápido e adaptar-se da melhor forma possível”, afirma. Por isso, ela acredita que é hora de pensar estratégias e posicionamento, saber comunicar, vender e dialogar. “Pensar no bem social, na economia, na saúde, na ordem e até em um possível caos… Nunca o futuro esteve tanto em jogo. E ele já chegou”, finaliza. 




Rede de ajuda virtual da Unijuí aproxima estudantes e compartilha conhecimento

 

Uma rede de ajuda virtual está sendo proposta pela Unijuí para aproximar, mesmo que de forma online, estudantes da graduação e da pós-graduação da Universidade. O objetivo da ação é que os estudantes compartilhem os seus conhecimentos com aqueles que possuem algum tipo de dificuldade em uma disciplina. 

Na rede social Instagram, a ação provoca os seguidores da página oficial da Unijuí (@Unijuí) para que se coloquem à disposição de outros seguidores e estudantes. O estudante disposto a ajudar pode tirar dúvidas, dar dicas e estudar virtualmente com o seu colega. 

Aulas online 

Em meio à crise gerada pelo coronavírus (COVID-19) e à necessidade de evitar aglomerações, a Unijuí, como forma de prevenção, suspendeu as aulas nos dias 16, 17 e 18. Desde o dia 19, os alunos da modalidade presencial dos cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), têm aulas de forma online

Visando um melhor desempenho e garantindo a integralidade do semestre, estudantes e professores usam os recursos do Google For Education, para utilizar as ferramentas disponíveis na plataforma. Assim, os estudantes podem usufruir de um canal de aprendizagem direto com seus professores.




Formandos recebem Certificado de Conclusão de Curso

 

A Unijuí realizou na última semana a formação de estudantes dos campi Ijuí e Santa Rosa. Mesmo diante de um momento em que a reunião de pessoas é restrita e moderada, os estudantes, ordenadamente, foram até a Universidade para assinar a ata que oficializa as suas respectivas formações. 

No campus Santa Rosa, a entrega da documentação que certificou a conclusão da graduação foi feita aos formandos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação na sexta-feira, 20, assim como no campus Ijuí, onde foi feita a entrega para os formandos do curso de Psicologia. 

Nicole Maíza Bohm, agora Engenheira Civil, conta que com todos os cuidados necessários pode oficializar sua conquista. “Sem aglomeração e com todas as precauções necessárias, posso dizer que sou engenheira e isso me torna uma pessoa mais completa”. 

Ela espera, assim como todos os demais formandos, a cerimônia de colação de grau que foi adiada em decisão conjunta entre todos os envolvidos. O desejo dela também é de, em breve, realizar outro sonho. “Seguir com os estudos, fazer um mestrado fora do país, elevar ainda mais meus conhecimentos na área de segurança do trabalho e trabalhar na área”, finaliza Nicole.

 

A Unijuí ainda promoveu, de forma ordenada e respeitando as recomendações para evitar aglomerações, a solenidade especial de formatura dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Matemática, Medicina Veterinária, Educação Física - Bacharelado e Licenciatura - e Psicologia. 


Com suspensão das aulas presencias, Unijuí utiliza recursos do Google For Education para atividades online

Em meio à crise gerada pelo coronavírus (COVID-19) e a necessidade de evitar aglomerações, a Unijuí, como forma de prevenção, suspendeu as aulas até quarta-feira (18). A partir de quinta-feira (19), os alunos da modalidade presencial dos cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), devem realizar suas atividades de forma online, até o dia 31 de março.

Visando um melhor desempenho e garantindo a integralidade do semestre, recomenda-se àqueles alunos que ainda não fazem uso dos recursos do Google For Education, que acessem os seus endereços @sou.unijui.edu.br, para que possam utilizar as ferramentas disponíveis na plataforma. Assim, os estudantes podem usufruir de um canal de aprendizagem direto com seus professores.

A plataforma permite que os estudantes da Universidade possuam acesso ilimitado aos recursos do Google For Education, uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e estudantes, dentro e fora da sala de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, além de possuir armazenamento ilimitado de drive na nuvem e e-mails.

No momento da matrícula, todos os estudantes da Unijuí já possuem acesso liberado ao Google For Education, por meio do endereço @sou.unijui.edu.br, bastando apenas realizar o acesso. O G Suite for Education permanece ativo após a formatura, ou seja, o estudante continuará contando com as ferramentas e benefícios mesmo após a colação de grau.

Confira abaixo como realizar o primeiro acesso, troca de senha e login no e-mail Google Unijuí:

Como eu faço o primeiro acesso e troca de senha

Como faço o login no e-mail Google UNIJUÍ 


Convênio assinado entre Unijuí e Grupo MB vai beneficiar associações de recicladores de Ijuí

                   

Na tarde de sexta-feira, 13 de março, a Incubadora de Economia Solidária da Unijuí (ITECSOL) e o Grupo MB de Ijuí realizaram a assinatura de 12 termos de cooperação. Trata-se da destinação de materiais recicláveis gerados nas atividades do Grupo que serão destinados para as associações de recicladores do município, as quais recebem suporte técnico da ITECSOL.

Participaram da assinatura, pelo Grupo MB: Guilherme Sartori, gerente contábil e Renata Folck, auxiliar administrativa. Luis Veriato dos Santos, presidente da ARL6, Fabricio Carpes e Carlos Augusto de Vargas que atuam na retirada dos materiais das empresas e Elizandra Pinheiro da Silva, analista da Itecsol, que assessora as associações e faz a ponte entre as associações e as empresas.

Além destes novos termos, a Incubadora possui 55 termos vigentes, assinados com diversas empresas do município. Na prática, segundo a ITECSOL, são 33.734 toneladas de materiais recicláveis limpos, que são destinados diretamente nas associações incubadas, Acata e Arl6, contribuindo para a renda dos trabalhadores. Após o descarte direto das empresas para as associações, houve um aumento significativo na renda dos catadores, pois o material chega semi-classificado e limpo.

                      


Ginásio Poliesportivo beneficiará estudantes e comunidade de Santa Rosa

A Unijuí campus Santa Rosa irá receber, nos próximos meses, um ginásio poliesportivo que beneficiará os estudantes dos cursos de Educação Física e também toda a comunidade. A construção do espaço será feita a partir de recursos financeiros do Governo Federal, que serão repassados por meio do Ministério da Cidadania – Secretaria de Esporte e com contrapartida do Município de Santa Rosa. 

Nesta semana foi publicado um edital que autoriza a contratação de empresa que construirá a primeira etapa, que resultará em uma quadra coberta. O Ginásio estará localizado na Rua Chico Mendes, no Bairro Timbaúva, em Santa Rosa, no Campus da Universidade. 

O Pró-reitor da Unijuí, Marcos Paulo Scherer, destacou a trajetória do curso de Educação Física na Universidade e a história da Unijuí há 29 anos em Santa Rosa. A Universidade completa em 2020, 30 anos da sua implantação na cidade da Fronteira Noroeste. 

“A Comunidade Externa também poderá utilizar a estrutura conforme ficou estabelecido no acordo com a Prefeitura Municipal. É um momento muito especial que a Unijuí aposta mais uma vez e investe em Santa Rosa”, destacou o Pró-Reitor.

A obra tem previsão de concluída em um período de quatro meses e compreende um espaço de 623 m².

 


NOTA OFICIAL FIDENE/01 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

                      

NOTA OFICIAL FIDENE - UNIJUÍ/EFA/MUSEU/RÁDIO/UNIJUÍ FM - PARA A COMUNIDADE EXTERNA 

A FIDENE atenta à evolução do Coronavírus (COVID-19) está  tomando todas as medidas que estão ao seu alcance para manter a segurança da comunidade acadêmica. 

Diante de um cenário de constante mudanças, criou-se uma Comissão Institucional de Prevenção que está permanentemente revisando as ações e orientações, seguindo as diretrizes dos órgãos nacionais, regionais e locais de saúde e de educação. 

Acompanhe no endereço www.unijui.edu.br todas as ações preventivas e orientações oficiais.                

DIRETRIZES DE CONTINGÊNCIA DA COVID-19 NO ÂMBITO DA FIDENE/UNIJUÍ

1.Todo estudante, professor e técnico-administrativo da FIDENE/UNIJUI que esteja regressando de intercâmbio ou turismo, ou estudante estrangeiro que pretende realizar matrícula na UNIJUÍ, independentemente de apresentar ou não sintomas relacionados ao Coronavírus, deverá ficar em quarentena pelo prazo de quinze (15) dias a contar de sua chegada no Brasil. Os estudantes devem contatar o Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ - ERI, pelo e-mail: eri@unijui.edu.br,  já os professores e técnicos-administrativos devem contatar sua chefia imediata informando sua condição de saúde.

2. Os membros da FIDENE/UNIJUÍ (estudantes, professores e técnicos-administrativos) que apresentarem sintomas da doença (tosse, dificuldade respiratória, coriza, febre, entre outros), ou aquelas pessoas que tenham tido contato próximo com pessoa com diagnóstico ou suspeita de infecção por Coronavírus, não devem comparecer às atividades acadêmicas e sim devem buscar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, primeiramente por telefone. Nestes casos, os estudantes devem contatar a secretaria do seu cursos via e-mail e os professores e técnicos-administrativos com sua chefia imediata, informando sua condição de saúde.

3. Devem ser canceladas as viagens (para fora da região dos Campi e para o exterior) de professores, discentes e técnicos-administrativos.

4. Não utilizar bebedouros e sim utensílios individuais, valendo a mesma diretriz para o chimarrão no ambiente institucional.

5. A partir de 16/03/2020 (segunda-feira) estão suspensas todas as atividades extracurriculares, como aulas inaugurais, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. Recomenda-se, no entanto, às pessoas que estejam com sintomas da doença ou que tenham contato próximo com alguém que esteja com sintomas, que evitem comparecer às solenidades.

6. As aulas estão mantidas tanto na UNIJUÍ (Ijuí e demais Campi) quanto na  EFA. Nova avaliação será feita na próxima semana. 

7. O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações, conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas pelos canais oficiais da Fundação.

Confira neste link outras medidas de segurança já tomadas pela Unijuí. 

Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas por meio do link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus  e com o Comitê Sentinela do Município de Ijuí (55 3331 8837 ou 55 98451 1008 ou 55 98451 1009). Para os demais municípios com as respectivas Unidades de Saúde.

 


Unijuí receberá tributo a grandes tenores

Uma noite mágica ao som da interpretação de Elvis Presley, Andrea Bocceli, Pavarotti, entre outros grandes nomes da música.  A Unijuí recebe no dia 24 de maio a o espetáculo “Uma noite mágica” em tributo aos grandes tenores com a interpretação de Dirceu Pastori.

A apresentação do tenor Dirceu será no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, às 19h30. Os ingressos podem ser adquiridos nos caixas da Unijuí, Literatus e Pano Leve ao valor de R$ 30,00. Os ingressos sociais e para egressos da Unijuí têm o valor de R$ 15,00.

O espetáculo tem o apoio da Prefeitura de Ijuí e Fecomércio-RS/Sesc.

 


Unijuí e Unijuí FM levaram estudante para assistir a show no Theatro São Pedro, em Porto Alegre

Luiza Gomes dos Santos, estudante do curso de Gastronomia, venceu a promoção da Unijuí e da Unijuí FM e assistiu ao show da “Banda Mais Bonita da Cidade”, nessa quinta-feira, 12/03, com tudo pago.  

Fazendo jus ao seu lema: “música, informação e universidade", a rádio Unijuí FM, está sempre em busca de conteúdo diversificado, colocando inclusive o pé na estrada para levar cultura aos seus ouvintes. Desta vez, a Rádio, seguindo com o projeto “Trilha Cultural”, desembarcou em Porto Alegre para transmitir ao vivo o show da “Banda Mais Bonita da Cidade”. É a segunda vez que a Unijuí FM faz uma transmissão do Theatro São Pedro, considerado o templo da cultura gaúcha, mas agora a equipe veio acompanhada de Luiza Gomes dos Santos, aluna da Unijuí que venceu uma promoção para assistir ao show, com tudo pago, nesta quinta-feira, dia 12 de março.

 

A estudante revela que não costuma participar de promoções, mas como era de uma banda que gosta muito, resolveu tentar a sorte. “Gostei muito de ter participado e fiquei muito feliz por ganhar e poder conhecer pessoas novas e viver esse momento massa”, compartilha. Sobre o show, ela diz que amou a energia da banda: “o show foi muito incrível, com uma vibe boa, bastante acolhedor, e a Uyara (vocalista) é muito enérgica, ela faz uma dança no palco, uma coreografia, que é quase como uma encenação teatral e acho que isso envolve o público, porque quando ele vê que ela está se doando tanto, também se doa para ela”. Além disso, estar no Theatro São Pedro foi uma novidade para Luiza, que assistiu ao show do palco. “O Theatro São Pedro é um lugar incrível, que eu não conhecia, palco de grandes shows do Rio Grande do Sul, então foi um momento incrível e eu sou muito grata à Unijuí e à Unijuí FM por esse dia, que foi sensacional”, finaliza.

 

O show marcou a comemoração dos dez anos de carreira da Banda Mais Bonita da Cidade. O grupo apresentou a turnê do seu terceiro disco, "De Cima do Mundo Eu Vi O Tempo". Criada em 2009, a banda é composta por Uyara Torrente (vocal), Vinícius Nisi (teclado), Marano (baixo), Luís Bourscheidt (bateria) e Thiago Ramalho (guitarra), a banda soma três álbuns de estúdio e um DVD ao vivo, lançado em 2016. A Banda Mais Bonita da Cidade já realizou mais de 300 shows, incluindo passagens pela França, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai, Colômbia e Venezuela. 

 

A transmissão da Rádio Unijuí FM foi conduzida pelo jornalista Douglas Dorneles da Rosa, a parte técnica ficou a cargo de Andrei Martins e a cobertura fotográfica e nas redes sociais foi realizada pela jornalista da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Fabiana do Prado Sánchez. Além de transmitir as músicas, a cobertura transmitiu um pouco da energia sentida no Theatro. Com a casa cheia, o público reunia desde crianças até idosos, um público que demonstrava acompanhar a banda, pois interagia constantemente, além de cantar junto as canções.

Projeto Trilha Cultural:
Com transmissões mais diversificadas, indo além dos festivais nativistas, o projeto Na Trilha dos Festivais, passou a se chamar Trilha Cultural UNIJUÍ FM, com transmissões de eventos variados, passando pelo esporte, shows de gêneros musicais diversificados dentro do escopo da emissora e coberturas especiais. O show ao vivo da Banda Mais Bonita da Cidade abriu a edição 2020 do projeto, com apoio de Vip Rent a Car Locadora, Erva-Mate Seiva Pura, Posto do Ganso, Leal Madeiras e Rustic Móveis.

 


FIDENE/UNIJUÍ realiza diversas ações de prevenção ao Coronavírus

                    

A FIDENE/UNIJUÍ está monitorando a situação do Coronavírus no Brasil. Diante das últimas notícias, a Instituição decidiu instalar mais de 50 dispositivos, nos quatro Campi, para a distribuição gratuita de álcool gel, recomendado para higienização pessoal. Além disso, cartazes com informações sobre prevenção já foram afixados em diversos locais.

No momento, as atividades na Universidade, Museu, EFA e Unijuí FM seguem normalmente. No entanto, caso novas notícias e determinações do Ministério da Saúde e do MEC sejam divulgadas, esta situação será reavaliada. Com relação aos estudantes intercambistas da Unijuí que retornarão de outros países ou estudantes de outras instituições do exterior que estejam vindo para cá, a Universidade está tomando as precauções necessárias para a saúde de todos.

 

O Governo Federal divulgou recomendações para as Instituições de ensino em todo o Brasil, que a Unijuí está seguindo:

- Estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool em gel), em pontos de maior circulação, tais como: recepção, corredores de acessos à sala de aulas e refeitório;

- Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado; -Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) após o uso. Preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio); -Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;  

- Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;

-Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);

-Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo Coronavírus (COVID-19);

-Manter a atenção para indivíduos (docentes, discentes e demais profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

-Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Para além dessas questões, a Instituição segue divulgando informações confiáveis para o público em diferentes canais, por meio de videoconferências, palestras, programas de Rádio, como o Rizoma, que já dedicou o tema da semana ao Coronavírus.

Confira o debate completo do Rizoma

 

Confira dicas para evitar o contágio e disseminação do vírus