Evento acontece também na próxima terça-feira, 31 de maio, no campus de Santa Rosa

O Profissional do Futuro voltou à presencialidade com tudo: durante três dias, mais de 4,6 mil alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de toda região, foram recebidos no campus da Unijuí em Ijuí. Eles participaram de uma extensa programação, que buscou aproximá-los do dia a dia de uma universidade e dos mais de 30 cursos de graduação ofertados pela Instituição. Na próxima terça-feira, 31 de maio, as atividades serão realizadas no campus Santa Rosa.
“Estudantes de toda a região vieram para o evento com vontade de saber mais sobre as profissões. Eles tiveram a oportunidade de participar de oficinas, de bate-papos, de atividades que com certeza vão auxiliar na escolha de um curso de graduação. Conversamos com todos os professores que os acompanharam e ficamos muito felizes com a receptividade que tivemos”, afirmou a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola, que destacou, ainda, o empenho dos professores e dos próprios acadêmicos para mostrar o que há de melhor na Universidade.
Diferente de anos anteriores, o Profissional do Futuro 2022 acontece no primeiro semestre, para que os estudantes tenham tempo de pesquisar e decidir qual profissão pretendem seguir. E para tornar esse processo mais fácil e divertido, a Universidade organizou uma extensa programação que contou com a mostra dos cursos de graduação e também com práticas laboratoriais. Ao chegar na Instituição, os alunos receberam um guia, com informações sobre todas as atividades que foram ofertadas. Ao longo do dia, eles podiam realizar até quatro oficinas, sendo que, em cada participação, ganhavam uma medalha, que dava direto, ao final do evento, a um brinde exclusivo da Unijuí.
“Nós temos a obrigação de colocar uma sementinha nestes jovens, da necessidade de continuar os estudos após a Educação Básica. Esses alunos vêm de um período bastante duro de pandemia. Hoje, quem está no 3º Ano do Ensino Médio, teve os dois primeiros anos de aulas online e muitos nem isso, em função da falta de estrutura. Poder proporcionar esse momento a eles, de conhecer o nosso campus, as possíveis profissões que podem seguir, é um orgulho”, afirmou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.
A assessora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosane Menezes, enfatizou a satisfação de poder participar deste evento, que permite aos alunos se “enxergarem” numa profissão.
Em Santa Rosa, são esperados mais de 1,3 mil estudantes de toda a região. A programação acontece nos três turnos, sendo que as oficinas ocorrem das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30, no período da manhã; à tarde das 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h; e à noite das 19h às 20h e das 20h30 às 21h30.
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A Comissão Própria de Avaliação da Unijuí (CPA) fez a entrega oficial do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2021 à reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; à vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; ao vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; e ao vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg. Este documento apresenta os processos e resultados das avaliações realizadas no contexto da autoavaliação institucional, coordenada pela CPA, e da avaliação externa, regulada pelo Ministério da Educação (MEC), relativa ao ano de 2021.
Nas palavras da reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, os dados sistematizados e analisados neste relatório evidenciam o reconhecimento da Unijuí pelo MEC/Capes, pela comunidade interna e pela comunidade regional, como uma Universidade de qualidade nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Exemplo disso é a sua forte atuação há 65 anos na educação superior, tendo formado em torno de 44.240 profissionais na graduação, 7.750 na pós-graduação, 1.681 mestres e doutores, com um índice de 85% de empregabilidade dos egressos após a formatura.
Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA, enfatiza que este relatório, organizado anualmente pela CPA, tem a responsabilidade de comunicar os processos e os resultados da autoavaliação institucional na Unijuí, realizados pelas suas diferentes unidades administrativas, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Ssinaes e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. O mesmo foi reformulado e evidencia a efetividade e acompanhamento de ações relativas às prioridades elencadas para 2021, as potencialidades e as metas para 2022, buscando constituir-se em uma ferramenta de gestão para a constante qualificação da Universidade.
Para acesso ao Relatório de 2021, clique aqui.

Em período de Profissional do Futuro, o Rizoma não poderia tratar de outra temática senão a escolha profissional. Inquietude para muitos concluintes do Ensino Médio, que enfrentam dúvidas em relação às vivências profissionais do futuro, em meio a tantas possibilidades de atuação. Para conversar sobre o evento promovido pela Unijuí e os desafios diários da educação e dos educandos, foram convidadas professoras que acompanharam estudantes durante a visita à Universidade: Cláudia Vogel Ely, do Colégio Estadual Caldas Junior, de Alegria e as professoras Eliane Reis e Claudia Rauch Wicrzbick, da Escola Estadual de Ensino Médio Antonio Padilha.
A professora Eliane já acompanhou muitas turmas no Profissional do Futuro e afirmou o quanto a iniciativa é importante para neste período decisivo, em que os estudantes precisam tomar decisões sobre suas carreiras. “Eles vão voltar totalmente transformados. Saem daqui com outra cabeça, já querendo vir para a Universidade e isso com certeza vamos perceber nas aulas, porque o retorno é imediato. Sempre tentamos mostrar para eles uma imagem da Universidade, mas com o evento ela fica concretizada. O que eles têm aqui na Unijuí, envolve todos os nossos saberes e ensinos de sala de aula”, destacou a docente.
Claudia Rauch Wicrzbick, também comentou durante o Rizoma sobre a importância da valorização do evento, que além de clarear escolhas profissionais, permite socializações com diversas pessoas e em diversos ambientes. “Além de tirar dúvidas, é a ligação da teoria com a prática. Aqui os estudantes conseguem ver realmente a prática dos cursos. Acompanho os estudantes há muitos anos e quando eles vêm aqui, saem praticamente com uma ideia formada sobre a sua escolha profissional, realmente realizados com o que eles enxergam”, relatou a professora.
Já a professora Cláudia, do Colégio Estadual Caldas Junior, explicou que esta foi a sua primeira edição do Profissional do Futuro no campus Ijuí, mas que em outras edições presenciais, já acompanhou estudantes no campus Santa Rosa. “É um evento muito decisivo e marcante, principalmente depois de ter passado pela pandemia, em que os estudantes enfrentaram muitas dificuldades. Eles se identificam com suas áreas, esclarecem dúvidas, podem interagir com os profissionais, conversar. Precisamos incentivar a formação acadêmica”, afirmou a docente.
A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, também participou do programa, dialogando com as professoras e realizando uma breve avaliação do evento. "Neste ano, o Profissional do Futuro tem um olhar diferente, porque precisávamos retomar essas atividades presenciais. E esse é o momento de vermos os jovens aqui, com brilho nos olhos, querendo conhecer as profissões. Talvez, alguns estejam começando a sonhar com algo que não estava no seu projeto de vida e isso também é uma importante motivação para os professores. A universidade tem o poder de surpreender os estudantes, porque é uma estrutura física diferente, é um ambiente diferente e que faz bem para as pessoas”, relatou a vice-reitora.
Além disso, o Rizoma trouxe depoimentos de outros professores que participaram do profissional do futuro, com mensagens importantes aos concluintes do Ensino Médio, com suas visões sobre o evento da Unijuí. O programa finalizou com diálogos sobre o enfrentamento de situações durante a pandemia do Covid-19 e os diferentes desafios para professores e estudantes.
Atividades estão previstas entre os dias 30 de maio e 6 de junho

A Unijuí promove entre os dias 30 de maio e 6 de junho, diversas atividades alusivas à Semana Mundial do Meio Ambiente. As ações são pensadas em conjunto com o Setor de Gestão Ambiental, Projeto de Educação Ambiental, Projeto Energia Amiga, Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia, Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e a Secretaria do Meio Ambiente de Ijuí.
- Dia 30, segunda-feira, às 14h, acontece a limpeza das margens e do arroio ao longo do percurso da Trilha da Vó Preta e a instalação de uma ecobarreira. A ação será realizada com a colaboração do Setor de Gestão Ambiental, PET Bio e Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.
- Dia 1º de junho, quarta-feira, acontece o Seminário Municipal do Meio Ambiente sobre Gestão de Resíduos, com vagas presenciais limitadas ao público interno da Unijuí, as inscrições devem ser realizadas no portal. O público externo pode acompanhar a transmissão pelo canal do YouTube da Unijuí, neste link.
- No dia 2, quinta-feira, das 13h30 às 17h e das 19h às 21h30, será realizada a coleta de resíduos eletrônicos e pilhas, guarda-chuvas e óleo de cozinha usado. No campus Ijuí a coleta acontece na parada de ônibus em frente à Biblioteca e Espaço Mais Inovação. No campus Santa Rosa, no saguão do Prédio C. Em Panambi, o ponto de coleta será na Central de Atendimento ao Estudantes, mas não serão recebidas pilhas. E no campus Três Passos, no hall de entrada, mas não será recolhido óleo de cozinha. A coleta é para a comunidade acadêmica e será orientada pelo Projeto Energia Amiga e pelo Setor de Gestão Ambiental.
- Dia 3, sexta-feira, no campus Ijuí, acontece uma visita guiada à Trilha da Vó Preta, em turmas divididas em dois horários, às 8h30 e às 9h30. Essa atividade é destinada ao público interno da Unijuí e as inscrições devem ser realizadas pelo portal. A Trilha é um local aberto ao público, que pode realizar visitas em outros momentos.
- A última ação acontece no dia 6, às 15h, com a abertura da Exposição Conhecer para Preservar: crise climática, no Museu Antropológico Diretor Pestana. A atividade acontece, inicialmente, para o público interno, que deve realizar sua inscrição pelo portal, mas a exposição ficará aberta para visitação da comunidade durante todo o mês de junho.
Estudante do curso de Administração compartilha sua experiência

Thiarles e Joceane, durante avaliação presencial
Thiarles Juan Leite de Almeida é cego e cursa o terceiro semestre do curso de Administração, na modalidade de Educação à Distância (EaD) da Unijuí, polo Santa Rosa. O ingresso no Ensino Superior durante a pandemia do Covid-19, foi um dos principais motivos para a decisão em cursar uma graduação EaD.
A Universidade oferece à comunidade acadêmica, seja na Educação à Distância ou presencial, inúmeros serviços, programas, atendimentos e acompanhamentos, por meio do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade (SAA). As atividades incentivam, especialmente, o ingresso e permanência de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).
O estudante, que é do município de Giruá, recebe acompanhamento personalizado com a agente educacional, Joceane Maria Fantinelli Severo. A colaboradora realiza atendimento pedagógico para estudantes com deficiência visual, física e dificuldades de aprendizagem. “O atendimento Thiarles acontece na maioria, online, presencial somente nas avaliações. Auxilio ele quanto às questões didáticas/pedagógicas para que todo o material seja acessível para que o leitor de tela utilizado por ele”, explica Joceane.
O estudante também complementa deixando sua experiência em relação à plataforma e ao atendimento realizado pelo SAA.“A plataforma é acessível e simples, muito fácil de navegar. Também, no dia em que realizei minha matrícula, a Joce já entrou em contato comigo. Depois desse dia, sempre que eu preciso de ajuda ou estou com dúvida sobre algo, mando uma mensagem pelo WhatsApp e então ela me auxilia”, destaca Thiarles
O acadêmico atualmente não possui uma ocupação profissional e compartilha suas expectativas quando concluir a graduação. “Pretendo assumir uma vaga que esteja relacionada à minha formação. Percebo no curso de Administração um adicional muito bom pro meu currículo e, além disso, de grande utilidade na minha vida pessoal. Também pretendo fazer outros cursos e assim, ampliar meus conhecimentos em outras áreas, como na língua inglesa, por exemplo”, finaliza Thiarles.

Durante o terceiro ciclo do Programa Ideiaz - Powered by InovAtiva, a Criatec estará atendendo oito dos 221 projetos que foram selecionados e distribuídos por todo o País. Ao longo de 10 semanas, as empresas selecionadas receberão atividades de mentoria, consultoria organizacional, assessorias, suporte tecnológico e formalização do negócio.
Os atendimentos tiveram início na segunda-feira, dia 23 de maio, e serão conduzidos por 30 ambientes credenciados no programa - sendo que cada ambiente recebeu oito projetos.
Dos 221 projetos selecionados pela InovAtiva, 61,5% são de impacto socioambiental e 47,5% das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Confira a lista dos projetos que a Criatec vai auxiliar:
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Para mais informações, visite o site da InovAtiva sobre o Programa Ideiaz - Powered by InovAtiva, neste link.
Nícolas Barcelos, acadêmico de Publicidade e Propaganda da Unijuí
O Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde (LAFPS), da Unijuí campus Santa Rosa, recebe inscrições até o dia 10 de junho, para novos usuários. É necessário ter encaminhamento médico e realizar uma avaliação física presencial. O grupo formado será específico para os cuidados com a coluna, especialmente às pessoas com dores crônicas, uma crescente entre os demandantes de serviços do LAFPS. A nova atividade proposta busca minimizar as dores desse grupo de usuários a ser formado.
O objetivo é formar dois grupos de reforço muscular e alongamentos, cada um com seis integrantes, para atividades nos seguintes dias e horários: segundas e quartas-feiras, às 16h; e outro grupo nas terças e quintas-feiras, às 16h. O valor mensal para atividades duas vezes por semana é de R$ 40,00 por usuário. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (55) 3511-5200 - ramal 5001.
O atendimento no LAFPS da Unijuí campus Santa Rosa é realizado pela responsável técnica do Laboratório, Vanessa do Nascimento dos Santos, que possui formação em Educação Física e por um estagiário.

A Unijuí está desde o ano de 2021 envolvida com um grupo de gestores de empresas sementeiras de Condor, juntamente com a Associação Comercial e Industrial do município. Juntos, atuam na estruturação do grupo em um Arranjo Produtivo Local (APL). Durante a Expocon - Feira do Agronegócio de Condor, o professor da Unijuí, Nelson José Thesing, teve a oportunidade de participar do “Fórum Agro: sementes certificadas, gestão rural e comercialização”, falando sobre APL, seu conceito, constituição, importância para a região, governança e maturidade empresarial.
O docente atua nos cursos de Graduação, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado da Unijuí. Além disso, participou da estruturação do APL Metalmecânico Pós-colheita, de Panambi, e do APL Agroindústria Familiar, da Região Celeiro.
Participaram da atividade um público amplo e representativo do agronegócio. Pela Unijuí, também estiveram presentes os professores Gerusa Massuquini Conceição e Emerson André Pereira e Fabiana Simon, da Agência de Inovação e Tecnologia. Além disso, a equipe de prospecção da Universidade visitou os expositores, oferecendo informações sobre os cursos oferecidos.
A primeira edição da Especialização em Fitoterapia Clínica iniciou suas aulas no último final de semana, mas ainda pode receber estudantes, sem afetar o cronograma, nesta semana. As próximas aulas acontecem nesta sexta-feira e sábado, dias 27 e 28, com atividades teóricas e práticas, que incluem uma visita ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) - a Escola Fazenda da Unijuí, com avaliação de cultivo de plantas medicinais. Manifeste seu interesse, sem compromisso, neste link.
Uma iniciativa única na região, que busca capacitar profissionais da saúde para prescrição e indicação de plantas medicinais e fitoterápicos, para atendimento nos sistemas de saúde público e privado. “A primeira turma possui uma formação diversa, sendo que a maioria dos estudantes possui alguma relação com plantas medicinais, seja familiar ou de trabalho. Eles buscam qualificação para conseguir prescrever com eficácia e segurança, o uso das plantas medicinais”, destaca a coordenadora do curso, professora doutora Christiane de Fatima Colet.
A docente também explica que essa é uma área, ainda, abordada de forma superficial em todos os cursos de graduação da área da saúde. “O tratamento a partir de plantas medicinais e fitoterápicos pode se tornar um diferencial muito grande para os profissionais. É uma área em que o comércio tem aumentado muito e nós precisamos pensar na segurança do paciente e na eficácia dos produtos oferecidos” finaliza Christiane.
A Pós-Graduação tem duração de 360 horas, divididas em módulos que abordam as seguintes temáticas: aspectos introdutórios do uso de plantas medicinais e fitoterápicos; seu uso para para problemas maiores de saúde, como doenças crônicas ou que necessitam de tratamento contínuo; plantas medicinais e fitoterápicos para problemas menores de saúde, como sintomas gripais, dores, enxaqueca, gripes e resfriados; aspectos relacionados com a segurança de uso; e o uso de plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento estético e nutricional.

Na noite desta segunda-feira, 23 de maio, o EaD Unijuí promoveu o webinar “A ciência da felicidade: é possível ser feliz e se motivar trabalhando?”. O bate-papo foi transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube e direcionado não só aos estudantes da modalidade Ensino a Distância, mas a qualquer pessoa interessada no tema.
“Este é mais um webinar que realizamos, que atende a um tema inerente ao campo da gestão e que foi indicado pelos próprios estudantes da modalidade. Nosso objetivo não é trabalhar a felicidade do ponto de vista motivacional, mas debater quais as contribuições da pesquisa científica, dos estudos mais avançados sobre a felicidade humana, abordando os impactos que isso pode gerar nas organizações”, explicou o coordenador dos cursos EaD na Unijuí, professor Luciano Zamberlan.
Para discutir o tema, foi convidado o egresso do curso de Administração da Unijuí, professor nos cursos de qualificação e profissional na área de Gestão de Pessoas, Jonas Graffunder. Ele iniciou a sua fala com uma breve apresentação da sua família, explicando que, quando nos remetemos ao lugar de onde viemos, e quando nos conectamos com nossa ancestralidade, começamos a nos conectar com nossa verdadeira essência - algo que tem ligação direta com a felicidade e que impacta nas nossas relações sociais e profissionais.
Jonas citou, ainda, o trabalho de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que há 76 anos buscam uma resposta para o que nos torna felizes. “E um dos maiores benefícios para a felicidade, que repercute no universo do trabalho, são as nossas relações, em como a gente nutre as nossas relações”, completou, lembrando que a felicidade não é uma coisa, um objeto, algo tangível; mas uma construção, que está muito relacionada aos nossos princípios, valores, e ao sentido que atribuímos às nossas vivências.
Para conferir o webinar na íntegra, acesse:
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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