Para iniciar as discussões em torno da revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024) da Unijuí, foi realizado, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, na tarde desta sexta-feira, o “1º Seminário PDI Conjuntura Econômica e cenário para os próximos cinco anos”. Participaram do evento gestores, professores, estudantes e técnicos-administrativos das Instituição.
Para a exposição do tema, foram convidados o professor Argemiro Brum, que falou sobre o panorama global da economia e as perspectivas com o novo Governo e o professor Oto Roberto Moerschbaecher - Univates, que falou sobre o comportamento econômico das universidades comunitárias e fontes alternativas de receita. Ao final, o Vice-Reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedemberg, tratou sobre o cenário da Unijuí.
Cenário Econômico
Na primeira atividade do Seminário, o professor Argemiro Brum fez uma exposição sobre o cenário econômico mundial e também da economia brasileira. Segundo Argemiro, há um aumento na concentração de renda e consequentemente na desigualdade, tendência que vem progredindo há cerca de 30 anos. Além disso, para o professor reformas estruturais serão necessárias, porém, observou, que precisar ser a partir de uma lógica de diminuição das desigualdades.
Um dos pontos elencados na análise é a Revolução 4.0, em que os sistemas tecnológicos e de informação dominam o mundo e vão causar efeitos econômicos importantes, afetando os empregos. “O futuro do trabalho e as implicações para a estabilidade financeira e política fiscal estão ligados à necessidade de que os avanços tecnológicos sejam absorvidos pelos países de forma inclusiva”, avaliou.
Ele elencou, ainda, alguns desafios para as organizações. “Será preciso uma definição de foco de atuação, investimento em pesquisa e inovação, fomento a adoção de novos padrões de consumo, além de melhoria na governança. Será imperativo produzir com qualidade, reduzindo custos e minimizar riscos, além de conservar os recursos naturais”, complementou.
Cenário para as Instituições Comunitárias
Na sequência Oto Roberto Moerschbaecher, Pró-Reitor Administrativo da Univates de Lajeado, instituição que, assim como a Unijuí pertence ao Comung, falou sobre as Instituições de Ensino Comunitárias neste cenário econômico e como elas podem buscar fontes alternativas de renda. Segundo o palestrante, há mudanças significativas no perfil dos estudantes no século XXI e em como as novas gerações buscam o conhecimento. “Perdemos alunos para o cenário econômico e as dificuldades financeiras, mas uma parcela está buscando outras formas de se educar, nem sempre em instituições tradicionais e de forma presencial. O Ensino a Distância veio para ficar, porém, o que será feito com as estruturas se não temos alunos ocupando elas?”, questionou.
De acordo com Oto, um dos grandes desafios é uma mudança de cultura institucional e também encontrar atividades geradoras de receita para além do ensino. Neste sentido, ele mostrou algumas das iniciativas que a Univates tem realizado para buscar fontes alternativas de receita, aliando ensino e serviços para a comunidade em que está inserida.








Sobre o PDI
Segundo o Vice-Reitor de Administração da Unijuí, que fez a mediação das discussões no evento, desenvolver o Plano de Desenvolvimento Institucional é “uma oportunidade única, pois é o futuro da Instituição, dos estudantes e de toda a comunidade em que ela está inserida. O que será da Instituição daqui há cinco anos?”, questionou.
Em entrevista para a Unijuí FM, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, observou que o plano desencadeia um processo de planejamento e revisão dos processos institucionais. “Precisamos dizer publicamente o entendimento que temos de nossa instituição e projeta-la para os próximos cinco anos. Este PDI, precisa ser discutido com todos os sujeitos que constituem a Universidade”, disse. E complementou: “por isso entender a conjuntura econômica e os cenários da educação superior nos próximos anos é importante, pois eles têm impactos e reflexos nos movimentos necessários do fazer da nossa Instituição”, analisou.
As discussões sobre o Plano avançarão ao longo do ano, em uma série de atividades. No dia 17 de abril, será realizado um novo evento, com a discussão da conjuntura da educação superior comunitária no Sul do país. Neste segundo evento, os convidados para debater o tema serão o professor Evaldo Kuiava, Reitor da UCS, de Caxias do Sul e o professor Walter Frantz, da Unijuí, com a mediação da Reitora, Cátia Maria Nehring.
A última quarta-feira, 03, foi marcada pela posse do Conselho de Pais da escola e eleição da nova diretoria. O Conselho de Pais na EFA é composto por conselheiros titulares de turmas, seus respectivos suplentes e assessorado pela Direção da EFA. O número de conselheiros corresponde ao número de turmas da Escola.
Durante o evento de posse também foi realizada a eleição da nova diretoria do conselho, assume pelos próximos dois anos como presidente Ivanildo Scheuer e como vice Liziane Oliveira da Silva. Compõe ainda a diretoria do conselho ocupando o cargo de 1ª secretaria - Carla Bertão, segunda secretária - Roberta Colling, primeira tesoureira – Vivian Regina da Silva Stroschein e segundo tesoureiro – Diego Ricardo Julg. Para o conselho fiscal foram escolhidos os pais Gilmar Wiercinski, Ederson Feller e Andreia dos Santos. Na suplência ficou Graciele da Rosa Bertoldo, Sérgio Galvão Corrêa e Claudio Jablonski.
Para o presidente eleito, Ivanildo Scheuer, seu desafio a frente do Conselho é proporcionar a participação da família na Escola e da Escola na comunidade; atuar como elemento de auxílio e complementação da administração escolar; prestar serviços à Escola em benefício dos alunos e do processo educacional; promover o aperfeiçoamento da formação sociocultural de seus integrantes (alunos, famílias e professores); estimular a transformação da Escola em centro de integração e desenvolvimento.
Segundo a Diretora da EFA, professora Maria do Carmo, o Conselho tem como objetivo essencial integrar a comunidade escolar, e proporcionar a participação da família na escola. “O Conselho de Pais sempre foi um grande parceiro da escola, e para este ano espera-se fortalecer cada vez mais essa parceria, estreitar laços em prol da EFA e da qualificação da educação dos estudantes, finaliza a Diretora.
O MBA em Gestão de Cooperativas da Unijuí já está consolidado na Instituição. As inscrições estão abertas para a 10ª edição da especialização no Campus Santa Rosa, até o dia 28 de abril. A especialização conta com a parceria e cooperação do Sescoop/RS e Cooperativas da região.
Na manhã de hoje (04), na Unijuí Campus Santa Rosa, foi realizada uma reunião com membros de cooperativas da região. Na oportunidade foram partilhados os procedimentos de divulgação e de inscrições, e também definidas as diretrizes prévias para a destinação de vagas e bolsas.
Para o professor Pedro Luís Büttenbender, coordenador do Curso, a " oferta do MBA em colaboração com as cooperativas e o Sescoop/RS visa desenvolver competências inovadoras e diferenciadas no tema da gestão de cooperativas, com ênfase na governança, na inovação, empreendedorismo, novas tecnologias. As metodologias ativas a serem utilizadas no programa, aproveitando o ambiente do Conecta Unijuí, irão acelerar e ampliar os processos de aprendizagem e farão a integração da prática com os fundamentos teórico-conceituais", destaca Pedro.
O MBA visa a formação gerencial, técnica e doutrinária em cooperativismo e é destinado a dirigentes, conselheiros, gerentes, associados e funcionários de cooperativas. O início do Curso está previsto para o dia 10 de maio e tem duração de 18 meses, com aulas nas sextas-feiras no período da noite e sábados pela manhã. Como resultado da cooperação entre o Sescoop/RS e a Unijuí, os membros indicados por cooperativas poderão receber bolsa de 70% das mensalidades.
Os interessados poderão realizar a inscrição no Portal da Unijuí. Mais informações pelo email educacaocontinuada@unijui.edu.br ou pelo contato (55) 3332-0553.
O Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da Unijuí promoveu na tarde de 27 março, a 1ª Roda de Conversa do ano de 2019, no campus Santa Rosa. A temática do encontro abordou uma reflexão sobre autoestima.
Para o usuário do Laboratório, Emerson Kaefer, o tema proposto foi interessante e pertinente. “A autoestima aborda a nossa individualidade fazendo com que possamos entender e reavaliar os nossos sentimentos. Esses encontros são importantes pois nos fazem compreender e interagir em grupo”, destaca o usuário.
Na oportunidade os participantes também realizaram uma atividade em grupo de caça ao tesouro e um lanche ao ar livre para finalizar o encontro.
Com o objetivo de apresentar para a comunidade as intervenções e as aquisições feitas a melhoria dos espaços, o Museu Antropológico Diretor Pestana realizou uma cerimônia marcando a conclusão do Projeto “Adaptação do Espaço da Exposição de Longa Duração do Museu Antropológico Diretor Pestana com Vistas à Universalização do Acesso”.
As melhorias foram realizadas por meio dos recursos advindos do Projeto selecionado pelo Programa Caixa de apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018, encaminhado pela Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, e tiveram um valor de R$ 250 mil. O projeto possibilitou a adaptação e qualificação da Exposição de Longa Duração e seus acessos, com ações voltadas à acessibilidade cognitiva, sensorial e motora, garantindo acolhimento de público visitante, promovendo maior segurança, dinamismo e interação para os visitantes nos espaços expositivos.
A diretora do Museu, Stela Zambiazi de Oliveira, observou durante o evento que este Projeto é era sonho antigo do Museu. “A comunidade é nossa razão de ser, por isso a inclusão não pode ficar de fora dos nossos espaços. Os nossos visitantes com algum tipo de deficiência auditiva ou visual podem ter acesso ao nosso acervo. Temos, agora, telas com narração em português, espanhol e inglês com legendas, tudo isso em uma linguagem acessível, entre outros recursos”, explica.
Representando a patrocinadora do Projeto, o gerente geral da Caixa Econômica Federal em Ijuí, Marcos Rogério Martins, disse que a Instituição federal acredita na importância de investir na acessibilidade, para que um maior número de pessoas possa desfrutar do conhecimento proporcionado pelo MADP. “Somos parceiros para projetos que tragam inclusão e abram espaços para todas as pessoas”, salientou.
A presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, lembrou que é importante este movimento para o Museu e para a comunidade, que pode desfrutar do acervo de uma maneira nova. “Um museu tem sentido, de fato, quando as pessoas vivem este espaço. Por isso é importante realizarmos esta atualização em termos de tecnologia, conectarmos o Museu com os novos tempos e este Projeto veio nesta perspectiva”, complementou.
Após o descerramento da fita comemorativa ao momento, a empresa que executou o Projeto explicou o funcionamento das telas, um dos recursos de acessibilidade disponíveis a partir de agora no Museu. Durante a cerimônia, ainda, a professora de piano Tânia Brendler fez algumas intervenções musicais. Ao final, os participantes da cerimônia puderam desfrutar de um coquetel patrocinado pelo Supermercado Zaffari.












Equipe da Unijuí integrará atividades do projeto no período de 12 a 28 de julho
Estudantes integrantes do projeto, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Professoras Coordenadoras
Foto: Véra Fischer
Sonhadores reuniram-se nesta terça-feira, 2, na Sala dos Conselhos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, os integrantes do Projeto Rondon – Operação João de Barro. O mesmo ocorrerá em julho deste ano, no município de Novo Oriente do Piauí – Piauí (PI). O encontro marca o início das atividades de preparação do grupo composto por oito estudantes e três professoras coordenadoras.
O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Dr. Fernando Jaime González, explanou a respeito da importância da participação da instituição nas ações da operação. Segundo ele, esta é uma oportunidade de transformação para os estudantes, além de ser um desafio desde o planejamento até a realização das atividades de competência do grupo. Ele elencou que o principal objetivo é de que as ações tenham resultado significativo para os universitários e comunidades assistidas.
Após apresentarem-se, as professoras e coordenadoras, Luciana Viero e Maria Aparecida Zasso (DEAg) e Maristela Borin Busnello (DCVida), bem como a assessora da reitoria e representante institucional junto ao projeto, Véra Fischer, deram diversas orientações, explanando sobre edições anteriores do Rondon. Elas também sanaram dúvidas dos universitários.
Para a professora Maria Aparecida Zasso, cada nova operação é uma experiência única, que deixa marcas diferentes em cada um. “É certo que voltamos melhores do que fomos e isso não tem como explicar. Só quem foi rondonista sabe do que falo”, destaca. Ela explica que o Rondon pode ser uma forma da Universidade interagir com a sociedade e assim sugerir formas que possibilitem melhorar condições de vida. De acordo com a coordenadora, isso se dá por meio da responsabilidade social, onde os integrantes colocarão conhecimentos a serviço das comunidades. “O retorno das comunidades é na forma de carinho e gratidão. Isso eles têm de sobra, apesar das condições econômicas muito precárias”, conclui. A professora Luciana Viero elencou que serão diversos desafios, mas que os coordenadores se sentem confiantes com a equipe selecionada. “Todos empolgados e com perfil de extensão. Isso possibilitará uma produção muito positiva”, afirmou.
Os universitários - como pássaro novo longe do ninho, prestes a bater asas na Operação João de Barro –, ressaltaram as expectativas diante do projeto. A estudante de Medicina Veterinária, Laura Mattioni, enfatizou que a participação é uma oportunidade para crescimento pessoal e de contraste entre realidades sociais, que permitirão a troca de valores imensuráveis. Já para Gustavo Muzialowski, que cursa Agronomia, este será um momento de doação, quando se colocarão a serviço da comunidade em uma experiência rica em lições de cidadania. Para o universitário Róbson Gomes, do curso de Jornalismo, é uma oportunidade de, por meio do intercâmbio de conhecimentos, da humanização e empatia, transformar vidas.
Os integrantes se reunirão semanalmente, atendendo a um cronograma de preparação/capacitação. As ações do projeto Rondon ocorrem de 12 a 28 de julho deste ano. A coordenadora Luciana Viero realizará a partir de sábado, 6, a viagem precursora a Teresina – capital do Piauí, e depois ao município de Novo Oriente do Piauí, oportunidade em que serão verificadas as necessidades e demandas, a fim de ajustar as propostas de ações da equipe.
Por Róbson Gomes
Nesta terça-feira, 02 de abril, dia Internacional de Conscientização do Autismo, a Unijuí sediou a “V Jornada do Autismo: construindo caminhos na perspectiva sensorial, pedagógica e jurídica”, realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O evento integra as atividades da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, que, desde a segunda-feira, dia 1º, se tornou Lei em Ijuí.
A programação do evento contou com palestras e minicursos. Na parte da manhã e da tarde, Katrien Van Heurck abordou o tema “A percepção autista, uma percepção sensorial”, compartilhando formas de como trabalhar com pessoas autistas. Na noite, a palestrante Diana Fernandes Serpe abordou o tema “Políticas Públicas para inclusão dos autistas”, abordando sobre o direito dos autistas.
Segundo Katrien Van Heurck, é preciso compartilhar informações e sensibilizar sobre a importância do tema. “É uma palavra (o autismo) que ainda carrega um preconceito muito grande, infelizmente. Falta muito para que as coisas fiquem mais estabilizados na sociedade brasileira e no mundo também, que não está preparado para conviver com pessoas diferentes. Tudo é focado na normalidade, pessoas com autismo apenas são diferentes”, observa.
A V Jornada de Autismo é promovida pelo Grupo de Estudos e de Apoio ao Autismo - ASSAMI/CASA AMA, com o apoio da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí – TEAmor. A Universidade é apoiadora do evento por meio do Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional e também dos cursos de Direito, Pedagogia e Nutrição.
A Semana terá outras atividades: nesta quarta-feira, será realizada sessão de cinema, em parceria com a Cult Cinema. Na quinta-feira, será lançado o projeto da Teamor, Autismo nossa escola, conhecer para incluir, aprovado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), e que será desenvolvido inicialmente na Escola Soares de Barros, e durante o ano disponibilizado às demais escolas. E, na sexta-feira, no encerramento da programação, a Caminhada Azul, com saída da Fidene às 16h em direção à Praça da República. Em caso de chuva, será realizada carreata.














Com o propósito de qualificar as aprendizagens interdisciplinares que vem acontecendo em sala de aula, os alunos do nono e primeiro ano do Ensino Médio da EFA visitaram o IRDER, na última quarta-feira, dia 27 de março.
Os alunos foram até a Escola Fazenda da Unijuí acompanhados pelos professores Jader Kappaun (Química), Caren Lorenzi (FÍsica), Gilmar Walker (Geografia) e Sandra Gelati (Biologia). Para qualificar ainda mais a equipe, a professora de Biologia da Unijuí, Francesca Werner Ferreira, acompanhou as atividades fazendo intervenções que favoreceram a compreensão de conceitos e conteúdos contextualizados, interligando os saberes das diferentes áreas do conhecimento.
A EFA, por ter à disposição todos os espaços de uma Universidade, faz a diferença no seu Projeto Educacional oportunizando conhecer in loco o histórico de locais como IRDER, além de vivenciar algumas das atividades desenvolvidas neste espaço, como produção de espécies vegetais nativas e exóticas, hortaliças, medições meteorológicas, bem como, estudos e pesquisas, realizadas também por estudantes dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Unijuí.



Ampliando o espaço da sala de sala, a visita favoreceu a relação entre conceitos que vem sendo abordados em sala de aula. Segundo os professores Jader e Caren, “ensinar e aprender Química e Física é uma tarefa que se torna muito mais agradável e proveitosa quando contempla situações mediadas pela prática, pelas vivências do cotidiano”. Assim, os componentes curriculares das Ciências da Natureza, do ensino Fundamental e Médio, procuram aproximar os alunos cada vez mais do processo de construção do conhecimento potencialmente significativo.
Com esse intuito, um dos temas aprofundados foi o funcionamento de uma estufa de plantas. O efeito estufa, correntes de convecção, as interações das radiações solares com atmosfera e as superfícies do planeta terra. A professora Sandra, por sua vez, mergulhou na diversidade do local, através da observação dos Biomas, Ecossistemas, animais e plantas existentes. A estação meteorológica permeou os debates da Geografia, onde os alunos puderam observar temas como orientação, localização, clima, etc.
A visita foi guiada pelos técnicos do IRDER e também pelo Engenheiro Agrônomo Claudio Porazzi.
O Baile do Baltazar é tradicional em Santa Rosa, promovido pelo Rotary Santa Rosa Cultural. O evento ocorreu na noite de sábado (30), no Salão da Oktoberfest, no Bairro Central e contou com a animação da Carol Banda Show.
O objetivo do baile é distribuir lucros para entidades locais. A festa foi criada no ano de 1996, e desde lá empresas e comunidade local participam. A Unijuí também esteve participando do evento com um grupo de técnicos administrativos e professores.
De acordo com o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, a Unijuí é uma instituição comunitária e como tal não tinha como não estar presente nesta festa em prol das entidades que tanto necessitam de recurso, apoio e carinho da sua comunidade. “Fizemos bonito na primeira participação institucional da Unijuí Santa Rosa com um grupo expressivo de colaboradores unidos em prol da causa comum. Ainda mais em um novo momento institucional, em que a nossa Universidade, a Universidade Regional do Noroeste, se reposiciona com força total nesta região e quer estar mais próxima das pessoas que aqui vivem e empreendem a sua vida para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas", destaca Marcos.
As entidades beneficiadas com o lucro da festa são: Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (AFAPENE), Associação de Pais e Amigos de Deficiente Visuais (APADEV), Associação dos Deficientes Físicos de Santa Rosa (ADEFISA), Associação das Damas de Caridade (Lar do Idoso) e Centro Assistencial Sagrada Família (CASF).
Na noite desta segunda-feira, 1º de abril, o auditório da Sede Acadêmica recebeu a Aula “Vida e Obra de Marques”, dedicada a discutir e relembrar a vida e a obra do professor Mario Osorio Marques, um dos fundadores da FIDENE/UNIJUÍ. A atividade fez parte da disciplina “Pesquisa como princípio formativo”, dos cursos de Licenciatura da Universidade e foi aberta para toda a comunidade.
O evento contou com a participação de Eronita Barcelos, José Pedro Boufleuer, Paulo Rudi Schneider e Walter Frantz, professores com extensa participação na vida acadêmica da Instituição.
Na abertura da atividade, a professora Maria Regina Johann lembrou da importância do momento para os estudantes e comunidade. “Ninguém melhor que os nossos professores convidados para abordar a vida e a obra de Mario Osorio Marques, assim podemos conhecer mais sobre um dos grandes pensadores da nossa instituição e, também, do Brasil”, salientou.
A organização do evento foi das professoras Maria Regina Johann e Vânia Lisa Cossetin.








Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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