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Curso de Pedagogia recepciona novos estudantes

O curso de Pedagogia recebeu os novos estudantes com uma acolhida feita pela coordenação do curso, professoras e veteranas. Na recepção, os novos estudantes receberam informações sobre o curso, uma fala de acolhimento da professora Noeli Valentina Weschenfelder e a entrega de presentes de boas-vindas.

Como forma de integração, foi realizado um lanche coletivo e uma roda de conversa entre os pares.

 


Estudantes de Pedagogia desenvolvem projeto na Sabeve de Ijuí

O Serviço de Amparo e Bem-Estar da Velhice/Sabeve recebeu, na última sexta-feira, 06, a sistematização final e confraternização do trabalho desenvolvido na disciplina Práticas Educativas em Espaços Não-Escolares, do Curso de Pedagogia, pelas acadêmicas Greici Tais Real Ulsenheimer e Patrícia Garcia do Nascimento.

A proposta do componente, segundo a professora Lídia Inês Allebrandt “é oportunizar que as acadêmicas conheçam instituições que promovem trabalhos sociais, culturais e/ou educativos, bem como todos os sujeitos que integram a instituição. Para, então, ouvir suas expectativas e propor o desenvolvimento de um projeto que prevê práticas e interação entre as acadêmicas e as pessoas que ali convivem” comenta a professora.

Greici e Patrícia, com a intenção de conhecer melhor o universo dos idosos, aprender e interagir com eles, escolheram a Sabeve, para desenvolver o projeto “Quando as Brincadeiras Acontecem... as Memórias Renascem...”. Para elas os sujeitos escolhidos compõem o que conhecemos como “Melhor Idade” que brincaram e ainda brincam. “No entanto, quando pensamos em brincadeiras logo remetemos nosso pensamento às crianças e à infância, desconsiderando que essa prática pode (e deve) estar presente em todas as fases de nossa vida” destacam.  

O tema do projeto nasceu do pressuposto que a memória pode emergir a partir de diversos contextos, dessa forma as brincadeiras escolhidas são como molas propulsoras para as observações. O objetivo é resgatar acontecimentos passados e lembranças, pensando que as memórias dos idosos servem como mediação entre essa geração e os relatos do passado.

Diante disso, aconteceram durante os meses de agosto, setembro e outubro encontros semanais para o desenvolvimento de ações que os fizessem remeter suas memórias ao passado. Para as acadêmicas a memória é viva e a todo instante deixa lembranças ou sequelas “quando nos deparamos com fatos já ocorridos e que não fazem parte mais do nosso presente, a tarefa de retomar ao passado se torna mais concreta, simplesmente ao observarmos um conteúdo ou objeto que carrega em si uma gama de interpretações e um valor significativo das circunstancias do tempo. A memória pode estar desde cicatrizes à experiência do cheiro na vida, da poeira às ranhuras produzidas nos móveis”.

Como culminância do projeto e uma foram de instigar ainda mais os aprendizados e as memórias em questão, foi proposto uma prática que envolvesse duas gerações tão distintas: crianças e idosos. Para isso, as acadêmicas convidaram o grupo de dança expressiva da educação infantil do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, coordenado pela professora Eduarda Virgínia Burckardt, para interagir com os idosos e vivenciar o que desde o início se estava se questionando: “Se a criança ao brincar para no tempo, será que o idoso volta a infância com o brincar?”. 

A professora Eduarda, explicou que as crianças apresentaram na coreografia escolhida uma forma de construir amor e laços de amizade com o outro. Demonstram por meio dos movimentos que o amor não se mede e que esse pode vir da família, da escola, dos amigos, dos colegas e todos que vivem contigo. O Coral da Sabeve também preparou as músicas ‘Se essa rua fosse minha’, ‘Ciranda cirandinha’ e ‘Alecrim dourado’ para apresentar às crianças e demais convidados na festa de encerramento do projeto.

Para as estudantes a infância e a velhice são fases de passagem de mudanças e transformações “A criança é um vir a ser e o velho é o que foi, mas na verdade infância e velhice se cruzam”. Diante disso, as acadêmicas agradeceram à diretoria da Sabeve pelo espaço cedido e apoio nas atividades, em especial à Vanderluza Antunes Soares Pereira, recreacionista da instituição e também acadêmica do Curso de Pedagogia da UNIJUI, por ter compartilhado e ajudado no desenvolvimento do projeto, bem como à professora orientadora Lídia Inês Allebrandt e aos demais professores da Unijuí que apoiaram e colaboraram no desenvolvimento desta prática.

Para Elizete, integrante da Sabeve, a prática desenvolvida pelas acadêmicas de Pedagogia a UNIJUI contribuiu de forma significativa para ações e aprendizado coletivo dos idosos que puderam ao brincar reverenciar momentos do passado.

A professora Lídia, destacou ainda, que a proposta do componente curricular é abordar conhecimentos e refletir acerca de práticas na área de educação na perspectiva da formação profissional em diversas instituições da sociedade civil para além da escola. Destaca o espaço de atuação do pedagogo pode ocorrer em outras realidades, contextos e práticas pedagógicas e possam desenvolver seu trabalho em educação popular junto aos movimentos sociais, organizações não governamentais e demais instituições filantrópicas, religiosas e públicas que atuem e se preocupem com a qualidade de vida das pessoas, sua educação, seus direitos sociais e humanos. Informou, ainda, que muitos outros projetos estão sendo desenvolvidos em Ijuí e na região e que essas experiências são únicas e marcam a formação acadêmica das futuras professoras que atuam em campos escolares e não escolares e têm como princípio a formação humana.


Aprendizagem em Mario Osorio Marques foi o tema da Aula Inaugural da Pedagogia

A Aula Inaugural do Curso de Pedagogia, que aconteceu nessa terça-feira, deu início ao segundo semestre do ano com o momento de acolhimento às calouras do curso, trocas de experiências e exposições de trabalhos.

               

Na oportunidade, os estudantes dos cursos de Pedagogia e Psicologia assistiram a fala do professor doutor José Pedro Boufleuer, com mediação da professora doutora Marta Estela Borgmann, com o tem “Aprendizagem em Mario Osorio Marques”. 

Esteve presente a egressa do curso de Pedagogia e professora sênior da UNIJUÍ, Eronita Barcelos, que juntamente com os professores titulares retomaram a trajetória dos 60 anos do curso de Pedagogia, bem como o legado de Mario Osorio Marques.


Centro Acadêmico da Pedagogia possui nova diretoria

Assumiu, nesta semana, a nova diretoria do Centro Acadêmico da Pedagogia - CAPED. As estudantes que passam a assumir os cargos do CAPED são: Manuela Della Valli (5º semestre) como presidente; Tayline A. Concli (5º semestre) como vice-presidente; Kelly Borges de Oliveira (4º semestre) como tesoureira e Cleia Mendes (5º semestre) como secretária.

Confira os demais cargos ocupados pela nova diretoria:

Vice-secretária: Keli Isabel Schnepfleitner (5º semestre).

Diretora de Esportes: Fernanda Kupske (5º semestre).

Vice: Jacqueline Leimann Kruklis (5º semestre).

Diretora de Eventos: Luana Weizemmann (7º semestre).

Vice: Janete Weizemann (4º semestre).

Marketing:

Marla Mayer Lopes (3º semestre).

Beatriz Bueno Cronst (5º semestre).

Jéssica Dorneles (5º semestre).

Representantes das turmas:

Thamela Meller (1º semestre).

Amanda Dorneles (3º semestre).

Raquel da Silva Bueno (7º semestre)

 

O mandato da Diretoria do Centro Acadêmico de Pedagogia é de um ano. 


Seminário de Pedagogia discute educação e sociedade

Na segunda-feira, 19, aconteceu o Seminário Educação e Sociedade realizado pelo curso de Pedagogia do campus Santa Rosa. O palestrante convidado da noite foi o professor Doutor Walter Frantz.

A atividade também foi o momento de despedida das formandas do curso deste primeiro semestre de 2017. 

 


Turma de Pedagogia promove Seminário de Estudos

As estudantes da disciplina de Introdução à Pedagogia organizaram, no último dia 09 de junho, o Seminário de Estudos com Pedagogos. Os convidados foram os profissionais da área Carine Fronza Londero, Regina Silva e Jefferson Machado.

O objetivo do seminário foi propiciar a convivência com pedagogos e a escuta sobre a sua experiência profissional na docência e em outras funções pedagógicas.

 


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