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Aula inaugural do curso de Pedagogia via Parfor acontece no próximo sábado

Ocorrerá no próximo sábado, dia 2 de março, a aula inaugural das turmas do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A atividade será realizada no Centro de Eventos da Universidade, localizado no campus Ijuí, a partir das 8h30.

Com o tema “Reflexões sobre crianças e educadores constituindo-se no cotidiano da Educação Infantil”, o evento contará com a palestra do Grupo de Estudos Pensadores da Infância, com Aline Copetti, Bruna Amorin, Diovana Silva, Géssica Hermes, Lúcia  Friedhein e Taciele Fidêncio. 

O Parfor é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação da formação inicial de professores que estão em atuação junto à rede pública da Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondam à área em que atuam, além de estimular o acesso à pesquisa, a atualização e a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.


Curso de Pedagogia da Unijuí forma profissionais capacitados para ingressarem no mercado de trabalho

A área de Educação tem cada vez mais ofertado vagas no mercado de trabalho, que favorecem àqueles que têm o desejo de ensinar e transmitir o conhecimento. Neste sentido, o curso de Pedagogia da Unijuí é o curso certo para o estudante que busca ingressar nessa área e estar preparado para os desafios que encontrar. 

O curso tem duração de 4 anos e é focado em formar profissionais capazes de atuar em diversos setores educacionais, desde a docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, até áreas onde é necessário ter conhecimento pedagógicos, tais como empresas, organizações não-governamentais, lares de acolhimento a crianças, jovens adultos e crianças, sistema prisional, Vara da Infância e da Juventude, hospitais, no desenvolvimento de pedagogias educacionais para o atendimento do direito das crianças em internação, entre outros.  

O curso é estruturado a partir da integração com os cursos de formação de professores em Matemática, Pedagogia, Educação Física, História, apresentando uma formação de professores atual e em acordo com as necessidades reais da educação básica. Ele é ofertado no campus de Ijuí, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular

Com intuito de formar profissionais capacitados, o curso de Pedagogia conta com espaços educativos como a Brinquedoteca e o Núcleo de Estudos das Licenciaturas, os quais possibilitam atividades práticas e de aprendizagem. Além disso, a formação incentiva e  possibilita aos graduandos a realização de estágios e contratos já a partir do terceiro ano de curso, mesmo antes de se formar, com oportunidades de uma carreira sólida e com progressão salarial.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani, a graduação em Pedagogia forma profissionais com competências e habilidades necessárias à atuação docente contemporânea. “Todos os estudantes passam pelo laboratório de pedagogia, onde desenvolvem habilidades e materiais didáticos que vão utilizar em suas aulas. Hoje, o pedagogo é um profissional que tem alto grau de empregabilidade”, destaca. 

A professora também lembra que há uma série de possibilidades para os acadêmicos, que incentivam os estudos na área, como as bolsas de pesquisa e de extensão, assim como a possibilidade de continuar a sua formação em programas de mestrado e doutorado, como o de Educação nas Ciências, ofertado pela Universidade.  


Curso de Pedagogia promove bate-papo sobre TCC em aula aberta

Na última quarta-feira, 1º de novembro, o curso de Pedagogia da Unijuí promoveu uma aula aberta, sob a coordenação da professora Eulália Beschorner Marin. Durante o encontro, foi realizada uma ‘roda de conversa’ sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Violências corporais e sexuais infantis: movimentos jurídicos e pedagógicos de proteção”, de autoria da estudante do curso, Júlia Herter Schneider, e orientação da professora Maria Simone Vione Schwengber.

Realizado de forma online, via Google Meet, o encontro contou inicialmente com o relato da estudante Júlia, que se deparou com o tema ao ser bolsista de Iniciação Científica CNPq. “Foi quando eu comecei a conversar sobre os diferentes tipos de violências com a professora Simone e com o grupo de estudos. O tema me tocou muito, desde o início, e decidi aprofundá-lo no TCC”, comentou a estudante. 

Foi então que Júlia se encontrou com a história de Carolina - nome fictício dado a uma menina que foi violentada na infância e que acabou totalmente desamparada pela família e pelo Estado, aqui representada pela Escola. “Filha de mãe solo, Carolina tinha as tias, mas não a figura do pai. Ela foi violentada dos 5 aos 8 anos, quando, diante de uma nova tentativa do seu primo, decidiu contar às suas tias, que não acreditaram. Ela levou à escola, que lhe ouviu, mas que não reconheceu a denúncia”, relatou.

O caso é apenas um entre tantos. Conforme dados do 16º Anuário de Segurança Pública, o estupro de vulneráveis no Brasil chegou a 45.994 em 2021. Mais de 61,3% das vítimas tinham até 13 anos, sendo que 76,6% dos estupros foram cometidos dentro de casa e 82,5% cometidos por conhecidos da vítima.

O objetivo do TCC é discutir as questões das violências e, de modo particular, as violências corporais e sexuais cometidas contra as crianças brasileiras, problematizando os movimentos jurídicos e pedagógicos contemporâneos. 


TCC aborda movimentos jurídicos e pedagógicos para o enfrentamento de violências corporais e sexuais infantis

Em 2022, Júlia Herter Schneider, acadêmica do curso de Pedagogia da Unijuí, começou sua jornada como bolsista da iniciação científica via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste período, ela realizou pesquisas sobre violências corporais e sexuais infantis, temática que norteou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Com a orientação da professora  Maria Simone Vione Schwengber, para a realização do trabalho intitulado de “Violências corporais e sexuais infantis: movimentos jurídicos e pedagógicos de proteção”,  Júlia utilizou recursos como entrevistas e pesquisas bibliográficas. “Na pesquisa qualitativa e bibliográfica, realizei uma análise documental de leis, planos e ações de proteção às crianças, além de uma busca por diferentes artefatos que podem ser utilizados como materiais didáticos, para o enfrentamento das violências corporais e sexuais. O processo de produção do trabalho demandou muito estudo. Foi bastante desafiador e ao final recompensador”, conta.

A estudante destaca os principais resultados obtidos. “A pesquisa permitiu um percurso histórico de leis brasileiras de proteção às crianças e um apanhado de artefatos de diferentes linguagens como literaturas, músicas, poesias e jogos que tem como tema as violências corporais. Constatei que existem diferentes pedagogias e que elas podem proteger, sendo amparadas por leis para tratar desse assunto em escolas. Assim, percebe-se que há materiais lúdicos que podem auxiliar para que possamos proteger a todos os corpos com uma educação da não violência”, explica.

Com a formatura prevista para ocorrer em fevereiro de 2024, a acadêmica de Pedagogia pretende ingressar, após a conclusão do curso, no Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí. “Pretendo dar sequência aos meus estudos sobre esse tema, para quando for professora estar preparada para proteger vidas infantis”, finaliza.


Unijuí oferta vagas gratuitas para Pedagogia por meio do Parfor; inscrições encerram na próxima semana

Encerra na próxima sexta-feira, dia 16 de junho, o prazo para interessados realizarem as inscrições para a segunda turma do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Unijuí. Estão sendo ofertadas 40 vagas para que professores cursem sua segunda licenciatura em Pedagogia, de forma gratuita, por meio do Programa, conforme o Edital VRG nº 13/2023, disponível no site da Unijuí.  

Podem concorrer às vagas,  professores da rede pública de Educação Básica que tiverem realizado a pré-inscrição no curso na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período estabelecido no cronograma; tiverem sua pré-inscrição validada e deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado; e comprovarem estar no exercício da docência na rede pública de Educação Básica nas etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I.

Mais informações podem ser conferidas no edital que dispõe sobre a seleção. O Parfor é um programa da Capes que busca contribuir no avanço contínuo na formação inicial dos professores em atuação na rede pública de Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.


Cursos de licenciatura da Unijuí estão entre os melhores do País

As licenciaturas são bases fundamentais para a formação de professores, impactando diretamente na qualidade da educação brasileira. Dentre os cursos de graduação ofertados pela Unijuí, estão os cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia, Letras: Português e Inglês e Educação Física, que trazem em suas matrizes curriculares, componentes que preparam os acadêmicos com excelência para atuarem em escolas e instituições de ensino em seus diversos níveis.

Confirmando a qualidade do ensino da Unijuí, os cursos de licenciatura da Universidade estão entre os melhores do País, ao receberem notas entre 3 e 5, no no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). Matemática - campus Ijuí e Pedagogia - campus Santa Rosa, receberam 5 na avaliação, nota máxima. Educação Física, Letras Inglês e Pedagogia - campus Ijuí, foram avaliados com CPC 4 e o curso de Educação Física - campus Santa Rosa, com nota 3.

Para a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, receber estes conceitos é um reconhecimento do trabalho realizado. “Estar entre as melhores universidades é uma alegria e satisfação pelo reconhecimento do trabalho sério e de qualidade que desenvolvemos na Unijuí. Temos uma tradição de ensino superior na área das licenciaturas, e isso reflete na avaliação realizada”, avaliou.

Os cursos de graduação na área das licenciaturas têm diferenciais significativos, que começam com o corpo docente, altamente qualificado. “Além disso, oferecemos uma estrutura que conta com laboratórios para realização de vivências práticas, com bibliotecas física e virtual, que permitem o acesso do estudante a revistas e literatura atualizada, nacional e estrangeira; e especialmente com proposta pedagógica que permite, desde o primeiro semestre dos cursos, o desenvolvimento de conhecimentos conceituais, mas também procedimentais e atitudinais, ou seja, por meio de um currículo por competências, nossos estudantes participam de projetos integradores, a partir de problemas reais trazidos pelas escolas, vindo a desenvolver soluções para contribuir na qualificação do processo de ensino-aprendizagem”, frisou a vice-reitora.

 Além da avaliação das licenciaturas, a Unijuí conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), também divulgado pelo MEC. Com isso, a Unijuí alcançou a 8ª posição entre as entre as Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul no IGC, com notas que vão de 1 a 5. 


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