
Na tarde desta terça-feira, 21 de dezembro, ocorreu a edição natalina da ação Dia do Bem, na sede do bairro Lambari, em Ijuí. O evento é promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec e conta com o apoio das empresas 3 Tentos Agroindustrial e Novatech Agro. Os beneficiados foram os filhos dos colaboradores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e da Associação De Reciclagem Da Linha 6 (ARL6).
Os jovens participantes foram agraciados com brinquedos, doces e uma tarde de brincadeiras na sede do bairro. Segundo a analista de planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, o objetivo da ação é proporcionar a eles uma tarde descontraída e diferente. “Os presentes entregues são os mais diversificados e para isso contamos com o apoio da 3 Tentos e da Novatech, que foram fundamentais na nossa programação”, comenta.
A gerente de sustentabilidade da 3 Tentos, Marcia Bisol Pagliarini, afirma que para a empresa, a participação é uma oportunidade de doar um pouco de si ao próximo. “Os colaboradores da Acata e da ARL6 contribuem muito com a comunidade e com a nossa empresa. Portanto, estar próximos deles e ajudando para que eles e seus filhos tenham um Natal mais feliz é uma grande satisfação”, explica.
“Ações como essa fazem bem para todos. Se cada um fizer um pouco teremos pessoas mais felizes e com menos dificuldades. Consequentemente, o sentimento é de esperança, que possamos dar mais oportunidades a estas crianças para um futuro melhor”, acrescenta Carlos Scapini, sócio-diretor da Novatech Agro.
A ação Dia do Bem ocorre desde 2019 em datas especiais, ao longo de todo o ano. Para 2022, a intenção da Criatec é continuar com as ações pontuais que acontecem na volta às aulas, na Páscoa, no Dia da Criança e no Natal. No entanto, o objetivo é fazer atividades que desenvolvam essas crianças e adolescentes. “Estamos planejando um cronograma de ações que estimulem essas crianças, para que possamos trabalhar questões como as oportunidades de vida, a questão cognitiva e o empreendedorismo. Dessa forma, apresentamos a esses jovens diversas possibilidades em suas vidas”, finaliza Elizandra.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

A equipe da região Noroeste e Missões, representada pelos gestores de inovação Cleber Graef, Maria Buss e Jerry Joris, apresentou os resultados destes 2 anos de atuação do Programa Inova na região, em evento realizado em Porto Alegre.
Os gestores de Inovação e Tecnologia dos oito Ecossistemas Regionais de Inovação apresentaram os resultados das suas regiões. Os principais resultados da atuação da região Noroeste e Missões foram a captação R$ 1,5 milhões de recursos em editais, através de apoio e articulação entre os integrantes da quádrupla hélice na região, envolvendo a participação de instituições de ensino, empresas, membros da sociedade civil - através dos grupos de trabalho setoriais e comissões técnicas e estratégicas - e governo.
Inicialmente, foram realizados cinco workshops para a sensibilização dos stakeholders em relação à atuação do Programa Inova RS na região, tendo 15 empresas envolvidas na composição da Mesa e no desenvolvimento de Projetos de Inovação da região, tendo ainda a parceria de várias instituições de ensino da região.
Foram realizados também três Hackathons com o intuito de incentivar soluções inovadoras para problemas reais identificados pelas empresas participantes do evento. A premiação dos três eventos totalizou a captação de R% 56 mil em premiação, captados através do apoio das empresas participantes.
A região Noroeste e Missões participou ainda de uma oficina de planejamento do Inova RS 2022, realizada pelo Departamento de Ambientes de Inovação (DEAI/SICT), no dia 1º de dezembro, envolvendo as equipes do Núcleo Inova RS e os 24 gestores de Inovação e Tecnologia que atuam nos oito Ecossistemas Regionais de Inovação do Estado.
Durante todo o dia, os participantes trabalharam na construção de propostas de ações para auxiliar o programa a superar desafios-chave em 12 linhas temáticas, envolvendo prospecção de recursos financeiros, estruturação de parcerias interestaduais, fomento à inclusão e diversidade nos projetos, construção de indicadores, entre outros.
Durante as atividades da oficina, a equipe recebeu a visita do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, que sinalizou entusiasmo após a apresentação dos resultados de avanço dos projetos dos ecossistemas no evento anual. Ao final do dia, os gestores apresentaram os resultados das construções em grupo ao diretor Everaldo Daronco e ao coordenador Diego Silva.

Com o final do semestre letivo de 2021 e início das férias, a Unijuí alterou o horário de atendimento ao público em seus quatro campi. O novo horário entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro, e se estende até 24 de janeiro de 2022.
Confira como ocorrerá o atendimento nos setores da Universidade, de segunda a sexta-feira:
Campus Ijuí - 8h às 11h30 e das 13h30 às 20h;
Campus Santa Rosa - das 13h30 às 20h;
Campus Panambi - das 13h30 às 20h;
Campus Três Passos - das 13h30 às 20h;
A Central de Atendimento ao Estudante (CAE) funcionará das 8h às 11h30 e das 13h30 às 20h.
A partir do dia 5 de janeiro, o Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) atenderá das 7h às 18h e o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) terá atendimento das 7h30 às 17h30, ambos sem fechar ao meio dia.
O Hospital Veterinário, Laboratório de Engenharia Civil, Central Analítica e Escola Fazenda (IRDeR) funcionarão conforme os horários institucionais de cada campus. O Laboratório de Análise de Sementes e o Laboratório de Análise de Solo estarão em recesso de 20 de dezembro a 24 de janeiro. Já a Farmácia Universitária, Escritório Modelo, Clínica de Psicologia, Lab. de Atividade Física e Promoção à Saúde (Academia), Lab. de Bromatologia e Nutrição Animal e demais laboratórios de ensino estarão em recesso de 5 a 24 de janeiro.
A Biblioteca Universitária estará em férias coletivas de 5 a 24 de janeiro. Nesse período não haverá cobrança de multa por atraso. Os estudantes que desejarem poderão fazer devoluções de livros junto à Central de Atendimento ao Estudante.
No dia 25 de janeiro de 2022 a Unijuí voltará com seus horários normais nos turnos da manhã, tarde e noite.

Criada com o propósito de integrar esforços e recursos para alavancar a competitividade da Indústria no Rio Grande do Sul, a Rede Indústria 4.0 do RS ganhou uma nova aliada: a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. A reunião da governança para apresentação dos resultados do ano, bem como dos novos membros, foi realizada no dia 17 de dezembro.
A Unijuí, que fará parte de dois grupos de trabalho, sendo um de Pesquisa e outro de Ambientes de Inovação, foi representada pela coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Desenvolvimento da Universidade, Fabiana Simon, e pela coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unijuí, Maria Odete Palharini.
A governança é formada por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades de classe, secretarias afins do governo do Estado e empresas âncora. O objetivo é pensar ações em conjunto que possam impulsionar a maior aderência da indústria do RS aos conceitos da Indústria 4.0.
Entre os objetivos estão alinhar as atividades das diferentes entidades, unir esforços e recursos disponíveis para ter o maior impacto no ecossistema do RS; reunir informações de diferentes setores industriais e ser um canal formal para considerar os requisitos no desenvolvimento de uma indústria mais 4.0, garantindo que as demandas e necessidades de diferentes setores sejam ouvidas; e colaborar com o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem o ecossistema da Indústria 4.0 no RS e no Brasil.
Mais informações sobre a rede e sobre as tecnologias para indústria 4.0 podem ser obtidas no site.

Altas temperaturas e umidade caracterizam o verão em regiões de clima subtropical como, por exemplo, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa combinação é perfeita para proliferação de mosquitos, fazendo com que uma das espécies, o Aedes aegypti, aumente as chances de transmissão de doenças infecciosas, sendo a Dengue a mais conhecida.
Até o fim do mês de novembro de 2021, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS), registrou 15.443 casos suspeitos de Dengue, destes 9.855 foram confirmados. Além disso, foram confirmados 11 óbitos pela doença no Estado.
Para que os casos sejam reduzidos e não tenhamos uma epidemia neste verão, é necessário cuidado. A bióloga e presidente da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), Francesca Werner Ferreira, confirma esse fato afirmando que “a prevenção deve ocorrer a partir do monitoramento contínuo, assim diminuindo as chances de reprodução''.
O Aedes aegypti se reproduz facilmente em locais onde há água, independente de sua quantidade. De acordo com a professora do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, Juliana Maria Fachinetto, devemos continuar com os mesmos cuidados de sempre para evitar o acúmulo de água parada.
“Fazer a limpeza dos pátios, não deixar recipientes expostos que possam acumular água, retirar os vasos das plantas ou preencher com areia. Outras dicas são manter todos os ralos ativos fechados, limpar as caixas d'água e mantê-las fechadas, limpar as calhas e telhados e, por fim, manter os recipientes para armazenamento do lixo doméstico sempre bem fechados,” aconselha.
Outro fator que é considerado importante é o descarte de lixo. Segundo Francesca, o lixo jogado de qualquer maneira e em qualquer lugar é o maior problema para a prevenção, portanto, a gestão e descarte correto desses resíduos são as melhores estratégias para se evitar problemas. "O poder público deve monitorar, fiscalizar e principalmente educar os cidadãos”, completa.
Como ainda não existe vacina, nem para a Dengue, nem para as outras doenças propagadas pelo Aedes aegypti, continuam sendo imprescindíveis os cuidados e a prevenção.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Representantes da Corsan e da Unijuí estiveram reunidos, na última semana, para discutir a viabilização de uma parceria voltada a projetos de inovação. O encontro contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaíme González; das professoras do curso de Engenharia Química, Joice Oliveira e Fernanda da Cunha Pereira; do superintendente regional da Corsan, João Batista Corim da Rosa; do gerente da Unidade de Saneamento da Corsan em Ijuí, Flávio Krampe; e do secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão.
“A construção de uma parceria entre Universidade, Corsan e Poder Executivo visa a realização de ações voltadas à pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico, com foco no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Ijuí e região. E a Corsan possui um Programa de Inovações, onde estão previstos incentivos à inovação, à pesquisa científica e tecnologia”, explicou a professora Joice Oliveira.
A intenção, conforme a professora, é firmar uma parceria entre a Unijuí e a Corsan, com o apoio do Poder Executivo, por meio da formalização de um protocolo de intenções, a fim de atender algumas demandas da companhia e que são imediatas, em especial a ampliação do sistema de coleta de esgoto que vem ocorrendo nos municípios.
“Temos demandas que surgiram em âmbito local, no entanto, o trabalho é replicável a outros municípios. A Superintendência Regional da Corsan atende dezenas de municípios que enfrentam desafios semelhantes aos identificados em Ijuí. Além disso, empreender ações em inovação tecnológica no saneamento básico é uma necessidade alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou.
Como lembra a professora, é possível alinhar as necessidades do Poder Executivo às demandas da Corsan e construir, por meio da Unijuí , soluções para estes problemas da comunidade.

Durante a infância surgem os primeiros sonhos sobre o futuro profissional, e não foi diferente com Jacob Petry. Apaixonado por filosofia, literatura e com um sonho secreto de ser escritor, o egresso do curso de Filosofia da Unijuí não desistiu de seus objetivos e agora conquista milhares de leitores pelo mundo. Filho de pequenos agricultores do interior de Campina das Missões, Jacob atualmente mora em Princeton, New Jersey, e dedica-se à pesquisa, escrita e ministra cursos online sobre mentalidade, cognição e espiritualidade, onde reúne uma média de 800 alunos por turma.
Jacob conta que através de sua irmã retirava livros da biblioteca pública, mas, como morava no interior, não havia a possibilidade de devolvê-los dentro do prazo de 30 dias. Desta forma, pediu ao bibliotecário pelo menos 90 dias, e ele aceitou, desde que fossem livros de uma única seção: a dos livros de filosofia, já que era um espaço raramente visitado.
“Foi assim que comecei a estudar os filósofos. Três anos depois, um professor, pai de um amigo, promotor vocacional na comunidade, perguntou se eu não queria ir estudar no seminário. O filho dele, meu amigo, estava indo. Aquela possibilidade abriu um novo horizonte na minha vida. E contra todas as perspectivas, consegui sair da casa de meus pais e continuar meus estudos”, conta.
Quando chegou a oportunidade de ingressar no Ensino Superior, acabou sendo desencorajado diversas vezes, mas não desistiu de seu sonho e decidiu cursar Filosofia na Unijuí. “A Unijuí, principalmente na área de filosofia, tinha professores excepcionais. Luis Alles, Aloísio Ruedel, Remi Schorn e Ramão Hilgert, entre outros, foram influências incomparáveis, era uma seleção de ouro. Havia congressos, em Ijuí, com figuras globais. Íamos em seminários em Toledo, no Paraná. Na minha percepção, o corpo docente da Unijuí, na área de filosofia, era um dos melhores do Brasil”, ressalta.
Jacob foi egresso da última turma do campus de Santa Rosa e afirma que a Universidade proporcionava aos estudantes um ambiente de estudo e de pesquisa fantástico, com turmas compostas por seminaristas, o que proporcionava qualidade de debate e de discussão de altíssimo nível. “A Unijuí fundamentou minha base. Graças a isso, pude crescer e sustentar esse crescimento. Além de conhecimento, ela me trouxe consciência, segurança, experiência, confiança e maturidade para seguir meu caminho com firmeza”, afirma.
O escritor mudou-se para os Estados Unidos em 1999, onde, entre 2002 e 2006, escreveu quatro livros de ficção, mas somente em 2010 alcançou projeção com o livro “O óbvio que ignoramos”, lançado no Brasil e em Portugal, tendo destaque na Folha de São Paulo, Agência Estado, Veja e vários outros órgãos.
O autor tornou-se ainda mais conhecido por sua adaptação do livro de Napoleon Hill, The Law of Success, originalmente publicado em 1928. A releitura se chama “As 16 leis do Sucesso” e está há anos nas listas de livros de negócios mais lidos do Brasil. Surgiram então outras obras como o Poder & Manipulação, uma releitura do mundo moderno a partir de 20 lições extraídas de O Príncipe, de Maquiavel; Os atrevidos dominam o mundo e Grandes Erros.
Para o futuro, o egresso pretende continuar estudando e traduzindo conhecimentos em livros, com o objetivo de simplificar assuntos complexos em um formato acessível às pessoas que leem os livros ou o acompanham em suas redes sociais, as quais utiliza para educar e conscientizar.
Jacob encoraja os estudantes a não desistirem de seus sonhos e ressalta a importância do Ensino Superior. “Nada substitui uma boa universidade. O conhecimento até pode ser adquirido fora do ambiente acadêmico, mas a experiência, a maturidade, a visão e o entendimento de como usar o conhecimento raramente podem ser encontrados fora dela. Portanto, não busque atalhos. Você não pode acelerar o amadurecimento de uma fruta sem afetar seu sabor. Da mesma forma, você não pode buscar atalhos para seu amadurecimento sem criar deficiências que irão lhe prejudicar futuramente”, finaliza.
Por Susan Pereira, acadêmica de Jornalismo da Unijuí.

Na última quinta-feira, dia 16 de dezembro, o evento “Compartilhando Experiências”, promovido pela Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, Criatec, Projeto Cidades Inteligentes e com o apoio do Sebrae e do projeto Empreenda +, contou com a presença do professor doutor Nedisson Luis Gessi que expôs aos participantes algumas vivências relevantes em sua carreira profissional. A conversa ocorreu no Espaço +Inovação da Universidade e foi pautada na participação de Nedisson na Expo Dubai 2020.
Conhecida como uma das principais feiras do mundo integrando cultura, inovação, tecnologia e design, a Expo Dubai acontece a cada cinco anos em diversas cidades, desde 1851. “Geralmente, essa feira global nos apresenta tecnologias que vamos utilizar diariamente daqui aproximadamente três anos no futuro. Por exemplo, na Expo Lisboa 1998, foram expostos os conceitos da tela touchscreen”, explica Nedisson.
Segundo o palestrante, “é interessante visitar estes eventos, compreender o que está sendo feito e quando retornar, compartilhar esse conhecimento. É a partir desse retorno que a gente pode analisar e encontrar soluções que condizem com a nossa realidade. Nessa etapa do processo entram as universidades, porque inovação só acontece a partir da educação”, frisa.
Porém, Nedisson afirma que não basta apenas buscar novos conhecimentos. “O objetivo das nossas conversas é sempre este: desacomodar as pessoas! Somente refletir não resolve os problemas. Por isso explicamos que precisamos agir também, para que possamos implementar esses aprendizados em nossa região”, finaliza.
O encontro foi dividido em três momentos, onde os participantes puderam conhecer mais sobre a Expo Dubai, sobre tecnologias emergentes e ainda contar com um momento de networking.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

No decorrer do semestre, acadêmicos de Publicidade e Propaganda, com a orientação das professoras dos cursos de Comunicação, Márcia Almeida e Rúbia Schwanke, realizaram uma visita técnica à loja de móveis, colchões, enxovais e decoração Comoditá. A visita teve o objetivo de integrar a teoria e a prática das disciplinas trabalhadas pelos estudantes por meio da introdução dos mesmos em uma situação de cliente real.
Os acadêmicos estão inseridos nas disciplinas de "Experiência, Promoção e Merchandising", ministrada pela professora Márcia, e a de Projeto Integrador “Criação Promocional", ministrada pela professora Rúbia. “As duas disciplinas possuem a mesma base teórica e nós estamos aproveitando isso para trabalharmos com um cliente real, a Comoditá”, comenta a professora Rúbia. “Cada disciplina separou uma parte da teoria para que os alunos pudessem aplicar”, conta a professora Márcia.
As atividades desenvolvidas pelos estudantes foram a elaboração de uma campanha de criação promocional voltada ao Natal, desenvolvimento de ideias comunicacionais, vitrinismo e integração de varejo on e off. Os trabalhos realizados foram apresentados na terça-feira, dia 14 de dezembro, aos proprietários da empresa, Graciela Santos e Anderson Konagevski.
Sobre os trabalhos, a proprietária Graciela conta que se surpreendeu com o capricho, o empenho, a criatividade e a busca por soluções e ideias que realmente possam ser utilizadas. “A interação foi real, foi verdadeira, teve conexão. Essa galera entendeu direitinho quem são e o que querem nossos clientes, e colocaram humanização em tudo. Foi uma experiência incrível estar com um grupo jovem e cheio de novas ideias e com esse jeito inovador de trabalhar”.
Ela comenta que as ideias propostas serão utilizadas ao longo do mês de dezembro e no próximo ano. Algumas ideias previamente colocadas pelos estudantes já estão em desenvolvimento pela Comoditá.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica de Jornalismo da Unijuí
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Com objetivo de auxiliar consumidores na busca de seus direitos, fazendo uma ponte entre o cliente e fabricantes, fornecedores ou prestadores de serviços, o Balcão do Consumidor da Unijuí possui atendimento nos municípios de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. O serviço é oferecido sem custo para toda a comunidade.
Durante as festividades de fim de ano e férias letivas da Universidade, os horários e dias de atendimento sofrerão algumas alterações, conforme segue:
Ijuí: Rua 20 de Setembro, 533, Centro
Dias 24 de dezembro e 31 de dezembro: atendimento das 7h às 13h;
Demais dias, atendimento de segunda a sexta-feira: das 12h às 18h.
Santa Rosa: Avenida Rio Branco, 657 - sala 201 - Edifício Puntel
Entre os dias 1º de janeiro e 20 de fevereiro de 2022: não haverá atendimento.
Demais dias: atendimento nas terças e quintas-feiras pela manhã, mediante agendamento prévio pelo telefone (55) 3511-5296.
Três Passos: Rua Ricardo Rücker, 235, Centro
Dias 24 de dezembro e 31 de dezembro não haverá atendimento;
Entre os dias 4 de janeiro e 3 de fevereiro de 2022 não haverá atendimento.
Demais dias: atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
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