Crédito: Michele Wrasse
O presidente do Corede Noroeste Colonial, professor Nelson Thesing, que também atua como Pró-Reitor do Campus Panambi, participou, na quinta-feira, dia 12 de setembro, da reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais do de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.
A assembleia contou com a representação dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Coredes), bem como, da diretoria executiva e presidentes dos Comudes do Corede Vale do Rio Pardo. Na pauta foi avaliado o processo de Consulta Popular, com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Leite Gastal. Ele destacou que a participação da sociedade na votação da Consulta Popular foi expressiva. “O desenvolvimento do Estado necessita do apoio dos Coredes, pois são essas lideranças que vão nos apresentar as demandas”, citou. Gastal comentou que está fechando a interiorização da Governança e Gestão Estratégica e quer fazer visita em todas as secretarias, para lançar estratégia de governo digital nos próximos dias.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb, apresentou o programa Inova RS, que busca a articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade, a chamada quádrupla hélice da inovação. O objetivo do projeto é organizar iniciativas de inovação nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Produção e Norte; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; Região dos Vales. O Inova RS busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nessas regiões para, de forma colaborativa, ampliar a capacidade do Rio Grande do Sul de promover, reter e atrair investimentos e talentos focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento. O Inova RS irá aplicar uma metodologia de gestão da inovação para estimular o desenvolvimento regional. Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, espera que até 2030 o estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.
Na tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, ocorreu o encerramento do período de inscrições de chapas para a eleição da Reitoria da Unijuí. Uma chapa, denominada Enfrentar Desafios, Vislumbrar Horizontes, protocolou candidatura, tendo a seguinte composição:
Reitora: Cátia Maria Nehring
Vice-Reitoria de Graduação: Fabiana Fachinetto
Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Fernando Jaime González
Vice-Reitoria de Administração: Dieter Rugard Siedemberg
A partir das 17h desta sexta-feira está aberto o prazo para eventuais impugnações, que devem ser fundamentadas e realizadas em até dois dias úteis (segunda e terça-feira, 16 e 17 de setembro). Se não houver nenhuma contestação, a partir de quarta-feira, dia 18, a chapa pode iniciar o período de campanha eleitoral, que se encerra no dia 23 de outubro. Já a votação vai ocorrer no dia 24 de outubro de 2019, entre 8h30 e 22h, com votação exclusivamente eletrônica, no Portal Unijuí. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor Matias Nunes Frizzo, poderão votar professores, técnicos-administrativos e de apoio, estudantes e membros da comunidade externa.
O edital, assim como todos os informes oficiais do processo eleitoral, está disponível no Portal da Unijuí, em www.unijui.edu.br/eleicaoreitoria.
A Unijuí está acompanhando com atenção as tramitações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019, também chamada de PEC Paralela da Reforma da Previdência. Isto porque o texto que está no Senado, caso seja aprovado, pode por fim à imunidade da contribuição para a seguridade social das entidades filantrópicas sem fins lucrativos, categoria em que a Universidade está inserida como Instituição de Ensino Superior Comunitária sem fins lucrativos. Essa Imunidade Tributária está assentada no § 7º do Art. 195 da Constituição Federal
Segundo matéria publicada pelo jornal Zero Hora, que explica em detalhes a situação, “a PEC está em tramitação no Senado e prevê um período de transição de cinco anos para que as instituições de Educação Básica e Ensino Superior que se enquadram na definição de "entidades beneficentes de assistência social" passem a pagar a chamada cota patronal da Previdência Social. A contribuição para a Previdência Social é dividida em duas partes: uma é de responsabilidade do empregador (cota patronal), e a outra, do empregado”. Dessa forma, estimativas apontam que cerca de 100 mil estudantes perderiam bolsas de estudos no Rio Grande do Sul, geralmente contrapartida de instituições de ensino. Dessas, metade correspondem ao ensino superior.
Ainda de acordo com a reportagem, “entidades educacionais beneficentes são consideradas filantrópicas e deixam de repassar o valor da cota patronal, mas devem, em contrapartida, conceder bolsas de estudos. Ou seja, o aluno de uma família de baixa renda (com orçamento mensal de até 1,5 salário mínimo per capita) não paga a mensalidade em troca de a instituição que frequenta não pagar a cota patronal”.
Confira a matéria na íntegra aqui.
Na última terça-feira, a Unijuí esteve presente em agenda da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, junto ao Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung), em Brasília, com o senador Tasso Jereissati. A comitiva, que agregou diversas entidades e instituições, foi acompanhada pelo senador Jorginho Melo. No encontro foram discutidos os impactos do fim da garantia constitucional da Imunidade das entidades beneficentes, principalmente referente ao número de bolsa concedidas, que alcançam cerca de 750.000, conforme relatório do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - FONIF (http://fonif.org.br/), o que vai impedir que cerca de 15% por cento dos alunos do Ensino Superior deixem de ter acesso à educação.
Segundo pesquisa realizada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - FONIF (http://fonif.org.br/) “Na área da Educação, as instituições filantrópicas atendem cerca de 2,5 milhões de alunos – sendo 2,4% de todos os alunos do país matriculados na Educação Básica e 15,1% de todos os alunos do país matriculados na Educação Superior – que recebem uma educação de altíssima qualidade, cerca de 17% superior à média das demais escolas de Educação Básica e 7% superior à média das demais instituições de Educação Superior, sendo, em muitos casos, de forma gratuita através da oferta de cerca de 746.000 bolsas de estudo”. Esse estudo também aponta que "O somatório das contrapartidas tangível e intangível, representando o retorno quantitativo e qualitativo, financeiro e econômico, das instituições filantrópicas foi de mais de R$ 88 bilhões", ou seja, as instituições filantrópicas demonstram o alto retorno do investimento em cada uma de suas áreas de atuação, na Educação, Saúde e Assistência Social do Brasil.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019, que pretende por fim à imunidade das entidades filantrópicas sem fins lucrativos, acaba com o futuro de jovens estudantes carentes, pois as bolsas de estudos serão extintas, como consequência lógica da supressão dessa garantia constitucional.
Com o intuito de incentivar a solidariedade e realizar um trabalho de inclusão social, o ginásio AABB receberá, no fim de semana, a 4ª Copa Acadêmica de Futsal Feminino, que será realizada com o apoio da Unijuí, CMDL e COI. Estão confirmadas equipes de Ijuí, Cruz Alta, Três Passos, Boa Vista do Buricá, Santa Maria, Santa Rosa, Uruguaiana, Arroio do Tigre, Três de Maio, São Luiz Gonzaga e Santiago.
O evento acontece neste domingo, 15 de setembro, a partir da 8h. Na oportunidade, a competição realizará a coleta de doações de alimentos, agasalhos, brinquedos e calçados em prol do projeto social Muleke Modelo, beneficiando crianças e adolescentes de 8 a 15 anos.
O evento terá premiação em dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro lugar, além de medalhas e troféus para as equipes vencedoras e para a goleadora e melhor goleira de cada categoria. No feminino livre a premiação de primeiro lugar será de R$1.000,00, para o segundo lugar, R$500,00 e para o terceiro lugar, R$300,00. O valor de inscrição para essa categoria é de RS$250,00 por equipe. Já na categoria sub-18, a premiação será de R$300,00 para a equipe campeã e R$100,00 para a segunda colocada. E o valor da inscrição para essa categoria é de R$100,00 por equipe.
Segundo a idealizadora, Graciela Bidinha, o Projeto Social Muleke Modelo acontece todos os sábados, no turno da tarde, a partir das 13h30, no Ginásio do bairro Modelo, em Ijuí. Ela ressalta que a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. “O Projeto Social, sem fins lucrativos, é uma iniciativa que gera respeito e amor ao próximo, tendo em vista a solidariedade como exercício de cidadania”, observa.
As cortinas do cotidiano vão se abrir novamente para o debate nesta quinta-feira, 12 de setembro. O Rizoma, programa temático, volta a trazer convidados para “descortinar o universo do cotidiano”, como diz o seu slogan, abordando assuntos pertinentes para a sociedade. Mas, muito além da simples volta aos debates, o programa está cheio de novidades. Preocupada em promover discussões sobre temas importantes da atualidade, a Unijuí se soma, por meio da Coordenadoria de Marketing, estabelecendo uma parceria para a produção da atração.
Para a nova temporada o Rizoma ganha novo alcance, ocupando multiplataformas. O programa que vai ao ar nas quintas-feiras, das 10h às 11h, na Unijuí FM, aparecerá também em forma de podcast em plataformas de streaming da internet. A mudança, que não é a única, tem como objetivo dar uma abrangência maior, buscando a conexão com novos públicos. O tema de estreia será "Saúde do Planeta", com os convidados: professor Marco Akerman (USP) e professora Francesca Werner (Unijuí).
Ouça o primeiro episódio:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1IRioL1Czuj4EAaiagf2En
Deezer: https://www.deezer.com/br/show/516072
ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/rizoma/id1479888719?l=en
TuneIn: https://tunein.com/podcasts/Arts--Culture-Podcasts/Rizoma-p1250524/
No mesmo sentido, a partir de agora os convidados do programa também “saem” apenas da atuação em âmbito regional. Nomes que circulam no universo da internet, conhecidos e reconhecidos nas áreas em que atuam, se juntam aos convidados e professores da Unijuí. A proposta é deixar o Rizoma mais dinâmico com inserções de programetes, contando com a participação, por exemplo, do Projeto de Popularização da Ciência, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, além de novas vozes que se juntem aos apresentadores do programa.
Podcast é uma mídia de áudio por demanda. Ou seja, está disponível em plataformas de conteúdo por streaming na internet e o usuário tem a disponibilidade de consumir o conteúdo no momento que quiser e como achar melhor. Como está disponível para baixar, o ouvinte não precisa estar com o rádio ligado para ouvir, basta acessar um dos serviços disponíveis e ouvir. Muitos ouvintes fazem isso enquanto se exercitam, dirigem, usam serviços públicos de transporte ou limpam a casa, por exemplo.
No Brasil esta mídia vem ganhando espaço nos últimos anos, com diversos formatos e tipos de podcasts disponíveis, com temas variando entre: política, comportamento, cultura, tecnologia, negócios, meditação, entre outros. Segundo a revista Meio e Mensagem: “Considerado uma mídia de nicho, o podcast vem crescendo em atenção do público. O surgimento de novos agregadores, a comodidade do formato e a alta oferta de conteúdo de qualidade vêm fazendo com que cada vez mais pessoas sejam adeptas da podosfera”.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), divulgada em outubro de 2018, as principais características apontadas por ouvintes são:
Qualidade e diversidade do conteúdo
Liberdade para ouvir quando, como e onde quiser
Facilidade para acessar e baixar
Poder realizar outras atividades enquanto ouve
O mercado de trabalho tem se apresentado cada vez mais competitivo, exigindo profissionais qualificados, com aportes diferenciados e preparados para atender diferentes demandas. Neste contexto, a pesquisa científica se apresenta como um diferencial, rompendo as barreiras do tradicional e apresentando soluções inovadoras e criativas para os problemas apresentados por cada setor da sociedade. Com estas perspectivas, a Unijuí lançou, na tarde desta quarta-feira, 11, o projeto Ciência para Todos, no Centro de Eventos do Campus Ijuí.
O projeto é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que visa a promoção de ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação. A Mostra Científica Interativa, que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, no campus Ijuí, é uma ação aberta à toda comunidade e propõe a interação do público participante com a Universidade.
Para mostrar as atividades que serão desenvolvidas, a Unijuí convidou representantes de secretarias da educação de toda a região, além de professores que atuam em redes municipais e na rede estadual de ensino. O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, observou que é por meio da pesquisa que os estudantes fortalecem a capacidade de análise crítica, aliando a prática cotidiana aos conhecimentos adquiridos na formação, ampliando as habilidades e proporcionando um universo de oportunidades. “Foi com base nesse pensamento de busca incessante pela inovação, que nasceu o Projeto. Voltado para a popularização da ciência por meio dos diferentes projetos, a proposta se apresenta como uma ação aberta para toda a comunidade, proporcionando um espaço de interação para alunos do ensino básico, fundamental e médio com as diferentes áreas de conhecimento”, complementou.
Em sua fala no evento, a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, salientou que “certamente é a partir do desenvolvimento da tecnologia e inovação que os países desenvolvidos chegaram aonde estão. Desejo que tenhamos muitos frutos desta iniciativa”, salientou. Em seguida, o secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, abordou a parceria entre as instituições para a realização das atividades: “é muito importante que trabalhemos em conjunto para que eventos assim aconteçam”. O coordenador da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Cláudio de Cruz e Souza, também realizou pronunciamento. “Agradecemos a Unijuí, pois são muito os projetos que nós temos em parceria com a nossa Universidade, que acolhe os alunos da rede básica e diferentes redes. Sigamos em frente que o sucesso é garantido”, desejou.
O projeto também conta com o apoio do Demei, CNPq, Sociedade Brasileira de Computação e Sicredi, além de contar com a co-promoção da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O Projeto também recebeu recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Darcísio Perondi, totalizando R$ 500 mil.















Durante o evento, os coordenadores dos projetos envolvidos no Ciência para Todos realizaram uma apresentação das respectivas atividades. Confira a seguir mais detalhes:
Meninas Digitais: a computação está presente em praticamente todas as carreiras. Esta iniciativa da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e da Unijuí busca:
- Ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos;
- Divulgar os softwares desenvolvidos por estudantes na área da Computação;
- Despertar o interesse das estudantes para que conheçam melhor a área;
- Ensinar como as meninas podem ser futuras cientistas da Computação.
Feira de Matemática: é um processo educativo científico e cultural que alia vivências e experiências. Tem como princípios o caráter público não competitivo e um processo em rede e em movimento. Possibilita a promoção, o desenvolvimento, a socialização e o aperfeiçoamento de práticas educativas que favorecem a instituição de processos de aprendizagem em Matemática, contribuindo significativamente na formação e no desenvolvimento dos diferentes sujeitos envolvidos.
Física para Todos: na perspectiva de promover a difusão e a popularização da Ciência, em particular da Física, o projeto de extensão universitária “Física para Todos” desenvolve suas atividades em espaços formais e não formais de educação, através de um museu interativo itinerante de experimentos. Nessas exposições, o visitante é incentivado a interagir com os experimentos, sendo desafiado a explicitar suas próprias concepções sobre o fenômeno físico observado. Para esses eventos o projeto Física para Todos apresenta equipamentos/experimentos interativos envolvendo as áreas de Astronomia e Energias Renováveis.
MoEduCiTec: consiste num espaço interativo e formativo de estudantes e professores, pela socialização de aprendizagens produzidas em aulas, em todos os níveis, áreas de conhecimento e modalidades de práticas educativas. Objetiva fomentar a iniciação científica, pelo incentivo à divulgação de produções de estudantes e seus professores, com vista a promover criatividade, atitude investigativa e protagonismo estudantil, articulados ao desenvolvimento humano associado ao avanço do conhecimento.
Tech Day: destaca as ações de desenvolvimento tecnológico produzidas na Unijuí, apresentadas em uma Feira de Protótipos (destacando as cidades inteligentes e a internet das coisas), ações de eficiência energética, o Robô Day com a mostra de robótica, oficinas e, por fim, uma competição de sumô de robôs. Além disso, o evento vai contar com palestras e minicursos sobre os temas inovação, cultura digital, empreendedorismo e o Game Day que é basicamente uma feira de jogos eletrônicos e hardware, priorizando jogos e apps desenvolvidos no Brasil.
A Unijuí tem como propósito a integração e o desenvolvimento regional pela educação. Desta forma, a Universidade aposta e incentiva diferentes ações educativas, como o projeto Conecta Educação, que, desde o seu surgimento, é apoiado pela Instituição. O Projeto disponibiliza estrutura de laboratórios e de salas de aula para a realização das atividades, assim professores de escolas municipais, estaduais e particulares recebem treinamentos com a Google Innovator, com Maidi Dalri, por meio de metodologias ativas, utilizando Google for Education.
Na manhã desta terça-feira, dia 10, no Hotel Imigrantes em Santa Rosa, ocorreu mais um importante passo do Programa Conecta Educação: a integração do Sebrae como parceiro nas atividades. O objetivo dessa parceria é promover a expansão do Programa, trabalhando competências tecnológicas em sala de aula, atribuições sociais e emocionais, além do empreendedorismo para toda a rede de ensino de Santa Rosa.
O Pró-Reitor do campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, em sua manifestação de abertura durante o evento, também como presidente da Agência de Desenvolvimento, realizou um agradecimento especial à Unijuí pela parceria desde o início do Conecta. “A Unijuí sempre apoiou o projeto, cedendo salas e laboratórios para as capacitações. Caso precisássemos locar esses espaços a um custo de mercado, não seria possível viabilizar Programa”, afirma.
O Conecta Educação já capacitou cerca de 300 professores e impactou mais de 3 mil alunos das escolas de Santa Rosa.
O Programa Conecta Educação tem como objetivo capacitar professores e gestores para tornarem-se replicadores do conhecimento em tecnologia colaborativa, por meio de ferramentas do Google, apontando caminhos para melhorar a educação utilizando a tecnologia. O programa é um movimento promovido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa.















A Pró-Reitoria da Unijuí recepcionou na tarde de segunda-feira, dia 09, a diretora do Senac Santa Rosa, Cristiane Perosa e a professora Betyna Faccin Preischardt no Campus Santa Rosa. O objetivo do encontro foi estreitar relações entre a Universidade e o Senac por meio de futuras ações integradas.
Durante a reunião foram discutidos possíveis projetos e um deles seria a possibilidade de oferta de cursos de língua inglesa para estudantes, técnicos e professores da Unijuí no Campus. Também na ocasião o Pró-Reitor realizou o convite para os estudantes dos cursos técnicos do Senac participarem do Profissional do Futuro da Unijuí que acontecerá no dia 08 de outubro no Campus Santa Rosa.
Para o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer o encontro foi extremamente positivo para contribuir com o fortalecimento do setor da educação bem como para estreitar laços e compartilhar projetos em prol do desenvolvimento e excelência acadêmica dos estudantes da Unijuí.
A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, participou, nesta quinta e sexta-feira, em Curitiba, do II Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das IES Particulares, evento promovido pela Funadesp juntamente com a Rede Nacional de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares.
Com o tema “Oportunidades e Desafios para o Ensino Superior Brasileiro", o encontro teve o objetivo de analisar alternativas e estratégias para implantação, integração, consolidação e expansão da pesquisa, da pós-graduação e da extensão; estimular a importância da pós-graduação, pesquisa e extensão como fontes de inclusão das Instituições de Educação Superior (IES) particulares na sociedade e oferecer um ambiente propício para análises e debates de assuntos que mais interessam ao conjunto dos dirigentes de IES particulares. O encontro contou com a presença de dirigentes do Ministério da Educação e do Inep.
O evento também contou com a presença de dirigentes de Graduação e de Pós-Graduação de IES particulares de todo o Brasil. Além da Unijuí, o RS teve representantes da Univates e da Unilasalle. “Considero que este encontro atingiu plenamente seus objetivos, por se constituir em espaço de divulgação, diálogo e discussão de temáticas afeitas a realidade das IES não públicas, trazendo as perspectivas de futuro, sob o olhar de palestrantes que representam os órgãos e instituições governamentais com os quais nos relacionamos a partir do nosso fazer (ensino, pesquisa e extensão), dentre os quais estão MEC, Capes e Inep”, observa a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí.


Na tarde da última quarta-feira, dia 4, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, recebeu visita de uma comitiva de representantes do município de Santo Augusto, no Campus Santa Rosa.
O objetivo da visita técnica foi conhecer o processo e o funcionamento da incubadora. A comitiva recebeu informações sobre os programas, ações, iniciativas e serviços oferecidos pela Criatec. Também conheceram as salas das empresas incubadas, a infraestrutura disponibilizada aos empreendedores, espaço coworking e o Fab Lab (Laboratório de Prototipagem e Testes).
Na mesma oportunidade puderam interagir com algumas das empresas incubadas e visualizar o impacto que a incubadora gera ao desenvolvimento da região, com empresas voltadas à inovação, tecnologia e criatividade, além da geração de empregos e recursos financeiros.
O Analista de Negócios da Criatec Santa Rosa, Lucas Escher recebeu a comitiva e destacou a importância da troca de ideias e experiências, destacando as possibilidades de uma incubadora de empresas e seus processos.
Na comitiva estavam presentes o Vice-Prefeito de Santo Augusto, Marcelo Both, a coordenadora da Indústria e Comércio do município, Camila Liberato Schossler, a presidente da Associação Comercial de Santo Augusto (Acisa), Lilian Fontoura Depiere, o Diretor da Acisa, Renato Marodin, o coordenador do NIT do IFFar – Campus Santo Augusto, Elisandro João de Vargas, e os assistentes em administração Osmar Bencke e Cristiano Rossoni.
Durante o encontro a comitiva apresentou a ideia de criação de uma incubadora no município de Santo Augusto, através de uma parceria entre a prefeitura municipal, da Acisa e do IFFar – Campus Santo Augusto. As iniciativas e a infraestrutura da incubadora Criatec foram muito elogiadas pelo grupo.




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