
As inscrições para o terceiro e último módulo deste ano dos cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD) encerram-se nesta sexta-feira, 9 de setembro. Interessados em ingressar em um dos 14 cursos ofertados pela Unijuí podem acessar o endereço unijui.edu.br/ead.
Além dos benefícios que a modalidade oferece, como materiais dinâmicos e flexibilidade de horários, o acadêmico conta com os diferenciais de estudar em uma Universidade reconhecida, com mais de 65 anos de história.
Com polos EAD em 14 municípios do Rio Grande do Sul, a Unijuí conta com ofertas nos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em História, Letras: Português e Pedagogia; e nos cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Para concorrer a uma vaga, os interessados devem se inscrever em unijui.edu.br/ead e escolher uma das formas de ingresso: realização da prova online, com data agendada pelo estudante; utilização da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válido a partir de 2010; ou ainda o aproveitamento da nota de outros vestibulares realizados na Unijuí, a partir de 2005.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
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Iniciou neste sábado, dia 3 de setembro, a 48ª Feira Trespassense do Livro (Fetreli). O evento é promovido e sediado pelo Colégio Ipiranga e recebe apoio da Unijuí e de outras instituições. Esta edição marca o retorno da Feira à presencialidade, após um hiato de dois anos devido à pandemia.
A programação da Fetreli, que é prestigiada por estudantes e profissionais de Educação de diferentes municípios da Região, estende-se até esta sexta-feira, dia 9 de setembro, e conta com atrações variadas, como apresentações musicais e de dança, teatros, palestras e oficinas. Interessados podem visitar os espaços da Feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 21h.
Durante o evento, a Unijuí é responsável pela promoção de diversas atividades, sendo que a primeira delas foi realizada na manhã desta segunda-feira: uma conferência sobre o tema “Direitos Humanos e Diversidade na Sociedade Contemporânea”, com o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade, Doglas César Lucas.
Em sua fala, o professor explicou aos estudantes do Colégio Ipiranga o que são direitos humanos e destacou a importância de debater o assunto. “Os direitos humanos se preocupam em pensar em uma sociedade que seja mais igualitária, inclusiva e justa, onde todas as pessoas, independente de nacionalidade, cor, sexualidade e religião, possam viver dignamente, em igualdade de condições”, ressaltou Doglas.
Nesta terça-feira, haverá ainda uma oficina sobre Redação do Enem, com a professora Taíse Possani. Já na quinta-feira, a Unijuí organiza dois momentos: a oficina “Cinema e Direitos Humanos”, com o professor André de Castro, e a palestra “E quando acabar o Ensino Médio?”, com o técnico-administrativo Éder Schuinsekel. Finalizando as participações da Universidade na Fetreli, na sexta-feira haverá uma gincana sobre Direitos do Consumidor, com a professora Fernanda Serrer e o projeto Hora do Recreio, da Rádio Unijuí FM.
06/09 – Terça-feira
Visitação: 8h30 às 11h30 – 13h30 às 21h
07/09 – Quarta-feira (feriado)
Visitação: 8h30 às 11h30 – 13h30 às 21h
08/09 – Quinta-feira
Visitação: 8h30 às 11h30 – 13h30 às 21h
8h às 11h30: Oficina “Cinema e Direitos Humanos” – Professor André Giovane de Castro, Unijuí
09/09 – Sexta-feira
Visitação: 8h30 às 11h30 – 13h30 às 20h

Um dos princípios do Projeto de Extensão das Feiras de Matemática da Unijuí é proporcionar a todas as pessoas a oportunidade de participar e terem seus trabalhos nesta área sendo compartilhados e vistos pela comunidade. Nesta quarta edição da Feira Regional de Matemática em Ijuí, que ocorreu no dia 19 de agosto, essa missão foi evidenciada por uma participação especial.
Jean Carlos Kittlaus, de 17 anos, reside no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) desde o seu nascimento, pois foi diagnosticado com miopatia congênita, um problema raro de saúde que exige cuidados constantes. Contudo, isso não impede Jean de sonhar e realizar esses sonhos. Com 12 anos, ele escreveu um livro, intitulado “O Show do Pavão Fanfarrão”, que foi ilustrado pelo criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, o qual Jean teve a oportunidade de conhecer.
Outro sonho do garoto, como gosta de ser chamado, era receber uma medalha, conforme relatou a professora Nadir Colling, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão), que dá aulas para Jean duas vezes por semana. Ela auxilia no aprendizado do menino desde 2021, quando ele ingressou no Ensino Médio. E, nesta edição da Feira de Matemática da Unijuí, esse sonho foi concretizado.
Com auxílio da professora, Jean não apenas participou da Feira, via Google Meet, como teve um trabalho inscrito e apresentado no evento e acompanhou a cerimônia de premiação de forma online. O projeto, que foi denominado “O Livro dos Números do Jean Pavão Fanfarrão”, teve como objetivo identificar os números em pequenas ações cotidianas, como nas redes sociais e na música.
Como não foi possível entregar a medalha e o troféu a Jean no dia do evento, esse momento aconteceu nesta sexta-feira, dia 2 de setembro. O professor Peterson Avi, coordenador do projeto das Feiras de Matemática e do Espaço + Inovação da Unijuí, juntamente com um bolsista de realidade virtual, professoras e diretor do Ruyzão, realizaram uma visita ao Jean, no HCI.
Além da entrega da premiação, também foi organizada outra ação: o garoto e demais presentes tiveram a oportunidade de “visitar” a Feira de Matemática, por meio de um vídeo 360º produzido durante o evento e do uso do óculos de realidade virtual. “Eu comecei a pensar como poderíamos levar a experiência da Feira para o Jean. Uma das formas foi a participação via Meet e outra foi trazer o óculos de realidade virtual para ele poder ter essa vivência”, relatou Peterson.
A mãe de Jean, a técnica de Enfermagem Eliane Zilke, destaca que esse é um momento de felicidade e gratidão. “Desde o início, quando a professora começou com o projeto, eu fiquei muito feliz. E a inclusão dele na Feira, poder assistir tudo, deixou ele bem feliz e entusiasmado. Então o sentimento que eu tenho é de gratidão, por ele poder participar e interagir com as pessoas”, ressaltou.
A professora Nadir conta que a ideia de elaborar o projeto surgiu quando eles estavam avaliando o que iriam estudar. “Resolvemos estudar e significar os conceitos da Matemática na vida do Jean”, afirma. Ela relata que quando falou da possibilidade dele participar da Feira de Matemática, Jean ficou muito feliz. “Foi algo incrível, ele ficou eufórico. Foi uma experiência única para mim e para ele e que dá motivação e alegria para ele aprender as coisas”, afirmou Nadir.
O professor Peterson Avi salientou também que possibilitar a realização de atividades como essa é um dos papéis da tecnologia e da extensão universitária. “Eu fiquei muito comovido pelo nosso projeto proporcionar esse momento. Esse é o diferencial da extensão dentro da Universidade”, completou o coordenador das Feiras de Matemática.

Gratuito, online e com mais 700 vagas para empreendedoras, o Projeto Empreenda+, realizado sob coordenação da Criatec da Unijuí, tem por objetivo dar às mulheres ferramentas para o empreendedorismo, através da elaboração e desenvolvimento de planos de negócios, finanças, inovação, marketing e e-commerce. Sua meta é qualificar 1.400 mulheres, com apoio da Secretaria da Igualdade Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul.
Segundo a coordenadora, Maria Odete Palharini, o projeto busca dar condições para que mulheres sejam protagonistas no mercado de trabalho. “Além do desenvolvimento de ideias, projetos e empreendimentos sociais, tradicionais e culturais, o Empreenda+ visa uma maior participação feminina nos processos de geração de trabalho e renda”, salienta.
Visando preparar as mulheres, o Projeto Empreenda+ aborda psicologia aplicada ao empreendedorismo, oportunidades, mercado, vendas, identidade visual, gestão de pessoas, gestão financeira e plano de ação. “Os encontros têm duração máxima de 2h30, totalizando 60 horas-aula, além de horas de mentoria individual para quem frequentar 75% das atividades de qualificação”, afirma.
Recentemente, 11 turmas se qualificaram e estão na etapa de mentorias individuais, na qual as participantes elaboram um plano de ação com atividades de curto, médio e longo prazo para o seu negócio. “Nesta etapa elas são orientadas por um mentor, que é especializado na área de interesse da aluna”, finaliza.
Neste segundo semestre serão ofertadas turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, sendo que as mulheres podem escolher o melhor horário, conforme sua disponibilidade para participar. As inscrições serão abertas nas próximas semanas.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
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Está se encerrando o prazo para inscrições na qualificação profissional em Terapia Capilar na Unijuí. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/educacaocontinuada até o dia 4 de setembro, próximo domingo. O curso inicia-se no dia 26 de setembro, com aulas online e no campus Ijuí.
Desenvolvido pela Academia de Tricologia e Estética, a qualificação busca introduzir profissionais na área da saúde capilar. De acordo com a instrutora do curso, Fabiana Padovez, a qualificação pretende entregar um profissional pronto para o mercado. “Neste curso vamos abordar todos os assuntos que são realmente relevantes, para que os alunos possam, ao término, estar praticando, exercendo a terapia capilar”, comenta.
Fabiana afirma que, por conta da covid-19, muitas pessoas desenvolvem problemas capilares e seguem sem buscar tratamento. “O tamanho da demanda e da oferta são enormes. Portanto, as pessoas que querem abraçar a tricologia ainda serão consideradas pioneiras, pois ela está em grande expansão”, acrescenta.
Entre os conteúdos abordados no curso estão a fisioanatomia do couro cabeludo e do folículo piloso; alterações do couro cabeludo, como caspas, seborreia, dermatite seborreica e psoríase; introdução às alopecias e seus tipos; e propostas de tratamento em alta frequência, laser e leds, além do tratamento com cosméticos e microagulhamento. “Vamos estar falando também de informações gerais sobre o mercado, o que é a terapia capilar, a quem ela se destina, qual é a abrangência e quais são as limitações”, finaliza Fabiana.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Entre os dias 24 e 28 de outubro, a Unijuí irá promover mais uma edição do Salão do Conhecimento. O evento busca divulgar a produção em pesquisa e extensão da Universidade e demais instituições participantes, permitindo a socialização e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e possibilitando aos autores - pesquisadores, extensionistas, estudantes da Graduação e Pós-Graduação - um espaço de diálogo e troca de saberes e experiências entre si e com a comunidade externa.
Pensando nessas oportunidades, o doutorando em Educação nas Ciências, Gian Ruschel, participa do Salão do Conhecimento sempre que possível. Nesse ano, ele inscreveu, juntamente com outros colegas, um trabalho que relata a produção do podcast do PPGEC. Porém, essa não é a sua primeira participação no evento. Além do Doutorado, ele cursou o Mestrado na Unijuí, no mesmo Programa. “Quando estive na condição de egresso do Mestrado, mesmo sem vínculo direto, participei do Salão”, relata.
Gian também é professor de História e Filosofia em escolas da Educação Básica. Em 2019, ele trouxe seus alunos do terceiro ano do Ensino Médio para participarem, como autores, do Seminário de Iniciação Científica, um dos eventos que integra o Salão. “Para eles representou muito participar e presenciar o mundo acadêmico pela primeira vez”, destaca. O doutorando afirma que o Salão tem um papel importante tanto para a formação acadêmica, quanto para a divulgação do que se pesquisa. “Eu vejo como uma forma muito interessante de socializar os estudos que são realizados na Universidade”, salienta.
Nesta edição, o trabalho inscrito por Gian foi intitulado “Com Ciência: podcast como diálogo entre a ciência e o mundo” e também tem como autores as doutorandas Luana Henrichsen, Franciele dos Anjos Strohhecker e Anelise Rodrigues, e a mestranda Elisa Friedrich. “O trabalho comunica a proposta do nosso podcast, o Com Ciência, bem como a parceria que temos com a Rádio Unijuí FM, de divulgação científica acerca dos temas pesquisados na área da Educação”, explica.
Conheça outras histórias como essa no Salão do Conhecimento 2022. As inscrições para participação, sem submissão de trabalhos, podem ser feitas até o dia 26 de outubro, pelo site unijui.edu.br/eventos. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 55 3332 0323 e 55 3332 0346 ou pelo e-mail salao@unijui.edu.br.
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A menos de uma semana para a Independência do Brasil completar 200 anos, o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 1º de setembro, debateu a representatividade desta data nos tempos atuais. “7 de Setembro: um olhar contemporâneo sobre o Bicentenário da Independência” foi o tema do primeiro Rizoma do mês.
Os convidados do programa foram o pedagogo e mestre em História, professor Jaeme Callai; o doutor em Direito e pós-doutor em Teoria Política Contemporânea, professor Gilmar Bedin; e o historiador, escritor e pesquisador, Rodrigo Trespach.
Iniciando o debate, Trespach salientou que, muitas vezes, a população desconhece o que levou o Brasil à ruptura com Portugal. Como qualquer evento histórico ele não nasce de um dia para o outro, existe um processo anterior. “Um tempo atrás possuíamos um olhar muito focado nas figuras históricas mais relevantes. Hoje já temos uma ideia de historiografia mais voltada às variadas perspectivas e as maneiras de olhar o Brasil”, relatou.
Já o professor Jaeme Callai destacou que as dificuldades socioeconômicas da população dificultam o acesso ao ensino da História. “A História é ainda um ‘luxo’, as pessoas estão preocupadas em como vão colocar comida na mesa, como vão conseguir um emprego, como vão fazer a sua independência. Por outro lado, pensando na formação básica, o estudo da História é ainda um pouco relegado a um segundo momento”, ressaltou.
Bedin comentou que o Brasil vive um momento em que não sabe se aposta no futuro ou busca no passado as respostas para os problemas atuais. “Como sociedade acreditávamos que éramos o país do futuro, tínhamos uma crença de que as coisas iriam se resolver por elas mesmas e agora estamos nos dando conta que não. Isso nos gerou uma ‘crise da meia idade’ e, talvez por isso, não conseguimos fazer uma grande festa no Bicentenário e discutir o que de fato é a nossa identidade”, afirmou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Confira o programa na íntegra:
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Nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, tiveram início as oficinas de Introdução à Eletrônica, mais uma ação promovida pelo Projeto de Extensão Física para Todos, da Unijuí. As oficinas são um conjunto de atividades práticas que serão desenvolvidas com o objetivo de proporcionar aos alunos da Educação Básica um primeiro contato com a eletrônica.
A ação é destinada a estudantes que possuem interesse e desejam aprender mais sobre a área, especialmente alunos do 3º ano do Ensino Médio. As oficinas, realizadas nos Laboratórios de Física da Unijuí, na Sede Acadêmica, irão ocorrer semanalmente, nas quintas-feiras, com encerramento previsto para o dia 20 de outubro.
Ao total, serão 24 horas de atividades, divididas entre teoria e prática. Estudantes que possuírem frequência mínima de 75% das aulas receberão um certificado de participação. As oficinas serão ministradas por professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unijuí e todo o material utilizado será fornecido pelo projeto, sem custos financeiros para os participantes.
Interessados em participar das oficinas de Introdução à Eletrônica devem se informar na Secretaria de sua escola e preencher a ficha de inscrição ou entrar em contato com o professor Nelson Toniazzo, coordenador do Projeto Física para Todos, pelo e-mail toniazzo@unijui.edu.br.

Inscrito para o Enem 2023, mas ainda não sabe se vai realizar a prova? Vamos te dar bons motivos para não só comparecer ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 13 e 20 de novembro, como também se preparar para as provas.
O Enem não só possibilita o ingresso em universidades públicas e institutos federais, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em universidades privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), como também permite que o estudante se candidate para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal. O Enem ainda é aceito em diversas universidades portuguesas e serve como um método de avaliação do Ensino Médio, contribuindo para o desenvolvimento dos Indicadores Educacionais.
“A Unijuí, como instituição comunitária e filantrópica, participa do ProUni e oferece bolsas de estudos em diversos cursos de graduação, nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Após o resultado do Exame, os alunos do Ensino Médio devem ficar atentos às datas para inscrição, no site do Prouni. As bolsas são distribuídas conforme as notas dos participantes. Além disso, a Unijuí também participa do Fies, que exige, para inscrição, a participação no Enem”, explicou o técnico-administrativo do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil, Eder Ocimar Schuinsekel.
Outro ponto destacado por Eder é que uma das formas de ingresso pelos Vestibulares de Verão, Inverno e EaD da Unijuí é o aproveitamento da nota de redação do Enem, desde que realizado entre os anos de 2010 e 2021. “Com certeza, o Enem é uma prova muito importante e é a principal porta de entrada para as universidades. Então a mensagem que deixo para os alunos é de que se preparem, utilizem as informações da página do exame, consultem o edital, a matriz de referência, acessem as provas anteriores para conhecer a estrutura e as questões e, principalmente, estejam preparados para enfrentar um exame diferente dos que estão acostumados na escola. É importante lembrar que o candidato, ao realizar a prova e obter bons resultados, poderá se inscrever nos processos seletivos das universidades sem sair casa, tendo muito mais oportunidades que antigamente”, frisou Eder.
Para saber mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, basta acessar o endereço enem.inep.gov.br.

No mês de setembro, será realizada a primeira edição do Desafio Unijuí, uma maratona interdisciplinar para construção de soluções para a região. Neste primeiro ano o tema será Cidades Inteligentes. O evento irá ocorrer no dia 27, no campus Ijuí, e no dia 28, em Santa Rosa, sendo destinado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio dos dois municípios.
Cada escola poderá inscrever um grupo de seis alunos e um professor responsável para participar do Desafio. A maratona irá colocar em prática metodologias ágeis e dinâmicas que possibilitam aos participantes a vivência de novas formas de pensar, criar e desenvolver soluções a partir das habilidades de cada integrante da equipe, fortalecendo a colaboração e coletividade.
Os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências como liderança, objetividade na comunicação, análise de cenários e autocontrole emocional. A ação também irá fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a melhoria da qualidade de vida da população. Os estudantes receberão ainda almoço e inscrição gratuita no Vestibular de Verão 2023 da Unijuí, além de prêmios para as equipes vencedoras.
Escolas de Ijuí e Santa Rosa, interessadas em participar, podem realizar a inscrição no site unijui.edu.br/desafiounijui, onde consta a programação completa do evento. Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí, pelo telefone 55 9 8122-9987 ou e-mail estude@unijui.edu.br.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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