
Estudantes dos campi de Ijuí e Santa Rosa já podem se inscrever para a Semana Acadêmica dos Cursos de Gestão e Negócios da Unijuí. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de maio, em Ijuí, e nos dias 27 e 29 de maio, em Santa Rosa. As inscrições podem ser feitas em unijui.edu.br/eventos.
Em Ijuí, no dia 13, a palestra terá como tema “Desvendando a I.A: como aproveitar oportunidades e inovar em seu negócio”. As discussões ficarão a cargo de Douglas Pereira, psicólogo formado pela Universidade de Passo Fundo, com MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC. Ele atua como consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS.
Já no dia 14, a palestra vai trabalhar o “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”, sendo responsável pela discussão Rafael Henrique Visentini, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, membro da Equipe Regional de Fiscalização de PIS e Cofins, bacharel em Ciências Administrativas pela UFSM, bacharel em Direito pelo IESA e especialista em Direito Tributário e Auditoria Fiscal.
O psicólogo Douglas Pereira estará em Santa Rosa, no dia 27, trabalhando a temática “Desvendando a I.A: como aproveitar oportunidades e inovar em seu negócio”; e no dia 29, o tema “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil” será debatido pelo palestrante Arlei Carlos Schons, formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Administração Financeira e Especialização em Direito Tributário. Atualmente, ele é delegado da Receita Federal do Brasil em Santo Ângelo.
Em Ijuí, a atividade acontecerá no Centro de Eventos; em Santa Rosa, no auditório do Prédio C.

O curso de Administração da Unijuí é um dos mais tradicionais da Instituição. Com quase 50 anos de existência, a formação prepara o estudante para as mais diversas áreas do mercado de trabalho e busca qualificar profissionais a partir de uma visão estratégica nos negócios, sólida formação teórico-conceitual, capacidade crítico-reflexiva e competência técnica empreendedora.
O curso possui quatro anos de duração e é ofertado nos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, no turno da noite. A graduação em Administração está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo, que podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro, por meio do site unijui.edu.br/vestibular.
A formação em Administração da Unijuí capacita os estudantes para atuarem em áreas como gestão de pessoas, marketing, financeira, produção e logística, políticas corporativas e projetos sustentáveis. Há possibilidade do profissional egresso ser o dono do seu próprio negócio ou atuar em funções de direção e de gestão em empresas e organizações com visão estratégica, com competência para planejar e inovar de maneira competitiva.
Como diferenciais, o coordenador do curso, professor Martin Ledermann, destaca que a formação alia a teoria e a prática, possibilitando o contato dos estudantes com empresas desde o início da graduação. “Nós temos uma formação prática, que auxilia empresas locais. Essas empresas nos comunicam demandas e problemas que possuem e o curso, dentro das disciplinas, procura solucionar essas questões, gerando empregabilidade aos alunos e experiências práticas. Além disso, o mercado está promissor para a área, o que possibilita aos graduandos ingressarem em empresas desde o início da graduação, caso queiram”, comenta.
A graduação está estruturada a partir de temas geradores, projetos integradores, formação pessoal e profissional e estudos independentes, proporcionando ao estudante condições de ser um administrador diferenciado no mercado de trabalho, com alta empregabilidade.
Outro destaque é que o estudante é protagonista da sua formação, podendo escolher disciplinas de seu interesse ao longo da sua formação. Por meio de metodologias ativas nos processos ensino e aprendizagem oferece aos estudantes vivências mais significativas e desafiadoras desde o início do curso. Os acadêmicos também têm à disposição o laboratório de Gestão e Negócios, que oportuniza a aplicação de conhecimentos em atividades práticas ao longo do curso.
Mais informações sobre o curso podem ser verificadas no site da Unijuí.
O Marketing de Cidades é uma área de aplicação do Marketing, com crescente importância para o desenvolvimento e crescimento de cidades, regiões e países, no limite de qualquer lugar. É o processo de gestão desenvolvido pelas cidades para atender à satisfação das necessidades e desejos de indivíduos e organizações. Neste sentido, o acadêmico do curso de Administração da Unijuí - campus Santa Rosa, Marcio Lorenço da Silva Junior, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso estudando o marketing de lugares, tendo o município como foco de pesquisa.
Os objetivos do trabalho foram verificar, por meio das ferramentas de Marketing de Lugares, a percepção dos moradores referente à imagem, o nível de atração do município de Santa Rosa, além de conhecer a percepção dos moradores em relação à infraestrutura e marketing de serviços.
O estudo foi conduzido a partir da pesquisa com residentes do município, com uma amostra de 327 participantes. O questionário foi aplicado de forma online e apresentou um conjunto de indicadores, onde o respondente concordava ou não com o atributo.
Os resultados mostram que, na visão dos moradores, quanto às estratégias de atrações do município, que os itens foram considerados positivos e os moradores entendem que a cidade está muito bem em relação à realização de exposições e feiras, com 95,1% de concordância. Quanto à opção do cinema, o percentual foi de 95%; locais para camping e parques 84,4%; e o museu 74,6%, além de possuir uma história rica (60%) e pontos turísticos famosos (58,1%) de concordância. As estratégias de atração de uma cidade envolvem a criação de características especiais para satisfazer os moradores e atrair visitantes e turistas. E neste aspecto Santa Rosa teve uma avaliação positiva.
Quanto ao marketing de infraestrutura, foram avaliados alguns serviços básicos e estruturas essenciais para o funcionamento do município, desde suas calçadas, ruas, iluminação pública e sinalização e trânsito, que são os bens públicos municipais, até os serviços essenciais como coleta de lixo, segurança, saúde e educação.
Os serviços mais bem avaliados foram o fornecimento de energia elétrica (83,5%), de água (82,5%), sinal de internet (71%) e educação pública (70,3%), com destaque para as faculdades e cursos técnicos de instituições públicas (65,1%), praças públicas (75,5%) e academias ao céu aberto (65,7%). Quanto ao marketing de serviços, se destacam: postos de combustíveis (95,1%), estéticas e barbearias (94,5%), estabelecimentos de comida e bebida (93,6%), supermercados (93,3%), comércio de roupas e calçados (93,3%) e bancos (92,7%), sendo necessárias melhorias no shopping e centro comercial e no teatro da cidade.
Quanto ao marketing de imagem, as características destacadas pelos pesquisados foram que o município de Santa Rosa se destaca por sua beleza (57,8%), hospitalidade (35,8%), segurança (33,6%) e limpeza (27,8%), se constituindo de um lugar interessante para se viver ou passear, considerada uma cidade onde as pessoas são felizes. Em relação aos aspectos que a gestão pública do município, segundo a pesquisa, deve melhorar, estão: atração de investimentos para parcerias na construção de centros de convenções adequados, de parques tecnológicos e científicos, além de melhorar a fluidez no trânsito, a reciclagem de lixo, as estradas de terra e a pavimentação das ruas do município, o que já vem ocorrendo.
O trabalho foi orientado pelo professor doutor Ariosto Sparemberger, que também é pesquisador do tema Marketing de Lugares. Para o professor, estudos desta natureza conseguem captar elementos importantes e estratégicos de uma cidade, segundo o pensamento dos seus moradores. Os resultados servem de análise principalmente para o poder público, que é o principal responsável pela gestão da cidade.
Pesquisa foi realizada por estudantes do curso de Administração da Unijuí com clientes que realizam compras em Ijuí

A partir de uma demanda apresentada pela diretoria do Sindilojas Noroeste, os estudantes do curso de Administração da Unijuí, Eduarda Dahmer e Arthur Matter, integrantes do ao Projeto Integrador de Marketing e Relações com o Mercado, realizaram uma pesquisa com 440 clientes que fazem compras no comércio de Ijuí. O objetivo era identificar quais eram as competências que os clientes consideram mais importantes em um atendente e/ou vendedor e também hierarquizar os motivos que os levam a escolher as empresas em que efetuam suas compras. Além disso, buscou-se avaliar de que maneira as pessoas se comportam quando são bem ou mal atendidas e como elas reagem a isso.
Os resultados evidenciaram algumas preferências em comum, tanto para as mulheres quanto para os homens entrevistados. Eles eram orientados a colocar em ordem de importância um conjunto de competências dentre 15 que eram listadas. Considerando as cinco que foram consideradas mais importantes, o item “Simpatia, cordialidade e habilidade de encantar o cliente”, ficou em primeiro lugar para clientes de ambos os sexos. A “Agilidade no atendimento” também obteve a mesma colocação para ambos os grupos, ficando em quarto lugar. Já os outros itens apresentaram diferenças em termos de importância na opinião das mulheres e dos homens entrevistados.
Para as mulheres, o segundo item mais importante é a “Habilidade de ouvir e descobrir a necessidade do cliente (empatia)”, em terceiro o “Nível de conhecimento com relação ao produto” e em quinto o “Interesse e disposição durante a demonstração das mercadorias”. Já para os homens, o “Nível de conhecimento com relação ao produto” vem logo em segundo lugar, em terceiro a “Postura dos atendentes e vendedores” e em quinto a “Apresentação pessoal”.
Ao serem questionados sobre os motivos que levam os clientes a escolherem as empresas em que realizam suas compras, dos 15 itens listados, mulheres e homens consideraram a “Qualidade dos produtos” como sendo o atributo mais importante. Ambos os grupos também definiram em quarto lugar a “Variedade de produtos e marcas” das empresas. Já com relação às demais variáveis, houve algumas diferenças nas ordem de importância de acordo com o sexo dos entrevistados.
Considerando os cinco itens importantes, as mulheres colocaram em segundo lugar o “Atendimento e confiabilidade de vendedores e atendentes”, em terceiro o “Preço e condições de pagamento”, e em quinto a “Agilidade no atendimento”. Já para os homens, o “Preço e condições de pagamento” vem em segundo lugar, seguido do “Atendimento e confiabilidade de vendedores e atendentes”, enquanto que o quinto atributo mais importante para eles é a “Tradição e confiabilidade da empresa”.
Os clientes ainda foram questionados como reagem quando vivenciam um mau atendimento, sendo que 47% afirmam que jamais voltam a comprar na empresa e 51% diminuem a frequência e a quantidade de compras. Além disso, 38% afirmam que sempre comentam com amigos sobre lojas em que foram mal atendidos e outros 48% dos entrevistados disseram que o fazem na maioria das vezes. Os entrevistados foram questionados sobre como agiram com relação à última experiência que tiveram de mau atendimento, sendo que 60% disseram que “Não reclamou com ninguém e pretende nunca mais comprar na empresa”. Dentre os que reclamaram, 12% o fizeram para o gerente/proprietário da empresa, 8% diretamente com o atendente/vendedor e 7% publicaram sua reclamação em alguma mídia social.
Com relação às experiências de bom atendimento, 54% dos pesquisados dizem aumentar suas compras em uma empresa quando são bem atendidos. Além disso, 58% sempre indicam para amigos as lojas em que tiveram boas experiências de atendimento e 37% o fazem na maioria das vezes, em média, para sete pessoas.
A pesquisa destaca a importância das empresas investirem em qualificação para que possam prestar um atendimento de excelência, pois 76% dos entrevistados afirmam estarem dispostos a aumentar suas compras no comércio local em função disso. Até mesmo quando questionados sobre a compra de produtos que podem ser encontrados tanto no comércio de Ijuí como na internet, 64% dos clientes afirmam que dariam preferência para compras no comércio local, caso fossem atendidos de forma excelente.
O presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, informou que a pesquisa trouxe informações que são de grande importância para que a entidade possa planejar ações que contribuam com as organizações associadas, no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento aos clientes que compram nas empresas do município. Ele informou ainda que pesquisas como essa são fundamentais para as empresas e que espera que muitas outras possam ser realizadas futuramente.
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, “além dos dados coletados pela pesquisa serem muito importantes para que as empresas possam compreender o comportamento dos clientes, projetos como esses conectam os estudantes a problemas e demandas reais das organizações, permitindo mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, além de reforçarem o comprometimento e o protagonismo dos estudantes durante todo o processo”. A síntese dos resultados está disponível junto ao Sindilojas Noroeste e também no Núcleo de Suporte ao Curso de Administração da Unijuí.

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